Achei Sudoeste
Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou Antônio Cosme Silva, ex-prefeito da cidade de Encruzilhada; Juarez Dias Silva, ex-presidente da comissão de licitações; a empresa Esquadro Engenharia Ltda e seu representante legal, Carlos Eduardo Carvalho de Góes Filho, por improbidade administrativa. Os réus da ação proposta pelo MPF são responsáveis pelo mau uso de 204 mil reais da Saúde. No ano de 2001 foi firmado um convênio entre o município de Encruzilhada e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no qual a Fundação repassou recursos no valor de 204 mil reais para que fossem feitas obras de melhoria sanitária em 183 unidades domiciliares. O ex-gestor forjou a licitação para execução das obras para que a empresa Esquadro Engenharia fosse a vencedora do procedimento, com um contrato de mais de 400 mil reais, valor que seria o dobro do estimado. Conforme relatórios técnicos da Funasa, ficou constatado, ainda, que a empresa de engenharia não executou todas as obras do contrato, configurando o mau uso do dinheiro público. A sentença, proferida no último dia 9, condenou Antônio Cosme Silva e Juarez Dias Silva à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por 5 anos, proibição de contratar com o poder público por 10 anos, além de multa no valor de 100 mil reais e ressarcimento integral do dano para o primeiro. Com relação à Esquadro engenharia e seu representante, também houve a proibição de contratação com o poder público por 10 anos, reparação do dano e multa de 10 mil reais, além da suspensão dos direitos políticos de Filho por 5 anos. Todas as sanções aplicadas estão previstas na Lei 8.429/92.

Pesquisa aponta crescimento no índice de aprovação do governo Dilma Rousseff A avaliação positiva subiu seis pontos percentuais e passou de 37% em setembro para 43%. (Foto: Reprodução).

Em pesquisa recente encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (13), a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff (PT) subiu seis pontos percentuais e passou de 37% em setembro para 43%. Dos entrevistados, 8% consideraram o governo ótimo e 35%, bom. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, entre 23 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Mesmo com o aumento na aprovação, o governo Dilma não retomou os maiores índices registrados no começo deste ano: em março, a avaliação positiva foi de 63%; em julho atingiu 31% e, em setembro, passou para 37%. O percentual de eleitores que considerou o governo "ruim" ou "péssimo" oscilou entre 22% e 20%. 9% acharam ruim e 11%, péssimo. Consideraram a administração Dilma como "regular" 35% dos eleitores. Já a aprovação pessoal da presidente se manteve estável - passou de 54% para 56% e oscilou dentro da margem de erro. Os que desaprovam a maneira da presidente governar somaram 36% em novembro contra 40% em setembro.

Caetité: Sindicato dos Mineradores denuncia vazamento de urânio na INB A diretoria do Sindmineradores ainda denunciou a baixa produção na unidade industrial onde ainda impera uma crise ambiental e trabalhista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De acordo com denúncia do Sindicato dos Mineradores, teria havido mais um vazamento de urânio nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), unidade de Caetité, no sudoeste da Bahia. A entidade informou ao site Brumado Notícias que a INB conseguiu esconder um acidente no TQ 1402, maior tanque de estocagem do sistema de produção de concentrado de urânio, que há mais de um mês estaria encharcando o solo com licor radioativo. Outro vazamento teria sido detectado na última quinta-feira (12), conforme a denúncia, em um reservatório de rejeitos de altíssima concentração de urânio na área 170, onde se realizam atividades de precipitação, filtração, secagem e entamboramento do minério. A área é a mesma que foi parcialmente interditada em julho de 2011 pelo Ministério Público do Trabalho e MTE, devido à irregularidades. Para o Sindmine, o balanço de 2013 para o Programa Nuclear Brasileiro é degradante. Além do vazamento de licor radioativo, o Sindicato denunciou a vazão de contaminantes químicos, supressão de vegetação e baixa produção na unidade industrial de Caetité, onde, ainda segundo a entidade, impera uma crise ambiental e trabalhista.

