Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

A Clínica Mais Vida traz  para Brumado dia 12 de março a criolipólise e a depilação a laser dia 19 de março; agende sua avaliação

Também conhecida como lipoaspiração sem corte, a criolipólise é uma técnica desenvolvida na Universidade de Harvard, que permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Durante o processo, um método de resfriamento controlado (-5°C a -10°C) que não danifica a pele ou outros tecidos é utilizado. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da 3º semana. O tratamento pode ser realizado com a fisioterapeuta Thiara Barbosa, na Clínica Mais Vida. No local, você também pode iniciar sessões de depilação a laser, dando adeus aos pelos que tanto incomodam, encravam e mancham a pele. A depilação a laser consiste na destruição da raiz do pelo (folículo piloso) através da aplicação de feixes de luz (laser). Agende uma avaliação gratuita através dos números (77)3311-6115/9951-4755/9180-9496.

Previsão de sol com pancadas de chuva durante o período do carnaval em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O calor vai predominar durante o período de carnaval na cidade Brumado, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 31°C até a quarta-feira de cinzas. Os dados são da estação meteorológica Clima Tempo. Mesmo sem a realização da festa momesca, os munícipes que ainda permanecem na cidade vão buscar outras maneiras de passar o período festivo afastando o calor. As opções são os clubes e até os tradicionais churrascos. A meteorologia aponta ainda que o calor forte deve provocar pancadas de chuva nas noites durante o final de semana prolongado.   

15/Fev/2015 - 10h30

Flávio Cruz lança CD duplo

Flávio Cruz lança CD duplo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O músico e intérprete Flávio Cruz está comemorando o lançamento duplo de seu trabalho. Natural da cidade de Rio de Contas, o cantor fixou moradia em Brumado, onde divide o tempo como servidor público com a paixão pela música. Em seus novos CDs um choque de identidade que surpreendeu admiradores. Ao mesmo tempo em que fez uma gravação ao vivo de um show de barzinho com voz e violão, o rio-contense gravou uma mistura de arrocha com funk ostentação. Como se trata de uma gravação independente, o cantor tem presenteado amigos e admiradores. “A proposta foi diversificar um pouco, por isso saí das minhas características. Um desafio em minha caminhada com a música que encarei como uma brincadeira. Acho que a moçada vai gostar!”, disse Flávio, que agradeceu aos parceiros comerciais e aos amigos que têm contribuído para a divulgação do seu trabalho. 

Sem Carnaval, cidade de Brumado fica quase deserta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já se foi o tempo em que a cidade de Brumado era conhecida por sua tradição carnavalesca. Nos últimos dez anos, a festa não vingou dois anos consecutivos e a proposta de resgate da folia não decolou na capital do minério. Diante disso, os munícipes resolveram sair da cidade e ir curtir a festa em municípios próximos ou na capital. Os destinos preferidos dos brumadenses são Salvador, Rio de Contas, Paramirim, Ilhéus e Porto Seguro. A falta do carnaval na cidade afetou a economia local, pois com o município quase deserto a rede hoteleira está vazia e o comércio pouco movimentado. Além disso, os ambulantes que costumam gerar renda durante os festejos foram obrigados a buscar em outras localidades a oportunidade de comercializarem seus produtos. Muito se critica o poder público municipal por não realizar a festa. Após as chuvas do mês de dezembro do ano passado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) anunciou o cancelamento da festa, alegando que os recursos seriam destinados para a infraestrutura, visando o conserto de ruas e praças danificadas. Mesmo assim, os mais críticos apontam que, com ou sem chuvas ou ruas esburacadas, 2016 terá novamente o carnaval na cidade devido às eleições. 

Brumado: Cachorra desaparece nas proximidades da Escola Rotary Foto: Divulgação

Uma cachorra Golden Retrivier, de cor caramelo com duas coleiras, sendo uma preta no pescoço e uma branca Scalibor, desapareceu neste sábado (26), na Avenida Cassimiro Pinheiro de Azevedo, nas proximidades da Escola Rotary, em Brumado. O animal atende pelo nome de Nina. Quem encontrou ou encontrar, pode entrar em contato pelo telefone: (77) 9968-1705 que será recompensado. 

