No período de uma semana, duas mulheres desapareceram em Vitória da Conquista, na região sudoeste. A cabeleireira Deise Santos Oliveira, 33, sumiu na segunda-feira (20). Segundo a sogra, Natilde Maria de Jesus, Deise saiu de casa pela manhã e não informou para onde ia. Já o marido, Gilmar Souza de Jesus, relata que procurou a cabeleireira em vários lugares, inclusive no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Deise tem dois filhos e Gilmar conta que eles sentem falta da mãe. “Isso é desesperador, porque eles estão dormindo, aí do nada acordam assim e pensam que a mãe está do lado, e chamam pela mãe”, lamenta. Já no bairro de Nova Cidade, uma adolescente de 17 anos está desaparecida desde sexta-feira (17). Marina Dias Silva foi deixada próximo à escola onde estuda pelo padrasto. Marisa Dias, mãe da estudante, conta que alguns alunos relataram que Marina chegou na porta da escola, mas não assistiu às aulas. A mãe ainda fala que algumas pessoas que chegaram a ver a estudante disseram que ela estava agindo de maneira estranha. "As pessoas que chegaram a relatar que viram ela, [disseram] que ela estava assustada, que ela estava estranha", conta. As informações são do G1.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Na última quinta-feira (23), investigadores da Polícia Civil fizeram uma revista na carceragem da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, onde encontraram várias grades serradas. O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, determinou a realização de revistas nas carceragens de todas as unidades da coordenadoria em razão do longo período do feriado. O objetivo é frustrar qualquer plano de fuga durante o carnaval.
Foto: Divulgação/Bombeiros Uma mulher de 24 anos, que trabalha como catadora de latinha no circuito Dodô do Carnaval de Salvador, deu à luz na manhã desta sexta-feira (24). O parto foi realizado por soldados do Corpo de Bombeiro Militar, dentro do Posto de Comando Marítimo, localizado na Barra, ponto de início do circuito. A gestante estava acompanhada do marido, de 22 anos, e de outros três filhos, quando começou a sentir contrações na rua. O homem correu para pedir ajuda aos bombeiros. Ao perceber que não havia tempo suficiente para chamar uma ambulância, a mulher foi levada para o posto, onde o parto foi realizado. De acordo com o G1, o bebê, do sexo masculino, nasceu sem nenhuma complicação. Mãe e filho foram levados por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a Maternidade Tsylla Baldino, na Baixa de Quintas. Ambos passam bem.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Fundamentado em uma representação anônima, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a denúncia de que o Bradesco estaria tratando os consumidores de forma abusiva. Segundo a denúncia, o banco, através dos seus prepostos, estaria se recusando a receber boletos de pagamentos com valores abaixo de R$ 1 mil, obrigando os clientes a enfrentar grandes filas, em condições inadequadas, nos correspondentes bancários. Os fatos constituem violação aos direitos dos consumidores, inclusive, dano moral coletivo e social. O banco foi notificado para que, no prazo de 10 dias, preste esclarecimentos acerca da denúncia e informe se possui interesse em firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP.
