Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Geração de novos empregos cai 49% na Bahia e 41,35% no Brasil

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o número de empregos formais gerados pela Bahia caiu 49% em setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês passado foram gerados 3.163 novos empregos, contra 6.203 no mesmo mês do ano anterior - o sétimo pior desempenho entre os nove estados da região Nordeste e o 13º no Brasil. Em relação ao mês de agosto, quando foram gerados 5.071 novos empregos, a queda foi de 38%. Já o Brasil criou 123.785 empregos com carteira assinada em setembro e apresentou o pior resultado para um mês de setembro desde 2001, quando foram criados 80.028 novos postos. O número também representa uma queda de 41,35% frente ao mesmo período de 2013, quando foram abertas 211.068 vagas formais.

Eleitor ausente no primeiro turno pode votar normalmente no segundo Foto: Divulgação/TSE

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que deixou de votar no primeiro turno das eleições poderá votar normalmente no segundo turno. Isso porque cada turno é considerado uma eleição diferente. Ou seja, mesmo que o eleitor não tenha votado ou justificado a ausência no último dia 5 de outubro, deverá, no próximo dia 26, comparecer à sua sessão de votação e votar. No primeiro turno, de 115,1 milhões de eleitores aptos a votar, 27,6 milhões não compareceram ou justificaram. Mesmo votando normalmente no segundo turno, o eleitor terá até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa de ausência no cartório eleitoral de sua cidade. O formulário está disponível no site do TSE e deve ser preenchido pelo próprio eleitor.

16/Out/2014 - 10h30

Brumado: Vende-se uma Van

Brumado: Vende-se uma Van Foto: Divulgação

Uma Van L300 Mitsubishi, ano e modelo 1999, está sendo vendida em Brumado. O veículo está em ótimo estado de conservação. Além disso, possui tacógrafo vistoriado pelo INMETRO e licenciado atualizado. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (77) 9942-0318 ou (77) 8806-8780.

Organizadores do Brumado Indoor se comprometem a vender meia-entrada

Diante de irregularidades detectadas pelo Ministério Público no que se refere à venda de meia-entrada, os organizadores da festa Brumado Indoor 2014, Florisberto Mendes dos Santos e Neydson Trindade Silva, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta com o órgão, através da Promotora de Justiça Lívia Sampaio Pereira. O documento visa exigir a comprovação da condição de estudante ou de idoso na entrada da festa para aqueles que apresentarem ingresso de meia-entrada. A mesma pode ser adquirida por meio de carteira de estudante, comprovante de matrícula ou documento pessoal que comprove idade superior a 60 anos. Os organizadores do evento também se comprometeram, a partir de hoje (16), a somente vender ingressos de meia-entrada para aqueles que comprovadamente demonstrem a condição de estudante ou de idoso, bem como a não cobrar taxa extra para pagamento mediante cartão de crédito. A multa fixada pelo descumprimento de cada obrigação é de R$ 100.000,00 e o descumprimento poderá ser denunciado ao Ministério Público por qualquer pessoa.

Datafolha: Aécio Neves 51%, Dilma Rousseff 49% Foto: Reprodução

Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados segundo levantamento realizado pelo Datafolha. O candidato tucano possui 51% das intenções de voto. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) obteve 49% da preferência do eleitorado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Indecisos somam 6%; brancos e nulos, 6%. Considerando os votos válidos, o tucano tem 45% e a petista tinha 44%. O instituto apurou ainda o grau de decisão dos eleitores. Ambos estão empatados na taxa de convicção: 42% afirmam intenção de votar em Aécio "com certeza", o mesmo valor para Dilma.  Foram entrevistados 9.081 eleitores em 366 municípios na terça (14) e quarta (15). A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 01098/2014.

