Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eduardo Vasconcelos solicita ampliação do número de vagas do Programa Mais Médicos para Brumado Foto: Divulgação/PMB

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esteve em Brasília, no Ministério da Saúde, em reunião com o Assessor Especial do Ministro da Saúde, Manoel Messias Boa Ventura de Novais. Na oportunidade, o gestor solicitou a ampliação do número de vagas do Programa Mais Médicos, do governo federal, para o município de Brumado. O prefeito falou sobre a dificuldade de encontrar médicos para trabalhar 40 horas/semanais nas unidades de saúde do município. Atualmente, a cidade conta com 16 Unidades Básicas de Saúde - UBS, mas nem todas possuem médicos. O déficit do profissional médico, segundo o gestor, tem sobrecarregado os atendimentos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Com o objetivo de aumentar a oferta de médicos no Município e contornar o problema, oferecendo uma saúde ainda melhor para a população, o gestor fez a solicitação e aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde, visto que o governo está fazendo uma redistribuição dos médicos participantes do programa. “Vamos ver se, pelo menos, conseguimos chegar a 5 ou 6 médicos para que tenhamos melhor atendimento nos postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e, consequentemente, não se sobrecarregue o Hospital Municipal”, destacou o gestor.

Mãe que roubou ovos de páscoa tem pena superior à da Lava Jato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Defensoria Pública de São Paulo acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir a liberdade de uma mãe condenada por roubar ovos de Páscoa e um quilo de peito de frango, em 2015. Responsável por três crianças menores de 12 anos, ela vive com o filho mais novo, de 20 dias, em uma cela superlotada da ala materna da Penitenciária Feminina de Pirajuí. A pena determinada, de três anos, dois meses e três dias de regime fechado, supera as sentenças impostas a pelo menos sete condenados na Operação Lava-Jato. A informação sobre o pedido de liberdade foi divulgada pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo. A equipe do jornal Extra teve acesso ao teor da ação no STJ. Na visão da Defensoria, a extensão da pena da cliente é “absurda”, ao se considerar o caráter pouco impactante e lesivo do crime. O comportamento, “embora condenável”, não gerou perturbação social, violência nem dano ao patrimônio do estabelecimento, que logo recuperou as mercadorias furtadas, diz o pedido. “Quando da prolação da sentença, o magistrado de primeiro grau aumentou a pena base sob o 'fundamento' de que a 'culpabilidade é intensa'. Ora, estamos analisando um furto de ovos de páscoa e peito de frango!”, escreveu a defensora na petição.

Brumado: Com passagem obstruída, esgoto do Bufão ameaça invadir residências no Bairro Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem mora às margens do Riacho do Bufão, no entroncamento entre os Bairros Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos, está sendo obrigado a conviver com o mau cheiro e com o aumento de muriçocas e animais peçonhentos que acompanham o esgoto despejado no riacho e que se encontra acumulado no local desde as chuvas do final do mês de março. As chuvas destruíram a obra que foi reprovada pelos moradores da região. Diante do cenário, é cobrada uma ação rápida da prefeitura para solucionar o problema, pois os moradores temem novas chuvas nos próximos dias, o que faria o esgoto refluir para dentro de suas casas. Na passagem do trecho, a drenagem é feita apenas por manilhas finas que não dão conta da demanda das chuvas. 

Brumado: Com passagem obstruída, esgoto do Bufão ameaça invadir residências no Bairro Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O riacho transborda sempre que chove e a enxurrada carrega consigo muita lama e mato, o que acaba entupindo as manilhas de escoamento. Além da obstrução, o trecho também está intrafegável, uma vez que os paredões foram destruídos pelas águas das últimas chuvas e a prefeitura ainda não se mobilizou para promover o reparo necessário. Enquanto ainda estava à frente da Secretaria de Infraestrutura, Renato Mendonça afirmou em entrevista ao site Brumado Notícias que a prefeitura iria executar a obra e no local seria construído um pontilhão.

