A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes recomeçou a demarcação das lombofaixas de Brumado na manhã desta terça-feira (26), após sofrer uma série de críticas dos vereadores na sessão da última segunda-feira (25). O órgão reiniciou a pintura dos equipamentos depois de vinte dias da instalação dos mesmos. Desde então, os equipamentos estavam sem sinalização adequada e a tinta utilizada na ocasião da instalação estava com defeito, segundo apontou a superintendência. Com a nova tinta, os trabalhos foram retomados na Avenida Otávio Mangabeira, nas proximidades da Praça Coronel Zeca Leite. Após encerrar as demarcações no percurso, a atenção será dada ao centro comercial. O Brumado Notícias apurou que a superintendência já admite que algumas lombofaixas estão fora do padrão e a altura das mesmas deverá ser reduzida. Além das demarcações horizontais, o órgão também realizará a instalação de placas informativas verticais para melhor orientar condutores e pedestres.
O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.
O vereador brumadense José Carlos dos Reis (PSB) denunciou durante a sessão da câmara na noite da última segunda-feira (25) que políticos das cidades de Rio do Antônio, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora estariam manipulando eleitores das comunidades rurais adjacentes ao distrito de Ubiraçaba, em Brumado, para transferirem seus títulos para seus domicílios em troca de favores. Segundo o parlamentar, a denúncia dá conta de uma evasão irregular de centenas de eleitores na região citada. “200 votos em um desses municípios elege um vereador. Esses eleitores estão sendo seduzidos por políticos circunvizinhos para votar nessas cidades. Temos que tomar uma atitude, pois, se confirmado, seria um ato irregular, ilegal”, declarou Reis, pontuando que pretende ir aos cartórios de Caetité e Livramento para averiguar a procedência da denúncia. Caso a mesma seja confirmada, ele disse que irá tomar as medidas cabíveis perante a lei eleitoral.
A Terra está hoje mais verde do que há 30 anos, graças ao aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que atuaram como “fertilizante” para as plantas. A conclusão é de um estudo internacional publicado na revista científica Nature Climate Change, uma das publicações com maior impacto científico. A investigação concluiu que, entre 1982 e 2015, verificou-se uma subida significativa da biomassa verde em quase metade das regiões do mundo (40%). Ao mesmo tempo, em apenas 4% do planeta se detectou uma perda significativa de vegetação. Segundo o estudo, ao disporem de mais dióxido carbono na atmosfera, as plantas puderam gerar mais folhas para capturar o gás durante o processo de fotossíntese, um fenômeno que permitiu o abrandamento da concentração deste gás de efeito de estufa na atmosfera. Apesar disso, não significa que o aumento de CO2 na atmosfera seja benéfico para o clima, adverte o estudo. Mesmo com a maior quantidade de folhas, “as alterações climáticas, o aumento da temperatura global e a subida do nível do mar, o degelo ou as tempestades tropicais cada vez mais potentes são um fato”.
Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (25), o presidente Alessandro Lôbo (PRP) cobrou do superintendente municipal de trânsito, Clidemar Amorim, uma justificativa por não atender o convite para utilizar a tribuna livre a fim de apresentar os trabalhos do setor. Além disso, como cidadão, o vereador se queixou das multas, consideradas abusivas, aplicadas pelos agentes nas vias públicas. Durante seu pronunciamento, Lôbo ainda lamentou a agressão envolvendo um agente de trânsito e o coordenador de estatística dentro da sede do órgão, bem como fez severas críticas à falta de padrão e sinalização das lombofaixas. “Alguma coisa está errada dentro da superintendência, pois os relatos de intriga são grandes. Há muitas mudanças sem planejamento adequado. Nosso trânsito continua inerte para a real necessidade do município. Só tem atuação na aplicação de multas”, disse o presidente do legislativo.
Em seguida, o vereador José Ribeiro Neves (PT) também criticou o setor e o estado de apatia do prefeito diante do problema. “Ficamos triste de ver um setor com uma dimensão tão grande e que poderia estar trazendo benefícios para a cidade. Infelizmente, o que presenciamos é uma completa desorganização. Existe uma parcela que não ajuda, mas não consigo compreender como o prefeito Aguiberto parece isento de tudo, sem ler e nem acompanhar as notícias da cidade. Precisamos de um engenheiro de trânsito para entender o que acontece dentro de Brumado, pois a superintendência vive dando cabeçadas, fazendo as coisas do jeito deles”, asseverou.
