Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Tenente Cerqueira se despede da delegacia militar O Tenente Jorge Cerqueira (dir), Capitão Andreata (esq) e o médico Dr. Cremes – o primeiro delegado da 4ª Delegacia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma solenidade, o Tenente Jorge Cerqueira reuniu amigos e representantes de órgãos da sociedade civil de Brumado na sede do Tiro Guerra 06/024, onde se despediu dos serviços prestados ao longo de dois anos à frente da 4ª Delegacia do Serviço Militar/Junta do Serviço Militar (JSM). A partir de janeiro de 2014, a JSM terá o Capitão Rivaldo como novo delegado. A cerimônia contou com a passagem da Bandeira e entoação do Hino Nacional, além de um breve discurso de agradecimentos do Tenente. Em seguida, os presentes participaram do descerramento de inauguração da galeria de ex-delegados da JSM e de um coquetel. Emocionado, o Tenente concedeu entrevista ao site Brumado Notícias, ocasião em que agradeceu a acolhida recebida. “Deixo meus agradecimentos pela acolhida dada a mim e a minha esposa. Agradeço de coração a todos os órgãos da sociedade brumadense, aos comandantes das polícias, ao Legislativo, Executivo e Judiciário, além do comércio local por nos ter proporcionado boas experiências e o cultivo de novas amizades. Deixamos a todos nosso terno abraço e um desejo sincero de progresso e prosperidade para todos”, disse ele. O encerramento foi feito pelo 1º delegado da 4ª Delegacia do Serviço Militar, o médico Dr. Cremes.

Brumado: Compre na Minas Calçados e Confecções e concorra a um carro e uma moto 0 km Venha para a loja e escolha as roupas e calçados de sua preferência para presentear toda a família. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já comprou os seus presentes de Natal? Ainda não?! Então, corre na Minas Calçados e Confecções e escolha as roupas e calçados de sua preferência para presentear toda a família. Além do menor preço, variedade e melhores condições de pagamento, ao comprar na Minas Calçados e Confecções você concorre a um carro e uma moto 0 km. Quer presente de Natal melhor? Compre na Minas Calçados e cruze os dedos, pois você pode ser o ganhador de um dos mega prêmios e passar o ano novo de carro ou moto novinhos. A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

Brumado: Presépio é montado há 54 anos Todos os anos, o presépio recebe visitantes da cidade e até de outras partes do país. (Foto: LAy Amorim/Brumado Notícias).

Há 54 anos que Dona Lindaura mantém a tradição de montar um presépio em sua casa, localizada na Rua Padre Miguelino, no Bairro das Flores, em Brumado. A cada ano que passa o presépio ganha mais adereços e a garagem onde o mesmo é montado ficou pequena e nem todas as peças são utilizadas por falta de espaço. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Dona Lindaura, 75 anos, declarou que monta o presépio em memória do marido. “Armo esse presépio com muito amor, pois comecei com uma promessa que fiz ao meu marido. Além da expressão da minha fé, é também uma maneira de manter viva a memória do meu esposo”, contou ela. Todos os anos, o presépio recebe visitantes da cidade e até de outras partes do país. Os turistas trazem mais bonecos e objetos para serem colocados no local. Alguns visitantes afirmam que o presépio é o maior já montado em uma residência na região. Segundo Dona Lindaura, algumas pessoas se ajoelham diante do local e rezam pedindo a bênção da matriarca. O presépio fica em exposição até o mês de janeiro.

Brumado: Pai e filho correrão juntos a São Silvestre Joaquim Paulo da Silva, popular Quinka, 44 anos, e o músico Jeferson Patrick, 19 anos, embarcam para São Paulo no dia 26. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mais de 27 mil pessoas se inscreveram para percorrer os 15 km da 89ª edição da São Silvestre, considerada a principal corrida de rua da América Latina. Entre os competidores estarão os brumadenses Joaquim Paulo da Silva, popular Quinka, 44 anos, e o músico Jeferson Patrick, 19 anos. Pai e filho estão se preparando para participaram juntos da corrida internacional que sempre é realizada no último dia do ano e ganha os holofotes de todo o mundo. Atleta veterano, Joaquim ficou um bom tempo afastado das competições por causa de problemas no joelho. A última vez em que esteve na São Silvestre foi no ano 2000, ocasião em que ganhou a medalha da Corrida do Milênio. Já Patrick se inspirou no pai e como presente de final de ano irá correr a São Silvestre ao seu lado. Ambos estão treinando todos os dias pelas ruas da cidade. A dupla embarca para São Paulo no próximo dia 26. “Sabemos que não vamos competir com a elite, mas queremos a torcida da nossa cidade para que possamos cruzar a linha de chegada juntos. Desde já desejamos a todos boas festas, boa virada de ano e um 2014 de muita paz e amor entre pais e filhos”, declarou a dupla ao site Brumado Notícias.

