Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Populares estão encantados com a Praça Heráclito Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Demorou, mas os brumadenses enfim receberam a Praça Heráclito Cardoso pronta e equipada com parque infantil, academia para terceira idade e fonte luminosa. A praça foi alvo de controvérsia ao passar por uma ampla reforma sendo, na verdade, reconstruída antes mesmo de ser inaugurada. Em sua primeira construção ela não recebeu iluminação e logo foi depredada. 

Brumado: Populares estão encantados com a Praça Heráclito Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por conta dos equipamentos de ginástica, a praça já começou a ser apelidada carinhosamente de pracinha dos idosos. No local, o público da melhor idade poderá fazer alongamentos e exercícios com a academia que foi instalada, mas foram as crianças quem primeiro utilizaram os aparelhos na tarde desta quarta-feira (11) como se fossem brinquedos.

Brumado: Populares estão encantados com a Praça Heráclito Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Fotos: Seven Publicidade realiza solenidade de premiação dos destaques do ano Foto: Markos Maia

A solenidade de premiação dos destaques do ano, realizada pela primeira vez no município pela Seven Publicidade na última sexta-feira (06). O evento aconteceu no Clube Social de Brumado (CSB) com a finalidade de premiar as empresas e profissionais que se destacaram positivamente ao longo do ano. (Veja Fotos).

Brumado: Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Padre José Silva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (09), durante a sessão legislativa foi realizada uma homenagem ao padre José Silva, que está se despedindo do município de Brumado após doze anos de trabalhos prestados à comunidade. A solenidade ocorreu devido a requerimento de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), subscrito pelos demais vereadores que compõem as bancadas de situação e oposição. 

Brumado: Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Padre José Silva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de pessoas compareceram à Câmara para prestigiar a despedida do pároco. Em seu discurso, o Weliton Lopes ressaltou o trabalho realizado pelo padre nas comunidades brumadenses. Além do parlamentar, várias pessoas, entre representantes da igreja e políticos, fizeram uso da palavra destacando a importância do trabalho do padre para a comunidade. 

Brumado: Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Padre José Silva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O homenageado agradeceu as palavras e pediu aos parlamentares que sejam políticos de vocação para que possam trabalhar em prol de todos, em especial dos menos favorecidos. Ao final da sessão, uma placa em homenagem ao padre foi entregue ao próprio.

Brumado: Show de Calcinha Preta lotou praça no aniversário da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Faltou espaço para quem quis dançar com a Banda Calcinha Preta na Praça Coronel Zeca Leite durante a festa do 137º aniversário de emancipação política de Brumado na noite da última terça-feira (10). A banda arrastou uma multidão para a praça. Um dos grandes momentos do show foi quando a banda cantou parabéns para a cidade e também para a vocalista Silvania Aquino, o que emocionou o público. Antes do show, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) saldou os munícipes dando boas-vindas a banda e desejando felicidade e progresso para a cidade. Acompanhado da primeira dama e do secretário de cultura, Miguel Lima Dias, o gestor assistiu ao show no palco. Para os fãs brumadenses da banda, o retorno de Paula Abelha e Marlus Viana aos vocais do Calcinha Preta gerou bastante alegria. Apesar da lotação na praça, a polícia não registrou nenhum incidente de violência durante a festa. (Veja Fotos).

Loja Bella Vista: Nas compras acima de R$ 150, você ganha uma camisa para torcer pelo Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Copa terá início amanhã e a loja Bella Vista, Embalagens e Festas já se preparou para o maior evento esportivo do mundo. São bonés, chapéus, balões, vuvuzelas, cornetas, bandanas, copos à disposição dos torcedores. Além da variedade de produtos, a loja também preparou uma promoção especial: nas compras acima de R$ 150, os clientes vão ganhar uma camisa da Copa para torcer pelo Brasil. Então, se prepare para torcer com estilo com os artigos da Bella Vista, que fica localizada na Avenida Centenário, 222-A. Para informações sobre produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3453-1830 ou 3453-1835.

