Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Agentes de saúde engajados na campanha solidária de doação do sangue Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes de saúde de Brumado atenderam a convocação da coordenação do Hemoba na manhã da última quinta-feira (23) e participaram de uma palestra que debateu o abastecimento do banco de sangue da cidade. A reunião aconteceu no salão de treinamento da prefeitura e teve como foco principal mobilizar a comunidade a doar sangue. Segundo dados da coordenação, o banco de sangue está com o estoque bem reduzido, o qual não atende a real necessidade do polo regional. “Esperamos que os agentes que realizam o trabalho corpo a corpo com a comunidade sejam multiplicadores no que diz respeito a conscientizar a população para a nossa carência de doadores”, disse a enfermeira Jozelma Amorim ao site Brumado Notícias, que faz parte da coordenação do Hemoba no município. Neste sábado (25), o Hemoba vai promover o sabadão solidário de doação.

Maracás: Unidade de saúde beneficia 1,3 mil famílias carentes Foto: Manu Dias/GOVBA

O bairro Irmã Dulce, localizado no município de Maracás, no sudoeste baiano, recebeu novos investimentos que fazem jus à homenagem feita à beata baiana, que dedicou parte da vida para viabilizar atendimento médico a quem mais precisava. Entre as obras mais recentes inauguradas no local, uma é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que também leva o nome de Irmã Dulce, e a outra é a creche, que passou por reforma total e ampliação para abrigar 220 crianças de dois a cinco anos. Cerca de 1,3 mil famílias moram no bairro que, há aproximadamente um ano, também foi contemplado com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa, acompanhado de outras autoridades, visitou as instalações da UBS, que dispõe de laboratórios médicos e odontológico, além de salas para vacinação, curativos e entrega de medicamentos. Ele também inaugurou os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Brasília. Foram investidos R$ 427 mil na UBS, com recursos das três esferas de governo. De acordo com a secretária de Saúde de Maracás, Ilze Novaes, a equipe da unidade é composta de médico clínico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e um dentista.

Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo de entrega do Imposto de Renda

Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, ano-base 2014. A Receita Federal está iniciando um esforço estratégico de fiscalização nas pessoas que caíram na chamada "malha fina" na declaração do ano passado. Para combater fraudes e infrações, o Fisco informou que serão intimadas 80 mil pessoas em março e abril. Até o final do ano, mais 200 mil contribuintes serão notificados para prestar informações ao órgão. Segundo a especialista em Direito Tributário, integrante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Elisabeth Lewandowski Libertuci, o prazo de cobrança previsto em lei é de 5 anos. O sistema totalmente informatizado da Receita Federal dá oportunidade ao contribuinte para ele verificar se os dados informados são compatíveis com o banco de dados da Receita. A especialista alerta que o contribuinte deve reconhecer que existe o erro e fazer a modificação. Ela ressalta que a Receita Federal não intima o contribuinte. Por isso, ele deve entrar no site da Receita e checar as informações, antes de qualquer provocação por parte do órgão. Segundo a advogada, a Receita só envia um comunicado, depois que já foi iniciado um processo de fiscalização em relação ao contribuinte e, aí sim, ele tem 30 dias para cumprir as informações solicitadas.

Receita amplia isenção de IPI a veículo de taxistas e de pessoas com deficiência Foto: Reprodução

Os taxistas e as pessoas com deficiência terão mais prazo para pedir a isenção de impostos na compra de veículos. A Receita Federal ampliou, de 180 para 270 dias, a validade da autorização de aquisição de veículo sem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo o órgão, a ampliação foi necessária para dar mais tranquilidade aos taxistas e às pessoas com deficiência, pois, depois de conseguir a isenção do IPI, esses contribuintes tinham dificuldade de pedir aos governos estaduais a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a compra de veículos. A autorização para isentar o IPI, tributo federal, é um documento necessário para requerer a isenção do ICMS, imposto de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. No entanto, segundo a Receita, como o trâmite dos pedidos às unidades da Federação muitas vezes ultrapassava 180 dias, o documento de isenção do IPI caducava. Para evitar o transtorno, que obrigava o contribuinte a reiniciar o processo na Receita Federal, o Fisco decidiu aumentar em 90 dias a validade da isenção do IPI nesses casos.

