Achei Sudoeste

04 Nov 2013 - 21:25h

Um agricultor, residente na zonal rural de Brumado, teve sua motocicleta furtada por volta do meio dia desta segunda-feira (04), próximo ao mercado municipal. A vítima entrou no mercado para comprar algumas hortaliças e quando retornou não encontrou mais a moto onde havia estacionado. A polícia foi chamada e fez várias buscas na região, mas houve êxito de imediato. No entanto, já final desta tarde, uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar, encontrou o veículo roubado em uma residência na Avenida Mestre Eufrásio. O suspeito do crime foi localizado e tentou fugir, mas logo foi contido pelos policiais e encaminhado para a delegacia.

04 Nov 2013 - 21:00h

Em seu pronunciamento durante a sessão da Câmara Municipal de Brumado na noite desta segunda-feira (04), o vereador Márcio Moreira anunciou sua saída da presidência do PSB. Moreira informou que está passando o cargo para o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. O parlamentar não deu maiores explicações, apenas falou sobre a mudança no comando da sigla no município. Com pretensões políticas em 2014, Eduardo deve buscar fortalecer o seu nome para a disputa do pleito.

04 Nov 2013 - 20:45h

Após uma reportagem do site Brumado Notícias sobre faixas com anúncio de oportunidade de emprego com ganho de até R$ 2.500,00, representantes da empresa anunciante entraram em contato com nossa redação e explicaram a situação. De acordo com eles, o anúncio é uma jogada de marketing empresarial para causar curiosidade nos possíveis candidatos e por isso não passam mais informações por telefone acerca do trabalho. O objetivo desse marketing é fazer com os interessados sejam abordados pessoalmente pelos representantes que administram as palestras de seleção. Também foi esclarecido que a empresa não recolhe dados de documentos dos candidatos, mas apenas o nome e número de telefone para contato. Os representantes informaram que vários profissionais, como médicos, advogados, engenheiros e outros fazem parte da equipe que atua em Brumado. A empresa declara ainda atuar há sete anos no mercado com representantes de venda de produtos exclusivos feita diretamente ao consumidor. Apresentando toda a documentação com embasamento legal de atuação, os representantes garantiram que a margem de ganho apresentada no anúncio é real, com base até mesmo no valor recebido pelos representantes locais. “Podem confiar que não estamos aplicando um golpe, mas sim apresentando uma nova modalidade de se ter o próprio ganho”, pontuaram os representantes do empreendimento.  

04 Nov 2013 - 19:30h

No próximo dia 06 de novembro, a 18ª Ciretran, em Brumado, irá promover leilão para vender os veículos que foram apreendidos pelo órgão e não foram retirados por seus proprietários dentro do prazo estipulado e de acordo com a legislação. Esse será o terceiro leilão do órgão em Brumado, e será às 9 horas na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, no município de Vitória da Conquista. Os interessados em participar do leilão podem conhecer os veículos, que estão na 18ª Ciretran. O horário para visita é de 8 às 12 e das 13h30 às 16 horas.

04 Nov 2013 - 19:00h

A Audiência Pública sobre a Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) que aconteceria no próximo dia 07 foi adiada. A Comissão Especial da Fiol, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mudou a data do evento para o dia 21 de novembro. A mudança de data aconteceu por causa de conflito de agendas. Alguns prefeitos da região, que têm presença confirmada na audiência, não poderiam comparecer em Brumado no dia 07 porque vão receber em Salvador, em solenidade com o governador Jaques Wagner (PT), ônibus escolares para seus municípios. A Audiência Pública terá como tema Fiol: Críticas, sugestões e compensações sociais e será as 14 horas na Câmara Municipal de Brumado.

