Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Produtores de eventos entregam doação para a construção do muro da APAE de Brumado Foto: Divulgação

Em uma ação solidária, o empresário Gilson Porto, da Só Legal Produções, e o promoter Beto Bonelly entraram em acordo e decidiram doar um percentual da renda dos eventos produzidos pelos dois para instituições filantrópicas que atuam em Brumado e região. Após o acordo, a dupla esteve na sede da APAE a fim de doar a quantia de R$ 2,4 mil para construção do muro da entidade. O valor foi retirado da venda dos ingressos do Forró do Sítio Novo 2014, recentemente realizado na cidade. Na oportunidade, o presidente do Rotary Clube de Brumado, Idenor Amorim, e o ex-presidente Tadeu Lima Silva, idealizadores do projeto de construção dos 700 metros quadrados do muro, também estiveram presentes. O empresário Gilson Porto disse em entrevista à imprensa que a doação se repetirá em outras instituições. Já o promoter Beto Bonelly enalteceu o trabalho da APAE. “Escolhemos a APAE para receber a nossa primeira doação, pois conhecemos de perto o excelente trabalho que é realizado junto aos seus alunos. Sabemos que a construção do muro melhorará muito a infraestrutura da entidade, então ficamos muito satisfeitos em poder contribuir para essa importante obra”.

Brumado: “A polícia não está de braços cruzados”, diz Major Berlink Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por causa da quantidade de assaltos sofridos, alguns comerciantes e populares de Brumado deixaram de prestar queixa alegando que não acreditam em uma solução. Um comerciante da cidade disse que se cansou da situação. “Fui assaltado novamente essa semana, mas como não vi solução nos outros casos também não me importei em ir até a delegacia relatar o último ocorrido”, reiterou. Recentemente, uma mulher teve sua bolsa roubada em frente a uma agência bancária. Ela também não registrou queixa, assim como fez um aposentado agredido por dois sujeitos que levaram a sua carteira. 

Brumado: “A polícia não está de braços cruzados”, diz Major Berlink Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Berlink, falou ao site Brumado Notícias rebatendo as críticas direcionadas à polícia. “A polícia não está de braços cruzados, estamos trabalhando afinco com um quadro reduzido e atuando em onze municípios da região. As pessoas estão apontando o dedo apenas para a polícia, mas nós somos o último pilar da segurança na sociedade. Onde estão as políticas públicas de prevenção, educação, ressocialização, igualdade, cultura, lazer? A polícia é acionada para o trabalho ostensivo, mas o problema não é só nosso, é de todo um sistema que não funciona”, argumentou. 

Brumado: “A polícia não está de braços cruzados”, diz Major Berlink Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O comandante afirmou que não registrar queixa prejudica o trabalho policial. “Nós trabalhamos com inteligência e investigação, por isso precisamos dos registros para traçar um mapa dos criminosos. Às vezes, reconhecemos o elemento pelo seu modo de atuação nos crimes, mas sem os registros nosso trabalho de apuração para chegar aos suspeitos fica prejudicado”, explicou Berlink. O Major fez um apelo à população. “Não deixem de acreditar na polícia. Nós, tanto quanto as vítimas, queremos dar um basta nesta situação, mas as ações da polícia estão cercadas de uma série de determinações que não podemos simplesmente sair querendo fazer justiça por fazer, pois no final somos também cobrados pela nossa ações”.

Brumado: Bandidos levam aposentadoria e moto de lavrador em Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto consertava a bagagem em sua motocicleta, um lavrador de 68 anos foi atacado por dois marginais, que o jogaram no chão e retiraram a carteira de seu bolso. Sem reação, os bandidos ainda levaram sua moto vermelha, de placa JSV 9351. O crime aconteceu na zona rural, por volta de meio dia, em uma estrada vicinal que liga a comunidade de Umburanas ao distrito de Cristalândia. Com um ferimento no braço, o lavrador disse à polícia que os criminosos roubaram cerca de R$ 2.600 de sua aposentadoria e a de sua esposa, que ele havia sacado em uma agência bancária em Brumado. O idoso utilizaria o dinheiro para comprar os mantimentos de casa e a ração para os animais. Após o roubo, a motocicleta foi vista em Brumado e a polícia tenta chegar aos suspeitos através do retrato falado descrito pela vítima. O lavrador disse ainda que um dos ladrões era menor.