Genivaldo Guimarães: “Justiça Eleitoral tem que ser firme e impenetrável à corrupção” O discurso do magistrado foi o mais comentado durante a inauguração do Fórum Eleitoral nesta sexta-feira (13). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O discurso do juiz Genivaldo Alves Guimarães, foi o mais comentando durante a inauguração do Fórum Eleitoral, em Brumado, na manhã desta sexta-feira (13). Em sua fala, o magistrado falou dos esforços que foram empenhados para construção do prédio e dá satisfação em ter um espaço exclusivo para atendimento da população, vez que por vários anos a justiça eleitoral funcionou em uma pequena sala reservada na justiça comum. “A construção do prédio possibilitará que a justiça eleitoral desempenhe com maior estímulo, entusiasmo e eficiência as suas funções”, disse Guimarães, ressaltando o papel da justiça eleitoral em garantir o acesso da população às urnas. Durante o discurso, o magistrado falou amplamente sobre corrupção, enfatizando que cabe à justiça eleitoral “manter-se firme e impenetrável à corrupção para dar maior efetividade às normas constitucionais, garantindo que os eleitores possam escolher seus representantes não seduzidos por promessas ou troca de favores”. Guimarães destacou ainda a necessidade de que haja no país instituições eleitorais que aumentem a transparência da responsabilidade e facilitem aos cidadãos recompensar ou punir os responsáveis. “Precisamos de condições morais e econômicas para que o serviço público usufrua de respeito, assim como de recompensas materiais apropriadas”, completou. Guimarães também falou sobre a importância do voto como único mecanismo que os eleitores possuem para escolher um governo melhor, já que a justiça eleitoral não tem esse papel.

Fórum Eleitoral de Brumado é inaugurado Há três meses aberto ao público, a sede do órgão foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (13). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Embora estivesse há três meses aberto ao público, foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira (13) o novo fórum sede do Cartório Eleitoral de Brumado. A cerimônia contou com a presença da Juíza Leonor da Silva Abreu, do Juiz Genivaldo Alves Guimarães, de autoridades políticas locais e sociedade civil, além dos juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Estes destacaram a importância de mais um fórum próprio para a Justiça Eleitoral e para o fortalecimento da democracia. O Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Josevando Andrade, chamou a atenção para a qualidade da obra. “Achei muito interessante a qualidade da obra, a construção é muito boa. A cidade é boa, é polo de informática, merecia uma obra desse tipo”, enfatizou o magistrado.

Fórum Eleitoral de Brumado é inaugurado Autoridades políticas da região prestigiaram a inauguração do Fórum Eleitoral. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Juiz Ouvidor do TRE-BA, Cássio Miranda, e o Juiz membro do Tribunal pela classe dos advogados, Maurício Kertzman, também estiveram presentes. Na oportunidade, Kertzman disse que a estrutura irá possibilitar maior efetividade na prestação do serviço jurisdicional. “Brumado engloba três cidades e com certeza esse novo fórum vai possibilitar mais estrutura, mais eficiência no serviço. O fato de ter um prédio próprio faz com que facilite a tramitação dos processos para os advogados”, reiterou. O Cartório atende 63.314 eleitores, compreendidos entre os municípios de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. 

Fórum Eleitoral de Brumado é inaugurado O Cartório atende 63.314 eleitores, compreendidos entre os municípios de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com cerca de 263 metros quadrados, o novo Fórum Eleitoral vai operar com dez cômodos que incluem área reservada para a armazenamento de urnas; arquivo; cartório; sala do juiz com banheiro; sala dos equipamentos de rede e parte elétrica; dois banheiros privativos para os servidores; cozinha; dois banheiros para o público; além de sala para atendimento ao público. As instalações do prédio são dotadas de acessibilidade como corrimão e rampa de acesso para o público com deficiência ou mobilidade reduzida.

Lagoa Real realiza I Seminário Cultura da Palma Forrageira O vice-prefeito Santo Batista (PR) e o secretariado representaram o município no evento. (Foto: Divulgação).

O I Seminário Cultura da Palma Forrageira foi realizado pela prefeitura no município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. O evento também foi organizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), de Guanambi. O objetivo do seminário é capacitar e mobilizar o produtor rural para o aprimoramento do sistema de produção da palma, com vistas ao melhoramento no manejo e diminuição do risco de introdução, estabelecimento e disseminação de pragas na cultura da palma forrageira. Durante o evento, estiveram presentes o vice-prefeito do município, Santo Batista (PR), o secretariado municipal de diversas lideranças políticas da região.

