Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Caminhão derruba poste na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (20), um caminhão acabou colidindo com um poste na Avenida Centenário, em Brumado. A colisão foi tão intensa que o poste ficou sustentado apenas nos fios de alta voltagem. O condutor não foi encontrado, mas, durante toda manhã de sábado (21), uma equipe da empresa de eletrificação que presta serviço terceirizado para a Coelba fez a remoção e troca do poste. A colisão aconteceu no calçadão próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, onde tem sido comum esse tipo de acidente.

São João de Caculé: Protesto do prefeito contra o governo vira destaque durante a festa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os três dias de festejos juninos na cidade de Caculé chamaram a atenção dos visitantes de todos os municípios vizinhos com relação ao protesto promovido pelo prefeito da cidade contra a Bahiatursa e o governador Jaques Wagner (PT). Com faixas espalhadas pelo circuito da festa, o prefeito expôs que o governo do estado não liberou verba de apoio ao São João do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Beto Maradona (DEM) disse que já tinha encaminhado toda a documentação necessária solicitando apoio do órgão, mas, segundo ele, o mesmo não deu atenção à solicitação. O que também chamou a atenção do gestor foi o fato da própria Secretaria de Turismo ter eleito em 2013 o São de Caculé como o melhor da Bahia. Apesar disso, a cidade ficou de fora da relação. Durante o evento, atrações de peso animaram o público. Milhares de pessoas passaram pela praça central onde foi realizada a festa e puderam ver o protesto.

Milho é a base da culinária das festas juninas

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão. No Brasil, como não havia produção de trigo, os portugueses mantiveram o costume com o milho. Assim começou a tradição anual das festas juninas por aqui. E assim começou também o uso do milho para o preparo das comidas que eram servidas aos participantes. Atualmente, o milho, que é um cereal, é produzido em todo o mundo. O grão nasce do tamanho de uma ervilha, em fileiras, e presos a um sabugo, formando assim uma espiga. É a espiga de milho. O grão é usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo. Lá é cultivado quase 50% do milho produzido em todo o planeta. Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul. No Brasil, os estados que se destacam na produção de milho são São Paulo e o Paraná.

Tanhaçu dá início as comemorações de São João Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (20) tiveram início os festejos juninos da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Ontem à tarde várias brincadeiras típicas já aconteceram na Praça do Arraiá, onde as atrações também estão se apresentando. Vários prêmios estão sendo distribuídos aos vencedores das competições. A festa está muito animada. 

Tanhaçu dá início as comemorações de São João Foto: Divulgação

No local, uma estrutura aconchegante foi montada para recepcionar os moradores e visitantes dos municípios vizinhos. No circuito da folia, muitas barraquinhas com comidas típicas aguardam a sua visita. Visite o São João de Tanhaçu e se divirta!


Fotos: Divulgação

Brumado: São Pedro do Bairro Olhos D'água marcará três dias de festa

O São Pedro do Bairro Olhos D’água já tem dia e horário marcado. Entre os dias 27 e 29 de junho, a praça principal será o palco da folia. No primeiro dia de festa, o cantor Dedin Gouveia, Celino e Banda e Roberto Dantilly farão a alegria da galera. No dia 28, o arrasta pé fica por conta da Banda Magnatas, de Serginho Cardoso e da Banda Fogo de Palha. Para encerrar a festança com chave de ouro, no domingo, dia 29, se apresentarão no local a Banda Rasta Chinela, e os cantores Ed Rossi e Lázaro Jacarine. Você está convidado a prestigiar essa grande festa. Anote na agenda e apareça!

Tanhaçu: Homem é preso em flagrante com espingarda artesanal Foto: Divulgação/Polícia Civil

No último sábado (21), por volta de 05h30, o veículo conduzido por Roberto Gonçalves de Oliveira, de 28 anos, foi abordado pela polícia do município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Durante vistoria no carro, os policiais encontraram uma arma de fogo tipo espingarda de dois canos de fabricação artesanal, municiada, aparentemente de calibre 12. O condutor foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia. No local, o mesmo foi autuado por porte ilegal de arma. O crime é inafiançável e, por isso, não foi arbitrada fiança.