04 Nov 2013 - 16:30h

A cidade de Brumado faz parte de um grupo minoritário de municípios que devem concluir o Plano de Saneamento Básico. A informação foi apontada no relatório apresentado pelo Ministério das Cidades e pela Associação Brasileira de Agencia e Regulação (ABAR), no qual consta que apenas 30% dos 5.570 municípios brasileiros terminarão o plano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, contou que a prefeitura já fez todo o plano de referência com planilha e o já o enviou ao Ministério das Cidades. “O Ministério aprovou e encaminhou o plano para a Caixa Econômica Federal (CEF)”, disse Cardoso, informando que depois da aprovação da CEF o plano será finalmente elaborado. Ainda segundo o secretário, Brumado recebeu uma verba do Ministério da Saúde, em torno de R$ 900 mil, para a conclusão do saneamento até o dia 31 de outubro de 2014, e ele garantiu que até lá o plano estará concluído. “Nossa cidade está dentre as poucas que concluirá plano”, afirmou Cardoso.

04 Nov 2013 - 16:02h

Após ter sido veiculado na mídia local que o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou a criação de um novo sindicato para a categoria, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado e Região divulgou uma nota pública sobre o assunto. Ao contrário do que foi divulgado, a nota enviada pelo presidente do Sindicato dos Comerciários, Joílson Pereira, o Sindicato tem como cidade-base Brumado, tanto que seu endereço é na Rua Coronel Tibério Meira, 97, 2º andar. “Nos últimos anos o sindicato vem ganhando espaço cada vez maior junto à comunidade brumadense, bem como em todas as cidades da região circunvizinha, alcançadas pela força da atuação Sindical. A maior prova disso é que a entidade, em 14 anos de história, expandiu sua atuação para 35 municípios representando a categoria, sendo um dos maiores sindicatos do estado, reconhecido pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a CNTC, UGT e FECOMBASE”, declarou Pereira. 

De acordo com Joílson, o sindicato vem garantindo conquistas importantes para a categoria, além de ter um salão de beleza somente para as comerciárias, aulas de ioga, serviço de assistência jurídica para o comerciário com advogado exclusivo. “A nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado, nos últimos dois anos, realizou uma série de convênios com diversas instituições, garantindo descontos e benefícios aos seus filiados junto a clínicas médicas, psiquiátricas, odontológicas, escolas, faculdades e empresas de transporte”, dizia a nota. No texto enviado ao site Brumado Notícias consta ainda que as convenções coletivas assinadas com os Sindicatos patronais fez com que os comerciários brumadenses conseguissem direitos exclusivos, como extensão da licença-maternidade, piso salarial da categoria sempre superior ao salário mínimo, direito ao recebimento de Triênios, entre outros. “Muitos direitos só existem hoje porque houve atuação constante do sindicato”, encerrou.

04 Nov 2013 - 14:50h

Uma nova ‘queda de braços’ deverá aquecer ainda mais a política brumadense. Trata-se agora da grande disputa interna pelo comando do Partido dos Trabalhadores - PT na capital do minério. De um lado está o presidente do partido, Luiz Frederico Rêgo, mais conhecido como Fredinho, e do outro tem o grupo liderado pela ex-deputada estadual Marizete Pereira e pelo ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira. A senha de acesso ao sistema online do PT de Brumado, que desde o falecimento do ex-presidente Washington Franco Figueiredo, estava sob o poder de Fredinho já foi bloqueada pela direção estadual da sigla. Nos bastidores políticos corre a informação de que o bloqueio pode ter sido por conta da insatisfação de Marizete com a chapa encabeçada por Fredinho para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT.  A disputa do PED em Brumado tem apenas uma chapa e o grupo da ex-deputada teria ficado sem cargos no Diretório Municipal. Além dessa questão, tem ainda o fato de Fredinho apoiar o jornalista Ernesto Marques para a sucessão da presidência baiana, e não o candidato Everaldo Anunciação, apoiado pelo atual presidente Jonas Paulo. O PED do PT brumadense deve acontecer no próximo domingo (10).

