Estão abertas as inscrições para mais duas turmas para o “Ciclo de oficinas de desenvolvimento de hábitos de estudo”, realizado pelo Ifba em Brumado. Para a psicóloga e servidora Roberta Borges, coordenadora do projeto, o ciclo, que faz parte do Projeto de Extensão do Instituto, tem como objetivo a identificação das principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ifba e da comunidade local, além do desenvolvimento de oficinas que visem à aquisição de hábitos de estudo adequados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio campus. Os estudantes podem escolher em qual turma querem se inscrever. Ao final do ciclo, certificados de participação serão entregues. Além dos estudantes do Ifba, podem se inscrever alunos de nível médio de outras escolas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada - e suas respectivas expressões artístico-culturais - à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30).
Foto: Divulgação/Modera Encerrando o cronograma de reuniões em 2016, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas realizou a sua XXI Plenária Ordinária no dia 24 de novembro, na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora. Na ocasião, os principais itens discutidos foram: a proposta do encontro de prefeitos com o comitê, apresentação do Plano de Ação 2016-2018, a elaboração do Plano de Bacia, os conflitos pelo uso das águas dos açudes do DNOCS e os projetos das barragens do agronegócio em Piatã. Na abordagem do Plano de Ação, a presidente do comitê, Rita Braga, destacou a elaboração da Carta Aberta pelas Águas da Bacia do Rio de Contas, capacitação dos membros do comitê, expedição aos municípios que fazem parte da Reserva da Caatinga, visando a produção de um documentário sobre o Rio das Contas, e a promoção de eventos itinerantes para difundir o comitê. Sobre o Plano de Bacia, os técnicos do Inema presentes informaram que o mesmo ainda está em elaboração. O Plano de Bacia é um documento fundamental, referente ao planejamento e gestão de uma bacia hidrográfica, tendo o objetivo de garantir a disponibilidade, proteção, conservação, recuperação e aproveitamento sustentável das suas águas. Na oportunidade, o coordenador do Modera informou o recebimento de ofício e anexos do Governo da Bahia em resposta ao envio de relatório do grupo ao governador sobre o impasse decorrente de projetos de barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas, em Piatã. De acordo com nota da Embasa, anexa ao ofício, a implantação de uma nova barragem no alto do Rio das Contas impactará os níveis de recarga da Barragem de Cristalândia e aumentará os riscos de desabastecimento dos sistemas alimentados por aquela barragem.
Os procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato ameaçaram abandonar as investigações caso o pacote de medidas anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada seja aprovado pelo Senado. Em votação, os parlamentares retiraram seis das dez medidas propostas pelo Ministério Público Federal e alteraram os textos das demais, incluindo temas polêmicos como a punição de juízes e membros do MP por crime de responsabilidade. Em coletiva realizada com os principais nomes da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima sugeriu que eles podem deixar as investigações caso o Senado mantenha as modificações. O procurador acredita que os parlamentares fizeram as mudanças por medo de serem envolvidos na Lava Jato.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias As chuvas do mês de novembro que caíram na região do município de Jussiape aumentaram o volume no Rio das Contas e acabaram chegando à cabeceira da barragem, que fica localizada no distrito de Cristalândia, ajudando a recuperar 2,7 metros no manancial de Brumado. Nos últimos meses, o nível da lagoa formada pelo barramento caiu em 5 metros, o que já preocupava a população de Brumado e Malhada de Pedras. Embora não tenha atingido a capacidade máxima, a barragem de Brumado está com um volume de aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos de água. Com a previsão de mais chuvas para o mês e janeiro de 2017, a expectativa é que o volume chegue a sua totalidade.
