Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Prefeito de Caturama e esposa sofrem acidente de carro em Barreiras Foto: Blog do Sigi Valares

No último domingo (16), o prefeito do município de Caturama, Hugo Mendonça (PTB), perdeu o controle da direção e capotou a caminhonete em que estava junto com a mulher. Segundo o Sigi Vilares, o acidente aconteceu na BR-242, próximo à Serra do Saco, em Barreiras, no oeste baiano. O veículo só parou em um muro às margens da rodovia. O casal foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhado a uma unidade de saúde do município.

Brumado: Homem morre afogado na região de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Francisco Silva Moura, de 42 anos, morreu afogado no final da tarde do último domingo (16) ao tentar atravessar uma represa na comunidade Papagaio, zona rural do distrito de Ubiraçaba, em Brumado. A família informou ao site Brumado Notícias que Francisco era alcoólatra e estava nadando quando faltou fôlego já próximo da outra margem do riacho, que corta a comunidade. Ele foi carregado pela correnteza. O corpo da vítima só foi resgatado no período da noite por uma equipe da polícia técnica com o apoio dos moradores locais. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde foi necropsiado e liberado nesta segunda-feira (17) para ser velado na casa da família. Ele será sepultado no cemitério da comunidade no final da tarde.

Hoje é Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Embora a tuberculose seja curável já há muito, seu tratamento longo, que deve ser mantido mesmo após a remissão dos sintomas, ainda faz com que muitas pessoas permaneçam assintomáticas, porém transmitindo a bactéria que causa a doença. Infelizmente isso tem tornado os microrganismos causadores da doença resistentes a medicamentos, dificultando a erradicação da doença e levando muitos à morte. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Moradores da Rua Padre Cícero reivindicam pavimentação do local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as chuvas dos últimos dias, a Rua Padre Cícero, localizada no Bairro São José (Urbis I), em Brumado, está praticamente intransitável. Segundo denúncia dos moradores, a prefeitura se esqueceu da localidade e a situação chegou a tal ponto. A via, que não é pavimentada, se transformou em um pequeno córrego, com bastante lama e mato. Os moradores afirmam que chegaram a ficar esperançosos com a construção do Instituto Federal Baiano (Ifba), mas até o momento a reivindicação da pavimentação da rua não foi atendida.

Brumado: Rotary promove Boi no Rolete em prol da Apae Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (15), o Rotary Clube de Brumado promoveu mais uma edição do Boi no Rolete, festa realizada com o intuito de arrecadar fundos em prol da unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município. O evento, promovido na sede da instituição, contou com a animação do forrozeiro Ed Rossi e reuniu muitos populares. A campanha do Rotary em prol da Apae ganhou força nos últimos anos por conta da falta de segurança no local, que sofreu vários arrombamentos, sendo saqueado inúmeras vezes. 

Brumado: Rotary promove Boi no Rolete em prol da Apae Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante o carnaval deste ano, foi montado um camarote central na praça da folia na cidade, o qual ajudou a levantar fundos para a construção de um muro cercando a sede da associação. Desta vez, todo o dinheiro arrecadado será empregado na conclusão da obra e para outras melhorias na estrutura física da instituição. “Agregamos solidariedade com um pouco de entretenimento para as famílias e ficamos felizes por termos alcançado nosso objetivo maior, que é de ajudar a Apae”, comentou Idenor Amorim, presidente rotariano.

Homem morre de infarto durante partida de futsal em Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de apenas 34 anos morreu de infarto fulminante durante uma partida de futsal realizada no ginásio de esportes de Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Fábio Santana Santos, popular Telê, passou mal e caiu desmaiado. Os colegas tentaram reanimá-lo em quadra, mas, como não havia reação, ele foi levado ao hospital municipal. Telê já entrou na unidade de saúde sem vida. O corpo está sendo velado na residência da família, na Fazenda Caraíbas, zona rural da cidade. Parentes e amigos dizem que Telê costumava praticar esportes e que o pai dele também faleceu de infarto há anos.

Conheça a promoção da semana na Suprema Refrigerações

Quer comprar aparelhos ar-condicionado com o melhor preço? Então, passe agora mesmo na Suprema Refrigerações e conheça a promoção da semana. Só na loja você consegue comprar ar-condicionado Split Midea Estilo 12.000 BTUs Frio 220 Volts por apenas 10 vezes de R$ 99,90 ou R$ 929,07 à vista. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Volume de água aumenta no Rio das Contas e faz Barragem de Cristalândia sangrar Foto: Léo Caíres/Facebook

A Barragem de Cristalândia, em Brumado, está com a água vertendo sobre o sangrador. As chuvas na região fizeram o volume de água aumentar no rio e a barragem, que atualmente tem capacidade para pouco mais de 14 milhões de metros cúbicos de armazenamento, está com a água vertendo sobre o barramento. A barragem de Cristalândia abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras.

