Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Tem oferta na Madeireira Real neste mês

Abril é o mês das ofertas imperdíveis na Madeireira Real. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já suas compras. Para informações sobre outras promoções, ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo para o mês de abril da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

Hilux de brumadense é encontrada em Minas Gerais

O veículo de um brumadense, que havia sido roubado durante um sequestro, foi encontrado pela polícia na cidade de Medina, em Minas Gerais. Os investigadores utilizaram um sistema de rastreamento para recuperar a Hilux e prender os bandidos responsáveis pelo crime. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o carro estava em um posto de combustíveis, onde os criminosos abasteciam para seguir em direção ao Rio de Janeiro. No celular dos bandidos havia mensagens que indicavam que o veículo seria vendido por 20 mil.

Forró do Sítio Novo: Garanta já o seu ingresso para um dos maiores eventos junino na região

Neste mês de abril, os preparativos para um dos maiores eventos juninos da região, o Forro do Sítio Novo, foram intensificados pela Só Legal e por Beto Bonelly Produções, os organizadores da festa. Neste ano, a mega produção contará com várias novidades que vão incrementar ainda mais o evento, que tem como cenário um dos locais mais agradáveis e bem estruturados de todo o sudoeste baiano, o Sítio Novo, localizado em um local de fácil acesso, há poucos quilômetros do centro de Brumado. Para facilitar a vida do grande público que estará presente à edição 2015, a produção já está disponibilizando vários pontos de venda, inclusive com a facilidade de se adquirir o kit em até 3 vezes no cartão de crédito. Então, não perca tempo e vá o quanto antes a um dos pontos de venda e adquira já o seu ingresso para o evento mais consagrado de Brumado e região.

Ano de 2015 será de transição para a economia, diz ministro da fazenda

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que 2015, em particular, é um ano de transição para a economia brasileira, de fortalecimento dos fundamentos macroeconômicos, em vista também da mudança do ambiente internacional e do entendimento das implicações dessas mudanças. De acordo com a Agência Brasil, para o ministro, isso vai contribuir para a retomada do crescimento sustentável em breve. Levy destacou três desafios centrais para o momento econômico pelo qual o país atravessa. O primeiro, apontou o ministro, é a estabilidade fiscal e monetária. “Assim como o Plano Real nasceu de erros e acertos no combate da inflação ao longo das décadas anteriores, acredito que temos capacidade de retomar e consolidar a estabilidade macroeconômica com base na construção de um consenso nacional em prol da disciplina fiscal e do combate à inflação, condições fundamentais para a manutenção e ampliação de conquistas sociais e distributivas mais recentes. [Estou] esta semana conquistando apoio explícito das principais forças políticas do nosso país”. Em segundo, o ministro da Fazenda indicou a ideia de que o ajuste fiscal é também um ajuste econômico, que busca realinhar incentivos aos objetivos finais das políticas públicas. “Não me refiro somente à política fiscal e monetária, mas também às políticas mais amplas, tanto trabalhistas, quanto previdenciária, aquelas que permitem a expansão do investimento e a segurança jurídica em todos os aspectos da vida econômica”. Por último, Levy destacou que os desafios anteriores não teriam sentido se não existisse uma visão de crescimento de longo prazo. “Temos diante de nós o desafio maior exatamente de relançar um novo ciclo de crescimento em bases distintas em ambiente econômico mundial distinto e que envolverá, e aqui faço menção ao ministro do Planejamento , o esforço na área de infraestrutura e logística, com a participação do governo, mas não só da União, [mas também de] estados e municípios e principalmente do setor privado”.

Brumado: Família pede justiça após homem ter sido brutalmente agredido durante discussão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Morador do Bairro Baraúnas, em Brumado, Valnei Correia Dias, de 47 anos, foi brutalmente agredido no último domingo (05), após discussão com outro homem. Ele ficou com um grande hematoma no olho e ainda sofreu um corte profundo na testa, que lhe rendeu 16 pontos. O agressor, identificado pela família, foi denunciado na delegacia, mas, segundo familiares da vítima, não compareceu ao local e a intimação foi ignorada por parentes, que disseram não saber do seu paradeiro. Suspeita-se que o mesmo tenha saído da cidade para fugir do flagrante. “Só queremos que ele seja encontrado e que a justiça seja feita. Ele desferiu um golpe muito duro em nosso pai e queremos que ele arque com as consequências do que fez”, disseram os filhos da vítima ao Brumado Notícias.

