Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Major Jocevã comanda tropa e inibe ações criminosas durante o final de semana em Brumado Foto: Divulgação/PM

Mantendo sua postura operacional, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, está à frente de uma série de operações preventivas, que começou a ser desencadeada na noite da última sexta-feira (27). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, com 25 policiais, seis viaturas e sete motopatrulhas, o agrupamento realizou rondas intensivas com várias abordagens em todos os bairros da cidade. O método, segundo o comandante, deu frutos, pois os meliantes que costumam sair para praticar delitos ficaram acuados e não foi relatada nenhuma alteração envolvendo infrações enquanto a polícia estava nas ruas. 

Major Jocevã comanda tropa e inibe ações criminosas durante o final de semana em Brumado Foto: Divulgação/PM

A medida preventiva foi aplaudida pela população, que muito se manifestou nas redes sociais apoiando e elogiando o comandante e a tropa. Após ser vítima de vários assaltos, um pequeno empresário falou do seu sentimento diante da ação da polícia. “Depois de muito tempo enfim uma noite de sexta-feira sem assaltos em Brumado. Nós comerciantes ficamos satisfeitos com a operação e esperamos que a mesma seja mantida para a tranquilidade da nossa tão hospitaleira cidade”, comentou um comerciante do Bairro Malhada Branca.

Filho de catadora de lixo passa em 1º lugar em vestibular de Universidade Federal Foto: Terra

Filho de uma catadora de lixo, Thompson Vitor, de 15 anos, passou em primeiro lugar no vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ele vai cursar Multimídia no local ainda este ano. O exemplo de força de vontade e superação chamou a atenção da mídia. Thompson acorda todos os dias às 05h30 e percorre 6 km de bicicleta para chegar à escola. A família mora em Alecrim, em Natal, capital do estado. De família humilde, o garoto estudava utilizando os livros encontrados pela mãe no lixão. “Eu pegava os livros que os ricos jogavam no lixo e trazia pra casa. Eu dava pra eles aqueles livros bonitinhos e colocava eles pra estudarem. Aí eu incentivei eles a gostarem de livro”, contou Rosângela, mãe do garoto ao Portal Terra. Em 2014, Thomson fez o exame de seleção do IFRN, mas não alcançou nota suficiente para a aprovação. Neste ano, incentivado pelos professores, ele prestou novamente o vestibular e passou. “Só sei que não estudo por obrigação, estudo porque gosto. É o que falo pra todo mundo, estudar pra mim é como uma arte. E não tem muito segredo, tem que ter foco“, disse ele.

Parentes e amigos parabenizam Dona Elza da Apae por mais um aniversário Foto: Divulgação

Sempre meiga e carismática, Dona Elza Silva, funcionária da Apae de Brumado, que fez aniversário ontem (28) e recebendo os parabéns dos familiares e amigos. Dona Elza, que já trabalhou em diversas empresas da cidade, tem prestado relevantes serviços na associação no apoio às crianças portadoras de necessidades especiais. O site Brumado Notícias também presta sua homenagem a essa valente mulher, que tanto tem contribuído com o lado humano e social em sua comunidade.

Projeto incentiva parto normal e melhoria de atendimento Foto: Reprodução

Vinte e oito hospitais do país foram selecionados para participar de um projeto piloto de incentivo ao parto normal. A iniciativa, chamada de Parto Adequado, foi anunciada nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Hospital Albert Einstein. Das instituições escolhidas, 23 são particulares e cinco públicas. O projeto tem o objetivo de incentivar o parto normal a partir de modelos inovadores de atenção ao parto que possam reduzir a ocorrência de cesarianas desnecessárias.

Encruzilhada: Lavrador é condenado a 16 anos de prisão por assassinato de ex-mulher Foto: TJ-BA

