Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guanambi: Garota de programa é morta com vários tiros em boate Foto: Bonny Silva

Na madrugada desta quinta-feira (06), uma garota de programa foi assassinada em uma boate localizada na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Natural de Janaúba, em Minas Gerais, a mulher de 33 anos é conhecida como Mary. Segundo depoimento de uma colega de trabalho, identificada como Joseane Fabrícia, um homem alto, moreno e forte chegou à boate em um carro cinza escuro e seguiu para o quarto com a vítima. Após fazerem o programa, Mary teria dito as colegas que o homem não havia pago e ainda a tinha ameaçado. Informações da polícia apontam que o homem matou a vítima do lado de fora do estabelecimento com vários tiros. Ela ainda tentou fugir, mas foi atingida no abdômen, peito, ombro e com um tiro de raspão nas costas. O assassino fugiu em seguida.

Brumado: Menino esmagado entre carro e reboque volta saudável para casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma família residente na Rua Djalma da Silva Leite, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, viveu uma noite de terror no dia 09 de outubro deste ano, quando o garoto Luciano Gomes foi imprensado entre o carro dirigido pelo padrasto, Carlos Alexandre, e o reboque que estava estacionado no interior da casa. Com a ajuda de vizinhos, a mãe Angelina Amaral e o marido conseguiram resgatar o garoto, que foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Da unidade a criança foi transferida para a cidade de Vitória da Conquista, de onde seguiu em uma UTI aérea para a capital do estado. Ele foi internado no Hospital do Subúrbio, em Piripiri. O laudo médico aponta que a vítima fraturou algumas costelas, as quais perfuraram um pulmão, além de várias outras lesões. “O nosso drama aumentou quando os médicos disseram que não havia mais o que fazer. Então, eu dei um sorriso de canto de boca e disse: pois bem, agora entra em ação o médico dos médicos, Deus tomará conta do meu filho de agora em diante”, contou a mãe ao site Brumado Notícias. Luciano passou dez dias inconsciente na UTI. 

Brumado: Menino esmagado entre carro e reboque volta saudável para casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ele inchou tanto que parecia que tinha 200 kg e foi tão guerreiro que mesmo inconsciente lutou dez dias pela vida. Foi sim o dedo de Deus”, completou a mãe, que orava todos os dias pela recuperação do filho. Com o apoio de uma equipe médica especializada, Luciano conseguiu se recuperar e, na última terça-feira (04), retornou para casa. Tímido, ele agradeceu a todos pelas orações e mensagens de apoio direcionadas à família. O garoto declarou que está ansioso para retorna para escola e rever os colegas. A mãe fez questão de agradecer a todos. “Coloco Deus em primeiro lugar, mas tenho que agradecer aos vizinhos que nos ajudaram a tirá-lo de debaixo do carro; ao atendimento emergencial no hospital; a passagem por Conquista; e também aquela maravilhosa equipe médica que nos recebeu com muito carinho e atenção”, disse. A família luta agora para conseguir encaminhar Luciano para realizar fisioterapia, inclusive pulmonar, pois o aparelho respiratório do garoto sofreu deslocamento e precisa ser exercitado. Outra batalha é para conseguir a pomada Safrigel. “Estou feliz por estar de volta em casa e oro por todos que estiverem passando por situações difíceis. Não percam a esperança, pois Deus está conosco”, destacou Luciano.

Matina: Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco Foto: Bonny Silva

Na madrugada desta quinta-feira (06), o caixa eletrônico do Bradesco, localizado no centro comercial da cidade de Matina, no sudoeste baiano, foi explodido por bandidos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um grupo de homens instalou explosivos no local por volta das 03h e levaram todo o dinheiro do caixa. Ainda não se sabe o valor roubado. A polícia compareceu ao local, mas nenhuma pista dos bandidos foi encontrada. Os assaltantes estão sendo procurados.

Guanambi: Novo caso de H1N1 é descartado após exames Foto: Reprodução

O resultado dos exames da paciente que estava internada no hospital de Guanambi com suspeita de gripe suína deu negativo. Segundo informações do radialista Bonny Silva, uma mulher de 40 anos deu entrada na unidade no dia 29 de outubro com sintomas semelhantes ao vírus H1N1. O caso mobilizou a equipe médica, que imediatamente isolou a paciente e colheu amostras para os exames. Segundo o diretor do hospital, Ariovaldo Boa Sorte, a suspeita foi definitivamente descartada. A paciente já recebeu alta e passa bem. Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de um paciente de 27 anos que estava internado no local. Ele contraiu a gripe suína, que só foi diagnosticada depois do óbito. O caso foi a primeira notificação de morte pelo vírus registrada na Bahia.