Nos dias 21 e 22 de dezembro tem Arrocha Verão em Brumado A festa será no Planet Show II.

Vem aí o Arrocha Verão, a maior festa de arrocha que será realizada na cidade de Brumado nos dias 21 e 22 dezembro. No primeiro dia de festa, você tem um encontro marcado com Renato Rocha e Oz Tekilas. Já no dia 22 de dezembro, a animação fica por conta da banda Os Clones e do Swing do Maluco. Além das atrações, o evento promete bombar com os DJs Daniel Simurro e Gtona. Serão dois ambientes e uma mega boate, tudo para satisfazer a todos os gostos e preferências musicais. A festa será no Planet Show II. Garanta já o seu ingresso a preço popular e faça a sua véspera de Natal ainda mais feliz e divertida.

Ivana Bastos participa de ato em apoio a Otto Alencar e Rui Costa Além da deputada, estiveram presentes deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças e prefeitos. (Foto: Divulgação).

Na última terça-feira (17), a deputada Ivana Bastos (PSD) participou de uma cerimônia realizada na União dos Municípios da Bahia com o Partido Social Democrático (PSD) e o governador Jaques Wagner (PT). O evento aconteceu em apoio à candidatura do atual secretário da Casa Civil, Rui Costa, ao Governo do Estado, e a do atual vice-governador, Otto Alencar, para o Senado. Além da deputada, estiveram presentes deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças e prefeitos, entre os quais o prefeito de Lagoa real e o vice-prefeito de Santa Maria da Vitória. “Ficamos satisfeitos em poder apoiar nomes importantes para o desenvolvimento do estado e, assim, garantirmos a continuação do trabalho voltado à melhorar a vida do povo baiano”, considerou a parlamentar.

Brumado: Criança chora sumiço de seu cachorro Hatchi está doente e precisa tomar os medicamentos ainda hoje. (Foto: Divulgação).

Um cachorro da raça Akita de apenas cinco meses está desaparecido. O dono do animal, Adrian, um menino de 8 anos, morador do Bairro Olhos D’água, chora por conta do sumiço de Hatchi, que está doente e precisa tomar os medicamentos ainda hoje. A família pede encarecidamente a quem encontrou ou encontrar o cachorro para entrar em contato, que será recompensado. Quem souber de alguma informação, pode ligar nos números (77) 9977-2947 ou (77) 9917-5801.

Câmara de Lagoa Real encerra os trabalhos legislativos de 2013 A solenidade reuniu os vereadores da Casa Legislativa, todo secretariado que compõe a atual gestão, além de centenas de pessoas. (Foto: Divulgação).

Em sessão ordinária realizada na noite da última segunda feira (16), a Câmara Municipal de Lagoa Real encerrou as sessões do ano de 2013. A solenidade reuniu os vereadores da Casa Legislativa, todo secretariado que compõe a atual gestão, além de centenas de pessoas. A sessão foi aberta pelo vereador Valdivino Aguiar e, em seguida, o vice-prefeito Santo Batista falou dos desafios encontrados no primeiro ano da atual gestão e das conquistas que, segundo ele, foram muitas no período. O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, fez um balanço do primeiro ano de mandato, apresentando as dificuldades enfrentadas, especialmente em consequência da seca. O gestor também apresentou um relatório das ações desenvolvidas pela prefeitura através das diversas secretarias municipais e disse estar satisfeito com a atuação de seu secretariado.

Câmara de Lagoa Real encerra os trabalhos legislativos de 2013 O Zezinho prefeito fez um balanço do primeiro ano de mandato, apresentando as dificuldades enfrentadas, especialmente em consequência da seca. (Foto: Divulgação).