Brumado: Loja Maçônica inicia campanha sobre conscientização acerca da importância do voto

A Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, em Brumado, deu início a campanha “Não venda, Não troque, Não negocie. Voto não tem preço, tem consciência”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do voto em razão da proximidade das eleições de outubro. O primeiro ato da campanha acontece no próximo dia 20 de agosto, às 20h, na Câmara de Vereadores, quando uma palestra acerca do tema será ministrada por José Maurício Vasconcelos Coqueiro e Paulo César Martins. Toda a comunidade está convidada a participar do debate.

Brumado: Prefeitura convoca beneficiários do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, acaba de divulgar a lista dos beneficiários do Programa Garantia Safra. Os convocados que não sacaram no mês de abril deste ano o auxílio do programa, cujo vencimento da parcela é dia 13 de agosto próximo, deve procurar a prefeitura ou entrar em contato pelo telefone (77) 3441-8791 (falar com Lene). Os beneficiários convocados são: Dely Alves Chaves, Egidio Eliziario dos Santos, Gerozina Santos Aguiar, Joaquim Fernandes da Silva, José Albertino Silva, Joselita da Silva Gomes, Julieta Souza Gomes, Lesso Trancoso de Lima, Mariana Chaves de Souza, Marlúcio Bernardes Queiroz, e Valdivino dos Santos Ribeiro.

Facebook e Instagram sofrem pane mundial

O Facebook e o Instagram, comandados pela mesma equipe, sofreram uma pane mundial nesta sexta-feira (1°). A falha prejudicou o uso das duas redes sociais e muitos usuários não conseguiram acessar as páginas. Nos smartphones, o conteúdo do site não era atualizado. Os internautas usaram o Twitter para reclamar e fazer piada com o acontecimento.  

No próximo sábado (02), termina o prazo para que todos os candidatos que concorrem às eleições em outubro, bem como comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais, apresentem à justiça eleitoral a primeira prestação de contas. Os candidatos devem discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e relatar os gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. A não prestação das contas ou sua prestação incorreta caracteriza grave omissão de informação, que poderá repercutir na regularidade das contas finais. Os dados serão divulgados na internet, no dia 6 de agosto. 

Pré-eclâmpsia é a principal causa de mortalidade materna no Brasil Foto: Rafael Kage/Creative Commons

A pré-eclâmpsia ou hipertensão arterial durante a gravidez pode aparecer a partir da 20ª semana de gestação e é considerada a principal causa de mortalidade materna no país. O problema pode evoluir para a eclâmpsia, quando ocorre um descontrole da pressão arterial que coloca em risco a vida da mãe e a do feto. Muitas vezes, as gestantes só procuram atendimento médico quando o feto já está em sofrimento. Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, a pré-eclâmpsia é muito comum em mulheres brasileiras, principalmente durante a primeira gravidez. Ela alerta que as mulheres devem ficar atentas e fazer um bom pré-natal. Os sintomas são dor de cabeça, pernas inchadas, estrelinhas na vista, entre outros. Além de comparecer a todas as consultas do pré-natal, a coordenadora da Saúde da Mulher orienta as gestantes a manter bons hábitos alimentares para evitar a pré-eclampsia e outras complicações que podem surgir durante a gestação.