Brumado: Obras do TRT devem ser concluídas em 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de construção do prédio da Vara do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-BA), em Brumado, estão bem avançadas. A repartição está sendo construída na Praça Wenceslau Araújo, onde antes funcionava o matadouro municipal. O local foi demolido e o terreno doado pela prefeitura para construção do prédio do TRT. A área também vai agregar o prédio da 18ª Ciretran, cuja obra está parada há anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, atualmente, a justiça do trabalho em Brumado recebe cerca de 1800 processos de 30 municípios da sua circunscrição - o polo é um dos maiores e mais atuantes do estado. A expectativa é de que as obras do prédio da nova sede sejam concluídas e inauguradas em 2015.

Polícias civil e militar de Brumado realizam apreensão de armas pesadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de investigações que vinham sendo realizadas há alguns dias, as polícias civil e militar de Brumado promoveram a apreensão de armas pesadas na cidade, entre elas uma metralhadora com grande poder de fogo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Leonardo Rabelo disse que o material foi apreendido em uma residência no Bairro Olhos D’água. No local, havia três homens e uma mulher. A participação de cada elemento no crime está sendo apurada. A polícia suspeita que a metralhadora tenha sido utilizada no último homicídio praticado no município. Rabelo afirmou ainda que, dando continuidade ao trabalho investigativo, a polícia realizou uma diligência na Urbis II. Segundo ele, os policiais foram recebidos a tiros em uma rua da localidade. O elemento que efetuou os disparos conseguiu fugir, mas a polícia está investigando quem é o homem. “Estamos em uma cidade em que uma metralhadora com esse poder de fogo é apreendida e aonde a polícia chega e é recebida a bala. A criminalidade em Brumado é agressiva, mas a sociedade pode ter certeza de que a polícia não recua”, declarou o delegado.

Câmara aprova indicação para pavimentação de acesso ao IFBA em Brumado Foto: Lay Amnorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumado não fizeram objeção e aprovaram por unanimidade a indicação de nº 219/2014, de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que solicita do poder executivo municipal a pavimentação das vias de acesso ao campus do IFBA. A indicação ainda propõe a instalação de iluminação pública no acesso e entorno do prédio, limpeza dos matagais e solução para o recebimento do esgoto pluvial na via pública no entorno do prédio. As obras no campus estão em fase de conclusão. O parlamentar espera que a prefeitura atenda as reivindicações antes mesmo da inauguração da obra, que ele classificou como “grande marco e referência na educação profissionalizante para toda a região”.

Projeto Viver Arte se preparar para a Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Muitas pequenas e microempresas estão se preparando para a Feira de Negócios de Brumado (FENB), que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, na casa de eventos Planet Show. Além das empresas, instituições e projetos sociais também estão se organizando para abrilhantar a FENB, que promete ter recorde de público, vendas e faturamentos. Empolgado com a proposta de ter uma vitrine maior para exposição, Mesaque Mendes, um dos coordenadores do Projeto Viver Arte, que fabrica mobílias e produto em artesanato personalizado, falou ao site Brumado Notícias que os trabalhos foram intensificados no setor no intuito de apresentar a arte aos visitantes da Feira. “Tivemos uma reunião com a coordenação da FENB e com o presidente da CDL para tiramos nossas dúvidas e assegurar nossa participação na Feira. Agora estamos na confecção de mais produtos para expor nos três dias do evento”, disse o coordenador. Ele recebeu na manhã desta quarta-feira (15) a visita de Litelton Pires, consultor do Sebrae, e Mônica Risério, coordenadora do escritório local do órgão, para auxiliá-lo no registro da marca Viver Arte. Litelton explicou a importância de se ter a marca registrada. “O registro da marca traz segurança para quem tem o nome registrado junto ao INPI, pois se estará trabalhando com um nome que de fato é seu e nenhuma outra empresa poderá questionar. É seu o poder de autonomia e identidade de marca”, afirmou o consultor.

