Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Aracatu: Prefeito Sérgio Maia será investigado por suspeita de improbidade administrativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão desta terça-feira (25) do Tribunal de Contas dos Municípios, o prefeito da cidade de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PV), foi multado em R$ 5 mil e será denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE), que irá apurar o eventual cometimento de crime de improbidade administrativa. Isso porque o gestor gastou R$ 1.686.148,92, o que corresponde a aproximadamente a 18% do total gasto pela prefeitura com pessoal no exercício de 2013, na contratação de mão de obra por tempo determinado sem a realização do indispensável Processo Seletivo Simplificado. Em sua defesa, o prefeito justificou que, em função da necessidade de contratação de pessoal, buscou amparo em uma lei municipal editada desde 2011, que autoriza o chefe do Poder Executivo a contratar sem o processo seletivo. Além da multa e da denúncia ao MPE, os conselheiros do TCM determinaram ao prefeito a adoção, no prazo de 90 dias, de medidas legislativas necessárias à edição de nova lei municipal acerca da contratação de pessoal por tempo determinado, em sintonia com a Constituição Federal, após o qual findarão as contratações em curso, para que, já sob o amparo de um novo ordenamento jurídico sobre a matéria, a administração possa efetuar nova seleção de servidores a fim de atender ao excepcional interesse público. Ainda cabe recurso da decisão.

Brumado: Agentes de trânsito estão em busca de melhores condições de trabalho e de 30% de periculosidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A exemplo dos Guardas Municipais, os agentes de trânsito de Brumado também compareceram à câmara de vereadores a fim de apresentar ao parlamento local um projeto que viabilize melhores condições de trabalho e a inclusão do adicional de 30% de periculosidade em seus vencimentos. Falando em nome da categoria, Osmar Botelho esclareceu ao site Brumado Notícias que os agentes estão encontrando dificuldades em exercer a função por falta de estruturação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), bem como pela falta de equipamentos de segurança. Neste aspecto, o agente destacou que no dia a dia os agentes estão sofrendo ameaças e sendo agredidos devido à ausência de aparelhamento no trânsito. “A administração está pecando pela falta de estrutura em nosso trânsito. Estamos preocupados e temerosos com isso, pois, embora muitos reconheçam a importância do nosso trabalho, a maioria nos hostiliza. Basta darmos um bom dia para sermos xingados e ameaçados. São muitas as ocorrências registradas na delegacia por conta das agressões sofridas. E isso tem sido um reflexo direto da falta de estruturação, tanto do órgão que ainda é novo, quanto das vias que não estão bem aparelhadas para a organização do nosso trânsito”, explicou Osmar, garantindo que não há movimentação indicando uma possível paralisação, nem tão pouco a representação de outro sindicato que não seja dos servidores públicos municipais. No entanto, a categoria espera que a administração e o legislativo deem a devida atenção aos apelos. “Não queremos chegar ao extremo como a guarda municipal. Eles quebraram um paradigma, o que foi muito importante, mas queremos ter uma negociação mais tranquila. Não vamos convocar um sindicato da categoria, pois ainda damos um voto de confiança ao atual presidente do sindicato local. Estamos apenas em busca da valorização do nosso serviço. Queremos que a administração equipe o agente para as ruas e as ruas para o agente e seus usuários”, finalizou o servidor.

Aposentados terão adiantamento de 50% do 13º salário em setembro Foto: Reprodução

O adiantamento do décimo terceiro salário a ser pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será de 50%. Ele será pago na folha do mês que vem a ser creditada a partir de 24 de setembro. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a decisão foi tomada na última segunda-feira (24) pela presidenta Dilma Rousseff.  O valor restante será pago normalmente em dezembro, na folha de novembro, seguindo a rotina tradicional. Anteriormente, a intenção do governo era fazer o adiantamento em duas parcelas, de 25% cada uma, pagas nos meses de setembro e outubro. Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era creditada em agosto.

Confira o que aconteceu na sessão da Câmara de Brumado na última segunda-feira (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da última segunda-feira, dia 24 de agosto de 2015, foi aberta pelo presidente Édio da Silva Pereira (PCdoB) que cumprimentou a todos e solicitou à vereadora Heliane Moura Vasconcelos (PCdoB) que fosse realizada a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.  