Brumado: Sessões do legislativo retornam na segunda-feira (04) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As sessões do legislativo brumadense, que está de recesso por um período de quinze dias, retornam na próxima segunda-feira (04). Apesar do recesso, os vereadores continuam seus trabalhos no sentido de atender às reivindicações da população. O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), destacou que o período representa um tempo em que os parlamentares alinham suas ideias e fazem um balanço das ações realizadas no primeiro período legislativo. “Convidamos a todos os brumadenses para estarem presentes na sessão desta segunda-feira, quando estaremos retornando com compromisso e determinação no sentido de buscarmos benefícios a todos, seja nas esferas federal, estadual ou municipal”, disse Lôbo.

Brumado: Reunião do PT é cancelada em razão de falecimento da mãe do presidente do partido

Devido ao falecimento da mãe do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, ocorrido hoje (1), em Salvador, os candidatos a deputado estadual, José Ribeiro Neves, e a deputado federal, Waldenor Pereira, informam que a reunião que estava agendada para esta sexta-feira, a partir das 19h, no Clube do Sindicato dos Mineradores, foi cancelada. A reunião deve acontecer na próxima sexta-feira (08), às 19h, em local a ser confirmado. Os petistas lamentam o falecimento de Maria Ignês Viana Leite Rego e se solidarizam com a família.

Ibicoara: Onze pessoas são presas na operação Cascavel Foto: Divulgação/PC

Com o objetivo de combater o tráfico de drogas e roubos, a Operação Cascavel foi deflagrada no Distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, no sudoeste baiano. 48 policiais civis e 20 militares, além de 17 viaturas, foram empregados na ação. Segundo a polícia, onze indivíduos foram conduzidos à delegacia. Adailton de Jesus Lima, conhecido como Sapo, de 33 anos; Ronaldo Adriano Bezerra Araújo, vulgo Eraldo, de 34 anos; e Sebastião Pereira Araújo, o Tião, de 25 anos, foram autuados em flagrante. 

Ibicoara: Onze pessoas são presas na operação Cascavel Foto: Divulgação/PC

A operação também resultou na apreensão de 01 revólver calibre 38, 14 cartuchos de calibre 38, 01 espingarda artesanal, a quantia de R$ 3.900, 27 caixas de cigarros contrabandeados, 07 ferros elétricos, certa quantidade de cocaína em um recipiente, 15 pedras de crack e 11 papelotes de cocaína.

Ibicoara: Onze pessoas são presas na operação Cascavel Foto: Divulgação/PC

Na próxima quarta-feira (06), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) vai inaugurar a nova sede da inspetoria de Guanambi, no sudoeste baiano, órgão que atua no município há 33 anos e realiza cerca de mil atendimentos anuais. A cerimônia terá início às 19h. Segundo o Crea, a nova sede possui uma estrutura moderna, com novos equipamentos e uma melhor acomodação. O inspetor-chefe de Guanambi, engenheiro agrimensor Wellington Donato de Carvalho, afirmou que, devido ao crescimento do município, a demanda por serviços aumentou e a estrutura da inspetoria atendia com dificuldade às necessidades dos profissionais. Além de um espaço amplo, a nova inspetoria segue todas as normas de acessibilidade e possui uma localização estratégica. O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, disse que a gestão está cumprindo o que foi estabelecido para o interior, modernizando a estrutura, melhorando as condições de trabalho e aumentando a capacidade de atendimento.  

MEC abre cerca de 9 mil vagas para Inglês sem Fronteiras

Cerca de 9 mil vagas foram criadas pelo Ministério da Educação (MEC) para cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes do ensino superior. As inscrições foram abertas ontem (31) e se encerram no dia 8 de agosto. O Inglês sem Fronteira foi lançado pelo MEC para dar suporte ao Ciência sem Fronteira com o objetivo de aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros. São candidatos às vagas estudantes da graduação, mestrado ou doutorado que estejam com matrícula ativa em universidades federais credenciadas como núcleo de línguas (confira a lista) e tenham até 90% dos créditos do curso concluídos. Também é necessário ser participante da plataforma de ensino online My English, nos níveis 2,3, 4 ou 5, com inscrição validada com pelo menos 48 horas de antecedência. As aulas serão iniciadas no dia 18 de agosto. Os cursos têm carga horária de 16 a 64 horas e os locais e horários serão definidos pela universidade. Confira o edital completo.

