Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Tratamento revolucionário no combate à gordura em Brumado

Quer ficar o ano de bem com seu corpo? A Criolipólise é um tratamento revolucionário no combate à gordura localizada. Novidade no município de Brumado, a Criolipólise promete reduzir até 25% da gordura em uma única sessão. Os resultados são definitivos. Faça uma avaliação e descubra o que esse tratamento pode fazer por você. A primeira avaliação é gratuita. Marque a sua consulta com Luiza Feres, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional, através do telefone (77) 3441-3298 ou pelo WhatsApp no número (77) 9962-3010. A clínica fica localizada na Avenida Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254.

Brumado: JUCEB terá nova julgadora nomeada pelo prefeito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de 60 dias, a unidade da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) no município de Brumado está sem uma julgadora. O órgão é vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia e visa efetivar o registro público estadual das empresas mercantis e atividades afins. A pessoa que assumia a função na unidade comercial aposentou-se no final de 2014 e desde então o município ficou sem os serviços, sendo os mesmos encaminhados a capital do estado. O processo tornou a tramitação e desburocratização dos documentos encaminhados mais lenta. O site Brumado Notícias compareceu ao órgão e foi informado de que o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) nomeou uma funcionária pública para assumir a função, a qual terá seu nome divulgado no Diário Oficial do Município ainda esta semana. Após a nomeação, a nova julgadora passará pelo processo de treinamento, tanto na unidade local quanto na capital. Tão logo termine o período de capacitação ela assumirá a função, o que está sendo muito aguardado, principalmente pelos contabilistas do município, que mais necessitam das ações do órgão.

Barreiras: Aluno de escola pública fica em 1° lugar em Medicina na Ufob Foto: Reprodução/TV Bahia

Natural de cidade de Barreiras, Jackson Tavares Filho passou em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Aluno de escola pública, ele tirou 754,5 na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e entrou através de cotas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esta era a terceira tentativa do jovem de 19 anos no Enem - a primeira ocorreu no ano de 2012, ainda para treinar. Em 2013, concluiu o Ensino Médio no Instituto Federal na Bahia (IFBA), mas não obteve nota suficiente para entrada em medicina. No ano passado, ele entrou em um cursinho e revisava as matérias em casa. "Minha rotina era tranquila. Só revisada após o cursinho. Minha memória fotográfica é boa. Prestava mais atenção na aula e absorvia o conteúdo”, disse o jovem ao G1.

Vereador Weliton Lopes visita nova sede do IFBA de Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado está sendo construída a nova sede do IFBA com o objetivo de oferecer mais cursos, também de nível superior. Conhecendo a importância do instituto para a cidade, o vereador Weliton Lopes está acompanhando de perto a obra. Ele realizou proposição solicitando à secretaria municipal de infraestrutura benefícios na área externa. Na última segunda-feira (02), o parlamentar visitou as novas instalações do IFBA ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Na oportunidade, o gestor garantiu a instalação de iluminação pública no acesso e entorno do prédio, a realização da pavimentação do acesso pelo Bairro Urbis I e a limpeza da área externa no período mais curto possível. O diretor geral Acimarney Freitas, que também esteve presente na visita, disse que as garantias são uma grande conquista. Ele fez questão de agradecer ao vereador Weliton Lopes por seu empenho e luta em prol da causa. Lopes declarou que confia no prefeito e que está muito satisfeito com o resultado conquistado. “A nova sede do IFBA garantirá a nossos jovens a perspectiva de um futuro melhor com a obtenção de novos cursos na área técnica e graduação, além de equipamentos de última geração que oportunizam um melhor aprendizado. Com certeza Brumado dará um grande salto na área educacional”, destacou ele.

Brumado: Evento beneficente em apoio ao Metanóia será realizado no sábado (07)

A partir das 15h do próximo sábado (07), acontece no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro o 1º Encontro Automotivo Beneficente de Brumado. A iniciativa visa arrecadar alimentos para o Centro de Recuperação de Dependentes Metanóia, além de conscientizar os presentes sobre os males do uso de drogas e alertar sobre o uso de som automotivo em locais inadequados. Para participar do evento é preciso apenas doar 2 kg de alimento. Os interessados podem ligar para (77) 3441-9331 ou (77)9943-1060 para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Club Amarok Bahia promove Expedição Barra Grande

O Club Amarok Bahia vai realizar entre os dias 18 e 21 de abril a Expedição Barra Grande. Os participantes sairão de Brumado com destino a Barra Grande, no litoral sul do estado. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com Alessandro Silva através do telefone (77)9968-0777 ou com Manoel Messias no número (77) 9118-7173.