Ibope: Apenas 26% dos baianos consideram governo Wagner ótimo ou bom Quanto ao nível de confiança no petista, 46% dos entrevistados demonstraram opinião positiva. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (13), metade dos baianos aprova a atuação do governador Jaques Wagner (PT). Porém, apenas 26% consideram a gestão do petista como ótima ou boa. O estudo foi realizado entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro em todos os estados brasileiros. No gráfico comparativo, o líder do Executivo baiano aparece com a 9ª pior apreciação. Já na tabela de aprovação, ele é o 13º com melhor desempenho. Quanto ao nível de confiança no petista, 46% dos entrevistados demonstraram opinião positiva.

Brumado: Primeiro dia de FEMP-B classifica cinco artistas para a final Nesta sexta-feira (13), mais 10 apresentações serão realizadas, e mais cinco artistas se classificarão para a final. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última quinta-feira (12) teve início a segunda edição do Festival de Música Popular - Brumado (Femp-B). Dez cantores passaram pelo palco da Praça Coronel Zeca Leite na noite de ontem. O primeiro artista a se apresentar foi o brumadense Arlindo Palvinthay, que cantou a música Trem da Espera. Em seguida, Duda Rodrigues, natural de Paulo Afonso, comoveu os presentes com a canção Jhonny Black Power. Brena Gonçalves, de Ilhéus, cantou e encantou com Bastidores da Estrela. Já o cantor Achiles Neto, de Vitória da Conquista, cantou Agonília. Também representando o município, Joab Paiva se apresentou cantando Devaneios; seguido por Saulo Fagundes, de Serra Dourada, que cantou Canção da Solidão Maior. O Trio Muiraquitã, de Americana, brilhou com a canção Lendas Brasileiras. De São Paulo, Wander Bêh se apresentou com Réquiem nº 2 - Ballet Bandido. Por fim, Ana Revenster, mais uma candidata de Brumado, cantou Ei Moço!, seguida do último candidato, Nano Viana, de Vitória. Cinco artistas se classificaram para a grande final, que acontece neste sábado (14). São eles: Arlindo Palvinthay, Brena Gonçalves, Achiles Neto, Wander Bêh e Nano Viana. Nesta sexta-feira (13), mais 10 apresentações serão realizadas, e mais cinco artistas se classificarão para a final.

Banco Central vai lançar 9 moedas comemorativas da Copa do Mundo Após o lançamento, as moedas poderão ser compradas no site do Banco do Brasil ou nas representações regionais do BC. (Foto: Reprodução).

No dia 24 de janeiro de 2014, o Banco Central (BC) vai lançar uma série de moedas em comemoração à Copa do Mundo. Ao todo, serão nove moedas especiais: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel - liga metálica de cobre e níquel. A moeda de ouro faz alusão à taça da Copa do Mundo e ao momento do gol. Uma das moedas de prata apresenta o mascote oficial do campeonato, o tatu Fuleco, e a outra homenageia as 12 cidades-sede da competição. Já as moedas de cuproníquel compõem a série Jogadas do Futebol, que retrata lances típicos do esporte. Também deverá ser comercializada, a partir de março, uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel. A moeda de ouro, com valor de face de R$ 10, vai custar R$1.180. A tiragem inicial será de 2.720 e pode chegar ao máximo de 5 mil moedas. Cada moeda de prata, com valor de face de R$ 5, será vendida a R$ 190, com tiragem inicial de 12 mil e máxima de 20 mil moedas. As moedas de cuproníquel vão custar, cada uma, R$ 30, com valor de face de R$ 2. A tiragem inicial será 7,4 mil, mas pode chegar ao máximo de 20 mil moedas. Após o lançamento, as moedas poderão ser compradas no site do Banco do Brasil ou nas representações regionais do BC. As informações são do Uol.