Dando continuidade a sessão à secretária da mesa diretora, Vereadora Heliane Moura Vasconcelos realizou a leitura do material do expediente quando constou:

Em apresentação:

PROJETO DE LEI N° 016/2015 que “Insere o § 3º no art. 67 da Lei 1.212, de 13 de maio de 1999 que reformula o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Brumado, bem como autoriza o pagamento do adicional de periculosidade para os Guardas Municipais, conforme adiante se especifica, e dá outras providências.”

AUTORIA: PODER EXECUTIVO

Em primeira discussão e votação:

PROJETO DE LEI N° 015/2015 que “Dispõe sobre o horário de inicio de shows, espetáculos, eventos e atividades afins e dá outra providencia.”

AUTORIA: VEREADOR CASTILHO VIANA

Em única discussão e votação:

INDICAÇÃO Nº 117/2015

AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS

 

O VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS, que subscreve a presente, nos termos regimentais, vem, através desta Presidência, INDICAR ao chefe do Executivo Municipal, a necessidade de recuperar o asfalto da Av. Exupério Pinheiro Canguçu, no nosso Município, BRUMADO- BAHIA.

 

INDICAÇÃO Nº 118/2015

AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS

 

O vereador JOSÉ CARLOS DOS REIS, que subscreve a presente, nos termos regimentais, vem, através desta Presidência, INDICAR ao chefe do Executivo Municipal, a necessidade de se proceder a limpeza das ruas Otávio Peres, Lauro Farane e da Praça Lauro Farane, mais conhecida como Praça da Estação na sede do nosso Município Brumado – Bahia.

 

Para que os vereadores pudessem fazer comentários sobre o material do expediente o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Usaram da palavra:

José Ribeiro – Faz consideração sobre a questão da guarda municipal destacando a importância da união da classe. Fala sobre o projeto de lei que foi encaminhado pelo executivo e que atenderá a solicitação da classe com a concessão da periculosidade. Fala que esperava que também fosse encaminhado o projeto dos professores e dos agentes de trânsito. Informa que em Conquista os agentes já irão receber 30% de periculosidade. 

José Carlos dos Reis – Saúda a todos. Fala sobre as indicações de sua autoria solicitando apoio dos vereadores que são reivindicações da população das localidades. Fala sobre a questão da guarda municipal e parabeniza o vereador Castilho que soube conduzir o processo para que fossem ouvidos pelo prefeito conseguindo êxito e trazendo para o legislativo o projeto que reformula o Estatuto do Servidor Público atendendo a reivindicação dos guardas municipais.

Castilho Viana – Faz uso da palavra para agradecer ao vereador José Carlos dos Reis ressaltando que estava fazendo o papel do vereador amenizando os conflitos e buscando a melhoria da qualidade de vida de todos brumadenses. Comenta sobre o projeto de lei de sua autoria e diz que visa dar uma nova cara a situação do horário dos shows realizados em Brumado. Comenta sobre todas as indicações. Fala sobre o projeto de lei que reformula o Estatuto dos Servidores Públicos e diz que esteve discutindo o projeto com o executivo municipal e a guarda. Destaca que a melhor forma de se obter sucesso é a negociação.

Agno Meira – Comenta sobre o material do expediente. Fala sobre os projetos apresentados destacando a importância do que trata sobre horários de festas e eventos em Brumado mediante a falta de respeito com os horários e com o público. Comenta sobre o projeto de reformulação do Estatuto dos Servidores Públicos que trata sobre a concessão de periculosidade para os guardas municipais. Fala sobre a importância da união da categoria.

Catoze – Fala sobre o projeto que concede periculosidade aos guardas municipais e parabeniza a classe pela conquista da guarda municipal.

Santinho – Fala sobre o projeto de lei que contempla a guarda municipal. Fala que tem ouvido clamores de outras categorias e diz que fica o exemplo da união da classe para a conquista do desejado.  Comenta sobre o projeto de autoria do vereador Castilho Viana e destaca a importância. Faz comentário sobre as indicações apresentadas e diz que votará favoravelmente.

