Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

De folga no intermunicipal, seleção de Brumado fará amistoso no próximo domingo (13) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A seleção brumadense de futebol já está classificada para a próxima fase do campeonato intermunicipal. A equipe folgará na competição neste final de semana, mas a fim de manter o ritmo de jogo a comissão técnica agendou um amistoso contra o selecionado do município de Presidente Jânio Quadros para o próximo domingo (13), às 16h, no Estádio Gilberto Cardoso. Na noite da última quinta-feira (10), o time brumadense fez treinos físicos e táticos visando aprimorar, principalmente as finalizações. Quando retornar ao intermunicipal, Brumado estará na fase eliminatória e terá que ser mais decisivo para continuar na competição. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o técnico Guimarino Leite adiantou que para o jogo amistoso deste domingo fará um mesclado entre reservas e titulares com o objetivo de avaliar melhor seu banco de reservas. Na próxima semana a comissão técnica terá conhecimento dos próximos adversários.

Ministros de Dilma e petistas já acham que impeachment é provável Foto: Ichiro Guerra/PR

O clima dos membros do PT em Brasília é de abatimento. Ministros, deputados e senadores já consideram não apenas possível, como também provável que a presidente Dilma Rousseff seja afastada do governo num processo de impeachment até o final de 2015. Apesar da tendência de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeite pedidos de impedimento, inclusive o de Helio Bicudo, um dos fundadores do PT, deputados da Frente Pró-Impeachment, com 280 votos, recorreriam ao plenário e, com maioria simples, votariam pela admissibilidade do impeachment. De acordo com a coluna de Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, é provável que como o voto é aberto, até mesmo parlamentares de oposição que são contra o afastamento se veriam forçados a votar a favor. Além disso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não estaria gostando da possibilidade por acreditar que há um “dedo” de Aécio Neves (PSDB-MG), seu rival dentro do partido.

Caculé: Prefeitura realiza obras de sinalização de trânsito em vias públicas Foto: Tayga Ribeiro

Na última semana, a prefeitura municipal de Caculé sinalizou ruas e avenidas da cidade, com nova pintura e reforço de sinalização horizontal de trânsito - faixas de sinalização e de pedestres, faixas de eixos de ruas e áreas de estacionamento. A sinalização também foi feita na nova rua aberta ligando o Centro ao Bairro São Cristóvão e ruas do centro e do bairro Caculezinho. Segundo o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), as pinturas de faixas e a sinalização de vias são ações constantes no município e buscam melhorar a orientação visual, promovendo mais segurança no trânsito aos pedestres, ciclistas e condutores.

Brumado: Homem acusado de espancar esposa e filhos é detido com arsenal de armas de caça Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última quinta-feira (10), a polícia militar deteve um homem que mora às margens do anel rodoviário da BR-030, em Brumado. Ele é acusado de espancar a esposa e os filhos com uma chibata, utilizada em animais. Segundo relatado na delegacia, diante da última ocorrência, a esposa acionou a polícia, mas o homem fugiu do local, sendo encontrado pela guarnição em estado de embriaguez. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o acusado foi encaminhado à delegacia com as espingardas de caça, mais de cinquenta cartuchos, sendo que 29 ainda estavam municiados. O delegado lavrou o flagrante pela posse das armas e o enquadrou na Lei Maria da Penha. O suspeito pagou a fiança e foi liberado no final da manhã desta sexta-feira (11).

Brumado: Prefeitura agradece participação no desfile de 7 de setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, parabeniza todas as escolas e instituições que participaram do desfile cívico do dia 7 de setembro. Com o tema “Escola Significativa na Contemporaneidade”, todas as unidades escolares apresentaram ao público as bases de uma pedagogia, cujo cerne é a constituição de uma escola interessante, desafiadora, acolhedora e significativa para o aluno. A secretaria de educação também fez questão de agradecer aos alunos, pais, equipe diretiva das escolas, professores que estiveram presentes na caminhada cívica, autoridades, motoristas, aos regentes, instrutores, coreógrafos, e maquiadores dos componentes das fanfarras, que foram às ruas aplaudir as apresentações.