O Governo Federal vai acabar com os convênios e o repasse de recursos para ONGs e Oscips que oferecem cursos de qualificação profissional para quem procura trabalho e para os que têm direito ao seguro-desemprego. A medida foi anunciada ontem (17) pelos ministérios do Trabalho e da Educação, durante o lançamento do Pronatec trabalhador. A partir de 2014, a oferta desses cursos será feita pelo Pronatec - com repasse direto a instituições especializadas. Este ano, a Polícia Federal descobriu fraudes de ONGs e Oscips que geraram prejuízo de R$ 400 milhões, em cinco anos.

Brumado: Sindicato dos Mineradores realiza festa de fim de ano para a categoria A direção dos Sindmineradores está convidando os trabalhadores, aposentados e suas respectivas famílias para prestigiarem a festa.

Depois de um ano de trabalho intenso, a direção do Sindicato dos Mineradores está preparando para a categoria uma grande festa que será realizada no próximo sábado (21), a partir das 23h, no clube da entidade. As Bandas Cores e Sabores e Chica Baiana farão a alegria de todos os presentes. A direção dos Sindmineradores está convidando os trabalhadores, aposentados e suas respectivas famílias para prestigiarem a festa, que promete ser uma das maiores atividades recreativas que a entidade já organizou nos últimos anos. A diretoria agradece antecipadamente a participação dos associados.

Brumado: Promoção de Natal imperdível no Supermercado Super Bom Preço O supermercado fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, 162. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7490.
Conquista: Defensoria Pública pede suspensão das vendas de telefones móveis e internet A ação prevê a reparação dos clientes em decorrência de danos sofridos com a má prestação do serviço oferecido pelas operadoras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As operadoras de telefonia móvel e internet, Claro, Oi, Tim e Vivo são objeto de uma Ação Civil Pública impetrada pela Defensoria Pública da Bahia, em conjunto com o Ministério Público e o Procon. A ação prevê a reparação individual e coletiva de clientes em decorrência de danos sofridos com a má prestação do serviço oferecido pelas operadoras e pede, em caráter liminar, a suspensão da comercialização de novos produtos e serviços até que as empresas apresentem projeto de ampliação da rede, com início de execução no prazo máximo de 60 dias. O subcoordenador da Defensoria em Vitória da Conquista, Robson Vieira, disse que a ação visa forçar as operadoras a prestarem um serviço de melhor qualidade, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel já havia suspendido a venda de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país - TIM, Oi e Claro -, em virtude das diversas reclamações sobre a qualidade do serviço oferecido pelas empresas, entre as quais a impossibilidade de completar as ligações; mensagens de rede ocupada; rede indisponível ou telefone desligado; e ligação interrompida abruptamente durante a conversa.

Brumado: Candidatos prestam denúncia contra o Reda no Ministério Público Segundo a denúncia, o concurso é “de cadeiras marcadas” para o preenchimento de 37 vagas e formação de cadastro de reserva na área de Saúde. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de uma denúncia protocolada no Ministério Público (MP), os candidatos ao concurso público aberto pela prefeitura municipal de Brumado, em caráter de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), alegam que a execução do processo seletivo está sendo feita de maneira ilegal. Segundo a denúncia, o edital do Reda, que prevê o preenchimento de 37 vagas e formação de cadastro de reserva na área de Saúde, não apresenta seriedade e transparência. Os candidatos acreditam que o concurso é “de cadeiras marcadas”. Para fundamentar a denúncia, eles justificam que não há uma empresa especializada na execução da seleção, não há critérios objetivos e o processo seletivo consta apenas de redação e análise curricular, portanto, sem prova de conhecimentos específicos. Na denúncia, os candidatos lembraram ainda que a prefeitura não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) conforme acordo feito no MP e teve o Reda anterior suspenso justamente em razão de critérios objetivos em sua execução. “A prefeitura não está respeitando o concurso público. Aguardamos as providências cabíveis para manutenção da segurança jurídica”, disseram os candidatos.