Porto Seguro: Bebê que nasceu em banheiro de hospital é transferido após 2 meses

O bebê prematuro que nasceu no banheiro do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, foi transferido na última quinta-feira (23) para o Hospital Regional de Guanambi. Ele aguardava há dois meses por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A transferência ocorreu um dia após a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciar que uma vaga havia sido disponibilizada para o recém-nascido Brian Emanuel em Guanambi. A mãe da criança, a adolescente Renata Pereira Oliveira, de 15 anos, e a avó, Rosemary Pereira, também viajaram para acompanhar o bebê. A família chegou a entrar com um pedido na Justiça. Uma liminar expedida na última na sexta-feira (17) determinou a transferência da criança em até três dias. Brian Emanuel nasceu no dia 21 de fevereiro, no hospital de Porto Seguro, com 29 semanas, cerca de sete meses, e apenas 38 centímetros e um quilo e 270 gramas. O nascimento ocorreu de repente. A mãe sentiu algumas dores e antes de entrar na sala de parto teve o filho prematuramente no banheiro do hospital. No período de internação, o bebê pegou uma infecção, teve três paradas cardiorrespiratórias e já teve que fazer quatro transfusões sanguíneas.

Major Jocevã busca implantação de custódia de motos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na avaliação do comando da Polícia Militar de Brumado, as motocicletas estão envolvidas em mais de 95% dos crimes cometidos no município. Com os dados, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), tem buscado apoio dos poderes públicos para que o município possa o quanto antes regularizar o serviço de mototáxi, bem como conseguir um espaço classificado por ele como “custódia para motos”. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major explicou que os marginais e o tráfico utilizam com mais frequência o veículo de duas rodas por causa da facilidade de mobilização na área urbana. O comandante destacou ainda que por conta disso, nos últimos anos, houve um aumento significativo no roubo de motos. Jocevã afirmou que esse é um dos motivos que obriga a polícia a direcionar mais sua atenção para as blitz de motos. “Não é uma perseguição ao motociclista, mas sim um trabalho de prevenção que visa proteger os próprios condutores que são vítimas dos marginais. Reforço que para sermos mais eficientes precisaremos da custódia de motos na cidade”, reiterou o Major, acrescentando que, mesmo com o efetivo reduzido, a companhia vai intensificar as abordagens também nas comunidades rurais, onde, segundo ele, tem ocorrido muitas ações delituosas.

Bahia corta 1.167 empregos com carteira assinada em março; pior em 11 anos Foto: Agência Brasil

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no último mês de março, a Bahia cortou 1.167 empregos com carteira assinada - uma redução de 0,06% em relação a fevereiro de 2015. O resultado, fruto da diferença entre o total de 62.480 mil admissões e 63.647 mil demissões, representa o pior mês de março para o emprego formal dos últimos 11 anos. No Brasil, houve sinais de recuperação no período pesquisado - foram 19,2 mil empregos gerados, 0,05% a mais do que em fevereiro, apesar do saldo dos últimos 12 meses ainda ser negativo, com perda de 48,6 mil postos de trabalho. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon – BA), Carlos Henrique Passos, a tendência é que haja mais demissões nos próximos meses. Na Bahia, o setor que mais demitiu foi o da construção civil. Em março, 2.136 trabalhadores do setor ficaram sem emprego, seguido pelo setor de comércio, com menos 635 postos de trabalho.

Hemoba realiza Sabadão Solidário em Brumado e em mais 5 municípios baianos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste sábado (25), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza mais uma edição do programa Sabadão Solidário. A unidade de Brumado, localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87 - Jardim Brasil, funcionará das 07h às 13h para a coleta de sangue e abastecimento dos estoques. Além da cidade, mais cinco unidades de coleta e transfusão de municípios baianos - Jacobina, Barreiras, Juazeiro, Alagoinhas e Eunápolis - estarão abertas em horários especiais com o objetivo de atender o maior número de doadores voluntários.

