Achei Sudoeste
Achei Sudoeste

Agentes da polícia federal prenderam em flagrante um falso médico que atuava no Hospital Santo Antônio, em Mortugaba, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, ele usava o registro de um profissional de São Paulo, com identidade e CPF. O prefeito da cidade, Heráclito Luiz Paixão Matos (PT), informou que o acusado foi contratado por uma cooperativa médica e atuava no município há três meses em plantões esporádicos, cobrindo faltas ou folgas de médicos titulares. Ele dizia ser de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. O prefeito disse ainda que o falso médico alega que cursou Medicina na Bolívia e que estaria sem o Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. A polícia federal em Vitória da Conquista está investigando o caso.

IPVA com desconto de 10% pode ser pago até dia 6 de fevereiro Foto: Reprodução

O IPVA pode ser pago com 10% de desconto até o dia 6 de fevereiro. O desconto é válido para o pagamento realizado em cota única (à vista), e os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda da Bahia (www.sefaz.ba.gov.br), canal Inspetoria Eletrônica > IPVA > Base de Cálculo dos Veículos Automotores. Vale ressaltar que o desconto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Detran-Ba. Para efetuar o pagament do tributo, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil (BB), Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz-Ba: 0800 071 0071.

Brumado: Ilka faz críticas a administração de Aguiberto e diz que será candidata a prefeita em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a enfermeira e ex-vice-prefeita de Brumado, Ilka Abreu (PR), declarou que está insatisfeita com o modelo de governo apresentado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). Ilka, que atualmente trabalha na área de meio ambiente na capital do estado, disse que está faltando pulso administrativo ao atual prefeito, que, segundo ela, “está deixando os assuntos de Brumado lhe escaparem entre os dedos”. Preocupada com os rumos que a cidade está tomando com a perda de importantes órgãos do estado, a enfermeira reiterou que “o gestor parece acomodado em sua zona de conforto no gabinete da prefeitura”. Para a ex-vice-prefeita, Aguiberto ainda vive à sombra da administração de seu antecessor. “Aguiberto ainda não mostrou para que veio. Ele parece que está com medo de mostrar as caras, pois não teve coragem nem de mudar o secretariado, que se mantém desde o primeiro mandato da gestão passada. Administrativamente falando a cidade ainda respira as sobras do prefeito anterior e isso tem que mudar. Se esperava que ele desse um novo fôlego ao município, mas Aguiberto também está respirando do balão de oxigênio deixado pelo ex-prefeito”, disparou Abreu. Nos bastidores, Ilka já iniciou sua caminhada para brigar pela cadeira executiva nas eleições do próximo ano. “Quero lançar meu nome sim. Neste momento já me posiciono como pré-candidata, mas ainda vamos sentar com o grupo e avaliar as nossas condições e projeções com as nossas alianças partidárias”, pontuou ela.   

Rui Costa deixa Sertão Produtivo sem núcleo regional de saúde

Quando foi confirmado que cidades de grande representatividade na região, a exemplo de Brumado e Guanambi, ficariam de fora dos planos do governador Rui Costa (PT) de serem sede dos núcleos regionais que substituem as Dires e Direcs, não se deu atenção ao fato de que o governador deixou a região do Sertão Produtivo sem um núcleo regional de saúde. Isso porque o núcleo em substituição à Dires ficou com a cidade de Vitória da Conquista, que não faz parte da região de Território de Identidade do Sertão Produtivo. Esse teria sido o critério para que a cidade de Caetité recebesse um núcleo na área da educação. Com o novo cenário, populares que dependiam das microrregiões da Dires para adquirirem remédios fornecidos pelo estado terão que se deslocarem até a cidade de Vitória da Conquista em busca dos medicamentos. A mudança vai gerar uma sobrecarga ao setor no município e também ficará mais dispendioso para os populares, pois só da regional de Brumado a cidade de Conquista irá agregar 21 municípios que assistia a mais de 421 mil populares. Dentre estes, cerca de três mil eram cadastrados para receberem medicamentos ofertados pela rede pública de saúde mediante o estado. 