Liu Vasconcelos – Fala sobre o projeto de lei que contempla a guarda municipal e diz que com certeza os vereadores votarão favorável. Destaca que a união com certeza foi a parte mais importante na conquista desta vitória. Fala sobre a necessidade de encaminhamento do projeto dos professores e de outras classes e servidores públicos. Parabeniza o vereador Castilho pelo projeto apresentado sobre horários de shows. Fala que é preciso ter respeito com o público. Fala sobre as indicações apresentadas e destaca a importância de cada uma delas.

José Carlos de Jonas – Fala sobre o projeto de Reformulação do Estatuto do Servidor Público que contemplará os guardas municipais. Destaca a importância da união da classe.

Édio da Silva Pereira – Fala sobre a presença dos servidores municipais e saúda a todos.  Destaca os dois projetos apresentados e sua importância, pois é preciso disciplinar esse trabalho em razão de muitos abusos por parte dos que realizam os shows e dos artistas.  Fala que se sente muito a vontade de falar sobre a guarda por realizar um trabalho muito próximo a categoria. Parabeniza a classe pela unidade e coragem de fazer enfrentamento resultando na conquista. Fala que os agentes de trânsito precisam abraçar essa luta também porque tem o mesmo direito.

O vereador José Carlos dos Reis solicitou a gravação da sessão da Câmara desta segunda-feira (24.08), assim como da sessão passada.

Explicação Pessoal

José Ribeiro – Fala sobre a periculosidade dos agentes de trânsito e cita lei que versa sobre profissões que devem receber esse auxilio em virtude do perigo que estão expostos para exercer cada uma delas. Comenta que não existe um engenheiro de trânsito no município para organizar o trânsito em Brumado. Fala que por mais que se tente fazer se torna quase impossível em razão da falta desse profissional.

José Carlos dos Reis – Fala sobre a negociação sobre os reajustes para os servidores públicos municipais. Fala que a dificuldade está se dando em razão da crise do país. Fala sobre a divisão da parcela do 13º dos aposentados. Fala sobre o site criado para divulgar seu trabalho. Fala que está buscando trilhar o caminho da honestidade e da clareza.   

Castilho Viana – Comenta sobre a necessidade de estacionamentos para motos no centro comercial da cidade. Fala que já fez uma indicação solicitando essa obra. Fala que irá buscar medidas junto ao executivo municipal para amenizar os problemas nos trânsito. Fala sobre a necessidade de manutenção das estradas vicinais e diz que já está entrando em contato com a secretaria de infraestrutura para retomada dos serviços. Registra a satisfação com a reforma da estrada 030 muito cobrada por todos. Fala que ainda está intransitável, mas as obras já começaram e espera que o trabalho seja concluído o mais rápido possível obedecendo os critérios de segurança. Fala sobre a necessidade de construção da Casa de Detenção que ainda não foi iniciada. Fala que estará sempre cobrando a importante obra. Fala que está à disposição da guarda municipal e da satisfação de estar lendo o projeto de lei que contempla a solicitação da categoria.  

Agno Meira – Comenta que nas últimas sessões que era comum cumprimentar a todos, em especial o público de casa em razão da transmissão pela rádio. Fala que atualmente não está sendo transmitida em razão da recomendação do Ministério Público que recomenda a suspensão do contrato com a rádio Alternativa. Fala que é uma perda enorme por parte da população e dos vereadores, pois poucas pessoas estão presentes na sessão. Fala que a participação popular é de extrema importância e a transmissão possibilita que acompanhem o trabalho dos vereadores e cobrem atitudes para o desenvolvimento e crescimento da cidade. Comenta sobre projetos direcionados a moradores da zona rural. Comenta sobre a inauguração do estádio Gilberto Cardoso. Parabeniza o vereador Édio Pereira e o deputado Daniel Almeida.

Santinho – Fala sobre a doação do terreno para construção do presidio e que todo o trabalho realizado por parte do legislativo e do executivo parece ter sido em vão, visto que depois de quase um ano nada foi feito. Fala que o secretário Nestor Duarte está desinformado a respeito da obra, pois não foi iniciada e o mesmo disse que já havia sido concluído. Parabeniza o prefeito pela obra realizada no bairro Centenário. Fala sobre a necessidade da entrega do Posto de saúde do bairro São Jorge em razão da aumento da população no bairro. Fala sobre a cobrança de taxa indevida do Sindicato Rural para liberação de documento. Fala sobre a liberação da Academia de Saúde e da pavimentação de ruas do bairro. Fala sobre bombas quebradas nas localidades rurais.