Festa do Pararatibum acontece pela primeira vez em Brumado no dia 22 de maio

No dia 22 de maio, na AABB, em Brumado, acontece pela primeira vez na cidade a festa Pararatibum. Duas super atrações vão fazer a alegria do público presente: a banda Kaso Contrário e o fenômeno do momento, a banda Vingadora. Comandada pela vocalista Tays Reis, a banda de arrocha se apresentará pela primeira vez no município. A expectativa é grande e o público já está contando os dias para essa grande festa. Os ingressos custam somente R$ 20 e podem ser adquiridos na Tiazinha Distribuidora, Bocas Grill e pessoalmente com comissários de vendas. Na sexta-feira, 22 de maio, você tem um encontro marcado com a alegria na AABB. Vem Pararatibum, gente!

Brumado: Secretaria de saúde buscará apoio do Mais Médicos para suprir déficit nas unidades básicas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretaria de saúde de Brumado (Sesau) possui um déficit de médicos nas unidades básicas de saúde (UBS). O secretário Cláudio Feres explicou ao site Brumado Notícias que o município perdeu cinco médicos no último ciclo do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e tem encontrado dificuldades em conseguir profissionais para atuarem na cidade. Diante do problema, Feres destacou que ficou uma lacuna a ser preenchida nas UBS. Para tanto, o secretário declarou que está buscando apoio do Ministério da Saúde, através do programa Mais Médicos, para que a rede municipal seja assistida por médicos cubanos. Sete médicos já foram solicitados pela Sesau e espera-se que o apelo seja atendido até o mês de junho. Para o secretário, o atendimento a solicitação ajudará a suprir a carência na atenção básica e ao mesmo tempo desafogará um pouco mais a folha da prefeitura, já que os médicos estrangeiros são mantidos pelo governo federal.

Ministério Público de Guanambi pede inconstitucionalidade de lei que cria 459 cargos comissionados Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade para derrubar artigos da 710/2013, que criam 459 cargos comissionados no município de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo o documento, os cargos foram criados de forma irregular, sem especificar atribuições de chefia, direção e assessoramento ou com funções típicas de cargos efetivos e de carreira. O órgão pede uma medida cautelar para suspender os efeitos da lei. A ação indica que houve um acréscimo de 300% no percentual de cargos em comissão na cidade - quase metade dos cargos da estrutura administrativa é composta por servidores comissionados. O MP afirma que os cargos em comissão devem ter suas atribuições plenamente pré-definidas em lei, com interpretação restritiva. Segundo o órgão, alguns órgãos de Guanambi são estruturados quase que exclusivamente através de cargos em comissão, ainda que para atividades próprias de servidores efetivos.

Tanhaçu: Idoso é agredido e torturado durante assalto em sua propriedade na zona rural

O idoso José Fontana, mais conhecido como Zé Boiadeiro, de 78 anos, teve sua propriedade localizada na zona rural de Tanhaçu invadida na manhã da última quinta-feira (23). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, cinco indivíduos chegaram no local em um veículo de cor prata, com placa da cidade de Bom Jesus da Lapa, à procura de dinheiro. Eles agrediram o idoso e um de seus funcionários. Violentos, os bandidos ainda torturaram a vítima com choques elétricos. O grupo fugiu da propriedade levando um veículo. Antes da fuga, eles ainda tentaram roubar a casa vizinha, de um filho da vítima, mas não conseguiram. Os familiares do idoso registraram a ocorrência e a polícia está investigando o caso na busca por identificar os criminosos.

Com Bolsa Família, 6,3% das famílias de Caculé saem da pobreza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o último ciclo de revisão cadastral 2014 do Bolsa Família, na cidade de Caculé 6,3% das famílias deixaram de receber a ajuda do governo federal através do programa assistencialista devido ao melhoramento da renda. O município está entre as dez primeiras cidades da lista, que também é composta por Nova Ibiá (9,2%), no médio Rio de Contas - o município foi o maior (proporcionalmente) em retirada de famílias do programa, que saíram da linha da pobreza e passaram a poder sustentar suas próprias casas sem a ajuda do governo. Em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, 8,7% das famílias deixaram de receber a ajuda do governo federal. De acordo com o Bahia Notícias, em Ubatã, também no médio Rio de Contas, 6,9% das famílias, após o recadastramento, saíram do Bolsa Família. Seguem nas primeiras colocações as cidades de Simões Filho (6,5%), Mirangaba (6,4%), Valente (6,3%), Porto Seguro (5,3%), Licínio de Almeida (5%) e Jaguaquara (4,9%).