Presidente do PT de Brumado deixa mensagem especial para a cidade

O presidente do Partido dos Trabalhadores, em Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, também deixou uma mensagem especial pela passagem do aniversário do município. Segundo o dirigente, foi pela curiosidade em saber a origem de Brumado que ele passou a conhecer a história da cidade. “Desde então, não parei de me interessar pela História de Brumado e, também, pela sua recente trajetória. Por incontáveis vezes, na ocasião do aniversário da cidade, já escrevi em veículos da imprensa local, isso desde 1997, deixando o meu recado. Nas últimas oportunidades, inclusive, fazia a reflexão das potencialidades deste município e das oportunidades que deveriam ser aproveitadas para termos uma Brumado mais próspera e desenvolvida. Mas não vou repetir estas análises e conjecturas no dia de hoje”, disse. Em seguida, Fredinho diz que os munícipes têm muito a comemorar neste ano. “Esta terra de um solo rico em minérios - a formação rochosa mais antiga do Brasil fica na Bahia, mais precisamente aqui em Brumado. Ao sul do istmo do Panamá, nenhuma região é mais antiga que Brumado – têm no seu povo, seus homens e mulheres, jovens e crianças, o seu maior tesouro. E é reconhecidamente uma terra de gente pacata e ordeira. O povo que habita hoje o outrora denominado latifúndio “Campo Seco”, mais tarde "Vila de Bom Jesus dos Meiras" e atualmente “Brumado” é um povo cordial e alegre. Daí que, além de Capital do Minério, somos também a capital da Felicidade! E com esse povo feliz vamos construindo, a cada dia, uma cidade melhor pra se viver. Eu acredito no progresso de Brumado porque confio na capacidade do povo desta terra. Feliz Aniversário, Brumado! Parabéns pelos seus 137 anos!”, concluiu.

Legislativo também presta homenagem ao município de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara Municipal de Brumado também está prestando a sua homenagem pela passagem do aniversário da cidade. O legislativo se junta à população nesta comemoração. Para a Câmara, o município vem trilhando os caminhos do desenvolvimento e crescimento, oferecendo a cada um dos cidadãos novos horizontes. Os trezes vereadores da Casa Legislativa fizeram questão de parabenizar a cidade e se comprometeram a continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do município.

Brumado: Uneb promove festa junina

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Uneb de Brumado realiza no próximo dia 13 de junho, a partir das 19h, o Arraial 2014 da unidade. O evento vai contar com a participação dos estudantes do programa Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati) no DCHT e é aberta ao público. Nesta edição, o tema será a Copa do Mundo da Fifa. A programação da festa reserva encenação de casamento caipira, apresentação de quadrilha junina, barraca com comidas típicas, brincadeiras e o show do músico Serginho Cardoso. Entre no clima do São João e participe!

Vereador Édio Pereira destaca aspectos importantes de Brumado e parabeniza cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Édio Pereira fez questão de deixar uma mensagem para a cidade de Brumado em razão do seu aniversário de emancipação política comemorado hoje (11). Pereira destacou que o município é um importante entroncamento rodoferroviário graças à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que corta a cidade, e a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), ainda em construção. Segundo o vereador, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade está entre os melhores da Bahia, além do alto índice de geração de emprego que tem vivenciado nos últimos anos. “Brumado é uma cidade de povo trabalhador, hospitaleiro. Tenho orgulho e sinto-me honrado em fazer parte da história desse município, cuja população, pela qual tenho o maior respeito e admiração, me proporcionou a oportunidade de representá-la frente ao legislativo municipal. Parabenizo Brumado por suas inúmeras conquistas e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento da cidade. O nosso mandato estará sempre presente na luta em defesa deste povo. Parabéns e avante Brumado”, resumiu Édio.

Brumado: Moradores protestam durante audiência sobre construção de presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de Ressocialização Carcerária da Bahia, Nestor Duarte, esteve em Brumado na última terça-feira (10). Ele acompanhou uma comitiva formada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), a vice-prefeita Cristina Gondin (PSDB), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, Leonardo Rabelo e Romilson Dourado, delegados regional e municipal respectivamente, Major Berlink, comandante da 34ª CIPM, Osvaldo Laranjeiras, presidente da 21ª Subseção da OAB, além de e vereadores e secretariado do município. Todos participaram de uma audiência pública realizada na Escola Sá Teles, na Vila Presidente Vargas, onde foram debatidos os prós e os contras referentes à construção do presídio à margem da BR-030, próximo à Vila. Os moradores mostraram-se insatisfeitos com a ideia de terem um presídio na vizinhança e protestaram durante o evento. 