Estudos revelam que terapia de reposição hormonal pode desenvolver câncer de ovário Foto: Reprodução/Corposaun

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Oxford concluíram que mulheres que passam pelo tratamento de terapia de reposição hormonal (TRH) podem vir a desenvolver câncer de ovário. Segundo as descobertas, o risco seria ligeiramente maior do que antes imaginado. Ainda assim, os especialistas dizem que não há uma razão relevante para que as mulheres deixem a terapia. Os estudos mostram que o uso de TRH por apenas alguns anos seria responsável por um crescimento de 40% do risco de câncer de ovário, enquanto a orientação vigente do Reino Unido, que está passando por um processo de revisão, diz que o risco seria por uso em longo prazo. O risco real ainda é pequeno, uma vez que há cerca de um caso adicional de câncer de ovário para cada 1.000 mulheres e uma morte por câncer de ovário extra para cada 1.700 mulheres entre as mulheres que tomam TRH por cinco anos a partir dos 50 anos (idade que a menopausa geralmente começa). Segundo o jornal O Globo, a co-autora do estudo, Dame Valerie Beral, disse que,  mesmo com menos de cinco anos de uso, o risco definitivo de câncer de ovário é totalmente relevante para os padrões de uso vigentes. O estudo foi realizado pelo Grupo de Colaboração Internacional em Estudos Epidemiológicos de câncer de ovário, organizado pela Universidade de Oxford, e publicado na revista "The Lancet".

PF investigará origem de boatos sobre confisco da poupança

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a investigação de mensagens que têm circulado nas redes sociais nos últimos dias sobre um suposto confisco dos depósitos da caderneta de poupança e de aplicações financeiras. Em nota, o Mnistério informou que Cardoso pediu a “imediata e rigorosa” apuração da origem dos boatos. Mais cedo, o Ministério da Fazenda emitiu nota oficial negando a intenção de confiscar qualquer aplicação financeira. Segundo a assessoria da pasta, a detecção de um volume considerável de mensagens sobre o assunto em redes sociais, principalmente no aplicativo Whatsapp, levou a Fazenda a emitir o alerta. “Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”, diz o comunicado.

Prefeito de Condeúba é vítima da falta de infraestrutura de sua cidade Foto: Reprodução/WhatsApp

O prefeito José Augusto Ribeiro (PT), mais conhecido como Guto, foi mais uma vítima da falta de infraestrutura da cidade de Condeúba, no sudoeste baiano. Imagens que circulam nas redes sociais desde a última sexta-feira (13), mostram um carro branco que transportava o gestor municipal e o secretário de saúde Maurício Trindade dentro de um buraco em uma via pública nas proximidades da Escola Miguês Garrido devido a inexistência de infraestrutura. De acordo com o Jornal Folha de Condeúba, os ocupantes do veículo que estavam aproximadamente 400 metros da residência do prefeito aguardaram ajuda para a retirada do veículo.

Prefeitura de Macaúbas anuncia concurso público com 207 vagas Foto: Reprodução

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, realizada na manhã da última sexta feira (13), na Câmara Municipal da cidade de Macaúbas, o prefeito do município, José João Pereira, anunciou publicamente que irá realizar Concurso Público para provimento de 207 vagas, indo desde auxiliar administrativo a médicos, atendendo assim todos os setores dos serviços públicos do município. Segundo o gestor, o edital está em fase de conclusão, podendo ser anunciado oficialmente a partir do próximo mês. Durante a reunião, o prefeito antecipou, informações preliminares sobre a quantidade de vagas para alguns cargos/funções, o que só poderá ser oficializado e confirmado com a publicação do Edital.