Brumado: Volume de água aumenta no Rio das Contas e faz Barragem de Cristalândia sangrar Foto: Léo Caíres/Facebook
Brumado: Alagamento na central de marcação interrompe atendimento à população Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a central de marcação está temporariamente fechada. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, devidos as chuvas, o local ficou alagado e impossibilitado de atender ao público por conta do risco de acidentes. Feres disse ainda que será necessária a troca do telhado, porém os trabalhos só poderão ser iniciados após as chuvas. O atendimento à população ficará interrompido nesse período. “Pedimos desculpas pelos transtornos, mas se faz necessário para melhor atendimento e segurança da população”, reiterou o secretário.

Corinthians vence e afunda o Bahia Foto: Felipe Oliveira/Getty Images

Renato Augusto não havia marcado no Campeonato Brasileiro, mas apareceu em momento fundamental. Neste domingo, na Arena Fonte Nova, o meia assegurou a vitória de 2 a 1 para o Corinthians diante do Bahia. Graças ao gol marcado com bela finalização de cabeça de Renato, o Corinthians se mantém na zona de classificação à Copa Libertadores por pontos perdidos, agora com 60 pontos, em quinto lugar. Tem um jogo a menos que o Internacional, quarto colocado. Já o Bahia, que estreou o treinador Charles Fabian, é o penúltimo com 31 pontos.  De acordo com o Uol Esporte, melhor durante quase todo o tempo em Salvador, o Corinthians abriu o marcador e controlava o jogo com o placar mínimo até sofrer o empate com gol de Kieza. Com bom cruzamento de Danilo, coube a Renato Augusto tirar seu jejum em grande estilo na Série A.

Vitória vence Chapecoense e deixa a zona de rebaixamento Foto: Marcio Cunha/AGIF

O Vitória foi mais eficiente e deixou a zona de rebaixamento ao derrotar a Chapecoense por 1 a 0 neste domingo, na Arena Condá, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo atacante Dinei. De acordo com o Uol Esporte, o time baiano conseguiu respirar e colocou a própria equipe catarinense nas últimas posições da tabela.

Brumado: Vereador solicita da Câmara colocação das contas do exercício de 2012 em pauta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de requerimento, o vereador Castilho Viana (PSB) solicitou a colocação do julgamento das contas do Poder Executivo Municipal, exercício de 2012 e de responsabilidade do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), na pauta de votação da próxima sessão legislativa. Em sua justificativa, o parlamentar disse que, após apreciação técnica feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), é de responsabilidade da Casa Legislativa o julgamento das referidas contas. “Após ter passado todas as fases de apreciação, não existe qualquer impedimento de ordem técnica para que as contas do exercício de 2012 do Poder Executivo Municipal sejam apreciadas pelo plenário desta Casa Legislativa. Muito pelo contrário, o que não existe é qualquer impedimento para que a função da Câmara seja exercida, sendo, portanto, uma necessidade”, concluiu o vereador.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Mais um apedrejamento por conta do tráfico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem identificado como Francisco de Jesus, de 43 anos, conhecido como Tico, foi encontrado morto na manhã deste domingo (16), na Rua Henrique Caldeira, próximo ao Loteamento Malhada Branca, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que a vítima apresentava marcas de apedrejamento. A suspeita é que a morte tenha sido mais um acerto de contas do tráfico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser periciado. Com este, soma-se quinze homicídios no ano em Brumado; o terceiro por apedrejamento.

Show de Ivete Sangalo é cancelado em Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O show da cantora Ivete Sangalo, que seria realizado na cidade de Caculé ontem (15), foi cancelado devido às fortes chuvas na região. Os empresários da artista estão reunidos neste momento na cidade no intuito de programar uma nova data para o show da cantora no município. “Queridos de Caculé. Estava tudo pronto para o nosso show. Banda a postos, cantora já pronta, mas em virtude das fortes chuvas que se acentuaram no começo da noite , o show será adiado. Tudo pensado pelos parceiros da festa para a segurança e cuidado com o público. Quero agradecer a todos a compreensão e dizer que estarei de volta o mais rápido possível. Com todo meu amor e respeito ❤”️, postou a cantora em uma rede social.