Exaltado, o primeiro secretário Weliton Lopes (DEM) chamou o superintendente de mimado e obsoleto para a função. “Temos à frente o senhor Clidemar Amorim, cuja mentalidade, acabei de constatar, ainda está na idade da pedra, de quando não existia o código de trânsito brasileiro. A relação da superintendência de trânsito com a comunidade brumadense é cada dia pior e mais vergonhosa. Brumado não pode ter a sua cultura de mais de 100 anos modificada do dia para a noite só pelos caprichos e mau humor do superintendente, que, por ter um péssimo domingo, acorda na segunda-feira modificando o sentido das ruas, sem avisar ninguém e ainda multando as pessoas”, disparou o parlamentar. Para ele, a superintendência municipal chegou no limite do tolerável dentro de uma administração pública. “Como pode uma superintendência em que os assuntos e divergências internas estão sendo resolvidas no tapa?”, questionou. Lopes assegurou que irá acionar o Ministério Público e a justiça para que interrompam as multas de trânsito e a fim de que o setor seja devidamente organizado dentro dos padrões do código nacional. “É uma fábrica vergonhosa e intolerável de multas que essa superintendência implantou em nosso município. Eu vou elaborar uma representação no Ministério Público, vou solicitar a suspensão dessas multas autoritárias, sem nenhum critério plausível, até que a superintendência cumpra sua obrigação. Para onde está indo o dinheiro arrecadado das multas, será que foi tudo para a empreiteira que fez as lombofaixas sem sinalização? Chega de abuso, o cidadão brumadense precisa de respeito. Acabou a brincadeira da superintendência da desorganização. Nós precisamos agir energicamente em nome do cidadão que está sendo violentado. Não podemos nos calar diante dessas atrocidades”, disse.
O vice-presidente da Casa, Édio Pereira (PCdoB), ainda pediu respeito com a verba pública. “O superintendente de trânsito tem que respeitar o recurso público, é dinheiro público jogado no lixo, não é dinheiro do superintendente”, concluiu.
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta terça-feira (26) que o processo de impeachment que está enfrentando no Congresso é um golpe e uma tentativa de fazer uma eleição indireta. Rousseff participou da entrega de 2.800 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Salvador, juntamente com o governador da Bahia, Rui Costa, e outros políticos contrários ao impeachment. “Esse impeachment sem crime, esse impeachment que é golpe, na verdade, ele é uma tentativa de fazer uma eleição indireta por aqueles que não têm voto. Porque se eles querem chegar ao poder e não tem crime, só tem um caminho: disputem eleições, vão para a frente do povo e digam o que vocês querem”, disse a presidente em discurso durante o evento. A presidente voltou a negar que cometeu crime de responsabilidade e também falou sobre a acusação das pedaladas fiscais, afirmando que a prática existe há muito tempo no país e que apenas se tornou crime recentemente. O governador Rui Costa também discursou durante a entrega das casas e defendeu a presidente. “Esse golpe contra a presidente Dilma é da elite, dos endinheirados do país. No seu governo [Dilma] e do presidente Lula, o Nordeste teve vez e teve voz. O povo simples passou a ter água, comida, dignidade, e é isso que essa elite perversa não aceita, que o povo simples tenha casa pra morar”, disse Costa.
Nove pessoas morreram vítima da gripe H1N1 na Bahia este ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológic (Divep). Trinta e oito casos da doença foram confirmados no estado até agora. Salvador tem o maior número de registros da H1N1 no estado (22) e também o maior número de mortes (5). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (26). De acordo com o G1, além da capital, foram registrados casos da doença em Lauro de Freitas (3); Guanambi (3); Vitória da Conquista (2), Boquira, Boa Nova, Feira de Santana, Ibipeba, Ibirataia, Jacobina, Rio de Contas e Teixeira de Freitas, cada uma com um caso. As mortes ocorreram em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Teixeira de Freitas (1); Ibipeba (1); Boquira (1). O Ministério da Saúde também atualizou os dados em todo o país na segunda-feira (25). Até o dia 16 de abril, segundo o Ministério, foram 230 mortes no Brasil. A Bahia é o sexto estado com maior número de mortes provocadas pela H1N1 no país. São Paulo lidera o ranking com 119 óbitos.