Mãe e padrasto são suspeitos de matar menino enforcado em Goiânia Foto: Reprodução/TV Anhangura

Um mecânico, que preferiu não se identificar, disse ao G1 que ajudou a carregar uma caixa de papelão sem saber que dentro estava o corpo do menino Antônio Jorge Ferreira da Silva, de 9 anos, morto ao ser enforcado por um lençol. Segundo a Polícia Civil, a mãe da criança, Geane da Silva de Oliveira, de 27 anos, e o companheiro dela, Renato Carvalho Lima, de 20, foram presos suspeitos do crime, ocorrido em Goiânia. O rapaz, de 19 anos, afirmou que chegava na oficina onde trabalha, localizada no Setor Nunes de Morais, no sábado (20), onde encontrou Renato, cuja mãe morava em um imóvel no segundo andar do estabelecimento. ’Quando cheguei, vi o Renato arrastando uma caixa do depósito. Aí ele pediu ajuda para colocar a caixa nas costas dele. Estava bem pesada, mas não perguntei o que era nem senti cheiro diferente. Ele saiu e não o vi mais. Eu nunca imaginei, disse o mecânico, que foi contratado há cerca de uma semana. Segundo as investigações, o crime foi cometido na noite de sexta-feira (19). Renato, então, esperou amanhecer e depois teria levado o corpo para um matagal perto da oficina. Ao ser preso, segundo a polícia, ele confessou que cometeu o crime a pedido de Geane. A Polícia Civil não informou se a mãe admitiu ou não participação no homicídio.

Brumado: Prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence no dia 30 de maio

O prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence na próxima semana, no dia 30 de maio de 2017. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia em cota única até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou um em seus correspondentes. Os contribuintes que não receberam a guia através dos Correios podem acessar o link www.brumado.ba.gov.br/iptu para fazer a emissão do documento ou se dirigir ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro, e retirar o mesmo pessoalmente. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até quatro vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 30 de maio de 2017.

Operação Lava Jato: Lula é denunciado no caso do sítio de Atibaia Foto: Reprodução/Globo News

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado novamente pela Operação Lava Jato nesta segunda (22). Atingindo a quarta denúncia na força-tarefa, a atual ação do Ministério Público acusa o petista de corrupção e lavagem de dinheiro no sítio de Atibaia (SP). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, outras 12 pessoas foram denunciadas. Entre elas, Emílio e Marcelo Odebrecht; Leo Pinheiro, da OAS; o pecuarista José Carlos Bumlai e Fernando Bittar, proprietário formal do sítio. A denúncia afirma que o ex-presidente se beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no sítio. O montante teria sido advindo de contratos das empreiteiras na Petrobras e repassado como vantagem ilícita a Lula. A Procuradoria acredita que o sítio pertence a Lula.

Foragido da delegacia de Condeúba é preso em operação da polícia em Caculé Foto: Divulgação/PM

Na noite do último sábado (20), uma operação da Polícia Militar em Caculé, no sudoeste baiano, prendeu o indivíduo Leonardo Jose da Silva, 27 anos, fugitivo da delegacia de Condeúba. Um revólver calibre 38, com seis munições intactas, foi encontrado com o indivíduo, que tem envolvimento em assaltos e roubo de veículos. Ele foi conduzido pela guarnição para a delegacia de Guanambi, onde foi autuado em flagrante e encontra-se à disposição da justiça. 

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Vitória da Conquista: PRF flagra mulher transportando 10 kg de cocaína em depurador de ar Foto: Divulgação/PRF

Em Vitória da Conquista, uma mulher foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando 10 kg de cocaína escondida em um depurador de ar. O flagra ocorreu na sexta-feira (19), durante fiscalização em um ônibus com destino a Petrolina (Pernambuco). Os agentes da PRF desconfiaram da mulher porque a mesma transportava muitas bagagens. Ao realizar verificação em uma das caixas, foram encontrados 10 kg de substância análoga à cocaína, separados em tabletes, dentro de um depurador de ar. Em depoimento, a mulher explicou que não sabia que o entorpecente estava dentro do depurador e que o aparelho seria levado entregue a seu irmão. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária local e irá responder por tráfico de drogas.  

