Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Pessoas com deficiência e carentes podem ter assentos gratuitos em voos (Foto: Reprodução).

Por meio de recomendação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), as linhas aéreas Azul, Avianca, TAM, Trip e Gol terão de reservar, no mínimo, dois assentos por voo, que tenha como partida ou destino o estado da Bahia, para uso gratuito por pessoas com deficiência e comprovadamente carentes. A medida visa garantir a mobilidade interestadual da pessoa com deficiência. De autoria do procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, a recomendação tem por base a Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994, que estabelece que “é concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual”. Na recomendação, o MPF requer, ainda, que as empresas promovam ampla divulgação dos requisitos necessários para que os usuários possam usufruir da reserva dos assentos, bem como a veiculação do procedimento a ser seguido.

Macaúbas: 71% da população reprova a administração de Zezinho 618 eleitores foram entrevistados entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2014. (Foto: Reprodução).

Uma pesquisa realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2014 fez um levantamento atual do cenário da política macaubense. O levantamento realizado pela Gasparetto Pesquisas e Estáticas, obtido pelo site Brumado Notícias, apontou que 71,8% da população local rejeita o governo de José João Pereira (PSB), o Zezinho. Aposta do ex-prefeito Amélio Costa (PT), o Amelinho, - atualmente rompidos politicamente - Zezinho não consegue alavancar a administração do município e sofre com a rejeição e a falta de apoio popular. Segundo a pesquisa, apenas 11,6% dos macaubenses consideraram a administração positiva, sendo que o prefeito tem uma média de 5,7 pessoas avaliando negativamente para cada uma que avalia positivamente. A Gasparetto Pesquisas e Estáticas realizou o levantamento visando o pleito municipal de 2016, em que o nome do empresário e ex-candidato a prefeito, Róbinson Nunes (PP), o Robinho, aparece na preferência do eleitorado.  Na espontânea, o pepista aparece com 18,1%, seguido por Amelinho (7%) e Zezinho (3,7%). Na estimulada, quando cita os nomes dos prováveis candidatos, Robinho dispara com larga vantagem entre os concorrentes, liderando com 50,3%. Já Amelinho aparece com 29,3% e Zezinho com 8,7%. 618 eleitores foram entrevistados.

Anatel amplia direitos de usuários de telefonia, internet e TV por assinatura

A partir de julho, o Brasil terá novas regras para telefonias fixa e móvel, internet e TVs por assinatura. Facilidades para o cancelamento dos serviços, a pedido dos próprios clientes, e o bloqueio da linha de forma mais automática, com prazo máximo de dois dias, estão entre os benefícios previstos por portaria publicada pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União. As novas regras também fixam validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas, cabendo às empresas informar aos clientes a data de expiração dos créditos. No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem faturas mais detalhadas. Com a portaria, a Anatel visa ampliar direitos dos usuários dos serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Vereador Alessandro Lôbo luta em prol do idoso (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Alessandro Lôbo (PSL), dará entrada, na sessão desta segunda-feira (10), na indicação de nº 006/2014, que solicita a reformulação do Conselho Municipal do Idoso e a criação do Fundo Municipal do Idoso. Criada em 2008, a Lei Municipal que instituiu o Conselho do Idoso está defasada e, segundo Lôbo, precisa ser atualizada e adequada às novas necessidades dos idosos que residem no município. Para o vereador, também é necessária a criação do Fundo Municipal do Idoso. “Nossa população de idosos cresceu e se faz necessário que voltemos nossas atenções para esse segmento a fim de oferecermos uma vida de qualidade e garantia de seus direitos. Como médico geriatra posso afirmar que o envelhecimento saudável se dá com atividades prazerosas, dieta saudável e uma convivência social estimulante, conjunto de fatores que elevam a autoestima e a autoconfiança dos idosos, preservando sua independência física e psíquica”, pontuou o vereador.

