O advogado Sigmaringa Seixas, principal ouvido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para assuntos jurídicos, sugeriu a Lula o que ele e Dilma devem fazer durante os 180 dias de julgamento do processo de impeachment pelo Senado — isso, é claro, se o processo for aberto hoje pela Câmara. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo, a proposta é que Lula e Dilma percorram os EUA e Europa em encontros com líderes locais. Ali, denunciariam o “golpe” em curso no Brasil e tentariam mobilizar uma reação internacional contra a saída de Dilma. Lula gostou da ideia.
Após quase 43 horas de debates, os deputados vão votar neste domingo (17) se abrem ou não processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A sessão será aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é iniciar a votação às 16h. Cada um dos 513 deputados serão chamados ao microfone para proferir seu voto. A previsão é de que cada parlamentar gaste, em média, 30 segundos para votar. A ordem de chamada será por estado, começando pelo Norte. Veja aqui a ordem de votação De acordo com o G1, são necessários no mínimo 342 votos "sim" para que o parecer do relator da comissão especial de impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), seja aprovado. Ele recomenda no documento a continuidade do processo de afastamento da petista. Se aprovado, o processo vai para o Senado, que terá que decidir se acolhe a denúncia e julga a presidente por crime de responsabilidade. Caso não sejam alcançados os 342 votos, o processo é arquivado. Entenda como funciona todo o processo de impeachment. Os debates que antecederam a votação começaram às 8h55 de sexta-feira (15) e seguiram em sessão ininterrupta até as 3h42 deste domingo (17). Foi a sessão mais longa da história da Câmara. Na última etapa de debates, com os discursos individuais dos deputados contra e a favor do impeachment, havia ao todo 249 parlamentares inscritos para falar. Porém, somente 119 discursaram. Ao menos 60 já haviam anunciado que abriam mão do tempo de fala para acelerar o debate e permitir a votação nesta tarde.
A maior festa junina da região, o Forró do Sítio Novo, já tem suas atrações confirmadas para a edição 2016. Mastruz com Leite, Targino Gondim, Canindé, Mão Branca e Fann Estourado vão se apresentar durante o evento junino, em Brumado. 18 de junho é a data em que será realizada a festa. Organizado pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, o evento acontece na Fazenda Sítio, onde uma mega estrutura é montada para receber o público.
A ExpoBrumado teve a sua abertura oficial na manhã deste sábado (16) com a presença de inúmeras autoridades e de um ótimo público, principalmente de pecuaristas de toda a região, que compareceu para prestigiar o evento e também participar da ampla programação que tem como um dos destaques a IIª Feira de Agricultura Familiar. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do presidente da Coopmab, Tadeu Silva, do secretário municipal de Agricultura, Fred Neves e demais autoridades deram as boas vindas aos participantes e ressaltaram a importância do evento para o setor agropecuário não só de Brumado, mas como de toda a região.
Este ano devido o fortalecimento da parceria com o governo do estado, é aguardado um volume de negócios muito maior do que anos anteriores. A Coopmab que é a promotora do evento está muito otimista e as previsões são as melhores possíveis, acreditando-se que o evento deste ano será um divisor de águas que trará um fomento muito significativo para a economia local.
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi antecipada pelo Ministério da Saúde para a próxima segunda-feira (18). Os kits de vacinação começaram a ser distribuídos. Em Brumado, a coordenação regional de Vitória da Conquista enviou na quarta-feira (13) o lote de vacinas e o município iniciará normalmente a campanha na segunda. Segundo a secretaria municipal de saúde, o processo de imunização dos grupos prioritários se dará de forma tranquila nas unidades de saúde espalhadas pelo município. O dia D da campanha acontece no dia 30 de abril, em um sábado.
Depois de Dilma Rousseff (PT) desistir de discursar em cadeia nacional, o governo divulgou nas redes sociais na noite da última sexta-feira (15) o pronunciamento da presidente contra o impeachment. No vídeo, a petista tacha de “traidores da democracia” os defensores do seu afastamento e diz que a palavra “golpe” ficará “para sempre gravada na testa”. “Podem justificar a si mesmos, mas nunca poderão olhar nos olhos da nação, porque a palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia”. Repetindo terrorismo exercitado na campanha eleitoral, a petista também diz que “golpistas querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida”. Segundo Dilma, seus adversários “ameaçam até a educação pública e querem abrir mão da soberania nacional, mudar o regime de partilha e entregar os recursos do pré-sal às multinacionais”. No vídeo, de cerca de seis minutos, a petista chama o processo de impeachment que será votado no domingo na Câmara de “aventura golpista” e volta a repetir o discurso de que o pedido de afastamento “não tem base legal”. “A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude. A maior fraude jurídica e política da história de nosso país”. Em tom de ameaça, a presidente diz ainda que o impeachment “poderá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança”. As informações são da Veja.