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Guajeru: História de garoto que realizou sonho de ter dentes será contada em livro Foto: Aloísio Costa

A história do garoto Ryan Coutinho, 6 anos, morador do município de Guajeru, no sudoeste baiano, ganhará será publicada em um livre pelo escritor Cristiano Goldenberg, que se comoveu com o relato feito pela dentista Amanda Mattos, no programa Encontro, da Rede Globo, em outubro de 2016. Ainda sem título definido, a obra contará 42 histórias transformadoras, entre as quais a do garoto Ryan, que será contada no capítulo “Ajudando crianças a sorrir”. Goldenberg disse que a história protagonizada por Amanda e Ryan se encaixa perfeitamente no perfil de outras vivências que também comporão o livro, que tem em sua essência o relato, verídico, de ações de solidariedade realizadas por pessoas “comuns” que transformaram vidas. Ainda não há uma data definida para o lançamento do livro, que deve acontecer no próximo semestre. 

Pane em usina de beneficiamento impede a distribuição de leite em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apenas mil litros de leite que estavam estocados na Associação dos Pequenos Produtores de Leite puderam ser distribuídos nesta segunda-feira (22), em Brumado. Isso porque as máquinas de beneficiamento do produto não operaram ontem por conta de uma pane. Sem a possibilidade de embalar o produto, a pasteurização do leite teve de ser suspensa e, mesmo com todo empenho dos técnicos de manutenção, o trabalho minucioso perdurou por todo o dia com o objetivo de retomar as atividades nesta terça-feira (23).Segundo apurou o site Brumado Notícias, sem o leite pasteurizado, os consumidores foram obrigados a driblar a situação com o uso de leite em pó. A aquisição do alimento, que é muito mais caro, afetou o orçamento familiar. O saquinho do leite pasteurizado é entregue nas residências por apenas R$ 2.   

18ª Ciretran vence 34ª CIPM e conquista primeiro torneio Maio Amarelo de Futsal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (20) aconteceram no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro os jogos das semifinais e finais do primeiro Torneio Maio Amarelo de Futsal de Brumado. O título ficou com a equipe da 18ª Ciretran, que na final bateu o time da 34ª CIPM por 8x2. Em um grande círculo de confraternização, os jogadores das duas equipes receberam os troféus de campeão e vice da competição, uma placa que simboliza a SMTT e ao movimento Maio Amarelo. Os atletas também receberam medalhas de participação com o mesmo formato dos troféus. Durantes esta semana, a SMTT continuará a grade de programação do movimento Maio Amarelo, com palestras, blitz, congresso de taxistas e debates com a comunidade. Na noite desta segunda-feira (22), no auditório da prefeitura, os participantes discutirão o motivos do aumento nos acidentes de trânsito em Brumado.   

Servidores e professores municipais entram em greve em Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Servidores e professores municipais entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (22), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, em reivindicação por reajuste salarial, de acordo com os sindicatos que representam as categorias. De acordo com o G1, em nota, a prefeitura Municipal de Vitória da Conquista disse que conduz a negociação salarial do funcionalismo com transparência e diálogo, demonstrando que, em respeito ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a administração é obrigada a implementar medidas de contenção de despesas de pessoal, incluindo a não concessão de aumentos. “A atual gestão está empenhada em reduzir gastos, aumentar receitas e criar condições para valorizar os seus servidores. Temos certeza da colaboração do funcionalismo, convocando-o a permanecer em atividade, evitando prejuízos à população”, diz o comunicado.

Veículo com estudantes bate em cavalo e capota na BA-262 entre Brumado e Aracatu Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na madrugada desta segunda-feira (22), um carro capotou na BA-262, entre as cidades de Brumado e Aracatu, próximo à ponte do Riachão. Cinco estudantes viajavam no veículo que seguia de Livramento de Nossa Senhora para Vitória da Conquista. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. Apenas uma das mulheres foi encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com fortes dores. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o veículo colidiu contra um cavalo, capotou e caiu em uma ribanceira.  

Apae convoca associados e contribuintes para Assembleia Geral Ordinária em Brumado

A Diretoria Executiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está convocando todos os associados especiais e contribuintes para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada na sede da Apae, nesta segunda-feira (22), às 19h30. Na ordem do dia constam: apreciação e aprovação do relatório de atividades encerrado em 31 de dezembro de 2016 e apreciação e aprovação das contas com base nos demonstrativos contáveis encerrados em 31 de dezembro de 2016, mediante parecer do Conselho Fiscal. A Assembleia Geral terá início, em primeira convocação, mediante a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer quórum, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, não exigindo a lei de quórum especial.

