Achei Sudoeste

17 Jun 2013 - 12:08h

“Está difícil trafegar por aqui, a gente acaba de sair da ponte e dá de cara com um buraco desse e mal sai do buraco e já encontramos a via cheia de irregularidades”. Esse foi o desabafo do motorista Paulo Nunes para o Brumado Notícias ao falar sobre a Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, a entrada de Brumado pela BA-262. E as queixas do condutor tem fundamento, pois é fácil observar um grande afundamento no asfalto, causado por veículos com cargas pesadas, e ainda há muitos trechos irregulares, o que obriga os condutores, principalmente motociclistas, a realizar na Avenida uma espécie de ‘baliza obrigatória’. “Pode anotar aí, quem passa por aqui tem que ser bom de baliza. Os testes de direção deveriam ser feitos nesse trecho, pois já era economia de cones”, ironizou o motociclista Lucas Pinto.

17 Jun 2013 - 12:04h

Oficialmente os festejos juninos começaram no sudoeste baiano, e o pontapé inicial foi nesse último sábado (15), na Fazenda Sítio Novo, em Brumado. Já tradicional na região, o Forró do Sítio Novo foi mais uma vez sucesso de público, cerca de quatro mil pessoas arrastaram o pé ao som da sanfona. E a responsabilidade para colocar o povo para dançar foi de quatro grandes atrações: Edgar Mão Branca, Bel Lima, Trio Sabiá e Estakazero. Quem prestigiou o evento e parou um pouquinho de ‘forrozear’, pôde aproveitar ainda os mais de 20 itens, entre bebidas e comidas típicas, disponíveis livremente. A festa foi realizada pela Só Legal e Beto Bonelly Produções. Clique aqui e confira a galeria de fotos desse maravilhoso evento que foi o Forró do Sítio Novo 2013.

16 Jun 2013 - 11:11h

Ao trafegar pelo anel viário da BR-030, em Brumado, uma ambulância da cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, atropelou um burro. Com o acidente, que ocorreu na madrugada do último sábado (15), o veículo ficou bastante danificado e o animal morreu. O motorista, sozinho na ambulância, não sofreu nenhum ferimento. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi ao local do acidente e, ao verificar a ambulância, notou que estava com dois anos de licenciamento atrasado. Por causa conta disso, o veículo foi retido e levado para o posto da 2ª CIPRE, na BA-262, onde deve permanecer até que a Prefeitura Municipal de Riacho de Santana regularize a situação.

16 Jun 2013 - 11:09h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV), um dos membros da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, está aguardando o plenário da Assembleia votar os novos projetos de lei que vão redefinir os limites territoriais de alguns municípios da Bahia. O deputado, assim como a Comissão, acredita que até o próximo mês de agosto esses projetos tenham sido apreciados. Com a aprovação, os municípios que tiveram aumento populacional vão poder aumentar o índice de receita liberada pelo Fundo de Participação dos Municípios. E Barra da Estiva, município representado por Marquinho Viana, é um dos que está nessa situação, já que com o último censo recuperou o índice populacional que tinha. “Barra da Estiva vai sair do prejuízo, pois voltamos a atingir uma população de mais de 25 mil habitantes e voltaremos a ter o benefício de 1,4 na liberação dos recursos do FPM, para satisfação de toda sua população”, comentou Viana. Outro ponto lembrado pelo deputado é que o município de Iramaia, vizinho a Barra da Estiva, teve reconhecido o direito sobre o povoado de Cincorá da Serra. “Acabou o litígio com Iramaia e Barra da Estiva não vai sofrer qualquer prejuízo no FPM”, completou Marquinho.

15 Jun 2013 - 18:25h

Em razão da seca que assola Tanhaçu, a Prefeitura Municipal vem perfurando poços artesianos na tentativa de minimizar os efeitos da estiagem prolongada. Já foram perfurados um total de 19 novos poços. Com a solução alternativa, várias famílias da zona rural dos povoados de Riachão dos Borges, Tamburi, Riacho Dantas, Brejinhos, Riachão do Sobrado, Lagoa de Fora, Tanque da Pedra, Eixo do Morro, Quixaba, Zé Alves, Mocó, Patos, Morrinho, Quixabeira, Pau Ferro, Angico, Casa de Farinha, Pau Ferro, Contendas e Jurema tem sido abastecidas. Além disso, os sistemas de Barra da Marcela, Varzea do José, Pau Ferro de Júlio, Valeroso, Ladeira, Lagoa Grande, Várzea da Pota, Torta e Bernardo devem ser iniciados em breve. Segundo o prefeito João Francisco Santos (PT), até o final do seu mandato todos os grandes povoados do município serão atendidos com o sistema.  “Tenho certeza de que o povo da zona rural do nosso município esta consciente da melhoria na qualidade de vida que estes benefícios estão lhe proporcionando”, afirmou o gestor.