Brumado: Meliantes se dão mal ao simularem assalto em policial civil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, tornou-se cada vez mais comum os marginais simularem assaltos. Por conta do medo e da insegurança, as vítimas não reagem e acabam entregando os celulares e demais pertences. Um desses golpes não deu certo na noite da última quarta-feira (08), quando dois meliantes anunciaram o assalto a um casal de transeuntes na Avenida Centenário. Para azar dos assaltantes, o homem era um escrivão da polícia civil. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os elementos simularam que iriam sacar uma arma da cintura, mas perceberam que o homem pertencia a polícia. Eles correram gritando “sujou, sujou”.

Brumado: Réu é absolvido e júris serão realizados na próxima semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 13, acontece na comarca de Brumado o julgamento de Diogo Meira Aguiar, acusado de homicídio. O crime aconteceu no dia 22 de abril de 2006, em Malhada de Pedras. Na ocasião, ele discutiu com Edilberto dos Santos Nascimento por conta de uma plantação de feijão e acabou matando o mesmo com um golpe de faca. O júri do acusado terá início às 8h20. Já no dia 17, será realizado o julgamento de Antônio Pereira da Silva, acusado de ter matado a ex-mulher, Rita de Cássia, por não aceitar a separação. O réu matou a vítima com golpes na cabeça. O júri terá início às 8h20. Por fim, no último dia 9, aconteceu o júri de Osmar de Jesus Souza, acusado de homicídio qualificados e tentativas de homicídio. Na primeira série, relativa à vítima Elisângela Almeida de Jesus, bem como na segunda, terceira e quarta séries, relativas às vítimas Antenor de Souza, Temistocles Almeida e Fábio de Souza, respectivamente, o Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal. Também ao quarto quesito os jurados responderam sim, absolvendo o acusado.

Brumado: Domingo (12) será realizado o I Torneio de Futebol da Paz no Gauchão

Em Brumado, os amantes das peladas de futebol nos finais de semana irão promover o I Torneio de Futebol da Paz. O evento esportivo acontece no próximo domingo (12), no campo de várzea Gauchão, no Bairro Baraúnas, localizado à margem da rodovia de escoamento da Magnesita. Os jogos terão início às 8h30. Os organizadores apontam que, além de resgatar a prática do futebol nos bairros, o objetivo do torneio é também proporcionar um momento de confraternização e lazer em família. Oito equipes participarão dos jogos que serão disputados em caráter eliminatório. O título de campeão será disputado ainda no final do dia.

Brumado: Weliton Lopes comemora liberação de recursos para construção do Parque da Cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Parque da Cidade, em Brumado, foi objeto de proposição do vereador Weliton Lopes (SDD), que solicitou do executivo municipal a construção de uma área de lazer para as famílias brumadenses. O local contará com equipamentos específicos para realização de diversas atividades e também uma ampla área verde. O vereador comemorou a notícia de que os recursos para construção do Parque da Cidade foram liberados através do Ofício n° 377/2015/SR, da Caixa Econômica Superintendência Regional Sudoeste da Bahia. Segundo o ofício, foi celebrado o contrato de repasse entre o Ministério do Turismo e o Município estando disponibilizado o valor de R$ 1.940.250,00, tendo a contrapartida de 2,99% do valor do empreendimento, correspondendo ao valor de R$ 59.750,00 da Prefeitura Municipal de Brumado. 

Brumado: Weliton Lopes comemora liberação de recursos para construção do Parque da Cidade

“Estamos extremamente felizes com essa notícia, pois a construção do Parque da Cidade é uma obra de grande relevância para a cidade, já que oferecerá um local aprazível para as famílias. Hoje vivemos um tempo em que o trabalho, a vida corrida, os estudos e as outras diversas atividades que temos que desempenhar acaba por nos impossibilitar o desfrute de momentos de prazer e com certeza esse local oportunizará esse desfrute”, pontuou Weliton, que agradeceu ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e ao deputado federal Erivelton Santana (PSC).