Profissionais da Educação de Caculé participam da Jornada Pedagógica Foto: Divulgação

Entre os dias 09 e 11 de fevereiro os Profissionais da Educação de Caculé estiveram envolvidos em encontros, palestras, dinâmicas, oficinas e busca por novas maneiras de interagir os alunos em sala de aula. Realizada pela Secretaria Municipal da educação e Cultura, a Jornada Pedagógica 2015 abrangeu o tema O papel do Educador diante dos desafios na sala de aula e garantiu momentos de trocas de experiências com a finalidade de atrair forma mais prazerosa de transmitir o conhecimento para os alunos. A abertura da Jornada contou com a participação dos palestrantes Adriano Santos da Lyceu Educacional e da Psicóloga da IAB, Lidiane Soares, da Primeira-dama, Maria das Graças Alves Neves, da Presidente da Câmara, Sônia Santana, da Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles e os Profissionais da Educação. Segundo a Secretária da Educação, o encontro é um importante momento para reavaliar o papel dos profissionais da educação na educação dos alunos. “Essa é uma oportunidade de identificar os avanços e planejar as atividades para serem trabalhadas em 2015, buscando sempre a excelência nos resultados”, avalia.

Homem acusado de abusar da enteada é preso em Caetité Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso hoje (13) acusado de tentativa de estupro na cidade de Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações pelo site Brumado Notícias, Osvaldo Joaquim do Couto, conhecido como Chico Pinto, teria abusado da enteada. Ele abordou a jovem dentro de casa e tentou passar a mão nas partes íntimas dela. A vítima pulou o muro da residência e fugiu gritando. Policiais que circulavam em uma viatura nas proximidades do local ouviram os gritos e socorreram a jovem. A polícia encontrou o acusado há algumas quadras da casa. Chico Pinto foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Caetité. O suspeito foi reconhecido por testemunhas e autuado em flagrante.

Surtos de sarampo no Brasil mostram problemas na imunização Foto: Reprodução

No Brasil foram registrados recentemente surtos de sarampo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema mostra que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário. O sarampo é considerado erradicado nas Américas desde 2002, uma vez que não há relatos de transmissão endêmica da doença na região desde então. De acordo com a OMS, a eliminação do sarampo nas Américas enfrenta grandes desafios. Até o momento, foram identificados 21 casos da doença no país – para a OMS, os casos no Brasil são parte de um surto maior que começou em 2013 e já infectou mais de 700 pessoas, em 31 municípios. A vacina contra a doença é usada há mais de 50 anos e tem sua segurança e eficácia comprovadas. A recomendação do órgão é que as crianças recebam duas doses da vacina contra o sarampo antes de completarem 5 anos e que os níveis de cobertura, com ambas as doses, sejam mantidos em 95% ou mais para prevenir a propagação de casos importados.

Universidades particulares podem reajustar matrículas pelo Fies em até 6,4%

O Ministério da Educação (MEC) elevou para até 6,4% o reajuste que poderá ser aplicado nas matrículas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - a pasta havia bloqueado o crédito para as instituições que aumentaram as mensalidades acima de 4,5%, que é a meta de inflação fixada pelo governo. Com o novo patamar de reajuste, o ministério anunciou que o sistema para novos contratos do Fies será aberto no dia 23. As inscrições poderão ser feitas no portal do programa. A novidade é que será estabelecido um prazo para que os estudantes solicitem o Fies. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril - antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento. Segundo o MEC, os estudantes que aderirem ao fundo de financiamento até 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas pela portaria, no final do ano passado. Os que aderirem a partir de 30 março deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter zerado a redação.

Serviço de capina para e mato toma conta das ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está fácil encontrar vegetação alta pelas ruas de Brumado. Isso porque desde a segunda semana de dezembro do ano passado, quando foram ensaiados os trabalhos de capina, os trabalhos não foram mais realizados no município. Além de várias ruas do centro e bairros da cidade, no Hospital Professor Magalhães Neto está com muito mato nas proximidades da enfermaria e no anexo do Hemoba.

Brumado: Novos casos de envenenamento de cães são registrados no Loteamento Maria de Lourdes Foto: Divulgação

Em 2014, mais de dez cachorros foram envenenados no Loteamento Maria de Lourdes, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Na última quinta-feira (12), novos casos de envenenamento de cães foram registrados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma cadela que era alimentada pela comunidade foi resgatada pelo protetor Paulo Esdras com sintomas de envenenamento. Os moradores do loteamento perceberam que o animal estava passando mal e pediram ajuda. Uma protetora de animais disse que, no local, um cachorro com suspeita de ter sido envenenado apareceu morto na manhã de hoje. O crime de maus tratos a animais é previsto na Lei de Crimes Ambientais, que prevê que quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, será penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Se, além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio. Em Brumado, os protetores vão se reunir esta semana a fim de encontrar uma solução para os casos de envenenamento.