Brumado: UBS do Bairro Olhos D'Água intensifica campanha contra dengue com gincana popular Moradores da localidade estão unidos para combater o mosquito transmissor da doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivaneide Neves, localizada no Bairro Olhos D’água, em Brumado, realizou uma gincana na localidade com o objetivo de conscientizar a comunidade contra a dengue. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador da UBS, Jônio Nader, falou sobre a campanha. Segundo ele, o trabalho de conscientização junto à comunidade acontece desde o início do ano, mas, para encerrar o ciclo de 2013, é realizado o Dia D de combate à dengue com ações como essa. Nader fez questão de frisar que a gincana representa apenas o fechamento de um ciclo, mas a campanha continua em 2014. O coordenador explicou que a campanha foi intensificada durante toda a semana, ao longo da qual foram promovidas visitas domiciliares, paródias, salas de espera, uma caminhada que movimentou o bairro, mutirões de limpeza, tudo com o intuito de chamar a atenção da comunidade e informar as pessoas sobre as formas de prevenção. “Precisamos nos unir para evitar que mais óbitos sejam registrados em Brumado”, afirmou Nader. A ação visa auxiliar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, evitando assim uma segunda epidemia da doença no município.

Arthur Maia defende criação da Universidade Federal do Sudoeste com campi em Brumado O deputado disse que continuará lutando para a instalação da Universidade, porque é uma necessidade que irá mudar a realidade da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Arthur Maia (SDD) falou sobre a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Segundo ele, a universidade deveria ter sido criada em 2011, quando foram criados os campi avançados da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Barreiras e em Vitória da Conquista. Na época, segundo Maia, a expectativa era de que também fosse criada em um futuro próximo universidades no oeste e no sudoeste do estado. Sobre o assunto, Maia chamou a atenção para o fato de que a universidade do oeste, que é a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com sede em Barreiras, foi criada, mas, ao invés de o Ministério da Educação (Mec) criar na sequência a do sudoeste da Bahia, criou-se a do sul do estado. O deputado afirmou que o Mec alegou que quis compensar a região, em razão de no sul o Índice de Desenvolvimento Humano estar bem abaixo da média. O deputado defende a criação da Universidade Federal do Sudoeste, que teria sede em Vitória da Conquista e campi em Brumado, Jequié, Guanambi e Itapetinga. “Estivemos várias vezes com representantes do Mec tratando desse assunto e vamos permanecer em 2014 vinculados a essa luta, porque é uma necessidade que irá mudar a realidade da região”, disse o deputado.  

Rio do Antônio: Deca diz que o município está passando pelo seu pior momento administrativo O ex-candidato a prefeito ressaltou que gostaria de ver a sua cidade em pleno desenvolvimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Analisando a atual situação política e administrativa do município de Rio do Antônio, o ex-candidato a prefeito, José Souza Alves (PV), o Deca, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que a cidade deveria ter uma estrutura bem melhor. Para ele, o momento é ruim e a atual administração está deixando a desejar em todas as áreas. “Gostaria que o município estivesse em pleno desenvolvimento e as pessoas pudessem ter mais acesso à prefeitura a fim de usufruir do poder público, mas infelizmente não é isso que está acontecendo”, disse o ex-candidato. Sobre as denúncias de compra de votos nas últimas eleições envolvendo o nome do atual prefeito, Humberto Célio Guimarães (DEM), Deca afirmou que a situação é absurda e que as pessoas deveriam ganhar as eleições com seu trabalho e sua luta. “Comprar a consciência dos eleitores é ridículo. E isso aconteceu muito nessas últimas eleições”, garantiu Alves. O ex-candidato a prefeito declarou ainda que, se houver justiça, a situação será revertida.

Deputado Arthur Maia encontra-se com lideranças políticas de Rio do Antônio em Brumado O parlamentar vem beneficiando o município com obras da Codevasf e do Dnos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No município de Brumado para prestigiar a inauguração do Fórum Eleitoral, o deputado federal Arthur Maia (SDD) encontrou-se no Hotel 3º Milênio com lideranças políticas do município de Rio do Antônio, que também estão na cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado falou sobre o trabalho que desenvolve junto ao município. Segundo ele, a cidade é carente e precisa de ajuda. Nesse sentido, Maia disse que tem auxiliado o município de Rio do Antônio através das obras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “Temos trazido para a região vários benefícios. O trabalho tem sido permanente”, completou ele.

Bahia, Goiás e um clube alemão estão interessados pelo lateral Norberto do América-RN O jovem lateral, natural de Brumado, defendeu o América nas ultimas quatro temporadas. (Foto: Argemiro Lima/NJ).

