A partir da construção do Brumado Park Residence, a E2 Engenharia e Empreendimentos vai assinar o projeto de revitalização da Praça João Romão, localizada no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, e a implantação de um módulo de apoio policial. Durante o processo de revitalização da praça, serão inseridas novas vegetações com projeto paisagístico, parquinho infantil, áreas de jogos e de vivência com bancos. O objetivo é oferecer à cidade mais uma opção de lazer, com segurança. A revitalização faz parte do projeto que deu início às obras do Brumado Park Residence. O empreendimento é o primeiro condomínio fechado da cidade, inspirado em condomínios sustentáveis que valorizam o lazer, o bem-estar, o contato com a natureza e a segurança. As áreas comuns do Brumado Park Residence serão compostas por salão de eventos/gourmet, brinquedoteca, salão de jogos, sala de vídeo, academia, parque infantil, piscinas adulto e infantil, quiosque para churrasco, quadra esportiva, guarita, sanitários, vagas para estacionamento e uma extensa área verde com pista para caminhada.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que candidatos a concursos públicos não podem ser barrados nos processos de seleção por terem tatuagem. A decisão deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça. O STF aceitou o recurso de um candidato ao concurso de soldado da Polícia Militar (PM) de São Paulo que, em 2008, foi aprovado nas provas escrita e de condicionamento, mas foi considerado inapto nos exames médicos por ter uma tatuagem com a imagem de um mago na perna. De acordo com a Agência Brasil, por 7 votos a 1, o STF seguiu voto proferido pelo ministro Luiz Fux, relator do recurso. Segundo o ministro, o critério de seleção de candidatos não pode ser arbitrário e deve ser previsto anteriormente em lei. Para o ministro, as distinções devem ser obedecer a critérios objetivos, sem discriminar os candidatos.
Na última terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) designou uma nova juíza para a 93ª Zona Eleitoral em Caculé, no sudoeste baiano. Leonor da Silva Abreu, Juíza da Comarca de Brumado, vai responder, em caráter excepcional, pela jurisdição da 93ª Zona Eleitoral, com sede em Caculé, que também atende aos municípios de Guajeru, Rio do Antônio e Ibiassucê. A nomeação ocorreu após o pedido de afastamento do juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho. O afastamento, temporário, se restringe somente às questões relativas ao processo eleitoral.
O novo prazo para sacar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2014, termina em 15 dias (31/8) e 48.138 baianos ainda não sacaram o benefício. O valor é de um salário mínimo (R$ 880) e está disponível nas agências da Caixa. Após a data, os recursos que não foram sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), administrado pelo governo federal, e usados, entre outras finalidades, para ações de qualificação de trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho, têm direito ao abono salarial de 2015 as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o trabalhador tem que ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), documento enviado pelos empregadores ao ministério anualmente. De acordo com o Correio, o Ministério do Trabalho informou que tem enviado correspondências aos endereços de domicílio dos trabalhadores que têm direito a sacar o benefício. A correspondência enviada é apenas um lembrete, e o trabalhador que faz jus ao benefício não precisa aguardar a carta para sacar o abono nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Uma nova pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Com o registro de número BA-00102/2016, o certame vai realizar uma nova sondagem das intenções de voto do eleitorado da capital da manga e do maracujá. O protocolo de registro foi datado em 17 de agosto e a divulgação está prevista para a próxima terça-feira (23). Serão entrevistadas 605 pessoas. Segundo levantamento realizado pelo site Brumado Notícias, a contratante, José Ricardo Rocha de Souza - ME, da cidade de Guanambi, é a própria empresa que realizará o levantamento estático. Esta é a sexta pesquisa registrada na cidade.
