Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Esposa de motociclista conquistense morre em acidente na BR-030 Elenita Almeida de 40 anos deixa marido e dois filhos de 19 e 20 anos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um casal de motociclistas que faz parte do Clube de Motos Panteras Negras saiu de Vitória da Conquista com destino a Guanambi no início da tarde desta sexta-feira (15). A viagem seguia tranquilamente quando, nas proximidades da linha férrea, na BR-030, após a Vila Presidente Vargas, ambos foram atropelados por um carro. Elenita Almeida, 40 anos, esposa do piloto Nilton Almeida, o Niltinho, morreu na hora. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Niltinho contou que viu o momento em que um carro branco tentava fazer a ultrapassagem, mas acabou colidindo com a motocicleta. “Quando percebi, a minha esposa já estava caída na pista. Em seguida, levantei e corri para ver como ela estava, mas, tentando falar comigo, ela deu o último suspiro”, descreveu o motociclista.

Brumado: Esposa de motociclista conquistense morre em acidente na BR-030 O motorista do carro, um gol branco, não parou para dar socorro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O motorista do carro, um Gol branco, não parou para prestar socorro. O casal de evangélicos, da igreja Assembleia de Deus, parou em Brumado para almoçar e iria passar o final de semana com amigos em Guanambi. O Samu 192 se deslocou até o local e socorreu o piloto, que sofreu algumas escoriações, inclusive na cabeça. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) teve que desviar o fluxo da pista de rolamento para uma estrada vicinal à margem da rodovia a fim de desobstruir o trecho. Uma equipe da Polícia Técnica fez a perícia e o levantamento cadavérico no local e, em seguida, o corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Elenita deixa marido e dois filhos, de 19 e 20 anos.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Legislativo brumadense entra no clima de Natal O presidente Alessandro Lôbo (PSL) disse que a proposta é transmitir a mensagem e o espírito natalinos aos munícipes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Casa Legislativa de Brumado já está dando as boas vindas ao Natal. Uma árvore natalina foi montada na recepção do prédio, que ainda contará com iluminação e decoração especial. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) adiantou ao site Brumado Notícias que a proposta é transmitir a mensagem e o espírito natalinos aos munícipes. A expectativa é de que na próxima semana a iluminação já esteja instalada na praça e em algumas dependências da Câmara.

Brumado: Moradores do São Jorge estão insatisfeitos com taxa de esgoto e ponte danificada Os populares cobram mais atenção do poder público para a localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Moradores do Bairro São Jorge, em Brumado, enviaram inúmeras reclamações ao site Brumado Notícias quanto às altas taxas de esgoto pagas na localidade. “Penso que o nosso esgoto é mais sujo ou mais precioso que o do restante da cidade, porque pagamos caro por uma taxa para estação de tratamento que não funciona direito. Ainda por cima, do outro lado do rio, assistimos todo o esgoto da cidade sendo despejado em nossa cara e ninguém é cobrado por isso. Sujamos o rio tanto quanto o restante da cidade, mas só nós pagamos a conta”, disse um morador da localidade. Atualmente, os moradores do bairro pagam uma taxa de 45%, que incide sobre o valor total da conta de água. Segundo a Embasa, a quantia é cobrada para manutenção da estação de tratamento do esgoto. Os moradores também estão insatisfeitos com o estado da ponte que liga a localidade ao Bairro Dr. Juracy. A ponte estaria sem as barras de segurança e bastante esburacada. “Temos medo principalmente por nossas crianças que todos os dias atravessam essa ponte para irem para escola e retornam para casa dividindo espaço com carros e motos. Estes muitas vezes tentam desviar dos buracos e vão pra cima dos pedestres. Até quando nosso bairro vai ficar no esquecimento e a gente sendo tratado com tanto descaso?”, questionaram os moradores.

Brumado: Loja Autorizada Vivo contrata consultores de vendas Mais informações pelo telefone (77) 3441-0993 ou 9995-1574.

Atenção! A Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, está selecionando currículos para contratação de consultores de vendas. Se você tem interesse em trabalhar na loja, deixe seu histórico profissional na Loja Vivo em horário comercial e aguarde contato. A loja fica na Praça Armindo Azevedo, 122, no Centro de Brumado. Mais informações pelo telefone (77) 3441-0993 ou 9995-1574.