15 Jun 2013 - 18:20h

Com uma partida considerada de nível regular, a Seleção Brasileira venceu o Japão pelo placar de 3 X 0, com gols de Neymar, Paulinho e Jô. Ainda desconfiada por conta das últimas atuações do time brasileiro, a torcida brumadense não compareceu em grande número aos bares da cidade como de costume para assistir o jogo. Mesmo assim, houve empolgação por parte de quem saiu de casa para acompanhar a estreia da seleção e até teve quem arriscasse um placar elástico de 5 X 0. No geral, a torcida se mostrou satisfeita com os três gols da seleção.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

15 Jun 2013 - 18:11h

A seleção de futebol da cidade de Itabuna almoçou em Brumado neste sábado (15) e seguiu viagem para a cidade de Guanambi, onde enfrentará a equipe do Flamengo local no domingo (16) pela Série B do Campeonato Baiano. O Itabuna lidera a série B com 12 pontos e só precisa de mais um ponto para conseguir o acesso de volta à primeira divisão do estadual de 2014. Para conseguir a vitória, terá de enfrentar o Flamengo de Guanambi, que está logo atrás na tabela de classificação com 11 pontos. O time fará sua última partida na competição precisando vencer para também conseguir o acesso à Série A. O técnico itabunense Rodrigo Fonseca conversou com o Brumado Notícias e falou sobre a expectativa da equipe para o jogo. “Para o Flamengo será o jogo da vida deles, por isso será um jogo difícil e muito complicado, mas vamos fazer de tudo para sairmos de lá vencedores. Vamos manter a nossa postura de sempre jogar pra frente buscando o resultado”, disse o técnico. Mesmo que não consiga um resultado favorável, a equipe do Itabuna ainda terá um último jogo contra o Astro.

15 Jun 2013 - 16:06h

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi vaiada em rápida aparição no Estádio Nacional Mané Garrincha antes da partida entre Brasil e Japão, neste sábado (15), na estreia na Copa das Confederações. A presença dela foi anunciada pelo sistema de som logo depois que os jogadores das duas seleções entraram em campo. Ao lado dela, Joseph Blatter, presidente da Fifa, também foi alvo das manifestações da torcida. O suíço fez um breve discurso, no qual se disse muito feliz e chamou os torcedores de “amigos do futebol”. Quando se referiu a Dilma, o estádio inteiro vaiou, a ponto de Blatter cobrar respeito do público. - Amigos do futebol brasileiro, onde estão o respeito e o fair-play, por favor?. As informações são do G1.

15 Jun 2013 - 06:47h

Dando sequência ao Projeto Pit Stop Curtisom, a Disbel, em parceria com o Posto São Cristóvão, apresentará ao público de Brumado, neste sábado (15), uma novidade. Quem quiser conferir, é só acompanhar a van do Projeto Curtisom. Todos os sábados, das 08h às 12h, um Pit Stop com a van do Projeto Curtisom acontece no Posto São Cristóvão, onde a população poderá conferir de perto todas as novidades e promoções dos produtos Ambev e do Posto. Mais uma vez inovando em suas ações publicitárias, a Disbel leva seus produtos até você.

15 Jun 2013 - 06:40h

A falta de pavimentação e esgotamento sanitário no Bairro Feliciano Pereira Santos, em Brumado, tem causado revolta e descontentamento nos moradores. O Brumado Notícias esteve no local e ouviu os apelos da população, que exige uma providência por parte do poder público. Segundo os moradores do bairro, por conta do mau cheiro e do esgoto a céu aberto, muitas pessoas têm adoecido na região.  Durante a nossa reportagem flagramos crianças brincando nas proximidades de poças de lama que se formam na Rua Almerindo de Souza Lobo, junto a animais de criação. Também flagramos um morador tentando desobstruir um cano entupido que jogava a lama de volta para dentro de sua residência. Por telefone, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, informou que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) já autorizou que manilhas para drenagem pluvial sejam instaladas no bairro. Segundo o secretário, as manilhas poderão ser utilizadas provisoriamente para retirar o esgoto das ruas. “A pedido do prefeito, vamos concluir outra obra no Bairro Malhada Branca e depois daremos atenção ao Bairro Feliciano”, garantiu Cardoso. O secretário ainda informou que, além do esgotamento, a localidade será pavimentada através de uma emenda parlamentar. 