Brumado recebe 26 mil mudas de mandioca para comunidades rurais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado recebeu 26 mil mudas de mandioca produzidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) na biofábrica do cacau, em Uruçuca. O secretário municipal de agricultura, Frederico Neves, explicou ao Brumado Notícias que as raízes serão plantadas na unidade de produção da Fazenda Lagoa do Mourão, em uma área de 2 hectares com sistema de irrigação. Segundo ele, após serem multiplicadas, elas serão distribuídas nas comunidades rurais do município. O secretário disse ainda que se tratam de mudas genéticas de três variedades: mulatinha, formosa e caipira. As mudas classificadas como de altíssima qualidade estão isentas de doenças e são totalmente adaptáveis a região. Na próxima semana, as mudas, que ainda se encontram no canteiro do Parque de Exposições Gilson Brito, serão levadas para a unidade de produção para serem plantadas.

Criolipólise: Tratamento para redução de medidas em Brumado

Quer ficar bem com o seu corpo? Agende uma consulta para conhecimento da criolipólise, tratamento que reduz até 25% da gordura localizada com apenas uma sessão. Você pode agendar uma avaliação gratuita para conhecer o tratamento e os benefícios que o mesmo pode proporcionar para o seu corpo e bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres é a responsável pelas sessões. Os resultados são percebidos a partir da terceira semana. Agende agora mesmo a sua avaliação gratuitamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

66% dos brasileiros estão pessimistas com situação do país

O brasileiro está pessimista quanto à economia do país e pretende conter gastos em 2015, segundo pesquisa promovida pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e pela empresa TNS Brasil, em que 66% dos entrevistados avaliam como “ruim” ou “péssima” a situação do Brasil, enquanto no ano passado 37% dos entrevistados tiveram a mesma avaliação. Ao mesmo tempo, 64% acham que o crescimento do país vai piorar, contra 13% que acreditam em melhora. Em 2014, esses números eram 31% e 38%, respectivamente. A Acrefi e a TNS Brasil, empresa especializada em pesquisa de mercado, ouviram 1001 pessoas, de todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram realizadas em dois períodos: o primeiro, no dia 24 de outubro de 2014 e o segundo entre os dias 24 de março e 2 de abril de 2015. Entre os entrevistados, 85% disseram que pretendem economizar mais, enquanto 13% informaram que não mudarão o padrão de gastos e 2% disseram que devem gastar mais em 2015. As intenções de realizar um financiamento este ano também diminuíram em relação ao ano passado. Em 2014, 61% dos entrevistados não estavam propensos a contratar um financiamento. Esse número, em 2015, chegou a 76%, registrando um aumento de 15%. Além disso, 81% dos entrevistados acreditam que o desemprego vai aumentar nos próximos meses. Na visão do presidente da Acrefi, Érico Ferreira a pesquisa revela ainda que a população divide a responsabilidade da crise entre o governo federal e o Congresso Nacional. São 61% que acreditam na responsabilidade do Congresso e 73% na responsabilidade do governo. As informações são da Agência Brasil.

Luciano Ribeiro diz que Estado aumenta arrecadação mantendo obras paralisadas Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (22), em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) avaliou a atual administração do governo do Estado. O parlamentar destacou que na gestão do governador Rui Costa (PT) está havendo aumento na arrecadação, obras paralisadas, e, em contrapartida, alto investimento em marketing. “Temos presenciado, por um lado, obras paradas, o Hospital Ana Nery sem material para atender aos seus pacientes, assaltos a bancos, dentre outros problemas e, por outro lado, aumento da carga tributária para os baianos, a exemplo do ICMS sobre a gasolina, aumentos abusivos das taxas do Detran, taxação dos débitos não tributáveis, aliado ao aumento de gastos em marketing, como a contratação de uma empresa para realização de evento pela governadoria, durante 4 meses, ao preço de R$ 1.250.000”, destacou o deputado. Luciano ainda lembrou da promessa do governador em atender aos pedidos da primeira-dama para realizar por sua terra natal, Jequié, a qual não está, segundo Ribeiro, sendo cumprida. Ele concluiu o seu pronunciamento afirmando que esta não é a Bahia que os baianos querem e merecem.