04 Nov 2013 - 13:42h

A possibilidade de encontrar uma vaga para estacionamento no centro comercial em Brumado está cada vez mais difícil. Desde a Rua Exupério Pinheiro Canguçu, passando pelas Praças da Matriz e Armindo Azevedo, até o final da Avenida Centenário, no outro extremo da cidade, os condutores têm de percorrer longos trechos em busca de local para estacionar. O site Brumado Notícias entrevistou o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), Clidemar Amorim, e o mesmo explicou que junto com o setor de Infraestrutura, o DTTU está elaborando planos de desafogamento do trânsito a longo prazo. O diretor apontou vários locais que poderão ser utilizados como via de escape para estacionamento, como a área ao fundo do Mercado Municipal de Artes, a Rua Rui Barbosa em frente à Caixa Econômica Federal, que poderá ser utilizada para estacionamento das vans vindas de outros municípios da região, o recuo da calçada do Derba, entre outros. 

Além disso, o diretor disse que a partir de janeiro o Departamento passará a estudar a possibilidade de criação de uma zona azul nas Praças da Matriz e Armindo Azevedo. “A nossa frota de veículos mais que triplicou nos últimos 10 anos em nossa cidade, mas o centro comercial, que é onde está o coração nervoso do município, continua do mesmo tamanho. Isso comportando a demanda de crescimento de Brumado como cidade polo e ainda dos 20 municípios da região que passam por aqui todos os dias. Por isso que o nosso estudo é com visão a longo prazo visando à reestruturação do trânsito local”, explicou Amorim.

04 Nov 2013 - 11:57h

De acordo com dados da 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de estupros registrados no Brasil em 2012 foi maior que o de homicídios dolosos. No total, foram 50.617 casos de estupro somente em 2012 - o que equivale a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Comparado a 2011, quando a taxa foi de 22,1 por um grupo de 100 mil habitantes, houve um avanço de 18,17%. Já quanto ao número de homicídios dolosos, foram 47.136 em 2012. Roraima, Rondônia e Santa Catarina (grupo 2) são os estados com maior número de casos registrados de estupro. O estudo divide os estados em 4 grupos de informação, de acordo com a credibilidade dos dados informados. O estados do grupo 1 têm alta qualidade de informações e preencheram o Sinesp com dados adequados, segundo o Fórum. Os do grupo 2 preencheram adequadamente o Sinesp, mas não têm informações com alto grau de credibilidade. Já os estados do grupo 3, segundo o Fórum, são aqueles apresentam qualidade de informações, mas não preenchem corretamente o Sinesp. Os do grupo 4 têm baixa qualidade de informações e também não passam dados adequadamente para o Sinesp. Entre os estados que estão no grupo 1 (com alta qualidade de informações) os que apresentaram maiores taxas de estupro por 100 mil habitantes foram Rio Grande do Sul, Mato grosso do Sul  e Mato Grosso. Os estados que registraram menores taxas de estupro por 100 mil habitantes em 2012 foram Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. As informações são do G1.

04 Nov 2013 - 11:42h

Uma pitbull fêmea que atende pelo nome de Maia desapareceu no último domingo (03), nas proximidades da Praça Heráclito Cardoso, em Brumado. A cadela tem apenas quatro meses e precisa de cuidados especiais, pois tem algumas peladuras na região da face. O animal de estimação é marrom, tem o peito branco e usava uma coleira branca. Quem encontrou ou encontrar pode entrar em contato através dos telefones (77) 3441-3231 ou (77) 9936-8181 e falar com Érica, que será recompensado.

04 Nov 2013 - 11:31h

Faixas com anúncio de emprego para vendedores foram fixadas em vários pontos da cidade de Brumado acerca de 15 dias. A proposta salarial é de R$ 2.500,00, o que tem despertado bastante o interesse dos brumadenses pela oferta. Na última semana, o site Brumado Notícias, assim como vários candidatos, ligou para o número que aparece no anúncio a fim de saber mais sobre a oferta de emprego. Ao saber que se tratava de uma equipe de reportagem, a atendente declarou que retornaria a ligação, mas já se passaram oito dias desde então e não houve retorno. “Eles pediram meus dados e disseram que já havia sido feita uma seleção aqui em Brumado, mas que estariam formando outra turma. Não disseram de qual empresa se tratava e nem em que ramo de vendas seria a atuação”, disse um dos interessados. José Walter Pires, gerente de uma empresa de Recursos Humanos no município, chama a atenção para a possibilidade de golpe. “Cuidado! Pode ser uma armadilha, pois ninguém deve passar dados pessoais por telefone para qualquer empresa ainda mais sem ter conhecimento de quem está do outro lado da linha. Seus dados só podem ser passados pessoalmente em entrevista de recrutamento após o candidato ter conhecimento de que a empresa contratante é confiável”, alertou Pires.