O júri popular de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, condenou o lavrador Clério Viana do Vale a 16 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato da ex-mulher, Adriana Alves de Oliveira. O júri aconteceu na terça-feira (24). A defesa do réu recorreu da sentença. Adriana foi morta por asfixia, em 2010, na frente dos três filhos do casal. O crime chocou a cidade. De acordo com a juíza Janine Soares de Matos, o caso foi julgado durante a campanha da Justiça pela Paz em Casa, do Supremo Tribunal Federal (STF), devido às características do crime. A campanha estimulou o julgamento de homicídios de mulheres por violência doméstica entre os dias 9 e 13 de março, mas estendida até o dia 31 na Bahia. “Decretei a prisão, haja vista que não houve arguição de tese absolutória excludente do crime, nem arguição de nulidade do julgamento, sendo que eventual recurso discutiria apenas a quantidade da pena imposta”, disse a juíza. A defesa pediu o afastamento do condicionante de motivo fútil requerida pela acusação. Entretanto, o qualificador de asfixia, foi mantido na sentença. O réu foi conduzido ao Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, e depois irá para o Presídio Regional de Jequié. A sessão do júri em Encruzilhada contou com a participação da promotora Carla Medeiros Santoro dos Santos Nunes e do advogado Raphael Alves Santos, dativo defensor – advogado nomeado pela juíza para atuar na defesa, ante a falta de recursos do réu.

Suspeitos de roubo fazem sexo algemados dentro de viatura no Espírito Santo Foto: Divulgação

Um casal preso por suspeita de assalto na noite da quarta-feira (25) foi flagrado fazendo sexo dentro da viatura em Vila Velha, no Espírito Santo, segundo o jornal A Gazeta. Segundo os policiais, Simone da Silva Freire, 19 anos, e Laércio Lima Alves de Matos, 24 anos, mantinham relação sexual mesmo estando algemados.  Mesmo com relato dos policiais que flagraram os dois, os jovens negaram ter feito sexo na viatura. Eles confessaram, no entanto, terem assaltado duas jovens e acrescentaram que são usuários de crack. O casal chegou de bicicleta e assaltou duas amigas por volta das 18h. Laércio simulou estar armado. Eles roubaram um cordão de ouro e uma bolsa. Na fuga, a bicicleta acabou sendo atingida por um carro e pessoas que estavam no local detiveram Simone. Laércio escapou a pé, mas foi capturado pouco depois. Os dois foram autuados por roubo e encaminhados ao presídio.

Rede social voltada ao público cristão é lançada Foto: Reprodução

Uma rede social voltada para pessoas do mundo cristão foi lançada para internautas interessados em conhecer pessoas que compartilham da mesma fé. O site Hadonai.com foi criado por um grupo de cristãos evangélicos palmenses. Como em outras redes sociais, é possível compartilhas vídeos, notícias e fotos. Nos posts, é possível avaliar o que foi escrito e os mais destacados vão parar no "top member".   A intenção é aumentar a interação entre os usuários. Quando forem postadas imagens que possam causar constrangimentos ou sejam consideradas inadequadas, o usuário será notificado. Caso o usuário seja notificado mais de um vez, pode ser banido do site. A intenção é manter um site com ambiente seguro e confiável para famílias. O Grupo Hadonai, responsável pela rede, tem ainda um portal de vídeos, que permite que o usuário se cadastre para ver e compartilhar vídeos. Uma TV web transmite programação voltada ao mundo cristão.

Ligações pelo WhatsApp no iPhone ainda vão demorar, diz cofundador do aplicativo

Recentemente lançado apenas para Android, o recurso de ligações gratuitas, via internet, do WhatsApp ainda vai demorar “muitas semanas” para chegar ao iPhone. É o que disse Brian Acton, cofundador do aplicativo durante uma conferência do Facebook para desenvolvedores. Primeiramente, Acton disse que o recurso chegaria para o iPhone nas próximas semanas, mas repensou e corrigiu: "bem, em muitas semanas". Ainda segundo o cofundador, ele passou ou último ano refinando o recurso de chamada de voz do Android. A função que permite a realização de ligações através do WhatsApp já está em operação no Brasil. A confirmação foi feita por usuários do aplicativos que já conseguem realizar as chamadas em seus smartphones. A maioria dos relatos vem de pessoas que baixou a partir da versão 2.11.552 do WhatsApp no site do aplicativo. E é preciso que algum contato que já tenha recebido a novidade te ligue para que o recurso passe a funcionar no seu aparelho. Essa versão acrescenta uma aba “ligações” à página principal do app, assim como um ícone correspondente. A qualidade da rede influencia na qualidade da chamada; assim, ligações feitas em conexão Wi-Fi fluem bem, os problemas começam quando o usuário passa a depender da internet 3G.Ainda não há informações sobre quando a novidade estará disponível a todos os usuários. As informações são do site Olhar Digital.