Nigéria vence, elimina Bósnia e vira 1º africano a superar europeu na Copa Foto: Brunskill/Getty Images

Em alguns momentos, parecia um duelo entre adultos e crianças. Abusando da força física, a Nigéria atropelou (às vezes literalmente) a Bósnia em Cuiabá, embora o placar magro de 1 a 0 não justifique o que se viu no jogo. Mesmo vencendo desde o primeiro tempo, os africanos criaram muitas oportunidades e poderiam ter saído como uma goleada de Cuiabá. O resultado elimina a Bósnia em sua primeira participação em Mundiais, depois de duas derrotas.  Foi também a primeira vitória de uma seleção africana sobre uma europeia nessa Copa. Até agora, foram quatro duelos, com duas vitórias de europeus, uma de africanos e um empate. A Nigéria, com quatro pontos, jogará por um empate para ter a classificação contra a Argentina na semana que vem. As informações são do Uol Esporte.

Alemanha empata com Gana em 2 a 2 Foto: Martin Rose/Getty Images

Ronaldo era o recordista de gols em Copas do Mundo, isolado. Chegou até a pedir para que os brasileiros torcessem contra Klose, principal candidato a igualar/quebrar seu recorde. O alemão não entrou em campo na estreia da Alemanha, mesmo com goleada, jogo fácil. Ele não precisa disso, gosta de jogos difíceis. Foi o que mostrou exatamente um minuto depois de ser chamado para entrar no gramado do Castelão neste sábado, logo após os alemães levarem virada de Gana. Oportunista, o atacante de 36 anos esticou o pé e colocou para dentro o gol de empate. Recorde igualado, com 15 gols em Mundiais. Alemanha e Gana, assim, ficaram no 2 a 2 em Fortaleza.  Além de Klose, dono do papel principal da partida, fica o primeiro tropeço daquele time que muitos pensaram que era o favorito absoluto da Copa, principalmente após a primeira rodada, com o show sobre Portugal. Gana soube como neutralizar o toque de bola alemão e se manteve viva na Copa, chegando a um ponto. A Alemanha vai a quatro e lidera o Grupo G, pelo menos até o duelo entre EUA e Portugal, no próximo domingo. As informações são do Uol Esporte.

PT oficializa Dilma para disputar a reeleição Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) tornou oficial neste sábado (21) a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. O nome de Dilma foi confirmado durante convenção nacional do partido, realizada em Brasília. O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou a oficialização da candidatura de Dilma logo no início do evento. Também foi confirmada a candidatura à reeleição do vice-presidente, Michel Temer. Dilma subiu ao palanque acompanhada do seu antecessor e padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT deverá contar com apoio de ao menos sete partidos no plano nacional: PCdoB, PDT, PP, PROS, PR, PSD e PRB (o PR fará convenção neste sábado para oficializar o apoio). Também neste sábado, o PTB, que até então se posicionava como aliado na campanha de Dilma, anunciou que vai apoiar Aécio Neves na corrida presidencial. As informações são do G1.

Urandi: Grupo rende vigilante e explode caixa eletrônico Foto: Urandi News

Um grupo composto por quatro homens armados explodiu um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal localizado dentro de uma farmácia no município de Urandi, no sudoeste baiano. A explosão ocorreu na madrugada de hoje (21). Segundo a polícia, os elementos chegaram em duas motocicletas. Eles renderam o vigilante da farmácia e, em seguida, arrombaram a porta do estabelecimento. Após explodir o caixa do banco, o grupo fugiu. Apesar da dimensão da explosão, ninguém se feriu. A polícia não informou o valor roubado pela quadrilha.

Messi salva Argentina nos acréscimos em vitória magra sobre Irã Foto: AFP Photo/Behrouz Mehri

Depois de uma estreia sem brilho, era a chance da Argentina deslanchar na Copa do Mundo. A única dúvida dos torcedores que lotaram o Mineirão era de quanto seria a goleada. Só esqueceram de combinar com o Irã. O país asiático fez sua melhor partida em Mundiais e segurou o empate até os acréscimos do segundo tempo. Mas os argentinos têm Messi. Em mais uma jogada genial, o craque marcou um golaço e decretou a vitória magra por 1 a 0. Resultado que mostra a dependência argentina do brilho de seu principal jogador, que até então nada havia criado. E que só não foi pior porque o goleiro Romero praticou dois milagres, evitando um desastre. Classificada para as oitavas de final, a Argentina enfrenta a Nigéria, em Porto Alegre, na rodada final. Os asiáticos encaram a Bósnia, em Salvador. As informações são do Uol Esporte.

