Achei Sudoeste

29 Abr 2013 - 16:08h

Com o dobro da capacidade, a cadeia de Brumado volta a registrar superlotação. Até a manhã desta segunda-feira (29), 38 detentos encontravam-se custodiados no local, entre eles alguns menores. Por volta das 9h de hoje, um detento e um menor foram transferidos para a capital, restando ao todos 36 detentos na cadeia da cidade, que tem capacidade para 16 pessoas apenas. Segundo dados levantados pela administração da custódia, 30 presos são acusados de tráfico de drogas e o restante responde por porte de arma de fogo.

29 Abr 2013 - 12:44h

Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) visitou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última semana. No gabinete do gestor, Rabelo falou sobre a atual situação da instituição, as carências e dificuldades da Coordenadoria e seus reflexos no trabalho dos policiais. O prefeito salientou a importância da segurança pública e disse que está à disposição para firmar parcerias a fim de buscar melhores condições para a polícia. O coordenador agradeceu a receptividade e reafirmou seu compromisso com a sociedade.

29 Abr 2013 - 11:50h

Um homem, de identidade ainda não revelada, teve um ataque de histeria na Caixa Econômica Federal (CEF), unidade de Brumado, na manhã desta segunda-feira (29). Testemunhas afirmaram que o homem gritava que havia acertado na mega-sena. Aos prantos, ele foi imobilizado pelos seguranças do local e levado para fora do Banco.

29 Abr 2013 - 11:44h

Na madrugada do último sábado (27), a guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou na delegacia de Brumado dois jovens que foram detidos acusados de terem roubado uma motocicleta e assaltado um posto de combustíveis em Aracatu, no sudoeste baiano. Os policiais informaram que seguiram pistas fornecidas pelas vítimas e interceptaram a dupla na BA-262, próximo ao Distrito de Vila Mariana. Com Adriano Araújo, de 20 anos, foram encontrados os R$ 1.200 roubados do posto de combustíveis e o celular do frentista. Já seu comparsa, um adolescente de 15 anos, pilotava a motocicleta que havia sido roubada na cidade. Os infratores estão detidos à disposição da justiça.

29 Abr 2013 - 11:06h

A Minas Calçados e Confecções está contratando vendedoras para preenchimentos de vagas temporárias de emprego. As interessadas devem comparecer à loja, portando currículo com foto. Estas podem participar de uma entrevista. Os requisitos para contratação é ser do sexo feminino e maior de 18 anos. A loja irá oferecer um treinamento de vendas. A Minas Calçados e Confecções fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3319.

29 Abr 2013 - 09:38h

Oito eucaliptos foram roubados da área industrial da Magnesita, em Brumado. Segundo queixa registrada no último sábado (26), os ladrões cortaram as cercas de arame farpado e levaram as espécies de eucaliptos sem serem vistos por nenhum vigia ou funcionário da empresa. A polícia e uma equipe da mineradora investigam o caso.

28 Abr 2013 - 17:12h

Após disputarem o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, etapa da Região Nordeste, em Feira de Santana, o professor Cézar Leite a faixa azul Alexandra Cardoso se preparam para desembarcar no mês julho, no estado de São Paulo, onde irão participar do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu. Os treinos foram intensificados e a dupla conta com o apoio dos colegas da academia Aranha Team e patrocinadores. Alexandra disse que não será fácil trazer uma medalha para casa. “Já deu pra sentir a pedreira que teremos pela frente, pois não foi fácil passar pela grande seletiva na disputa em Feira, mas passamos e vamos batalhar muito por um lugar no pódio”, comentou a atleta, que ficou com a medalha de prata na etapa do Campeonato Brasileiro em Feira de Santana. Já o professor Cézar, que ficou com o bronze na competição, disse que o foco agora é treinar dobrado. “O que vem pela frente já diz tudo, estaremos na briga com o resto do mundo. Coisa de alto nível, disputas acirradas e muita adrenalina. Mas Brumado estará bem representada entre os gigantes”, afirmou o professor.

28 Abr 2013 - 17:08h

No dia 18 de abril, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado estiveram presentes no 81º Seminário Nacional de SPCs (Serviço de Proteção ao Crédito), que ocorreu em Brasília. O evento visa traçar estratégias para fortalecer a marca SPC e aumentar o portfólio de produtos para os associados, de modo a continuar sendo o principal banco de dados do país. O SPC é a instituição que tem o maior banco de cadastros do Brasil e a empresa realiza ações periódicas em parcerias com demais entidades, como CDLs, Serasa, dentre outras, para abordar temas diversos. Segundo os representantes da CDL, a participação no seminário tem o intuito de oferecer ao comércio local novas oportunidades e opções positivas de trabalho.