04 Nov 2013 - 10:55h

Ainda nesta semana o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decide se abrirá processo disciplinar contra o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Alberto Simões Hirs, e sua antecessora, Telma Laura Silva Britto, acusados de irregularidades que teriam causado prejuízo de R$ 448 milhões aos cofres do Estado. Na pauta da sessão de amanhã (05) do CNJ estão quatro sindicâncias que apontaram os dois desembargadores como responsáveis por inflar precatórios pagos pelo Estado, adotando índices de correção indevidos para as dívidas do poder público reconhecidas pelo Judiciário. Relator do caso, o corregedor nacional de Justiça e ministro Francisco Falcão propôs a abertura do processo disciplinar e o afastamento temporário dos dois juízes até o fim das investigações. Os desembargadores Mário Hirs e Telma Britto sustentam, em sua defesa, que os critérios de cálculo dos precatórios não são da competência administrativa da presidência do tribunal. As informações são da Folha de São Paulo.

04 Nov 2013 - 10:25h

A senadora Lídice da Mata, virtual candidata do PSB ao governo da Bahia, afirmou no último domingo (03) que o partido se desvinculará do governo do petista Jaques Wagner (PT). “Sairemos em dezembro”, garantiu Lídice. Atualmente, o PSB ocupa apenas um cargo no primeiro escalão - a Secretaria de Turismo, comandada por Domingos Leonelli. Segundo a senadora, a decisão foi tomada em encontro recente com o governador, quando Wagner estipulou que dezembro seria o mês para que secretários e agentes públicos que pretendam disputar cargos eletivos em 2014 se desincompatibilizem dos cargos. Apesar da saída do PSB, Lídice assegurou que a desvinculação não significa rompimento com o governador nem adesão ao campo da oposição. “Apenas não serei a candidata do governador e da base do governador”, completou.

04 Nov 2013 - 09:55h

Cumprindo regimento da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy e adjacências, o presidente da mesa diretora, Jobson Cruz, convoca moradores e associados para realização das eleições que visam compor a nova mesa diretora da Associação. As eleições acontecem no dia 17 de novembro. A atual mesa concorre à reeleição e o prazo de inscrição para uma nova chapa se encerra no próximo domingo (10). Todos os interessados em formar uma chapa devem obrigatoriamente ser moradores da localidade.

04 Nov 2013 - 09:30h

Em razão dos resultados positivos obtidos com a Festa da Luz, promovida pela Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (Carp), a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens terá continuidade com uma exposição que será realizada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Com o tema Chega de Violência e Extermínio de Jovens, a Juventude Quer Viver, a Campanha é uma ação articulada pelas pastorais da Juventude do Brasil para levar toda a sociedade ao debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. O objetivo é promover uma cultura da paz em defesa da vida da juventude, denunciando o avanço da violência e propondo saídas, com a valorização dos direitos humanos, e a ampliação dos marcos da cidadania.  A exposição acontece no dia 24 de novembro, a partir das 18h. Toda a comunidade brumadense está convidada a participar e dar a sua parcela de contribuição contra a violência. O evento conta com apresentação de dança com o Ministério Dominis, show com o Ministério Filhos da Paz, DJ, teatro e stands onde o tema será abordado de maneira mais aprofundada.