Brumado: Servidores da Uneb paralisam atividades (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau - SINTEST/BA decidiu paralisar as atividades da categoria. As universidades estaduais permanecerão com os portões fechados até o dia 14 de março. Os técnicos administrativos das universidades estaduais da Bahia reivindicam aprovação do plano de carreira da categoria, reajuste salarial, aumento de valor do Auxílio Alimentação, e pagamento da URV. Para os servidores, sem a regulamentação da Lei nº 11.375, que reestrutura as carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário, eles não podem usufruir de direitos, como a promoção e progressão na carreira e, consequentemente, o aumento da remuneração. Segundo a categoria, em 2013, os servidores do estado só receberam aumento de forma fracionada, já no segundo semestre do ano. Os demais servidores das universidades estaduais da Bahia também são solidários aos técnicos administrativos. Em Brumado, os servidores da Uneb estão paralisados.

Brumado: DNIT inicia recapeamento no centro comercial (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de recapeamento asfáltico do centro comercial foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (10), na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. A obra é de responsabilidade de uma empresa que presta serviço para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). O recapeamento no local seria realizado antes do carnaval, mas, por causa da montagem do circuito, as obras foram adiadas. Um engenheiro que acompanha as atividades solicita aos proprietários de veículos e aos comerciantes que não deixem carros estacionados à noite no percurso entre a Travessa Teixeira de Freitas, passando pelas Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira, seguindo pela Rua Coronel Tibério Meira e nas Avenidas Dr. Antônio Mourão Guimarães e Centenário. O perímetro dentro da cidade interliga a BR-030 às BA-148 e BA-262. Após o recapeamento, o DNIT também realizará a sinalização horizontal nas vias adjacentes.

Brumado: HPMN não conta com serviço de tomografia (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN) não conta com a realização de exames de tomografia. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, informou que, para atender a demanda, a Secretaria firmou convênio com uma clínica particular da cidade, que atende de segunda a sexta-feira. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, no último final de semana, uma paciente precisou fazer uma tomografia devido a uma grave lesão sofrida na cabeça, mas a clínica não estava funcionando. A mulher teve de ser encaminhada para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde foi atendida. O secretário declarou que o município está buscando firmar parcerias para adquirir o equipamento.

Brumado: Comerciante passa mal em motel com duas mulheres (Foto: Washington Tiago).

Um comerciante teve que ser socorrido pelo Samu 192 dentro de um motel à margem da BA-148, em Brumado, na tarde da última sexta-feira (07) após passar mal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o comerciante estava acompanhado de duas mulheres. O homem, que é ambulante, trabalhou durante o dia na feira livre da cidade e, depois do almoço, seguiu para o local. A nossa reportagem não teve acesso ao laudo médico do paciente, mas o mesmo ficou algumas horas em observação antes de ser liberado.

Brumado: Agentes de endemias continuam paralisados e agentes de saúde podem aderir à paralisação (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os agentes de endemias de Brumado continuam de braços cruzados. A paralisação teve início na última quinta-feira (06). Uma comissão da categoria esteve com o secretário de Saúde Cláudio Feres apresentando uma série de reivindicações, as quais não foram aceitas. Feres considerou a paralisação irregular e sem procedência. Ainda nesta semana, a pasta pode enfrentar outra crise, pois os agentes municipais de saúde também ameaçam parar as atividades caso suas reivindicações não sejam atendidas. Dentre elas o repasse de verba no valor de R$ 1.014 para cada agente. O mesmo valor foi reivindicado pelos agentes de endemias. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário declarou que o recurso negado aos agentes será utilizado para compra de um veículo e equipamentos para o setor de endemias.

Brumado: SineBahia oferece cursos de qualificação profissional gratuitos (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, o SineBahia está oferecendo cursos de qualificação profissional gratuitos. São cursos para Pintor de Obras (acima de 18 anos, desempregado, e ter concluído até a 4ª série do ensino fundamental); Armador de Ferragens (acima de 18 anos, desempregado e ensino fundamental completo); e Culinária (acima de 18 anos, desempregado, e ensino fundamental completo). As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de março. Os interessados devem procurar o SineBahia com os seguintes documentos: CTPS, RG, CPF, comprovante de residência e número do PIS/NIS. As vagas são limitadas. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1743.