Destaque durante o Campeonato Brasileiro da Série B, o atleta brumadense Norberto Pereira Marinho Neto, de 23 anos, está sendo cotado por grandes times do país e até mesmo da Europa. Atualmente, o lateral direito joga pelo América de Natal. De acordo com o presidente do clube, Alex Pandang, o Bahia e o Goiás estariam interessados na contratação do jogador. Segundo o dirigente, Norberto ainda teria sido sondado por uma equipe da Alemanha. “Para mim, ele foi o melhor jogador do América-RN esse ano. Como o atleta se destacou, entendo que é normal o mercado se abrir”, disse Pandang em entrevista à Tribuna do Norte. O brumadense defendeu o América de Natal nas quatro últimas temporadas. Antes disso, nas categorias de base, Norberto atuou no Santos e, anos depois, passou um período no Cruzeiro. Em 2009, antes de chegar ao clube potiguar, defendeu o Bahia na temporada pela equipe sub-20.

Brumado: Confira as promoções do Supermercado Super Bom Preço O supermercado fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, 162. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7490.
Brumado: Avenida João Paulo I é restaurada de repente por conta de inauguração de Fórum Eleitoral Há tempos que a população cobrava providências com relação à reforma da via. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ainda nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), uma grande equipe foi mobilizada a fim de realizar uma restauração de emergência na Avenida João Paulo I, mais precisamente nas imediações do Fórum Eleitoral que será inaugurado hoje. Há tempos que os brumadenses cobravam providências com relação à reforma da via, mas somente agora, em função da solenidade de inauguração, a prefeitura resolveu realizar o serviço. O mototaxista José Cláudio disse ao site Brumado Notícias que o fechamento dos buracos no local só está acontecendo em função da inauguração. “Isso aqui é obra para autoridade ver. Eles querem fazer bonito para os juízes, mostrando uma cidade que não existe. Até placa informando que seria feita a recuperação asfáltica no local foi colocada de repente. Seria bom se todos os dias esses juízes aparecessem aqui no município; só assim nossas ruas seriam recuperadas mais rápidas”, ironizou José Cláudio.

Brumado: Caminhão arrasta fiação e deixa Bairro Parque Alvorada sem energia Ao perceber o que havia ocorrido, o motorista fugiu do local antes de ser notificado pela empresa de eletricidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por volta das 08h desta sexta-feira (13), um caminhão arrastou parte da fiação elétrica na Avenida Mestre Eufrásio e na Avenida João Paulo I, quase provocando a queda de um dos postes. O motorista não parou e os fios foram sendo puxados em efeito dominó. Até mesmo os fios das residências da região foram arrancados, deixando os moradores do Bairro Parque Alvorada sem energia. Ao perceber o que havia ocorrido, o motorista fugiu do local antes de ser notificado pela empresa de eletricidade. 

Brumado: Caminhão arrasta fiação e deixa Bairro Parque Alvorada sem energia O aposentado Adão Meira estava trabalhando em seu terreno quando parte da fiação quase caiu em sua cabeça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Assustados, os moradores saíram das residências com receio de que pudessem ser eletrocutados por conta dos fios que ficaram presos nos telhados. O aposentado Adão Meira estava trabalhando em seu terreno quando parte da fiação quase caiu em sua cabeça. “Tomei um grande susto. Fiquei com medo de sair de onde estava achando que podia levar um choque, mas corri quando vi um poste balançando. Achei que o mesmo iria cair”, disse o aposentado ao site Brumado Notícias. 

Brumado: Caminhão arrasta fiação e deixa Bairro Parque Alvorada sem energia Os moradores do Bairro Parque Alvorada estão sem energia elétrica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na Avenida João Paulo I, onde parte da fiação foi arrancada, está localizada a sede do Fórum da 90ª Zona Eleitoral, que será inaugurada na manhã de hoje (13). Apesar do incidente, o local não foi afetado e a solenidade ocorrerá normalmente.

Brumado: Abadás do pré-réveillon com Ivete Sangalo são lançados Os abadás da pista e camarote possuem cores vibrantes e desenho alegre, que representam a poderosa energia do verão e atendem aos novos parâmetros do mundo fashion.