Os objetos furtados de duas residências localizadas na região da Barrinha, zona rural de Brumado, foram recuperados por investigadores da polícia civil. Uma caixa de som, uma furadeira de impacto, um microondas e uma sela de montaria foram encontradas na casa de Leandro Benigno Martins, de 20 anos, vulgo Veinho, situada no Bairro Olhos D’água. Segundo informações da polícia, o acusado foi preso na última quarta-feira (17), depois de praticar os dois arrombamentos. Leandro já respondeu anteriormente a dois processos criminais por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, o número de vagas disponíveis ao cargo de prefeito, para as eleições municipais, corresponde ao total de municípios que participarão do pleito, que é de 5.568. Para vereador, serão 57. 931 vagas. O número de vagas para vereador é determinado pela quantidade de habitantes, em conjunto com a Lei Orgânica de cada município. Por exemplo, em um município com 125 mil habitantes, a lei permite até 19 vereadores, porém a Lei Orgânica Municipal pode autorizar apenas 18 devido à insuficiência de recursos financeiros. Em Brumado, um prefeito e trezes vereadores serão eleitos no pleito deste ano.
Acusado de tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), Bruno Souza Melo, de 20 anos, foi condenado a 11 anos de reclusão em regime fechado. Segundo a denúncia, Bruno invadiu um estabelecimento comercial e desferiu golpe de faca no peito de Edvando Caires Anjos, dono do local, na tentativa de obter dinheiro. Após o ocorrido, a vítima foi socorrida e sobreviveu. Na época, era a quarta vez que o acusado assaltava o estabelecimento, sempre fazendo ameaças à vítima. Bruno também já foi preso por tráfico de drogas. O júri foi presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.
Preocupada em aumentar o acesso à água nos municípios baianos, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e com o diretor da CERB, Marcus Bulhões, na manhã de hoje (17). Durante a audiência, a parlamentar reiterou pedidos de limpeza, perfuração e instalação de poços artesianos, bem como teste de vazão e visitas técnicas nos municípios de Brumado, Urandi, Guanambi, Igaporã, Iuiú, Lajedinho, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Lagoa Real e Carinhanha. “Sentamos na mesma mesa, eu, secretário, diretor e técnicos para sanar as pendências de forma mais otimizada. Tanto o secretário, quanto o diretor estão empenhados em atender as nossas solicitações, pois sabem da necessidade da população. O nosso mandato continua na luta para suprir as demandas dos moradores”, afirmou Bastos.
Com base em uma representação anônima, o promotor da 90ª Zona Eleitoral, Ruano Fernando da Silva Leite, instaurou procedimento preparatório contra os candidatos a prefeito e vice, Alessandro Lôbo e Silva (PRB) e Luís Carlos Moura Matos (PTC), respectivamente. Segundo a denúncia, ambos teriam contratado a empresa Marketing Verbo e Comunicação e estariam fazendo propaganda eleitoral antecipada, podendo configurar gastos ilícitos de campanha, abuso de poder econômico e outras infrações eleitorais. O promotor pediu que a referida empresa seja notificada a fim de enviar, no prazo legal, a cópia de todos os contratos firmados com os candidatos ou com os respectivos partidos e coligações.
Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
O técnico da seleção brumadense de futebol, Marcondes Adriano, o Bua, ficou satisfeito com a formação do grupo em que a equipe irá disputar a primeira fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O grupo 12 tem, além da seleção brumadense, os selecionados de Dom Basílio, Caetité e Vitória da Conquista. O treinador comandou mais um treino na noite da última terça-feira (16) e nossa reportagem pode observar que a atmosfera da delegação é a melhor possível. Há muita ansiedade e otimismo para o jogo de estreia no próximo domingo (21), em Caetité. “O grupo regional é bastante equilibrado e não aparecem favoritos, mesmo com o Vitória da Conquista já com histórico no futebol estadual. Nos preparamos bem e vamos até a competição com reforços e buscaremos galgar resultados positivos. A equipe irá amadurecer ao longo da competição e com certeza iremos fazer um belo campeonato, mirando o título inédito para nossa cidade”, destacou o treinador. O time volta a campo para um novo coletivo nesta quinta-feira (18). Já a apresentação dos uniformes, que aconteceria nesta quarta-feira (17), foi adiada para a próxima sexta-feira (19), às 19h.