06/Nov/2014 - 09h00

Bahia tem 14% de analfabetos

Bahia tem 14% de analfabetos Foto: Reprodução

Segundo dados do boletim da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a taxa de analfabetismo na Bahia diminuiu entre os anos de 2007 e 2013, ficando em 14,3%. As informações do levantamento aponta que o maior percentual de analfabetos está na faixa etária acima dos 40 anos. A taxa de analfabetismo também diminuiu no meio urbano e rural - a redução foi de 12,2% para 10,4% no meio urbano, e de 32,1% para 28,3%, no meio rural. De acordo com o G1, a taxa de analfabetismo entre jovens de 15 a 24 anos aumentou. Em 2007, a taxa era de 96,5% e, em 2013, passou para 98,1%. Quanto à frequência escolar, o destaque ficou por conta do aumento de 12,6% na participação das crianças de 4 a 5 anos. Ao todo, 86% das crianças desta idade estão frequentando a escola. O crescimento na frequência escolar para esta faixa etária foi maior também na zona rural do que nas cidades.

Prêmio Espantaxim 2014: Escolas Municipais de Brumado são selecionadas Foto: Divulgação

Em Brumado, alunos das escolas da rede municipal de ensino participaram do III Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2014, que visa à valorização da literatura e o incentivo à música. Os selecionados foram escolhidos entre os 1930 textos concorrentes para compor a antologia (coleção de trabalhos literários/musicais). Nela, os trabalhos são agrupados por temática, autoria e período, totalizando 185 obras. Entre as escolas municipais de Brumado foram selecionadas: a Escola Municipal Élcio José Trigueiro; Escola Municipal Professora Clarice Morais dos Santos e Escola Municipal Professora Armida Maria Azevedo.

Brumado: CEEP abre inscrições para sorteio eletrônico de cursos técnicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente está com as inscrições abertas para o Sorteio Eletrônico dos cursos técnicos subsequentes (pós-médio). Para realizar a sua inscrição, acesse www.sec.ba.gov.br ou www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com. Os cursos ofertados para 2015 são Técnico em Contabilidade e Técnico em Comércio. Eles são ministrados à noite com duração de 2 anos (4 módulos).

Eleições impediram a distribuição do leite do Fome Zero nas escolas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os alunos das escolas públicas de Brumado cadastrados no programa Fome Zero voltaram a receber o leite que é distribuído através da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado e Região. As crianças ficaram cerca de 90 dias sem receber o produto, que passou a fazer parte da alimentação escolar e voltou a ser distribuído na última semana. São mil crianças cadastradas no município, as quais recebem ao todo cinco mil litros de leite por semana. A coordenação da associação dos leiteiros esclareceu ao site Brumado Notícias que a usina de beneficiamento do leite vem mantendo sua produção diária de cinco mil litros. No entanto, o período de eleições foi a causa do bloqueio na entrega do leite nas escolas por causa do rótulo do programa do governo estampado nas embalagens, o que poderia configurar propaganda eleitoral de favorecimento político. “Como não houve tempo hábil para produzir novas embalagens e por conta do custo elevado, ficou inviável a distribuição do leite para as crianças no período. Mas agora está tudo normalizado e estamos com o novo contrato validado até o mês de junho de 2015”, garantiu a coordenação da associação dos leiteiros.

Secretaria de Saúde espera vacinar 5 mil crianças em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O próximo sábado (08) é dia de levar as crianças de seis meses de vida a menos de cinco anos de idade para vacinar contra a paralisia infantil e o sarampo. A secretaria de saúde de Brumado informou ao site Brumado Notícias que já recebeu o lote desta primeira etapa da campanha de vacinação. Além do próximo sábado, haverá um segundo dia de campanha nacional no dia 22 de novembro. A meta do governo federal é vacinar mais 12,7 milhões de crianças em todo o país. Brumado vai colaborar com essa meta se conseguir atingir 95% do público alvo, o equivalente a mais de cinco mil crianças no município. A secretaria explicou ainda que nestas duas etapas de campanha não haverá unidade móvel nas comunidades rurais. Por isso, os adultos responsáveis terão de levar as crianças aos postos de vacinação locais.

Resolução do Contran torna obrigatório itens em transporte escolar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União, torna obrigatório o uso de espelhos retrovisores, câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente nos veículos destinados ao transporte escolar (categorias M1, M2 e M3). A medida tem o objetivo de oferecer ao motorista visão completa do entorno do veículo no momento de embarque e desembarque dos passageiros. A partir de 1° de janeiro de 2016, todos os veículos destinados ao transporte escolar fabricados no país ou importados devem cumprir os requisitos da resolução. Os fabricados ou importados antes de 1° de janeiro de 2016 terão até 1° de janeiro de 2018 para adequação. A determinação está na Resolução n° 504, de 29 de outubro de 2014. De acordo com o texto, as modificações destinadas a atender esses requisitos não serão consideradas alterações de características. As informações são da Agência Brasil.

Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta Foto: Reprodução

O número de indivíduos em situação de miséria no Brasil subiu pela primeira vez em dez anos. Em 2013, a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, a primeira alta desde 2003. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão não apresentou nenhum estudo. Apenas lançou as estatísticas no Ipeadata, plataforma de dados do Ipea. De acordo com a plataforma, os dados de 2013 foram incluídos no fim da semana passada, em 30 e 31 de outubro. O total de pessoas que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003. Para definir a extrema pobreza, o Ipea considera os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os dois organismos baseiam-se em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa. As informações são da Agência Brasil.

WhatsApp passa a mostrar quando usuário leu mensagem Foto: Reprodução/TechTudo

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp ganhou uma atualização que pode deixar alguns usuários não tão satisfeitos. A partir desta quarta-feira (5) a ferramenta mostrará quando a pessoa ler a mensagem que foi enviada. A função, que vale tanto para conversas privadas quanto para grupos, deixará os dois traços no balão de mensagem azuis quando ela for lida pelo destinatário: antes, quando os traços permaneciam cinzas e só apareciam quando a mensagem havia sido entregue. A atualização não foi anunciada pelo site oficial do aplicativo e, até então, não há a possibilidade de desabilitar a nova função nas configurações.

Coelba informa sobre desligamento de energia em ruas de Brumado

Segundo a Coelba, no domingo, 16 de novembro, haverá um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica de Brumado. Das 13h às 17h, a interrupção atingirá as seguintes localidades: Avenida Ápio Cardoso da Paixão e Rua Anísio José dos Santos, no Bairro Santa Tereza; Caminhos 27, 28, 29, 30, 31, 32, Ruas A, B, D, Rua Oderico A Lima e Rua Osvaldo Maciel de Souza, no Bairro Urbis I; e Avenida Jesuino Francisco Lisboa, Rua Alicio José de Lima, Rua Inocêncio Costa Ataíde, Rua Sebastião Rocha Leite, Rua Anísio José dos Santos e Praça Edmundo Dantas Coelho, no Bairro Loteamento São João. Já das 08h às 12h, o desligamento acontece na Rua Ana Angélica Costa, Rua Djalma S. Leite, Rua Edmundo Ferreira Brito, Rua Hermes Santos, Rua Horácio José dos Santos, Rua João da Silva Costa, Rua José Bibiano dos Santos, Rua José de Souza Lima, Rua Maria Caires de Lima, Rua Maria Cândida de Jesus, Rua Maria S Leite, Rua Rep Dominicana, Rua República Sul Africana, Rua Senegal, Rua Valdir Lima Silva e Rua Vietnã do Sul, todas no Bairro Olhos D’água. A Coelba pede que seja desligada a chave geral e que os aparelhos estejam fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia. A empresa comunica que o desligamento é necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

Décimo terceiro salário vai injetar R$ 6,7 bilhões na economia baiana

Neste final de ano, o pagamento do 13º salário vai injetar R$ 6,7 bilhões na economia baiana, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em termos nominais, o montante é 11,7% maior que o registrado com o rendimento extra no final do ano passado. De acordo com a supervisora técnica do órgão na Bahia, Ana Georgina da Silva Dias, 64% desta renda extra será apropriada por trabalhadores formais da iniciativa privada e da administração pública; 35% por aposentados e pensionistas do INSS ou de regime previdenciário próprio; e 1% por trabalhadores domésticos. Na Bahia, o 13º salário terá valor médio de R$ 1.346,85 - maior valor médio do 13º do Nordeste. Em todo o Brasil, o pagamento do salário extra vai movimentar R$ 158 bilhões, 10% a mais que o movimentado em 2013 (R$ 143 bilhões). O valor médio nacional do 13º será de R$ 1.774. O maior 13º médio será pago no Distrito Federal, R$ 3.200. E o mais baixo nos estados do Maranhão e Piauí, R$ 1.200.