Foto: Bernardo Pombo e Luiz Cláudio Amaral O goleiro Bruno recebeu um habeas corpus da Justiça e deve deixar o presídio em breve. Uma liminar, deferida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, permite que o jogador recorra em liberdade da condenação pelo sequestro, morte e ocultação do cadáver da modelo Eliza Samudio. A informação foi publicada pelo jornal Estado de Minas e confirmada pelo GloboEsporte.com. “O alvará foi emitido na noite de ontem (23) e já está na Vara de Execuções Penais de Santa Luzia”, afirmou Lúcio Adolfo, advogado do atleta ao jornal mineiro. Segundo seu defensor, o jogador deve deixar a prisão ainda nesta sexta-feira. Porém, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais disse que não tem como precisar a data da saída do goleiro por causa do trâmite envolvendo o processo. Bruno está na APAC, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde outubro de 2015. Ao G1, Lúcio Adolfo explicou que Bruno está preso apenas pelo processo relacionado à morte de Eliza, já que em 2010 o jogador foi condenado por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra a modelo. Com a divulgação do habeas corpus ao goleiro Bruno, um batalhão de jornalistas já está na porta da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Mesmo sem os festejos de carnaval, a movimentação foi boa na manhã desta sexta-feira (24), no comércio de Brumado. Muitos foliões preferiram fazer suas compras no comércio local antes de seguir viagem para as cidades vizinhas, onde pretendem curtir a festa de largo. Alguns optaram em economizar comprando alimentos, bebidas e até vestuário no município, ao invés de gastar fora com tais itens, pois alegam que, no período carnavalesco, os produtos ficam mais caros nas cidades onde acontecem as festas. “Na verdade, economizamos mais aqui com as coisas de casa para podermos gastar um pouco mais lá no meio da folia. Não que gastamos ou consumimos mais por lá, mas é para equilibrar os preços mais elevados da cerveja, refrigerante e guloseimas, além do aluguel ou hospedagem”, comentou o folião Binho Silva ao site Brumado Notícias. Já sua irmã, Mara Silva, questionou a não realização do carnaval na capital do minério. “O lamentável é que nossas autoridades administrativas não se sensibilizam que a cidade não vive só de obras, o lazer também faz parte do bem estar da população. A visão distorcida de que a diversão é algo supérfluo acaba tirando esse extra que seria depositado na rede hoteleira, no comércio ambulante, supermercados, etc”, destacou.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (27) e na terça-feira (28). Já na quarta-feira de cinzas (1º de março), os bancos abrirão ao meio-dia. Segundo a Febraban, a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado. As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que vencerem nos dias 27 ou 28 poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira (1º). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere antecipar o pagamento.
Foto: Divulgação O comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Irlando Oliveira, anunciou que 75 policiais militares serão empregados pela unidade na festa de carnaval de Rio de Contas. Além disso, o policiamento ganhará reforços da 34ª CIPM, de Brumado, da 94ª CIPM, de Caetité, da CIPE-Chapada e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo o comandante, as equipes atuarão de forma conjunta para garantir a segurança dos foliões. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 160 mil para suporte ao policiamento durante a festa, valor que envolve pagamento de diárias dos policiais, alimentação e transporte. Este ano está proibido som automotivo e som abusivo nas residências e estabelecimentos comerciais no horário entre 5h e meio dia. Também não será permitido venda de bebidas em vasilhame de vidro em todo o circuito. Quem descumprir as determinações será encaminhado para a delegacia. “Sabemos que em eventos dessa natureza uma garrafa quebrada pode trazer prejuízos imensos às pessoas. Então, contamos com o apoio dos cidadãos no sentido de ajudar a polícia militar de modo que no final do evento possamos nos vangloriar de que o mesmo foi tão somente de paz e de alegria”, disse o major.
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a concessão de imunidade tributária a entidades filantrópicas na aquisição de produtos e serviços para seu funcionamento. Na ação, um hospital de Muriaé (MG) buscava o benefício em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido pelo governo estadual, alegando que pagava o tributo indiretamente, embutido no preço dos medicamentos que adquire. Por unanimidade, os 9 ministros que participaram do julgamento entenderam que a imunidade não poderia ser transferida ao consumidor, já que o imposto, formalmente, é pago pelo fornecedor. A decisão tem repercussão geral e deverá ser seguida pelos demais tribunais em casos semelhantes.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Diante da escassez de serventuários e da necessidade de acúmulo de funções, o juiz Genivaldo Alves Guimarães comunica que, entre 02 e 31 de março de 2017, o Cartório do Registro Civil com Funções Notariais de Aracatu funcionará no prédio do Fórum Duarte Moniz, que fica localizado na Rua Rio de Contas, 3 (próximo ao Hospital Regional), em Brumado. No local, o atendimento será de segunda a sexta-feira, de 8 às 13h. Após o período, o atendimento voltará a ocorrer na cidade de Aracatu. Já os interessados em reconhecimento de firma, autenticação de documentos, lavratura de escrituras ou procurações, ou outras atividades típicas de tabelião, devem procurar atendimento no Tabelionato Xavier, situado na Rua Abílio Leite, 120, em Brumado.