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito por aclamação como presidente da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A eleição aconteceu na primeira reunião do colegiado, na manhã desta terça-feira (26), que ainda deve definir o responsável pela relatoria do processo. Mais velho entre os senadores da comissão, ele abriu a sessão como presidente, passou o cargo para a senadora Ana Amélia (PP-RS) e assumiu o posto em definitivo após a eleição. De acordo com a Agência Brasil, por votação nominal e 16 votos a cinco, o nome do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) foi aprovado para relatar o processo. O tucano era a única indicação para o cargo, mas parlamentares governistas pediram o impedimento do nome de Anastasia para a relatoria do caso. O argumento para tentar impedir sua eleição é que o PSDB, maior partido de oposição no Senado, apoiou o pedido de impeachment da presidenta e por isto, a posição do relator já é conhecida.
Localizada próximo à comunidade de São Timóteo, região do Juazeiro, em Caetité, no sudoeste baiano, uma ponte desabou após não suportar o peso de um caminhão carregado com blocos cerâmicos. O acidente acontece na madrugada desta terça-feira (26). Segundo informações do Caetité Notícias, a estrutura de aço da ponte não aguentou o peso do veículo e o caminhão ficou pendurado no barranco. Apesar do susto, o motorista não se machucou. Um guincho terá de ser utilizado para retirada do caminhão do local. Equipes da prefeitura municipal estão na comunidade analisando a situação.
A menos de quatro dias para o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda (IR) deste ano, o contribuinte que deixou para prestar as contas com o leão para a última hora vai precisar ter muita atenção no preenchimento para não cair na malha fina. Ainda falta muita gente acertar as contas com o Leão. Até ontem (25), segundo a Receita Federal, na Bahia, só 658.524 pessoas enviaram as declarações de um total de 1.180.000 de declarações previstas. Ou seja, têm mais de 441 mil declarações pendentes. O jornal Correio, junto com o educador Financeiro Edísio Freire, respondeu as principais dúvidas com dicas que irão ajudá-lo a não deixar passar nenhum detalhe na hora de ficar em paz com a Receita Federal. A primeira delas é não perder de vista a data final para o envio da declaração, que termina na sexta-feira (29). Por isso, de acordo com o auditor fiscal da Receita, Adilson Matos, é importante que o contribuinte só declare aquilo que tem como comprovar. “Caso falte alguma coisa ou não tem certeza daquela informação, deixe de fora. Após o prazo, corra atrás desta informação e envie as correções por meio de uma declaração retificadora”, completa. A estratégia pode evitar o pagamento de uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, pela entrega fora do prazo. (Leia mais).
Há três meses, a repartição da Defensoria Pública Estadual (DPE) do município de Brumado, que atende também os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, conta com uma nova defensora, a soteropolitana Luciana Andrade Freire, que substituiu Henrique Bandeira. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a nova defensora declarou que a repartição local necessita com urgência de um novo defensor para atender a demanda reprimida que há no município e que veio se acumulando por conta do longo período em que o órgão se manteve fechado na cidade. A defensora apontou ainda que, como atende sozinha na unidade, os atendimentos das varas crime e cível têm se acumulado e sobrecarregado o setor. Segundo relatório apresentado, as ações e processos estão mais voltados aos casos envolvendo a saúde, por conta de muitos atendimentos que não são ofertados pela saúde pública local, bem como pela falta de alguns medicamentos na farmácia básica de distribuição. Além desses, há também um número elevado de ações que envolvem pensão alimentícia e divórcios. Ao final, a defensora votou a apelar para que o município receba o quanto antes mais um defensor a fim de desafogar a demanda da repartição, o que ela acredita que irá acontecer com a inauguração do presídio, que obrigará o estado a atender a carência.
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de mais dois inquéritos sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os pedidos de investigação foram feitos pela Procuradoria-Geral da República e tramitam em segredo de Justiça. Agora, o parlamentar tem cinco procedimentos contra ele em andamento no STF. O mais avançado deles é sobre a suposta propina de R$ 5 milhões recebida pelo parlamentar por conta de um contrato da Petrobras. Em março, o Supremo acolheu a denúncia por unanimidade. Cunha também enfrenta inquéritos sobre contas na Suíça que teriam recebido propina, vantagens financeiras para as obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, além de um pedido de afastamento da presidência da Câmara, por supostas tentativas de atrapalhar as investigações.
