Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Após reunião com ministros, Dilma desiste de recriar a CPMF

A presidente Dilma Rousseff (PT) desistiu de propor ao Congresso a recriação da CPMF. Após reunir-se com ministros, a presidente avaliou que é melhor olhar a questão do financiamento da saúde com calma e promover um debate com toda a sociedade. Os ministros da Junta Orçamentária de 2016, composta pelos ministérios do Planejamento (Nelson Barbosa), da Fazenda (Joaquim Levy) e Casa Civil (Aloizio Mercadante), ficarão debruçados neste fim de semana sobre a proposta de orçamento para o ano que vem, que precisa ser entregue ao Congresso hoje. Uma nova reunião está marcada para este domingo. Nela, será batido o martelo sobre o formato final do Orçamento. A recriação da CPMF, proposta por Joaquim Levy, poderia arrecadar até R$ 80 bilhões, segundo estimativas do governo. A decisão de não recriar o imposto, no entanto, foi tomada após a reação negativa do Congresso e do empresariado na última semana.

Cavalgada da Amizade com Gino e Geno acontece no Parque de Exposições em Brumado

A III edição da Cavalgada da Amizade será realizada com uma mega estrutura no Parque de Exposições, em Brumado. O evento promete ser recorde de público, haja vista que várias comitivas de todo estado já confirmaram presença na cavalgada. O evento terá comidas e bebidas à vontade na pista e no camarote, além de um grande show com a dupla Gino e Geno e outras atrações. No dia 22 de novembro Brumado vai parar. O primeiro lote de ingressos já está sendo vendido por R$ 100. Você também pode adquirir o seu no carnê em quatro vezes sem juros no telefone (77) 9968-2901. O evento conta ainda com camarote premium, com vodka absolut, whisky ballatines, energético, água mineral, água de coco e ice.

Disparo acidental de espingarda mata jovem em Caetité Foto: WhatsApp

No último sábado (29), um disparo acidental de espingarda tirou a vida de Benevaldo Lopes da Silva, de 23 anos. O jovem manuseava uma espingarda caseira, quando foi atingido pelos estilhaços do disparo na região do abdômen. Ao tentar atirar, o artefato acabou detonando o tiro dentro do cano. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas o homem morreu ainda no local. O caso aconteceu na comunidade de Cachoeirinha, em Caetité. A perícia técnica fez o levantamento cadavérico.

Vitória da Conquista: Detento é flagrado ao tentar fugir de presídio em tonel de lixo Foto: Divulgação/Sinspeb-BA

Um detento da cadeia da cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, foi flagrado tentando fugir da unidade prisional dentro de um tonel de lixo, na manhã deste domingo (30). Segundo informações da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, Willian Santos Alves cumpre pena por roubo e é ajudante de serviços gerais na cozinha do presídio. De acordo com o G1, ele aproveitou o momento em que estava sozinho para entrar no tonel. Em seguida colocou lixo por cima da cabeça, para evitar que fosse descoberto. O recipiente seria retirado do presídio por um caminhão que faz a coleta de lixo, mas um dos agentes penitenciários desconfiou do peso e, ao abrir o tonel, percebeu que o detento estava dentro. Em nota, o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) parabenizou os agentes que estavam de plantão na cadeia, que evitaram a fuga. O caso será investigado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Brumado: Ex-marido tenta agredir mulher em loja e causa tumulto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã do último sábado (29), um grande tumulto se formou em uma loja no centro comercial de Brumado. No local, o ex-marido ameaçava bater na ex-mulher, a quem dirigia diversos palavrões. Funcionários e clientes ficaram bastante assustados. A polícia foi acionada, mas quando chegou na loja o homem já havia fugido. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após diligências, o ex-marido foi preso pela polícia e conduzido para delegacia. Por se tratar de um caso típico de violência contra mulher, ele foi preso em flagrante e arbitrada fiança. O homem não pagou o valor arbitrado.