Brumado: Moradores protestam durante audiência sobre construção de presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A professora e presidente da associação de moradores da localidade, Rosa Riqueza, fez severas críticas à proposta de construção da unidade prisional na região, mas o principal argumento da professora diz respeito à falta de ação do poder público na Vila. Em contrapartida, as autoridades presentes usaram vários argumentos apontando as vantagens do presídio para o município e para a Vila. “Eu não tenho problema nenhum em levar essa obra para outra cidade da região, quem vai decidir é a população, apenas vim mostrar os benefícios técnicos do presídio para a cidade como um todo”, disse o secretário Nestor Duarte. 

Brumado: Moradores protestam durante audiência sobre construção de presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o juiz apontou que sem uma unidade prisional adequada ele está sendo obrigado a liberar presos por causa da superlotação e condições inadequadas da cadeia local. “Se vocês preferem que continuemos com uma cadeia para 16 presos superlotada, onde ocorrem frequentes fugas e rebeliões, ao invés do presídio que terá capacidade para agregar toda a população carcerária da cidade, isso é com vocês, mas se Brumado perder essa oportunidade vou continuar soltando os presos, pois não poderei manter os custodiados nas condições precárias da carceragem atual”, asseverou o magistrado. 

Brumado: Moradores protestam durante audiência sobre construção de presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo com todos os esclarecimentos técnicos, moradores e representantes da comunidade declararam que irão buscar os meios para impedir a realização da obra na localidade. Na sessão legislativa do dia 16 de junho, o projeto de doação do terreno para construção da unidade prisional começará a ser colocado em pauta de votação.

Recanto da Villa e dos Pássaros homenageiam Brumado em seu aniversário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com uma nova proposta de moradia, oferecendo segurança, ótima localização e infraestrutura de lazer, os empreendimentos Recanto da Villa e Recanto dos Pássaros, os quais apostam no crescimento e progresso de Brumado, espalharam outdoors por todo o município. Nas peças publicitárias, uma mensagem de homenagem pelo aniversário da cidade. “Parabéns, Brumado! Nós acreditamos no presente e futuro!”, diz a mensagem.

Deputado Marquinho Viana felicita a cidade de Brumado pelo seu aniversário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) está parabenizando a cidade de Brumado pela passagem dos 137 anos de emancipação política. Ele lembrou da data e fez questão de felicitar a toda população pelo aniversário do município. “Congratulo-me com toda a população de Brumado por esta importante data, quando se comemora o aniversário de emancipação política da capital do minério”, disse.

PMDB mantém aliança com PT e indica Temer para vice-presidência da República Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A manutenção da aliança com o PT para eleição presidencial foi aprovada por peemedebistas de todo o Brasil na Convenção Nacional do partido ocorrida ontem (10). Na oportunidade, também foi aprovado o nome do atual vice-presidente da República, Michel Temer, para compor de novo a chapa com a atual presidenta e pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff. As duas propostas obtiveram 398 votos, ou seja, 69,7% dos convencionais, enquanto os contrários a manutenção da aliança ficaram com 275 votos (30,3%). Após aprovação de seu nome, Temer apelou aos correligionários pela unidade da legenda e destacou que o PMDB terá participação mais efetiva no próximo governo. A presidenta Dilma Rousseff também falou durante o evento. Ela agradeceu aos peemedebistas pela confiança depositada na parceria com o PT e falou sobre o crescimento do país em seu governo, sobre a importância da aliança com o PMDB, bem como sobre o total apoio recebido dos peemedebistas de todo o Brasil.

