Achei Sudoeste

01 Mar 2014 - 12:00h

Em nota, o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) esclarece que o comércio de Brumado e região funcionará normalmente na próxima segunda-feira, 03 de março. No entanto, segundo a entidade, a abertura do comércio nesse dia é passível de negociação entre patrão e funcionário (colaborador) para compensação de horas. Não há necessidade de prévio acordo com o sindicato local para abertura do estabelecimento comercial. O delegado distrital Orlando Gomes reforça a orientação. “A abertura do seu estabelecimento comercial cabe decisão somente entre patrão x funcionário. O Sindicato dos Lojistas da Bahia deseja a todos os foliões um feliz carnaval, com muita paz, saúde e muito amor”, afirmou Gomes.

01 Mar 2014 - 11:30h

Em vários pontos do circuito do carnaval de Brumado e em locais de acesso à festa, o movimento cultural Abracadabra desenhou uma mensagem com camisinhas coladas. Segundo o coordenador do movimento, Paulo Esdras, a ideia é lembrar sobre a importância da utilização do preservativo, principal preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez indesejada. “Devido à utilização exagerada de bebidas alcoólicas no carnaval, muitos casais acabam tendo relações sem segurança e contraindo alguma doença, como a Aids, ou engravidando sem planejamento”, disse Esdras. Se proteja, use camisinha!

01 Mar 2014 - 11:00h

No começo de 2013, o Governo de Caculé iniciou importantes obras, algumas já inauguradas, a exemplo da quadra de esportes Joventino Pereira Brito, na comunidade do Alecrim. A pavimentação de ruas nos bairros Alto do Cruzeiro e, já em andamento, na Lagoa das Pedras, também são destaque nesse sentido. Atualmente, algumas obras estão em andamento em Caculé: reforma de duas Unidades de Saúde da Família, reforma e construção de grade de proteção da Creche Municipal Vereador Tadeu Martins Rocha, reforma e cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal São João, além das construções da Unidade de Básica de Saúde no Povoado da Várzea Grande, da nova sede do CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, construção de 52 casas populares, sede do Samu, entre outras. “Através de um bom planejamento e um estudo das potencialidades e necessidades de nosso município vamos continuar trabalhando para o crescimento de forma orientada, proporcionado melhor qualidade de vida à população”, salientou Maradona.

01 Mar 2014 - 10:40h

As camisas dos blocos Mirim Legal e Baby Germes já começaram a ser entregues no antigo restaurante Casa Branca. Especialmente preparados para a diversão da criançada, os blocos irão circular na avenida no domingo (02) e na próxima terça-feira (04). O cantor Pablo Moraes e as Bandas Rupilé e Sem Limite vão estar nos trios animando as crianças e seus acompanhantes. Ainda dá tempo de adquirir o abadá do seu filho: cada camisa custa R$ 80 e, nesse valor, já está incluso a camisa de um acompanhante. A ideia foi concebida pela coordenação dos blocos Tô Legal e Germes da Era.

01 Mar 2014 - 09:40h

Na noite de ontem (28), teve início o carnaval de Brumado. Se apresentaram no circuito da folia as bandas Sem Limite, Cores e Sabores, Negra Cor, Magnatas e Pressão da Bahia. No coreto da praça, a animação ficou por conta das bandas Caso Contrário e Samboló. Durante a apresentação da banda Negra Cor, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) subiu no trio e abriu oficialmente o CarnaBrumado. Ele falou sobre o seu compromisso em realizar o evento, agradeceu às pessoas presentes e desejou boa festa a todos. Clique aqui e confira agora as fotos do primeiro dia do carnaval brumadense.

28 Fev 2014 - 19:15h

A Vigilância Sanitária Municipal apresentou o primeiro bloco no circuito da folia do carnaval de Brumado. Por volta das 18h, um grupo percorreu o circuito fazendo vistoria em todas as barracas de alimentação e passando as últimas informações aos ambulantes. Neste ano, a prefeitura cadastrou 220 barracas, as quais estão instaladas no corredor da folia.

28 Fev 2014 - 19:12h

Falta pouco para o início do carnaval em Brumado. As bandas Cores e Sabores e Sem Limite realizaram no final da tarde de hoje (28) a passagem do som nos trios elétricos. A prévia foi suficiente para atrair os primeiros foliões para o circuito da folia. As bandas começam a tocar às 21h, mas o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) só fará a abertura oficial do CarnaBrumado após às 23h.