Castilho Viana diz que governo do estado tem de entregar a obra do CDP até o fim do ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Preocupado com a questão da segurança pública, o vereador Castilho Viana (PSB) comemorou a aprovação do projeto de lei que autoriza o executivo municipal a doar o terreno para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) em Brumado. Ele garantiu que vai acompanhar de perto o início e a conclusão da obra, a qual, segundo Castilho, irá trazer para o município uma ferramenta importante no combate à violência. Porém, o vereador fez um alerta. Para ele, os esforços serão em vão se o governo do estado não entregar o CDP à população brumadense até o final deste ano, já que esta foi a promessa feita pelo secretário de Administração Penitenciária do estado, Nestor Duarte. “Esta é apenas uma etapa da luta que se iniciou no ano de 2103 em meu mandato. Continuarei buscando melhorias para a melhor qualidade de vida dos nossos munícipes, mesmo que para isso tenha que enfrentar o sistema”, concluiu Viana.  

Caturama: Cipe/Sudoeste prende foragido da justiça acusado de homicídio Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sinval Alves de Araújo estava foragido da justiça há alguns anos. Ele é acusado de matar uma mulher na cidade de Riacho de Santana. Na última sexta-feira (20), o homem foi preso pela polícia civil de Caturama após intensa investigação. A Cipe Sudoeste/Caesg realizou a prisão de Sinval, que estava escondido em um matagal nas proximidades do município. No momento em que avistou a guarnição, ele reagiu e foi alvejado na perna. Os policiais encaminharam o elemento ao hospital e ele já passa bem. Segundo a polícia, Sinval morava no mato e sobrevivia de pequenos furtos. 

Livramento de Nossa Senhora: PSD liderado pelo ex-prefeito Carlão declara apoio a Paulo Souto Foto: Brumado Notícias

O Partido Social Democrático (PSD) liderado pelo ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista, o Carlão, fechou apoio na última quinta-feira (19) ao candidato a governador da Bahia, Paulo Souto (DEM). Além de Carlão, o ex-candidato a prefeito, José Ricardo Assunção Ribeiro (PSD), o Ricardinho, e seu candidato a vice, Clarismundo Pires de Oliveira (PSD), também endossaram o apoio ao candidato democrata. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma comitiva recepcionou o ex-governador Paulo Souto no campo de pouso de Rio de Contas durante sua visita aos festejos de Corpus Christi na cidade. Após as comemorações, Souto se reuniu com as lideranças livramentenses, ocasião em que teria selado o apoio para as eleições 2014. O grupo do PSD já teria comunicado a decisão ao vice-governador e pré-candidato ao senado, Otto Alencar (PSD). 

Livramento de Nossa Senhora: PSD liderado pelo ex-prefeito Carlão declara apoio a Paulo Souto Foto: Brumado Notícias
Fotos: Bruno e Marrone no São de Caculé 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A dupla sertaneja Bruno e Marrone fez um grande show na 1ª noite do São João de Caculé 2014. (Veja Fotos). 

Aldenes Meira defende união entre Ilhéus e Itabuna Foto: Divulgação

Uma das principais bandeiras do pré-candidato a deputado estadual e atual presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), é a proposta de criação da Região Metropolitana de Ilhéus e Itabuna. Para o comunista, as duas cidades precisam se unir para se fortalecer. “É preciso parar de debater onde Ilhéus começa e Itabuna termina, e começar a discutir o que une as duas cidades”, afirmou ele. Segundo o pré-candidato, a criação da Região Metropolitana pode viabilizar a solução para questões como a destinação do lixo, um problema grave nos dois maiores municípios do Sul da Bahia. “Itabuna já apareceu mais uma vez de forma negativa na mídia nacional por conta da situação absurda de seu lixão”, citou Aldenes, que defende o debate em torno do assunto na Assembleia Legislativa. 

Brumado: 15 homens assaltam comerciante e levam mais de R$ 50 mil em confecções Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto estava aguardando uma colega, um comerciante foi abordado por cerca de 15 elementos, em sua maioria adolescentes. Armados, eles deram voz de assalto e levaram parte da mercadoria, confecções que seriam comercializadas na região. A ação do bando aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Bairro Malhada Branca. As roupas, que eram transportadas em uma picape, foram roubadas pelos marginais. Sem poder acionar a polícia, o homem se viu acuado na mira dos revólveres, espingardas e até pistolas automáticas, enquanto sua mercadoria era saqueada pelos bandidos. Ainda em estado de choque, o comerciante compareceu à delegacia para registrar queixa. No local, ele declarou que está é a segunda vez que ele é vítima desse tipo de crime. A polícia militar esteve na cena do assalto, mas não encontrou pistas dos assaltantes. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o comerciante fez um levantamento e constatou que perdeu o equivalente a R$ 50 mil no assalto.