Seleções de Brumado vencem 1º Torneio de Vôlei Regional de Caetité Foto: Sertão Hoje

No último final de semana, foi realizado no Ginásio Municipal Professor Hélio Negreiros o 1º Torneio de Vôlei Regional de Caetité. No masculino, a competição contou com a participação de cinco equipes: Panela Vôlei Clube (Brumado), Seleção de Caetité, Seleção de Barra da Estiva, Seleção de Iramaia e Seleção de Caculé. De acordo com o Sertão Hoje, no feminino, o torneio contou com as participações de quatro seleções: Brumado, Caetité, Caculé e Iramaia. A equipe brumadense se classificou em 2º lugar, com 9 pontos ganhos e 3 vitórias. Na final, no entanto, a equipe brumadense descontou a derrota sofrida na primeira fase para a Seleção de Barra da Estiva e venceu o confronto por 2 sets a 0, sagrando-se assim campeã do 1º Torneio Regional de Vôlei de Caetité. No feminino, a final foi disputada entre as seleções de Brumado e Caculé, com a seleção brumadense levando a melhor na disputa e vencendo por 2 sets a 0. Com o resultado, a Seleção de Brumado conquistou o título do 1º Torneio Regional de Vôlei de Caetité.

Seleções de Brumado vencem 1º Torneio de Vôlei Regional de Caetité Foto: Sertão Hoje
Câmara de Brumado manifesta pesar pela morte de Maria Janildes Azevedo Gomes Foto: Reprodução

Em nome de todos os vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), manifestou pesar e solidariedade à família e aos amigos de Maria Janildes Azevedo Gomes, que faleceu na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de São Paulo. Carinhosamente chamada de Dinha, Maria Janildes foi servidora da Câmara Municipal de Brumado por longo período, prestando relevantes serviços, sempre com compromisso e responsabilidade.

Vitória da Conquista fará amistoso contra Caculé se preparando para a Copa Governador Foto: Tayga Ribeiro

Com apresentação marcada para a próxima segunda-feira (14), o Vitória da Conquista já marcou um amistoso para o dia 27 deste mês. O jogo é uma preparação para a Copa Governador do Estado 2015. O Bode do Sertão jogará na cidade de Caculé contra a seleção local. À frente da equipe, o treinador Fahel Júnior terá o seu primeiro desafio pelo alviverde do sudoeste. Ele inicia a preparação para o pentacampeonato do torneio que dará vaga para o Campeonato da Série D 2016, já que o Conquista tem vaga na Copa do Brasil do próximo ano. O atual vice-campeão estadual está no Grupo 2 da Copa Governador, com as equipes do Bahia, Bahia de Feira e Colo-Colo de Ilhéus.

PF pede ao STF para ouvir Lula em investigação da Lava Jato Foto: Reprodução

De acordo com documento da Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter se beneficiado do petrolão para obter vantagens pessoais, para o PT e para o governo. No documento, a PF pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para ouvir Lula no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato. O documento é assinado pelo delegado Josélio Sousa. “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que na condição de mandatário máximo do país pode ter sido beneficiado pelo esquema em cursa na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada a custa de negócios ilícitos na referida estatal”, escreveu o delegado. Diante das suspeitas, a PF elencou a lista de pessoas do primeiro escalão que deveriam ser ouvidas. Lula está lá, embora não tenha mais foro privilegiado. A PF não explica por que pediu ao Supremo a tomada do depoimento - e não à primeira instância. As informações são da Revista Época.

Inaugurada a Praça da Ciência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e do coordenador de articulação institucional da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI), Cláudio Santos, que representou o governador Rui Costa (PT), foi inaugurada na noite da última quinta-feira (10) a Praça da Ciência, em Brumado. A solenidade contou com a animação da fanfarra da Escola Idalina Azevedo. Vários secretários municipais, vereadores e demais autoridades prestigiaram o evento. 

Inaugurada a Praça da Ciência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito justificou a ausência do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), autor do projeto para implantação da praça no município. O chefe do executivo e o representante do governo fizeram breves pronunciamentos destacando a importância do novo equipamento, que vai oferecer às escolas mais dinâmica na apresentação dos mecanismos científicos básicos. A Pracinha da Ciência, como já é chamada, localiza-se na Praça Manoelita Gama, em frente à rótula da Avenida João Paulo I.

