Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições na Câmara: Romar Pereira desiste de ser 2º secretário e abandona chapa oposicionista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Romar Pereira (SDD) protocolou na tarde desta quinta-feira (04) um ofício na secretaria da Câmara de Brumado solicitando do presidente da Casa as medidas legais para a retirada de seu nome da chapa oposicionista liderada pelo vereador Castilho Viana (PSB). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Pereira teria desistido de concorrer ao cargo de 2º secretário do legislativo na chapa, após uma longa conversa com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na noite da última quarta-feira (03). Com a desistência de Romar, esta chapa oposicionista fica inapta para concorrer ao pleito que será realizado na próxima segunda-feira (08). A composição da chapa tinha Castilho Viana (PSB) - presidente; José Carlos Reis (PDT) - vice; José Ribeiro Neves (PT) - 1º secretário e Romar Pereira (SDD) - 2º secretário.

Emissão de carteira de trabalho será suspensa na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O sistema de emissão de carteira de trabalho será suspenso no interior da Bahia e na região metropolitana de Salvador a partir desta sexta-feira (5) e voltará ao normal a partir de 2 de janeiro de 2015. Para quem mora na capital, a suspensão começa no dia 12 de dezembro. De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA). “O serviço vai precisar ser suspenso porque o ministério está implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa mudança, o ministério vai agilizar o processo de produção da carteira”, explicou o chefe do setor de políticas de trabalho, emprego e renda da SRTE, Carlos Melo. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quarta (4), Melo afirmou que a mudança permitirá que alguns postos emitam o documento imediatamente. A SRTE orienta que as pessoas que desejarem a primeira ou segunda via da carteira ainda esse ano antecipem a solicitação. Caso o trabalhador consiga uma oportunidade de emprego durante o período de suspensão, o empregador pode admitir o funcionário por 30 dias sem carteira. Nesse período, o contratante deverá fornecer um documento que comprove a data de emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. A emissão da carteira pode ser agendada pelo telefone (71) 3329-8431 ou através do site do ministério.

Economistas preveem inflação alta em 2015

O ano de 2015 será de inflação ainda alta e crescimento baixo, avaliam economistas ouvidos hoje (4) pela Agência Brasil. Ressaltam que o novo ciclo de alta de juros adotado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) demorará de seis a nove meses para ter impacto sobre os preços. Já a atividade econômica tende a arrefecer com o aperto monetário. Ontem (3), o Copom elevou em 0,5 ponto percentual a Selic, taxa básica de juros, que chegou a 11,75% ao ano. Para os economistas, um cenário mais positivo só começará a se desenhar em 2016. O aperto fiscal sinalizado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nomeado para o próximo mandato, também contribuirá para a economia menos aquecida. Apesar das perspectivas, os analistas consideram os ajustes acertados e preveem novas altas da Selic até o primeiro trimestre do ano que vem.  As informações são da Agência Brasil.

Ministério da Saúde cria normas para ambientes em que fumo é permitido

Estabelecimentos comerciais destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos e ambientes fechados onde o fumo será permitido - como tabacarias, locais de pesquisa e sets de filmagens - vão precisar se adequar a normas fixadas hoje (4) pelo Ministério da Saúde. Os locais estão previstos como exceção na Lei Antifumo, que entrou em vigor ontem (3), e que proíbe o cigarro em ambientes fechados públicos e privados. As regras da pasta incluem, por exemplo, que o sistema de ventilação seja mantido em operação após a desocupação e a desativação da área exclusiva, sendo desligado automaticamente. O objetivo é exaurir os resíduos e odores que podem permanecer no ambiente fechado. Os revestimentos, pisos, tetos e as bancadas desses locais devem ser resistentes ao uso de desinfetantes, com o menor número possível de ranhuras ou frestas. Já o mobiliário deve ser de material não combustível, de fácil limpeza e que minimize a absorção de partículas. Também fica previsto que os serviços de limpeza e manutenção das instalações e dos equipamentos só poderão ser feitos quando os locais não estiverem em funcionamento. As informações são da Agência Brasil.