Édio da Silva Pereira – Retorna a tribuna falando sobre a conquista da guarda municipal e destacando a união da classe. Fala que está à disposição para os agentes de trânsito. Fala sobre a inauguração do estádio dos Prazeres e sobre a sua satisfação em estar presente nessa importante data. Faz retrospectiva sobre toda a jornada para chegar a essa importante vitória contando com o deputado Daniel Almeida. Fala que estiveram prestigiando o evento mais de cinco mil pessoas. Fala sobre a obra da Cesta do Povo. Fala sobre obras inauguradas no município contando com o apoio imprescindível de Daniel Almeida.

Catoze – Fala sobre a necessidade de inauguração da ponte do São Félix. Fala que o bairro do São Félix precisa de uma quadra. Destaca que irá falar com o prefeito para restauração da quadra do bairro. Parabeniza o vereador Santinho pelas conquistas para o bairro Dr. Juracy. Pede para o prefeito não deixar o bairro São Feliz desassistido.

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer o uso da palavra o presidente encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira em seu horário regimental.

CONTINUE LENDO
Brumado: Câmara aprova projeto de lei que adiciona 30% de periculosidade à guarda municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os Guardas Municipais de Brumado voltaram à sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (24) para acompanhar de perto a votação do projeto de lei de nº 016/2015, de autoria do poder executivo, que “insere o § 3º no art. 67 da Lei 1.212, de 13 de maio de 1999, que reformula o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Brumado, bem como autoriza o pagamento do adicional de periculosidade para os Guardas Municipais”. O projeto foi aprovado por unanimidade, mas o adicional de 30% só entrará na folha dos servidores a partir de janeiro de 2016. Mesmo assim, a categoria comemorou a conquista uma semana após uma intensa queda de braço com a administração municipal, que parecia irredutível em ceder o adicional.

'Legislativo nas Escolas': Marcelo Nilo elogia a qualidade de debate em Jequié Foto: Desirê Costa

Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), visitou o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jequié, onde deu continuidade ao projeto “Legislativo nas Escolas”. Na avaliação do deputado, o debate foi de grande valor para os alunos da rede pública, principalmente para aqueles que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nilo ainda ressaltou a importância da discussão da democracia no Brasil e o atual cenário socioeconômico do país. Segundo a diretora do colégio, Rovelina Lima Macedo, o debate com um representante do poder legislativo só amplia o conhecimento dos alunos e dos profissionais presentes. O professor e diretor Hélio Rocha falou que “quanto mais próximo ela [a escola] estiver de uma democracia, do modelo que a gente sonha, mais chances a gente tem de ter uma geração que lute por isso. Por fim, a coordenadora pedagógica Glassuede Vanesa agradeceu ao presidente por prestigiar os alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. “Esperamos que possamos, daqui pra frente, ter uma interação maior entre nossos alunos e a assembleia legislativa”, afirmou ela.

'Crise política é pior que a econômica e Cunha não pode usar a Câmara para seus interesses', diz Daniel Almeida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) falou sobre o atual momento de crise que o país atravessa. O comunista, que apóia o atual governo, admitiu o período crítico que afeta todas as esferas de governo e a economia como um todo. “A economia está desmotivada e não reage. Há a recessão, o desemprego, obras paradas, governos sem conseguir pagar a folha do pessoal”, classificou o parlamentar, apontando em seguida que, mesmo com esses agravantes, há uma saída para a crise econômica. Almeida destacou que a crise política torna-se ainda mais grave por não se saber o seu rumo. “A crise política é mais grave e preocupante porque não se sabe o desfecho, o que nos angustia. Mas temos que ter o compromisso de manter a democracia brasileira, não haver quebra das regras do jogo”, disse ele, fazendo lembrar que o atual governo foi eleito pelo povo, mas não vê que o impeachment seja a solução de tal crise. 