Impasse entre prefeitura e sindicato pode acabar em greve dos servidores públicos de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias registrou a mesa de debate e negociações entre a administração e o sindicato dos servidores públicos municipais de Brumado (Sindsemb), que aconteceu na última sexta-feira (28), na sala de conferências da prefeitura. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) não participou das negociações, que foi mediada pelo assessor jurídico do município, Acioli Viana. Além dos sindicalistas e do assessor, também estiveram presentes alguns vereadores, a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, e assessores da APLB Sindicato. As partes apresentaram seus argumentos, mas ao final não se chegou a um acordo. A prefeitura se apegou ao reajuste de 4,5% e disse que poderá estudar adequações quanto ao horário do funcionalismo, proposto para um turnão de 7h às 13h, mas não atendeu ao pedido de implantação de um vale alimentação para suprir o déficit no percentual do reajuste. Para o presidente do Sindsemb, Edilson Costa, restou a decepção diante das negativas do executivo. O sindicalista esperava que a administração ao menos se aproximasse mais da porcentagem do índice nacional, que está acima de 8%. A depender do posicionamento em assembleia poderá ser deflagrada uma greve geral dos servidores públicos de Brumado a partir da próxima semana. “Vamos levar o assunto para assembleia e o que as categorias decidirem iremos apoiar. Caso a opção seja greve, vamos para greve”, afirmou o sindicalista.   

Tanhaçu: Prefeito quer inaugurar diversas obras até o final do ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar da crise que afetas as prefeituras municipais, o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), tem procurado manter o ritmo de trabalho na sua administração e até o final do ano pretende inaugurar as obra em andamento. No município, diversas obras estão sendo realizadas, a exemplo do Ginásio de Esportes no Bairro Branquinha, reforma do Mercado Municipal, sede própria do Creas, cobertura da quadra e do CET - Centro Educacional de Tanhaçu.

Brumado: Será inaugurado hoje o Posto Sabrina 11 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Buscando ampliar a oferta de atendimento em Brumado e região, o Grupo Robinson Nunes vai inaugurar hoje (29) o Posto Sabrina 11. O novo posto, que fica localizado em frente à rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I, tem por objetivo oferecer combustíveis com total qualidade de inspeção para a melhor vida útil dos veículos. Para abrilhantar ainda mais a festa de inauguração, gasolina e álcool estarão em promoção. Compareça e comprove.

Homem morre após sofrer infarto na pista do Festival de Inverno em Vitória da Conquista Foto: Blog do Marcelo

Um homem morreu após sofrer um infarto na primeira noite do Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista, sudoeste, nesta sexta-feira (28). De acordo com a organização do evento, Aroldo Vilheira Fonseca, de 48 anos, se sentiu mal no intervalo do primeiro para o segundo show. A vítima chegou a ser socorrida por ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Ainda segundo a produção do festival, a namorada dele informou que Aroldo tinha histórico de problemas de saúde. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. De acordo com o Bahia Notícias, a vítima morava em Itabuna e estava na pista do festival quando sofreu o infarto.

Bêda vence o Feirense e conquista primeiro título no brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em jogo digno de uma grande final, a equipe do Bêda Futsal conseguiu superar o Feirense e conquistou o 32º Campeonato Brumadense de Futsal, o primeiro título de sua história. Com poucos minutos do primeiro tempo, Bêda abriu o marcador em uma bela cobrança de falta, mas logo o Feirense buscou o empate e a partida assim foi se desenhando com belos lances. 

Bêda vence o Feirense e conquista primeiro título no brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O primeiro tempo terminou com o Feirense vencendo por 3x2, mas tão logo começou a segunda etapa o Beda conseguiu finalizar melhor e conseguiu a virada, ampliando o placar para 6x3. Mesmo com a forte pressão do adversário, o time do Bêda conseguiu se segurar e vibrava a cada lance, o que contagiava as torcidas que lotaram as arquibancadas. Já no minuto final o grito de é campeão foi ecoado na quadra e ao apito dos árbitros o Bêda Futsal pode comemorar a conquista. 

Bêda vence o Feirense e conquista primeiro título no brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, e os diretores de esporte, Juarez Marcelo e Valdir Lima, fizeram a entrega das premiações às equipes e aos atletas que mais de destacaram durante a competição.

SUS oferece tratamento de graça contra tabagismo Foto: Reprodução

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. No Brasil, todo ano são cerca de 200 mil mortes, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos do uso do cigarro, o dia 29 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. As unidades públicas de saúde oferecem tratamento de graça para quem deseja parar de fumar, com acompanhamento médico e medicação.

Luciano Ribeiro diz que obras paradas demonstram desprezo do Estado com a região Sudoeste Foto: Gisele Quintão

Na última quarta-feira (26), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) lamentou a paralisação de obras importantes na região sudoeste, a exemplo da Fiol - Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do aeroporto de Vitória da Conquista. Para ele, a situação demonstra o descaso do Estado com a região. “Assistimos uma total falta de compromisso do governo para com a região sudoeste. Um empreendimento como o da Fiol parado demonstra total falta de planejamento e de responsabilidade. Assim como o aeroporto de Vitória da Conquista que também saiu da programação das obras, após gastos 60 milhões dos 90 previstos. Só quem vive na região sabe o que representa aquele aeroporto, que atende a mais de 200 municípios. São obras essenciais para seu desenvolvimento”, avaliou o deputado, que convocou todos os colegas representantes da região para juntos reivindicarem a atenção do governador Rui Costa.