Inaugurada a Praça da Ciência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Cidades produzem até 10 bilhões de toneladas de lixo por ano Foto: Reprodução

As zonas urbanas produzem, por ano, entre sete e 10 bilhões de toneladas de lixo, segundo um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma. Além disso, 3 bilhões de habitantes do planeta não têm acesso a locais apropriados para descartar esse material. O Pnuma afirma que a situação já é um problema econômico, ambiental e de saúde pública. O estudo foi feito em parceria com a Associação Internacional dos Resíduos Sólidos. O crescimento da população, a urbanização e o aumento do consumo estão por trás de tanto desperdício. A agência da ONU prevê que até 2030 o volume de resíduos desperdiçados poderá dobrar em cidades da África e da Ásia.  O diretor-executivo do Pnuma falou sobre a urgência de uma resposta a esse “problema mundial”, porque a falta de ação está custando aos países de cinco a 10 vezes mais do que custariam os investimentos adequados no manejo do lixo. Achim Steiner lembrou que as nações precisam aplicar o princípio dos "3 Rs": "reduzir, reutilizar e reciclar". Uma mudança de atitude pode gerar "reduções drásticas na emissão de gases, criar milhões de empregos e gerar benefícios econômicos de bilhões de dólares", afirmou o chefe do Pnuma. O Pnuma também defende uma mudança no padrão de consumo, atualmente baseado no "pegue, faça, use, descarte", para o princípio do "reduza, reutilize, recicle".

Moradores tentam levar dinheiro após grupo explodir caixa em Boa Vista do Tupim Foto: Arquivo Pessoal

Uma agência do Banco do Brasil e uma unidade do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), localizados em Boa Vista do Tupim, centro norte da Bahia, foram explodidas por um grupo de bandidos na madrugada desta sexta-feira (11). Segundo a polícia, moradores da região ainda tentaram levar notas de dinheiro que estavam na agência bancária após as explosões dos caixas eletrônicos. De acordo com informações da delegacia local, ninguém ficou ferido na ação e nenhum suspeito do crime foi preso até por volta das 9h30. Os imóveis ficaram parcialmente destruídos depois da ação, que ocorreu às 3h. A delegacia não soube informar qual a quantia de dinheiro que foi levada pelos criminosos. As informações são do G1.

Polícia Rodoviária apreende dez motocicletas na BA-262 Foto: Divulgação/PRE

Na última quinta-feira (10), dez motocicletas foram apreendidas por uma guarnição do TOR da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR). Os veículos circulavam na BA-262, no trecho entre Vitória da Conquista e Anagé. Segundo informações da polícia, três delas mostraram alterações nos dígitos identificadores localizados nos chassis e foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Anagé. As outras sete motocicletas foram encaminhadas para o pátio do Posto rodoviário 2.2/2, como medida administrativa prevista no CTB.

Deputada e vereador solicitam ampliação da oferta de água para comunidade de Jacaré em Brumado Foto: Camila Queiroz

Na última quinta-feira (10), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o vereador Édio Pereira (PCdoB) e o presidente da Associação da Comunidade de Jacaré, Isael Santana, estiveram em audiência com o presidente da Embasa, Rogério Costa Cedraz. Na reunião, foi solicitada a extensão da rede de abastecimento de água da região do Jacaré, em Brumado. O projeto de ampliação beneficiará 42 famílias da localidade. A comunidade foi parcialmente atendida pela Embasa, faltando essas famílias para total contemplação. O presidente afirmou que a Embasa está à disposição para ofertar o serviço, sendo necessário celebrar um termo de cooperação técnica com a prefeitura para que a obra seja executada.