Prefeita de Pindaí é multada em R$ 5 mil e denunciada ao Ministério Público Foto: Jornal Tribuna Popular

A pedido do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público Estadual entrou com representação contra a prefeita de Pindaí, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado, acusada de pela prática de ato de improbidade administrativa no exercício de 2013. A gestora foi multada em R$ 5 mil. Os vereadores Julizá Dourado Xavier, Vandilson Pereira Ramos, Humildes Borges da Silveira e Maria das Graças Amaral da Silva Pinheiro apresentaram um série de denúncias contra Rosane. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, considerou boa parte delas procedente. A prefeita impediu o acesso dos vereadores a diversos procedimentos licitatórios, promoveu o consumo exorbitante de combustível no período analisado e não justificou o excesso de contratos temporários e a ocupação de cargos em comissão para funções não previstas constitucionalmente. Além disso, a gestora pagou a servidores públicos municipais subsídios com valores superiores ao teto constitucional. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Campo Seco ganha sala de leitura voltada para as crianças Foto: Divulgação

Em Brumado, a comunidade de Campo Seco ganhou uma sala de leitura dedicada às crianças no último dia 19 de outubro. O espaço, localizado na Associação de Moradores de Campo Seco, foi reformado por meio de mutirão popular apoiado por uma empresa mineradora parceira no projeto. A empresa ajudou na arrecadação de 100 livros. A prefeitura também doou cadeiras, mesas, estantes e lousas. Ao longo de dois dias, vinte e cinco voluntários da comunidade ajudaram na limpeza, na pintura, na reciclagem dos móveis doados, em pequenas reformas e na instalação de um jardim na área e externa.

Presidente da Câmara de Brumado cobra participação do Estado para manutenção de UTIs Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recentemente, alguns casos retomaram as discussões a respeito da UTI em Brumado. Embora tenha regionalizado o atendimento hospitalar, o município ainda carece de UTI Neotal e para adultos. O médico geriatra Alessandro Lôbo (PSL), presidente da Câmara de Vereadores local, usou a tribuna livre do legislativo no intuito de cobrar do governo do estado parcerias ou convênio com a prefeitura para que as unidades já construídas no anexo do Hospital Professor Magalhães Neto sejam equipadas e possam receber atenção das duas esferas de poder. O presidente considerou que é de extrema urgência o funcionamento das unidades intensivas no município, que agregará ainda pacientes de vinte municípios da microrregião - cerca de 400 mil pessoas, o que desafogaria outras unidades, como as regionais de Guanambi, Vitória da Conquista e Itabuna. “Atualmente, o estado fornece a estrutura, mas é a prefeitura que tem que fazer a manutenção, a qual tem um custo altíssimo, que para Brumado deve ficar em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Quase o dobro para se manter atualmente todo o nosso hospital. Diante disso, a lógica seria a inversão, ou seja, que o Estado fique responsável pela manutenção, pois só assim poderemos ter uma UTI em nossa cidade, a qual, inclusive, servirá aos municípios da microrregião, desafogando o setor que está cada vez mais asfixiado”, pontuou o parlamentar, lamentando a demora no que tange a conclusão e inauguração das unidades na localidade.

Prefeito de Brumado envia ao legislativo projeto para implantar sinal digital da TVE no município

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei de número 036/2014, que autoriza a celebração de Termo de Concessão de Uso de Bem Imóvel, de domínio municipal, com o instituto de Radiofusão Educativa da Bahia - IRDEB. O projeto foi lido na sessão do legislativo e vai para votação nas próximas sessões. O técnico de comunicação da prefeitura, Milton Caires, esclareceu ao site Brumado Notícias que a concessão tem a finalidade de implantação do sinal digital da TVE no município e região.

Beto Bonelly está satisfeito com preparativos do Pré-Réveillon do Sítio Novo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O produtor de eventos Beto Bonelly visitou a redação do site Brumado Notícias e falou com entusiasmo sobre os preparativos para o tradicional Pré-Réveillon do Sítio Novo, que acontecerá em Brumado no dia 27 dezembro, às 18h. “Posso garantir que vamos oferecer uma produção impecável e com uma mega estrutura. Nem precisamos falar do Sítio, pois está aprovado como um dos locais mais agradáveis para eventos na região”, disse o promoter. Segundo Bonelly, o evento oferecerá comida e bebida free, com exceção de energéticos e uísques. “E as atrações são top de linha”, reforçou ele. Na festa de fim de ano, já estão confirmadas apresentações das bandas Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, além das revelações do momento, Max e Léo e Kleytones. A produção recomenda que todos se vistam de branco para brindar a chegada do ano novo. A festa é uma realização da Só Legal Produções e de Beto Bonelly.