Brumado: Bandidos aterrorizam casal na zona rural Dois homens encapuzados arrombaram a porta da cozinha e deflagraram um tiro que acertou a mesa e alguns objetos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um casal residente na Fazenda Passagem Melado, no povoado da Cachoeira, em Brumado já estava dormindo quando, na madrugada, dois homens encapuzados arrombaram a porta da cozinha e deflagraram um tiro que acertou a mesa e alguns objetos. Antes mesmo de se levantarem da cama, o casal já estava na mira do revólver dos elementos, que vasculharam toda a casa em busca de dinheiro. Como não encontraram, os marginais levaram dois celulares, a chave do carro e um facão. Na manhã da última quinta-feira (14), a polícia fez uma perícia na residência a fim de encontrar pistas da dupla de assaltantes.

Brumado: Bandidos aterrorizam casal na zona rural A polícia fez uma perícia na residência a fim de encontrar pistas da dupla de assaltantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em outubro, as taxas de juros cobradas dos consumidores atingiram o maior nível em um ano. Os juros médios das operações de crédito tiveram alta de 0,03 ponto percentual, passando de 5,53%, em setembro, para 5,56% ao mês, em outubro. A taxa anual média subiu de 90,77% ao ano para 91,42%. Das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas uma não subiu - os juros cobrados no crédito rotativo do cartão de crédito ficaram estáveis em 9,37% ao mês. Ainda assim, essa é uma das maiores taxas cobradas no mercado de crédito no Brasil, equivale a 192,94% ao ano. Todas as demais - a taxa média de juros cobrada no comércio, os juros do cheque especial, as linhas de Crédito Direto ao Consumidor, o empréstimo pessoal oferecido pelos bancos, e nas financeiras - subiram. A expectativa é de que haja mais aumentos nos próximos meses. O coordenador da pesquisa de juros da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, diz que o aumento pode ser atribuído à última elevação da Selic promovida pelo Banco Central. A taxa básica da economia brasileira passou, no dia 9 de outubro, de 9% para 9,5% ao ano. As informações são do Uol.

Brumado: Possível foco de dengue é detectado no chafariz da Câmara O setor de endemias garantiu que um agente sempre passa pelo local e faz a averiguação da água, colocando os produtos de controle do vetor. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A faixa da campanha contra a dengue continua na Praça da Câmara de Vereadores de Brumado após audiência que foi realizada na última quarta-feira (13). No entanto, a faixa contrasta com um possível foco do mosquito transmissor que foi encontrado pela reportagem do site Brumado Notícias na última quinta-feira (14), no chafariz do local. Fábio Azevedo, coordenador municipal de endemias, garantiu que um agente sempre passa pelo local e faz a averiguação da água, colocando os produtos de controle do vetor. Mesmo assim, ao que parece, os mesmos continuam se proliferando. Azevedo aconselhou o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL), e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) a manterem o referido chafariz e a fonte luminosa da Praça da Prefeitura sempre ligados. “Com a água em circulação as larvas não terão força para subir e respirar e assim acabarão morrendo afogadas. As fontes teriam que ser mantidas ligadas”, explicou o coordenador de endemias, que recolheu as larvas para análise.

Brumado: Possível foco de dengue é detectado no chafariz da Câmara Uma faixa da campanha contra a dengue está fixada na Praça do legislativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Condenados no processo do mensalão devem cumprir penas em Brasília Ainda na há informações sobre quando o presidente do STF, Joaquim Barbosa, irá expedir os mandados de prisão contra os condenados. (Editoria de arte/Folhapress).

Todos os presos condenados no processo do mensalão devem cumprir pena em presídios da capital federal. Os condenados que quiserem cumprir a pena em outros estados terão de fazer um pedido que será analisado pelo juiz de execução penal do Distrito Federal. Apesar da previsão, ainda na há informações sobre quando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, irá expedir os mandados de prisão contra os condenados. Para a sessão de hoje, como Barbosa ainda explicitará os réus que devem ser presos, as prisões só devem acontecer de fato na semana que vem. Além disso, o cumprimento de mandados de prisão é evitado em feriados, fins de semana e fora do horário de expediente. Prisões nestes dias ou fora do período compreendido entre 6h e 18h só acontecem em casos excepcionais. O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoino, e o operador do esquema, Marcos Valério são apenas três dos 11 políticos que serão condenados a penas privativas de liberdade. Os três cumprirão as penas em regime semiaberto. Há ainda outros cinco condenados que pagarão pelos crimes com penas alternativas ou diretamente no regime aberto. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