Alessandro Lôbo disputa reeleição na Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Alessandro Lôbo e Silva (PSL), atual presidente da Câmara Municipal de Brumado, disputará a reeleição para presidência da Casa. Em razão do efetivo trabalho que realizaram sempre em prol da melhoria da qualidade de vida da população e em harmonia com a administração municipal, o que possibilitou a efetivação das inúmeras proposições apresentadas e em grande parte atendidas pelo gestor municipal, o parlamentar definiu pela composição da mesma chapa. Desde o ano de 2004, quando foram alterados os regramentos que regem as eleições na Câmara Municipal, está previsto que nas eleições para a composição da mesa inicial de cada legislatura, bem como na sua renovação, poderão concorrer quaisquer vereadores, ainda que tenham participado da Mesa, ocupando o mesmo cargo. 

Alessandro Lôbo disputa reeleição na Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os ex-presidentes Leonardo Quinteiro Vasconcelos (SDD) e Aguiberto Lima Dias (SDD), conduziram o legislativo brumadense por mandatos consecutivos, situação agora pleiteada pelo atual presidente, configurando, se reeleito, uma tradição daquela Casa. Os componentes da chapa declararam que estão tranquilos e muito confiantes, visto que trabalharam sempre com o intuito de fortalecimento do legislativo e na realização de ações que viessem a atender as reivindicações da população.  

Brumado poderá receber o Balcão de Justiça e Cidadania Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Buscando a garantia dos direitos do cidadão, o vereador Weliton Lopes (SDD) apresentou uma indicação solicitando do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), do Sr. Manuel Castrillon e Eduardo Porto, Diretor e Coordenador do Curso de Direito do Campus XX que sejam buscados os meios necessários para a instalação do balcão de Justiça e Cidadania em Brumado. O parlamentar destaca em sua proposta que o balcão é um instrumento de cidadania de extrema importância, pois atenderá os estudantes de Direito da Uneb Campus XX na prática jurídica, com o consequente benefício aos cidadãos economicamente carentes, oportunizando a solução de problemas jurídicos com dignidade, segurança e rapidez. “É de suma importância para o Município de Brumado que este importante instrumento seja instalado, o mais breve possível, com a imprescindível parceria da Prefeitura Municipal de Brumado, através de termo de cooperação com os órgãos envolvidos”, frisa o vereador. Os serviços são gratuitos, rápidos e sem burocracia. O balcão de justiça e cidadania oferece orientação jurídica, realizada mediação de conflitos e formaliza acordos judiciais, justamente nos casos onde existe uma grande demanda, tais como: pensão de alimentos, divórcio, conversão de separação judicial em divórcio, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e defesa do consumidor.

Brumado: Polícia encontra moto abandonada em matagal na Malhada Branca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao fazer ronda de rotina pelo Bairro Malhada Branca na última terça-feira (02), uma guarnição da polícia militar encontrou uma motocicleta vermelha sem placa abandonada em um matagal na localidade. A moto foi conduzida à delegacia, onde será periciada e apurada a sua procedência. Até o final da tarde desta quarta-feira (03), ninguém compareceu ao setor em busca do veículo.

Brumado: Motociclista é assaltado na BA-148 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar de motocicleta pela BA-148, próximo a uma distribuidora de cerveja, em Brumado, um homem de identidade não revelada foi interceptado por uma dupla de assaltantes, que estava em um veículo de cor vermelha. Segundo relatou a vítima à polícia, o carona desceu do carro já com arma de fogo em punho e anunciou o assalto, exigindo dinheiro. A vítima alegou que tinha apenas R$ 40 e os elementos levaram o dinheiro e alguns documentos do homem.

Vitória da Conquista: Curso de Medicina da UESB atravessa fase crítica

Criado há quase dez anos, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) está atravessando uma fase difícil. Uma carta à comunidade redigida por estudantes da instituição relata que o estágio de obstetrícia está suspenso. Segundo os alunos, o estágio de obstetrícia acontecia no Hospital Esaú Matos, mas neste ano o convênio não foi renovado. A falta das atividades práticas representa grande perda para os estudantes. “Não se formam médicos de qualidade sem treinamento e campos de estágio adequados. É desanimador que o único curso de Medicina da cidade seja impedido de funcionar pela falta de acesso a um serviço público e pertencente à cidade, que é o Hospital Esaú Matos, pela ineficiência de se estabelecer um acordo”, complementou o documento. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o convênio firmado com a UESB para a prática de estágio no Hospital Municipal Esaú Matos passou da validade. Um novo convênio entre a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e a UESB está sendo discutido.