A Só Legal Produções, produtora responsável pelo pré-réveillon de Brumado, lançou nesta quinta-feira (12) as camisas da festa. Elaboradas por uma consultora de moda, os abadás da pista e camarote possuem cores vibrantes e desenho alegre, que representam a poderosa energia do verão e atendem aos novos parâmetros do mundo fashion. Tudo especialmente pensado para essa grande ocasião. Além da rainha do axé, o pré-réveillon também será animado pela banda revelação do axé: Sem Limite da Bahia. Prepare-se para a maior festa da história de Brumado e região. Mega estrutura, atração de peso, e alegria garantida. Os foliões já podem adquirir a camisa e aguardar a contagem regressiva para essa mega produção. Adquira já a sua camisa nos vários postos de venda e garanta o seu lugar no maior pré-réveillon da região. Faltam só 17 dias!

Prefeitura de Vitória da Conquista tem contas rejeitadas O prefeito Guilherme Menezes de Andrade foi multado em R$ 5 mil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As contas da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, relativas ao exercício de 2012, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios nesta quinta-feira (12). O prefeito Guilherme Menezes de Andrade foi multado em R$ 5 mil, mas ainda cabe recurso da decisão. Entre outras irregularidades constatadas, a abertura de créditos adicionais suplementares, sem a existência dos recursos correspondentes foi a mais expressiva. Além disso, as contas apresentaram superávit orçamentário de execução de R$ 926.086,73. Divergência entre o saldo demonstrado nos extratos bancários e conciliações e o apresentado no Balancete de Dezembro/2012 e Balanços Financeiro e Patrimonial; relatório de Controle Interno não atendendo às exigências legalmente dispostas no art. 74, da Constituição Federal e art. 90 da Constituição Estadual e da Resolução TCM nº 1120/05; ausência de documentos exigidos e considerados essenciais pelas normas e Resoluções deste Tribunal também foram outras irregularidades apontadas pelo Conselheiro Fernando Vita. 

Brumado dá boas vindas à visitantes com árvore de Natal feita de material reciclável Na Avenida Avenida Lindolfo Azevedo Brito, portão de entrada da BA-148, já conta a decoração. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, portão de entrada da BA-148, em Brumado foi instalada uma árvore de Natal feita de garrafa pet. A decoração típica dessa época do ano visa embelezar a cidade e dar boas vindas aos visitantes que chegam ao município. A Vila Presidente Vargas também recebeu uma árvore semelhante e o enfeite também deve ser colocado na rótula de entroncamento entre a BA-262 e BR-030, sentido Brumado/Vitória da Conquista.  

Barra da Estiva: Deputado e prefeito supervisionam construção de barragem A obra é uma iniciativa do governo federal em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). (Foto: Divulgação).

Em atendimento à solicitação do deputado estadual Marquinho Viana (PV), o governador Jaques Wagner (PT) autorizou a construção de seis barragens no município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. A obra é uma iniciativa do governo federal em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que coordena o Programa Água para Todos. As obras visam contribuir para a universalização do acesso à água e atender as famílias da região, especialmente as da zona rural. O deputado e o prefeito da cidade fizeram uma visita ao canteiro de obras no intuito de supervisionar o andamento da mesma. O prefeito de Contendas do Sincorá também participou da visita à obra. 

Ivana Bastos acompanha governador na inauguração do Lacen em Guanambi O governo baiano ainda entregou 21 ambulâncias do Samu 192 para municípios da região. (Foto: Divulgação).

A unidade do Laboratório Central (Lacen), do município de Guanambi, no sudoeste baiano, foi inaugurada nesta quinta-feira (12) pelo governador Jaques Wagner (PT). Presente no ato, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) destacou a importância da unidade para a melhoria do atendimento à população no setor. “Essa unidade era muito esperada pela população e sabemos o quanto ela auxiliará na realização de diagnósticos. Ficamos muito satisfeitos com a prioridade que o Governo Estadual está dedicando à saúde na nossa região”, declarou a parlamentar. O governador também integrou 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Regional Guanambi, e 12 veículos para a regional de Bom Jesus da Lapa durante a cerimônia. Com a nova unidade em funcionamento, os moradores do sudoeste podem contar com mais infraestrutura para o atendimento na área da saúde. O laboratório vai atender à demanda de 21 municípios da região de Guanambi, com procedimentos e exames de análises clínicas. A obra está orçada em R$ 1,8 milhão. A unidade tem capacidade para atender 10.000 exames mês. 