Asas Livres retorna a Brumado em Abril no Juntos e Misturados

No dia 19 de abril deste ano você tem um encontro marcado com a alegria. O espaço de festas Planet Show II irá ser palco do show Juntos e Misturados, que conta com três atrações de peso: Iord City, Asas Livres e Ê Paixão. Garanta já seu kit com camisa, pulseira e ingresso. Além da pista, a festa terá camarote Open Bar. Você não vai ficar de fora dessa, não é? O show tem início a partir das 16h.

Brumado: Vendedora de cosméticos foi agredida com talhadeira no dia das mulheres A briga aconteceu no Bairro Jardim Brasil, em uma residência próxima à escola municipal Sheila Barreto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma vendedora de cosméticos foi conduzida em estado grave pelo Samu 192 para o Hospital Professor Magalhães Neto na manhã do último sábado (08). Ela estava bastante machucada e com muito sangramento na cabeça. O Samu foi solicitado por uma guarnição da polícia militar que, ao chegar ao local, encontrou a suposta agressora e uma talhadeira de 60 centímetros, utilizada na agressão.  A agressão aconteceu no Bairro Jardim Brasil, em uma residência próxima à escola municipal Sheila Barreto. A mulher apontada como agressora foi encaminhada à delegacia. Em depoimento, ela disse que a própria vítima se machucou. Apesar disso, a mulher foi autuada em flagrante pela tentativa de homicídio. A vítima permanece internada na unidade de saúde. A polícia investiga o que teria motivado a agressão.

Brumado: Senac oferece curso de Libras

Um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Brumado. O curso terá carga horária de 100 horas e níveis básico e intermediário. Sob a orientação dos instrutores Heleno Moura e Cinara Moura, as aulas acontecerão no Colégio Nice Públio, onde as inscrições poderão ser realizadas até sexta-feira (14). Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de R$ 30 e apresentar os seguintes documentos: xerox de RG, CPF e comprovante de residência. O curso terá duração de 2 meses e meio com duas turmas (uma do básico e uma do intermediário) nos horários: das 18h30 às 22h (segunda, quarta e sexta - início previsto para 17/03) e das 18h30 às 22h (terça, quinta e sábado - início prevista para 18/03). As vagas são limitadas.

Vacinação contra HPV começa em todo o país (Foto: Reprodução).

A vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, terá início hoje (10) em todo país. Meninas com idade entre 11 e 13 anos serão imunizadas. Segundo orientação do Ministério da Saúde, a primeira dose será oferecida nas escolas, públicas e particulares, mas a vacinação também pode ser realizada em postos de saúde. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção - a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira. De acordo com a Agência Brasil, o câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

Brumado: Julgamento de acusado de tentativa de homicídio foi marcado para terça (11) (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na próxima terça-feira (11), às 08h20, será realizado o julgamento do réu Renato Maximiniano Serafim da Silva, acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, Manoel Messias da Silva Ribeiro. No dia 22 de agosto de 2012, o acusado, juntamente com dois adolescentes, compareceu à residência da vítima, atingido a mesma com vários disparos. Na época, segundo investigação da polícia, Renato mandou que os adolescentes “estourassem os miolos” de Manoel. Após os disparos, os três indivíduos fugiram e a vítima foi socorrida pelo Samu 192. De acordo com a denúncia, o acusado mandou os adolescentes atirarem em razão de uma dívida de droga envolvendo a namorada da vítima, conhecida como Mulher Aranha. O acusado encontra-se preso em Salvador, mas o julgamento ocorrerá na comarca de Brumado.