28 Fev 2014 - 18:00h

O coordenador do movimento cultural Abracadabra, Paulo Esdras, usou de criatividade para chamar a atenção das autoridades de segurança do município de Brumado. Na sombra de uma placa de trânsito recentemente instalada na rua ao lado da Biblioteca Municipal, ele pichou a palavra paz tal como se pode ver na foto acima. A iniciativa do agitador cultural se explica pelo fato de que hoje Brumado é uma das cidades mais violentas da região. Com a proximidade do carnaval, segundo Esdras, muitos bandidos aproveitam para agir nas sombras deixadas pela polícia. “Invasões de casa, assaltos e roubos de veículo crescem assustadoramente no período. As autoridades explicam que o principal objetivo é o pagamento de drogas para a revenda no circuito da folia”, reiterou o coordenador. Esdras incentiva os artistas a usarem sua criatividade como alerta. “Precisamos que as placas pedindo paz saiam das sombras”, reforçou ele.

28 Fev 2014 - 16:30h

O circuito do carnaval de Brumado está bastante movimentado nesta sexta-feira (28). No local, estão sendo instalados os últimos equipamentos e os vendedores ambulantes estão fazendo os preparativos finais nas barracas. Os três trios que estarão no corredor da folia foram equipados durante a manhã de hoje e as bandas farão a passagem de som no final da tarde. À noite, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) fará a abertura oficial do evento no camarote central, localizado na Praça Armindo Azevedo. Neste primeiro dia de festa, que tem início previsto para às 21h, se apresentarão nos trios as bandas Sem Limite, Cores e Sabores, Negra Cor, Magnatas e Pressão da Bahia. No coreto da praça, cujas apresentações começam às 21h30, tem as bandas Caso Contrário e Samboló.

28 Fev 2014 - 16:00h

Na comparação com o mês de janeiro do ano passado, houve um aumento de 8% no número de empresas criadas em janeiro deste ano - 160.348 empreendimentos contra 147.337 companhias. O valor representa o maior já registrado pelo Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas no mesmo período desde 2010. Especialistas no assunto atribuem o crescimento à formalização dos negócios no Brasil, incentivada pelos microempreendedores individuais. Do total de empresas abertas, 74,2% são desse grupo de empresários. A região Nordeste ficou em segundo lugar em termos de aumento de novos empreendimentos, com 19,5% e 31.220 empresas.

28 Fev 2014 - 15:35h

O Centro Educacional Monteiro Lobato promoveu uma festa carnavalesca para professores e alunos nesta sexta-feira (28). Com direito a baile à fantasia, o CarnaMonteiro reuniu diretores, pais, alunos e funcionários. A criançada se divertiu pra valer com as fantasias coloridas. Eles dançaram diversos ritmos, incluindo o sertanejo universitário. O Lepo, Lepo, que promete ser a música do carnaval baiano, foi a preferida da garotada no carnaval da escola. (Veja Fotos).

28 Fev 2014 - 15:10h

Foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União uma lei que abre crédito extraordinário de R$ 2,5 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - programa que oferece empréstimos a juros mais baixos a alunos que queiram frequentar um curso superior privado. O crédito foi aprovado pelo Congresso Nacional a partir da Medida Provisória 626 de 2013. O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade e o aluno só começa a pagar o financiamento 18 meses depois de formado.

28 Fev 2014 - 13:30h

A polícia militar continua intensificando as suas ações para garantir a tranquilidade durante o período carnavalesco na capital do minério. Dando continuidade a Operação Brumado em Paz, a PM retirou de circulação na noite de ontem (27) catorze motocicletas que estavam circulando irregularmente. Sob o comando do Major Berlink, dezesseis policiais da 34ª CIPM ainda notificaram 12 condutores de motocicletas, abordando 23 pessoas e 9 automóveis. As diligências da polícia vão continuar em todo o município durante o os cinco dias de carnaval.