Lagoa Real: Vigilância Sanitária aguarda monitoramento em área contaminada por urânio Foto: Maura Pezzato/Ascom INGÁ

A Vigilância Sanitária de Lagoa Real aguarda uma posição do governo do estado sobre as ações de coleta e monitoramento da água dos poços usados pela população da zona rural. Um levantamento prévio do órgão lista pelo menos 95 poços usados pela população nas proximidades da área de influência da mina de urânio explorada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) no município de Caetité. O secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spengler, disse que deve se reunir com a Casa Civil do Estado para tratar de uma reunião com órgãos federais e da proposta de monitoramento permanente na região. Basicamente, o governo baiano promete cumprir aquilo que a lei já exige: a realização de coleta e inspeção de água dos poços a cada seis meses. A decisão foi tomada após denúncia publicada pelo jornal o Estado de S. Paulo sobre a contaminação de um poço com alto teor de urânio em um sítio privado, localizado em Lagoa Real. A INB alega que não tem responsabilidade pela contaminação, porque o poço está a 20 Km de sua mina e que este pertence a outra sub-bacia hidrográfica. A presença do urânio na água, segundo a empresa, seria natural e que nem pode ser classificada como contaminação. Desde a denúncia, o caso tem sido acompanhado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério do Meio Ambiente. As informações são do Estadão.

Brumado: Quebra-molas gera conflito no Bairro Cidade das Esmeraldas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na falta de atuação do setor público, moradores de uma rua localizada no Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado, construíram por conta própria dois quebra-molas a menos de 50 metros de distância um do outro, com o objetivo de inibir o tráfego de veículos em alta velocidade na via. No entanto, a medida vem gerando conflitos, pois outros moradores da localidade reclamam que as lombadas estão em distância e altura inadequadas, prejudicando a passagem dos próprios moradores. Um dos moradores que participou da construção dos quebra-molas justificou a reportagem do site Brumado Notícias que o objetivo não é prejudicar a vizinhança, mas despertar a atenção da administração e do departamento de trânsito para a questão. “Nosso objetivo é buscar segurança, principalmente para os nossos filhos. Pode estar sendo um transtorno no momento, mas acreditamos que vai gerar frutos positivos para nós, só pedimos paciência a quem está se sentindo prejudicado”, disse morador. 

Andarilhos demarcam território até na árvore da matriz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado está prestes a ganhar o título de cidade dos andarilhos, pois, por mais que a secretaria de desenvolvimento social consiga recursos e envie-os para suas cidades de origem, eles sempre retornam para o município. Ao site Brumado Notícias, um desses andarilhos, que é visto constantemente na cidade, confessou que “a hospitalidade e generosidade dos brumadenses é que atraem os pedintes de toda a região”. É comum ver muitos sem teto alojados no coreto central da Praça da Matriz, bem como nos quiosques das demais praças da cidade e no estacionamento do mercado municipal. Nossa reportagem registrou que os pontos da cidade são demarcados e cada grupo tem sua zona de permanência, respeitando o limite dos demais. “Quem tá (sic) na praça não vai pra feira e nem eles vêm pra cá, a gente se organizou assim”, disse um dos andarilhos. Até mesmo a árvore da praça da matriz se tornou local cativo por conta da sombra, vento e boa visualização da cidade.  

12ª Maratoninha será realizada no dia 12 de outubro em Brumado

O projeto Criança Feliz destina-se a democratizar o acesso a atividades esportivas tendo como objetivo principal a educação moral e a cidadania. Parte da iniciativa, a 12ª edição da Maratoninha, que acontece em comemoração ao dia das crianças, visa também incentivar a prática das atividades físicas, proporcionando melhor qualidade de vida. O evento infantil é organizado com o apoio da 1ª Igreja Batista Missionária de Brumado, em parceria com as 2ª, 3ª e 4ª Igrejas Batistas Missionárias, prefeitura municipal, legislativo, Conselho Tutelar, meios de comunicação e empresas da cidade. Além disso, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Tiro de Guerra farão a segurança da corrida. As inscrições são gratuitas e abertas aos atletas a partir de 04 anos de idade, conforme cada categoria específica. As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais e particulares. A largada acontece às 7h do dia 12 de outubro. É obrigatória a presença de um responsável para acompanhar o atleta no dia da corrida.