Na tarde da última terça-feira (16), durante visita de familiares, o detento Leandro Ribeiro de Souza, mais conhecido como Léo de Magar, conseguiu fugir da delegacia da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com um agente carcerário, ele conversava com o irmão em uma área da carceragem, quando pulou o muro da cadeia e pegou carona com um motoqueiro, que o aguardava nas proximidades. O agente carcerário ainda tentou conter o detento, mas o mesmo foi impedido por um comparsa, identificado como Edi Carlos, vulgo Negão. Segundo o Farol da Cidade, o irmão do detento, Geraldo Leonardo Ribeiro Costa dos Santos, foi conduzido para prestar depoimento. O fugitivo estava preso desde abril do ano passado por envolvimento com o tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio.
Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o candidato a prefeito de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, declarou que não ficou abalado pela ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que pede a impugnação do seu registro de candidatura junto à justiça eleitoral. O candidato até elogiou a iniciativa do órgão. “O Ministério Público está de parabéns por estar cumprindo o papel dele. Dessa forma, podemos confiar que teremos um processo político democrático e moralizado. Mesmo assim, afirmo a todos que continuo firme, forte, na luta e na labuta”, pontuou o candidato.
Ao que parece, o orgulho em torcer pelo Brasil voltou com tudo na Olimpíada do Rio. E não haveria lugar melhor para a reconciliação: no Maracanã, um dos templos do futebol mundial, a torcida carioca deu um verdadeiro espetáculo – assim como o time de Neymar, Gabriel Jesus, Luan e companhia que bateu Honduras por 6 a 0. A reclamação de que a única canção da torcida na Copa do Mundo era o enfadonho “eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, chegou ao fim. A música antiga até foi cantada, mas os cariocas também abusaram do bom humor com novas criações. Seguindo uma moda de pedir que a torcida local pule, comum na Itália e na Argentina, a torcida relembrou os grandes feitos do futebol nacional: “Sai do chão, sai do chão, quem é pentacampeão”. De acordo com a Veja, também houve espaço para provocar aos maiores rivais. Aos argentinos, foram cantadas a já famosa “Mil gols, mil gols…só Pelé, só Pelé, Maradona cheirados”, e uma nova, ao ritmo de Tieta. “Eta, eta, eta, o Messi não tem Copa, quem tem Copa é o Vampeta, eta, eta”. Também repetindo uma tendência internacional, a canção Seven Nation Army, do White Stripes, foi cantada aos versos de “Eu sou brasileiro, não sou argentino, Ô, ô, ô, ô…” O recado mais debochado, porém, foi enviada aos vilões do 7 a 1 no Mineirão, que podem reencontrar o Brasil na final olímpica. “Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar”.
Os candidatos que participarão das disputas eleitorais deste ano estão encontrando dificuldades para abrir contas nas agências bancárias de Brumado. A maioria ainda não iniciou as campanhas, pois para isso precisa prestar contas através de comprovação das agências financeiras. O site Brumado Notícias entrou em contato com as gerências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e, segundo as mesmas, há uma sobrecarga diante da demanda, visto que os bancos privados não estão aceitando abrir as contas para os candidatos, as quais atenderão apenas ao período eleitoral. Desta forma, os bancos estão sendo obrigados a agendar apenas quatro atendimentos por dia aos candidatos. Outro agravante apontado pelos agentes financeiros é que as agências de Brumado estão absorvendo também os candidatos dos municípios de Aracatu e Malhada de Pedra, que fazem parte da comarca eleitoral local, pois, nestes municípios, as agências privadas também não estão aceitando abrir as contas de temporada. Tentamos contato com as gerências das agências privadas instaladas no município, mas não obtivemos êxito. De acordo com dados da 90ª Zona Eleitoral, há 08 candidatos a prefeito e 147 candidatos a vereador nos três municípios de abrangência. Em Brumado, são 04 candidatos a prefeito e 86 a vereador. Em Aracatu, são 02 candidatos a prefeito e 28 a vereador; e em Malhada de Pedras são 02 candidatos e prefeito e 33 a vereador. Nossa reportagem apurou ainda que o juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães emitiu ofício exigindo das agências bancárias que não causem impedimento dentro do prazo determinado pelo Banco Central para que não haja interferência no período do processo eleitoral. Isso porque, segundo o magistrado, as eleições seguirão um padrão de transparência de gastos, o qual deverá ser rigidamente cumprido.