Dengue: Santinho diz que o povo só irá se conscientizar quando for penalizado financeiramente O vereador não consegue se conformar com o pequeno público que compareceu ao legislativo no debate da doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por conta da pequena plateia que compareceu à audiência pública que debateu a situação epidemiológica da dengue na Bahia e em Brumado, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, não escondeu o seu desapontamento. O parlamentar declarou que os populares só aprendem quando são penalizados financeiramente. “O povo não se interessa e aqui só vai encher no dia que afetar o bolso de cada um e quando o poder público começar a agir com mais rigor, multando as casas dos que não estiverem cumprindo as regras adequadamente. Tem que meter multa cara no bolso, só aí o povo aprende a dar valor a essas pequenas coisas, que para mim são de fundamental importância”, disparou o vereador em entrevista ao site Brumado Notícias.

Anagé: Criança e tia-avó são achados mortos em fossa Os corpos foram encontrados perto de uma escola no povoado de Lindo Horizonte. (Foto: Reprodução).

Um menino de cinco anos e a sua tia-avó foram encontrados mortos, com corpos já em estado de decomposição, em uma fossa séptica perto de uma escola no povoado de Lindo Horizonte, pertencente ao município de Anagé, no sudoeste da Bahia. O caso foi descoberto por volta das 15h desta quinta-feira (14). De acordo com Antônio de Pádua, diretor do Centro Educacional Joaquim Teotônio de Souza, moradores sentiram um forte cheiro vindo do bar que fica em frente à escola e foram investigar, quando encontraram o corpo do menino debaixo do corpo da mulher na fossa, que estava seca. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar os corpos. A polícia enviou viaturas ao local, que é de difícil acesso, e está investigando o crime. O marido das vítimas não foi encontrado até o momento e é considerado um dos suspeitos. Moradores informaram à polícia presenciaram o casal brigando no bar no domingo (10) e desde então nenhum dos dois foi visto na região. A mãe do menino, que mora em Vitória da Conquista, chegou na tarde desta quinta (14) ao povoado e reconheceu os corpos. O menino, que vivia com a tia-avó, estudava na escola em frente ao local onde foi encontrado e, segundo a direção da escola, não frequentava as aulas desde a segunda-feira (11). As informações são do G1.

Mortugaba: TCM rejeita contas da prefeitura e multa ex-prefeita por irregularidades Rita de Cássia (PDT) terá que ressarcir aos cofres públicos quase R$ 50 mil.

Referentes ao exercício financeiro de 2012, as contas da prefeitura do município de Mortugaba, de responsabilidade da prefeita Rita de Cássia Cerqueira dos Santos (PDT), foram consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Além de ter prestado as contas em prazo posterior ao devido, várias outras irregularidades foram observadas pelo TCM, entre as quais apontamentos de inobservância de preceitos da lei federal nº 4.320/64; inserção irregular ou incompleta ao sistema SIGA; elevado crescimento das dívidas de curto e longo prazo; e reincidência da extrapolação dos gastos com pessoal, gerando a aplicação da multa de 30% dos subsídios anuais, correspondente a R$ 28.800,00, devido a não recondução no prazo devido. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias que havia sido aprovada para o ano, a receita estimada foi de R$ 21.883.891,55. Deste total, a prefeitura arrecadou o montante de R$ 18.116.741,73, correspondendo a um déficit da arrecadação no valor de R$ 3.767.149,82, ou seja, aproximadamente 17,21% abaixo do valor previsto no orçamento. Além da multa já mencionada acima, a prefeita também foi multada em R$ 3 mil devido às demais irregularidades consignadas nos relatórios elaborados pela equipe técnica do TCM. A atual administração ainda deverá devolver, no prazo de 30 dias do trânsito em julgado, à conta bancária do Fundeb o valor de R$ 17.841,36 em função de irregularidades apontadas pelo Tribunal, que formulou representação ao Ministério Público Estadual contra a gestora.