Um supermercado localizado no Bairro Dr. Juracy em Brumado foi alvo de ação de três bandidos na noite da última sexta-feira (15). Segundo apurou o site Brumado Notícias, por volta das 18h20, os meliantes entraram no estabelecimento comercial e anunciaram o assalto (veja vídeo abaixo). Um dos integrantes estava encapuzado. No momento da ação, vários funcionários e clientes estavam no local do crime. Um dos autores estava armado. “Esperamos mais ação por parte dos políticos da cidade e do estado no sentido de fortalecer mais a nossa polícia com número de contingente e viaturas para trazer de volta a tranquilidade para a comunidade brumadense”, protestou uma das vítimas. Além de toda a quantia em dinheiro levada pelos bandidos, quatro celulares de funcionários e clientes foram roubados. A polícia de Brumado já está com as imagens e investiga o caso.
A assessoria do ministro Jaques Wagner (PT), chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff (PT), informou na noite desta sexta-feira que Gilberto Kassab (PSD) entregou mais cedo carta de demissão do cargo de ministro das Cidades. O pedido do ministro para deixar o governo se dá a dois dia da votação do processo de impeachment na Câmara. O anúncio foi feito pela assessoria dois dias após o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), informar que vai orientar a bancada a votar favoravelmente à continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O Ministério das Cidades é uma das pastas com maior orçamento do governo e a única que estava sob o comando do PSD. Ao anunciar o posicionamento da bancada da Câmara favorável ao impeachment, o deputado Rogério Rosso afirmou que não seria cobrado de Kassab, que é presidente nacional da sigla, que deixasse o cargo no governo. Conforme informou o colunista Gerson Camarotti na última quarta-feira (13), havia sentimento de contrariedade no Palácio do Planalto com a postura de Kassab. A avaliação de auxiliares mais próximos à presidente é que ele traiu a presidente Dilma Rousseff, diante do posicionamento do partido de apoiar o impeachment. A avaliação do governo é que Kassab fez jogo duplo durante esses últimos meses.
O ex-prefeito do município de Pedrão, Gabriel Ribeiro, foi condenado a cumprir 37 anos e 9 meses de prisão por ter mandado matar o seu vice-prefeito, Antônio Alvim, em 1997. O julgamento aconteceu na quinta-feira (14), na cidade de Alagoinhas. O réu terá um prazo de dez dias para recorrer da decisão em liberdade. Antônio Alvim foi morto em uma emboscada perto da cidade de Pedrão. Ele estava acompanhado pelo empregado Paulo Carneiro, que também acabou sendo morto. Os dois foram amarrados e executados a tiros. O ex-prefeito Gabriel Ribeiro chegou a passar 119 dias preso logo depois do crime, mas vinha respondendo em liberdade há quase 20 anos. De acordo com as investigações da polícia, o ex-prefeito teria contratado três homens, entre eles um policial, para matar Antônio Alvim, porque o então vice-prefeito teria descoberto irregularidades nas contas da prefeitura.
Um homem foi preso em flagrante depois de usar o cabo de um equipamento eletrônico para agredir a filha de 12 anos, no município de Barreiras, no oeste baiano. Segundo informações do G1, a polícia suspeita que a agressão tenha sido motivada por ciúmes. Vizinhos informaram que o pai da vítima ficou irritado e iniciou a sessão de espancamento ao ver a criança chegando da escola acompanhada de um colega. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e realizou a prisão em flagrante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e prestou socorro a vítima, que foi encaminhada até o Hospital do Oeste. O pai da vítima segue preso no Complexo Policial de Barreiras. A presidente do Conselho Tutelar do município também é esperada no local para tomar conhecimento do caso.