Livramento de Nossa Senhora: Desembargador Lourival Trindade cotado para presidir o TRE-BA O jurista assumiu o cargo no TJ-BA no dia 23 de janeiro de 2008. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O desembargador Lourival Almeida Trindade, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, está cotado para assumir a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Membro da primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Trindade assumiu o cargo no dia 23 de janeiro de 2008. A sessão plenária do TJ para a escolha acontecerá na próxima quarta-feira (12), quando, além de Lourival, as desembargadoras Ivete Caldas e Heloísa Grandim também estarão no páreo para assumir a corte eleitoral baiana. O eleito vai assumir o cargo após o término do biênio da desembargadora Sara Brito ocorrido na última quinta-feira (06). A vice-presidente do TRE, desembargadora Maria do Socorro Barreto, também deve disputar a vaga de presidente.

Brumado: Dete do acarajé ganha aniversário surpresa no dia das mulheres A tradicional baiana completou 66 anos na última sexta-feira (07). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A baiana Dete do Acarajé completou 66 anos na última sexta-feira (07) e as filhas resolveram fazer uma surpresa para a matriarca. Na noite de sábado (08), clientes, amigos e familiares cantaram os parabéns para a baiana em praça pública, em seu quiosque, na Praça Armindo Azevedo. Ao som do cantor Tote Lima, a baiana recebeu os cumprimentos dos presentes. Emocionada e recordando a perda da filha ocorrida em 2013, Dona Dete chorou e agradeceu pela homenagem. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a família deixou uma mensagem para a baiana. “Escolhemos fazer a surpresa em praça pública um dia depois para aproveitar e homenagear também a todas as mulheres pela passagem do seu dia. Através dessa guerreira cantamos o nosso parabéns a toda as batalhadoras que no dia a dia não abaixam a cabeça diante das adversidade da vida, mas que lutam em prol de si, da família e do bem comum. Saiba, Dona Dete, que a senhora é um modelo de inspiração que queremos copiar, sempre alegre, carismática e cheia de vaidade, que busca sua independência com muito trabalho e dedicação. A todas as mulheres nossa homenagem pela passagem do dia internacional da mulher. Mãe, pedimos que Deus lhe abençoe sempre e que lhe dê muitos anos de vida, saúde, paz e disposição para continuar oferecendo aos brumadenses as delícias da nossa culinária. Parabéns, dos filhos, netos e sobrinhos e de toda a família”. Após a surpresa, a baiana ainda teve uma pequena festa em sua residência.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aumenta número de escolas em tempo integral no país Em Brumado, a integralidade no ensino público foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A pedido dos pais, as escolas do país estão ampliando a jornada e se adequando ao modelo de ensino em tempo integral. Neste ano, muitas escolas ampliaram a jornada ampliada. Em Brumado, a integralidade no ensino público foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Para os pais, a mudança traz mais segurança para as crianças, que, ao invés de ficarem nas ruas, ficam nas escolas fazendo uma série de atividades. Em geral, o projeto de ensino integral inclui atividades artísticas, esportivas, lúdicas, além de prezarem pela boa alimentação.

Vitória da Conquista: Homem aparece vivo no próprio velório e surpreende família João Marcos apareceu no próprio velório para falar que estava vivo. (Foto: Blog do Anderson).

Parentes e amigos de João Marcos Ribeiro, de 60 anos, tomaram um susto neste sábado, 8, quando realizavam o velório dele em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O velório acontecia na residência da família, na rua Santa Rita, quando o "falecido" apareceu. A confusão aconteceu porque um dos filhos de João o confundiu com outro defunto no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, após ter recebido a falsa notícia de que o pai teria morrido em um acidente te trânsito. Familiares informaram que ficaram sabendo da "morte" de João na sexta-feira, 7, mas que, apesar de um dos filhos dele ter reconhecido o copo no necrotério, desconfiaram do defunto após a barba e o bigode terem sido retirados para o enterro. Quando chegou ao "próprio velório", surpreendendo a todos, João disse que não havia sofrido nenhum acidente e que, esse tempo todo em que esteve fora de casa, estava trabalhando. O corpo que estava no caixão ainda não foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e retornou ao IML. Informações do Jornal A Tarde.