Clientes de Brumado vão receber conta de energia no momento da leitura do consumo

Objetivo agilizar e dar transparência ao processo de leitura e faturamento da conta de luz, a Coelba está implantando novo sistema de leitura de consumo, processamento e impressão da fatura de energia. Através dele, a partir da próxima segunda-feira (17), cerca de 161 mil clientes de 27 municípios da região de Brumado passam a receber a fatura imediatamente após a leitura do consumo no medidor. O novo sistema permite uma única visita mensal ao cliente. Para fazer a coleta do consumo, os leituristas utilizam um kit contendo coletor de dados e impressora térmica e inserem a leitura mensal e o sistema faz o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior. A expectativa é que este novo processo de leitura e impressão da conta de energia esteja acontecendo nos 415 municípios atendidos pela Coelba até dezembro de 2014.

Terra terá chuva de estrelas cadentes nos dias 17 e 18 deste mês Foto: Reprodução

Neste fim de semana você poderá curtir uma chuva especial: uma chuva meteoros, popularmente chamada de estrelas cadentes. Durante as madrugadas de 17 e 18 de novembro, quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leónidas”. A chuva de meteoros Leónidas acontece na constelação do Leão. Este é um dos eventos astronômicos especiais da primavera de 2014 e que está sendo muito aguardada pelos aficionados por astronomia, porque chega a ser comparado a um espetáculo de fogos de artifício. O fenômeno pode ser observado a olho nu. A previsão é de, em locais sem poluição luminosa das cidades, a Leonids produza pelos menos 15 meteoros por hora. Mas especialistas alertam que, pelo histórico de outros anos, esse número pode aumentar para mais de 100 meteoros por hora. O período de observação desta chuva de meteoros vai de 6 a 30 de novembro, mas é entre os dias 15 e 19 que estará no seu máximo. O fenômeno poderá ser observado em grande parte do centro-sul do Brasil. A chuva de estrelas de Leónidas deve o nome à constelação de Leão. Isso porque parecem surgir no céu a partir de um ponto nessa constelação. Esta mesma constelação terá também a visita de Júpiter durante todo o mês. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Rio transborda, impede passagem por ponte e moradores começam a deixar casas Foto: Lídio Santana/Brumado Notícias

Os moradores da região do distrito de Cristalândia, em Brumado, estão impedidos de passar pela ponte que corta o rio na comunidade do Barreiro Branco, pois com as chuvas dos últimos dias o rio transbordou e está passando por sobre a ponte. Em contato com a redação do site Brumado Notícias, o presidente da Associação de Moradores de Cristalândia, Lídio Santana relatou que ele ficou retido na margem do rio por cerca de três horas até conseguir atravessar para chegar a sua residência. “Ficamos ilhados. Poucos se arriscam a passar e, mesmo assim, colocando a vida em perigo, pois a correnteza é muito forte”, disse Lídio, apontando ainda que alguns moradores ribeirinhos já estão deixando suas casas temendo alagamento, tendo em vista que há previsão de mais chuvas com volume maior de precipitação até o domingo (16). “O pessoal está pegando o que pode carregar, mas não querem se arriscar a ficar em suas casas. Eles estão indo paras casas dos parentes aqui na região ou na sede do município”, afirmou o presidente comunitário.

Brumadense lucra ao transformar lixo eletrônico em caqueiros para plantas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É comum uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos danificados ser despejada em lixões. A ação degrada o meio ambiente, pois o material utilizado na fabricação desses aparelhos leva muito tempo para se desintegrar na natureza, provocando um desequilíbrio ambiental. Preocupado com o bem estar do planeta, o brumadense Dogival Barros, que mantém uma barraquinha de água de coco à margem da BR-030, no trevo de entroncamento com a BA-262, no anel rodoviário, decidiu colaborar com a causa. Dogival resolveu transformar carcaças de computadores em caqueiros para as mudas de plantas que ele também comercializa no local. O ambulante declarou que toda semana recolhe dezenas de peças inutilizadas, que seriam destinadas ao aterro controlado da cidade. Além dos caqueiros improvisados, Dogival também produz adubo para as plantas reaproveitando as cascas do coco que ele comercializa. A ideia, além de contribuir com um meio ambiente mais sustentável, ainda contribui para o aumento da renda do ambulante, que vende cada muda produzida por R$ 15.