Magnesita vence a primeira e Espanhol arranca empate histórico no brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem compareceu ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso para acompanhar os jogos do último final de semana pelo Campeonato Brumadense de Futebol viveu fortes emoções com as atuações das equipes. Na disputa juvenil sub-20, houve dois empates: Magnesita 1 x 1 Botafogo e Feirense 1 x 1 Espanhol. Já na categoria principal, a adrenalina foi a mil, pois, com o afunilamento da competição, os clubes que entraram em campo precisavam somar pontos a todo o custo. A situação propiciou jogos mais abertos e os times promovendo vários lances nos seus ataques. No sábado (20), o Magnesita, maior vencedor da competição, conseguiu a sua primeira vitória desta edição ao derrotar de virada o Botafogo por 2 x 1, garantindo ao time dos mineradores 04 pontos na tabela de classificação e o alívio de continuar sonhando com uma vaga no quadrangular final.

Magnesita vence a primeira e Espanhol arranca empate histórico no brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No domingo (21), o Espanhol acabou se tornando o dono da festa. O time esteve apático no primeiro tempo e permitiu que o Feirense abrisse 3 x 0 no marcador. No intervalo do jogo, o técnico deu um sacode nos atletas e pediu empenho, disciplina e a operação de um milagre. O puxão de orelha começou a dar resultado quando em uma cobrança de escanteio o Espanhol fez o primeiro gol. Já na metade do tempo, veio o segundo gol e, aos 37 minutos, o esperado milagre: o terceiro gol que garantiu o empate. O Espanhol chegou a marcar o quarto gol, mas o bandeirinha viu impedimento no lance. Para a equipe do Feirense restou o lamento de ver escapar o que seria uma bela vitória. O resultado do jogo não foi bom para nenhuma das equipes que ainda estão na parte de baixo da tabela e terão a missão de vencer os próximos jogos e torcer para tropeços dos seus adversários em uma combinação de resultados.

Legislativo brumadense emite Nota de Pesar pelo falecimento de Maluco do Veneno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara Municipal de Brumado emitiu nota de pesar em razão do falecimento do radialista Sinval José de Souza, conhecido como Maluco do Veneno, ocorrido na manhã desta segunda-feira (22), em Vitória da Conquista. Maluco do Veneno faleceu aos 61 anos, deixando esposa e quatro filhos. Muito conhecido por toda população brumadense, ele trabalhava como radialista. O velório acontecerá hoje, no Salão Nobre do legislativo local.

Guanambi receberá fórum sobre perspectivas das artes cênicas no interior baiano

Na próxima quarta-feira (24), a partir de 19h, o município de Guanambi receberá o fórum de discussão “Desafios e Perspectivas das Artes Cênicas no Interior Baiano: iniciativas públicas e privadas”. O evento, promovido pelo Grupo de Teatro Finos Trapos, acontece no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com entrada gratuita. Voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, educadores, artistas e gestores públicos, o encontro visa discutir as políticas públicas para as artes, desenvolvidas pela sociedade civil e poder público no município, pensando na articulação de ações junto às demais cidades do Território de Identidade Sertão Produtivo. A mediação do fórum será da produtora e educadora Poliana Bicalho.

Prefeito de Brumado acompanha início dos trabalhos de cadastramento de imóveis rurais Foto: Divulgação/PMB