Brumado: ACBTM encerra ano com confraternização O evento começou logo cedo com 64 ciclistas passeando pela BA-148 até a comunidade da Lagoa Funda. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O último domingo (15) foi de festa para os ciclistas brumadenses, pois uma confraternização foi promovida pela Associação dos Ciclistas Brumadenses Terra do Minério (ACBTM). O evento começou logo cedo com 64 ciclistas passeando pela BA-148 até a comunidade da Lagoa Funda. No retorno, foi servido um café da manhã aos pedaleiros, que ainda participaram de brincadeiras e sorteio de brindes. Para Edevan Leite, presidente da ACBTM, o ano de 2013 ficará marcado no calendário do ciclismo brumadense, que consagrou Jojó Novais campeão baiano na categoria Master A; Davi Miranda como vice-campeão na categoria Sub 30; André Luiz, quinto colocado na Elite, e ainda com as jovens promessas Luan Rocha, vice no juvenil, e Flávio Amorim na categoria Júnior. “Estamos felizes por fecharmos o ano com chave de ouro. Agradecemos o apoio recebido pela prefeitura e pelo comércio local, além do incentivo de familiares e amigos. Foi um ano vitorioso para o nosso ciclismo, que serviu também de incentivo aos populares a estarem praticando atividades físicas no seu dia a dia e dando mais atenção à saúde e qualidade de vida. Em nome dos ciclistas brumadenses, nós da ACBTM, desejamos a todos um feliz Natal e um 2014 de muita realizações”, disse Rocha. 

Brumado: ACBTM encerra ano com confraternização No retorno, foi servido um café da manhã aos pedaleiros, que ainda participaram de brincadeiras e sorteio de brindes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Encruzilhada, Antônio Cosme Silva, por simular pagamentos a servidores, com dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Segundo o Ministério Público Federal, o ex-gestor usou documentos falsos para “atestar” pagamentos a servidores, supostamente feitos em duplicidade, por meio do Banco do Brasil (BB), sem que os valores duplicados fossem recebidos pelos credores. Não há sequer agência do BB na localidade. Cosme foi condenado por causar lesão ao erário, por meio da ordenação de despesas sem autorização em lei ou regulamento e da aplicação irregular de verba pública, conforme Lei de Improbidade. O ex-prefeito terá de ressarcir a quantia de R$ 276 mil aos cofres públicos, com juros e correção monetária. Além disso, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos; e terá de pagar multa no valor de R$ 100 mil. Também perderá a função pública, caso esteja ocupando alguma, e está proibido de contratar com o poder público pelo prazo de dez anos. O ex-prefeito já foi alvo de ação por improbidade administrativa ajuizada pelo MPF, com recente condenação pela JF. O juiz determinou que as penas de suspensão de direitos políticos sejam somadas, caso as duas sentenças transitem em julgado, resultando em um total de 10 anos.

Brumadense foge da cadeia de Tanhaçu Pablo Renan serrou a grade da cela onde estava e fugiu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O criminoso Pablo Renan, natural da cidade de Brumado, fugiu da cadeia pública de Tanhaçu, no sudoeste baiano, na madrugada desta terça-feira (17). Pablo havia sido transferido para o município vizinho porque estava causando tumulto na cadeia brumadense. Considerado de alta periculosidade, o fugitivo tinha diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo. Segundo informou o delegado Marco Torres ao site Brumado Notícias, o detento serrou a grade da cela onde estava e fugiu. Uma equipe da Polícia Técnica de Brumado se deslocou até Tanhaçu a fim de realizar perícia na cadeia. No local, foi encontrada a serra utilizada pelo fugitivo para serrar a grade. Após descoberta da fuga, a policia intensificou buscas na região a fim de recapturar o foragido. Em dezembro de 2012, Pablo fugiu da cadeia de Brumado e, na época, tentou matar a esposa com água fervente enquanto ela dormia. Dias depois, ele foi recapturado pela polícia escondido embaixo de uma cama no Bairro Urbis II. 

Brumado: Sábado (21) tem a 4ª Caravana de Natal na Vila Presidente Vargas O evento será realizado pela Associação de Moradores da localidade. (Foto: Divulgação).

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas irá realizar a Caravana de Natal na Praça Saldino Lopes. Com o incentivo de vários apoiadores, o evento começará às 17h com a chegada do Papai Noel, brincadeiras e distribuição de brinquedos para as crianças. Para animar os adultos, haverá seresta e forró com Leila Silva e Cristiano e ainda Serginho Cardoso.