Vereador destaca necessidade de unificação da lei que rege os cemitérios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa da última segunda-feira (03), o vereador Weliton Lopes (SD) trouxe à tona a questão relativa à infraestrutura dos cemitérios da zona urbana e rural da cidade. Segundo ele, os cemitérios apresentaram uma melhoria significativa, estando limpos e bem cuidados no Dia de Finados. Apesar da constatação, o vereador salientou que é necessário que a administração municipal realize uma relação de todos os cemitérios que existem na zona urbana e rural para que todos recebam a mesma atenção. Lopes também falou sobre a legislação que rege os dois cemitérios localizados na cidade. Ele explicou que no cemitério Senhor do Bonfim as famílias podem enterrar seus familiares uns próximos dos outros, ao contrário do que acontece no cemitério Santa Inês.  “Esse fato faz com que as famílias tenham que percorrer quase todo o cemitério para visitar todos os túmulos, trazendo um grande desconforto e tristeza. Se faz necessário que a lei seja revista para podermos unificar. Temos a certeza de que o gestor municipal irá se atentar para este fato e atender a solicitação da população. Sem a possibilidade dos jazigos também estamos criando para o futuro um problema ainda maior com relação à extensão do cemitério”, pontuou Lopes.

A banda de reggae Tribo de Jah se apresenta em Brumado no próximo sábado (08)

No próximo sábado (08), a banda Tribo de Jah se apresentará em Brumado, no Planet Show II. A história do grupo teve início na Escola de Cegos do Maranhão, onde quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial se conheceram. No local, eles viviam em regime de internato e tiveram a possibilidade de desenvolver o gosto pela música. Na cidade de São Luiz, eles começaram a se apresentar nos bailes populares fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Em um cenário de difusão do reggae roots, a banda Tribo de Jah foi crescendo e fazendo shows. Hoje, o grupo conta com uma gravadora e uma distribuição nacional. Em Brumado, a banda se apresentará pela primeira vez. Os ingressos já estão sendo vendidos por somente R$ 30. O camarote Open Bar, com direito a água, cerveja e vodka, custa R$ 80. A festa é uma realização da Rasta Show e da STJ Produções.

Avenidas de Lagoa Real são contempladas com iluminação pública Foto: Divulgação

Com o apoio da deputada Ivana Bastos (PSD) e do Governo do Estado, a prefeitura do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, deu início ao projeto de iluminação das principais avenidas da cidade. Nos locais foram instaladas lâmpadas metálicas de 400 wats, que proporcionarão mais segurança às pessoas que trafegam nas vias. As avenidas estão localizadas no centro do município.

Bandidos tentam explodir caixa eletrônico do Banco do Brasil em Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/Whatsaap

Um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, sofreu uma tentativa de explosão na madrugada dessa quarta-feira (04). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, bandidos fortemente armados chegaram no local, situado na Praça Coronel Zezinho e instalaram os explosivos. O equipamento ficou parcialmente destruído e os indivíduos não conseguiram levar o dinheiro. A polícia isolou a área e a polícia técnica periciou o local. Os bandidos conseguiram fugir, mas estão sendo procurados.

Brumado: Fiol recebe terceiro lote de trilhos Amanda Oliveira/GOVBA

O Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, vai receber, juntamente com os lotes II e III, nos municípios de Jequié e Tanhaçu, mais de cinco mil toneladas de trilhos. No último domingo (02) foi iniciado um descarregamento de mais um lote de trilhos da Fiol em Ilhéus. Com a chegada da terceira remessa, as obras da Fiol já receberam mais de 15 mil toneladas de trilhos. Nessa última leva, os lotes foram contemplados, cada um, com cerca de 1,6 tonelada. O coordenador de infraestrutura e logística da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, salientou o avanço das obras da Ferrovia. “A terceira entrega dos trilhos e já o começo das instalações desses equipamentos demonstram a intensidade e a forma contínua que o trabalho nas obras da Fiol estão se desenvolvendo”, afirmou Eracy.

Brumado: Concurso da prefeitura vai dispor 149 vagas e é questionado no legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de Nº 034/2014, que “dispõe sobre a criação de cargos efetivos no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Brumado e dá outras providencias”. O projeto chegou a casa legislativa para ser apreciado em primeira e única discussão e votação em regime de urgência urgentíssima. Embora tenha sido aprovado por unanimidade, os parlamentares da bancada de oposição questionaram o número limitado de apenas 149 vagas, que não inclui o setor de saúde, e ainda tem um quantitativo de vagas para a educação considerado reduzido, 20 somente para professores. As demais áreas a serem concorridas são: auditor fiscal (01), motorista categoria D (12), motorista C (05), operador de máquina (03), operador de retroescavadeira (03), operador de pá carregadeira (01), cuidador de creche (42), engenheiro eletricista (01), agentes de trânsito (10) e guardas municipais (50). A prefeitura ainda lançará o edital de licitação para o concurso.

Arquivo