Feijoada da Entrevip acontece no próximo domingo (25)

No próximo domingo (25), às 13h, a Feijoada da Entrevip será realizada na AABB, em Brumado. O evento, que já virou tradição na cidade, é uma festa diferenciada e limitada para 700 pessoas. Segundo a organização da feijoada, o evento visa atender um público selecionado e exigente. Pensando nisso, os presentes na Feijoada da Entrevip vão curtir durante sete horas de festa uma praça de alimentação com 80 jogos de mesas, salão de beleza e uma enorme pista de dança. Além disso, serão oferecidos serviços all inclusive de buffet de feijoada do chef Marcelo Henrique, caldos, acarajés, cerveja gelada, caipiroska, água e refrigerante. Enquanto curte todas essas regalias, os foliões serão animados pelo samba da banda Caso Contrário, pelo axé de Betão & Banda e pelo sertanejo Danniel Vieira. Na entrada da festa, um copo personalizado, uma bandana e uma foto de revelação instantânea serão entregues aos foliões. A foto, que pode ser guardada de recordação, é o passaporte para concorrer a um sorteio de um óculos Ray Ban. Garanta já o seu ingresso! 

Operação Sossego apreende motocicletas em Caculé Foto: Divulgação/PM

Em Caculé, a Operação Sossego vem combatendo abusos praticados por motociclistas. No último domingo (18), a polícia militar apreendeu mais três motos na operação. De acordo com a polícia, as motocicletas apreendidas trafegavam com escapamento irregular perturbando o sossego público. No último dia 10, outras duas motocicletas havia sido apreendidas por estarem perturbando a ordem pública. Os motoristas também praticavam direção perigosa. Nos dois casos, os veículos foram apreendidos e os motociclistas multados e liberados em seguida. 

Segundo levantamento realizado pelo G1, 2.305 presos do regime semiaberto que tiveram direito à saída temporária de Natal e de Réveillon não retornaram. Os dados foram obtidos com base em informações enviadas por secretarias que administram o sistema penitenciário nos estados e no Distrito Federal. Ainda de acordo com o levantamento, o número representa 4,66% dos 49.487 detentos beneficiados pela justiça com o indulto de fim de ano. Caso não justifiquem o atraso no retorno às unidades penitenciárias, os presos são considerados foragidos e têm o nome enviado à justiça e à polícia militar para serem recapturados. Além disso, podem ter regresso de pena do regime semiaberto para o fechado. Na Bahia, dos 383 presos beneficiados com o indulto, 26 não retornaram - o número representa uma evasão de 6,79%. 

Remuneração dos profissionais do Mais Médicos é reajustada pelo governo

Publicada no Diário Oficial da União, edição de hoje (19), portaria dos Ministérios da Saúde e Educação reajusta de R$ 10 mil para R$ 10.513,01 o valor da bolsa-formação paga a profissionais do programa Mais Médicos. Segundo o texto, a bolsa poderá ser paga pelo prazo máximo de 36 meses e entra em vigor hoje com efeitos financeiros a contar da competência de janeiro deste ano. Criado em 2013, o programa Mais Médicos visa ampliar a assistência na atenção básica fixando médicos em regiões com carência de profissionais. Dados do governo indicam que 14.462 médicos do programa passaram a atender uma população de 3.785 municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país, além de 34 distritos sanitários indígenas. Na semana passada, o Ministério da Saúde lançou um edital para ampliar o programa. O novo edital abrange 1.500 municípios, dos quais 424 ainda não participavam da iniciativa. 

Brumado: Órgãos públicos não funcionam hoje por conta do feriado de São Sebastião Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta terça-feira (20), os órgãos públicos estarão de portas fechadas em Brumado por causa do feriado em celebração a São Sebastião, padroeiro do município. A comunidade católica local se prepara para as festividades em homenagem ao santo. Na noite da última segunda-feira (19) foi realizado um grande leilão na Praça da Matriz. Após uma procissão pelas ruas do centro comercial, o local será palco de uma missa campal no final da tarde de hoje (20).  