Brumado: Roubo de R$ 50, dois baleados e muito terror na zona rural Dois elementos provocaram muito terror em um bar na Fazenda Tanquinho, à margem da BA-262. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Armados, dois elementos entraram em um bar na Fazenda Tanquinho, à margem da BA-262, e efetuaram disparos que acabaram atingindo o proprietário e um cliente na noite da última quinta-feira (14). Ao site Brumado Notícias, a polícia informou que um dos meliantes utilizava um capuz e que a dupla conseguiu levar apenas R$ 50,00 de uma das vítimas. A polícia disse ainda que havia mais pessoas no bar, mas todas fugiram assim que os marginais entraram no recinto. O Samu 192 prestou os primeiros socorros às vitimas - um dos homens foi atingido na região do abdômen - e ambos foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. Moradores da região estão apavorados e com medo de voltarem para suas casas na comunidade. “Ultimamente eles estão atacando mais nas roças, longe da polícia e fácil de fugir. Tenho medo sim principalmente por minha família”, disse um morador da localidade. A polícia realizou várias buscas na região, mas ainda não encontrou os autores do crime.

Brumado: Pneus são jogados a margem da BA-148 Os pneus velhos podem acumular água e atrair focos do mosquito transmissor da dengue. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na luta pelo combate à dengue, os moradores do município de Brumado ainda estão passando por um processo de conscientização que busca eliminar maus hábitos que podem proliferar focos de transmissão do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. Exemplo disso é que na manhã da última quinta-feira (14) o site Brumado Notícias flagrou diversos pneus que foram jogados às margens da BA-148, em frente ao Parque de Exposições. Como se já não bastasse o despejo de entulho em local proibido, os pneus velhos podem acumular água e atrair focos do mosquito transmissor da dengue.

Brumauto apresenta novo Golf no próximo sábado em Brumado Importado da Alemanha, o novo Golf chega ao mercado brasileiro em duas versões - Highline e GTI. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O lançamento oficial do novo Golf acontece na Brumauto, em Brumado, no próximo sábado (16). Importado da Alemanha, o novo Golf chega ao mercado brasileiro em duas versões - Highline e GTI - as quais estabelecem novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança. O design está muito mais refinado, o que torna o carro mais valorizado e durável. Além disso, o novo Golf conta com 7 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), freios com sistema antitravamento “ABS”, alerta de perda de pressão dos pneus, ar condicionado digital de duas zonas, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, controle de tração “ASR” e muitos outros. Para conhecer o novo lançamento da Volkswagen, confira a exposição na concessionária Brumauto, onde o veículo já se encontra para comercialização e realização de best drive. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-5000.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Rio de Contas: TCM rejeita as contas da Prefeitura, mas aprova as da Câmara As contas são de responsabilidade do prefeito Márcio Farias (PSD). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De responsabilidade do prefeito Márcio de Oliveira Farias (PSD), as contas da prefeitura do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada nesta quinta-feira (14). Os conselheiros do TCM ainda julgaram a regularidade das contas da Câmara Municipal, que foram aprovadas, porém com ressalvas. Ambas são referentes ao exercício financeiro de 2012. O conselheiro e relator do processo, Fernando Vita, aplicou multa de R$ 5 mil ao ex-gestor, além de encaminhar o caso ao Ministério Público Estadual. Ao ex-presidente do Legislativo, Hudson Luz Pita, foi imputada apenas uma multa no valor de R$ 800. Entre as irregularidades cometidas por Márcio Farias à frente da prefeitura estão casos de indisponibilidade de caixa; utilização de fonte de recursos para pagamento de despesas divergentes das indicadas no relatório; ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no SIGA gerando inúmeras divergências referentes a licitações; e cometimento de falhas e irregularidades na execução orçamentário-financeira. O município apresentou uma receita arrecadada de R$ 16.571914,37 e uma despesa executada de R$ 16.246.501,49, demonstrando um superávit orçamentário de execução de R$ 325.412,88. Ainda cabem recursos das decisões.

Brumado: Polícia recupera moto roubada A motocicleta foi encontrada próximo ao local do roubo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma motocicleta que havia sido roubada na última terça-feira (12), em uma estrada vicinal, no Bairro Apertado do Morro, foi recuperada no início da tarde desta quinta-feira (14) pelo Pelotão Especial no mesmo local. Os policiais disseram ao site Brumado Notícias que o veículo estava escondido em um matagal e que os marginais fugiram ao perceber a aproximação da viatura. Populares pediram reforço policial na localidade, que, segundo eles, tem sido bastante frequentada por bandidos, principalmente no período noturno, por causa da pouca iluminação.

