Achei Sudoeste

12 Ago 2013 - 09:58h

12 Ago 2013 - 08:27h

O dia começou violento nesta segunda-feira (12) em Brumado. Após acompanhar levantamento cadavérico da sua sogra, Lucidalva Ramos Pires, o vendedor de tempero José de Souza Reis de 49 também se tornou vítima de assassinato. O homem estava chegando em sua casa, na Rua José Alvino Machado, no Bairro Baraúnas, quando foi morto. A esposa, conhecida como Vera Lúcia Muniz Ramos (PT), a Vera da Reciclagem - [candidata à vereadora em 2012] -, estava junto com ele e viu seu sobrinho aparecer, já com arma em punho, e disparar contra José. De acordo com Vera, o vendedor de tempero foi atingido por trás, na cabeça, e morreu na hora. Diante do que aconteceu, a palavra mais dita pela ex-candidata era ‘vingança’. “Se a justiça não der jeito nisso, eu vou me vingar com as próprias mãos”, esbravejava Vera diante do corpo do marido. A polícia acredita que os dois crimes – contra Lucidalva e José – tenham ligação com tráfico de drogas na cidade. Esse é o 16º homicídio registrado na capital do minério, o segundo somente nesta segunda.

12 Ago 2013 - 07:20h

A catadora de materiais recicláveis, Lucidalva Ramos Pires, de 69 anos, foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (12). A idosa estava na Rua Marquês de Caravelas, no Bairro Baraúnas em Brumado, e havia duas marcas de tiro na parte superior das suas costas. A Polícia informou ao site Brumado Notícias que era rotina da idosa sair no meio madrugada para catar latinhas para reciclagem. Ainda segundo os policiais, os disparos que atingiram a mulher foram ouvidos por volta das 3 horas da manhã. Com o crime a idosa se torna a 15ª vítima de homicídio do ano em Brumado.

11 Ago 2013 - 20:47h

Um grave acidente ocorreu na noite deste domingo (11) envolvendo um veículo da empresa Andrade Gutierrez e uma carreta. Os dois automóveis estavam na Avenida Centenário quando, segundo informações de testemunhas passadas ao site Brumado Notícias, colidiram frontalmente. A Kombi da Andrade Gutierrez estava em alta velocidade e o motorista, ao tentar ultrapassar outro veículo, perdeu o controle da direção, batendo então na carreta estacionada à margem da via. Ainda segundo testemunhas, o cinto de segurança não estava protegendo o condutor. Chamado ao local, o Samu 192 teve dificuldade para prestar os primeiros socorros, pois o homem ficou preso às ferragens e estava desacordado. Apresentando hematomas na região do tórax e sangramentos, o funcionário da empresa, ainda não identificado, foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia esteve no local para controlar o trânsito e fazer levantamento do ocorrido.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

11 Ago 2013 - 19:24h

Neste domingo (11), uma mulher acabou sendo vítima de uma bala perdida em Ituaçu, no sudoeste baiano. A bala foi proveniente de um fogo cruzado entre William Alves, 23 anos, fugitivo da delegacia da cidade de Barra da Estiva, e uma guarnição policial. William, ao perceber a presença de uma viatura da polícia militar, disparou diversos tiros contra a guarnição. Os policiais, lotados na 34ª CIPM, de Brumado, revidaram aos tiros do criminoso. Segundo informou o delegado titular de Barra da Estiva, Marco Torres, ao site Brumado Notícias, a mulher passou pelo local no momento do tiroteio, sendo então alvejada na perna. O projétil atingiu a artéria femoral, o que provocou a morte instantânea da vítima, de identidade ainda desconhecida. O delegado e uma equipe da Polícia Técnica da cidade de Brumado se deslocaram para a cidade de Ituaçu para averiguar a situação. Serão feitos testes de balística com o objetivo de descobrir de que arma de fogo saiu a bala. O fugitivo, de 23 anos e natural da cidade de Maracás, foi recapturado.