Brumado: José Carlos de Jonas conhece projeto piloto de revitalização da cultura do algodão Foto: Divulgação

A revitalização da cultura do algodão na região, desenvolvida basicamente pela agricultura familiar, é o objetivo da ABAPA - Associação Baiana dos Produtores de Algodão. O projeto piloto da associação visa principalmente garantir a produção de algodão às famílias que trabalham com a cultura no sudoeste, oferecendo toda a estrutura necessária, entre as quais máquinas, doação de sementes, preparo de solo, assistência técnica, treinamentos e capacitações. Para a safra de 2014/2015, a Abapa implantou seis unidades demonstrativas de kit irrigado, de um hectare. Foram contemplados os municípios de Malhada e Brumado, sendo a comunidade de Boi Morto, na região de Ubiraçaba, uma das contempladas. 

Brumado: José Carlos de Jonas conhece projeto piloto de revitalização da cultura do algodão Foto: Divulgação

O vereador José Carlos de Jonas (PT) esteve na última quinta-feira (09) na localidade, onde participou de uma reunião com os produtores, técnicos da Abapa e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar disse que o trabalho vem sendo realizado com muita determinação e competência, oferecendo todas as condições para que os produtores voltem a ter suas lavouras de algodão com produções estimadas em 300 arrobas. Segundo ele, a Abapa orienta os agricultores para o uso correto do sistema de irrigação e semanalmente as áreas irrigadas são visitadas pelos técnicos, que auxiliam no manejo e também informam sobre o desenvolvimento da lavora.

Brumado: Comunidade Carp promove Encontro da Divina Misericórdia

Entre os dias 17 e 19 deste mês, a comunidade CARP vai realizar o Encontro da Divina Misericórdia em Brumado. O evento acontece no auditório do Colégio Nice Público, a partir das 19h30. Estará presente no encontro o Frei Dom, Franciscano Capuchino de Feira de Santana. Além disso, haverá pregação, louvor, adoração, santa missa, veneração do quadro da misericórdia e apresentação do espetáculo Amarcura. O objetivo do evento é propagar a Devoção a Jesus Misericordioso. Todos estão convidados a prestigiar o Encontro da Divina Misericórdia. Para participar basta doar 1 kg de alimento.

OMS alerta que cesarianas só devem ser feitas quando há indicação médica Foto: Reprodução

O número de cesarianas cresce a cada ano, sobretudo em países de média e alta renda. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o procedimento é comumente adotado sem indicação médica e coloca a saúde de mulheres e de seus bebês em risco. A entidade alerta que a cesariana pode ser necessária quando o parto normal coloca em risco a vida da mãe e do bebê, como em casos de trabalho de parto prolongado, sofrimento fetal ou quando o bebê está em uma posição pouco comum. Porém, as cesarianas podem provocar complicações, particularmente quando não há instalações adequadas para os procedimentos cirúrgicos de forma segura ou para tratar possíveis complicações. Desde 1985, a comunidade médica internacional defende que a taxa ideal de cesarianas esteja entre 10% e 15%. Segundo a OMS, estudos recentes indicam que quando as taxas se aproximam de 10% a mortalidade materna e entre recém-nascidos é menor. Mas, quando a taxa supera os 10%, não há evidências de melhoria nos índices.

1ª Semana de Edificações será realizada pelo Ifba em Brumado

Entre os dias 13 e 17 deste mês, a 1ª Semana de Edificações será realizada pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado. A programação do evento inclui treinamentos com fabricantes de materiais de construção, palestras sobre grandes obras que estão em andamento na região e debates sobre o atual cenário da construção civil. O público alvo da semana é composto por estudantes do curso Técnico em Edificações e todos os profissionais envolvidos na área. Patrocinado pela iniciativa pública e privada, o evento visa integrar e incluir os diversos agentes atuantes nesse setor, além de proporcionar um momento para reflexão, aprendizado e apresentação das novidades e inovações do segmento. Em sua primeira edição, a expectativa é de que o público da cidade e região participe ativamente das atividades propostas ao longo da semana. As inscrições são realizadas no site www.semanaedificacoes.tk. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível no primeiro dia do evento.

