Achei Sudoeste

20 Jun 2013 - 11:06h

O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, está de férias e com isso o ex-secretário geral da Câmara de Vereadores, Valdir Caíres Neves, assume interinamente o posto. Com as complicações do trânsito brumadense, Valdir conta com o apoio de toda equipe do DTTU no intuito de dar continuidade aos trabalhos do diretor titular.

20 Jun 2013 - 10:36h

A mais tradicional festa do Nordeste é o São João, momento em que a cultura é valorizada e os costumes das comidas, músicas de danças típicas são conservados. Por causa dessas características, o vereador Weliton Lopes (PR) acredita que a realização dos festejos juninos é de vital importância para a comunidade brumadense, pois resgata a tradição do São João nos Bairros e Distritos do Município. “Estou me dedicando nesse resgate do São João”, comentou Weliton. E o resultado da luta do parlamentar vai ser visto em Ubiraçaba e Lagoa de São João, locais que vão ter os festejos em 2013. De acordo com o vereador, serão três dias de muita alegria e muito forró. Apresentação de bandas, quadrilhas e barracas com comidas típicas farão a animação do Distrito de Ubiraçaba nos dias 21 e 22 de junho e no dia 23 na comunidade de Lagoa de São Joao. As atrações da festa serão Jorginho dos Teclados, Fabrício Bahia e Banda Kimania, Kangaia Suada e Serginho Cardoso. “Tenho certeza que o São João de Ubiraçaba será uma grande festa, com todo mundo forrozeando com muita alegria”, emendou Lopes.

20 Jun 2013 - 09:13h

O Sindicato dos Lojistas da Bahia informa a todos os comerciantes que na véspera do São João o comércio funcionará em horário especial. No dia 22 de junho (sábado), as lojas abrirão das 08h às 18h. Já no dia 23 de junho (domingo), o comércio abrirá as portas das 08h às 13h. Segundo o Sindilojas, a abertura do comércio nos horários acima definidos é facultativa, porém os comerciantes que optarem por abrir o comércio nesses termos, devem solicitar autorização junto ao Sindicato dos Comerciários até o dia 21 de junho, impreterivelmente.

20 Jun 2013 - 09:07h

Como forma de amenizar a distância do Distrito de Arrecife da sede do município, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) está buscando a instalação de uma torre de telefonia no local. Arrecife está situada na região mais afastada de Brumado, encontrando-se praticamente ilhada e sem comunicação. “Por conhecer as dificuldades que os moradores de Arrecife enfrentam por causa da falta de comunicação, estou solicitando à Anatel a instalação de uma torre de telefonia móvel no Distrito”, explicou o vereador. Para Lôbo, essa é uma ação necessária para o desenvolvimento da comunidade, já que sem comunicação fica difícil de melhorar a economia local. “A Anatel tem como uma de suas principais responsabilidades delinear a política nacional de telecomunicações e, em sendo assim, acreditamos que o Estado deve realizar seu papel e levar os serviços essenciais a todas as regiões do Brasil, por mais distante que se encontrem”, completou o edil.

20 Jun 2013 - 09:01h

Os trabalhadores da Vix Logística, em Brumado, se reuniram na noite da última terça-feira, 18, em uma assembleia geral para votar a proposta trabalhista da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho que vigorará até abril de 2014. No clube da categoria, os funcionários aprovaram, em unanimidade, a proposta da empresa, a qual será retroativa a 1º de maio, garantindo reajuste salarial de 10 %, sendo 2,84 % de aumento real. Também são benefícios dados pelo Acordo: assistência médica para empregados e dependentes pela Unimed; abono salarial de R$ 300,00; gratificação no valor de R$ 50,00 em caso de cumprimento das metas do mês; kit material escolar para filhos matriculados em escola; premio motivacional anual nos percentuais de 30, 20 e 10% do salário nominal, dentre outras conquistas. Por acreditar que essa foi uma das melhores propostas conquistadas na região pela classe e por atender de imediato aos anseios dos trabalhadores, a diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião defendeu a aprovação da mesma.