OMS: Câncer mata ao menos 8 milhões de pessoas no mundo todos os anos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer registra, anualmente, 14 milhões de novos casos e 8 milhões de mortes em todo o mundo - 60% dos óbitos são identificados na África, Ásia e na América do Sul. Em comunicado, a OMS disse que está trabalhando em conjunto com todos os países para construir soluções que reduzam as mortes prematuras provocadas pelo câncer por meio de um esforço global para diminuir em 25% as mortes prematuras provocadas por doenças crônicas não transmissíveis até 2025. De acordo com análise feita pela organização, o número de novos casos de câncer deve aumentar em 70%, nas próximas duas décadas, em todo o mundo, passando de 14 milhões para 22 milhões. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são pulmão, próstata, colorretal, estômago e fígado. Entre as mulheres, os principais tipos são mama, colorretal, pulmão, cérvix e estômago. Um terço das mortes por câncer é resultado de cinco riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e verduras, falta de atividade física, uso do tabaco e consumo de álcool.

Petrobras: Graça Foster e cinco outros diretores renunciam ao cargo Foto: Reprodução

Hoje (04), a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e cinco diretores da Petrobras renunciaram ao cargo. Os novos executivos que passarão a comandar a companhia serão escolhidos pelo Conselho de Administração na próxima sexta-feira (06). A Bovespa confirmou a informação e pediu esclarecimentos à Petrobras sobre o fato de que o Palácio do Planalto já havia informado à presidente da Petrobras, Graça Foster, de que ela será substituída no cargo. Em resposta, a Petrobras informou, em nota, que a nova diretoria será escolhida na próxima sexta em razão da renúncia da presidente e de cinco diretores.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), pouco mais de um quarto dos municípios brasileiros ainda não iniciou o trabalho de adequação ou elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), cujo prazo de encerramento é o mês de julho. No Brasil, apenas 37 municípios cumpriram todas as fases até a sanção da lei. Os planos municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) e preveem metas desde a educação básica até a pós-graduação para serem atingidas nos próximos dez anos. Os PME destinam-se ao monitoramento e cumprimento das metas. Dentre os municípios ainda sem comissão coordenadora instituída para iniciar o debate do plano estão cinco capitais: Salvador, Natal, Recife, Aracaju e Belo Horizonte. Todos os estados iniciaram o processo de elaboração do plano. Três sancionaram a lei: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Distrito Federal e Rio Grande do Sul enviaram os projetos para o Legislativo.

Brumadense cai de cobertura de centro empresarial em Salvador e morre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O brumadense José Nepomuceno de Souza, de 78 anos, mais conhecido como Zé Souza, morreu ao cair da cobertura do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador. O acidente aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (4). De acordo com o G1, a vítima teria tido uma crise de labiritinte enquanto vistoriava uma instalação. O delegado Nilton Tormes disse que ele teria se agachado para verificar o fluxo do trânsito e caiu. A área está isolada para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O brumadense é irmão de João Raimundo Nepomuceno de Souza (João da Van), Terezinha Marques de Souza e Conceição Marques de Souza. José trabalhava há 20 anos como síndico do prédio e era muito querido por todos.

Brumado: Parlamentares retomam sessões legislativas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumados retornaram do recesso parlamentar na noite da última terça-feira (03). A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da mesa diretora, Édio Pereira (PCdoB). Além da ausência do presidente, Alessandro Lôbo (PSL), também faltaram a primeira sessão do ano a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB)e os vereadores Márcio Moreira (PSB) e Agno Meira (PCdoB). Com o auditório vazio, os trabalhos foram iniciados com a formação da mesa. Estiveram presentes o secretário de esportes Miguel Lima Dias, que representou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), e o secretário de saúde Cláudio Feres. Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio devido ao falecimento do secretário da fazenda municipal, João Ribeiro. Em seguida, Miguel Lima Dias apresentou um breve relatório das ações do poder executivo em 2014 e das perspectivas do governo municipal para o ano em curso. Sem pauta e sem projetos a serem votados, os vereadores resumiram os últimos acontecimentos envolvendo a extinção dos órgãos estaduais e o posicionamento do município em buscar recursos dos governos estadual e federal. Ao final, Édio Pereira convocou a população para prestigiar a próxima sessão, quando será inaugurado o Infocentro e a biblioteca informatizada anexada à Câmara.