'Crise política é pior que a econômica e Cunha não pode usar a Câmara para seus interesses', diz Daniel Almeida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Estão pedindo o impeachment da presidente, se houver provas vamos consultá-las. Penso que os corruptos realmente devem ser punidos, se são apontadas irregularidades nas empresas, que se punam os envolvidos, mas que se preserve a indústria nacional e seus trabalhadores”, afirmou o deputado, que ao ser indagado sobre o posicionamento de Eduardo Cunha (PMDB), presidente da câmara federal, que virou as costas ao governo de Dilma Rousseff (PT), Daniel foi enfático. “Nesse ambiente, o presidente da Câmara toma uma posição de se contrapor ao governo, mas não pode por a instituição a serviço de seus interesses políticos por mais legítimos que sejam. Vejo que Eduardo ultrapassou esse limite”, concluiu o comunista baiano.

Lagoa Real: Força tarefa vai investigar contaminação de poços com urânio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois da notícia da contaminação das águas de poços da região de Lagoa Real com urânio, uma força-tarefa composta por órgãos federais e estaduais de saúde vai investigar o caso no município e na cidade de Caetité. No último sábado (22), o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinaram a suspensão do consumo da água dos poços da região por conta de contaminação por urânio, substância radioativa. O índice de presença de urânio foi até quatro vezes superior ao limite permitido para consumo humano. Em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, declarou que não foi informado do problema pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, determinou apuração do caso.

Hoje é o último dia para inscrição no Fies

O Ministério da Educação prorrogou o prazo para que os estudantes pré-selecionados para a segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concluam a inscrição na internet, no SisFies. A conclusão da inscrição poderá ser feitas até hoje (25). O prazo inicial tinha encerrado no domingo (23). Ao acessar o site, o estudante deve clicar na opção “conclua sua inscrição”. Após a conclusão no SisFies, o estudante precisa validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dez dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição. Por fim, deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA.

Cantor sertanejo Gino se recupera de cirurgia em casa

O cantor Gino, da dupla sertaneja Gino e Geno, que havia sido internado em estado grave, teve alta médica no último domingo (23) e já está se recuperando em casa. Segundo o informe da assessoria, o cantor passa bem depois de ter realizado uma cirurgia. Com 40 anos de carreira, a dupla mineira está entre os principais artistas da música sertaneja, especialmente por suas letras irreverentes. Ela Chorou de Amor, Coração Cigano, Nós Enverga Mais Não Quebra são alguns dos sucessos dos cantores, que estrearam no mercado fonográfico brasileiro na década de 1970. O produtor da Cavalgada da Amizade, Adão Dias, confirmou, em contato com o site Brumado Notícias, a presença da dupla no evento em novembro.

Brumado: Édio Pereira diz que inauguração do Estádio Gilberto Cardoso foi um sonho realizado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Emocionado com a inauguração do Estádio Gilberto Cardoso, o vereador Édio Pereira (PCdoB) falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre como o sonho da reforma começou a se concretizar. “Tudo começou em março de 2011, com a visita do deputado Daniel Almeida (PCdoB) ao deteriorado Estádio dos Prazeres. Ouvi do deputado “consiga o projeto que garanto os recursos”. Procurei o então prefeito Eduardo Vasconcelos e o projeto foi elaborado. Os recursos da ordem de R$ 1,5 milhão de reais foram garantidos e a obra iniciada no início de 2012. Hoje Brumado tem um dos melhores estádios do interior”, destacou Pereira. A inauguração do novo estádio aconteceu no último sábado (22). 

Brumado: Édio Pereira diz que inauguração do Estádio Gilberto Cardoso foi um sonho realizado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A festa contou com a presença do deputado Daniel Almeida, do Secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Álvaro Gomes, representando o governador, deputados estaduais, vereadores e lideranças regionais. “Foi um dia histórico para o futebol brumadense, com mais de cinco mil pessoas lotando as dependências do Gilbertão. Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias pela grande parceria, vez que o município investiu cinco vezes mais do que a exigência do contrato. Agradeço ao deputado Daniel Almeida pelos recursos viabilizados e pelo grande compromisso firmado com o nosso mandato e principalmente com Brumado. Agradeço a população pelo apoio que tenho recebido e por acreditar em nosso trabalho. Por último, agradeço a Deus por ter me dado força e inspiração para correr atrás da viabilização deste grande sonho dos desportistas”, concluiu o vereador.