Os bancos continuaram a subir as taxas de juros ao consumidor no começo de 2017, segundo informações divulgadas pelo Banco Central. O movimento acontece apesar da série de cortes promovidas pelo BC na Selic, a taxa de juros básica da economia. Em janeiro, a taxa cobrada nas operações com cartão de crédito rotativo, a mais cara do mercado, voltou a subir e atingiu 486,8% ao ano, novo recorde histórico. Em dezembro do ano passado, os juros dessa modalidade de crédito estavam em 484,6% ao ano. A série histórica da autoridade monetária começa em março de 2011. Em doze meses, o juro do cartão de crédito rotativo avançou 47,3%. Nesta quarta (22), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou o quarto corte seguido na taxa Selic, que está agora em 12,25% ao ano.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Uma comissão formada por guardas civis municipais esteve na Câmara de Vereadores de Brumado, em busca de apoio conta o Projeto de Lei nº 05/2017, oriundo do Executivo, que propõe extinguir o cargo de guarda municipal e outros que fazem parte do quadro de efetivos do município. O objetivo da proposta é de que os mesmos sejam substituídos gradativamente por prestação de serviços terceirizados. A comissão visitou todos os gabinetes e foi recebida pelos vereadores presentes. Nos encontros, os guardas solicitaram apoio dos parlamentares para não aprovação do projeto, argumentando que a intenção do gestor é acabar com a instituição e privatizar os serviços na prefeitura, o que elevaria os custos para o erário público. “Em sua última gestão, o prefeito tentou desqualificar a guarda municipal e contratou uma empresa particular para prestar segurança em alguns prédios públicos. Na época, o município teve de custear os caprichos do prefeito pagando salários de vigilantes contratados quase pelo dobro do salário de um guarda municipal concursado. Como ele pode sustentar que está buscando redução de custos e gastos na prefeitura e ao mesmo tempo propor a privatização dos serviços? Ou ele está muito mal intencionado ou não prestou atenção nas aulas de matemática”, criticaram os guardas.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em entrevista ao site Brumado Notícias, a comissão disse que as ações desenvolvidas pela instituição na promoção da segurança pública em geral e em muitas ações sociais que corroboram com a formação de muitas crianças nas periferias da cidade tornou-se tornou referência no estado. “Não vamos aceitar essa imposição do prefeito, que visa deixar uma herança maldita aos futuros gestores e a nossa tão conceituada Guarda Civil Municipal. Somos pais de famílias que vestimos essa farda com orgulho, não apenas para defender o nosso pão, mas também para colaborar com a preservação e o bem estar da nossa comunidade. O prefeito tem de entender que a prefeitura não é sua propriedade, mas sim o braço que administra os interesses da nossa sociedade, em comum acordo com a opinião pública. Sem privatização e sem ditadura, assim vamos marchar contra esse PL!”, garantiram os guardas municipais. O Projeto de Lei foi apresentado no legislativo durante a sessão da última segunda-feira (20) e deve voltar para debate e primeira votação na semana pós-carnaval.
Quer fazer intercâmbio e conhecer o mundo estudando inglês? Passe agora mesmo na Achei Tour e saiba qual o melhor programa para vivenciar essa experiência. A agência dispõe de cursos de férias para adolescentes, High School nos Estados Unidos e intercâmbio de trabalho e estudo no exterior. São possibilidades diferentes para todos os tipos de públicos e necessidades. Faça uma visita à agência e saiba em detalhes quais as vantagens de cada programa e aquele que melhor se adapta a você. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Você também pode acessar o site www.acheitour.com.br e conferir todas as novidades.
Foto: Edinei Dantas Uma Unidade Móvel da Base Comunitária de Segurança Pública, pertencente ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), sediado em Vitória da Conquista, estará na cidade de Rio de Contas para auxiliar na segurança do carnaval. O micro-ônibus foi transformado em um escritório com diversos equipamentos digitais e informações online da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Por enquanto, o veículo se encontra na sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora. A base comunitária ficará instalada na Praça do Rosário, próximo à prefeitura municipal.