Termina hoje prazo de matrícula dos selecionados no Sisutec

O prazo para que os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) façam a matrícula termina hoje, dia 1º de agosto. Para saber se você foi um dos aprovados, acesse a lista no site do Sisutec. O candidato deve verificar também o local, horário e procedimentos para a matrícula. Foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 5 e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

IBGE: Produção industrial tem 4ª queda seguida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A indústria brasileira registrou nova queda no mês de junho. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria foi impactada pela queda de 12% na produção de veículos. No sexto mês do ano, a atividade industrial registrou baixa de 1,4% na comparação com o mês anterior, a maior desde dezembro de 2013. De acordo com o levantamento, esta é a quarta retração do setor no ano. André Luiz Macedo, gerente da coordenação de Indústria do IBGE, informou que os resultados negativos têm relação direta com a redução da jornada de trabalho, concessão de férias coletivas, e redução de turnos de trabalho. Frente a junho do ano anterior, a queda foi ainda maior, de 6,9%. Segundo a pesquisa, foi o recuo mais forte desde setembro de 2009, quando o índice teve baixa de 7,4%. A maior retração partiu da indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve queda de 36,3%, a maior desde dezembro de 2008.

Sítio do Mato: TRE cassa mandato de prefeito e 2º colocado na eleição assume o cargo Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os mandatos do prefeito de Sítio do Mato, Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior, o Alfredinho, e do seu vice, Manoel da Silva Filho, ambos do PDT. O órgão decidiu ainda que o segundo colocado nas eleições de 2012, Josualdo Martins dos Anjos (PSD), deverá tomar posse do cargo. A justiça não aceitou a defesa do então prefeito, que foi julgado inelegível por conta da rejeição das finanças do exercício de 2008 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Alfredinho foi reeleito com 39,6% dos votos e o segundo lugar recebeu 29,3%. Segundo a legislação eleitoral, se o candidato cassado tiver sido eleito com mais de 50% dos votos, seria realizado novo pleito. Ainda cabe recurso da decisão. 

Brumado: Técnicos da SEAP confirmam construção do presídio nos Pebas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As discussões quanto ao local para construção do presídio em Brumado parece que chegaram ao fim, pois na última quinta-feira (31) engenheiros técnicos da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) estiveram no município e definiram que o terreno à margem da BR-030, próximo à Subestação II da Coelba, é o local ideal para execução da obra. O terreno com mais de sete hectares foi adquirido pela prefeitura através de uma permuta com um empresário da cidade, que ficou com o terreno na comunidade da Lagoa Funda, onde inicialmente o presídio seria construído. Moradores das comunidades dos Pebas, Pompeia e adjacências protestaram contra a decisão, mas, mesmo assim, o projeto foi mantido. O Centro de Detenção Provisória (CDP) terá capacidade para abrigar mais de 500 detentos e contará com campo de futebol e área de ressocialização. Com o empreendimento, a SEAP e a Secretaria Estadual de Segurança Pública garantem que vão reforçar o efetivo policial na cidade. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, disse ao site Brumado Notícias que na próxima semana as equipes já começam a trabalhar na roçagem do terreno e nos serviços de terraplanagem. Segundo o secretário, as ferragens para colunas e vigas estão sendo preparadas em Vitória da Conquista e devem chegar a Brumado nos próximos quinze dias.  