Ibope aponta liderança de Dilma com 38% das intenções de voto

A quatro meses das eleições, pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (10) aponta a liderança da presidente Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto. O candidato Aécio Neves (PSDB) segue em segundo lugar com 22% da preferência; e Eduardo Campos (PSB) continua em terceiro com 13%. Ainda segundo o levantamento, o Pastor Everaldo (PSC) obteve 3% das intenções, seguido dos pré-candidatos José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV), todos com 1% cada. Brancos e nulos somaram 13% e indecisos, 7%. A consulta, contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), ouviu 2.002 eleitores, entre os dias 4 e 7 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

PRE deixa mensagem parabenizando a cidade de Brumado

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) parabeniza a cidade de Brumado pela passagem do seu aniversário de emancipação política. O comando da polícia rodoviária fez questão de ressaltar que faz parte da história do município e que Brumado é uma cidade linda e de povo hospitaleiro e trabalhador, além de importante eixo rodoferroviário por onde é transportado o progresso do estado e do país. “Por sua importância estratégica, sempre teve e terá atenção especial do Comando Geral da PM e da Polícia Rodoviária Estadual”, afirmou a direção da 2ª CIPR.

Prefeito parabeniza Brumado pelo seu aniversário de 137 anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em razão dos 137 anos de emancipação política do município de Brumado, comemorados ontem (10), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) deixou uma mensagem parabenizando a cidade. Para o gestor, há muitos motivos para comemoração. “O município está cada vez mais pujante, com sua economia em constante elevação, com setores a todo vapor como a construção civil, a área imobiliária e o comércio, que tem obtido índices altamente satisfatórios, comprovando a nossa vocação para sermos um grande polo regional”, disse. Aguiberto ainda destacou que hoje a cidade faz parte do seleto grupo dos municípios mais emergentes da Bahia. Os avanços, segundo ele, têm resgatado o orgulho de ser brumadense. Por fim, ele ressaltou que ainda há muito trabalho a ser feito. “Sabemos que ainda temos muito que avançar, que conquistas importantes como o esgotamento sanitário e a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia tem que ser urgentemente obtidas, mas, estamos muito otimistas, porque as perspectivas são as mais positivas possíveis, pois em nossas constantes cobranças às esferas superiores é nos dada a certeza de que elas irão acontecer. Hoje é dia de festa, é dia de comemorar, é dia de soltar a voz e dizermos, em só coro “Como nós te amamos Brumado”. Que nesta data tão especial, em que Brumado completa mais um ano de sua gloriosa existência, tenhamos as esperanças renovadas e a certeza de que um futuro grandioso nos espera. Parabéns, Brumado”.

Brumado: Polícia prende ladrão de motocicletas Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sob a coordenação dos delegados Cláudio Marques e Orlando Quaresma, investigadores da polícia civil e da polícia militar prenderam Mateus Bispo dos Santos, vulgo Pereu, de 18 anos. O indivíduo atuava na zona rural no momento da prisão. Segundo a polícia, ele costumava aterrorizar as vítimas com agressões e ameaças.

Brumadenses enfrentam fila para quitar o IPTU Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Grandes filas se formaram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10) em farmácias credenciadas em Brumado para pagamento do IPTU. As filas são formadas por populares que buscam quitar as parcelas do imposto. A irritação dos munícipes se dá por conta dos poucos caixas disponibilizados nos estabelecimentos para atender a demanda. Atualmente, há mais de 15 imóveis credenciados em Brumado. “Além de ter que pagar o ITPU mais caro ainda temos que perder horas na fila para não ficarmos na inadimplência e isso por conta da pouca oferta de atendimento aos contribuintes. Só espero que depois minha rua receba atenção da infraestrutura”, reclamou o músico Adriano Nunes.

Brumado: Homem acusado de homicídio é condenado a 17 anos de reclusão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de homicídio qualificado, Maurício de Souza Neves, de 24 anos, foi condenado a 17 anos de reclusão. Maurício matou com vários tiros Gildevar Brito dos Santos no dia 31 de outubro de 2009. Na época, ele foi contratado por Jaquesson Cleiton Moreira Alves, com quem a vítima possuía uma dívida de R$ 700 pela aquisição de drogas. Maurício cumprirá inicialmente o regime fechado. “Esta é a reprimenda que entendo ser necessária e suficiente à punição do réu e à prevenção de outro delito”, disse o juiz Genivaldo Alves Guimarães durante a sentença. 