Um idoso de 71 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (13), depois de tentar abusar sexualmente da sogra de 82 anos em Potirendaba (SP). Segundo informações da polícia, a sogra do idoso tem mal de Alzheimer. O caso foi divulgado pela polícia nesta terça-feira (16). O caso corre sob segredo de Justiça, mas o delegado de Potirendaba, Adriano Ribeiro Nasser, disse que o filho da vítima, que a visitava, teria visto o idoso pegando a mão dela e colocando sobre seu pênis, dentro do quarto dela. De acordo com o G1, o crime teria acontecido na casa onde a família vive. A idosa mora com a filha, que é mulher do agressor. Depois de ser flagrado pelo cunhado, o agressor fugiu de carro, mas foi localizado pela polícia perto da represa da cidade. O suspeito foi preso em flagrante e levado para a cadeia de Catanduva (SP). Segundo o delegado, o suspeito já teria passagem pela polícia por estupro.
As coligações e os agentes de marketing ainda estão terminando a elaboração das campanhas das chapas que disputam as eleições em Brumado. Para esta primeira semana de campanha, os candidatos terão agenda cheia. O candidato do PSB, Eduardo Lima Vasconcelos, fará uma campanha “corpo a corpo” nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Bairro São Félix. Na sexta-feira (19), ele fará uma caminhada que terá início no Bairro São Félix e terminará no Bairro Malhada Branca. O candidato do PMDB, Emanoel Araújo Lima, fará “corpo a corpo” no mercado municipal, na sexta-feira (19). No mesmo dia, ainda se encontrará com os moradores do Bairro Esconso e, no sábado (20), estará no distrito de Itaquaraí. O candidato do PTdoB, Genivaldo de Jesus Azevedo, fará palestras em empresas e também vai ao “corpo a corpo” na feira livre, no mercado municipal, na próxima sexta-feira (19). Já o candidato do PRB, Alessandro Lôbo e Silva, ainda concluirá a agenda de campanha hoje, mas sua assessoria adiantou que dentro da programação desta semana está a inauguração do comitê na sexta-feira (19) e também visitas em alguns distritos rurais do município.
A presidente afastada Dilma Rousseff decidiu que irá comparecer ao julgamento final do processo de impeachment no Senado, informou nesta quarta-feira (17) a assessoria da petista. No entanto, assessores ressaltaram que Dilma ainda não definiu a data na qual irá ao Congresso Nacional. O julgamento está marcado para começar na próxima quinta-feira (25). A assessoria de Dilma destacou ao G1 que, no Senado, ela responderá a eventuais questionamentos que forem formulados a ela pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pelos senadores, pela acusação ou pela defesa. Lewandowski comandará o julgamento no plenário do Senado. Na manhã desta quarta, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em entrevista coletiva prever que o julgamento final de Dilma se estenderá por quatro dias. Ele sinalizou ainda que, assim como defende Lewandowski, o julgamento deverá ser interrompido na próxima sexta (26) e será retomado somente na segunda-feira seguinte, sem sessões no final de semana. Renan se reuniu na manhã desta quarta com o presidente do STF e com os líderes partidários do Senado para discutir e definir o cronograma do julgamento e procedimentos que terão de ser seguidos pelos senadores, pela acusação e pela defesa.
Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, moradores do Bairro Olhos D’água se queixaram das constantes quedas de energia na localidade. “Só no início da manhã de hoje (17) foram três quedas sequenciadas e fomos obrigados a correr para desligar os aparelhos da tomadas, temendo algum curto circuito ou dano aos eletrodomésticos”, disseram. Nossa reportagem se deslocou até a comunidade e ouviu os moradores, que reforçaram as reclamações. Uma dona de casa nas imediações da Praça Donatila Lobo declarou que virou rotina as quedas repentinas de energia na localidade. A moradora disse ainda que teve três televisores queimados por conta dos incidentes, mas não prestou queixa porque não queria se aborrecer com um processo com a concessória responsável pelo fornecimento de energia no município. Até o final da manhã desta quarta-feira (17), tentamos contato com a gerência do escritório regional da Coelba para tratar do assunto, mas não obtivemos êxito.