Clientes voltam a reclamar da qualidade do sinal da operadora Vivo em Brumado

Diversos usuários da operadora Vivo entraram em contato com o site Brumado Notícias nesta quarta-feira (15) para reclamar da qualidade dos serviços prestados na capital do minério. Segundo os clientes, dificuldades em receber e originar chamadas continuam com frequência, prejudicando a comunicação, já que a operadora é a principal da cidade. Os clientes ainda relataram que estão enviando torpedos para um determinado número e sendo direcionados para outro. “Está um verdadeiro caos, uma tremenda falta de respeito com nós que pagamos muito caro na telefonia. Os órgãos fiscalizadores competentes precisam se atentar quanto à problemática que é frequente em Brumado e toda região”, disseram os usuários da operadora.

Brumado: Weliton Lopes indica reforma da Praça Donatila Meira Foto: Divulgação

O mandato do vereador Weliton Lopes (SDD) tem contemplado especialmente a construção, reforma e urbanização das praças da cidade. Através de um trabalho de campo, o parlamentar avalia que os espaços necessitam de maior atenção do poder público. Uma de suas proposições que buscam atender as reivindicações dos moradores resultou em uma emenda no valor de aproximadamente 250 mil reais, que será direcionada para a reforma da Praça do Jurema. Dando continuidade ao trabalho, Lopes deu entrada na sessão da última segunda-feira na indicação de n° 220/2014, solicitando do prefeito municipal a reforma da Praça Donatila Meira Lôbo, localizada no Bairro Olhos D’água. Em sua justificativa, o vereador destaca que a praça é uma referência não só para o bairro, mas para a cidade, já que é nesse local que é realizada a tradicional Festa de São Pedro. “Solicito ao gestor municipal que direcione uma atenção especial a essa praça, pois com a sua reforma estaremos oferecendo um local de lazer a todos os moradores do bairro, assim como o melhor aproveitamento daquele equipamento comunitário”, ressaltou.

Brumado: Câmara Municipal parabeniza professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nome de todos os parlamentares, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), parabeniza a todos os professores pelo seu dia, comemorado neste 15 de outubro. Lôbo destacou o grande valor e importância da classe para o desenvolvimento e progresso do país. “Educar é um dom dado àqueles que aprenderam a doar. O magistério é, sem dúvida, uma eterna doação de amor, conhecimento e de experiências de vida. A todos os doadores incondicionais aos quais chamamos de professores nossos votos de muitas felicidades neste dia 15 de outubro”, disse o presidente da Casa.

Ituaçu: Esposa é torturada pelo próprio marido Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de torturar a esposa, Valmir Silva Oliveira, conhecido como Valmirzinho, foi preso em uma ação conjunta das polícias civil e militar do município de Ituaçu. Segundo informações do delegado Fábio Lago, a filha de oito anos do casal presenciou o crime e ainda teria tentado impedir o pai de machucar a mãe. Valmir disparou seis tiros contra a esposa, Sueli Rosa dos Santos, de 31 anos, com quem era casado há 16 anos. Apesar dos tiros não terem atingido a vítima, ela ficou bastante machucada em razão da tortura sofrida. Conforme apurou o site Brumado Notícias, na residência, na residência, a polícia encontrou um revólver calibre 38 e várias munições. Além da menina de 8 anos, o casal ainda possui mais dois filhos, um de 14 e outro de 13 anos. Segundo o delegado, os filhos também teriam sido torturados pelo acusado com fios elétricos. Valmir está à disposição da justiça.

Barra da Estiva: Suspeito de matar esposa com golpes de machado morre em acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O homem acusado de matar a esposa com golpes de machado sofreu um acidente de carro na tarde de ontem (14) e morreu na hora. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o capotamento ocorreu na zona rural de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, onde Joselito de Jesus trafegava em alta velocidade. Ele perdeu o controle da direção do veículo ao passar por uma lombada. Desgovernado, o carro bateu em um barranco e capotou em seguida. 

Barra da Estiva: Suspeito de matar esposa com golpes de machado morre em acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceu ao local para fazer o levantamento cadavérico e conduziu o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A polícia informou que Joselito estava há poucos dias em liberdade, pois o mesmo havia cumprido pena em Jequié.