Brumado: De bicicleta, bandidos assaltam posto de combustíveis Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois ladrões abordaram um frentista na tarde desta quinta-feira (31), em um posto de combustíveis localizado na Avenida Coronel Santos, via de acesso da BA-262. À polícia, os frentistas disseram que os marginais abordaram um funcionário que estava sem dinheiro. Como não conseguiram roubar nada, os criminosos fizeram uma segunda tentativa abordando outro frentista. Desta vez, eles roubaram o dinheiro que havia com o funcionário. O que mais chamou a atenção dos frentistas foi a frieza dos assaltantes. Eles fugiram em uma bicicleta.  

Brumado: Coordenadores de unidades de saúde debatem cronograma de campanhas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir deste mês de agosto, será iniciada uma série de campanhas de saúde e vacinação no município de Brumado. Na tarde da última quinta-feira (31), os coordenadores das unidades básicas de saúde (UBS) e também do setor de endemias se reuniram no Posto Central de Saúde para debater o cronograma das campanhas, que envolverá o programa saúde na escola. O mesmo se voltará para triagens de hanseníase e verminose. A novidade é que as unidades vão ofertar a vacina contra a hepatite A. Dentro do cronograma, também foi debatida a campanha de vacinação canina e o aumento nos casos de leishmaniose no município. Já nesta primeira quinzena do mês, os agentes comunitários de saúde e endemias irão intensificar os temas no dia a dia de atividades.

Brumado: Bandidos assaltam padaria e casa de material de construção Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma padaria localizada na Rua Miguel Dias, em Brumado, voltou a ser alvo de assaltantes na noite da última quarta-feira (30). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, um bandido entrou no estabelecimento anunciando o assalto e mantendo o proprietário sob a mira de uma arma de fogo. Ele exigiu todo o dinheiro que havia no caixa. O elemento ainda levou a carteira com documentos e dinheiro de alguns clientes. Além do assaltante, a polícia apurou que um comparsa aguardava do lado de fora do comércio para ajudar na fuga. Outra ocorrência também foi registrada na tarde desta quinta-feira (31). Dois marginais assaltaram uma loja de material de construção localizada na Avenida Centenário. Com revólveres, os bandidos levaram dinheiro e celulares. Por conta das ações criminosas, as guarnições das polícias civil e militar intensificaram as buscas pela cidade a fim de localizar os elementos.

Brumado: Motociclista é baleado em tentativa de assalto no Apertado do Morro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar por uma estrada vicinal na tarde desta quinta-feira (31), no Bairro Apertado do Morro, em Brumado, um motociclista acabou sendo alvejado com disparos de arma de fogo durante uma tentativa de assalto. A polícia informou ao site Brumado Notícias que dois elementos saíram de dentro do mato, à margem do Rio do Antônio, e abordaram o piloto, que acelerou e acabou sendo baleado no braço. Segundo a polícia, após a vítima cair da moto, os bandidos tentaram fugir com o veículo, mas não conseguiram ligar o mesmo, fugindo em seguida a pé. Percebendo a gravidade do estado de saúde do piloto, moradores da colocaram-no em um carro particular e o levaram ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na unidade, ele foi operado para retirada do projétil. As polícias civil e militar intensificaram as buscas na localidade a fim de capturar os criminosos.

Brumado: Roupas de inverno com um super desconto só na Minas Calçados e Confecções

Explosão de promoções é só na Minas Calçados e Confecções! Só na loja você encontra todo o estoque de inverno com 30% de desconto a prazo e 50% à vista. O friozinho está aumentando e esta é a oportunidade perfeita para você comprar roupas da estação pelo menor preço. Aproveite esta mega promoção e fique na moda nesse inverno. A Minas Calçados e Confecções fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3319.

Brumado: Abracadabra inicia campanha de inverno

Em prol dos mais necessitados, o Movimento Cultural Abracadabra pede o apoio da população brumadense, que poderá contribuir com a causa fazendo doações de roupas, calçados infantis, cobertores, casacos e outras peças de vestuário. Todas as doações serão entregues às famílias carentes do município. Quem puder colaborar, pode entregar as doações na Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, nos dias de semana, nos três turnos.   

Arquivo