Vitória da Conquista: Motorista é autuado em flagrante após matar patrão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Vitória da Conquista, o motorista Darlan Silvestre Ribeiro, de 22 anos, foi preso na última quarta-feira (25) acusado de assassinar o patrão Francisco Marinho dos Santos, de 66 anos. O corpo do idoso foi encontrado esfaqueado e queimado em uma estrada nas proximidades do povoado de José Luiz. Uma equipe da Delegacia de Homicídios (DH) realizou a prisão. Segundo o delegado Neuberto Costa, o idoso foi morto a 1 km de distância de onde o corpo foi encontrado. A vítima teria sido transportada no próprio veículo até o local em que foi abandonada. Darlan trabalhava como motorista da vítima há seis meses. Eles moravam juntos em uma residência alugada pela vítima, no Povoado de Dantilândia, zona rural de Conquista. O crime teria sido motivado para desviar a atenção das autoridades e da própria vítima de outro crime. Darlan, com a ajuda de um comparsa já identificado pela polícia, roubou dinheiro, celular e vários pertences de Francisco Santos. Um dia antes do crime, o construtor foi abordado por dois homens na estrada e levaram R$ 15 mil em espécie. A polícia desconfia que Darlan tenha passado à informação aos criminosos. Autuado em flagrante pelo crime de latrocínio, o motorista já foi e encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves.

Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de infraestrutura de Brumado, André Cardoso, acompanhou o início dos trabalhos de compactação do gramado do novo Estádio dos Prazeres. O campo recebeu gramado especial, o mesmo utilizado na Nova Arena Fonte Nova, em Salvador. O empreiteiro Jair Leite disse ao site Brumado Notícias que o sistema moderno de irrigação envia 20 mil litros de água por dia ao novo gramado. O líquido, segundo ele, vem de um poço artesiano do próprio estádio. Leite adiantou ainda que já foram concluídas as obras dos banheiros gerais masculino e feminino, que contarão com reservado para deficientes. 

Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Também foram concluídas as obras de todos os vestiários. Os muros foram pintados em azul e branco e as arquibancadas serão pintadas em amarelo e vermelho, cores da bandeira da cidade. Quem também visitou o estádio na tarde desta sexta-feira (27) foi o técnico Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, que até fez teste com a bola para avaliar a qualidade do gramado. “Realmente o gramado é bom e, após essa compactação, irá ficar ainda melhor. Vai ficar um campo veloz, o que dará mais dinâmica nos jogos”, destacou o treinador.

Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Banco Central previu ontem pela primeira vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai encerrar 2015 acima do teto da meta, de 6,5%. Além disso, a autoridade monetária indicou a expectativa de retração no Produto Interno Bruto (PIB), como já projetado pelo mercado financeiro. Mesmo com a produção e a renda no chão, os preços deverão subir 7,9%, bem acima do limite máximo de 6,5%, consideradas as previsões de mercado para a variação dos juros e das cotações do dólar até dezembro. Trata-se de uma combinação rara de resultados ruins. Houve apenas três quedas anuais do PIB desde os anos 1990, excluídas as projeções para 2014 e 2015. Segundo o Relatório de Inflação do primeiro trimestre, divulgado ontem, a inflação oficial deve ficar em 7,9% este ano, 1,8 ponto percentual superior à do relatório anterior, divulgado em dezembro. Para 2016, a previsão é que o IPCA encerre o ano em 4,9%. Para o primeiro trimestre de 2017, a projeção é 4,7%. O relatório destaca ainda que no cenário de mercado as projeções indicam inflação de 7,9% em 2015, 5,1% em 2016 e 4,9% no primeiro trimestre de 2017. Com relação à política monetária, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC reafirma que “a inflação se eleva no curto prazo e tende a permanecer elevada em 2015”. O relatório divulgado e as declarações de seus dirigentes indicam que o BC voltará a elevar sua taxa de juros, hoje em 12,75% anuais. Em entrevista, o diretor de Política Econômica, Luiz Awazu, repetiu que as medidas tomadas até agora não foram suficientes, além de enfatizar a intenção de cumprir a meta em 2016. As dúvidas se concentram na intensidade da elevação. O BC prevê retração de 0,5% da economia em 2015. O BC prevê uma retração de 0,5% da economia em 2015. Para o PIB de 2014, a previsão da autoridade monetária foi revista, de alta de 0,2% para retração de 0,1%.