Foto: Giselle Quintão O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Projeto de Lei Complementar que promove alteração e adequação na Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A proposta redefine a tramitação dos processos de julgamento de contas de prefeitos, adaptando o procedimento às novas regras do Código de Processo Civil em vigor. Segundo o deputado, a mudança visa assegurar as garantias do devido processo legal e do contraditório nos processos de julgamento de contas, disciplinando as garantias da defesa e do duplo grau de jurisdição.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte pegou fogo enquanto trafegava pela BR-030, acerca de 4 km do distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Segundo relato de passageiros ao site Brumado Notícias, o veículo saiu de Elísio Medrado, em Amargosa (BA), por volta de 5h30 de quarta-feira (30), com destino ao estado de São Paulo. Ao parar na rodoviária de Brumado, o ônibus apresentou problemas mecânicos e teve de passar por revisão. Ao seguir viagem, porém, o motorista percebeu que o coletivo começou a perder força próximo ao distrito e, assim que fez a parada na beira da pista, teve início o incêndio. Cerca de 20 passageiros que estavam a bordo do veículo saíram ilesos, mas alguns não conseguiram salvar suas bagagens. Sem corpo de bombeiros próximo ao local, a única coisa a ser feita foi esperar as chamas cessarem. A primeira suspeita é de ocorreu uma pane elétrica no motor.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em reunião realizada na última semana, na comunidade do Jacaré, o vereador e vice-prefeito eleito, Édio Pereira (PCdoB), comemorou com os moradores o início da segunda etapa do sistema de abastecimento de água que atenderá mais de 44 famílias na região. As obras devem ser concluídas nos próximos 40 dias. A chegada do líquido na região de Pedra preta e do Jacaré é uma conquista do mandato do parlamentar, em parceria com o deputado federal Daniel Almeida junto à Embasa. Segundo o vereador, a sua luta em busca de benefícios para o município vai continuar até o último dia do seu mandato como vereador. A partir de janeiro, ele garantiu que dará continuidade ao trabalho como vice-prefeito. Por fim, Pereira registrou que a conquista da água só foi possível graças ao empenho do prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos, que em sua gestão anterior implantou o sistema de abastecimento na Lagoa Funda e no Distrito de Itaguaraí.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Dezenas de lixeiras publicitárias estão sendo instaladas no centro comercial do município de Brumado com o objetivo de propagar a consciência ecológica. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que os equipamentos fazem parte de uma fabricante privada e das casas comerciais que aceitaram divulgar suas marcas. As lixeiras não geraram ônus ao erário público e a prefeitura cedeu os locais para instalação dos equipamentos pensando na proposta da conscientização ambiental. Além do nome das empresas parceiras, as lixeiras também estampam a logomarca da prefeitura e da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL).
Neste mês de novembro, a Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, a temperatura voltou a subir e chegou a fazer sensação térmica de 42°C na tarde desta quarta-feira (30). O tempo segue seco e a umidade relativa do ar está em apenas 39%. Mesmo com o forte calor, a previsão é de que possa cair uma chuva fraca no próximo final de semana. De acordo com a estação Clima Tempo, ocorrerá aumento de nuvens na manhã desta quinta-feira (1º), com possíveis pancadas de chuvas à tarde e à noite. O tempo nublado pode predominar até o domingo (04).
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Uma equipe técnica do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista esteve na cidade de Brumado, na última semana, e realizou uma vistoria no complexo do presídio construído no município. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a equipe avaliou a estrutura física do local, levando em conta a oferta de acessibilidade para situações de emergência e demais aspectos que viabilizam o funcionamento seguro do empreendimento. Ao final da visita, a estrutura do complexo recebeu apenas pequenas observações para melhorias, sendo o presídio apto para funcionamento. O complexo já tinha passado por avaliação e aprovação da secretaria de infraestrutura do município. Assim, aumenta a expectativa de que em sua visita à cidade, na segunda quinzena do mês dezembro, o governador Rui Costa possa anunciar a abertura de licitação para as empresas que desejarem realizar a manutenção do complexo prisional.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Desde a última tentativa de fuga, registrada no dia 13 de novembro deste ano, a administração da delegacia de Brumado suspendeu as visitas dos parentes na cadeia local. O delegado titular e os policiais civis avaliaram que a custódia não oferece segurança para permitir as visitas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, certos de que a visitação seria liberada na quarta-feira (30), os familiares retornaram à delegacia para rever os parentes presos, porém, devido à morte de um detento, as visitas não foram permitidas. A situação causou revolta nos visitantes, que se deslocaram ao Fórum Dr. Duarte Moniz a fim de solicitar a intervenção do juiz da vara crime. Como estava em audiência, o magistrado não pode receber o grupo. Desta vez, assim como nas semanas anteriores, apenas os alimentos entraram nas celas.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Francisco Alves Carneiro, de 68 anos, conhecido como Chiquinho Mecânico, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (30), em uma via pública do Bairro Polivalente, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. No momento do ocorrido, a vítima, que é mestre de obras, prestava serviços em uma obra de pavimentação da prefeitura local. Segundo testemunhas, o autor dos três disparos que atingiram o servidor público estava a bordo de um veículo modelo picape quando efetuou os tiros. A polícia civil investiga o que poderia ter motivado o crime e a polícia militar intensificou ações no intuito de capturar o assassino. O site Brumado Notícias apurou que a vítima era sogro do presidente da câmara municipal de vereadores, Paulo Lessa (PP).