Terceiro Milênio II será inaugurado no próximo dia 20 Beleza, conforto, qualidade e bem estar são características da rede hoteleira 3º Milênio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O novo empreendimento da rede hoteleira 3º Milênio, o Hotel Terceiro Milênio II, será inaugurado no próximo dia 20 de dezembro com som ao vivo. O novo hotel da rede está localizado na BR-030, Km 4, no anel rodoviário. Além dos serviços de hospedagem tradicionais, o 3º Milênio II conta com suítes amplas e confortáveis, área de lazer com piscina, sauna e parque infantil, restaurante, bar, academia e sala de eventos climatizada. Pelo porte e qualidade dos serviços prestados, o hotel já é referência no sudoeste baiano. Os hóspedes terão a garantia de um excelente atendimento, conforto, segurança, e variadas opções de lazer para dias de descanso e tranquilidade. Tudo em um espaço amplo, com infraestrutura que promete satisfazer todas as necessidades dos clientes em um só ambiente. A expectativa para inauguração é grande, pois o estabelecimento é imponente e impressiona pela sua magnitude, que mais parece um resort. Beleza, conforto, qualidade e bem estar são características da rede hoteleira 3º Milênio que serão mantidas e aperfeiçoadas no Terceiro Milênio II.

Brumado: Polícia intensifica ações de combate a roubos e assaltos no centro comercial Na noite de ontem (11), várias abordagens já foram feitas a carros e motos na Praça Armindo Azevedo e em outros logradouros. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com os festejos de final de ano e as festas que serão realizadas na cidade de Brumado neste mês de dezembro, as ocorrências de roubos e assaltos, principalmente no centro comercial, voltaram a aumentar. Exemplo disso foi o assalto que ocorreu na tarde da última quarta-feira (11), no correspondente bancário do Banco do Brasil. No intuito de inibir a ação dos assaltantes, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Major Berlink, iniciou uma série de ações preventivas no centro comercial e nas principais áreas da cidade. Na noite de ontem (11), várias abordagens já foram feitas a carros e motos na Praça Armindo Azevedo e em outros logradouros. A iniciativa da polícia deixou os comerciantes mais tranquilos, pois os mesmos ficavam bastante preocupados, especialmente no período do encerramento de expediente. As abordagens preventivas da polícia serão continuadas durante o restante da semana.

Brumado: Sessão extra que votaria reformulação administrativa foi cancelada Bancada de oposição solicitou mais tempo para analisar a documentação enviada pela poder executivo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A sessão extraordinária que havia sido convocada para a tarde desta sexta-feira (13) pelo presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), foi cancelada. O expediente extra votaria o projeto elaborado pelo Executivo, o qual visa à reformulação administrativa do município. Mesmo com o ofício de urgência, a mesa diretora e o líder do prefeito no Legislativo acataram o pedido da bancada de oposição, que solicitou mais tempo para analisar a documentação que apresenta a criação da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer; a transformação do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos em Superintendência de Trânsito; e propõe a criação de cerca de 100 cargos de confiança para suprir a demanda.

Brumado: Sessão extra que votaria reformulação administrativa foi cancelada Para o vereador José Ribeiro Neves (PT), há indicações no documento que são berrantes e que com certeza colocaria as contas do município em maus lençóis. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador José Ribeiro Neves (PT) afirmou que a bancada de oposição não é contra a reformulação, mas sim contra a maneira como a mesma está sendo proposta. Isso porque, segundo ele, a criação dos novos cargos possibilitaria ao prefeito aumentar os salários dos contratados sem precisar consultar o Legislativo. Outro argumento apresentado pelo vereador petista é que o prefeito encaminhou o projeto muito em cima da hora, sem que os parlamentares pudessem avaliá-lo de forma mais minuciosa. Com a decisão, os vereadores irão se reunir na tarde desta sexta-feira (13) apenas para debater o projeto. Somente na sessão da próxima segunda-feira (16) o mesmo será votado em sessão normal da Câmara. “Esse projeto muda completamente a estrutura, fracionando e criando despesas para o município. Precisamos de uma discussão mais ampla para aprovarmos ou não o projeto. Há indicações no documento que são berrantes e que com certeza colocaria as contas do município em maus lençóis”, destacou Neves.

Arquivo