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na noite da última sexta-feira (15) pedido do senador Telmário Mota (PDT-RR) para suspender o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na madrugada, a Corte já havia negado pedido semelhante da Advocacia Geral da União (AGU), que alegava restrições ao direito de defesa na Câmara. De acordo com o G1, em seu pedido, Mota contestava decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acolheu a denúncia contra Dilma no ano passado. Alegou que ele violou prerrogativas ao aceitar como crime de responsabilidade as chamadas "pedaladas fiscais" de 2015 antes de sua análise pelo Congresso. Fachin negou o pedido sob o entendimento de que só cabe ao Congresso, e não ao Judiciário, avaliar o que configura crime de responsabilidade. “Não cabe a esta Suprema Corte sobrepor o seu juízo sobre a configuração ou não de crime de responsabilidade dos atos de execução orçamentária praticados pela Presidente da República, ao juízo a ser formulado pelo Parlamento”, escreveu o ministro. Para ele, o juízo sobre a configuração do crime de responsabilidade é “prerrogativa exclusiva do Parlamento”.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo nas redes sociais em que diz que o impeachment é golpe e que, se for aprovado no próximo domingo, agravará a crise. Ele diz que ninguém que não teve a legitimidade do voto conseguirá governar o país e contará com o respeito da população. O vídeo de Lula é uma estratégia casada com a presidente Dilma Rousseff, que nesta sexta-feira à noite fará um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV. No vídeo, publicado em sua página no Facebook no começo da tarde desta sexta-feira, Lula fez um apelo aos deputados que vão votar o processo. Na gravação, ele ataca o vice-presidente Michel Temer sem citá-lo nominalmente. O petista pediu aos deputados que “pensem com muita serenidade”. Na avaliação do ex-presidente, todas as conquistas da constituição de 1988 e de seu governo estão ameaçadas se o impeachment passar. Ele diz que “juntos” conseguimos vencer a fome, reduzir a desigualdade, superar desafios econômicos, políticos e sociais e derrubar “o muro que dividia o Brasil entre os que tudo podiam e os que sempre ficaram à margem da história”. Lula reconhece que o governo tem “falhas”, mas aponta o caminho da “responsabilidade” e “maturidade” para recuperar a credibilidade internacional do país. O ex-presidente faz um apelo para que “todos confiem” em sua palavra e mantenham a “defesa da democracia”.
Uma funcionária do Banco do Brasil, de 28 anos, foi presa na Bahia por suspeita de desviar mais de R$ 450 mil de correntistas do Banco do Brasil durante golpes praticados junto com um comparsa em diversos estados. Segundo informações da Polícia Civil, divulgadas nesta sexta-feira (15), os dois fazem parte de uma quadrilha de estelionatários. A mulher foi presa, na quinta-feira (14), por investigadores do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), em Salvador. A polícia aponta que os recursos desviados de cada conta variavam entre R$ 30 e R$ 50 mil. Por meio de nota, o Banco do Brasil informou que a fraude foi identificada pelo banco através de procedimentos internos de segurança, e logo comunicou às autoridades policiais. O banco ainda esclarece que não houve prejuízo a clientes. Os dois vão responder por furto mediante fraude, associação criminosa e invasão de dispositivo informático com o objetivo de captar informação sigilosa para desvio de recursos. A dupla está sob custódia no Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF). A polícia diz que ainda busca identificar os outros quatro integrantes da quadrilha. Segundo a delegada Glória Isabel Santos Ramos, a mulher é servidora concursada do banco há oito anos.
O trágico acidente ocorrido na noite da última quinta-feira (14), que vitimou o empresário Charles Meira, o Charlinho, e o gerente de turismo Marlúcio Meira, na entrada da BR-030, em Brumado, expôs mais uma vez a falta de sinalização no trecho. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit) iniciou o recapeamento da rodovia em fevereiro de 2014, exatamente no trecho em que ocorreu o acidente, na famosa curva dos cinco, local onde já foram registrados inúmeros acidentes.
Antes do recapeamento, todo o percurso contava com sinalização luminosa horizontal e vertical, além das placas de setas indicando a curva. No entanto, com a reforma, as sinalizações foram retiradas e o órgão nacional não mais sinalizou a rodovia, que está entre as mais movimentadas do sudoeste do estado. O departamento de polícia técnica ainda está avaliando as causas do acidente.