Presos espancam outro detento em Brumado O preso foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um detento custodiado na delegacia de Brumado foi espancado por colegas de cela na manhã desta quinta-feira (14). O site Brumado Notícias apurou que pelo menos quatro detentos teriam atacado a vítima com socos e pontapés, além de tentarem esganá-lo. As agressões só pararam quando os policiais e um carcereiro interferiram e tiraram a vítima da cela. O preso foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico. A polícia acredita que o homem tenha sido agredido e quase morto porque os detentos o acusam de ter delatado o plano de fuga que foi frustrado na última quarta-feira (13).

Projeto Glaucoma: Justiça manda prefeitura de Brumado cancelar contrato milionário e fazer licitação Para o juiz Genivaldo Guimarães, a manutenção de um contrato firmado ao arrepio da lei, não atende ao interesse público. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em sentença proferida no último dia 11 de novembro, o juiz Genivaldo Alves Guimarães determinou que a prefeitura de Brumado cancele o contrato milionário firmado irregularmente com o Instituto Visão da Bahia para execução do Projeto Glaucoma no município e realize procedimento licitatório para contratação de uma nova empresa que melhor atenda ao interesse público no prazo de 60 dias. O Instituto havia sido contratado pela prefeitura sem o devido procedimento licitatório, pois a mesma alegou que, na época, respaldou-se na “inexigibilidade de licitação” - prevista pela lei em alguns casos específicos - dada a inviabilidade de competição por conta da notória especialização e singularidade do prestador de serviços. Contrariando as alegações, o juiz afirmou que nas contratações da Administração Pública a regra é a realização de prévia licitação. Os casos de dispensa e inexigibilidade são exceções e exigem justificativa fundamentada do gestor público, como a singularidade dos serviços prestados. Sobre esse aspecto, Guimarães salientou que o referido Instituto não apresenta a singularidade proposta e que tal alegação não teria embasamento uma vez que a referida empresa teve seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial da Bahia menos de trinta dias antes de firmar o milionário contrato com o município. Portanto, segundo o magistrado, não havia informações sobre como a empresa prestava os serviços, já que recentemente constituída e sem qualquer experiência no mercado.

Projeto Glaucoma: Justiça manda prefeitura de Brumado cancelar contrato milionário e fazer licitação A prefeitura tem um prazo de sessenta dias para realizar uma licitação válida e eficaz, de quem melhor atenda ao interesse público. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O juiz ainda chamou a atenção para a rapidez na celebração do contrato, que foi firmado em apenas 08 dias. “Se o município de Brumado, no curto prazo de oito dias, iniciou e concluiu o procedimento relativo à contratação direta do demandado, entendo que sessenta dias é prazo suficiente para a realização de procedimento licitatório válido e eficaz, destinado à escolha de quem melhor atenda ao interesse público”, sentenciou Guimarães. Caso a determinação seja descumprida, a prefeitura será multada em R$ 10 mil. Além destas providências, o juiz determinou a remessa de cópia dos autos ao Procurador da República em Vitória da Conquista para verificação de provável ato de improbidade administrativa. O Instituto foi condenado ao pagamento das custas processuais e honorários, no valor de R$ 100 mil, considerando o expressivo valor da causa de R$ 4.862.700,00. Denúncias sobre o caso também estão em tramitação na Justiça Federal de Vitória da Conquista, no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), as quais foram protocoladas pela vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB).

Brumado: Idoso dá surra de pau em bandidos, mas eles disparam dois tiros e levam dinheiro O idoso teve a sua bolsa com R$ 1.600,00 roubada pelos marginais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Enquanto trabalhava em sua lavoura no povoado de Itabaiana, próximo à comunidade de Umburanas, em Brumado, na tarde da última quarta-feira (13), um lavrador de 84 anos foi abordado por dois homens com um pit bull. A dupla pediu água para o cachorro e, quando o idoso se preparava para atender o pedido, um dos homens sacou uma arma e anunciou o assalto. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o lavrador declarou que não pensou duas vezes e partiu para cima do elemento na tentativa de imobilizá-lo. “Dei um tapa no braço dele e depois agarrei firme tentando tomar o revólver, mas o outro veio por trás e me deu um chute nas costas. Nessa hora, eu caí e eles puxaram a bolsa que estava na minha cintura e roubaram o dinheiro - R$ 1.600,00. Mesmo assim, eu peguei um pau e bati neles. Depois da surra, eles correram e entraram em um carro vermelho. O cara mirou pra mim e atirou, mas os tiros não me acertaram”, relatou o idoso. Cheio de hematomas, a vítima compareceu ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) na tarde desta quinta-feira (14) para fazer exame de corpo de delito.