No mundo, 63 milhões de adolescentes entre 12 e 15 anos têm negado seu direito à educação, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Fundo da ONU para a Infância, Unicef e o Instituto de Estatísticas da Unesco. O documento afirma "estar claro" que meninas que engravidam têm a tendência de abandonar a escola, citando como exemplo o caso do Brasil. No país, mais de 70% das adolescentes entre 10 e 17 anos que se tornaram mães estão fora das salas de aula. Segundo o Unicef e a Unesco, crianças de países em conflito, com deficiência, que enfrentam discriminação ou ligadas ao trabalho infantil são as mais afetadas. As taxas mais altas foram observadas na Eritreia e na Libéria, onde 66% e 59% das crianças não frequentam a escola primária. Já no Paquistão, 58% das garotas entre 12 e 15 anos estão fora da escola, contra 49% dos garotos.  O documento afirma que no Brasil, a taxa de menores do ensino primário e secundário fora da escola era de apenas 2,4% em 2009, o que representava 730 mil crianças. Já entre menores de 7 a 14 anos que trabalham, o índice sobe para 4%. Para o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, é necessário compromisso global em três áreas: colocar mais crianças na escola primária; ajudar que permaneçam no ensino secundário e melhorar a qualidade do aprendizado.  diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, declarou que o relatório é um chamado para mobilizar recursos que garantam educação básica para todas as crianças. No mundo, um em cada cinco adolescentes não frequentam a escola, comparado com uma em cada 10 crianças do ensino primário. O relatório mostra ainda que quanto mais velhas, o risco dessas crianças de nunca voltar à escola aumenta. Um total de 121 milhões de crianças e adolescentes sequer começaram a frequentar a escola ou abandonaram os estudos, apesar da promessa da comunidade internacional de alcançar a meta da Educação para Todos até o final deste ano.

Governo Federal aumenta impostos para arrecadar R$ 20,6 bi Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou aumento de tributos para aumentar a arrecadação do governo nesta segunda-feira (19). De acordo com a Agência Brasil, as medidas visam a obtenção de R$ 20,6 bilhões em receitas extras. Entre as mudanças, está o aumento da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis e o retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que resulta no aumento de R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel. Os reajustes só entram em vigor 90 dias depois do anúncio, por conta da regra da noventena. Levy anunciou outras três medidas: o aumento do IPI sobre os atacadistas de cosméticos, para equiparar o atacadista ao industrial, setor que já pagava o tributos. O PIS e a Cofins sobre os produtos importados também aumentará. A alíquota subirá de 9,25% para 11,75%, para corrigir, de acordo com o ministro, a distorção causada pela eliminação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base de cálculo do PIS/Cofins das mercadorias importadas, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito para pessoas físicas também terá de 1,5% para 3% ao ano. Já no caso de abertura da operação de crédito, a alíquota de 0,38% se mantém. 

Em 2016, mais ricos terão renda maior que 99% da população Foto: Reprodução/Agência Brasil

A organização não governamental britânica Oxfam afirmou ontem (19) que, em 2016, o patrimônio acumulado pelos mais ricos do mundo - 1% da população mundial - vai ultrapassar o dos restantes 99%. “A parte do patrimônio mundial detida por 1% dos mais ricos passou de 44% em 2009 para 48% no ano passado e vai ultrapassar os 50% no próximo ano”, afirmou a ONG. A organização, cuja diretora-geral Winnie Byanyima vai copresidir ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), exigiu “a realização, este ano, de uma cúpula mundial para reescrever as regras fiscais internacionais”. “A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa”, disse Winnie, para quem “o fosso entre as grandes fortunas e o resto da população aumenta rapidamente”. A Oxfam apelou aos Estados para que adotem um plano de luta contra as desigualdades, coibindo a evasão fiscal, com a promoção de serviços públicos gratuitos, com mais impostos sobre o capital e menos sobre o trabalho, criando salários mínimos ou ainda por meio da criação de sistemas de proteção social para os mais pobres. O Fórum Econômico Mundial ocorrerá entre quarta-feira (21) e sábado (24), em Davos. Mais de 300 dirigentes mundiais, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o chefe do governo italiano, Matteo Renzi, o primeiro-ministro chinês, Li Kepiang, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deverão participar da 45ª edição do fórum. As informações são da Agência Brasil.

Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A primeira ação tomada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), após ter sido empossado no dia 1º de janeiro de 2015, foi anunciar a extinção de seis secretarias e a criação de três novas pastas em seu modelo administrativo. A decisão visa economizar cerca de R$ 200 milhões com o corte de funcionários públicos comissionados e a manutenção de setores. O projeto também prevê a qualificação da gestão, através de indicadores e metas, o reforço nos controles internos das secretarias e a eliminação de sombreamentos de competências entre os órgãos. 

Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Serão readequadas a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa) e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que serão transformados em órgãos em regime especial, com vinculações, respectivamente, à nova SDR, à Secretaria de Turismo (Setur) e à Seinfra. A EBDA passa a se chamar Bahiater. O governador já anunciou o destino dos núcleos que substituirão as Dires e Direcs. O município de Brumado ficou de fora das intenções do novo governador de ser um polo representativo do estado, o que gerou incertezas quanto ao futuro das novas pastas que assumirão as funções do Derba, EBDA e ADAB. 

Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias percorreu as três repartições em busca de informações, mas ainda não houve um pronunciamento oficial do estado quanto ao assunto. A nossa reportagem apurou que há rumores dos trabalhos da EBDA serem transferidos para a cidade de Caetité, levando-se em consideração o fato de o município vizinho ser sede do polo de identidade do Sertão Produtivo. Apesar disso, a informação é apenas especulação.

Brumado: Crateras impedem moradores de guardar carros no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem mora na Rua Teotônio Ferreira Silva, no Bairro Baraúnas, em Brumado, está impedido de guardar os veículos nas garagens desde o período das chuvas no mês de dezembro do ano passado. Isso porque com a precipitação pluviométrica várias crateras se abriram na via, que não foi recuperada. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, os moradores disseram que a rua serve com uma espécie de escoamento das águas nos dias de chuva. Nela passa toda a enxurrada em direção a um riacho na localidade. 

Brumado: Crateras impedem moradores de guardar carros no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo os moradores, uma equipe da prefeitura já compareceu ao local e constatou o problema, mas até então nenhuma providência foi tomada. “Estamos preocupados, pois isso aqui virou também uma questão de segurança pública, uma vez que tem acontecido tantos roubos na cidade. Nós aqui não temos um sono tranquilo por conta dos nossos veículos que são obrigados a dormirem na rua, já que as crateras impedem que guardemos os mesmos”, reclamam os populares.

Cirurgia para retirada de mamas cresce 50% no Brasil Foto: Reprodução

A mastectomia é uma cirurgia para retirada total ou parcial da mama que visa minimizar os riscos de desenvolver um câncer de mama em até 95%. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre mulheres. A procura pela cirurgia preventiva de alto risco aumentou em 50% no país após a realização da cirurgia, em maio de 2013, da atriz Angelina Jollie. A artista descobriu uma mutação genética que a tornava propensa com 87% de chances a desenvolver um câncer de mama e ovário e decidiu retirar as mamas a fim de prevenir o surgimento da doença. Clécio Lucena, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia MG, explica que a cirurgia não é liberada para qualquer pessoa. Segundo ele, o diagnóstico é minucioso e a autorização para a cirurgia só é liberada nos casos que realmente requerem essa intervenção. O exame realizado para a detecção das chances de desenvolvimento dos tumores custa cerca de R$ 7 mil no Brasil e só é indicado para pacientes que tenham um risco elevado de câncer de mama como, por exemplo, mulheres que já tiveram essa doença ou com histórico familiar preocupante. Mesmo com a realização da cirurgia, as chances de desenvolverem o câncer de mama não são eliminadas totalmente porque fica um pouco de tecido sob a pele que deve ser preservado para garantir a irrigação. Além disso, os riscos desse procedimento são perda da sensibilidade, necrose da pele e infecção.