Brumado: Projeto de artes é aplicado aos alunos do CMEAS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os alunos do Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, estão participando de uma oficina de artes que está sendo ministrada pelo coordenador de artes, Aroldo Coelho. O projeto foi desenvolvido há alguns anos e já passou por outras unidades de ensino do município, oferecendo aos estudantes interessados aulas básicas de dança, música e teatro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aroldo relatou que, a princípio, é realizada uma triagem do perfil do estudante a fim de incentivá-lo a desenvolver melhor o seu dom ou veia artística, explorando suas habilidades nas modalidades citadas. 

Brumado: Projeto de artes é aplicado aos alunos do CMEAS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nossa proposta é propagar a arte entre os alunos para daí descobrir, incentivar e sensibilizar o aluno para a expressão artística. Estamos trazendo esses alunos para a nossa realidade e distanciando os mesmos de coisas nocivas que estão prejudicando a atual sociedade, como as drogas e a prostituição”, comentou o coordenador, que formou um grupo de artistas da escola, que está em cartaz com a peça Pluft, o Fantasminha. A peça já foi assistida por centenas de pessoas.

Brumado: Vereador denuncia descaso da Magnesita com o campo de Catiboaba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com desportistas do município, o vereador Castilho Viana (PSB) teve acesso ao estado de abandono em que se encontra o Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves, o campo de futebol da Vila Catiboaba, em Brumado. Segundo Viana, a Magnesita, proprietária do estádio, está transformando o local, que já foi palco de grandes partidas, em depósito de material de refugo. O parlamentar falou sobre a importância do campo para os brumadenses. No local, o time que carregava o próprio nome da empresa já revelou jogadores de futebol que se destacaram em diversos times. De acordo com Castilho, diante do abandono, os usuários do estádio chegaram a propor à mineradora uma forma de ajudar no custos de manutenção do campo, porém sem sucesso. 

Brumado: Vereador denuncia descaso da Magnesita com o campo de Catiboaba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A empresa que possui terras suficientes para construir vários "Maracanãs" não deu o mínimo de importância aos pedidos da população brumadense e transformou o campo em um depósito a céu aberto de material de refugo. Até hoje os "babeiros" de plantão esperam um ato de decência por parte da Magnesita”, destacou Viana ao site Brumado Notícias. O vereador declarou que a população precisa se unir em prol de seus interesses, pois, segundo ele, “é inadmissível que uma empresa como a Magnesita, que retira nossas riquezas naturais há mais de 70 anos, continue poluindo nosso meio ambiente, não mantenha um projeto social eficiente, e acabe com um excelente campo de futebol que há décadas era utilizado por funcionários e população”.

Brumado Indoor com Henrique e Juliano dia 18 de outubro

O Brumado Indoor será realizado em novo local. O evento fechado acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. O abadá pode ser dividido em 3 vezes no cartão. Garanta já o seu e conte os dias para essa grande festa, que também conta com camarote open bar.

Horário de Verão durará mais dias em sua 39ª edição Foto: Reprodução

No próximo domingo (19), tem início o horário de verão. As regiões contempladas são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os moradores de dez estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. Neste ano, o horário de verão vai ser mais longo: durará 126 dias, quatro a mais que a média histórica. A mudança é para o término do horário de verão não coincidir com o Carnaval. Mesmo durando mais tempo, a economia para o setor elétrico será menor do que no horário de verão do ano passado. O secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia explicou que o ganho menor é reflexo do uso de energia das termelétricas devido à falta de chuva. Apesar disso, ele afirmou que os ganhos são significativos. O horário de verão se encerra no dia 22 de fevereiro de 2015.

Banda de cantor brumadense fica entre as 12 melhores de programa da Sony

Através de votação popular em que concorreu com as cinquenta mais votadas entre 3650 bandas inscritas, a Banda SambaBen chegou ao TOP 12 do Breakout Brasil, programa da Sony. O vocalista do grupo é o brumadense Jânio Silva, que atualmente mora em Minas Gerais. Jânio agradeceu pela oportunidade e pelo apoio recebido durante a seletiva. O programa Breakout Brasil estreia neste domingo (19), às 21h30, no canal Sony.