20 Jun 2013 - 07:32h

Terminal de ônibus no Centro de Vitória da Conquista parado, no sudoeste baiano, sem nenhum ônibus em circulação, lojas fechadas. Assim começou, às 15 horas dessa quarta-feira (19) o ato ‘O busão é nosso’ na cidade, em apoio ao movimento nacional iniciado em São Paulo, no último dia 06. Manifestantes carregavam apitos e cartazes com frases de ordem, iniciando a caminhada pela Praça 9 de novembro. Com o objetivo de ser pacífica e apartidária, a manifestação já passou pelo terminal e pela Rua 2 de julho, parando o trânsito. Quando os jovens chegaram à Praça do Gil, eles fizeram uma pausa na caminhada para cantar o Hino Nacional. Mas mesmo com tanta civilidade, alguns manifestantes pararam um ônibus na Rua São Geraldo, tentando forçar a entrada no veículo. Não permitindo tal atitude, a grande maioria dos presentes ao movimento gritou: “Sem violência e sem vandalismo”. Após o episódio, os jovens emendaram outra frase de ordem, dizendo, aos pulos, que a juventude quer evolução.

19 Jun 2013 - 20:07h

Uma farmácia, localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Igreja Matriz, Centro de Brumado, foi novamente assaltada na noite desta quarta-feira, 19. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Brumado Notícias, dois homens entraram no estabelecimento e, de arma de fogo em punho, anunciaram o assalto. Os meliantes levaram o dinheiro que havia no caixa e fugiram rapidamente em uma motocicleta. A polícia já está analisando as imagens de segurança para tentar identificar os autores do crime. A quantia roubada ainda não foi revelada.

19 Jun 2013 - 19:49h

Um veículo de passeio capotou na BA-148, sentido Brumado – Livramento de Nossa Senhora, próximo à obra do viaduto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no início da noite desta quarta-feira (19). Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias no local, o condutor e o passageiro, que são da cidade de Abaíra, tiveram várias escoriações pelo corpo e foram socorridos pelo Samu 192, sendo então encaminhados para o Hospital Magalhães Neto. Ainda não se sabe o que ocasionou o acidente, mas o veículo veio a capotar saindo da pista e caiu embaixo da ponte do rio São João. O carro bateu nos rochedos e ficou totalmente destruído.

19 Jun 2013 - 18:05h

Com apoio incondicional da torcida e clima de Copa do Mundo dentro do estádio, a seleção brasileira venceu um rival ingrato e conseguiu tranquilidade para última partida da primeira fase da Copa das Confederações. Nesta quarta-feira (19), o time venceu o México por 2 a 0, no Castelão, com gols de Neymar e Jô, e chegou a seis pontos em dois jogos do torneio. No sábado, o Brasil enfrenta a Itália, em Salvador. Num jogo que ficou marcado mais uma vez por manifestações fora do estádio contra os gastos na Copa do Mundo, o time de Luiz Felipe Scolari ouviu apoio a todo momento no Castelão. O protesto, o tumulto e a revolta ficaram fora do estádio. Ou parte deles. É que nas arquibancadas, torcedores levaram cartazes apoiando a seleção e as manifestações que acontecem no Brasil desde a última semana. Após a Fifa afirmar que cartazes não seriam exibidos em imagens da transmissão, a Globo, parceira da dona da Copa, usou câmeras exclusivas e registrou torcedores com cartazes na sua transmissão. As informações são do Uol.

19 Jun 2013 - 17:11h

O Karatê é uma arte de defesa pessoal milenar que prega o não uso de armas. Praticada no mundo todo, o Karatê ajuda na formação integral do ser humano, já que é considerada também como uma filosofia de vida. E dada à grande importância da prática esportiva e por ser algo que ajuda a pessoa a se defender, o Sindicato dos Comerciários de Brumado está oferecendo aos associados 50% de desconto em aulas de Karatê com o professor Arlen Andrade. As inscrições estão abertas e para conseguir o desconto basta fazer a carteirinha de associado de forma gratuita na sede do Sindicato. Mais informações pelo telefone (77) 3441-3270.