Brumado: Moradores cobram pavimentação na Domingos Medrado Foto: Maílson Silva/Brumado Notícias

Os moradores da Rua Domingos Medrado, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, estão cobrando a pavimentação do local. Em nota enviada a redação do site Brumado Notícias, o internauta Maílson Silva declarou que, por conta da falta de pavimentação, os moradores são obrigados a conviver com grandes transtornos. Em época de chuva, por exemplo, a localidade fica intransitável devido à formação de poças de lama. “Já sem a chuva, o problema é a poeira em excesso que acaba afetando a saúde das crianças e idosos por causa da dificuldade para respirar. Já basta o tempo de espera, pois em toda época de eleição os políticos passam por aqui prometendo as melhorias, mas essas nunca chegam. Prefeito, por favor, dê valor a nossa rua assim como nós valorizamos a sua cobrança de IPTU”, apelou um morador.

Guilherme Bonfim é nomeado por Rui Costa para exercer cargo de diretor de fiscalização na Agerba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O advogado Guilherme Bonfim foi nomeado pelo governador Rui Costa (PT) para continuar exercendo o cargo de Diretor de Fiscalização na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Apesar de ser filho do ex-deputado João Bonfim, Guilherme segue sua carreira em voo solo. A competência e o trabalho reconhecido durante os quatro últimos anos pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) fizeram com que ele continuasse no cargo no atual governo baiano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Guilherme disse que continuará exercendo o seu papel em defesa da melhoria e qualidade do transporte na Bahia.

BA-262: Em abordagem de rotina, 2ª CIPR flagra homem portando arma de fogo Foto: Divulgação/PRE

Nesta segunda-feira (19), por volta das 10h, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) encontrou um revólver calibre 32 no porta luvas de um carro durante abordagem de rotina. Segundo informações da guarnição de serviço do Posto Rodoviário, localizado na BA-262, no trecho entre Vitória da Conquista e Anagé, o veículo onde a arma foi localizada era conduzido por Adriano Santos Teixeira. O revólver estava com a numeração suprimida. Na delegacia, o flagrante por porte ilegal de arma de fogo foi lavrado.

Deputada Ivana Bastos assume 2º mandato de olho na prefeitura de Guanambi em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi eleita em outubro de 2014 para exercer mais um mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Contudo, a parlamentar está com a visão em 2016 para disputar a prefeitura de Guanambi, no sudoeste baiano. Gabaritada com 60.889 votos, dos quais 13.369 foram computados na sua terra natal, Bastos não esconde o desejo de disputar a próxima eleição municipal. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, a visão para 2016 já passa nos horizontes políticos de muitos parlamentares, inclusive de Ivana, que enseja assumir as prefeituras de suas bases eleitorais.

Bancários da Caixa Econômica da região paralisam atividades amanhã (20) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta terça-feira (20), os bancários da Caixa Econômica de Brumado, Vitória da Conquista e região vão realizar uma paralisação contra o anúncio da abertura do capital da CEF. Segundo o sindicato da categoria, a presidente Dilma Rousseff está planejando vender as ações do banco, que é público. A decisão traria prejuízos para a sociedade, entre os quais a possibilidade de redução ou mesmo extinção de benefícios e programas sociais. Além de atuar diretamente nos maiores programas sociais do país, a Caixa Econômica emprega mais de 100 mil trabalhadores, 183 em somente Vitória da Conquista e 116 no restante da base. A paralisação terá início às 11h. Os bancários reivindicam ainda o fortalecimento da CEF como empresa 100% pública; contratação de mais bancários para melhor atender a população; ampliação dos serviços sociais; ampliação das linhas de crédito; redução das taxas de juros cobradas e isonomia para todos os funcionários. 

Bahia lidera financiamento de veículos no Nordeste, aponta levantamento Foto: Reprodução

Segundo levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip, maior banco de dados privado de informações sobre financiamento de veículos do país, a Bahia lidera o número de financiamento de veículos na região Nordeste. O estado atingiu a marca de 272.987 em 2014. O estudo inclui automóveis de passeio e comerciais leves, motos, pesados e outros. O segmento de automóveis leves apresentou o maior volume no estado, somando 195.266 vendas a crédito no ano. No total, o Nordeste contou com 1.168.992 financiamentos em 2014, uma queda de 4,2%, na comparação com 2013. 