As contas do governo voltaram ao azul em janeiro deste ano. No mês passado, foi registrado um superávit primário de R$ 18,96 bilhões, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional na quinta-feira (23). Isso quer dizer que as receitas do governo federal com impostos e contribuições superaram, em R$ 18,96 bilhões, as despesas. Essa conta, porém, não inclui os gastos do governo com o pagamento de juros da dívida pública. A última vez que as contas do governo registraram saldo positivo, de R$ 40,86 bilhões, foi em outubro do ano passado. O resultado, porém, foi impulsionado por receitas extraordinárias com imposto e multa paga pelos contribuintes que aderiram ao processo “repatriação”, que permitiu a regularização de bens mantidos no exterior e que não haviam sido declarados à Receita. A receita da "repatriação" totalizou R$ 46,8 bilhões naquele mês. O superávit registrado em janeiro de 2017 foi o maior para o mês desde 2013, quando foi registrado um saldo positivo de R$ 26,28 bilhões. Ou seja, foi o melhor janeiro em quatro anos. No mesmo mês do ano passado, as contas ficaram superavitárias em R$ 14,83 bilhões.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Por conta do ponto facultativo decretado pelo governo do estado em razão do carnaval, a administração da delegacia de Brumado informa aos familiares e interessados que a visita aos custodiados foi transferida para a quinta-feira (02), a partir de 8h. Ao mesmo tempo, a coordenação da polícia civil deseja a todos os munícipes muita paz e boas festas, com segurança, durante o período carnavalesco na região.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Michel Temer anunciou, na quinta-feira (23), o deputado federal do Paraná Osmar Serraglio (PMDB) como novo ministro da Justiça, em substituição a Alexandre de Moraes, que assume uma vaga Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o novo titular do Ministério da Justiça, que nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, é advogado e professor de direito. Em 2016 Serraglio foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante o processo que levou à cassação do mandato de Eduardo Cunha, com quem tinha proximidade dentro do PMDB. Neste período em que esteve à frente da CCJ, no entanto, os recursos de Cunha sobre o processo de quebra de decoro no Conselho de Ética foram rejeitados, culminando no seu afastamento. Serraglio assumiu também a relatoria da CPI dos Correios, na época do escândalo do mensalão. Este ano ele concorreu à vice-presidência da Câmara, sendo superado no segundo turno por Fábio Ramalho (PMDBMG). Segundo a Folha, Serraglio tem a simpatia de nomes ligados a outros partidos, como o PSDB, que o vê como um homem moderado e “de respeito”.
Foto: Bonny Silva Em Guanambi, o vereador Arnaldo Pereira de Azevedo (PSDB), o Nal, abriu mão do subsídio do seu segundo mês de mandato para fazer doações de alimentos para o Grupo de Caridade da Igreja Católica. Na quarta feira (22), o parlamentar apresentou o destino do subsídio e declarou que, ao decidir doar o próprio salário, resolveu beneficiar entidades, ao invés de algumas pessoas individualmente. Integrantes do Grupo de Caridade agradeceram o gesto do vereador. De acordo com o radialista Bonny Silva, o grupo é responsável por assistir 300 famílias carentes em onze bairros da cidade e zona rural distribuindo cestas básicas. Preocupado com a situação de vulnerabilidade social no município, o vereador estuda projetos que possam amparar a população mais carente.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A gerência geral do Detran na Bahia conseguiu rever o problema que ocasionou o desligamento de energia na sede da 18ª Ciretran, em Brumado, e a concessionária já promoveu o restabelecimento do fornecimento para o órgão. Em contato com a redação do site Brumado Notícias, a coordenação da 18ª Ciretran tranquilizou os usuários afirmando que as atividades serão retomadas dentro da normalidade após o recesso de carnaval, na quinta-feira (2). Além do restabelecimento da energia, a Coelba ainda atendeu ao pleito do órgão e efetuou a ligação em seu padrão efetivo, o que também solucionará o problema das constantes quedas de energia que afetavam e atrasavam os serviços no setor.