ONU: 2014 pode ser o ano mais quente da história

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2014 pode ser o mais quente já registrado na história. A entidade alerta ainda que a seca em São Paulo é um exemplo de um problema que as grandes cidades poderão começar a sofrer diante das mudanças climáticas. Dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que, por causa das elevadas temperaturas nas superfícies dos oceanos, a média mundial deve ser a mais elevada já registrada. Entre janeiro e outubro, as temperaturas médias ficaram 0,57ºC acima da média de 14ºC registrados entre 1961 e 1990. A média ainda ficou 0,09ºC acima do padrão dos últimos dez anos. Se os meses de novembro e dezembro repetirem o padrão, 2014 baterá o recorde de temperaturas, hoje liderado pelo ano de 2010. Mesmo se não superar a marca, a entidade da ONU alerta que a tendência que se registra é de uma elevação das temperaturas de forma constante.

Eleições na Câmara: Petista declara apoio à reeleição de Alessandro Lôbo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PT) confirmou na manhã desta quinta-feira (04) em entrevista ao site Brumado Notícias o seu voto para a reeleição do candidato Alessandro Lôbo (PSL) a presidência da Câmara Municipal. “Meu voto está confirmado”, afirmou o parlamentar petista. Mesmo com o seu colega de partido, o vereador Zé Ribeiro (PT), fazendo parte da chapa oposicionista, Zé Carlos de Jonas, como é conhecido o parlamentar, ressaltou o compromisso já firmado com o atual presidente da Câmara de Brumado. Além do apoio do petista, Lôbo já conta com os votos dos vereadores: Weliton Lopes (SDD), Liu Vasconcelos (PCdoB), Édio Pereira (PCdoB) e Agno Meira (PCdoB).

Pesquisa que retrata violência contra mulheres divulgada pelo Instituto Data Popular alerta para a violência sofrida no espaço virtual. Segundo o estudo, por exigência do parceiro, 19% dos jovens já tiveram de excluir um amigo de uma rede social e 17% pararam de conversar com um amigo virtualmente. Encomendada pelo Instituto Avon, a pesquisa Violência contra a Mulher: o Jovem Está Ligado? ouviu cerca de duas mil pessoas entre 16 e 24 anos nas cinco regiões do país. Para a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, o levantamento reconhece o comportamento machista na sociedade. A pesquisa apontou que 76% dos entrevistados, dos dois sexos, acham incorreto que a mulher tenha vários “ficantes” e 38% concordam que a mulher que tem relações sexuais com vários parceiros “não é para namorar”. Revela ainda que 68% das mulheres disseram já ter levado uma cantada ofensiva e 31% foram assediadas fisicamente em transporte público. Dos jovens entrevistados, 43% disseram já ter visto a mãe ser agredida pelo parceiro e 47% afirmaram que interferiram em defesa da mãe. As informações são da Agência Brasil.

TCM rejeita contas da Prefeitura de Itapetinga e prefeito terá que devolver R$ 185 mil Foto: Reprodução

Na sessão da última quarta-feira (03), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reprovou as contas da prefeitura de Itapetinga, de responsabilidade de José Carlos Cruz Cerqueira Moura, relativas ao exercício de 2013. O prefeito foi multado no valor de R$ 5 mil. Além disso, terá de ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$ 185.580,93, com recursos pessoais, em razão da ausência de comprovantes de pagamentos e de despesas. O conselheiro José Alfredo Dias considerou as contas irregulares em função do não pagamento de multas e ressarcimentos imputados ao gestor. Ainda cabe recurso da decisão.

Menor dorme e bandidos cortam energia e roubam residência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma residência foi invadida na Rua José Álvaro Dantas, próximo à unidade do Tiro de Guerra, no Bairro Maria José Viana, em Brumado, na última terça-feira (02). Na queixa registrada na delegacia, o proprietário informou que o invasor cortou a cerca elétrica e, em seguida, desligou a chave do contador de energia. Na residência, o bandido não se deu conta de que a filha menor do dono da casa dormia no local. Ele roubou uma sanduicheira e a quantia de R$ 500 da residência. O arrombamento só foi percebido depois que a menor acordou.