Caetité: Prefeito comemora Lavagem da Esquina do Padre vestido de pirata Foto: Reprodução/Facebook

No último final de semana, aconteceu em Caetité o 3º Carnaval da Diversidade - 28º Lavagem da Esquina do Padre, maior festa de participação cultural da região. As bandas Alavontê, Pagod’art, Pio e Banda e Banda da Esquina, além dos blocos alternativos fizeram parte da programação do evento, que é uma mistura de micareta com lavagem. Durante os festejos, o prefeito José Barreira (PSB) se vestiu de pirata e curtiu a festa ao lado da esposa Cleia Montenegro. O evento foi abrilhantado pela participação popular. 

Caetité: Prefeito comemora Lavagem da Esquina do Padre vestido de pirata Foto: Reprodução/Facebook

Alegres, livres e fantasiados, os foliões deram um exemplo de paz e de que é possível comemorar com segurança e tranquilidade. A Lavagem da Esquina é um exemplo de carnaval democrático, com valorização da cultura e espaço aberto para manifestações populares. 

Brumado: Pais passam o domingo nas portas das escolas para garantir vagas dos filhos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como acontece todos os anos, interessados em garantir uma vaga no período matutino para os filhos, muitos pais passaram o domingo (18) acampados nas portas das escolas municipais em Brumado. Em todas as unidades escolares foram registradas grandes aglomerações. Em algumas escolas até foram feitas pelos próprios interessados listas dos primeiros a chegarem nas portas dos prédios no intuito de organizar a ordem de chegada. O site Brumado Notícias apurou que alguns pais chegaram nos locais ainda na madrugada do domingo e, além de passarem o dia debaixo do sol forte e calor intenso, dormiram na calçada das unidades de ensino. O número de vagas no período matutino é limitado no município para atender os mais de 12 mil alunos, segundo dados da secretaria municipal de educação.

Violência Doméstica: Crianças entre 2 e 4 anos são as principais vítimas

Uma pesquisa inédita, realizada pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes), mapeou as experiências de violência no cotidiano de crianças que vivem em favelas do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Os resultados apontam que elas sofrem violência física e psicológica a partir do primeiro ano de vida, ficando mais intensa entre os 2 e 4 anos de idade. Foi constatado, também, que as mães são as pessoas que mais praticam atos violentos contra os filhos, incluindo grito, castigo e violência física. Em Recife, 73% delas batem nos filhos; no Rio, 71%; e em São Paulo, o número cai para 58%. Tanto em Recife (71%) quanto em São Paulo (51%), as avós são as pessoas que mais batem nas crianças depois das mães. O estudo Infância e violência: cotidiano de crianças pequenas em favelas e cortiços foi financiado pela Fundação Bernard van Leer, da Holanda, e foi realizado entre 2012 e 2014 nas três cidades. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Hermílio Santos, foram aplicados sete instrumentos de coleta e realizados oito tipos de análise. “Entrevistamos crianças e pais moradores de favelas, lideranças da comunidade e organizações que atuam nos locais. Também promovemos discussões com grupos de adolescentes, dinâmicas com crianças e entrevistas (narrativas biográficas) com duas gerações de uma mesma família”, aponta. As informações são da Agência Brasil. 

Após show em Caculé, Ivete Sangalo se hospeda no Hotel 3º Milênio II em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após show que arrastou uma multidão no Bacurau em Caculé, a rainha do axé Ivete Sangalo se hospedo no Hotel 3º Milênio II, localizado no Anel Rodoviário da BR-030, em Brumado. A cantora foi ovacionada do início ao fim de sua apresentação durante a festa. Logo cedo, depois do café da manhã, a cantora elogiou o conforto do hotel brumadense, que lhe proporcionou um sono tranquilo. Antes de sua saída, Ivete ainda posou para fotos com os funcionários do hotel, a quem fez agradecimentos pelo atendimento e seguiu pela rodovia até o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, de onde pegou um voo até a cidade de Salvador. Ainda esta semana, Ivete continuará sua pré-temporada carnavalesca com os ensaios de verão.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Arquivo