11 Ago 2013 - 19:00h

Danilo Brito Nery, mister Bahia 2013 e representante do estado no Mister Brasil, sofreu um grave acidente automobilístico no final da tarde de ontem sábado (10) e morreu. O jovem de 22 anos estava como passageiro no carro conduzido pela namorada (25 anos), um Agile, acompanhado de outra jovem de 24 anos e de uma criança de 3 anos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu por volta das 17h40, próximo à cidade de Riachão do Jacuípe, na BR-324. O veículo deles colidiu frontalmente com um Fiat Uno, e em seguida um Nissan Frontier também acabou se envolvendo na colisão. O forte impacto fez com que Danilo morresse na hora. A outra passageira e a criança tiveram ferimentos graves e foram levadas para um hospital da região. Já a namorada e condutora do carro não teve ferimentos. Os ocupantes dos outros dois veículos tiveram apenas ferimentos leves. O motivo do acidente ainda é desconhecido pela PRF.

11 Ago 2013 - 18:16h

Durante ronda de rotina no Bairro Baraúnas, em Brumado, na manhã deste domingo (11), uma guarnição do Pelotão Especial (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou dois suspeitos de terem participado do assalto e sequestro relâmpago realizado ontem, sábado (10), com a família de um empresário brumadense. Os soldados da Polícia Militar que participaram na operação narraram ao site Brumado Noticias que a dupla, ao avistar a viatura, tentaram fugir. Cada um estava em uma motocicleta, mas logo ambos foram alcançados e detidos. Durante a abordagem, os policiais ainda interceptaram uma ligação feita por um terceiro homem cobrando as joias e armas roubadas do empresário. Os dois suspeitos foram levados para delegacia e interrogados pelo delegado titular Romilson Dourado e as motocicletas foram encaminhadas ao pátio da 34ª CIPM. Para confirmar as suspeitas, as vítimas do assalto compareceram à delegacia e reconheceram os dois criminosos, declarando que ambos participaram da ação. Os dois – um menor, com 17 anos e João Paulo de Oliveira Santana, 18 – foram autuados e estão detidos.

11 Ago 2013 - 17:43h

Mesmo em cenário adverso para o setor em que atua, a empresa Magnesita Refratários S.A já registrou receita líquida recorde neste ano de 2013: R$ 642,7 milhões. Trabalhando com mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários e minerais industriais, a Magnesita aumentou em 2,1% sua renda bruta no segundo trimestre 2013 (2T13), comparando ao mesmo período em 2012 – 37,7% no 2T13 e 31,6% no 2T12. Os motivos para esse crescimento são o melhor mix de vendas para os clientes de siderurgia e industrial e também por ganhos de produtividade, incluindo a expansão na mina de Brumado, contou Octavio Pereira Lopes, CEO da Magnesita. “Essa melhora ressalta as vantagens competitivas e resiliência do modelo de negócios da Magnesita, permitindo que sejamos bem sucedidos em nossa estratégia comercial de garantir a liderança em mercados-chave, além de crescer em localidades onde ainda não atuamos de maneira efetiva”, completou o CEO. As informações são da Agência IN.

11 Ago 2013 - 16:45h

A Banda Calypso, comandada pelo casal Chimbinha e Joelma, almoçou em Brumado neste domingo (11), dia dos pais. Em turnê pela Bahia, o grupo tocou na cidade de Luís Eduardo Magalhães no último sábado (10) e vai se apresentar na cidade de Itambé, no sudoeste baiano, antes de viajarem para a cidade de Cabo Verde, na África do Sul. Joelma e Chimbinha também já se apresentaram em Brumado, no ano de 2005. O show aconteceu no Olímpia, quando foi registrado até então o maior público em uma casa de eventos brumadense. De passagem pela cidade, o almoço do grupo foi em uma churrascaria na Avenida Exupério Canguçu. Chimbinha, demais músicos, bailarinos e seguranças desceram do ônibus para almoçar, mas Joelma, por conta do cansaço, preferiu fazer uma pequena refeição dentro do ônibus. Após posar para fotos com alguns fãs, Chimbinha concedeu uma breve entrevista ao site Brumado Noticias e aproveitou a oportunidade para homenagear os papais brumadenses. “Parabenizo todos os pais que tem a oportunidade de estarem hoje com seus filhos, pois muitas vezes nós, que temos de honrar os compromissos de shows, não temos esse privilégio. Então, em nome da Banda Calypso, eu e a Joelma deixamos nosso abraço e muito carinho para todos os papais de Brumado”, falou o músico.