Dois presos fogem da carceragem de Guanambi Foto: Divulgação/Polícia Civil

Dois custodiados fugiram na madrugada da última quarta-feira (03) da carceragem de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, os detentos serraram as grades da cela e saíram em fuga. A carceragem local possui capacidade para custodiar 48 presos, mas atualmente abriga 70. A polícia não divulgou o nome dos foragidos e investiga como os equipamentos utilizados pelos detentos entraram na carceragem.

Brumado: Polícia realiza blitz preventiva no centro da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No combate à criminalidade em Brumado, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou novas blitz preventivas na tarde desta quarta-feira (03). À frente da guarnição, o Sargento Jailson declarou ao site Brumado Notícias que a ação também visa manter a segurança no cetro comercial, vez que com o aumento no movimento do comércio os bandidos intensificam as ações criminosas. O oficial disse que durante todo o período de festejos de final de ano a polícia manterá o padrão de abordagem a fim de assegurar mais tranquilidade aos comerciantes e aos consumidores em geral.

APH realiza curso de primeiros socorros em Brumado Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 30 de novembro, a APH, em parceria com a UNIP e com o apoio da polícia militar e do Samu 192, realizou curso de primeiros socorros em Brumado. Várias pessoas foram instruídas para prestar os primeiros socorros e pré-atendimento hospitalar. O instrutor Eduardo Almeida disse ao site Brumado Notícias que o diferencial para a sobrevivência de uma vítima de acidente está no resgate e nos primeiros socorros. “Muitas vezes, os populares se empolgam para prestar ajuda o mais rápido possível, no entanto, em alguns casos, esse tipo de socorro, ao invés de ajudar, pode agravar o estado da vítima, pois um movimento brusco pode piorar a lesão deixando sequelas graves ou até mesmo ceifando a vida de quem está sendo socorrido. Os primeiros socorros são tão importantes e minuciosos quanto todo o procedimento hospitalar, por isso que se faz necessário conhecimento e técnicas para preservar a vida e a integridade física das vítimas”, declarou ele. 

APH realiza curso de primeiros socorros em Brumado Foto: Divulgação

Durante o curso, foram feitas diversas simulações envolvendo situações críticas, como atropelamento, esfaqueamento, incêndio em prédio e outras situações que exigem dos socorristas frieza, técnica e agilidade. Auxiliado pelo técnico de enfermagem Donizete Maia, Almeida considerou que o curso foi bem absorvido, tendo em vista a eficiência dos alunos durante as simulações práticas. A previsão é de que no mês de março de 2015 uma nova turma seja formada. Interessados podem entrar em contato através do número (77) 8129-7061.

Rio do Antônio recebe R$ 406 mil para investimento em saúde Foto: Reprodução

O município de Rio do Antônio vai receber R$ 406 mil para ser investido na aquisição de equipamentos e material permanente em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A verba foi destinada através de portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União. Mais duas cidades baianas, Serrolândia e Ribeira do Largo, também foram contempladas com o recurso. De acordo com a portaria, o repasse correrá por conta do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde da pasta federal.

Brumado: Adote um filhote de cachorro órfão Foto: Divulgação

Em Brumado, seis filhotes de cachorro ficaram órfãos após perder a mãe em um atropelamento ocorrido no Bairro Mercado. Os animais foram acolhidos temporariamente por uma protetora da Associação dos Protetores de Animais de Brumado. No local, eles estão sendo amamentados por uma cachorra que teve seus filhotes adotados recentemente. Quem tiver interesse em adotar os cãezinhos que ficaram órfãos podem entrar em contato pelo telefone (77) 9992-2367.

Brumado: Prefeitura lança Cartilha de Saúde do Adolescente Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Irmã Dulce, a prefeitura de Brumado lançou a “Cartilha de Saúde do Adolescente”. Durante o evento diversas atividades sobre os problemas que os adolescentes enfrentam foram realizadas. A “Cartilha do Adolescente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa esclarecer e ajudar os adolescentes na compreensão das transformações que ocorrem em seu corpo, os direitos que possuem e, ainda, fornecendo importantes informações sobre os cuidados com a saúde e estilo de vida. A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Narvais, explicou sobre a importância e a grande utilidade das informações contidas na Cartilha para os jovens que se encontram na fase etária da adolescência.