Marquinho Viana e o ex-deputado Robério Nunes visitam lideranças de Érico Cardoso e Rio do Pires A dupla ainda conseguiu o apoio de um suplente a vereador de Érico Cardoso. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) e o ex-deputado Robério Nunes conseguiram que o suplente de vereador, Régis, se desfiliasse do Partido dos Trabalhadores (PT) e assinasse a ficha de filiação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A aliança dá ainda mais força ao deputado Marquinho, que cada vez mais empenha-se para viabilizar as obras e serviços solicitados pelos moradores de Érico Cardoso, no sudoeste baiano. Viana e Nunes também participaram de uma reunião com o vereador Lourival, as lideranças políticas Hélio e João da Mata, e outros amigos do município de Rio do Pires, na última sexta-feira (13), na residência do ex-vereador Armindo. Durante o encontro os presentes firmaram compromisso de trabalho para os próximos anos, visando viabilizar obras e serviços para atender às demandas dos moradores do município de Rio do Pires. Os políticos mantiveram contato com o ex-presidente da Câmara Municipal e com o ex-prefeito da cidade.

Marquinho Viana e o ex-deputado Robério Nunes visitam lideranças de Érico Cardoso e Rio do Pires Lideranças firmaram apoio ao deputado do Partido Verde. (Foto: Divulgação).
Caculé: Foliões estão contando os dias para a festa Trêis Pontim Em sua 4ª edição, a festa acontece no dia 21 de dezembro, às 22h.

Os foliões de Caculé e região já estão na contagem regressiva para realização do Trêis Pontim. Em sua 4ª edição, a festa acontece no dia 21 de dezembro, às 22h. A cada ano, o evento tem se tornado maior, alcançado números mais impressionantes e ganhado destaque no cenário festivo de toda região. A festa é Open Bar e terá no comando o artista já consagrado e considerado o príncipe do arrocha, Lucas Kart, com sua Banda Kart Love. A folia também será animada pelo axé da Banda Zero 77 e o swing de Kleytones Show. O Trêis Pontim será realizado no Clube de Campo de Caculé com organização da Trêis Pontim Produções, sinônimo de animação e qualidade. Garanta já o seu ingresso!

Brumado: Bandidos roubam bolsa e trocam tiros com a polícia Os marginais abandonaram uma motocicleta e fugiram a pé até chegarem em um matagal, onde conseguiram despistar a perseguição policial. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Logo que chegou em sua casa localizada na Rua João XXIII, uma mulher foi surpreendida por dois elementos que passaram em alta velocidade em uma motocicleta e arrancaram a sua bolsa. Percebendo que uma viatura da polícia estava próxima, a mulher gritou que estava sendo assaltada. Os policiais ouviram os gritos de socorro e aceleraram no intuito de prender os marginais. Os bandidos atiraram contra os soldados, que revidaram e um dos disparos atingiu o pneu traseiro da motocicleta. Os marginais abandonaram o veículo no meio da Avenida Centenário e fugiram a pé até chegarem em um matagal, onde conseguiram despistar a perseguição policial. A bolsa da vítima foi encontrada no mato. Um dos elementos também deixou o celular para trás e a polícia está tentando identificar o proprietário a fim de chegar até o meliante. A motocicleta, com placa da cidade de Franca, no interior do estado de São Paulo foi encaminhada à delegacia para ser periciada pela equipe técnica. Já no período da tarde, a polícia encontrou um dos suspeitos tomando café na casa da avó. O acusado foi encaminhado para a delegacia, onde foi reconhecido pela vítima como autor do roubo.

 

*Matéria atualizada às 19h27.

Deputado João Bonfim é indicado pelo PDT para ser conselheiro do TCE A indicação afeta diretamente a capital do minério, já que o parlamentar representa a cidade na AL-BA há mais de uma década. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) foi indicado na noite da última segunda-feira (16) para ocupar uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tal como sempre desejou. Esta não é a primeira vez que Bonfim vai buscar a nomeação no cargo. No entanto, agora as chances são maiores, pois o acordo deve fazer parte dos pedidos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para aceitar a composição do PT com o PP nas eleições de 2014. A indicação do pedetista afeta diretamente o município de Brumado, já que o deputado representa a cidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) há mais de uma década. No próximo ano, duas vagas estarão disponíveis para o TCE. O site Brumado Notícias, tentou, sem sucesso, falar com João Bonfim nesta terça-feira (17), mas os telefones estavam desligados. Resta saber se o deputado colocará na disputa de 2014 um dos seus filhos - Guilherme Bonfim, que é diretor na Agerba e presidente do PSD de Brumado, ou o vereador de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT). Ainda existe a possibilidade de Bonfim apoiar outra candidatura no pleito estadual.