11 Ago 2013 - 15:28h

Após incidente que o deixou hospitalizado e meses se recuperando, o empresário Vanderlito Souza (PCdoB) está aos poucos retornando as suas atividades. Pela primeira vez, o empresário conversou com a imprensa na noite da última sexta-feira (09) e, ao site Brumado Notícias, Vanderlito agradeceu a solidariedade dos amigos. “Estou de volta sim, recuperado e agradecendo a Deus e aos amigos que tanto oraram por mim”, disse. Apaixonado por política, o empresário atendeu ao convite do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB), que recepcionou em sua residência o deputado federal Arthur Maia (PMDB). Questionado sobre o processo de cassação que envolve o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e sobre sua possível candidatura, Vanderlito foi categórico em dizer que prefere esperar o desfecho do processo em respeito a sua amizade com o prefeito. “Para mim não é hora de falar sobre esse assunto, até porque eu conheço Aguiberto, ele é um homem bom e eu o respeito. Vamos acompanhar o desenrolar das coisas e depois poderemos falar sobre isso”, finalizou Souza.

11 Ago 2013 - 14:47h

A manhã deste domingo (11) começou agitada no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os detentos fizeram um grande motim na unidade 1 do local, que possui outros dois módulos prisionais. A confusão começou por causa da suspensão das visitas neste dia dos pais, já que no sábado (10) foram encontradas drogas, celulares e dinamite em poder dos presos. Revoltados, os detentos quebraram as grades das celas e queimaram colchões. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada para apagar o fogo no presídio. Policiais da Cipe/Sudoeste chegaram ao Nilton Gonçalves por volta de meio dia, com o objetivo de conter os presos. De acordo com a TV Sudoeste, o motim foi controlado às 13 horas e não houve feridos.

11 Ago 2013 - 14:15h

Após uma publicação feita pelo site Brumado Notícias no dia 06 de agosto sobre a lentidão no atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Brumado, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) fez um requerimento na última sexta-feira (09) à Presidência da Câmara sobre o assunto. No documento, a parlamentar do PCdoB requereu que seja solicitado ao governador Jaques Wagner (PT) e ao secretário de Administração, Manoel Vitório, providências o mais breve possível para melhorar o atendimento no órgão. A parlamentar brumadense justificou seu pedido com base no fato de que na matéria publicada a coordenadora do SAC, Fátima Martins, disse não ter autorização para falar sem o consentimento da assessoria do órgão, e por não ter informações oficiais sobre o problema. “Por isso solicitamos por parte do SAC mais atenção e respeito para esta problemática que afeta não só os munícipes de Brumado como de toda região”, acrescentou. Vasconcelos pediu, ao final do requerimento, o apoio dos demais vereadores na votação do mesmo. O requerimento vai ser votado na sessão da Câmara de Brumado na próxima segunda-feira (12).

11 Ago 2013 - 13:10h

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou no último sábado (10) a festa em comemoração ao Dia dos Pais. Com apresentações da Banda Lordão e da Banda Magnatas, o evento contagiou todo o público presente. (Veja Fotos).

11 Ago 2013 - 11:50h

Comemorando 100 jogos vestindo a camisa do América-RN, o jogador de futebol Norberto Pereira Marinho Neto, foi homenageado pelo Departamento de Marketing do América no último sábado (10). O brumadense recebeu de presente uma camisa com o número 100 antes do jogo clássico contra o ABC-RN. E retribuindo o carinho da torcida, Norberto jogou sua camisa para os torcedores.

11 Ago 2013 - 11:12h

Depois de ser velado na casa dos pais, o garoto Gabriel Teixeira de Santana, 14 anos – morto após ter sido esmagado por um elevador em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano – foi enterrado na tarde do último sábado (10). O sepultamento aconteceu por volta das 17 horas e foi bastante comovente. No momento do enterro, familiares e amigos aplaudiram o adolescente, que era carinhosamente chamado de Byel. O trágico acidente do jovem de 14 anos aconteceu dentro de um supermercado da cidade no dia 09 de agosto.