O ciclismo é uma das modalidades esportivas que mais cresceu em Brumado nos últimos anos, fruto do apoio dado pela Secretaria Municipal de Esportes. A ACBTM - Associação dos Ciclistas Brumadenses Terra do Minério vem recebendo um apoio muito importante por parte da administração municipal, o que proporciona a conquista de expressivos resultados em competições estaduais. Nos dias 09 e 10 de abril, foram realizadas no município de Guaibim a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Estadual Speed de Ciclismo 2016 e os membros da ACBTM obtiveram ótimos resultados, colocando ainda mais o nome de Brumado em evidência. Nesta segunda-feira (25), os membros da associação agradeceram pessoalmente ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e ao secretário Miguel Lima Dias pelo apoio concedido. Eles também levaram os troféus e as medalhas conquistadas. O prefeito e o secretário agradeceram o reconhecimento dos atletas e reiteraram o apoio. “Ficamos muito satisfeitos em poder contribuir com esses brilhantes ciclistas, os quais vêm fazendo o nome de Brumado bilhar nas competições em todo o estado”.
Nesta quarta-feira (27), o Trem da Alegria estará rodando em Brumado, a partir de 18h, com preço promocional. Somente na quarta, os ingressos vão custar R$ 5 e toda a arrecadação do dia será revertida para as obras assistenciais da SEAV - Sociedade Espírita Albino Viana. Leve a sua criança para se divertir e ajude uma causa nobre. Seja solidário!
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Brumado garantiu ao prefeito Aguiberto Lima Dias a legenda para disputar a reeleição em 2016. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o partido não fará nenhuma objeção em caso de viabilidade política para disputar o pleito. O chefe do executivo tem se movimentado nos últimos dias com vistas a carimbar a sua reeleição. Com um cenário ainda indefinido, Aguiberto abriu diálogo com diversos pré-candidatos ao paço municipal a fim de discutir o pleito eleitoral. O gestor ainda deve aproveitar o atual crescimento de seu partido na cidade para buscar apoios importantes à sua administração e formatar uma nova agenda política. Nos últimos dias, o PDT local filiou importantes nomes e se congratula como um dos partidos mais importantes em quadros políticos.
Presente nas últimas decisões do campeonato brumadense de futsal, a equipe do Feirense chegou a competição deste ano como franco favorito ao título, mas o time não tem conseguido repetir as boas atuações dos anos anteriores e vem sucumbindo consecutivamente diante de seus adversários. A única vitória do time aconteceu na primeira rodada da competição. Depois disso, foram três derrotas que lançaram a equipe na zona vermelha da tabela de classificação. Sem a atuação do seu principal jogador, o Waguinho, o Feirense sofreu mais uma goleada na última rodada da competição: 4x11 para o Big Lanche. Nos demais jogos da quarta rodada, tiveram ainda: Crediário Cardoso 3 x 7 Cavalhada, Pequeno Craque 4 x 4 Baraúnas e Nova Esperança 4 x 9 Ajax. Com os resultados da rodada, o Ajax, ainda invicto, caminha matematicamente para uma classificação antecipada já na quinta rodada. Os confrontos da próxima rodada serão entre Baraúnas x Big Lanche e Crediário Cardoso x Ajax na quinta-feira (28). Já na sexta-feira (29), os jogos serão entre Cavalhada x Pequeno Craque e Feirense x Nova Esperança.
O plenário do Senado aprovou, na última segunda-feira (25), os 21 membros titulares e 21 suplentes da comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O PMDB terá cinco titulares: Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), Dário Berger (SC) e Waldemir Moka (MS). O bloco de oposição composto por PSDB, DEM e PV terá quatro vagas: Aloysio Nunes (PSDB-SP), Antônio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). O bloco de apoio ao governo, composto por PT e PDT terá quatro vagas: Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Pimentel (PT-CE) e Telmário Mota (PDT-RR). O bloco moderador terá duas vagas: Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrella (PTB-MG). O Demobracia Progressista com três vagas: José Medeiros (PSD-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Gladson Cameli (PP-AC). Bloco socialismo e democracia (PSB, PPS, PC do B e Rede, 3 vagas): Fernando Bezerra (PSB-PE), Romário (PSB-RJ), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM). A Bahia será representada pela suplência do senador Otto Alencar (PSD-BA) na comissão.
Alguns postos de combustíveis de Brumado já começaram a repassar o valor reduzido do litro de etanol para o consumidor. O combustível, que era vendido a R$ 3,19, pode ser encontrado a R$ 2,99. Uma queda de R$ 0,30 com previsão de ficar ainda mais barato no próximo final de semana. Os empresários do ramo esclareceram ao Brumado Noticias que a baixa se dá por conta da boa safra de cana. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (Usp), em duas semanas, o valor do litro do etanol para vendas internas, que é o comercializado pelas indústrias, diminuiu mais de R$ 0,20, o que tem provocado redução no valor cobrado ao consumidor final.
Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.
As articulações políticas com vistas ao pleito municipal em 2016 seguem a todo vapor em Brumado. Os pré-candidatos, bem como os partidos políticos, estão se movimentando bastante na capital do minério. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, quatro pré-candidatos ao executivo municipal estão em constantes conversas com vistas a formar uma grande aliança para o pleito deste ano. Trata-se do atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), do presidente e do vice da Câmara, Alessandro Lôbo (PRB) e Édio Pereira (PCdoB) e do empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. D acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, a ideia seria ainda a vinda do ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, e de sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Pereira, ambos do PT, dos ex-vice-prefeitos da cidade, Marlúcio Abreu e Ilka Abreu, além do auditor fiscal Carlinhos Moura (PTC), para selar a aliança e iniciar a campanha eleitoral com mais força política. Pessoas próximas ao paço municipal afirmam que Aguiberto mantém a sua pré-candidatura e vai buscar viabilização para entrar na disputa em 2016. Com um cenário indefinido, os pretendentes a ocupar a cadeira administrativa de Brumado seguem firmes para fecharem chapas fortes e fazerem uma grande união de lideranças políticas.
Assim como em Brumado, a questão do não envio de lista partidária também afetou diversas lideranças e pré-candidatos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias nesta segunda-feira (25), o atual prefeito de Livramento, o médico Paulo César Cardoso Azevedo, o vereador e candidato à reeleição, Wilton Nunes Dourado, o Uga de Lafaiete, os pré-candidatos ao legislativo Juscelino Bonfim de Souza, o ex-secretário de esportes do munícipio, Norberto Asevedo da Silva, o Norberto dos Patos, Vitalmir Moura Bittencourt, estão fora da disputa eleitoral em 2016 por não estarem “filiados a nenhum partido político”, segundo certidões emitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dos já citados, Ginaldo Matias Luz, o Ginaldinho, um dos nomes que poderia entrar em uma chapa majoritária apoiado pelo atual prefeito livramentense, também está sem filiação partidária. Uga de Lafaiete foi candidato em 2012 devido ao seu pai, Lafaiete Nunes Dourado, atual secretário de agricultura da cidade, não poder se candidatar em razão de na época pertencer aos quadros do PMDB, o qual não seguiu a tendência do ex-prefeito Carlos Souto, em apoiar a então candidatura de Ricardo Assunção. Já em 2016, nem o pai e nem o filho poderão se candidatar: o filho por estar sem partido e o pai por ter assumido a secretaria de agricultura recentemente, não havendo mais tempo para seguir a legislação eleitoral. Ambos teriam que estar filiados no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que está sob controle do prefeito Paulo Azevedo.
O Club Amarok Bahia já realizou uma série de expedições na região. Com o aumento do número de membros apaixonados pela pick-up Amarok, as expedições se ampliaram e os itinerários passaram a integrar outras regiões mais distantes. Neste ano, foi realizada a Expedição Costa do Descobrimento, cujo itinerário principal incluiu viagens pelas belas praias de Trancoso, Arraial D’ajuda, Cabrália e Porto Seguro.
A expedição saiu de Brumado na última quarta-feira (20) com cerca de 40 Amaroks de várias cidades da Bahia e retornou no domingo (24). Além das trilhas, também foram realizados passeios de escuna, mergulhos e turismo nas praias paradisíacas que fizeram parte do roteiro. Foram quatro dias de muita emoção e adrenalina. A ideia, concebida pelo jovem empresário Alessandro Silva, contou com o apoio da Concessionária Brumauto e da Volkswagen do Brasil.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência bancária, como era exigido até agora. De acordo com o Banco Central, o serviço é opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes. A identificação poderá ser feita, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, exigir o uso do certificado digital. Com exceção da flexibilidade do comparecimento presencial a uma agência, todas as demais regras para a abertura de contas bancárias continuarão em vigor, como veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo. As informações são do G1.
A Vigilância Epidemiológica do Município de Livramento de Nossa Senhora confirmou que o caso suspeito da gripe H1N1 que havia sido registrado na cidade trata-se de um paciente do povoado de Boa Vista, no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas. Com os sintomas da doença, uma mulher de 58 anos foi internada por um dia no Hospital Municipal de Livramento. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. O órgão destacou que, nessa primeira etapa da campanha de vacinação contra H1N1, o estado disponibilizou 30% do quantitativo de vacinas para os municípios. A secretaria está aguardando o restante das vacinas, que serão enviadas pela Base Regional de Saúde.