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Na manhã de hoje (30), os vereadores eleitos Edimilson Aguiar, o Lek Cabeleireiro, e Elias Pereira, o Elias Piau, se reuniram com o vereador eleito Léo Vasconcelos para oficializarem o apoio à candidatura do mesmo à presidência do legislativo brumadense. Eleitos pelo Partido Verde, os dois parlamentares decidiram pelo entendimento, visto que, segundo eles, a prioridade agora é a união do poder legislativo em prol do desenvolvimento do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Léo Vasconcelos fez questão de agradecer o apoio dos colegas e prometeu que fará uma administração democrática e transparente em benefício exclusivo da população.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O detento Nivaldo Bento Bastos foi encontrado morto dentro da cela, na delegacia de Brumado, na manhã desta quarta-feira (30). Natural da cidade de Santana, ele morava atualmente no distrito de Ubiraçaba. Segundo relato da polícia civil ao site Brumado Notícias, logo nas primeiras horas da manhã, os companheiros de cela encontraram Nivaldo pendurado com uma corda de tecido presa ao pescoço. A mesma estava amarrada em uma grade no banheiro. Os detentos avisaram ao carcereiro que acionou o delegado de plantão e os investigadores. Uma equipe do departamento de polícia técnica fez a remoção do corpo do local. Inicialmente, a polícia trabalha com a hipótese de que Nivaldo tenha se suicidado. O detento chegou à delegacia no último final de semana, acusado de agredir a companheira.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML) do município de Brumado estão funcionando em estado precário, pois falta estrutura e pessoal para atender a demanda de atendimentos dos 21 municípios agregados e da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). O site Brumado Notícias apurou que há um efetivo bem reduzido de peritos técnicos e de legistas nos dois órgãos voltados para perícias, necropsias, exames de corpo de delitos e outros. Os setores contam apenas com uma viatura rabecão para realizar o translado de corpos em casos de acidentes ou mortes violentas. Nossa reportagem também apurou que há uma dificuldade muito grande dos peritos em realizar as necropsias no IML devido à falta de equipamentos com exautores. Muitas vezes, a equipe é obrigada a expor as atividades por abrir as janelas do setor para exalar os odores.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O fato se repetiu na manhã de terça-feira (29) quando o corpo de um lavrador, que estava em avançado estado de decomposição, teve de ser necorpsiado. Além da falta do exaustor, o prédio do IML, com teto baixo e pouca ventilação, não atende aos padrões legais que daria reais condições de trabalho aos funcionários. Coordenador e funcionários do DPT e do IML não tiveram autorização para falar sobre o assunto por se tratar da liberação de uma pessoa ligada aos órgãos gerais do estado. Mesmo com as pendências, os setores já prestaram auxílio aos órgãos das coordenadorias de Guanambi e Bom Jesus da Lapa. Nossa equipe de reportagem chama atenção para o complexo que acaba de receber as instalações do Sistema Integrado de Comunicações (Sicom). A equipe que trabalhará no prédio poderá cobrar adicional de insalubridade por trabalhar próximo ao IML.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira. De acordo com a Agência Brasil, a decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica. No voto, Barroso também ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros. Apesar de admitir a descriminalização do aborto nos três primeiros meses, Barroso entendeu que a criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na noite da última segunda-feira (28) o orçamento municipal de R$ 174 milhões para o ano de 2017. Uma emenda parlamentar de autoria do vereador José Ribeiro Neves (PT) autoriza ao prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a autonomia de 60% sobre o recurso, sem consulta ao parlamento. O projeto de lei 018/2016, do poder executivo, enviado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), solicitava autonomia total no gerenciamento do orçamento. Porém, os vereadores entenderam que, em alguns aspectos, executivo e legislativo devem entrar em acordo no que se refere à destinação da verba pública.