Guanambi: Vereador Latinha poderá perder o cargo por infidelidade partidária Segundo a PRE/BA, o ex-comunista pediu desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela resolução nº 22.610/2007 do TSE. (Foto: Divulgação).

Por conta da desfiliação partidária sem justa causa, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE/BA) entrou com catorze ações de decretação de perda de cargo eletivo no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A ação, de autoria do procurador Sidney Madruga, pode resultar na perda de mandato do vereador de Guanambi, José Carlos Lélis Costa, o Latinha, que se desfilou do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no dia 4 de outubro, após 33 anos no partido que ajudou a fundar. Na época, Latinha se justificou dizendo que estava de desligando do partido, pois tinha intenção de ser candidato a deputado estadual, o que, segundo ele, dificilmente aconteceria dentro do PCdoB por causa da candidatura de outro ex-companheiro de partido. Depois da desvinculação, o vereador se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Porém, de acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 22.610/2007, toda desfiliação partidária sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo. O acionado pela PRE/BA pediu desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela norma, como por exemplo a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. O vereador Latinha, sequer solicitou ao TRE/BA o julgamento de justa causa para a desfiliação. 

Diretor de Biodiversidade do Inema vistoria obra no Zoológico de Salvador O diretor do zoológico, Gerson Noberto, acompanhou Leonardo Vasconcelos no acompanhamento da obra que está orçada em R$ 300 mil. (Foto: Divulgação).

O Diretor de Biodiversidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Leonardo Vasconcelos, esteve no Zoológico Presidente Getúlio Vargas, em Salvador, para acompanhar a obra de construção de um museu dentro do local. O diretor foi acompanhado pelo coordenador do zoológico, Gerson Noberto, durante a visita técnica. Na oportunidade, Vasconcelos disse que a obra está orçada em torno de R$ 300.000,00 e que sua inauguração está prevista para o mês de dezembro. Segundo o diretor, a cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner (PT). O zoológico baiano está diretamente ligado à diretoria do Inema.

Brumado: Animais circulam entre carros na BA-148 O risco em trafegar pela rodovia continua. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O site Brumado Noticias flagrou nesta quinta-feira (14) o momento em que vários carros tiveram de frear bruscamente por conta de um cavalo que atravessava a BA-148, nas proximidades do Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado. Recentemente, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Derba e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) realizaram operações que recolheram vários animais das rodovias de acesso ao município e também nas vias urbanas. Mesmo com as ações, muitos proprietários continuam mantendo os animais soltos, colocando a população em risco. Os animais recolhidos só são recuperados após pagamento de uma multa.

Brumado: Édio Pereira comemora resultado da licitação para obra de urbanização da Cesta do Povo Os recursos foram disponibilizados através da parceria do parlamentar com o deputado federal Daniel Almeida. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O resultado do processo licitatório para início da obra de urbanização da área da Cesta do Povo, em Brumado, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta feira (14). O projeto prevê a construção de calçamento, estacionamento, área verde e iluminação no local. A empresa vencedora foi a Contric Engenharia Ltda., que apresentou proposta no valor de R$ 510.403,84. A urbanização é resultado de uma articulação do vereador Édio Pereira (PCdoB) e do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que garantiu os recursos junto ao governo do estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A prefeitura municipal elaborou o projeto e foi responsável pela remoção dos feirantes do local. O presidente da Conder, José Lúcio Machado, convocou a empresa vencedora da licitação para assinatura do contrato. As obras devem ser iniciadas em dezembro. Pereira comemorou o resultado da licitação, lembrando que a região passará a ser um cartão postal da cidade, propiciando mais conforto e qualidade de vida aos comerciantes. As ações do mandato do parlamentar Édio Pereira também viabilizaram recursos para reforma do Estádio dos Prazeres e do Ginásio de Esporte da Urbis I, cujas obras estão em andamento; para as quadras poliesportivas de Várzea de Areia e do Jacaré; bem como para a extensão de água da Embasa para as comunidades do André, Coqueiros, Jacaré, Gatos e Pedra Preta, Campo de Dentro, Lagoa dos Algodões e Itaquerê.