15 Jun 2013 - 06:35h

A Moto Estrada Suzuki está no ritmo dos festejos juninos com uma imensa fogueira de oportunidades para quem deseja adquirir uma Suzuki Zero Km. Através do consórcio nacional “Chave Na Mão”, você faz o seu consórcio, paga a primeira parcela, oferta mais duas parcelas e sua moto é contemplada na hora. Isso mesmo, na hora! Então, o que você está esperando? Corra agora mesmo para a Moto Estrada Suzuki e faça o seu consórcio “Chave Na Mão”.  A linha Suzuki é conhecida mundialmente pela qualidade e durabilidade de suas motocicletas. Em Brumado, a Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3030.

14 Jun 2013 - 21:19h

Um homem de identidade ainda não revelada foi alvejado com dois tiros na noite desta sexta-feira (14), na Rua Ferreira e Silva, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo as primeiras informações divulgadas pela polícia, o homem estava em um bar quando dois homens chegaram em uma motocicleta e deflagraram vários tiros. Dois deles atingiram a vítima, sendo um na perna e o outro de raspão na testa. Os atiradores fugiram em seguida e o homem ferido foi conduzido consciente ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia apura o que teria motivado a ação dos atiradores.

14 Jun 2013 - 18:53h

Uma varredura nas celas da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) na presença do juiz Genivaldo Guimarães. Dentro dos colchões dos presos, a polícia encontrou vários objetos que eram utilizados nas tentativas de fuga, entre os quais uma cinta usada em catraca para amarrar carga de caminhão, três carregadores de celular, cinco aparelhos celulares, uma broca, um alicate, um pedaço de serra, um fone de ouvido, três baterias de celular e uma faca artesanal. Além do material, os policiais constataram que na cela 01 havia uma barra de ferro proveniente da grade de uma das celas. Na cela 02, foi encontrada uma escavação na laje do teto da cela e, na cela 03, duas barras de ferro serradas. A vistoria contou com a participação de policiais civis e militares. O juiz falou sobre as condições precárias da carceragem. “Na reforma passada, esperávamos que fosse melhorar, mas piorou. As prisões continuam ocorrendo semanalmente, gerando novos inquéritos e ações penais. Ocorre que, por ocasião da reforma, o Poder Executivo Estadual reduziu a área da carceragem, transformando quatro celas em depósito de materiais apreendidos. Melhor seria aguardar a tão anunciada construção de outro estabelecimento prisional, para, somente então, reduzir a área da carceragem da delegacia de polícia”, afirmou Guimarães ao site Brumado Notícias.

14 Jun 2013 - 18:34h

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), parabenizou o município de Brumado pela passagem dos seus 136 anos de emancipação política. Através de um outdoor fixado na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, o deputado deixou uma mensagem ao município, cujo aniversário foi comemorado na última terça-feira (11). Há alguns meses, o deputado teve seu nome indicado para receber o titulo de cidadão brumadense, mas a proposta foi rejeitada pelos vereadores na Câmara Municipal.

14 Jun 2013 - 18:26h

Moradores do entorno da Praça Bráulio Araújo Bonfim, nas proximidades do Tiro de Guerra, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado apelam para que a administração municipal dê continuidade as obras na localidade, que foram interrompidas há cerca de sete meses. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Misael Rosa de Almeida, presidente da Associação de Moradores, declarou que, apesar da paralisação, parte da praça já havia sido inaugurada. No entanto, segundo Almeida, a obra mais aguardada, é a praça de esportes com duas quadras e uma pista de skate, ainda não tem previsão de quando será iniciada. Misael ainda denunciou que o espaço que antes servia como campo de várzea está sendo utilizado como estacionamento de caminhões e despejo de materiais, o que tem provocado muita poeira e causado desconforto aos moradores.