Avião particular de empresários brumadenses faz pouso forçado no Ceará Foto: Brumado Notícias

O site Brumado Notícias obteve informações de que um avião de pequeno porte de uma família de empresários da cidade de Brumado fez um pouso forçado em uma mata na região da Serra da Ibiapaba, na cidade de Garaciaba do Norte, na divisa entre os estados do Ceará e do Piauí. As primeiras informações dão conta de que não há feridos e que a aeronave teria sofrido uma pane no ar, obrigando o piloto a realizar um pouso de emergência. A nossa reportagem busca mais detalhes acerca do ocorrido.

Avião particular de empresários brumadenses faz pouso forçado no Ceará Foto: Brumado Notícias
Homem cola a vagina da esposa na África ao suspeitar de traição Foto: Reprodução

Na África, um homem é suspeito de ter colado a vagina de sua mulher por desconfiar que ela estivesse tendo um caso com o próprio tio. Segundo a polícia, a obsessão do sul-africano com a história o levou a cometer o ato insano. O tabloide britânico The Mirror divulgou que o suspeito teria obrigado a mulher a se despir enquanto apontava um facão para a cabeça dela. Exaltado, ele, que já havia tentado cortar a mão da esposa, ameaçou a cortar a cabeça dela. "Ele mandou eu me deitar, abrir minhas pernas e então passou supercola na minha vagina", relatou a esposa. O homem está desaparecido desde o crime. “Quero vê-lo preso. Tenho medo que ele chegue na cama durante a noite e corte minha cabeça", disse a mulher.

Brumado: Em preparativos para Taça Brasil, Luís Eduardo Magalhães faz amistoso contra o Juventude Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe do LEM Vento em Polpar Janjar Futsal está se preparando para disputar a Taça Brasil de Futsal, que acontece no próximo mês. A equipe fará um amistoso na noite desta sexta-feira (27) contra a equipe do Juventude, da cidade Brumado, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. O site Brumado Notícias acompanhou parte do treino da equipe, que conta com vários nomes já conhecidos do cenário nacional. O time é comandado por Paulo Sérgio Lira Goés, o Fininho, que defendeu a seleção brasileira em quatro mundiais da Fifa, conquistando dois títulos. Ainda pela seleção, Fininho foi tricampeão da Copa América e sagrou-se campeão mundial de clubes defendendo o Carlos Barbosa em 2004. 

Brumado: Em preparativos para Taça Brasil, Luís Eduardo Magalhães faz amistoso contra o Juventude Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No treino dessa manhã, Fininho comandou um coletivo leve para reconhecimento do piso e, utilizando seu pequeno tabuleiro, fez uma preleção com os atletas, entre os quais o goleiro brumadense Jonathan Bahia. O técnico disse que a partida serve para manter a equipe em ritmo para a competição nacional. Ele pediu aos atletas seriedade e espírito de coletividade, o que para ele será a base para um espetáculo no amistoso de logo mais a noite. “Este amistoso que acontece aqui em Brumado veio em boa hora, porque nossa equipe precisa de jogo, pois o treino é uma coisa e no jogo há possibilidade de corrigi-los. Esperamos que seja feito um bom espetáculo para quem comparecer e assistir a partida”, disse o técnico.

Medcasa permanece suspenso em todos os municípios pactuados

Em nota, a Secretaria de Saúde de Brumado informou que o Programa Medicamento em Casa (Medcasa) encontra-se suspenso. A situação tem influenciado na reposição do estoque dos medicamentos da rede básica, os quais são distribuídos pela Farmácia Básica. Diante disso, o município de Brumado é penalizado pela dificuldade em manter estoque desses medicamentos, pelo aumento da demanda de atendimento na Farmácia Básica e aumento do custo da contrapartida municipal. Os pacientes que dependem dos medicamentos de uso contínuo são os mais prejudicados. Entre 2008 e 2014, o programa foi ampliado no município, chegando a 3525 pacientes cadastrados: 2536 pacientes hipertensos; 90 diabéticos; 528 hipertensos e diabéticos e 371 pacientes do planejamento familiar. Apesar da evolução, desde o mês de dezembro, o sistema encontra-se bloqueado, sem permitir qualquer acesso aos municípios pactuados. No dia 23 de março, a coordenadora da COPEAF/DASF/SAFTEC, da Secretaria de Saúde do Estado, enviou ofício informando que atualmente o Medcasa está sendo avaliado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde e, posteriormente, será avaliada em Comissão Intergestores Bipartite - Ba (CIB) à sua continuidade ou cancelamento.