A falta de compromisso com a segurança pública na Bahia foi o tema levado para a tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM) na sessão da última terça-feira (16), quando ressaltou que a questão é um clamor do povo. O deputado citou os recorrentes assaltos aos bancos no interior, fazendo referência ao assalto ocorrido em Caculé, sua cidade natal. Na oportunidade, um grupo de cerca de vinte pessoas atiraram com fuzis em todas as direções, inclusive contra a companhia de polícia, em plena comemoração da emancipação política do município. “Uma noite de pesadelo, uma cidade toda assustada. Além dos assaltos, vivemos com problemas de segurança nas estradas, não sabemos se nos locomovemos de carro ou de ônibus, onde os assaltos também são previsíveis, ocorrendo no mesmo local. Temos inclusive aqui na Casa uma deputada vítima da ousadia dos bandidos. Não é possível viver num estado de terror e medo com tanta falta de segurança. É muita falta de governo. Nos resta apelar para a sensibilidade do governador em resolver este grande problema e garantir tranquilidade à população”, destacou Ribeiro, indicando ao Estado que torne a polícia mais eficiente, investindo em inteligência, nomeando os policiais civis e delegados concursados e aptos a serem nomeados.
Foi de forma tranquila que a seleção brasileira se classificou para a grande final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No Maracanã, o time verde amarelo apresentou uma boa atuação e não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 6 a 0 sobre Honduras na tarde desta quarta-feira (17). O resultado positivo foi marcado pelo gol mais rápido da história olímpica feito por Neymar, aos 14 segundos de jogo. Além do camisa 10, que marcou mais um nos últimos minutos de jogo, Gabriel Jesus, duas vezes, Marquinhos e Luan rechearam o placar. A equipe comandada por Rogério Micale atuou com a seguinte escalação: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan) e Douglas Santos; Walace e Renato Augusto (Rafinha Alcântara); Gabriel Jesus (Felipe Anderson), Neymar, Luan e Gabigol. Os hondurenhos atuaram com López; Paz, Palacios e Vargas; Pereira, Espinal, Acosta (Banegas) e García; Elis, Quioto e Lozano. O Brasil joga pelo ouro olímpico no próximo sábado (20), às 17h30, no mesmo Maracanã. O adversário será definido ainda nesta quarta, na partida entre Nigéria e Alemanha, que se enfrentam logo mais, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Acaba de chegar na Taisan Auto o lançamento exclusivo da Nissan: o Nissan Kicks. Considerado o SUV mais desejado do mercado, o veículo possui espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação. Com um interior espaçoso e design planejado por um time global de especialistas, o Nissan Kicks se destaca em cada elemento. Design tratado como premissa, além do diferenciado exterior, o Nissan Kicks surpreende em sua flexibilidade interna. O interior clean e moderno permite personalização para atender a todas as suas necessidades e expectativas. Conheça de perto esse lançamento na Taisan Auto, que fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551.
O candidato a prefeito do município de Brumado, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo (PTdoB), abriu o período de campanha majoritária com uma coletiva de imprensa, durante a qual apresentou a sua plataforma de governo. O candidato, que apresentou menor poder aquisitivo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), declarou que fará uma campanha de baixo custo e, por isso, não fará comícios e nem utilizará carros de som para propaganda volante. Ele apostará no “corpo a corpo” com o eleitorado, fazendo panfletagem nas residências e comércio em busca de voto.
Genivaldo disse ainda que vai explorar bastante as redes sociais para enviar suas propostas de governo à população. Mesmo com uma chapa pequena em comparação aos demais adversários, de partido único e apenas dois candidatos a vereador, o professor acredita que suas propostas serão bastante convincentes para atingir o público indeciso e os que costumam votar em branco e nulo, além de buscar os famosos votos de protesto. Na agenda desta semana, o candidato fará panfletagens no comércio e, na sexta-feira (19), percorrerá o mercado municipal.