Brumado: Começam os testes de iluminação no Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pela primeira vez desde que foram iniciadas as obras de reforma no Estádio dos Prazeres, em Brumado, foram acesos os primeiros refletores no local. O teste foi realizado na noite da última quinta-feira (09), quando se acenderam os primeiros doze refletores - 48 irão iluminar o campo nas partidas realizadas à noite. Além da qualidade de luz, também foram observados o alinhamento dos refletores e o alcance da iluminação. Mesmo acendendo apenas sete, o número já atendeu as expectativas de iluminar 25% ou ¼ do gramado. Nas próximas semanas, serão instalados os demais conjuntos nas torres restantes, que também passarão pelos mesmos procedimentos. Com a iluminação adequada, espera-se que algumas partidas do campeonato local sejam realizadas no período noturno.

Ifba: Resultado final do concurso para professor substituto é divulgado

O resultado final do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), referente ao edital nº 08/2014, já está disponível no link (clique aqui). O prazo de validade corresponde a um ano, de acordo com as especificações do edital, podendo ser prorrogado por igual período.

I Campeonato Brumadense de Basquete segue em andamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está sendo realizado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro o I Campeonato Brumadense de Basquete. Como a modalidade não é muito difundida no município, apenas quatro equipes participam da competição. São elas: Vitor Academia, Nutricil Alimentos, Silveira e Mineira Calçados. Os jogos, que acontecem sempre aos sábados, chegam à semifinal no próximo fim de semana. Na ocasião, será decidido quais equipes disputarão o título do torneio.

Juros do cartão de crédito atingem 290,43% ao ano Foto: Reprodução

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média dos juros do cartão de crédito atingiu 290,43% ao ano - o percentual reflete o aumento das taxas, que, em fevereiro, estavam em 11,67% ao mês e subiram para 12,02% em março. Em fevereiro, a taxa média do cartão de crédito era 276,04% ao ano. A taxa média para pessoa física subiu 0,11 ponto percentual, alcançando 6,6% ao mês (115,32% ao ano). Para pessoa jurídica, a taxa média subiu 0,16 ponto percentual, chegando a 3,73% ao mês em março (55,19% ao ano). A Anefac atribui a alta dos juros ao cenário econômico adverso desde 2014, que aumenta a projeção de inadimplência a partir do crescimento da inflação e do desemprego.

Nova discussão na web: gato sobe ou desce a escada? Foto: Reprodução/9gag

Depois da polêmica do vestido, que para alguns parecia preto e azul e para outros branco e dourado, a imagem de um gato em uma escada causa nova polêmica nas redes sociais.  Na imagem em preto e branco de autor desconhecido, publicada primeiramente no site 9gag.com, humorístico criado em Hong Kong, não é possível perceber se um gato sobe ou desce as escadas. Para alguns, a área na parte superior da imagem seria um piso, do que seria possível inferir que o animal está subindo as escadas. Outros usuários, no entanto, apontam que há uma fonte de luz na parte superior da foto e que faz a silhueta do gato projetar sombra, o que indicaria que ele está descendo as escadas.

Relatório da Sesau aponta que vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias obteve em primeira mão o relatório elaborado pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), que lista os atendimentos no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN) envolvendo vítimas de acidentes de trânsito e de agressões com armas brancas e de fogo. Como em todo o país, a lista aponta o trânsito como principal causador de acidentes. No município, os motociclistas estão no topo da tabela no que se refere a ferimentos e mortes. Segundo o relatório, do ano de 2014, foram registrados 1102 atendimentos nos itens listados - destes, 43 atendimentos foram de vítimas de perfuração por arma branca (faca), 48 por arma de fogo, 122 sofreram algum tipo de lesão em acidentes de carros e 889 pessoas foram vitimados em acidentes envolvendo motocicletas. 