Dois municípios baianos terão novas eleições em 14 de junho

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou, em sessão de julgamento realizada na última semana, as Resoluções Administrativas 3/15 e a 4/15, que determinam, respectivamente, novas eleições para os cargos de prefeito e vice dos municípios de Terra Nova e Presidente Tancredo Neves para o dia 14 de junho de 2015. Porém, só poderá votar o eleitor que estava apto com a Justiça Eleitoral até o dia 15 de abril, data de publicação da Resolução. Após terem os diplomas cassados no mês de setembro de 2013 pelo Regional baiano, o então Prefeito de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza (PMDB) e seu Vice, Humberto Teixeira de Sena Filho, recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por sua vez, manteve a decisão do TRE-BA pela cassação dos dois representantes públicos, após serem condenados pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) por improbidade administrativa referente às Eleições 2012. Já no caso do município Presidente Tancredo Neves, o também Prefeito Moacy Pereira dos Santos (PDT) e seu Vice Moacir de Jesus Félix (PSC) tiveram seus mandatos cassados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico no dia 5 de fevereiro deste ano pelo TRE-BA, que manteve a decisão em Sessão de Julgamento no dia 8 de abril após as partes recorrem. Em 18 de março, em decisão monocrática, a Ministra do TSE Maria Thereza Rocha de Assis Moura negou seguimento ao pedido de Ação Cautelar do prefeito. Os partidos ou coligações interessados em concorrer ao pleito deverão solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até o dia 25 de abril, no Cartório da 192ª Zona Eleitoral, a qual pertence o município de Terra Nova, e ao Cartório da 31ª Zona, no caso de Presidente Tancredo Neves. Contudo, só poderão participar da eleição os partidos que registraram seus estatutos no TSE até 14 de junho de 2014.

Construtora CBV vence pregão e deve realizar obras da estrada Brumado a Sussuarana, diz Vitor Bonfim Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Vencedora do pregão eletrônico realizado na última quarta-feira (22), a Construtora CBV deverá ser confirmada na próxima semana como a responsável pelas obras de recuperação/reconstrução do trecho de 50 km da estrada BR-030, entre Brumado e o Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. A notícia foi divulgada pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) em entrevista concedida ao site Brumado Notícias. “Tenho acompanhado de perto o andamento deste processo e cobrado maior agilidade dos órgãos envolvidos. Com a finalização do pregão eletrônico, até a semana que vem teremos a finalização de todo o processo licitatório, o que permitirá o início das obras. Tenho me empenhado bastante na busca pela recuperação ou construção/reconstrução de rodovias nos municípios de nossa região e este trabalho tem rendido bons frutos. Em breve teremos mais boas notícias como esta”.

Compre na Casashop e abasteça o seu carro de graça

Ao fazer as suas compras na Casashop, você abastece o seu carro de graça. Isso mesmo! Os clientes de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, Paramirim, Ituaçu, Tanhaçu, Barra da Estiva e região podem participar da promoção. Nas compras de R$ 1.300, os clientes terão direito a 15 litros de combustível; nas compras de R$ 1.800 serão 20 litros; nas compras de R$ 2.300 serão 25 litros; nas compras de R$ 2.500 serão 30 litros e, nas compras acima de R$ 3 mil, os clientes terão direito a 40 litros de combustível. A Casashop, o shopping da construção, fica localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 269, em Vitória da Conquista. Para mais informações, ligue (77) 3429-8500. Vem comprar barato que a Casashop paga o seu combustível.