28 Fev 2014 - 13:00h

Após a morte de um bebê de seis meses em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, que veio a óbito após se engasgar com leite, o site Brumado Notícias entrevistou o médico do Samu 192, Carlos Júnior, que explicou como realizar a manobra para desengasgar crianças de colo. Segundo o médico, o ideal é virar a criança de bruços (deitada com o peito para baixo), com a cabeça inclinada para baixo, e realizar manobras de compressão no dorso. “Essas pancadinhas vão fazer com que o material que está obstruindo a via aérea seja liberado e a criança desengasgue”, afirmou Júnior. Os médicos reguladores do Samu também passam as informações de primeiros socorros por telefone até a chegada da equipe da unidade ao local da ocorrência. Por isso, em uma situação de emergência em que não se saiba como proceder, ligue imediatamente para o 192 ou transporte o acidentado até a unidade de saúde mais próxima. 

28 Fev 2014 - 12:30h

Na mesma proporção em que há muitos turistas chegando para curtir o carnaval em Brumado, outros estão apenas de passagem pelo município, indo para o litoral e para a capital. Muitos brumadenses também estão deixando o município para curtir o carnaval de Salvador e outros tantos católicos e evangélicos estão deixando a sede do município para passarem o período em retiros espirituais em fazendas e comunidades rurais. A polícia militar tem marcado presença nos terminais rodoviários do município, a fim de prestar segurança a quem chega e quem sai da cidade. A estimativa da comissão do carnaval de Brumado é de que 15 mil pessoas passem por dia pelo corredor da folia.

28 Fev 2014 - 12:00h

Apenas os caixas eletrônicos das agências bancárias irão funcionar durante o período do carnaval. A falta de atendimento nos bancos aumenta o número de clientes nos terminais em busca de saques e depósitos. O site Brumado Notícias registrou o momento em que uma unidade do Samu 192 prestava socorro a um idoso na agência do Bradesco, em Brumado. O homem passou mal por conta da superlotação no local. Os clientes também reclamavam da falta de dinheiro nos caixas. Muitos não suportaram a aglomeração e demora da agência em solucionar o problema e prefeririam sair sem realizar a operação bancária. Só no final da manhã é que os serviços começaram a ser normalizados na agência.

28 Fev 2014 - 11:40h

O prefeito Albércio da Costa Brito Filho (PSB), o Albercinho, de Ituaçu, e o deputado Marquinho Viana (PV), participaram de uma audiência com o vice-governador Otto Alencar na última terça-feira (25). Na oportunidade, o prefeito solicitou a intercessão de Alencar junto ao Secretário de Segurança Pública no sentido de reforçar o policiamento na cidade. Segundo Albércio, a violência vem crescendo assustadoramente em Ituaçu, principalmente em razão das drogas. Prontamente, o vice-governador atendeu a demanda. O prefeito ainda solicitou a reconstrução da BA-142, que liga Ituaçu a Tanhaçu. Orçada em R$ 43 milhões, a obra será realizada com recursos dos royalties e do Estado.

28 Fev 2014 - 10:10h

O carnaval é a época do ano em que é registrado aumento significativo no número de desaparecimento de crianças. Muitas instituições de amparo à criança investem na prevenção e conscientização de pais e responsáveis na tentativa de evitar problemas do gênero, principalmente em locais de grande concentração. A polícia militar de Brumado orienta os pais ou responsáveis a usar pulseiras de identificação nas crianças. Neste carnaval, fique atento aos seus filhos pequenos. Dicas como não soltar a mão das crianças e marcar um ponto de referência caso ocorra um desencontro são importantes para segurança dos seus filhos.

28 Fev 2014 - 10:00h

O Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) informa aos comerciantes e empresários no ramo comercial de Brumado e região que o comércio funcionará normalmente no dia 03 de março, segunda-feira de carnaval. Segundo o Sindilojas, o feriado é apenas na terça-feira, 04 de março. A convenção coletiva da categoria encontra-se expirada desde o dia 31 de janeiro de 2014 e o sindicato aguarda assinatura da nova convenção coletiva 2014/2015.

28 Fev 2014 - 09:50h

As agências bancárias irão funcionar em horário normal somente até esta sexta-feira (28). Por causa do feriado de carnaval, os bancos serão fechados na segunda-feira (03) e terça-feira (04). O atendimento só será aberto ao público novamente na quarta-feira (05), a partir das 12h. Contas de água, energia e telefone, além de carnês com vencimento nesse período, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Meios alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone podem ser usados como alternativa pela população.