Relatório da Sesau aponta que vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, comentou que os números envolvendo os acidentados por motos são alarmantes e mostra uma triste estatística que engrossa ainda mais o relatório da violência em âmbito nacional. Feres disse ainda que tais atendimentos geram um custo maior aos atendimentos nas redes públicas de saúde, pois os custos são mais elevados nos tratamentos e tempo de recuperação dos pacientes. Em números, o secretário apontou que, em média, o tratamento intensivo em UTI de um acidentado no trânsito fica em torno de R$ 100 mil por mês. “Isso é o custo financeiro mensal por base, sem se relatar que, após isso, muitos ficam com graves sequelas pelo resto da vida”, completou Feres. 

Relatório da Sesau aponta que vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo diante dos números alarmantes, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou a nossa reportagem que o relatório aponta apenas os registros de atendimentos no hospital, mas que o número real de acidentes sem vítimas contabilizados pelo órgão, bem como pelas Polícias Militar e Rodoviária Estadual, ultrapassam a somatória da Sesau. Ainda segundo a SMTT, em muitos casos, nem o órgão e nem as polícias são avisadas do ocorrido, já que as partes envolvidas muitas vezes entram em acordo por conta própria. A preocupação da superintendência é com o crescimento da frota de veículos na cidade - dos mais de 33 mil veículos emplacados no município, mais de 16 mil são motocicletas, o que pode aumentar também o índice de acidentes, os quais chegam a cerca de 2,5 por dia.

Brasil fica em 42º entre 133 países em ranking de progresso social Foto: Agência Brasil

De acordo com Índice de Progresso Social de 2015, elaborado pela fundação norte-americana Social Progress Imperative (SPI), o Brasil ficou na 42ª posição, em uma lista com 133 países. O índice leva em conta três grandes áreas: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Segundo a Agência Brasil, em uma escala de 0 a 100 em cada área, o Brasil ficou com média 70,89, sendo o mais bem colocado do Brics, grupo econômico formado por Rússia (71ª), Índia (101ª), China (92ª) e África do Sul (63ª). Na América do Sul, o país ficou atrás do Uruguai (24ª), do Chile (26ª) e da Argentina (38ª). O Brasil subiu quatro posições em relação ao ano passado, quando ficou na 46ª colocação. A Noruega ocupa a primeira posição, com 88,36 pontos, seguida por Suécia e Suíça. A República Centro-Africana está na última posição, com 31,42 pontos, acompanhada der perto por Chade e Afeganistão.

Venda de motos aumenta em março, mas previsão é fechar ano em queda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A produção e venda de motocicletas cresceram 14,9% em março deste ano, em relação a fevereiro, e em comparação com março de 2014 a alta ficou em 1,6%, enquanto no trimestre houve queda de 12,6% sobre o ano anterior, e a indústria deve fechar o ano com uma queda na produção em relação ao ano passado. O levantamento foi divulgado nesta quinta (09.04) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). De acordo com a Abraciclo, a indústria de motocicletas projeta produção de 1.415.000 unidades para este ano, o que representa uma queda de 6,8% em relação ao volume total de 2014. A perspectiva da associação é de que “as vendas no atacado e varejo devem atingir 1.360.000 e 1.365.000 unidades, ficando, respectivamente, 4,9% e 4,5% abaixo do concretizado no ano passado”. As vendas no atacado, feitas para as concessionárias, aumentaram 20,6% em relação ao mês anterior e 3% sobre março de 2014. Já as exportações registraram recuo de 32,3% em março, se comparado ao mês passado. Na comparação ao mesmo mês de 2014, houve uma retração de 80,6%. Ainda em março, com base nos licenciamentos registrados, foram emplacadas 32,7% mais motocicletas do que em fevereiro. Em relação a março de 2014, houve alta de 11%. O levantamento reuniu ainda dados do trimestre. Nos primeiros três meses do ano, foram fabricadas 12,6% a menos motocicletas do que o total registrado no mesmo período de 2014. As vendas no atacado caíram 6,9%, na comparação trimestral. Na exportação, houve recuo de 76,1% de janeiro a março deste ano, ante o mesmo período do ano passado. Houve ainda queda de 10,5% nas motocicletas emplacadas, em relação a 2014. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