Parlamentares baianos farão parte do Movimento 'União pelo Nordeste' Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

A participação no movimento foi oficializada em reunião realizada ontem (26) em reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Responsável pela idealização do movimento, o grupo de deputados Pernambucanos Miguel Coelho, Odacy Amorim, Rodrigo Novaes e Claudiano Filho, apontaram o objetivo principal da ação, a mobilização de parlamentares do Nordeste para um amplo debate sobre os problemas que atingem as áreas mais carentes da região, em especial aquelas afetadas pela seca. Na ocasião foram indicados os deputados baianos que se juntarão ao movimento, que terá concluído a sua primeira etapa em Junho, com a realização do “I Fórum União pelo Nordeste”, onde serão analisadas as propostas apresentadas no documento que será entregue ao Governo Federal com os principais projetos para a solução ou amenização destes problemas. 

Parlamentares baianos farão parte do Movimento 'União pelo Nordeste' Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Presidente do colegiado que trata da temática na Bahia, Vitor Bonfim falou da importância deste momento: “Hoje é um dia especial para a nossa comissão. Tenho trabalhado incansavelmente pelo semiárido baiano por ser filho dessa região e conhecedor do sofrimento de nosso povo, por isso tenho priorizado o desenvolvimento de ações concretas. O nosso envolvimento em um programa deste porte contribuirá muito para nossa missão de dotar o semiárido de condições que garantam o seu desenvolvimento, pois temos potencial, gente corajosa e trabalhadora para isso. O problema da seca exige investimento e comprometimento, e eu estou pronto e disposto a lutar pela Bahia e pelo Nordeste”.

Caetité: Mulher é vítima de golpe no facebook e perde R$ 390 Foto: Reprodução/Facebook

De identidade não revelada, uma moradora da cidade de Caetité, no sudoeste baiano, denunciou que o Facebook do seu padrinho foi hackeado. A vítima acreditava que estava conversando com seu parente, o senhor Benedito dos Santos, mas acabou caindo em um golpe. Ela depositou R$ 390 em uma conta bancária indicada pelo golpista. Outro caso semelhante também foi registrado no site Zumpe, porém sem sucesso. Segundo informações do Caetité Notícias, como o diretor do site não tinha nenhum contato com o dono do perfil hackeado, achou estranho o pedido. Desconfiado, o diretor ligou para uma pessoa próxima ao senhor Benedito para comentar o assunto e acabou descobrindo que a conta estava hackeada. O golpe está circulando na rede social e funciona mais ou menos da mesma forma em todos os casos.

Sefaz: Contribuintes de Brumado e região serão atendidos no SAC a partir de abril Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de abril, os contribuintes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) em Brumado e região serão atendidos na unidade do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. A medida visa otimizar as atividades da pasta. Além disso, as atividades de fiscalização deixarão de ser feitas pela Inspetoria da Fazenda de Brumado, que será extinta, passando a ser centralizadas em Vitória da Conquista, município onde está instalada a Diretoria de Administração Tributária da região Sul (DAT-Sul). Na unidade da Sefaz, no SAC de Brumado, os contribuintes têm acesso aos seguintes serviços: Ato Declaração de Isenção/ Imunidade ICMS/IPVA/ITD; Autorização para Confecção de Nota Fiscal via PAIDF; Baixa de IPVA; Cadastro - Produtor Rural; Cancelamento de NF - PAIDF; Consultas Cadastrais; Emissão de Nota Fiscal Avulsa; ITD - Cálculo, Emissão de Dae e Liberação de Guia; Levantamento da Situação Cadastral; Protocolo de Restituição de ICMS / IPVA / ITD / TAXA; Protocolização de Regimes Especiais; Protocolização de Termos de Acordo; Recebimento Docs Fiscais Não Utilizados (vencidos); Senha Internet (via Termo de Responsabilidade) e outras (Informações/Orientações).

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contando com o apoio do poder público e da iniciativa privada, além da ação voluntária de várias instituições religiosas, o Major Sílvio Berlink conseguiu fechar o seu ciclo no comando da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar em Brumado (CIPM) entregando o novo prédio administrativo do quartel local. 

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O antigo prédio era em palafitas e o novo em alvenaria. O local conta agora com salas climatizadas e mais seguras, oferecendo mais conforto e dignidade à instituição no município. Além do espaço administrativo, também foi construída uma nova central de rádio patrulha, um novo almoxarifado e dormitório. A companhia ainda conseguiu a reforma de sua quadra de esportes, a construção do muro externo e a pavimentação do pátio interno com rampa de acessibilidade. 