Brumado: Festa da Luz 2015 será uma caminhada com trio elétrico

No dia 26 de setembro será realizada a Festa da Luz 2015, uma produção da comunidade CARP, em Brumado. Neste ano, o evento terá a presença da banda Alto Louvor, da cidade de Salvador, e do Ministério Filhos da Paz, da própria comunidade. A festa será uma caminhada com direito a trio elétrico, o Trio Oasis. A concentração será em frente à Igreja São Cristóvão, a partir das 19h. Os abadás podem ser adquiridos na loja CARP ou pessoalmente com comissários. Qualquer dúvida você pode entrar em contato através do telefone (77) 3441-5610.

Deputada Ivana Bastos aguarda pagamento dos trabalhadores da Fiol em Guanambi Foto: Camila Queiroz

A presidente da Comissão da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD), foi informada de que o Ministério da Fazenda já realizou o repasse de recursos para a Valec, empresa responsável pelas obras da ferrovia. Em contato com o presidente da Valec, Mário Junior, a parlamentar também recebeu a informação de que o valor já foi repassado para a Pavotec, empresa responsável pela execução das obras no Lote 5 (Guanambi). Esta, por sua vez, aguarda apenas a compensação bancária do repasse para iniciar os pagamentos pendentes, priorizando os encargos trabalhistas, como salários e rescisões em atraso. A falta de pagamento aos operários foi o principal motivo das inúmeras manifestações que a categoria vem realizando em Guanambi nas últimas semanas.

VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Brumado acontece na próxima semana

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Brumado será realizada no dia 4 de setembro, das 8h às 17h30, no auditório do Colégio Nice Públio. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

Brumado: Vitor Bonfim garante que obras do Ciretran começam nos próximos dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) garantiu que as obras do 18º Ciretran em Brumado serão retomadas nos próximos dias. Ele informou que a empresa que dará continuidade às obras já está no município para retirada do alvará e demais documentos necessários. Bonfim destacou ainda que os recursos para as intervenções foram garantidos por ele através do diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacelar, em audiência realizada em maio, no órgão. “Esta é mais uma conquista importante para Brumado e região, pois as novas dependências do Ciretran vão garantir melhorias importantes, a exemplo da garantia de maior agilidade na prestação de serviços", ressaltou o deputado. 

Secretário de Infraestrutura da Bahia diz que Guanambi terá voos regulares para Salvador até o fim do ano Foto: Xando P./Ag. A TARDE

De acordo com informação divulgada pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, a Bahia vai receber mais um voo regional da companhia aérea Azul. O trecho inclui Salvador, Guanambi e Belo Horizonte. De acordo com o Jornal A Tarde, o início da frequência está previsto para o final do ano. Segundo o secretário, o novo voo é resultado do programa do governo do estado que dá desconto progressivo no ICMS para companhias aéreas que criam voos para o interior. Cavalcanti também avaliou o andamento do Programa de Investimentos de Aeroportos, que vai destinar R$ 800 milhões, em quatro anos, a programas de infraestrutura em aeroportos regionais, com aportes do governo federal. Ao todo, a Seinfra administra 80 aeroportos regionais, entre eles Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Lençóis e Valença.  

Intermunicipal 2015: Jogo entre Barra do Choça e Itororó será apitado por árbitro brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Válido pela quarta rodada do Intermunicipal de Futebol 2015, o jogo entre Barra do Choça e Itororó, que acontece no próximo domingo (30), será apitado pelo árbitro brumadense Jonathan Chaves Machado. Atuarão na partida ainda os assistentes Rubinei Almeida Santos, de Vitória da Conquista, e José Marcos Santos de Jesus, de Iguaí. O 4º árbitro é Geolatiel Carvalho de Oliveira, de Barra do Choça. Segundo a Federação Baiana de Futebol (FBF), serão 30 jogos realizados em estádios espalhados pelo interior da Bahia. A quarta rodada será aberta no sábado (29), com o duelo entre Ilhéus e Coarací, no estádio Mário Pessoa.