Ministério Público realiza reunião sobre destinação final do lixo de Brumado Foto: Divulgação

A Promotoria de Justiça de Brumado realizou reunião no último dia 19 com a finalidade de discutir a destinação final do lixo do município. Participaram do encontro a Promotora Lívia Sampaio Pereira, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), o Procurador Municipal, Acioli Viana, o Secretário Municipal de Infraestrutura, André Cardoso, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Frederico Neves, e os coordenadores do Modera, Henrique Rocha, Aurino Ferreira e Jorge Valério Gomes. Na oportunidade, o Modera apresentou um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores. No documento foram descritos os impactos ambientais do aterro, a exemplo da contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. 

Ministério Público realiza reunião sobre destinação final do lixo de Brumado Foto: Divulgação

O aterro recebe todo o lixo do município de Brumado. Em seguida, a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Nesse aspecto, o Procurador Acioli Viana informou que o município já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão dos resíduos. No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro foi agendada uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro. Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes, como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da prefeitura com a empresa de limpeza urbana pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; entre outros.

Brumado: Tem promoção em dobro no Subway

Nesta quarta-feira (26), na compra de um sanduíche no Subway você ganha outro igual. Aproveite essa super promoção e combine com os seus amigos de comer no restaurante. Monte o seu sanduíche, escolha seus acompanhamentos e se delicie com o melhor lanche natural da cidade. Em Brumado, o Subway fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite. O telefone é (77) 3453-1473.

Bahia: Servidores da Justiça Eleitoral paralisam atividades nesta terça (25) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mobilizados pela derrubada ao veto da Presidência da República ao Projeto de Lei nº 28/15, os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia vão paralisar as atividades em todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado. O Projeto de Lei, que trata da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, sem reajuste a contar de 2006, tramita desde 2009 nas casas legislativas. Passando por todas as comissões no Congresso Nacional, recentemente foi aprovado, por unanimidade, no Senado Federal. Em 21 de julho, sofreu o veto da Presidente da República. Com os cargos em carreira defasados desde 2006, se comparados aos postos de trabalho análogos dos poderes Legislativo e Executivo, os servidores do judiciário federal almejam, por meio do PLC nº 28/15, uma recomposição salarial em torno de 56%, referentes às perdas inflacionárias de quase uma década de estagnação salarial, com pagamento escalonado, em parcelas semestrais, durante os próximos três anos. O Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, reafirmou publicamente seu apoio à reivindicação dos servidores do Poder Judiciário.

Prefeitura publica homologação de licitação de empresa que servirá refeições no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado publicou na última segunda-feira (24), no Diário Oficial do Município, a homologação da empresa que fornecerá alimentação para os pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Professor Magalhães Neto, Samu 192 e CAPS I. De acordo com a publicação, a empresa B&F Refeições venceu o certame e teve a sua adjudicação - declaração de direito - publicada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a B&F Refeições comandará os serviços no mês de setembro. Ouvidos pela nossa reportagem, pacientes e funcionários do hospital esperam uma melhora na qualidade das refeições. O vereador Romar Pereira (SD) travou um debate no legislativo brumadense cobrando melhorias nas refeições na unidade de saúde. A renomada nutricionista Roberta Neves Tavares será a responsável técnica pelas refeições que serão servidas pela B&F.

Brumado: Como foi a inauguração do novo estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A inauguração do novo Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, foi especial para os desportistas da cidade. O grande público que compareceu ao evento no último sábado (22) comprovou que os brumadenses são apaixonados por futebol e ficaram orgulhosos com o novo estádio, que já coloca Brumado como candidato a receber as grandes equipes durante as disputas do campeonato estadual. Famílias inteiras prestigiaram o evento e participaram da campanha solidária da prefeitura levando alimentos não perecíveis para serem doados a uma casa de caridade local. Mais de 4 toneladas de alimentos foram arrecadados. Segundo estimativa da secretaria municipal de esportes, mais de 5 mil pessoas ocuparam as arquibancadas do estádio, que foi muito valorizada com a centenária filarmônica Lira Ceciliana Brumadense tocando o Hino Nacional. 