28 Abr 2013 - 17:02h

O Dia do Trabalhador foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época. Na ocasião, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. A repressão ao movimento foi dura e houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mortos de Chicago, das reivindicações operárias que se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador. Neste 1º de maio, o Sindmineradores fará um evento especial no Clube do Sindicato, que começará às 10h. A programação do evento contará com jogos, sorteios e atração musical. A partir das 17h, será feito sorteio de uma TV de 32”, um forno micro-ondas e uma bicicleta entre os sócios. Às 18h30, haverá um grande ato político, seguido de um animado forró com a Banda Chica Baiana.

28 Abr 2013 - 14:46h

Por volta das 19h do último sábado (27), um acidente de carro ocorrido na BR-030, no trecho que liga os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto, deixou cinco mortos, entre os quais o ex-vereador da cidade de Palmas de Monte Alto, Alcides Rodrigues da Silva, mais conhecido como Santino. De acordo com o JJ Show, na ocasião, um Gol prata, de placa JSQ 7841, de Guanambi, colidiu frontalmente com um Palio prata, de placa HAX 0049, de São Sebastiao de Paraíso (MG). No Golf viajava apenas o motorista Rafael Boa Sorte Reis, 22 anos, natural de Guanambi, que morreu no acidente. Já no Palio havia seis ocupantes que voltavam para o povoado de Pinga Fogo (Palmas de Monte Alto), onde moravam. Além do ex-vereador, os ocupantes do veículo Zé Ládio Silva Novaes, 39 anos, Jalmir Lopes de Brito (Neném de Pinga Fogo) e Cristino Lopes da Silva (Tinim) também morreram com a colisão. Rafael Boa Sorte e Cristino Lopes da Silva chegaram a ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com vida, mas faleceram antes de darem entrada no hospital em razão da gravidade dos ferimentos. Márcio Couto da Silva, 20 anos, e Claudiney Soares de Magalhães, 19 anos, continuam internados no Hospital Regional de Guanambi. A polícia suspeita de que o acidente tenha ocorrido em função de uma ultrapassagem indevida.

28 Abr 2013 - 14:30h

Um acidente envolvendo um carro e um cavalo ocorreu na Rua B, no Bairro São José (Urbis I), em Brumado, por volta do meio dia do último sábado (27). O motorista conhecido como Regi do Gás contou ao Brumado Notícias que parou o carro para passagem dos cavalos, mas logo em seguida um terceiro cavalo veio para cima do veículo. O animal quebrou o para-brisa e a janela do lado do carona. “Ali estaria o meu filho. Minha esposa é que não me deixou trazê-lo. Nessa hora ele poderia estar morto com a força do coice do animal”, disse. O condutor não encontrou o dono dos cavalos e por isso irá recorrer à justiça pra que a prefeitura o indenize por deixar animais soltos nas ruas. O motorista desabafou afirmando que o bairro virou um pasto e a prefeitura não toma nenhuma providencia. “Tinha que ser um carro de um político pra ver se eles davam atenção a isso”, declarou.  A menos de 300 metros do local, a nossa reportagem flagrou o cavalo envolvido no acidente com alguns ferimentos. Já na Praça Wenceslau Rizério de Araújo, entrada do Bairro Santa Tereza, a menos de 1 km do acidente, um homem tocava uma boiada entre carros e motos, com risco de uma nova ocorrência.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

28 Abr 2013 - 10:43h

Em entrevista ao Brumado Notícias, o Capitão Rogério Cardoso, Subcomandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual (CIPRV), apontou que parte da culpa dos acidentes ocorridos nos trevos do anel viário em Brumado é dos condutores. “A falta de sinalização não é o motivo principal e único dos acidentes. Agregado a isso está à pressa, ultrapassagem perigosa, falta de atenção e sonolência”, disse. O Capitão contou que em um dos acidentes, o motorista admitiu que tentou forçar uma ultrapassagem no trecho. O oficial afirmou que falta sim sinalização e iluminação em alguns trechos e que a PRE firmou uma parceria com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para manter as rodovias, mas se trata de uma malha viária muito extensa. Mesmo assim, o Capitão Rogério reforçou o pedido de atenção. “Quando chegarem próximo a qualquer cidade, se não a conhecem, tomem mais precauções, diminuam a velocidade e conheçam o trecho”, pediu.