11 Ago 2013 - 10:34h

Se não bastassem as dificuldades causadas por inadimplências e queda nas vendas, os comerciantes e empresários de Brumado estão tendo ainda que suportar os constantes assaltos e arrombamentos. E o preço por toda essa onda de violência que assola o município quem vai pagar é o consumidor. Não aguentando mais a situação, diversos empresários brumadenses estão contabilizando seus prejuízos e embutindo os valores perdidos nos preços das mercadorias. Tal procedimento está sendo chamado de ‘inflação da violência’. A violência aumenta e os preços sobem. Entretanto, quem consome está pagando por algo que não é dever seu, mas sim do estado, conforme o artigo 144 da Constituição Federal: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. Em entrevista ao site Brumado Notícias, um consumidor brumadense comentou a situação. “O governo estadual peca e muito em não oferecer segurança de qualidade para a população e somos nós, consumidores, que estamos pagando por essa inflação da violência. Isso é injusto”, disse.

11 Ago 2013 - 09:49h

Em audiência com o diretor de Comunicações da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Robério Ronald, realizada no dia 27 de julho, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) solicitou a implantação de uma torre de telefonia celular no distrito de Mariquitas, no município de Tabocas do Brejo Velho, um reforçador de sinal de celular para atender ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, e outro para atender aos distritos de Lagoa da Laje, Tranqueiras e Laranjeiras, em Ituaçu. Além disso, Viana ainda pediu a continuidade dos serviços da operadora Vivo, no município de Aracatu, e um reforçador de sinal de celular para ampliar o sinal até o distrito de Cascavel, em Ibicoara.  Essas ações visam garantir à população dos municípios acesso a telefonia celular e melhoria da qualidade da comunicação.

11 Ago 2013 - 09:05h

Em uma campanha de resgate à interação que havia entre os amigos em bares antes dos celulares multifuncionais (smartphones), a cervejaria gaúcha Polar lançou um porta-garrafa que bloqueia o sinal do dispositivo. Assim que uma cerveja é colocada no recipiente, um dispositivo é acionado, bloqueando os sinais de comunicação sem fio num raio de 1,5 metro – tamanho aproximado de uma mesa de bar. O lançamento foi feito no último dia 07, na capital gaúcha, Porto Alegre. Feito em resina semitransparente com ajuda de uma impressora 3D, o dispositivo usa o mesmo tipo de bloqueador dos presídios. Então, assim que uma garrafa é colocado no porta-garrafas da cervejaria, um sinal luminoso indica que o bloqueio está ativado e os sinais de redes 3G, 4G, Wi-Fi e Bluetooth são anulados. Mas por enquanto essa tecnologia só está disponível nos bares de Porto Alegre, onde a cerveja Polar é fabricada. Com informações do TechTudo.

11 Ago 2013 - 07:38h

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai”, disse Sigmund Freud. De acordo com o grande psicanalista, a figura do pai na vida de uma criança é de grande importância na formação da sua personalidade e vai acompanha-la durante toda a sua vida. Para essa data tão especial que é o dia dos pais, o site Brumado Notícias deixa a mensagem que originou a comemoração, feita pelo jovem Elmesu há mais de 4 mil anos. “Pai tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai”. Feliz dia dos pais!

10 Ago 2013 - 23:30h

Após exames realizados neste sábado (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi constatado que a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está normal. Segundo a equipe médica que cuida de Lula, não há nenhum indício de retorno do câncer detectado em 2011. Lula foi submetido a uma laringoscopia, a uma ressonância nuclear magnética e a um exame chamado PET/CT, capaz de detectar qualquer anormalidade no corpo do paciente. O boletim médico diz que os exames mostraram que o paciente encontra-se em excelente condição de saúde e sem qualquer evidência de neoplasia. O ex-presidente teve um câncer na laringe em 2011 e encerrou em fevereiro do ano seguinte o tratamento contra a doença. O próximo exame de rotina de Lula está marcado para o início de 2014. As informações são da Agência Brasil.