Muita comoção e dor no velório de Charles Meira, o Charlinho, e do amigo, Marlúcio Lima, o Sapinho, nesta sexta-feira (15), em Brumado. Ambos foram vítimas de um trágico acidente ocorrido na noite da última quinta-feira (14), na entrada da BR-030, no município. Foi grande a movimentação de pessoas e veículos no ponto de apoio da TPC Turismo, empresa de propriedade de Charles e gerenciada pelo amigo, Marlúcio. Familiares receberam as condolências dos amigos, que ainda não acreditavam na tragédia. Nas redes sociais, muitas manifestações de pesar pelo ocorrido.
Ambos eram apaixonados por motocicletas e até faziam parte de grupos de motociclistas da região. Eles foram homenageados pelos parceiros de duas rodas durante os velórios. O longo cortejo com milhares de veículos chamou a atenção da comunidade que aplaudia em homenagem aos falecidos. A comoção foi ainda maior na despedida final, na hora do sepultamento, quando o desespero tomou conta das pessoas presentes pela perda de dois jovens promissores, que muito contribuíram para a economia local. O site Brumado Notícias lamenta as mortes e se solidariza com as famílias.
A bancada de oposição ao governo na Câmara aponta que nesta sexta-feira (15) chegou ao número de 367 votos a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). O número indica que seis deputados passaram a apoiar o afastamento da presidente no último dia e que a os opositores já possuem 25 votos a mais que os 342 necessários para fazer o processo chegar ao Senado. “A gente está trazendo mais gente para o processo de impeachment. Eles tinham 128, hoje têm 129 e havia 24 indecisos. Hoje são 17. Como a gente está crescendo consistentemente praticamente todos os dias, isso significa que a dois dias da votação do impeachment a gente consolida cada vez mais a margem e consolida a posição do parlamento, e da Câmara federal, pela aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff”, afirmou o deputado Mendonça Filho ao Bahia Notícias.
Através da secretaria municipal de agricultura e recursos hídricos (Semar), a prefeitura de Brumado realizou a liberação de alvarás e licença ambiental para que a empresa Cortez Engenharia possa extrair saibro e areia nas comunidades Fazenda Santa Bárbara, Sucuruiu, Cabeceiras e Fazendo Angico, na região do Distrito de Cristalândia. No local, será instalado o Parque Eólico da cidade. O site Brumado Notícias obteve confirmação de que, para tal liberação, a empresa teve de desembolsar R$ 421 mil e ainda atender a 14 condicionantes especificadas pela Semar no verso de cada licença concedida. Dentre as condicionantes estão a não poluição do meio ambiente, prevenção contra poeira e sinalização das áreas de trabalho e de circulação de veículos. A prefeitura ainda estuda onde irá aplicar o valor recebido, mas, a princípio, a secretaria de infraestrutura adiantou a nossa reportagem que o recurso pode ser destinado à reforma dos cemitérios em comunidades rurais.
O governo federal propôs que o salário mínimo, que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas no Brasil, suba dos atuais R$ 880 para R$ 946 a partir de janeiro de 2017, com pagamento em fevereiro do próximo ano. O percentual de correção do salário mínimo, pela proposta, será de 7,5%. De acordo com o G1, a informação consta na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O documento vai ser enviado ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (15). Para 2018 e 2019, respectivamente, o governo estimou que o salário mínimo seja de R$ 1.002 e de R$ 1.067, levando em consideração o sistema de correção que está em vigor.
Através do Decreto nº 4.845, de 14 de abril de 2016, a prefeitura municipal de Brumado regulamenta e disciplina o serviço de táxi na cidade. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fica designada para coordenação, planejamento, e fiscalização dos veículos destinados a transporte de passageiros, que é o caso dos táxis. O órgão terá a incumbência de fixar o número de táxis necessários ao atendimento da população, fazendo levantamentos periódicos para verificar eventual necessidade de ajustes. Segundo o decreto, a permissão para exploração do serviço de táxi poderá ser outorgada para pessoas físicas ou jurídicas, vedando-se às pessoas físicas o benefício de permissão para mais de 01 veículo. A permissão será concedida sempre em caráter pessoal e só poderá ser transferida em casos especiais, com prévia autorização da superintendência. Além disso, a permissão poderá ser concedida a dois motoristas profissionais autônomos, coproprietários de um só veículo, desde que qualquer deles não seja proprietário de outro táxi com alvará de licenciamento em vigor. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.