Banda Calcinha Preta já se encontra em Brumado para animar o aniversário da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Banda Calcinha Preta já se encontra em Brumado. O grupo chegou pela manhã e almoçou em um restaurante da cidade, onde posou para fotos com os fãs. A banda se apresentará após a meia noite. Além da banda Calcinha Preta, o cantor Roberto Dantilly também se apresentará na noite desta terça-feira (10), na Praça Coronel Zeca Leite, em comemoração aos 137 anos de emancipação política do município.

Brumado: polícia detém assessor parlamentar acusado de pedofilia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia militar de Brumado deteve na manhã desta terça-feira (10) o assessor parlamentar Ivan Oliveira. A prisão ocorreu em cumprimento de mandado de prisão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, a pedido do delegado Cláudio Marques, que há meses investiga o assessor acusado de praticar pedofilia virtual utilizando computadores de gabinetes de vereadores aos quais tinha acesso. Ivan foi encontrado no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, onde, segundo a polícia, o mesmo estaria se escondendo nos últimos dias após ser notificado pelo delegado que receberia a intimação. Ivan foi apresentado na delegacia e está à disposição da justiça. A polícia também recolheu os computadores dos gabinetes de onde supostamente o assessor teria praticado os delitos denunciados por uma mãe que se passou pelo filho para flagrar o acusado. O delegado Cláudio Marques já agendou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (11) a fim de falar sobre o andamento das investigações.

Brumado assina termo para implantação de serviços de acolhimentos para crianças e adolescentes Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado assinou Termo de Adesão junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para oferta de Serviços de Acolhimento a Crianças, Adolescentes e Jovens até 21 anos de idade, que visam garantir a proteção desse público em razão da violação de direitos e, sobretudo, desenvolver ações com as famílias no intuito de fortalecer os vínculos familiares. Para dar início às ações, representantes do município participaram nos dias 26 e 27 de maio, em Salvador, de um assessoramento ministrado por Luiz Mendonça, Técnico de Referência da Proteção Social de Alta Complexidade do Estado. Na oportunidade, foram discutidas as especificidades da prática de execução do serviço, bem como as legislações pertinentes. A implantação do serviço de acolhimento será cofinanciado pelos governos federal, estadual e municipal.

Ivana Bastos e Jaques Wagner entregam ambulâncias para cinco municípios Foto: Divulgação

Ao lado do governador Jaques Wagner, a deputada Ivana Bastos participou da entrega de 74 ambulâncias para diversos municípios baianos em Vitória da Conquista. Os municípios de Dom Basílio, Lagoa Real, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho e Pindaí foram contemplados com os veículos, obtidos através de emendas da deputada. As ambulâncias beneficiarão mais de 400 mil pessoas da região da Serra Geral. As chaves dos veículos foram entregues pelo governador Jaques Wagner. O chefe do executivo estadual disse que a entrega faz parte do lote de 300 ambulâncias, que representam investimento de R$ 19 milhões obtidos por meio de emenda parlamentar. Para Bastos, o governo do estado tem buscado aumentar o acesso da população aos serviços de saúde com a viabilização de equipamentos da área, além da implementação de programas como o Mais Médicos o Programa de Valorização da Atenção Básica.

Produtores de Leite de Caculé recebem assistência técnica Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), o governo de Caculé vem garantindo assistência técnica para os produtores da pecuária leiteira do município. Com o objetivo de assegurar uma boa produção, a secretaria fornece orientação aos produtores para a implantação de sistemas de pastejo rotacionado, ou seja, áreas divididas em piquetes que são submetidas a períodos alternados de pastejo e descanso, proporcionando mais controle sobre o pasto. Segundo o pecuarista Aparecido Pereira Muniz, sem a assistência oferecida pela SEMEIA, o custo da sua produção, em período de baixa, ficava acima do valor de mercado devido ao aumento do investimento com ração. “Com a implantação do sistema subiu de 8 litros diários para 15 litros; isso mudou minha visão e agora quero dar sequência chegando a 150 litros de leite por dia, em duas ordenhas”, destacou.

Arquivo