Baile de carnaval será realizado durante três dias no Clube Social de Brumado

Em Brumado, o Carnaval terá início no dia 14 de fevereiro. Serão três dias de festa no Clube Social de Brumado (CSB). No local, as bandas Sambolô, Caso Contrário e Magnatas vão fazer a alegria dos foliões. No sábado (14), tem baile com as bandas Sambolô e Magnatas a partir das 23h. No domingo (15), haverá matinê com a banda Caso Contrário. Por último, no dia 16, um baile de carnaval especial vai agitar os foliões presentes no evento. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria do Clube Social através do telefone (77) 3441-5020.

Brumado: Secretaria de Saúde faz campanha de incentivo à doação de sangue Foto: Divulgação

O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esteve na sede do Hemoba, em Brumado, onde se reuniu com a diretora do hemocentro, Márcia Bastos. A médica relatou ao secretário as dificuldades do órgão hemoterápico quanto à baixa reserva de estoques de sangue. A situação preocupante atinge todos os hemocentros brasileiros. Diante do quadro e com a proximidade do Carnaval, quando a procura por bolsas de sangue aumenta, a secretaria firmou parceria com o órgão no intuito de desenvolver uma campanha permanente de incentivo à doação de sangue. O secretário fez um apelo convocando todas as áreas da comunidade - funcionários públicos, policiais, estudantes e cidadãos aptos a doarem sangue - a procurarem o Hemoba e doarem sangue. Em Brumado, o hemocentro fica localizado na Rua Manoel Fernandes, no Bairro Monsenhor Fagundes. Para doar é precisar ser maior de 18 e menor de 68 anos, gozar de boa saúde e portar documento oficial com foto.

Brumado: 3ª Semana Espírita será realizada em março

Entre os dias 17 e 22 de março acontece em Brumado a 3ª Semana Espírita Construindo a Paz, Promovendo o Bem. O evento será realizado no auditório do Semac (antigo Fórum). Realizada pelo Centro Espírita Viveiro de Luz, a Semana terá uma programação diversa, a qual inclui palestras, painel e seminário. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento de reflexão.

Jussiape: Menino de 14 anos morre soterrado em obra Foto: Reprodução/WhatsApp

Por volta das 16h da última quinta-feira (12), um menino de 14 anos morreu soterrado na cidade de Jussiape, no sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima estava em uma obra que acontecia em uma barragem particular na Fazenda Coite, vizinha a sua casa, quando uma pilha de terra caiu sobre ele. A vítima foi soterrada dentro de uma vala. Ele teria tentado pular a mesma, mas acabou deslizando e caindo dentro do buraco. Em seguida, a pilha de terra caiu sobre o menino. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Brumado. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência.

Brasil ocupa 99º em ranking de liberdade de imprensa

De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteira (RSF), o Brasil ficou na 99ª posição no ranking de liberdade de imprensa. Os dados foram obtidos a partir da análise das condições de trabalho para a imprensa em 180 países. No país, a posição representa um ganho de 12 posições em relação à 111ª posição, conquistada em 2013. No ano passado, dois jornalistas foram assassinados no Brasil por motivos diretamente relacionados ao seu trabalho. A organização afirma que o Brasil “tornou-se um pioneiro na proteção dos direitos civis on-line. por meio da adoção da lei do 'Marco Civil da Internet'". Segundo a RFS, a segurança dos jornalistas e a concentração da propriedade da mídia nas mãos de poucos continuam sendo os principais problemas enfrentados pela imprensa brasileira.  Na América do Sul, o país mais bem localizado no ranking da liberdade de imprensa é o Uruguai, na 23ª posição. Depois, aparecem Suriname (29ª), Chile (43ª), Argentina (57ª), Guiana (62ª), Peru (92ª) e Bolívia (94ª).