Brumado: Zé Luiz avalia gestão de Aguiberto e diz que aliança do prefeito com Marizete é possível para 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, José Luiz Alves Ataíde, que já exerceu mandatos como vereador e presidente da câmara local e foi vice-prefeito no primeiro mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Ele fez uma avaliação da administração do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). O petista aponta que houve queda de receita e só do fundo de participação foram cortados R$ 400 mil. Para ele, o atual prefeito está engessado no que se refere à realização de investimentos de grande estruturação para o aquecimento da economia local e geração de emprego. Do ponto de vista de Ataíde, Aguiberto faz uma administração tímida. “Ele está fazendo apenas o feijãozinho com arroz com relação à manutenção dos serviços já existentes. O prefeito ainda não mostrou a sua cara no que tange a apresentar projetos ambiciosos, que sejam estruturantes para o aquecimento da economia e geração de emprego. A administração ainda está tímida, deixando a desejar. Do jeito como está ela findará seu mandato sem um grande projeto estruturante, apenas a manutenção dos serviços já existentes”, afirmou o petista. Sobre as eleições do próximo ano, o ex-vice-prefeito declarou que está cedo para avaliar os nomes e o cenário das disputas, porém ele acredita que o atual momento é desfavorável ao prefeito. 

Brumado: Zé Luiz avalia gestão de Aguiberto e diz que aliança do prefeito com Marizete é possível para 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O momento não é favorável ao prefeito, mas pode haver um choque de gestão na busca de geração de recursos e com isso Aguiberto pode conseguir reestruturar seu governo, o que daria um giro no cenário da política local”, reiterou. O petista destacou ainda que há no município três grupos que encabeçam a política local: o bloco petista comandado pela suplente ao senado, Marizete Pereira, o bloco liderado pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e o bloco liderado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias. Perguntado sobre uma aliança entre Aguiberto e Marizete, José Luiz disse que a política pode proporcionar tal reviravolta. “O quadro político ainda não está definido. A política está em constante mudança. O cenário hoje é um, mas amanhã acontece um fato novo que muda tudo. O quadro ainda está escuro. Na política tudo é possível. A política é a arte de administrar divergências, a convergência na divergência, ainda mais quando se trata de pessoas que têm um histórico de serviços prestados. Não vejo dificuldade de no futuro haver uma aliança nesse sentido. No momento ainda não existe essa perspectiva, não temos hoje esse encaminhamento, mas não acho impossível de acontecer”, concluiu o petista.

Reforma política: Câmara aprova admissibilidade para apreciação de PEC Foto: Agência Brasil

Depois de horas de discussões e obstrução de partidos como o PT, o plenário da Câmara aprovou, há pouco, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que trata da reforma política e eleitoral.  A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho e prevê, entre outras coisas, o voto facultativo, o fim da reeleição para cargos executivos e a coincidência das datas das eleições, além de um sistema misto de financiamento das campanhas. Como isso não ocorreu, o novo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu avocar a decisão para o plenário visando a acelerar o processo de discussão e votação da reforma política. Muitos questionamentos foram feitos em relação à decisão de Eduardo Cunha, mas ele argumentou que isso é regimental e que a medida tem o objetivo de acelerar a discussão e votação da reforma. Com a aprovação da admissibilidade, o presidente da Câmara vai criar uma comissão especial que analisará o mérito da PEC. A comissão poderá apensar à PEC do grupo de trabalho todas as outras que tramitam na Casa e que tratam da reforma política e eleitoral. As informações são da Agência Brasil.

8ª edição do Campus Party Brasil é realizada em São Paulo; brumadenses prestigiam evento Foto: Divulgação

Entre os dias 03 e 08 de fevereiro, a 8ª edição do Campus Party Brasil, considerado o maior encontro de tecnologia da América do Sul e o maior evento de internet do mundo, está sendo realizada em São Paulo. Os brumadenses Weverton Teixeira e Kelsson Glaysson estão participando da iniciativa, que promete um universo de inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. No Campus Party Brasil haverá diversas palestras, oficinas, wokshops, exposições e atividades. Além disso, nesta edição, será celebrado o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne. Aliando empreendedorismo digital e a Campus Party, o encontro também vai oferecer o programa Startup 360, através dos qual a organização proporcionará conteúdos distintos para todos os participantes que queiram começar um negócio ou que já tem empresas estabelecidas. O evento também conta com a Open Campus, cujas atrações são gratuitas para o público.