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acompanhou na manhã desta segunda-feira (22) os trabalhos da empresa de consultoria que realiza gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para imóveis rurais com área inferior a 4 módulos (cerca de 250 ha). Os trabalhos de cadastramento de terras foram iniciados hoje e serão encerrados no dia 23 de junho. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e que o cadastro garante uma série de benefícios aos proprietários de terras. No local, o prefeito fez questão de acompanhar pessoalmente o trabalho que será desenvolvido pela equipe no município, conversando com os consultores e conhecendo mais detalhes sobre o sistema utilizado para cadastramento dos imóveis rurais. A ação é promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Deputado Federal Arthur Maia é taxado de traidor em outdoors espalhados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vários outdoors foram espalhados na cidade de Brumado com a imagem do deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) sendo taxado de traidor por conta do seu apoio à PEC 287, que trata da reforma da previdência, proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB). O outdoor aparece como forma de protesto contra o deputado baiano e como lembrete antecipado de que no próximo ano ocorrerão novas eleições. Segundo apurou o site Brumado Notícias, no último pleito eleitoral que reelegeu o parlamentar, Maia conquistou quase 3 mil votos no município, estando entre os deputados federais que mais receberam votos do eleitorado local. Agora como relator que apoia as reformas propostas pelo governo federal, o deputado é visto pelos seus adversários políticos e pelas frentes sindicais como inimigo dos trabalhadores, pensionistas e aposentados.  

Michel Temer a jornal: 'Renunciar seria admitir culpa' Foto: Reprodução/NBR

O presidente Michel Temer (PMDB) disse que seria “admissão de culpa” renunciar ao mandato. “Se quiserem, me derrubem”, afirmou o pemedebista em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira (22). Alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de suspeita de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa, Temer enfrenta a maior crise política de seu mandato. Neste fim de semana, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu apresentar pedido de impeachment ao Congresso, onde a oposição já lidera um movimento pela saída do presidente. Além disso, informou o colunista do G1 Gerson Camarotti, os articuladores políticos do governo foram avisados que parte da base aliada quer a renúncia do pemedebista. O inquérito contra Temer tem como base as delações dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista. Joesley gravou uma conversa com o presidente numa reunião em 7 de março na residência oficia do Palácio do Jaburu. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a conversa indica “anuência” de Temer ao pagamento de propina mensal, por Joesley, para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato. O presidente afirmou que a regra que ele próprio estabeleceu, de afastar ministro que virar réu, não vale para ele. “Não, porque eu sou chefe do Executivo. Os ministros são agentes do Executivo, de modo que a linha de corte que eu estabeleci para os ministros não será a linha de corte para o presidente”.

Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado é transferida para quarta-feira (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, que seria realizada nesta segunda-feira (22), foi transferida para a próxima quarta-feira (24) em razão do falecimento do radialista Sinval Souza, conhecido como Maluco do Veneno. O velório acontecerá nas dependências do legislativo brumadense em horário ainda a ser divulgado. Maluco do Veneno faleceu na manhã desta segunda-feira (22), depois de ficar internado em uma UTI do Hospital de Base em Vitória da Conquista, após sofrer um grave acidente de moto.

IPVA para placas de final 5 pode ser pago com 5% de desconto na Bahia Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os contribuintes terão 5% de desconto para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única. O desconto é válido para veículos com placa de final 5, em pagamentos realizados até o dia 30 de maio. O pagamento pode ser feito ainda em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 30. O desconto não é aplicado caso o contribuinte prefira pagar na data final, 31 de julho. O pagamento deve ser feito em uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Proprietários de veículos de placas com final 3 e 4, que optaram pelo parcelamento, devem ficar atentos ao prazo de pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30 deste mês, respectivamente. Além disso, no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, para veículos com placas de final 2. O pagamento é integrado com a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Segundo o G1, as datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017. De acordo com a Sefaz, o boleto não é encaminhada aos contribuintes. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o órgão pelo número 0800 071 0071.

Ex-prefeita de Pindaí é alvo de inquérito por supostas contratações em benefício de aliados Foto: Reprodução/Youtube

A ex-prefeita da cidade de Pindaí, Rosane Prado (PSDB), responderá a um inquérito sobre fraudes em licitações. O procedimento foi instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça de Guanambi. Segundo denúncia encaminhada por vereadores da cidade ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), Rosane Prado é acusada de fraudar licitações para beneficiar aliados políticos. Entre as acusações, a ex-gestora teria contratado uma ambulância em “péssimo estado de conservação”, violando a previsão de que os veículos contratados devem ter o máximo de dois anos de uso, e também teria dado aval para um concorrente "desistir de participar do certame” para favorecer outra empresa.

Arquivo