19 Jun 2013 - 17:03h

Em entrevista ao Brumado Notícias na tarde dessa quarta-feira (19), após manifestações feitas no Facebook contrárias à sua participação no movimento, o vereador Castilho Viana (PSB) comentou sobre a organização do ‘Vem Pra Rua Brumado’. “Eu parabenizo toda a juventude brumadense que está fazendo parte do movimento Vem pra Rua Brumado. Enxergo essa ação como, talvez, uma oportunidade única da população brumadense se organizar e manifestar de forma pacífica, reivindicando o que realmente necessita”, declarou. O parlamentar acredita que os jovens devem se manifestar de forma imparcial e que toda força nesse momento é de grande valia. “Eles devem agir, como eles mesmos estão dizendo, de forma apartidária. Acho que pensamentos radicais e lideranças contrárias à participação de pessoas que podem contribuir na manifestação não vai ajudar na finalidade desse movimento”, completou. Viana fez questão de salientar que a participação de qualquer pessoa, seja ela política, pública ou religiosa, é positiva para que o movimento dê respostas para a sociedade. “Vai chegar um momento para se sentar e negociar as ações e nesse momento os manifestantes precisam estar de braços abertos para receber toda e qualquer ajude que some. Não vai ser uma varinha mágica que vai resolver  todos os problemas, mas o primeiro passo está sendo dado”, falou o vereador do PSB. Viana concluiu afirmando que Brumado não deve ter os problemas que grandes cidades tiveram, como violência e vandalismo, “ações que fazem o movimento perder o sentido”.

19 Jun 2013 - 15:02h

O ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos (PT), em nota enviada ao site Brumado Notícias, rebateu as denúncias apresentadas pelo vereador José Santos (PTC), o Santinho, na última sessão da Câmara Municipal, ocorrida dia 17. Na ocasião, o vereador afirmou que o ex-prefeito teria contratado uma empresa fantasma, ‘comeu o dinheiro público’ e não concluiu o serviço, referindo ao Mercado Municipal. Pereira disse estar estarrecido e indignado com tais declarações do parlamentar. “A obra realizada no Mercado Municipal de Brumado, quando orgulhosamente administrava nosso município, concernente à concentração dos açougues, foi realizada diretamente pelo Governo Estadual, sem qualquer participação da administração municipal. A contratação de empresa (s) para tal serviço, repita-se, foi de única e exclusiva responsabilidade do Estado da Bahia, que, certamente, cumpriu com os preceitos legais”, defendeu-se Pereira. Na nota, o petista sugeriu ainda que o parlamentar deveria ter, ‘no mínimo’, como representante dos brumadenses, a responsabilidade de checar as informações antes de reproduzi-las. “Tive a honra de ser escolhido pelo povo de Brumado para representá-lo como prefeito, como deputado estadual e como vice-governador; todas as minhas contas foram aprovadas; jamais minha imagem foi maculada, mesmo quando promovidas campanhas difamatórias por pessoas desqualificadas e desprovidas de caráter”, argumentou. Segundo o ex-prefeito, o vereador Santinho deve ter falado sem ter conhecimento de que a obra citada foi feita pelo Governo Estadual. “Se foi por desconhecimento, ao que parece, cabe ao vereador a dignidade de reconhecer o erro. Caso tenha sido por má fé e essa conduta absurda e criminosa se reitere, não me restará outra alternativa senão recorrer ao Poder Judiciário, promovendo as respectivas ações criminal e civil”, completou. Pereira garantiu ao final da nota que está com a consciência tranquila e lembrou que o exercício da atividade política exige respeito. “Todo e qualquer ato público está sujeito à vigilância da população através do Poder Legislativo, mas de toda forma, se deve afastar a falsa imputação, a calúnia”, encerrou.