CONTINUE LENDO
Dilma e Aécio se enfrentam em primeiro debate do segundo turno Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Na noite da última terça-feira (14), na TV Bandeirantes, foi realizado o primeiro debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves na disputa do segundo turno. O confronto foi marcado por críticas e comparações entre os governos de tucanos e petistas. Aécio criticou os ataques que, segundo ele, vem sofrendo da campanha petista. “A cada mentira deles vou rebater com dez verdades”, garantiu. Já Dilma assegurou que a educação será prioridade em seu governo, caso seja eleita. Sobre corrupção, o candidato tucano criticou o envolvimento do governo petista no escândalo da Petrobrás. Por outro lado, a candidata petista reafirmou seu compromisso de seguir investigando e punir todos os culpados. Rousseff também criticou o tucano pela construção de um aeroporto em uma propriedade de um familiar. Já quanto ao descontrole da inflação, Dilma disse que até o final do ano a inflação estará em 6,5%. Com relação aos programas sociais, Aécio desmentiu a informação de que vai acabar com o Bolsa Família. Ele ainda defendeu que os verdadeiros criadores do programa são o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa Ruth Cardoso.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Restaurante popular é inaugurado em Vitória da Conquista Foto: PMVC/Divulgação

A partir das 11h da próxima quinta-feira (16), o restaurante popular de Vitória da Conquista passará a funcionar depois de quatro anos de sua construção. 200 refeições foram servidas na última sexta-feira (10) para testar a logística do local. Ao ser inaugurado, serão servidos até mil pratos por dia, ao custo de R$ 2. O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Joaquim Rocha, disse que as refeições distribuídas no restaurante terão boa qualidade nutricional e preços acessíveis. A obra foi orçada em R$ 1.297.307,50, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e o restante do prefeitura municipal. O equipamento começou a ser construído em 2007, quando foi lançado o programa Restaurantes Populares, integrante do projeto Fome Zero. Segundo a prefeitura, a demora no término da obra ocorreu em razão das cinco licitações feitas para compra de materiais.

Dilma diz que Enem tornou acesso ao ensino superior mais democrático Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou mais democrático o acesso ao ensino superior, possibilitando aos estudantes o acesso a quase 4 mil cursos. “No passado, só quem tinha recursos podia pagar uma passagem de avião, ou até ia de ônibus mesmo, mas tinha que ter recursos para fazer simultaneamente vários vestibulares”, reiterou. A candidata ainda ressaltou que o exame permite o acesso as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou participação no Programa Ciência Sem Fronteiras. “Nós já temos 86 mil de pessoas que participam ou participaram do Ciência Sem Fronteiras, vamos chegar aos 101 mil, que era a meta”, afirmou ela. Por fim, Dilma garantiu que, caso seja eleita, vai manter o Enem para o próximo ciclo com mais 100 mil bolsas para o Ciência Sem Fronteiras.

Aécio Neves propõe universalização de creches e da pré-escola Foto: Reprodução

O candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), propôs universalizar as creches e a pré-escola para atendimento a todas as crianças do país. As medidas, segundo ele, visam fundar a “nova escola brasileira”. Neves afirmou à imprensa que a nova escola será adequada fisicamente, bem equipada, com professores valorizados e capacitados e o ensino médio terá currículos flexíveis que tenham identidade com cada uma das regiões do país. “Ao lado disso, vamos resgatar os 20 milhões de brasileiros que não completaram o ensino fundamental e o ensino médio”, declarou, garantindo que a educação será prioridade em seu governo, caso seja eleito. Aécio também assegurou um pré-natal adequado para todas as mulheres do país, com sete consultas médicas. Por fim, o candidato agradeceu o apoio de Marina Silva (PSB).

Arquivo