Gasolina inflaciona corrida de moto-táxi em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os usuários de um dos serviços mais utilizados pelos brumadenses sofrerão a partir da próxima segunda-feira (16) por conta do aumento de preço da gasolina. A corrida de moto-táxi ficará mais cara. O aumento de 20%, que elevará de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) para R$ 3 (três reais) o preço da corrida, é justificado pelas locadoras pelo aumento do preço da gasolina, que em alguns postos de Brumado chega a R$ 3,41 (três reais e quarenta e um centavos). “Infelizmente é um efeito em cascata. O governo aumenta nas distribuidoras, que repassam para os postos e daí para o consumidor. No nosso caso o repasse é para os usuários. No final das contas o menor acaba pagando pelo maior”, comenta um proprietário de locadora ao site Brumado Notícias. A expectativa dos economistas é de que a alta no combustível provoque um efeito domino e a inflação atinja a maior alta dos últimos anos ainda neste primeiro semestre.

Caminhoneiros terão jornada diária de trabalho Foto: Reprodução

O projeto de lei nº 4.246/12, que disciplina a jornada de trabalho e o tempo máximo de direção do motorista profissional, a chamada Lei dos Caminhoneiros, foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (11). Segundo o texto, a jornada diária de trabalho foi fixada em oito horas, com possibilidade de duas horas extras, podendo ser estendida por mais duas horas se acordado em convenção ou acordo coletivo. A legislação também se aplica aos motoristas que trabalham com transporte rodoviário de passageiros. O projeto ainda aumenta o tempo máximo que um caminhoneiro pode passar ao volante, que passa de quatro para cinco horas e meia, contínuas; o motorista deve descansar 30 minutos a cada seis horas de trabalho - a cada período de 24 horas, o motorista deve reservar tempo mínimo de 11 horas de descanso. Em situações excepcionais, o tempo de direção poderá ser elevado pelo período necessário para que o condutor, o veículo e a carga cheguem a um lugar que ofereça segurança. A penalidade para o motorista que descumprir os períodos de repouso passa de grave para média, embora permaneça a retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso.

Brumado: Coelba notifica clientes sobre atualização no CadÚnico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, a Coelba esclareceu alguns pontos com relação a reclamação de alguns brumadenses no que diz respeito ao aumento de até 300% em contas de energia. Segundo a empresa, os clientes beneficiários da Tarifa Social de Energia com dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico) precisam regularizar a situação para manter o desconto de até 65% na conta de energia. Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados pela Coelba para atualizar as informações cadastrais. A renovação e validação dos dados são obrigatórias. Em Brumado, a Coelba está notificando 4.466 clientes que apresentam algum tipo de pendência na base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) - destes, 1.120 perderam o benefício em janeiro deste ano. Os clientes que perderam o benefício devem, primeiro, se dirigir à prefeitura para regularizar as informações e, em seguida, procurar um dos canais de atendimento da Coelba (agências, rede Coelba Serviços, site www.coelba.com.br ou teleatendimento 0800 071 0800).

TJ-BA autoriza retorno das blitzes do IPVA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Estão autorizadas as blitzes de fiscalização do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. A decisão de manutenção da fiscalização do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia – TJ-BA – nesta quinta-feira (12). Segundo a Procuradoria Geral do Estado, as blitzes do IPVA apenas notificarão os devedores do imposto sem a apreensão do veículo – salvo nos casos em que o automóvel estiver sem o licenciamento anual, não podendo circular conforme determinação do Código Nacional de Trânsito. A possibilidade de apreensão dos veículos motivou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) a entrar na justiça contra a realização das blitzes ano passado. “O IPVA é uma obrigação do proprietário do veículo. Para ele rodar, precisa ter pagado o IPVA. Além disso, as blitzes observam outros aspectos, como se o carro é roubado, etc. É o controle da própria legalidade que o estado tem”, afirmou o procurador-geral do estado, Paulo Moreno, ao jornal A Tarde. Já o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-BA, Oscar Mendonça, afirmou que a Ordem poderá entrar com ação recurso no Supremo Tribunal de Justiça – STJ.

Arquivo