28 Abr 2013 - 08:36h

O vídeo de inscrição da cantora brumadense Moni Viana produzido para a seletiva da segunda edição do programa global The Voice Brasil vem ganhando bastante repercussão na internet. Em menos de um mês, o vídeo chegou a mais de três mil visualizações no Youtube e milhares de compartilhamentos no Facebook. Nas redes sociais, os internautas apóiam a participação da jovem cantora no programa. Moni Viana foi eleita cantora revelação do Festival de Músicas Pioneiras de Brumado (FEMPB), edição de 2012, ocasião em que ganhou uma viagem para Búzios (RJ) do Brumado Notícias e da Voar Turismo, patrocinadores do evento. No vídeo, a cantora interpreta a música Nada Por Mim, da Banda Kid Abelha. 

28 Abr 2013 - 08:30h

Preocupados com a situação dos criadores e pequenos comerciantes envolvidos com a comercialização e o consumo de carnes no município Lagoa Real, a Secretaria Municipal de Agricultura e Coopllar, juntamente com a Câmara de Vereadores, realizaram na última quinta-feira (25) a 1ª Audiência Pública para tratar do assunto. O objetivo era chamar a atenção das autoridades, instituições públicas e privadas, famílias e sociedade civil para um problema que afeta todo município e a partir daí se unirem para criar estratégias para a legalização do abate de carnes bovina e valorização dos pequenos criadores de Lagoa Real.

27 Abr 2013 - 18:26h

No dia 18 de maio, acontece em Brumado, na área interna do Bruhmet, a 1ª Choppada  de Direito. O evento, que é organizado pelos estudantes de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promete entrar para o calendário de festas da cidade. Segundo os organizadores da Choppada, a festa busca reunir gente jovem, bonita e baladeira que gosta de diversão e muita paquera. Os convites serão limitados e estão disponíveis com os organizadores do evento. Não perca esta grande festa e garanta já o seu convite.

27 Abr 2013 - 17:38h

A estiagem prolongada tem prejudicado a produção de manga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A fruta é a principal atividade econômica da cidade, que produz 150 mil toneladas por ano. De acordo com o G1, em função dos níveis baixos de água do Rio Brumado, que abastece a região, as plantações não estão sendo irrigadas desde novembro do ano passado e, por isso, as mangueiras não dão mais frutos. De acordo com dados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), quatro mil hectares de pés de manga estão mortos, o equivalente a uma queda de 90% da produção e R$ 120 milhões de prejuízo no ano. Além disso, a EBDA calcula sete mil desempregados no município e na cidade vizinha, Dom Basílio. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) informou que, do início do ano até agora, o volume de chuva na região de Livramento foi de 158 milímetros, com redução de 60% em relação à média para o período.

27 Abr 2013 - 12:00h

No próximo domingo (28), o Projeto Domingo da Cultura será realizado na Praça Coronel Zeca Leite, a partir das 18h, em Brumado. O projeto visa criar um espaço para que os artistas possam expor seus trabalhos. Além das exposições, no anfiteatro da praça serão realizadas atividades de dança, ginástica laboral, circo, entre outras, envolvendo todo o público presente. Zônia Amorim, empresária responsável pela execução do evento, disse estar entusiasmada, pois esses encontros irão possibilitar aos artistas locais a promoção dos seus trabalhos. “Pretendemos alcançar o maior número possível de pessoas e para tanto estaremos realizando atividades para envolver o público”, destacou. A secretária de Educação Acácia Gondim ressaltou que a cada domingo serão expostos trabalhos de artistas diferentes, com o intuito de dar chance a todos os artistas brumadenses.

27 Abr 2013 - 11:11h

As obras de construção de uma das passarelas da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na BA-148, que faz parte do Lote IV em Brumado, começaram nesta semana e já chama a atenção de quem passa pelo trecho da obra. Com a passarela, será formado o primeiro viaduto em uma rodovia de acesso à Brumado. Às margens da obra, homens trabalham na limpeza e abertura do trecho, onde 10 km de caatinga já haviam sido retirados. A passarela terá 12 metros de altura partindo da base, e 150 metros de extensão. A obra está prevista para terminar em 90 dias.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

27 Abr 2013 - 10:20h

O período de falta de água é critico no sertão baiano. Apesar da realidade, a reportagem do Brumado Notícias flagrou um grande desperdício do líquido na tarde da última sexta-feira (26), a margem da BA-943, rodovia de acesso ao Distrito de Itaquaraí, em Brumado. O vazamento não parece ser de um cano de rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

27 Abr 2013 - 09:21h

O sinal de telefonia celular foi ampliado para a localidade de Umbaúba, próximo ao Distrito de  Ibitara, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, após solicitação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) junto è empresa de telefonia Oi. Uma equipe de técnicos da empresa se encontra na localidade, onde já foi feita a instalação das torres. A previsão é de que o sinal esteja disponível na próxima semana. A parlamentar já havia conseguido a ampliação para o Distrito de Ibitira.