Equador vira sobre Honduras e fica em 2º Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Era só a segunda rodada da fase de grupos, mas parecia semifinal. Derrotas na estreia fizeram Equador e Honduras se atirarem alucinadamente em um duelo franco de vida ou morte na Arena da Baixada, transformada em um caldeirão pela torcida sul-americana. Com mais qualidade técnica, o Equador se superou e venceu de virada (2 a 1) os rivais caribenhos, que mantêm chances remotíssimas de classificação. A partida teve muitos elementos de um jogo decisivo. Empenho, raça, gols anulados, brigas, violência em campo e torcida apaixonada na arquibancada. O Equador comemorou muito a vitória, mas ainda tem vida dura na terceira rodada, quando enfrentará a França, sensação do grupo. Honduras, após duas derrotas, pegará a Suíça no fechamento da chave. As informações são do Uol Esporte.

Ed Rossi: Forrozeiro brumadense bate recorde de shows na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesse mês de junho e no próximo mês, o cantor Ed Rossi está com a agenda lotada. São shows em toda região, onde o forrozeiro é bastante conhecido e requisitado. Neste mês de junho, o artista se apresentará no dia 21 em Barra da Estiva e Contendas do Sincorá; no dia 22, sua presença é garantida nas cidades de Arapiranga, Jânio Quadros e Malhada de Pedras; no dia 23, ele estará em Nova Itarana e em Itaquara; no dia 24, em Planaltino e Lajedo do Tabocal; no dia 27, em Macarani; no dia 28, em São Gonçalo; no dia 29, em Guajeru, e, para encerrar o mês, ele participará do São Pedro do Bairro Olhos D’água, em Brumado. Em julho, a agenda do cantor segue cheia de compromissos. Além de shows no começo e no fim do mês, Ed Rossi fará apresentações em Brumado nos dias 12 e 13. Quer conferir de perto um desses espetáculos, então fique atento a agenda acima.  

França goleia Suíça na Arena Fonte Nova Foto: Getty Images

A seleção da França não desistiu de ampliar a sua média de gols nesta Copa do Mundo. Após vencer Honduras por 3 a 0, os franceses golearam a Suíça por 5 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com gols de Giroud, Matuidi, Valbuena, Benzema e Sissoko e os descontos de Dzemaili e Xhaka para os suíços, os azuis assumiram a liderança isolada do Grupo E da Copa do Mundo e garante a classificação para as oitavas de final com seis gols, enquanto a Suíça continua na segunda posição, com três pontos. A definição das vagas para a segunda fase do Mundial pode sair da partida entre Honduras e Equador, que acontece às 19h, na Arena da Baixada

Bruno e Marrone chegam a Brumado para animar o São João de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os sertanejos Bruno e Marrone chegaram na tarde desta sexta-feira (20) em Brumado para logo mais à noite animar o primeiro dia de festa do São João de Caculé. O avião que transportou a dupla pousou no aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt por volta das 15h50. Bruno desceu na frente e, animado, falou ao site Brumado Notícias sobre a apresentação na cidade vizinha. “Estamos acostumados a fazer São João pelo Nordeste. Os nordestinos são apaixonados e calorosos e sempre nos recebem bem. Quero essa região todinha em Caculé, pois nós vamos botar o pessoal pra beija na boca hoje”, garantiu o cantor. Ao lado do parceiro e de parte da produção, ele seguiu pela BR-030 para o Hotel 3º Milênio II, no anel rodoviário, onde se hospedam até a hora do show. O prefeito Beto Maradona (DEM), que também passou pelo município, reforçou o convite para a festa. “A cidade está em festa e em clima de Copa do mundo. Esperamos Brumado e região no São João de Caculé”.  