Brumado: Como foi a inauguração do novo estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O adversário da seleção local, o Vitória, também valorizou a festa, levando três jogadores escalados para a seleção Brasileira sub-20. Membros da família Cardoso também se fizeram presentes e muito agradeceram as homenagens ao saudoso jogador de futebol. Emocionado, o vereador Édio Pereira (PCdoB), autor do projeto que viabilizou a emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) para as obras de reforma do estádio, fez muitos agradecimentos aos parceiros no empreendimento, dentre os quais o empreiteiro Jair Leite. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que já foi jogador de futebol, ainda ensaiou alguns toques de bola com o vereador. Após as brincadeiras, o secretário estadual de esportes, Álvaro Gomes, improvisou uma roda com as lideranças envolvidas no empreendimento para darem o pontapé inicial no amistoso comemorativo. Mesmo sofrendo uma goleada, a torcida saiu de campo contente por estar recebendo uma nova praça esportiva na cidade. 

Brumado: Como foi a inauguração do novo estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Sei que ainda falta algumas coisas para melhorar, mas já fiquei orgulhoso por agora termos o nosso próprio mando de campo para as grandes disputas. Brumado está de parabéns com esse novo estádio”, comentou o veterano desportista Zezito Brito, o Zitinho do Bahia. “Esse estádio tem uma grande importância para a região, será um equipamento a mais de estímulo para o esporte em nosso estado. Como ele, vejo que Brumado poderá se qualificar para futuramente disputar o campeonato baiano”, disse Álvaro Gomes ao site Brumado Notícias, sendo apoiado pelo deputado Daniel Almeida. “O estádio apresenta uma bela estrutura que não deixa a dever aos demais estádios do interior. Torço para que através deste Brumado possa se ingressar nas grandes competições em nosso estado”. (Veja Fotos). 

Deputado Luciano Ribeiro participa do Encontro Sertanejo de Advogados Foto: Giselle Quintão

Entre os dias 13 e 15 de agosto foi realizado o Encontro Sertanejo de Advogados, que contou com a presença do deputado estadual e advogado Luciano Ribeiro (DEM). No seu painel o parlamentar falou sobre a “Efetivação da Remuneração do Pagamento em prol dos Advogados Dativos”. O encontro aconteceu em Lençóis, na Chapada Diamantina. Para o parlamentar, o debate possibilitou importantes trocas de experiências na área da advocacia. Na oportunidade, Ribeiro recebeu um certificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pela participação como painelista no encontro.

Carreta de empresa brumadense tomba e motorista conquistense morre no Espirito Santo Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um caminhoneiro que trabalhava para uma empresa brumadense morreu após a carreta que ele dirigia tombar na BR-101, em Conceição da Barra, no Espírito Santo. Natural de Vitória da Conquista, Erivaldo Silva viajava de Eunápolis, no Sul da Bahia, para Aracruz, município do Norte do Espírito Santo. A carga de celulose ficou espalhada na pista. Segundo informações da polícia, o motorista foi lançado para fora da carreta e ficou preso debaixo da cabine da carreta. Ele morreu na hora. Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista possivelmente estava sem o cinto de segurança. A pista precisou ficar totalmente interditada, mas foi liberada por volta da meia-noite de segunda-feira (24).

Guanambi: Deputada visita canteiro de obras da Fiol e conversa com operários Foto: Camila Queiroz

Na última sexta-feira (21), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no canteiro de obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), em Guanambi, onde se reuniu com cerca de 200 trabalhadores do consórcio responsável pela obra. Na ocasião, a parlamentar relatou as ações que vem realizando, na liderança da Comissão da Fiol e do Porto Sul da Assembleia Legislativa, a exemplo das audiências com TCU, Ibama e Valec em Brasília. Ela também afirmou que segue na luta para que os recursos federais sejam repassados para a Pavotec, possibilitando que a empresa cumpra as obrigações trabalhistas com os operários, como pagamentos de salários atrasados. A parlamentar informou ainda que está em contato constante com a Valec, estatal responsável pela obra na Bahia, e a diretoria comunicou que está aguardando a liberação do recurso pelo Ministério da Fazenda para repasse da verba. “A luta em favor da Fiol é de todos nós. A nossa Comissão segue cobrando dos órgãos responsáveis que dêem continuidade a este importante projeto e que, no caso do Lote de Guanambi, que executem o repasse do recurso para que os trabalhadores não sejam prejudicados”, afirmou.