Festival de Inverno Bahia 2015 inicia hoje (28) em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Em Vitória da Conquista, a 11ª edição do Festival de Inverno da Bahia (FIB), começa nesta sexta-feira (28) e será encerrado no domingo (30). A cantora Ivete Sangalo, estreante no evento, se apresentará no primeiro dia de festival. Na mesma noite ainda se apresentam Humberto Gessinger, que abre a festa, e Ana Carolina. Neste sábado (29), é a vez da Blitz, Frejat e O Rappa, banda já conhecida de outras edições. No domingo, se apresentam RPM, Jota Quest e a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. O evento será realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Os ingressos custam entre R$ 55 a R$ 333.

Escolas já podem escolher livros didáticos para 2016 Foto: F5

O prazo para a escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental a partir do ano que vem tem início nesta sexta-feira (28). Professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino têm até o dia 8 de setembro para indicar as obras mais adequadas ao projeto pedagógico de cada escola no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para auxiliar na escolha, o FNDE disponibilizou o Guia de Livros Didáticos 2016, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Segundo o FNDE, o PNLD 2016 apresenta duas novidades em relação a edições anteriores. Esta será a primeira vez que estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental receberão livros de arte - no PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados. Além disso, os professores terão duas opções em relação aos componentes de ciências, história e geografia. Podem optar por obras específicas de cada uma dessas disciplinas ou escolher a coleção integrada de ciências humanas e da natureza. Devem ser selecionadas duas opções de cada disciplina, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda. Caso o colégio não acesse o sistema ou não registre opção em nenhum momento, será encaminhado, compulsoriamente, um dos títulos aprovados para o PNLD 2016 de cada componente curricular.

Vitor Bonfim ouve leiteiros de Brumado para ser interlocutor junto ao governo do estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) visitou a usina de beneficiamento da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado na manhã desta sexta-feira (28) com o intuito de conhecer as instalações e ouvir as reivindicações dos leiteiros. O parlamentar quer ser o intermediador da negociação junto ao governo estadual e às esferas do governo federal em atuação no estado. Bonfim declarou que buscará melhorias na estrutura da usina e mais capacitação aos associados. Na oportunidade, os leiteiros se queixaram dos atrasos do repasse do programa Fome Zero, que não acontece desde o mês de outubro. Através do programa, a associação fornece 5 mil litros semanais de leite a crianças da rede pública de ensino. O deputado buscou sanar a reclamação por telefone com a secretaria responsável na capital. 

Vitor Bonfim ouve leiteiros de Brumado para ser interlocutor junto ao governo do estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Frederico Neves, e do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, além do gestor do escritório regional da CAR, Léo Teixeira, o parlamentar andou pelas dependências e ainda parabenizou a iniciativa de um grupo privado pelas doações de mais de 60 toneladas de rações, duas novas caldeiras e de uma botija de sêmen para produção de raça leiteira. Bonfim ainda comentou que há uma expectativa de expansão das atividades da associação com as novas ações e programas do governo direcionadas à agricultura familiar pelo interior do estado.

Brasil: Economia cai 1,9% no segundo trimestre

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto do Brasil teve queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o primeiro trimestre - o indicador mostra que a soma das riquezas produzidas no Brasil nos meses de abril, maio e junho foi R$ 1.428 bilhões. Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1%. O Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2015 ficou 2,6% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

IBGE: População brasileira passa dos 204 milhões Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano - o país tinha em 1° de julho deste ano 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562. O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O maior estado do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões). Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

Abastecimento de leite em Brumado está ameaçado por falta de segurança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como se já não bastasse a seca que assola o sertão e afeta a produção, leiteiros de Brumado convivem com a falta de segurança e ameaçam cortar o fornecimento do alimento para a sede do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os 38 associados da Associação dos Pequenos Produtores de Leite disseram que a maioria já foi assaltada e muitos temem denunciar os casos à polícia, pois temem pela própria vida e pela vida dos parentes e amigos. “Os produtores de leite não estão podendo mais sair de suas propriedades, pois estão tendo suas motos roubadas no meio do caminho. Os bandidos roubam celulares e carteiras e ainda ameaçam nos matar ou algum de nossos familiares caso a gente preste queixa na delegacia”, declararam os produtores. Eles ainda afirmaram que a falta de segurança poderá deixar a cidade sem abastecimento de leite. “Precisamos com urgência de uma polícia rural. Do jeito como está logo os leiteiros irão parar suas atividades e o município vai ficar sem o abastecimento. O medo hoje afeta o homem do campo, pois a zona rural está sendo invadida por marginais”, desabafaram. A associação dos leiteiros fornece ao município de Brumado uma produção diária de 4.800 litros de leite - desse total, mil litros são destinados as escolas inseridas no programa Fome Zero.

Arquivo