A presidente Dilma Rousseff (PT) fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira em defesa do seu mandato, conforme antecipou o Blog do Moreno. A petista falará ao público no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados realiza a primeira sessão para debate do processo do impeachment. Dilma está reunida no Palácio da Alvorada com seus ministros mais próximos, entre eles Edinho Silva (Comunicação), para fechar o teor das palavras que dirigirá à Nação às 20h. A linha do discurso de Dilma será o da luta, do combate, da defesa intransigente do seu mandato e da democracia; da legitimidade do voto e da ilegitimidade dos conspiradores. Vai conclamar suas bases a permanecerem mobilizadas no combate aos que chama de golpistas. A presidente, nesse pronunciamento, não dará tréguas aos seus adversários, notadamente o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), embora, mais uma vez, não pretenda citar seus nomes diretamente.
As obras da unidade básica de saúde Vereador Sinval Neves, no povoado de Umburanas, em Brumado, estão prestes a ser concluídas. O site Brumado Notícias esteve no local e pode registrar que o prédio já recebeu acabamento, portas e janelas. No entanto, ainda restam alguns detalhes, dentre os quais a instalação elétrica e roçagem da área externa. Por telefone a nossa reportagem, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que a previsão é de que as obras sejam concluídas em 30 dias e, tão logo o prédio seja entregue, a comunidade voltará a ser atendida no mesmo. Nesse período de reforma do local, a secretaria de saúde vem utilizando uma casa na localidade para manter a unidade em funcionamento.
Na manhã de hoje (15), o plenário da Câmara começou a discussão sobre o processo de impeachment, que será votado no domingo (17). O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a ordem e a forma de votação estabelecidas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com a decisão, a votação será feita com alternância entre bancadas estaduais, iniciando por uma da região Norte, seguida por outra do Sul, e assim segue. O primeiro estado a votar será Roraima, seguido pelo Rio Grande do Sul. A ordem segue com Santa Catarina, Amapá, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Os deputados baianos serão os antepenúltimos. Cada parlamentar terá 10 segundos para votar. Caso o impeachment seja aprovado, o processo segue para votação no Senado.
Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na tarde desta sexta-feira (15), o médico Alfredo Machado Matias (PMDB) disse que está tranquilo e confia na Justiça. Ele garantiu que irá recorrer da decisão da Justiça Federal de Vitória da Conquista, que a pedido do Ministério Público Federal (MPF) o condenou por improbidade administrativa. Matias ainda disse que seus advogados já estão cuidando do caso. “Estou muito tranquilo e confiante na justiça”, disse ele. Para doutor Alfredo, como é conhecido o ex-prefeito da cidade de Dom Basílio, as irregularidades não foram cometidas e as suas três gestões à frente do município foram transparentes e sempre com as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Temos respaldo por conta do compromisso que sempre tivemos em defender os interesses de Dom Basílio, por isso alguns ainda não se contentam pelo grande trabalho que realizamos por três mandatos na prefeitura de minha cidade”. Questionado pela nossa reportagem sobre uma possível pré-candidatura nas eleições 2016, o médico negou interesse, mas destacou que a oposição em Dom Basílio o está incentivando a voltar ao páreo eleitoral. “Eu não tenho interesse e nem a minha família, mas os meus opositores parecem que me querem numa disputa eleitoral e isso pode se confirmar”, finalizou.
O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira (15), na sessão da Câmara que analisa o impeachment, que a presidente Dilma Rousseff (PT) não cometeu crime e que o processo é “nulo”. O ministro afirmou ainda que o processo de impeachment é “ato violento” e que, em um país “com corrupção histórica e estrutural”, que tem em curso a Operação Lava Jato, com diversos investigados, a presidente da República “não tem nenhuma investigação, absolutamente nenhuma”. O ministro disse ainda que o processo de imepachment teve início em um “ato viciado”, fruto de uma “retaliação” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando o PT negou apoio a ele no Conselho de Ética, onde o peemedebista é alvo de uma investigação. “O que está se decidindo é que a decisão foi tomada a partir de uma ameaça clara. Se trata do uso de uma competência legal distorcida. É nula a abertura desse processo de impeachment. Houve uma violência à lei. Ameaça e retaliação não são fato decisório para afastar presidente da República. Afirmamos textualmente que este processo teve início num ato viciado, num ato nulo, em questão que ainda está sendo debatida no Supremo, que foi um ato do senhor presidente da Casa em retaliação ao fato de o PT ter negado votos para a não abertura do processo”.