Governo da Bahia antecipará repasse de verbas aos municípios O pedido foi feito pela presidente da UPB, Maria Quitéria. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Em anúncio feito nesta terça-feira (17), o governador Jaques Wagner (PT) disse que antecipará para o dia 30 de dezembro o último repasse do ano às prefeituras, referente à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O pedido foi feito pela presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB). A gestora se justificou dizendo que se o pagamento fosse efetuado no dia 31 de dezembro, como previsto, só seria creditado em janeiro, após o feriado. “Tal situação leva a dificuldade e confusão contábil para os municípios, vez que os valores ficam vinculados ao ano em que for efetivamente creditado na conta do município, e não na data do lançamento”, explicou Quitéria em nota enviada ao site Brumado Notícias. Wagner afirmou que já acionou o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, para tratar da liberação do recurso, e se comprometeu ainda em apoiar os prefeitos na luta pela retomada da autonomia municipal.

Bancos funcionarão em horários especiais nas vésperas do Natal e Ano Novo Nos dias 25 e 31 de dezembro, assim como em 1ª de janeiro, as agências estarão fechadas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O horário de funcionamento dos bancos na véspera do Natal e do Ano Novo será alterado. Segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 25 e 31 de dezembro, assim como em 1ª de janeiro, as agências estarão fechadas. De acordo com a associação, no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. Nas agências localizadas na Bahia, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados.

Brumado: Juízes mantêm silêncio sobre processo de cassação do prefeito Aguiberto Lima Dias Maurício Kertzman e Cássio Miranda preferiram não comentar o processo que está em julgamento do TRE-BA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Está marcada para quarta-feira (18) mais uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que relata o processo de cassação do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD). O gestor já se encontra na capital baiana. O juiz Maurício Kertzman Szporer, relator de um dos processos, esteve em Brumado por causa da inauguração da sede do Fórum da 90ª Zona Eleitoral na última sexta-feira (13). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Kertzman disse que os juízes participantes da relatoria não podem se pronunciar a respeito do processo. “O processo está em julgamento e por isso não podemos fazer comentários”, explicou. Pelo mesmo motivo, o Juiz Cássio José Barbosa Miranda apenas esclareceu porque pediu vistas ao processo. “Pedi vistas para melhor examinar a causa. O processo está em andamento e só poderei me pronunciar no momento próprio”, pontuou o magistrado. A expectativa é de que o julgamento continue nesta quarta-feira (18), mas, caso a Corte não aprecie o processo nesta data, ficará para 2014 devido ao recesso de final de ano. Ainda faltam votar os juízes Josevando Souza Andrade, Cássio José Barbosa Miranda e a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.

Brumado: Presidente da OAB aponta que defensora geral e estado fizeram falsas promessas Para Osvaldo Laranjeiras é um descaso e desrespeito aos cidadãos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O ano de 2013 se encerra sem uma solução ou resposta plausível quanto à retirada da unidade da Defensoria Pública do Estado da cidade de Brumado. Por conta da decisão, milhares de processos deixaram de ser julgados ou avaliados durante o ano na comarca, onde a Defensoria Estadual atuou durante 20 anos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Osvaldo Laranjeiras, presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado, foi enfático em dizer que a defensora geral, Vitória Beltrão Brandão, e o estado estão desrespeitando a comarca e os municípios assistidos por conta da retirada da defensoria. “Ela firmou um compromisso de que buscaria em breve um retorno da defensoria pública para Brumado, mas infelizmente foi uma promessa vazia. Já oficiamos o governo do estado e a defensoria. Continuaremos nessa luta para retomar a defensoria para o nosso município e para as comarcas vizinhas onde não há defensores públicos”, disse advogado. Laranjeiras afirmou ainda que o estado está desrespeitando os cidadãos da região por não garantir a estes o direito constitucional de acesso à justiça. “É um descaso e um desrespeito aos cidadãos de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu, pois tínhamos um excelente atendimento aqui. Os cidadãos acabaram ficando órfãos deste atendimento e infelizmente as autoridades não tomaram nenhuma providência. Continuamos nesse marasmo, sem respostas objetivas”, concluiu Laranjeiras.

Arquivo