Bruno e Marrone chegam a Brumado para animar o São João de Caculé A dupla está hospedada no Hotel 3º Milênio II. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Costa Rica vence Itália e se classifica para segunda fase da Copa do Mundo Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

sonho, um desejo enorme de vencer e conquistar algo que, para os outros, soava como impossível. Se o Grupo D é da morte, problema dos campeões mundiais, próximos de um vexame histórico – a Inglaterra está eliminada. A vitória por 1 a 0 sobre ninguém menos que a tetracampeã Itália leva a Costa Rica para as oitavas de final pela segunda vez na história da Copa do Mundo e coloca fogo na última rodada. Teve até “olé”. Sim, eles conseguiram. O triunfo sobre o Uruguai na estreia deixou de ser uma surpresa. No embalo de uma torcida que brotou de todos os cantos da Arena Pernambuco, a Costa Rica voltou a jogar bem e foi quase impecável na marcação que anulou Pirlo. Bryan Ruiz marcou de cabeça no fim do primeiro tempo, logo depois de o árbitro ignorar um pênalti claro de Chiellini em Campbell. Balotelli, que pediu um beijo da Rainha Elizabeth se marcasse e salvasse a Inglaterra da eliminação, pagou com a língua. Sem vencer os dois primeiros jogos de um Mundial desde 1990, a Itália poderia sair de campo praticamente classificada se não fosse o pé torto de seu principal goleador. Foram três chances claras desperdiçadas, todas na etapa inicial. Os europeus também fraquejaram diante dos quase 30 graus. A Fifa ignorou os pedidos e não permitiu a parada técnica. A terceira rodada será como uma decisão. Itália e Uruguai se enfrentam, terça-feira, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. A Azzurra joga pelo empate por ter zero gol de saldo contra um negativo da Celeste. Quem vencer, avança. A Costa Rica, no mesmo dia e horário, cumpre tabela contra a Inglaterra, no Mineirão. As informações são do Globo Esporte.

Brumado: Presidente do legislativo entrega projeto do Centro de Detenção Provisória ao prefeito Foto: Divulgação

Diante da falta de estrutura física da atual carceragem, que tem capacidade para dezesseis detentos, o governo do estado liberou verbas para que um Centro de Detenção Provisória (CDP) fosse construído em Brumado. Com esse objetivo, uma sessão extraordinária para votação do projeto foi realizada na última quinta-feira (19). O presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo e Silva, disse que a sessão era a última oportunidade para a escolha do local de construção da unidade. A intenção, segundo ele, era afetar o menor número de pessoa com a definição de um local em uma área distante do perímetro urbano. Após a aprovação do projeto, o presidente da Câmara fez questão de entregar pessoalmente o projeto nas mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), enfatizando a grande importância da obra.

Vereadores acreditam que com presídio Brumado terá menos violência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os parlamentares brumadenses estão comemorando a aprovação da doação de um terreno no município para a construção do presídio. Após protestos de moradores da comunidade de Lagoa Funda e da Vila Presidente Vargas, possíveis locais de construção da unidade, o prefeito conseguiu através de permuta um terreno em uma área menos povoada e que atenderá as exigências geográficas e de logística para a obra. A mesma deve ser iniciada já na próxima semana. Para o vereador Weliton Lopes (SDD), o presídio é uma ferramenta de controle da violência no município. “Estou muito satisfeito com o resultado da votação, pois isso envolve a questão da segurança pública para nossa cidade. O governo está nos apresentando um instrumento que é uma opção muito importante para mantermos índices aceitáveis na questão da segurança pública. Ficar contra a unidade prisional seria falácia, mas estamos ecoando um grito da sociedade brumadense, que na sua maioria absoluta é favorável à construção do presídio”, disse Lopes. 

Vereadores acreditam que com presídio Brumado terá menos violência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O parlamentar teve o apoio do comunista Édio Pereira (PCdoB), que também aposta na proposta de diminuição da violência na cidade com a implantação da unidade prisional. “Terminamos com um final feliz. O presídio de Brumado é um anseio da maioria da população, do poder executivo, legislativo e judiciário. A priori, fui contra por conta da localização próximo a duas grandes comunidades de nossa cidade, pois penso que um presídio deve estar longe de áreas povoadas. Acredito que esse presídio servirá também para minimizar os efeitos da violência em nosso município”, resumiu Pereira.

26% dos brasileiros não têm interesse nas eleições, diz pesquisa CNI/Ibope Foto: Reprodução

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, revela que 26% da população não está interessada nas próximas eleições. Segundo o levantamento, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados”, 29% responderam “interesse médio" e 26% avaliaram ter “pouco interesse”. Ainda de acordo com a pesquisa, os entrevistados com ensino superior apresentam maior envolvimento nas eleições, enquanto os que têm de quinta a oitava séries do ensino fundamental são os que responderam ter menor interesse. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de junho, quando 2.002 pessoas em 142 municípios foram ouvidas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Arquivo