Brumado: Lixo, coco e laranjas estragadas são despejados na entrada da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Lixo, coco e laranjas estragadas foram despejados à margem da BA-262, na faixa de servidão próximo à subestação da Coelba, em Brumado. O site Brumado Notícias registrou que, além dos alimentos apodrecidos, entulho está sendo despejado irregularmente no local. A própria prefeitura havia realizado o despejo de entulho no lugar no intuito de nivelar a faixa de servidão com a pista de rolamento. Porém, após a conclusão da obra de nivelamento, populares continuaram a despejar lixos e entulhos de modo indiscriminado no trecho, o que tem prejudicado não apenas o aspecto paisagístico da entrada da cidade, mas também tem afetado o meio ambiente e prejudicado o trânsito na localidade. “Escapei de colidir no fundo de uma carreta porque estava em baixa velocidade e deu tempo de desviar com a moto, mas uma sacola se desprendeu de uma cerca e cobriu minha cabeça me deixando totalmente sem visão da pista”, contou o motociclista Hemerson Rogério.

Câmara de Brumado aprova projeto que desvincula Conselho Tutelar do gabinete do prefeito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei n° 040/2014, que reformula o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. O projeto de caráter de urgência urgentíssima foi aprovado em votação única na sessão da última segunda-feira (01). Com isso, o órgão foi desvinculado do gabinete do prefeito e passa a ser vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social. A proposta de mudança se refere apenas ao vínculo direto do gabinete administrativo com o órgão. Mesmo relacionado à secretaria, o Conselho Tutelar manterá a sua autonomia.

Brumado: Vereador incentiva população a denunciar bancos ao Ministério Público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Lei dos 15 minutos, elaborada pelos vereadores Weliton Lopes (SDD) e Édio Pereira (PCdoB), que obriga os bancos a atenderem os clientes dentro do tempo especificado, foi aprovada há algum tempo. Apesar da norma, a lei municipal não está sendo respeitada pelos agentes financeiros, o que tem gerado inúmeras reclamações dos clientes. Na sessão legislativa da última segunda-feira (01), o assunto voltou a ser debatido pelos parlamentares, que fizeram críticas severas aos bancos em atuação na cidade. Os alvos principais foram o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O vereador Édio Pereira subiu o tom ao convocar a população a denunciar as agências ao Ministério Público Estadual. “A população também tem que participar, tem que ser mais ativa e enérgica nas cobranças. Compareçam ao Ministério Público e vamos mover uma ação conjunta contra esses bancos que visam arrancar os lucros em nossas costas”, disparou o vereador. Segundo ele, aos finais de semana, as agências estão deixando de abastecer os caixas eletrônicos, deixando os clientes desassistidos em Brumado.

Brumado: Feijoada Entrevip 2015 acontece em janeiro

No dia 25 de janeiro, às 13h, será realizada a Feijoada Entrevip 2015. O evento acontece na AABB, em Brumado. Para animar a festa, o cantor Danniel Vieira e a banda de pagode Caso Contrário já estão confirmadas. Os ingressos são limitados e custam R$ 120 o primeiro lote (o valor pode ser dividido em duas vezes no cartão). Para adquirir o seu dirija-se a um dos pontos de vendas credenciados: Sandes, Drappo, Ótica Denize Milhazes e Kabana Natural. A festa é all inclusive. Participe e divirta-se!

Brumado: Novos agentes recebem capacitação para o trânsito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) está capacitando novos agentes de trânsito, que foram aprovados em concursos públicos realizados pela prefeitura. A capacitação está sendo ministrada pela Escola de Trânsito da Bahia, tendo como instrutor o técnico de trânsito Yuri Oliveira. As aulas, iniciadas na última segunda-feira (01), acontecem na sala de treinamentos da prefeitura. No geral, serão 180 horas de curso - 20 horas direcionadas para aulas práticas nas vias públicas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Yuri destacou que o curso é de suma importância não apenas para os novos agentes como também para a cidade, que está em expansão e, por isso, necessita de agentes capacitados para sua melhor organização e fluidez. Tão logo termine a capacitação os agentes deverão ser oficializados em seus postos de serviço. Atualmente, a superintendência conta com apenas três agentes nos períodos matutino e vespertino.

Arquivo