Oposição protocola pedido de CPI para investigar denúncias na Petrobras

Um requerimento para criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a continuar as investigações sobre as denúncias envolvendo a Petrobras foi protocolado pelos partidos de oposição na Secretaria-Geral da Câmara. No total, 186 deputados assinaram o documento - mais de 50 das assinaturas são de partidos da base governista na Câmara. Para criação da CPI, são necessárias as assinaturas de 171 deputados. No requerimento, os deputados pedem a criação da CPI com a finalidade de “investigar a prática de atos ilícitos e irregulares no âmbito da Petrobras, entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito especifico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos”. Segundo o documento, a CPI será composta de 25 deputados titulares e igual número de suplentes e terá prazo de 120 dias para fazer as investigações envolvendo as denúncias contra a Petrobras.

Medidas provisórias que mudam benefícios trabalhistas e previdenciários serão discutidas Foto: Reprodução

Uma comissão composta pelo governo federal, as centrais sindicais e o Congresso Nacional vai discutir as medidas provisórias (MP) 664 e 665, que alteram a concessão de direitos trabalhistas e previdenciários como pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego. O acordo foi divulgado ontem (3) por representantes das centrais e por Miguel Rossetto, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Representantes das centrais sindicais manifestaram que aceitariam o processo de negociação do conteúdo das medidas porque encontraram resistência por parte do governo federal para revogá-las. A proposta das centrais é que haja taxação das grandes fortunas e das remessas de lucros para o exterior. As MPs estão sendo questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Força Sindical e Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, a fim de que o Tribunal possa discutir a constitucionalidade das medidas. As entidades alegam que o princípio da urgência, requisito para edição de MPs, não existiu. Há ainda a alegação de que as MPs interferem nas conquistas já alcançadas pelo cidadão, tornando os requisitos para concessão mais rigorosos ou diminuindo a abrangência de beneficiários, de acordo com a ação.

Caixa Econômica Federal oferece oportunidades de estágio na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Caixa Econômica Federal está oferecendo vagas de estágio em todo país. Podem participar do processo seletivo estudantes do 1º ou 2º ano matriculados em instituições de ensinos médio e técnico. Na Bahia, 132 municípios serão contemplados, incluindo Salvador. O estudante precisa estar frequentando a escola, que pode ser pública ou particular, e ter idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do contrato. O regime de trabalho é de cinco horas por dia e os estagiários vão receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 500, mais auxílio-transporte na quantia de R$ 130. A seleção será composta por análise curricular e documental, além de entrevista pessoal. Os interessados devem se inscrever no portal www.ciee.org.br até o dia 6 de fevereiro, às 16h (horário local). Até o dia 13 de fevereiro, os candidatos devem entregar os seguintes documentos no Ciee: protocolo da inscrição, declaração de escolaridade com no máximo 30 dias, histórico das notas ou boletim escolar do último ano letivo e cópias do RG e CPF.

Homem tenta matar ex-mulher em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por volta das 22h da última terça-feira (03), um homem atirou diversas vezes contra a ex-mulher. O crime aconteceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima foi atingida no pescoço e nas costas em sua própria residência. Ela foi encaminhada às pressas ao hospital municipal, onde teve de ser submetida a cirurgia. De acordo com a polícia, o crime pode ter motivação passional, já que o homem não aceitava a separação e a mulher estava com um novo namorado. O acusado está foragido e a polícia segue a sua procura. A vítima é auxiliar de serviços gerais em uma agencia bancária da cidade.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Marlito Lacerda diz que governo de Aguiberto é regular, mas precisa melhorar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora não tenha mais intenção de concorrer a qualquer cargo público eletivo, o contabilista Marlito Lacerda, ex-secretário de finanças do município de Brumado, se mantém atualizado sobre os assuntos da política local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o contabilista fez uma breve análise da atual administração do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), apontando que o mesmo “recebeu uma herança maldita do seu antecessor”. Lacerda disse que “em seu final de mandato o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos utilizou a máquina pública para inaugurar obras inacabadas na calada da noite”. Para o ex-secretário municipal, o atual prefeito pecou em não expor essas obras ao conhecimento popular e está pagando um alto preço por isso. Apesar de considerar a administração de Aguiberto mais humana, Marlito destacou que o mesmo precisa melhorar em alguns setores. “Ele ainda não conseguiu dar uma guinada em seu governo porque ainda mantém o secretariado do antigo gestor. Até certo ponto ele ainda está preso à forma de governar do seu antecessor e ele tem pouco tempo para mostrar sua real plataforma de governo”, completou o ex-secretário. Marlito acredita que o prefeito deve reavaliar a sua administração se estiver pensando em se reeleger nas próximas eleições. “Ele está regular, precisa dar uma guinada em seu governo renovando o secretariado. Se as eleições fossem mês que vem ele teria dificuldade de reeleição. Ele precisa melhorar seu governo para reconquistar a confiança da população”, concluiu o contabilista.