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O novo comando terá pela frente o desafio de alavancar recursos para urbanização do local, onde antes funcionava o antigo setor de gestão. O prédio seria inaugurando na última quinta-feira (26), mas o Coronel Inácio Lira Júnior, comandante da regional do sudoeste, pediu o adiamento da solenidade a fim de que o comandante geral da PM-BA, Coronel Anselmo Brandão, também esteja presente no evento.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (27), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 chegou a R$ 5,52 trilhões, o equivalente a um crescimento de 0,1%. O Banco Central havia previsto recentemente que o PIB, que é a soma das riquezas produzidas no país, recuaria 0,1%. Seguindo padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial, o IBGE utilizou uma nova metodologia para medir as riquezas do país - o novo cálculo do PIB foi realizado com a inclusão de novos dados e com  mudanças na classificação de alguns itens.

'Estão tentando tapar o sol com a peneira', diz o vereador Castilho Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em resposta às declarações do Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, o vereador Castilho Viana (PSB) foi firme ao dizer que o poder executivo está querendo "tapar o sol com a peneira" quando busca desculpas para justificar a negligência com a população. Ao site Brumado Notícias, Castilho reafirmou que esteve na UBS Paulo Vargas, onde, segundo ele, dezenas de pessoas relataram as denúncias de falta de assistência à unidade. “Fui eleito pelo povo e é a ele que devo satisfação, não preciso ficar atrás de secretário nenhum para levar desculpas ao povo. O cidadão quer o serviço prestado assim como lhe é de direito pela constituição federal. Garanto que cada vírgula que disse estava acontecendo naquele momento e vejo que a administração de nosso município está completamente perdida, colocando a culpa na crise. Aconselho o secretário a pegar na mão do prefeito e ir até o cidadão para entender o que tanto está faltando para o bem estar da nossa comunidade”, rebateu o vereador. Viana ainda ironizou pedindo ao secretário de saúde que explicasse às famílias que estão sem atendimento na UBS que o médico é “um ser humano e precisa de férias”, se referindo, segundo ele, às palavras usadas pelo secretário para justificar a falta de médico no local. O parlamentar ainda cobrou do município a substituição do profissional que está de férias. “A nossa cidade está parada. O que precisamos é tirar do papel tudo aquilo que já estava em andamento na antiga administração, a exemplo das UBSs dos bairros São Jorge e Urbis I,  da UPA do Bairro São Félix e tantas outras que estão abandonadas”, concluiu Castilho.

Suprema Refrigerações recebe prêmio por incentivo ao desenvolvimento econômico do país

A Suprema Refrigerações foi premiada pela Revista Top of Business pelo incentivo ao desenvolvimento econômico e sustentável e pelos serviços prestados à economia, geração de emprego e contribuição para o crescimento econômico do país. Há 15 anos, a publicação realiza a cerimônia de entrega do Troféu Top of Business e das medalhas de incentivo ao desenvolvimento econômico e sustentável. A solenidade de entrega dos prêmios ocorre no dia 10 de julho, em São Paulo. Há 15 anos no mercado, a Suprema Refrigerações foi selecionada em razão da sua colaboração e importante atuação no ramo. O evento de entrega da premiação terá início às 21h, com um coquetel e entrevistas. Às 22h haverá a solenidade e, às 22h30, a outorga das medalhas. Em Brumado, a loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, fone: (77) 3441-1786.

Câmara aprova projeto que classifica como hediondo os crimes contra policiais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que endurece as penas por crimes cometidos contra policiais, bombeiros, militares e agentes carcerários. A proposta inclui a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte contra os agentes de segurança como crime hediondo. A medida também vale para crimes contra parentes dessas autoridades, desde que eles tenham sido praticados por conta do cargo. Os crimes hediondos são inafiançáveis e inicialmente devem ser cumpridos em regime fechado. Atualmente, a pena prevista pelo assassinato de um policial militar é de 6 a 20 anos de cadeia. Caso a lei seja aprovada, a punição passa a ser de 12 a 30 anos. O projeto também transforma em homicídio qualificado aqueles cometidos contra agentes de segurança quando a vítima esteja "no exercício da função ou em decorrência dela". O mesmo vale para crimes cometidos contra parentes da autoridade.

Arquivo