Brumauto tem as melhores condições de pagamento para você adquirir seu carro novo

Quer adquirir o seu Volkswagen 0 km? Então chegou a sua hora! Na Brumauto, em toda linha Gol, você pode comprar seu veículo dando 30% de entrada e dividir o restante em 48 vezes, com taxa de juros de 0,99%. Já em toda linha Fox 1.0, basta oferecer 60% de entrada e dividir o restante em 30 vezes, com taxa de 0%. Vá agora mesmo até a concessionária e converse com um vendedor ou ligue (77) 3441-5000/(77) 3441-5065.

Brumado: Diretor da Uneb desobedece, pela terceira vez, decisão judicial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta segunda-feira (24), o atual diretor da Uneb de Brumado, Manuel Castrillón, desobedeceu pela terceira vez consecutiva uma decisão judicial, desta feita expedida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. Através da decisão, o discente Laércio Fernandes de Morais teve os direitos de retornar às atividades acadêmicas concedidos. O aluno havia sido afastado da universidade por decisão do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, que, juntamente com Castrillón, ordenou a exclusão do mesmo, sem que existissem provas de qualquer irregularidade na matricula. O diretor da Uneb já havia desobedecido duas decisões anteriores, inclusive da Justiça Federal. A postura de Manuel Castrillón tem chamado atenção de várias autoridades jurídicas e da sociedade em geral, que prometem uma mobilização em prol do universitário.

Brumado: IFBA homologa matrícula e realiza convocação para o curso em Mineração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Ifba torna pública a homologação das matrículas e convoca os candidatos aprovados no processo seletivo 2015 e pela nota do Enem para o curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Subsequente em Mineração, relativo ao semestre letivo 2015.2. Os candidatos deverão confirmar a sua matrícula entre os dias 25 e 28 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 20h, na Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Bairro do Tanque, Prédio da Universidade Aberta do Brasil/IFBA, 1º Andar. É preciso apresentar documento de identidade (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original). Para ter acesso à relação de candidatos aprovados, clique no edital.

Vitória fez laboratório em Brumado e pode montar uma base na região para formar time B Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comissão técnica da equipe Sub 20 do Vitória fez mais do que colocar o time em campo no jogo inaugural do novo Estádio Gilberto Cardoso, em Brumado. O preparador físico, o técnico e o olheiro da equipe aproveitaram para fazer um laboratório, tanto dos próprios atletas como de alguns brumadenses que poderão ser chamados para as divisões de base da Toca do Leão. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vice-presidente Lim Moura destacou que o novo estádio trará grandes benefícios para o futebol do município e da região. O dirigente rubro-negro apontou que a equipe vem renovando e revelando vários jogadores que estão figurando no futebol nacional e internacional. Ele disse que Brumado e sua microrregião poderão fornecer novos atletas ao time. Na passagem pelo município a delegação assistiu a final do campeonato de futsal e destacou alguns nomes, mas, por estarem com idade acima da média, os mesmos não foram enquadrados na lista de possíveis candidatos a testes no clube da capital. Os olheiros do Leão assistiram a um jogo treino da escolinha de futebol Luzac e gostaram do desempenho de alguns atletas juvenis. No entanto, as atenções foram direcionadas ao atacante da seleção de campo local, Leozinho, que até recebeu convite para um teste em Salvador. 

Vitória fez laboratório em Brumado e pode montar uma base na região para formar time B Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Lim destacou que o jogo amistoso contra Brumado serviu também de laboratório interno para alguns jogadores que ainda não tiveram oportunidade no time sub-20, mas poderão figurar na grande final do campeonato brasileiro contra o Fluminense do Rio de Janeiro. O presidente ainda comentou que o Vitória tem um projeto de interiorização para aproximar os torcedores da equipe. Dentro deste projeto, Lim afirmou que o clube pretende lançar pré-temporadas com as equipes de base nas principais cidades do interior para formar um time B. “O intuito é que, enquanto o time principal estiver disputando o campeonato nacional, o segundo time possa atuar nos campeonatos pelo estado”, declarou ele, adiantando em seguida que, com o novo estádio, Brumado poderá ser uma das bases do interior a promover um torneio de pré-temporada com demais municípios da região. “Isso vai depender da vontade do Vitória com os municípios, na busca de financiamento para este tipo de evento”, concluiu o dirigente.

Arquivo