Marquinho Viana debate investimentos com vereadores de Ituaçu (Foto: Divulgação).

Em Ituaçu, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou de um encontro com todos os vereadores da Câmara Municipal. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre os investimentos que conseguiu trabalhando em conjunto com o prefeito da cidade em prol da mesma. O deputado também recebeu novas demandas dos vereadores para beneficiar as comunidades que representam.

Brumado: Vem aí a 3ª Cavalgada da Fazenda Lamarão O evento será realizado no dia 13 de abril. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Atenção, você que é amante de montaria, no dia 13 de abril será realizada a 3ª Cavalgada da Fazenda Lamarão, em Brumado. O ponto de encontro será na Avenida Centenário, em frente à Brumauto. Em seguida, os participantes seguirão pelo centro comercial, passando pelo Bairro Apertado do Morro, com destino à Fazenda Lamarão, onde o cantor Ed Rossi e a dupla Rogério Nunes e Nilmar se apresentarão. Os participantes da cavalgada ainda poderão saborear um delicioso churrasquinho no local. As camisas custam R$ 40. Para esclarecimentos de eventuais dúvidas, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Grávida de sete meses sofre eclampsia e morre com o bebê no HPMN Vanessa Pereira, 32 anos, vinha sofrendo nos últimos dias com pressão alta, mas não resistiu e veio a óbito no Hospital Professor Magalhães Neto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vanessa Pereira, 32 anos, natural do Sitio São José, comunidade rural de Brumado, morreu na manhã desta sexta-feira (07) vítima de eclampsia no Hospital Professor Magalhães Neto. Familiares relataram ao site Brumado Notícias que Vanessa estava grávida de sete meses e vinha sofrendo nos últimos dias com pressão alta. Ela passou mal e foi levada à unidade de saúde durante a madrugada de sexta (07). No local, foi constatado que a gestante estava com a pressão alterada, precisando ficar em observação. Nas primeiras horas da manhã, a gestante não resistiu e veio a óbito. O bebê, do sexo masculino, também morreu. Vanessa era mãe de uma criança de cinco anos de idade e residia na Rua Marques dos Santos, no Bairro Dr. Juracy, onde o corpo foi velado durante o dia. À noite, o funeral aconteceu no Sítio São José. O corpo foi sepultado neste sábado (08).

Brumado: Subway comemora 01 ano com promoção e som ao vivo O fast food ficou lotado durante todo dia e a promoção fez um mega sucesso. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ontem (07), o Subway completou um ano desde que foi inaugurado em Brumado. Um ano alimentando os brumadenses com sanduíches e refeições saudáveis. Para comemorar, a rede de fast food lançou uma promoção incrível: na compra de um sanduíche, o cliente ganhava outro totalmente de graça. Além da dobradinha, teve som ao vivo do cantor Bruno Caíres no local. O restaurante ficou lotado durante todo dia e a promoção fez um mega sucesso. Quer uma refeição rápida e saudável? Então, passe no Subway e escolha o seu sanduíche ou a sua salada preferida. Em Brumado, o Subway fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite. O telefone é (77) 3453-1473.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado entre as cidades menos violentas do interior da Bahia Os números divulgados no Diário Oficial do Estado foram comemorados pelo delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coorpin. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No Diário Oficial da Bahia, edição de hoje (08), foi divulgada a estatística de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do estado. De acordo com os números, a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) referente à Brumado, a qual compreende 21 municípios, é uma das menos violentas do interior. Em termos estatísticos, a área perde apenas para a AISP Seabra. Segundo o coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Leonardo Rabelo, a polícia local irá lutar para baixar ainda mais os índices da criminalidade na cidade. “No ano passado, ocorreram 20 crimes violentos letais intencionais no município de Brumado. Este ano, já no terceiro mês, não houve qualquer ocorrência. Esperamos que seja um ano de paz”, disse o delegado.

Arquivo