04 Nov 2013 - 09:00h

Os visitantes que têm acesso à cidade de Brumado pela BA-148 não tem a melhor impressão do município por conta da quantidade de entulho despejado às margens da pista, justamente atrás da placa de boas vindas, tal como foi registrado na manhã desta segunda-feira (04) pelo site Brumado Notícias. Há algum tempo a prefeitura havia permitido o despejo no local no intuito de se fazer uma faixa de servidão nas laterais da pista de rolamento, mas, após chegar ao nível desejado, a ação foi descontinuada. No entanto, caçambeiros e carroceiros continuam utilizando a área como área de despejo, causando assim desequilíbrio ambiental e paisagístico. Por telefone, o encarregado da empresa que presta serviço terceirizado de limpeza à prefeitura garantiu a nossa reportagem que o entulho será retirado e que será fixada uma placa de proibição no local. “Se alguém for flagrado pela fiscalização da prefeitura despejando o entulho em locais não permitidos será autuado e poderá pagar uma multa”, afirmou o encarregado da limpeza.

03 Nov 2013 - 20:03h

Apenas 30% das 5.570 prefeituras brasileiras devem concluir em 2013 o Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto pela Lei 11.445/2007, que tornou obrigatória a elaboração dos planos, segundo estimativa do Ministério das Cidades e da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Pelo cenário atual, 70% dos municípios ficarão impedidos de receber recursos federais para aplicar no setor, já que o Decreto 7.217/2010 determinou que, a partir de janeiro de 2014, o acesso a verbas da União ou a financiamentos de instituições financeiras da administração pública federal destinados ao saneamento básico estará condicionado à existência do plano. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 609 municípios já haviam elaborado seus planos de saneamento. O plano contempla o planejamento de longo prazo para investimentos em obras de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Também prevê um diagnóstico da situação, metas de curto, médio e longo prazos para a universalização do saneamento, programas e ações necessários para atingir os objetivos identificando as fontes de financiamento e mecanismos para a avaliação da eficiência e eficácia das ações programadas. As informações são da Agência Brasil.

03 Nov 2013 - 19:45h

Segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram realizadas no país, em 2013, 59 eleições suplementares - o número é considerado o maior da história. Além destas, outras 18 estão marcadas para novembro e dezembro. No total, serão 77 somente neste ano. De acordo com o Uol Notícias, as eleições suplementares são realizadas quando um prefeito eleito é afastado em definitivo pela justiça e uma nova votação direta é marcada. Até então, o ano de 2009 tinha sido o com o maior número de votações suplementares com 70 novas eleições. O Sudeste é a região com maior quantidade de eleições suplementares. São 24 municípios com novas eleições marcadas. Em seguida, vem o Sul (21). Para o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz maranhense Márlon Reis, o grande número de novas eleições se deve à aplicação de duas leis de iniciativa popular: contra a compra de votos, de 1999; e a Lei da Ficha Limpa, de 2010. Reis também citou o maior rigor do Judiciário como causa para realização da quantidade significativa de eleições suplementares. Os custos de cada eleição variam de acordo com o município, levando em conta a quantidade de eleitores e dificuldade de comunicação e acesso. Segundo o TSE, o “custo do voto” varia entre R$ 2 e R$ 3.

03 Nov 2013 - 19:15h

De acordo com dados do Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Bahia foi o quarto estado brasileiro com o maior número de homicídios em 2012 com 40,7 por 100 mil habitantes. O número está acima da média nacional, que foi de 25,8. Em comparação com 2011, o estado registrou aumento no número de mortes consideradas violentas - 38,7 homicídios por 100 mil habitantes. No país, o número de assassinatos em 2012 (50.108 homicídios) foi o maior desde 2008. 47.136 foram homicídios dolosos, 1.810 assaltos seguidos de morte e 1.162 lesões corporais seguidas de morte. De acordo com o levantamento, as cinco primeiras posições da lista são ocupadas por estados do Norte ou Nordeste, a exemplo de Alagoas, que encabeça a relação com 61,8 homicídios por 100 mil habitantes. A lista segue com os estados do Pará (44) e Ceará (42,5). Sergipe, com 40 mortes, ficou na quinta posição.