Gasolina a R$ 3,349 neste final de semana nos postos Sabrina em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tem muita gente aproveitando a promoção deste final de semana nos Postos Sabrina II e XI em Brumado. Não perca tempo: gasolina por apenas R$ 3,349 o litro. É a promoção mais econômica deste final de semana na cidade. Aproveite! Posto Sabrina II, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, saída pera Livramento, e Posto Sabrina XI, na Avenida Centenário, saída para Caetité.

Brasil é o 56º melhor país para idosos Foto: Reprodução/Lavras

De acordo com levantamento anual Global AgeWatch Index 2015, realizado pela organização HelpAge International em parceria com a Universidade de Southampton, nos Estados Unidos, o Brasil é o 56º melhor país no mundo para os idosos viverem. Segundo o estudo, o melhor país é a Suíça, seguido pela Noruega, Suécia e Canadá, enquanto o pior é o Afeganistão. Os critérios avaliados foram o  bem-estar social e econômico dos idosos em 96 países, com base em aspectos como renda, saúde, educação, emprego e ambiente favorável. A melhor avaliação brasileira foi com relação à garantia de renda entre idosos: 81,9% dos 23,5 milhões de idosos residentes no país recebem alguma forma de assistência social. Quanto à expectativa de vida, os idosos têm mais de 21 anos de vida, em média, quando chegam aos 60 anos, o que também é a média mundial.

Cantora gospel Aline Barros fará show em Guanambi no próximo sábado Foto: Reprodução

Em Guanambi, o Dia do Evangélico, comemorado no próximo sábado (12), será marcado pelo show da cantora gospel Aline Barros. Realizado pela Omeg - Ordem dos Ministros Evangélicos de Guanambi e pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o evento já entrou para o calendário festivo da cidade. Inúmeras caravanas da região e do norte de Minas Gerais confirmaram presença no show, que está marcado para às 20h. A celebração promete reunir diversas denominações cristãs da cidade.

Uneb realiza 1º encontro de formação de estágio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (9), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, realizou o I Encontro de Formação de Estágio, do curso de Direito. O evento foi promovido pelo departamento de ciências humanas com a coordenação da professora Ana Lívia Figueiredo Braga e da coordenadora do núcleo de práticas jurídicas, a professora Jerusa Arruda. O encontro contou com a parceria da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/Bahia (OAB/Brumado), que cedeu o auditório de conferências da sede para o evento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a professora Jerusa Arruda esclareceu que encontro é uma “formação continuada vinculada à disciplina de estágio da Uneb, tendo como primeira temática a discussão dos processos de construção de resolução de conflitos, dentre eles a questão das mediações do direito no contexto civil e penal”. A coordenadora destacou ainda que a proposta da mediação “contribui na formação do cidadão, trazendo elementos para que as pessoas possam resolver seus conflitos, e a formação técnica com instrumentos que propicia a atuação de cada um no cotidiano de seu estágio”.

Rio do Antônio: Suspeito de participar de tentativa de assalto à lotérica de Ibitira é preso Foto: Divulgação/PM

Suspeito de participar de uma tentativa de assalto à lotérica de Ibitira, distrito de Rio do Antônio, Gustavo Meira Prates foi preso pela polícia militar. O crime aconteceu no início do mês de agosto e, na ocasião, um dos bandidos foi morto durante abordagem policial. De acordo com Maurício, que sobreviveu ao crime, Gustavo era o olheiro da quadrilha. Contra ele, já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela delegada Ellen Mara Lajes. O suspeito, que residia na Fazenda Lagoa do Leite, foi apresentado na delegacia de Rio do Antônio, onde permanece à disposição da justiça.

Vitória da Conquista: Policial rodoviário federal é condenado por contrabando Foto: Divulgação/PRF

A 1ª Vara na Subseção de Vitória da Conquista condenou um policial rodoviário federal a perder o cargo e pagar uma multa de R$ 10 mil pela prática de contrabando. Além dele, outros quatro réus foram condenados pela Justiça Federal. Segundo a decisão judicial, o policial Heitor Dias dos Santos Correia se envolveu com a facilitação de contrabandos e se associou a uma quadrilha composta por quatro homens. O policial teria revelado dados sigilosos e recebido vantagem em razão da sua função pública. Os outros quatros réus também foram condenados à perda de eventual função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o Poder Público por dez anos.

Arquivo