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A brumadense Luciana Reis tornou-se correspondente da revista eletrônica internacional Blasting News, que é publicada em onze países, incluindo o Brasil. Luciana possui graduação em comportamento organizacional, é servidora pública e atua como técnica de habitação do programa Minha Casa, Minha Vida, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela já teve quatro de seus artigos publicados pela revista, os dois últimos com temas bastante acessados pelo público: Racismo institucional nas organizações e 10 empregos que poderão desaparecer até 2022. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a correspondente internacional disse que busca novas graduações. “Estudar é a majestosa chave que abre as portas do saber e promove a evolução do ser humano”, defendeu. A servidora pública detalhou que se surpreendeu ao ter seus artigos aceitos pela revista Blasting News, já que os critérios de avaliação passam por uma sondagem rigorosa dos editores. Embora seja autora de várias poesias não publicadas e dona de um blog pessoal intitulado “Falando Sério”, Luciana não se considera uma escritora. “Eu não planejo a escrita, a inspiração vem como uma espécie de surto, mas ainda não estabeleço uma rotina para escrever propriamente dita. Por isso, ainda não me considero uma escritora”, justificou. Ela planeja se dedicar à escrita de livros nos próximos anos, quando alcançar a aposentadoria. Luciana defende que os gestores municipais deveriam depositar mais atenção na proposta da educação como base das comunidades, valorizando educadores e educandos.
Foto: Murillo Gomes/G1 O número de trabalhadores desempregados e subocupados atingiu 24,3 milhões de pessoas no ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse montante, o país registrou uma taxa de subutilização de 20,6% da sua força de trabalho em 2016. No quarto trimestre, o índice de subutilização da força de trabalho foi ainda pior e chegou a 22,2%. A quantidade de trabalhadores nessa condição indica um aumento de 6% em relação ao 3º trimestre de 2016 e de 31,4% frente ao quarto trimestre de 2015. De acordo com o G1, entre as regiões analisadas pelo IBGE, a Nordeste registrou a maior taxa, de 33% no último trimestre de 2016, enquanto a menor partiu do Sul do país (13,4%). Entre os estados, a taxa de subutilização bateu 36,2% na Bahia, a maior registrada no país. A menor taxa foi registrada em Santa Catarina, de 9,4%.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Na tarde desta quinta-feira (23), investigadores da Polícia Civil apreenderam na carceragem da delegacia de Brumado três telefones celulares e razoável quantidade de maconha.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Segundo o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, os presos estavam tentando fugir, visto que já haviam serrado a grade de uma das celas e se encontravam de posse de uma espécie de corda feita com tecidos, quando os investigadores realizaram a apreensão do material e frustraram a fuga.
Foto: Agência Estado A defesa do ex-presidente Lula ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido de habeas corpus para anular a ação a que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba, e o afastamento de Sérgio Moro do caso por “total ausência de imparcialidade”. De acordo com Lauro Jardim, do jornal O Globo, a defesa alega que a 13ª Vara Federal Criminal, onde tramita a ação penal contra Lula, não teria competência territorial. Para sustentar a falta de imparcialidade de Moro, a defesa cita a condução coercitiva de Lula, na 24ª fase da operação, em março do ano passado, como indício de supostos excessos na condução dos processos da Lava Jato. O ministro Felix Fischer é relator do pedido.
Foto: Eliana Costa/CMB Na manhã de hoje (23), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), recebeu em seu gabinete uma comissão de guardas municipais para discussão do Projeto de Lei 05/2017, de origem do Executivo, que dispõe sobre a extinção de cargos de provimento efetivo, incluindo o de guarda municipal. De acordo com a assessoria de comunicação do legislativo, o presidente explicou à comissão do que se trata o projeto e disse que o mesmo estará na pauta da próxima sessão para primeira votação. Vasconcelos esclareceu aos guardas que, ao contrário do que entenderam, não se trata da extinção da guarda municipal, mas sim da extinção dos cargos ociosos existentes no quadro de funcionários da administração municipal relativos às funções citadas na proposta. A comissão solicitou uma reunião com os treze vereadores anteriormente à votação e também a concessão da Tribuna Livre para falar sobre o projeto.