19 Jun 2013 - 14:44h

Na última terça-feira (18), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) voltou a comentar sobre a importância da garantia de meia passagem para estudantes que utilizam embarcações para fazer travessia intermunicipal. “A meia passagem para estudantes é uma forma de promover o desenvolvimento social”, afirmou Bastos. Tal ação foi proposta no Projeto de Lei No 20.223/2013, de autoria da parlamentar, o qual já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A deputada acredita que essa é uma discussão que precisa ser vista de forma mais sensível, sem focar apenas na lógica de mercado, que seria o transporte feito pelos ônibus. “Essa lógica predomina em todos os debates nos dias de hoje, então é preciso que a discussão da meia passagem nas embarcações seja vista de forma sensível. A população urbana é dependente do transporte público, e a qualidade e valores da prestação deste serviço interferem diretamente na qualidade de vida e orçamento das famílias, especialmente dos estudantes”, defendeu. Bastos disse ainda que a discussão vai ainda mais além desse ponto, pois o transporte público incide bastante no modelo de educação considerado ideal. “Um dos maiores entraves à completa formação atualmente é a dificuldade de o estudante permanecer na universidade ou na escola. E os gastos com transporte agravam isso, pois oneram muito o bolso do estudante, incluindo aqueles que moram em Vera Cruz e Itaparica, cidades com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito baixo”, afirmou. Para a deputada Ivana Bastos, garantir a meia passagem em embarcações na Bahia representa mais uma ferramenta para possibilitar a educação dos jovens. “Essa ação representa investimento em um setor estratégico, o educacional, e deve ser arcado tanto pela sociedade quanto pelos órgãos de governo”, completou a deputada.

19 Jun 2013 - 13:56h

A aprovação do governo Dilma Rousseff (PT) passou de 63% em março (recorde na ocasião) para 55% em junho, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (19). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. O percentual de 55% é o dos entrevistados que consideram o governo “bom” ou “ótimo”, de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios entre os últimos dias 8 e 11 deste mês. O índice dos que consideram o governo "regular" passou de 29% para 32%. Já o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” passou de 7% para 13%. As informações são do G1.

19 Jun 2013 - 13:42h

O Super Feirão Anual de Pisos da Madeireira Real está um grande sucesso. Muitos clientes já passaram pela loja e fizeram as suas compras. Todos os pisos, revestimentos e porcelanatos da Madeireira estão em promoção com preços imbatíveis, e descontos de 20% a 60%. Por isso mesmo, alguns produtos estão em menor quantidade no estoque. Então, não perca mais tempo e corra para a Madeireira Real agora. A excelente equipe de vendas está pronta para recebê-los e atender todas as suas necessidades. Com pisos a partir de R$ 4,99 por metro quadrado, o Feirão é somente até o dia 30 de junho ou enquanto durar o estoque de cada produto. Na Madeireira Real é assim: as melhores marcas, com preços baixos de verdade! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3041.

19 Jun 2013 - 11:22h

Fruto de uma ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou as Indústrias Químicas Xilolite, localizadas em Brumado, e o espólio de seu ex-diretor-presidente, José Roberto Camargo, a devolverem mais de 5,5 milhões de reais à União. A justificativa dada para a condenação é a malversação de recursos repassados pelo Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) na década de 1990. O Finor foi criado em 1974 e visava proporcionar mais eficácia na canalização de recursos destinados a financiar o desenvolvimento da região Nordeste, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Norte do Espírito Santo. Mas denúncias da imprensa, feitas em 2000, sobre possíveis casos de superfaturamento e utilização de notas ficais frias na aplicação de recursos do Fundo fez com que o MPF iniciasse uma investigação. Em 2010, o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça, já que as denúncias foram comprovadas e o Finor, ao invés de colaborar para a elevação do padrão de vida e emprego na região nordeste, estava desperdiçando recursos, com desvio de mais de R$ 5,5 milhões. A decisão da Justiça, para o MPF, atende ao pedido de reparação do prejuízo aos cofres públicos. Como o ex-diretor-presidente faleceu em setembro de 2010, a sentença dada a ele deve ser executada a partir do conjunto de bens deixados aos seus herdeiros – espólio.

19 Jun 2013 - 10:54h

A Moto Estrada Suzuki está no ritmo dos festejos juninos com uma imensa fogueira de oportunidades para quem deseja adquirir uma Suzuki Zero Km. Através do consórcio nacional “Chave Na Mão”, você faz o seu consórcio, paga a primeira parcela, oferta mais quatro parcelas e sua moto é contemplada na hora. Isso mesmo, na hora! Então, o que você está esperando? Corra agora mesmo para a Moto Estrada Suzuki e faça o seu consórcio “Chave Na Mão”.  A linha Suzuki é conhecida mundialmente pela qualidade e durabilidade de suas motocicletas. E na compra de uma GSR 125 ou GSR 150i, modelo 2012/2013, a moto já sai da loja emplacada. É isso mesmo, a Suzuki paga o emplacamento da sua moto para você. Em Brumado, a Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3030.