Começou a montagem da estrutura para Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 21 e 23 de novembro, a casa de eventos Planet Show será palco para realização de mais uma edição da Feira de Negócios de Brumado (FENB), um dos maiores eventos de negócios do sudoeste da Bahia. O site Brumado Notícias compareceu ao local e acompanhou parte da montagem da estrutura, que contará com barracões, estandes e praça de alimentação. Os trabalhos estão bem adiantados e, a partir da próxima semana, as empresas expositoras já começarão a ornamentar seus estandes. Nesta edição, uma parceria foi firmada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae, que promoverá durante o evento diversos cursos, palestras e oficinas gratuitas. Os cursos serão voltados para micro e pequenas empresas e micro empreendedor individual. As vagas são limitadas e os interessados devem dirigir-se à agência do Sebrae no município para fazer a pré-inscrição. A coordenação da CDL acredita que a FENB 2014 vai superar todas as expectativas de metas, negociações e lucratividade.  

Brumado: Prefeito prestigia governador Jaques Wagner em visita ao município de Caculé Foto: Divulgação

Concluindo a sua agenda de compromissos após oito anos à frente do governo da Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) está visitando diversos municípios do interior. Nesta sexta-feira (14), Wagner esteve em Caculé para entregar um ônibus do Programa Caminhos da Escola, um trator para a Associação Comunitária de Tapera e assinar dois convênios importantes, o primeiro para ampliação do sistema de abastecimento de água das comunidades de Peixe Gordo, Espinho e Cerâmica, e o segundo para pavimentação de ruas da cidade. Os investimentos somam quase R$ 1 milhão. O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), acompanhado do deputado estadual eleito Vitor Bonfim (PDT), prestigiou o governador. Aproveitando a oportunidade, Aguiberto reafirmou compromissos com Wagner. “Fiz questão de estar presente a estes eventos importantes em Caculé para reencontrar o governador, que já está encerrando o seu governo, e aproveitei para reafirmar compromissos e agradecer tudo o que ele fez por Brumado”, ressaltou.

Atualização do WhatsApp permite desativar notificação de mensagem lida Foto: Reprodução/Bode Gaiato

Após polêmica envolvendo a notificação de mensagem lida no WhatsApp, implantada na última semana, o aplicativo lançou hoje (14) a atualização 2.1.44, que permite desativar a função. Depois de fazer o download e instalar a atualização, os usuários precisam acessar o menu configurações, entrar em “Informações da Conta”, em seguida em Privacidade, e desmarcar a opção “Read Receipts” para desabilitar o aviso de leitura, que é sinalizado com dois tiques azuis.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou hoje (14) a possibilidade de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser cancelado. “O Enem não será cancelado. É muito importante deixar claro isso. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado e que a polícia está investigando”, afirmou.  As declarações foram dadas durante entrevista coletiva na sede da Polícia Federal (PF) no Ceará, após a polícia ter deflagrado nesta sexta-feira a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Enem, além de diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Soares disse ainda que o Inep vai esperar os resultados das investigações da PF no Piauí para tomar alguma providência. “Há uma investigação em curso na superintendência da Polícia Federal em Teresina, que está trabalhando da mesma forma que essa operação, e nós temos que esperar a conclusão para proceder com as ações”.

PF prende quatro em operação que investiga fraudes no Enem e em vestibular

A Polícia Federal deflagrou hoje (14) a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí. De acordo com a PF, o esquema tinha como centro de atuação a região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas as ações da quadrilha se estendiam também pela Paraíba. Os fraudadores direcionavam a atuação a candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas. Ainda segundo a corporação, a investigação começou há 13 meses e, além das prisões ocorridas hoje, foram presos em flagrante dois candidatos do Enem 2014, no sábado (06), na cidade de Juazeiro do Norte (CE). “As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014”, informou a PF. A corporação destacou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelas provas do Enem, tem colaborado com as investigações desde o ano passado, “fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude”. Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa. As informações são da Agência Brasil.

Número de linhas de celulares no país passa de 278 milhões Foto: Reprodução

O Brasil fechou o mês de setembro com 278,48 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve acréscimo de 1,07 milhão de linhas em setembro. No levantamento, divulgado hoje, os acessos pré-pagos totalizavam 76,49% e os pós-pagos 23,51%. A teledensidade chegou a 137,14 linhas para cada grupo de 100 habitantes. Em setembro, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,66% de participação, seguida da TIM, com 26,89%; da Claro, com 25,01%; da Oi, com 18,47%; da Nextel, com 0,46%; da CTBC, com 0,41%; da Porto Seguro, com 0,08% e da Sercomtel, com 0,02%.

Arquivo