Brumado: Vereadores cobram participação popular nas audiências públicas Castilho Viana e Santinho ficaram decepcionados com a ausência da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Brumado, para debater os riscos de uma epidemia da dengue no município, foi pouco prestigiada pela população, a exemplo do que vem acontecendo nas recentes audiências promovidas na cidade. Além da população, autoridades que haviam sido convidadas para compor a mesa de debates e muitos agentes de saúde e de endemias também não compareceram ao evento. A plenária vazia chamou a atenção dos vereadores José Santos (PTC), o Santinho, e de Castilho Viana (PSB), que cobraram maior participação popular nesses debates que são de extrema importância para a sociedade. “Mais uma vez ficamos decepcionados com a participação popular. A população deveria estar presente para ouvir os dados tão importantes que foram apresentados nessa audiência. Parece que há um desinteresse dos munícipes em debater as importantes questões de nosso município”, afirmou Santinho em entrevista ao site Brumado Notícias. O parlamentar foi apoiado pelo vereador Castilho, que declarou que a participação dos brumadenses nesses eventos é uma necessidade. “É de obrigação da população participar das audiência que acontecem em nosso município, pois nestas tem se debatido melhorias para o cotidiano de todos. É notório que há uma descrença nos políticos, mas também não temos visto uma contrapartida do cidadão em participar das discussões públicas para o bem estar de todos. É fácil jogar a pedra e esconder a mão, mas nesse quesito temos que dar a cara a tapa, pois o alerta de uma grande epidemia foi dado e todos nós temos que nos mobilizar contra isso”, concluiu Viana.

Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado O evento não contou com uma presença esperada da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pouca gente compareceu a audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Brumado, onde foi debatida a situação da dengue na Bahia e no município. Promovido pela 19ª Dires, o evento começou com uma hora de atraso por conta de algumas autoridades convidadas que acabaram não comparecendo. Os gráficos apresentados na audiência apontaram para uma possível epidemia da doença no estado, assim como aconteceu no primeiro trimestre, quando foram registrados mais de 24 mil casos somente na Bahia.

Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado Alcina e Aparecida, diretoras das Vigilâncias de Saúde e Epidemiológica, respectivamente, alertaram para o risco de uma nova epidemia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alcina Andrade, superintendente da Vigilância de Saúde, falou sobre os objetivos da audiência. “Nossa proposta é abrir uma discussão com as autoridades governamentais, da saúde e com a sociedade civil sobre o tema, pois a dengue tem se revelado um caso grave de saúde pública que temos enfrentado em nosso estado há mais de uma década”, afirmou Alcina. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Aparecida Araújo, também conversou com a nossa reportagem. Araújo ressaltou que Brumado aparece como destaque entre os municípios no mapa de risco do estado. “Brumado está entre os dez municípios com maior número de casos em todo o estado, o que é muito preocupante. Tememos neste verão uma epidemia mais grave do que aquela já enfrentada no início do ano”, relatou a diretora. 

Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado O diretor municipal de endemias, Fábio Azevedo, divulgou mais de 1.800 casos de dengue de janeiro a março, com uma vítima fatal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O diretor municipal de endemias, Fábio Azevedo, endossou as palavras de Araújo apresentando números assustadores que colocam o município entre as dez cidades com risco alto de registrar uma epidemia no próximo verão. Segundo o relatório do controle municipal de endemias, só no primeiro semestre de 2013 mais de 2.100 casos de dengue foram notificados. Para se ter uma ideia da situação, entre os meses de janeiro e março, foram confirmados mais de 1.800 casos de dengue, entre os quais uma vítima fatal, um idoso de 76 anos, morador da Vila Presidente Vargas.  Azevedo informou ainda que os Bairros Mercado e Dr. Juracy são os locais que mais apresentam focos do mosquito transmissor na cidade e com o maior número de pessoas infectadas. Pelo menos uma pessoa morreu a cada ano nos últimos quatro anos no município por conta de complicações decorrentes da enfermidade. Durante a audiência, todos os palestrantes reforçaram a necessidade de participação da população no combate à dengue, juntamente com a atuação do poder público.

Arquivo