19 Jun 2013 - 10:28h

Desde o ano de 2010, as obras na Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, foram concluídas e o local foi entregue pelo estado ao município, porém sem estar devidamente iluminada. Três anos já se passaram desde então e a praça continua às escuras. Para piorar, o local encontra-se deteriorado pela passagem do tempo. “Na época em que as obras foram concluídas havia um impasse entre a gestão municipal do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e a deputada estadual Marizete Pereira, autora da emenda que viabilizou a obra. Por questões políticas, o prefeito não quis colocar a iluminação na praça e deu a desculpa de que as instalações estavam erradas. O tempo foi passando e ele deixou a praça entregue ao abandono”, afirmou o morador Marcos Antônio ao site Brumado Notícias. Por conta da falta de iluminação, as famílias que residem nas proximidades não podem passear no local, que está completamente abandonado. Por telefone, o secretário de Infraestrutura André Cardoso informou a nossa reportagem que a atual administração irá realizar a recuperação da praça e que as obras devem ser iniciadas após os festejos juninos. “Vamos concluir as obras em Umburanas e na Praça da Vila Presidente Vargas, mas logo que acabarmos essas obras daremos atenção a Praça Heráclito Cardoso”, garantiu o secretário.

19 Jun 2013 - 10:02h

Diariamente, um voo sai de Salvador com destino a Vitória da Conquista às 23h20, pela empresa Passaredo Linhas Aéreas. Entretanto, na noite da última terça-feira (18), a aeronave que iria fazer a viagem não decolou. Um internauta do Brumado Notícias entrou em contato com nossa equipe para reclamar da situação. “Nós, passageiros, ficamos ‘na mão’. A empresa não deu atenção aos pais e mães de família que estavam no aeroporto esperando pelo embarque”, reclamou revoltado, afirmando que os funcionários não estavam resolvendo a questão. O internauta criticou ainda a ausência de um órgão de fiscalização no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, já que a ANAC estava fechada e o Procon encerra o expediente no local às 17 horas. “Nenhum dos dois órgãos fazem plantão de 24 horas em um aeroporto internacional”, indignou-se. Os passageiros permaneceram no aeroporto até às 03h30, na tentativa de buscar uma solução. “A única solução dada pela empresa foi fazer a viagem de ônibus ou então contar com a sorte para ver se haveria vaga em algum voo do dia seguinte”, falou o internauta. Quem esperou conseguiu vaga em um voo que pousou em Vitória da Conquista, Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, às 9 horas da manhã dessa quarta-feira (19). A equipe do Brumado Notícias tentou contato com a Passaredo, mas não obteve sucesso.

19 Jun 2013 - 08:53h

Durante a sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Édio Pereira (PCdoB) falou sobre a obra de urbanização da área da Cesta do Povo. O parlamentar informou que o Governo do Estado irá garantir todo o recurso para realização da obra, que está orçada em R$ 597.889,09. O edital de licitação da obra deverá ser publicado no Diário Oficial da Bahia até a próxima quinta-feira (20). Segundo Pereira, se não houver nenhum problema jurídico, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) estará em Brumado para assinatura da ordem de serviço, a qual autoriza o início da obra. O projeto de urbanização da área da Cesta do Povo prevê o calçamento de todo o entorno do local; construção de estacionamento para ônibus, caminhões, veículos e motos; iluminação e arborização da área. Édio ainda salientou que ao longo desta semana a superintendente de obras e equipamentos da Conder, Tereza Tavares, deverá entrar em contato com a Prefeitura Municipal, a fim de que esta promova a desmobilização dos barraqueiros que atuam ao redor da área da Cesta do Povo. Para Pereira, a obra é de fundamental importância para a cidade. “Ela (a obra) trará um novo visual e uma nova dinâmica para o município. Só quem ganha com isso é o povo de Brumado”, afirmou Pereira, que espera que a obra seja inaugurada ainda este ano. O projeto de urbanização do local foi elaborado pelo setor de Infraestrutura da prefeitura.