Uneb esclarece acusações contra diretor do Campus XX em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a publicação de matéria no site Brumado Notícias falando sobre o fato que o diretor da Uneb, campus de Brumado, Manuel Castrillon foi intimado a cumprir em 48 horas um mandado de segurança que está sendo movido por advogados dos alunos e de alguns docentes que lecionam na instituição, a assessoria de comunicação da instituição enviou nota de esclarecimento ao site. Na nota, a assessoria informa que a Procuradoria Jurídica (PROJUR) da universidade está analisando e tomando as medidas cabíveis relativas ao Mandado de Segurança impetrado contra o diretor. Além disso, a assessoria esclarece que o pleito da Uneb em relação às instalações do antigo Derba foi feito diretamente pelo Gabinete da Reitoria ao Governo do Estado da Bahia, por provocação do próprio Estado, que está disponibilizando áreas e/ou estruturas físicas construídas de órgãos extintos para outras instituições públicas do Estado. Se confirmado, será elaborado projeto de Campus Universitário ouvindo a comunidade acadêmica para implantação em médio prazo. Outra opção em análise, segundo a assessoria, é a possibilidade de doação de área compatível com os interesses da universidade para a região de Brumado. Para tanto, a Assessoria Especial (ASSESP) da Reitoria está agendando contatos com lideranças locais e com a prefeitura municipal.

Após 3 meses de queda, criação de empregos volta a crescer Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Depois de três meses consecutivos em queda, a geração de empregos formais no país voltou a crescer em março com a criação de 19.282 novos postos de trabalho formal. O dado representa um crescimento de 0,05% em relação ao mês anterior, quando havia sido registrado fechamento de 2.415 vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados hoje (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado do ano o resultado ficou negativo (-0,12%) com queda de 50.354. No acumulado dos últimos 12 meses, o Caged registrou em março a redução de 48.678 postos de trabalho formal. O resultado do mês de março de 2015 é melhor do que o obtido no mesmo mês do ano passado (13.117). No ano, foram admitidos 5.088.689 trabalhadores com carteira assinada e 5.139.043 demitidos.  O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que o resultado negativo no acumulado do ano preocupa. Ele ressaltou, no entanto, que o país começa a se recuperar da crise. “No nosso entendimento estamos vivendo uma crise política que também impacta a economia. Isso posterga a compra de um automóvel, de um apartamento e o investidor deixa de investir. O que nos mostra o resultado de março é que nós começamos uma recuperação e abril será melhor do que março”, analisou Dias. As informações são da Agência Brasil.

MEC prorroga o prazo para renovação de contratos do Fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”. Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar. Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados. Hoje (23), o ministro voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.  Em relação aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Brumado: Quadrilha amordaça família, rouba cofres e carro; polícia recupera veículo Foto: Divulgação/PM

Uma quadrilha fortemente armada invadiu uma residência localizada na comunidade Várzea da Pedra, zona rural do município de Brumado, no final da tarde da última quarta-feira (22), e provocou momentos de terror ao amordaçar uma dona da casa e sua filha. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os marginais fizeram inúmeras ameaças até conseguirem roubar dois cofres contendo dinheiro e outros objetos de valor, além de produtos eletrônicos. Os itens subtraídos do interior da residência foram transportados na fuga no carro da própria família, uma picape Hillux. Já na manhã desta quinta-feira (23), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até a comunidade da Lagoa Funda, onde populares alertaram que o veículo havia sido abandonado no local. A informação foi confirmada pela polícia. O carro foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica para ser periciado e devolvido ao proprietário. A polícia continua a fazer buscas na região a fim de encontrar os autores do crime.

A pedido da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), a Justiça de Vitória da Conquista determinou o bloqueio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de pensão alimentícia em favor de Rita de Cássia Prado, moradora do município. Há nove anos, ela, que é mãe de três filhas, tenta garantir o direito de recebimento da pensão. Antes de bloquear o FGTS, a Justiça já havia determinado o desconto da pensão na folha de pagamento do credor. No entanto, como a dívida não foi quitada, a Defensoria voltou a solicitar o bloqueio de verbas, dessa vez do Fundo de Garantia. De acordo com o Bahia Notícias, a defensora pública responsável pelo caso, Lorena Barreto, disse que solicitou o bloqueio de verba do FGTS e, mesmo o juiz oficiando a Caixa Econômica em Brasília por duas vezes, não houve resposta. “Também oficiamos a Caixa da capital federal e ligamos insistentemente para que o banco atendesse a solicitação judicial. Após meses, conseguimos que eles fizessem o bloqueio", afirmou a defensora, destacando que a decisão está de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que prevê à possibilidade de a Justiça estadual autorizar o levantamento de valores de conta vinculada ao FGTS para o pagamento de obrigação alimentar do titular.

Arquivo