Polícia de Aracatu prende homem após ameaçar funcionários de supermercado com facas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (02), um homem invadiu um supermercado localizado na cidade de Aracatu, no sudoeste baiano. Armado com duas facas de cozinha, ele ameaçou os funcionários do estabelecimento, causando pânico entre os mesmos. A polícia foi acionada e conseguiu prender o homem, como o homem ficou conhecido. Ele foi levado para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde se registrou a ocorrência. Segundo informações da polícia, o acusado já havia praticado o mesmo delito outras vezes, sempre à noite, quando a delegacia local não funciona. O homem e as armas apreendidas foram novamente reconduzidos para a cidade de Aracatu após registro da ocorrência.

Ivana Bastos assume segundo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (02), a deputada Ivana Bastos (PSD) tomou posse na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em discurso, Bastos garantiu que vai trabalhar em prol da melhoria das condições de vida dos baianos. Na oportunidade, a deputada também agradeceu a todos que contribuíram para a construção da sua trajetória política. “Estamos aqui porque 60.899 pessoas confiaram no nosso trabalho. Mas o nosso compromisso vai muito além disso e está pautado no trabalho de melhoria de vida de todos os baianos”, reiterou ela. A parlamentar disse ainda que continuará trabalhando pelo desenvolvimento da região de Guanambi e para a conclusão da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a concretização da energia eólica na região, demandas que fazem parte do seu mandato.

Um homem foi condenado a sete anos de prisão por ter beijado à força uma foliã no carnaval de Salvador. De acordo com a Defensoria Pública, o fato aconteceu em fevereiro de 2008 e o suposto beijo foi classificado como estupro, crime considerado hediondo e previsto no artigo 213 do Código Penal. A Defensoria Pública da Bahia informou que entrou com um recurso de apelação para impedir a condenação. O denunciado, que não teve o nome divulgado, já havia permanecido preso em regime fechado por um ano e um mês, antes de conseguir o direito de responder ao processo em liberdade. De acordo com o defensor público responsável pelo caso, José Brito Miranda de Souza, há uma completa desproporcionalidade entre a pena e o castigo imposto pelo juízo, ferindo o princípio da razoabilidade. Isso porque a condenação aplicada equipara-se a crimes como o homicídio, por exemplo. Ainda de acordo com José Brito, durante a fase de colheita de provas, nenhuma das partes envolvidas no caso foi ouvida pelo juiz que prolatou a sentença, contrariando outro princípio jurídico, o da ampla defesa. O defensor questiona ainda a comprovação de que o beijo forçado tenha realmente acontecido, em virtude da inexistência de provas na fase de instrução processual. “A conduta de beijar a força, mesmo sendo comum no carnaval da Bahia, é absolutamente reprovável. Ocorre que, neste caso, não ficou provado com induvidosidade a ocorrência do beijo e, mesmo que tivesse ficado provado, o que efetivamente não ocorreu, a pena aplicada foi drasticamente alta”, defendeu a apelação. Para o defensor público, a conduta do acusado não deve ser tratada como estupro, e sim, constrangimento ilegal, ou importunação ofensiva ao pudor, se houvesse prova induvidosa do beijo. Se assim o entender, o juiz poderá reduzir a condenação à pena cabida nestes casos, o que impediria o retorno à prisão do homem por já ter cumprido um ano e um mês de reclusão. A apelação da Defensoria Pública deverá ser julgada agora pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia.

Prefeito de Brumado quer usar área do Derba para construção de avenida e ampliação do mercado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a extinção do Departamento de Infraestrutura do Estado da Bahia (Derba), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), voltou a sua atenção para o local, que abrigou durante décadas a sede da 10ª Residência de Conservação SETC Derba no município, localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor declarou que visitou várias secretarias do estado na capital, dentre as quais a secretaria de infraestrutura, onde solicitou que o estado repasse ao município a área que ficará sem uso pelo governo. Aguiberto pretende construir no local uma nova avenida ligando o centro comercial à BA-262. A proposta, segundo ele, é desafogar o centro comercial, que atualmente conta apenas com uma avenida que interliga o centro com as três rodovias de acesso ao município. O prefeito adiantou que também pretende utilizar parte do espaço para ampliação do Mercado Municipal, o que aumentaria a oferta na feira livre da cidade. Por enquanto, o gestor aguarda uma resposta, mas sua equipe já estaria elaborando um projeto com o intuito de buscar recursos para as referidas obras.

Arquivo