14 Jun 2013 - 18:17h

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos moradores do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, o vereador Weliton Lopes (PR) fez diversas indicações ao Poder Executivo durante a sessão de 12 de junho pedindo benefícios ao local. Além de ter conseguido que os festejos juninos na comunidade - os quais acontecerão de 21 a 23 de junho- fosse realizado, Lopes indicou ao prefeito: a construção de um novo e moderno Colégio; a implantação do Programa Escola em Tempo Integral; edição rural; a construção de uma quadra poliesportiva com cobertura; obras de infraestrutura no Centro do distrito visando revitalização do mercado e a construção de uma praça e a instalação de uma torre de telefonia. De acordo com o vereador, a construção do de um novo colégio é necessária, pois o atual não comporta mais a demanda existente no distrito. Já o novo mercado e a praça servirão para dar um novo visual a Ubiraçaba. “O distrito de Ubiraçaba com certeza sofrerá uma grande revolução com a conquista de todos estes benefícios”, declarou o vereador, lembrando que a maioria dessas melhorias já foram asseguradas pelo prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias. (PSL) O republicano visitou as comunidades de Samambaia e Lagoa de São João, no último dia 13, juntamente com o secretário municipal de Recursos Hídricos, Frederico Neves. Na ocasião, ambos garantiram que um poço artesiano será perfurado em cada localidade, oferecendo condições para uma melhor convivência com a seca.

14 Jun 2013 - 18:08h

Admirador de esportes com bicicleta, o vereador e presidente da Câmara Municipal Alessandro Lôbo (PSL) presenciou no último domingo (09) a abertura da 2ª Copa Mosso de Mountain Bike. Com mais de cem atletas participando, o evento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, em Brumado. Com diversos limites a serem ultrapassados, os participantes da copa tiveram que percorrer mais de 40 km. Para o vereador, a realização da copa é muito importante nesse momento em que os ciclistas brumadenses estão se destacando no cenário esportivo baiano. “A prática de esporte deve sempre ser estimulada e apoiada, seja qual for a modalidade, e estaremos sempre prontos para colaborar na efetivação de ações que visem beneficiar aos nossos esportistas”, garantiu Alessandro. O social liberal aproveitou ainda para parabenizar o idealizador do evento, Leonardo Brumado, e também o membro organizador Alecarlos Pires. “Parabenizo toda a organização, pois a prova foi um sucesso e um presente para toda a população na semana de aniversário de 136 anos de Brumado”, completou o parlamentar.

14 Jun 2013 - 17:31h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Paramirim no último dia 13, quinta-feira, especialmente para participar da grande festa de Santo Antônio. O evento, tradicional na região, atraiu mais de 15 mil pessoas, que assistiram ao show do cantor Pablo e outros artistas da terra. Na festa em homenagem ao santo, o deputado encontrou, além do prefeito municipal de Paramirim, Júlio Bittencourt, o deputado Nelson Leal, o prefeito de Botuporã, Hedilio Marques, e o amigo Glauber Magalhães.

14 Jun 2013 - 17:22h

A promoção de uma rede de loja de calçados e confecções com unidades em várias cidades do interior do estado, como Brumado, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Camaçari e Cachoeira, está suspensa com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal. O sorteio anunciado de um carro modelo Camaro, de cor amarela, ainda não tinha obtido registro junto à Caixa Econômica Federal ou pelo Ministério da Fazenda, que regulamentam promoções de maior abrangência. A decisão foi informada na manhã desta sexta-feira (14) no programa Acorda Cidade pelo advogado Rogério de Araújo Melo. De acordo com o defensor, ainda cabe recurso da determinação, mas a princípio a empresa deve suspender toda a campanha, sob pena de uma multa de R$ 10 mil. As lojas ainda terão que divulgar o interrompimento da promoção em um jornal de grande circulação, em um prazo de dois dias, para evitar que outros consumidores comprem nas lojas em função do sorteio.

14 Jun 2013 - 13:53h

O secretário municipal de Saúde de Lagoa Real, Fábio Alex Pereira Lima, recebeu da administração municipal um carro novo para auxiliar nos serviços prestados pela pasta que atua. A entrega foi feita pelo prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD) e pelo vice Santo Batista de Almeida (PR) na última quarta-feira, 12. De acordo com o prefeito, conhecido popularmente como Zezinho, o veículo foi adquirido com recursos próprios do município. Contente com o benefício recebido, o secretário Fábio acredita que o carro ajudará bastante na melhoria das ações da secretaria.