Após recomendação do deputado Luciano Ribeiro (DEM), o governo do Estado decidiu modificar a redação do artigo quinto do projeto de regulamentação da BahiaInveste, que capitalizava o fundo com ações da Embasa. Em sessão da Assembleia Legislativa, o deputado pediu vistas ao projeto com o objetivo de entender melhor o que o governo pretendia com o projeto que mais parecia a privatização da Embasa. “O governo não foi claro, então usamos a medida que a minoria tem para obstruir a votação, para avaliar as drásticas consequências dessa ação do governo para a população, assim como foi com o fim da Derba, Direc, EBDA e o quase fim da Cerb”, lamentou Ribeiro. Com o acordo, a proposta foi votada ainda nesta terça-feira (29).
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O projeto de Lei 017/2016, de autoria do administrativo municipal, tramitava no legislativo solicitando autorização para permuta do Campo de Várzea, o Gauchão, no Bairro Baraúnas, com um terreno de propriedade de uma loteadora. O projeto foi retirado definitivamente de pauta na sessão da noite da última segunda-feira (28). A proposta foi debatida por algumas semanas na câmara, com alguns vereadores sendo contrários e outros favoráveis à permuta. Com os questionamentos dos parlamentares, a loteadora preferiu abrir mão da negociação com o município. O líder do prefeito no legislativo, o vereador José Carlos dos Reis solicitou a retirada do projeto a pedido da loteadora, que se disse insatisfeita com os questionamentos levantados quanto à permuta, bem como devido aos protestos de desportistas da localidade, que não aceitaram a proposta. Também contrário à permuta, Reis expôs que o terreno cedido pela loteadora agrega uma área verde que seria desmatada para dar lugar ao campo de futebol, gerando um grande impacto ambiental. Segundo ele, o terreno acidentado não ofertaria condições para prática esportiva e nem escoamento de água nos dias de chuva.
Foto: Amanda Kestelman O clima de luto e emoção enchem a cidade e o estádio da Chapecoense desde as primeiras horas de terça-feira (29). Familiares de jogadores e torcedores - cerca de 10 mil pessoas - se misturaram em meio a homenagens, preces e também gritos de “é campeão”, que vinha das arquibancadas. O estádio em Chapecó virou ponto de encontro da população de quase 200 mil habitantes no interior de Santa Catarina. Muitas lágrimas e rezas - com presença de um pastor - marcam o início da noite de ontem (29) na arena do time catarinenses.
Foto: Amanda Kestelman No sistema de som, o locutor passa informações - por exemplo, que equipe de médicos e diretores do clube estão a caminho de Medellín para a liberação de corpos - para o público que fez caminhada até o estádio da Chapecoense. Nas cadeiras do estádio, torcedores cantam o nome de todos os jogadores falecidos. Na noite desta quarta-feira (30), no horário do jogo, novamente centenas de torcedores vão se reunir no estádio para fazer vigília no estádio da Chapecoense. A tragédia que comoveu o mundo esportivo, o país e o mundo aconteceu nesta madrugada de terça-feira. O avião que levava a delegação da Chapecoense, convidados e jornalistas para o primeiro jogo da final da Sul-Americana perdeu sinal com a torre do aeroporto José María Córdova, em Medellín.