Brumado: SMTT instala balizadores na Praça Senhor do Bonfim 'para diminuir acidentes', diz superintendente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com as mudanças promovidas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) no percurso que liga a Praça Coronel Zeca Leite e a Senhor do Bonfim com as Praças Capitão Francisco de Souza Meira e Armindo Azevedo, além do centro comercial, o órgão buscou junto à secretaria de infraestrutura meios de melhor sinalizar e indicar aos condutores as medidas tomadas e o novo percurso a ser seguido. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, esclareceu que a medida tornou-se necessária após se avaliar que durante os anos de 2013 e 2014 o maior número de acidentes na sede do município ocorreu no percurso. Segundo Clidemar, também se fez necessário a instalação das bases sinalizadoras, pois durante a noite é que mais ocorrem as imprudências envolvendo principalmente condutores de motocicletas, que não respeitam a sinalização e trafegam pela contramão. As bases estão recebendo pintura intercalada em preto e amarelo, com verniz luminoso. 

Brumado: SMTT instala balizadores na Praça Senhor do Bonfim 'para diminuir acidentes', diz superintendente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além disso, receberá também películas refletivas amarelas no topo, o que dará visibilidade aos condutores. Amorim explicou que a instalação das bases é legal, embasada no código de trânsito brasileiro e regulamentada pelo conselho nacional de trânsito, através da resolução 180. A SMTT também está limitando a velocidade no percurso para 30km/h. “As mudanças sempre causam espanto e sei que estamos sendo criticados, mas nosso intuito é melhorar o fluxo em nossa cidade. Hoje há reclamações, mas depois a população irá entender que com a demanda de crescimento na nossa frota de veículos e infelizmente com o aumento das imprudências se faz necessário mudanças significativas para nossa segurança e melhor trafegabilidade”, destacou Amorim.

Brumado: Moradores da Israel Dias enviam carta de protesto ao prefeito e irão manifestar na via hoje (10) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores da Rua Israel Dias, que liga os Bairros Santa Tereza, Monsenhor Fagundes e Olhos D’água, encaminharam esta semana uma carta de protesto e cobrança ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) por conta das obras de pavimentação que foram descontinuadas na localidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os moradores disseram que a prefeitura não está dando a devida atenção ao local, onde há uma grande circulação de veículos todos os dias. 

Brumado: Moradores da Israel Dias enviam carta de protesto ao prefeito e irão manifestar na via hoje (10) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Além de ser eixo entre os bairros, aqui é também um acesso direto a diversos órgãos importantes em nossa cidade, como hospital, fórum e delegacia, mas a prefeitura parece que está nos ignorando. Por isso resolvemos enviar a carta ao prefeito e fazer o manifesto na rua”, disseram os manifestantes, que prometem fazer uma manifestação na rua no final da tarde desta sexta-feira (10).

Homem solta ratos e tumultua depoimento de Vaccari na CPI da Petrobras Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Um homem soltou diversos ratos no plenário da Câmara dos Deputados depois de o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, chegar nesta quinta-feira (09) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Os animais provocaram tumulto e alguns deputados pediram o cancelamento dos trabalhos. O homem foi detido pela Polícia Legislativa, os ratos recolhidos e Vaccari iniciou o seu depoimento. O tesoureiro é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, de acordo com delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Eles afirmaram que Vaccari intermediou doações de propina em contratos com fornecedores da Petrobras. O dinheiro seria usado para financiar campanhas políticas. Segundo a denúncia apresentada à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal, no Paraná, Vaccari participou de reuniões com o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, durante as quais eram acertados os valores de propina que seriam transferidos ao PT como doações legais. O tesoureiro do PT nega as acusações e diz que todas as doações foram feitas de acordo com a legislação do Tribunal Superior Eleitoral.

Arquivo