Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos O evento contou com mais de 170 participantes de 14 municípios da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante o último final de semana, a cidade de Brumado sediou o XV Encontro Regional dos Surdos. As atividades começaram com um torneio de futsal no Ginásio Antônio Alves Ribeiro, realizado na tarde de sábado (25). Quatro equipes participaram da disputa. Os times de Brumado e Barra da Estiva terminaram a competição empatados, mas os visitantes levaram a melhor por causa do saldo de gols. Durante a noite, os participantes do evento se encontraram na Câmara de Vereadores, onde foram realizadas várias palestras, uma delas ministrada pelo paulistano Sandro Pereira. Com deficiência auditiva e estudante de Direito, Pereira falou sobre a cultura e identidade dos surdos e direitos das pessoas com deficiência. Por intermédio da intérprete Cinara Moura, Sandro conversou com o site Brumado Notícias acerca da importância do evento. 

Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos A comissão organizadora avaliou o evento como positivo e muito descontraído para todos os participantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“É um encontro de grande significado haja vista que já foram realizadas 15 edições. É uma oportunidade para a fomentação de ideias, valorização do papel de cada um na sociedade, e ainda como troca de experiências entre nós que somos portadores da deficiência”, disse o palestrante. O presidente da Associação das Pessoas com Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB), Lázaro Landufo, informou que mais de 170 participantes de 14 municípios estiveram presentes no encontro. Landufo falou sobre os objetivos do encontro. “Estamos trabalhando com muita seriedade objetivando com esse encontro fortalecer a inclusão e inserção dos surdos e deficientes no mercado de trabalho. É por isso que contamos com parceiros como a Secretaria de Educação e o comércio local. Ainda há muito o que ser feito para tornar o mercado mais acessível aos portadores de deficiências”, afirmou o presidente da APDEMB. O final do encontro aconteceu durante o domingo (24), no Colégio Nice Públio, onde foram realizadas apresentações teatrais.

Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos Um torneio de futsal no Ginásio Antônio Alves Ribeiro foi um dos atrativos para os participantes do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Hospital de Brumado está sem médico obstetra Um gerente de depósito de supermercado disse que sua esposa apenas foi atendida após conseguir contato com o gestor municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Muitos populares reclamam que o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, estaria sem médico obstetra. Em uma das queixas, um homem disse que recentemente sua esposa deu entrada no hospital em trabalho de parto, mas não havia um obstetra para atendê-la. “Ela só foi atendida depois que conseguimos um contato com o prefeito, que interveio através do secretário de Saúde. O mesmo conseguiu uma obstetra para realizar o parto, mas por pouco não perdíamos o nosso filho por causa da falta do médico”, desabafou o gerente de depósito de um supermercado local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, declarou que o município está carente de obstetra e que nos últimos meses três deixaram de atender no HPMN. 

Hospital de Brumado está sem médico obstetra O secretário Cláudio Feres confirmou que o município está com carência de obstetras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No entanto, Feres ressaltou que as pacientes da cidade não estão ficando sem atendimento. “Já faz tempo que estamos tentando preencher o quadro, mas não encontramos profissionais dispostos a vir trabalhar no município. Mesmo assim, temos dois bons clínicos gerais que prestam o atendimento às moradoras da cidade. Não estamos podendo atender a demanda de pacientes de outros municípios exatamente por falta de obstetras”, explicou o secretário. Além de Brumado, outras cidades da região, como Vitória da Conquista, também estariam sofrendo com a falta de obstetra na rede pública. Segundo Feres, falta comprometimento de alguns profissionais que abandonaram o hospital antes do vencimento de contrato, não dando tempo para que o município conseguisse outros médicos para assumir o posto.

Natal dos sonhos é no comércio de Brumado Serão sorteados um carro zero km Cross Fox - Volkswagen, e uma motocicleta zero km 150 cilindradas – Suzuki.

Na campanha de Natal 2013 promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, todos os consumidores que fizerem compras nos comércios associados irão preencher um ou mais cupons para concorrer a dois grandes prêmios: um carro zero km Cross Fox - Volkswagen, e uma motocicleta zero km 150 cilindradas – Suzuki. Além de concorrer aos veículos, os consumidores dos comércios associados irão ganhar um ingresso para visitar a casa do Papai Noel durante o mês de dezembro. Os vendedores dos cupons sorteados também serão premiados com um salário mínimo. Não deixe de participar! Você pode passar o Natal de carro ou moto 0 km. Compre nas lojas associadas à CDL, preencha os cupons promocionais e cruze os dedos!

Tanhaçu: Município continua investindo para amenizar os efeitos da seca Administração do prefeito João Francisco Santos (PT) intensificou as ações contra a seca na cidade. (Foto: Divulgação).

No município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, poços artesianos com sistemas simplificados de água e limpeza de aguadas estão sendo perfurados com o objetivo de amenizar os efeitos da seca que atinge a cidade, principalmente os moradores da zona rural. O prefeito João Francisco Santos (PT) esteve no último final de semana reunido com os moradores do povoado do Quixaba, no distrito de Ourives, a fim de viabilizar um sonho antigo da comunidade - a construção de uma barragem. Em 1999, os moradores do Quixaba conseguiram através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) recursos no valor de R$ 53.000,00, repassados para uma associação para construir a barragem. O serviço chegou a ser iniciado na época, mas não foi concluído. Além disso, não houve prestação de contas do ocorrido até hoje. Na reunião, o prefeito convidou os moradores a fechar uma parceria através da qual todos os interessados ajudariam como ajudante de pedreiro. Em contrapartida, a prefeitura disponibilizaria as máquinas, pedreiros e o material necessário para terminar a base da barragem, elevá-la em mais dois metros de altura, e colocar comportas para que no próximo ano os moradores tenham água suficiente para atravessar o período de estiagem. A partir desta segunda feira (25), a base da barragem será iniciada.

Brumado: Weliton Lopes requer fiscalização de sonorização volante e particular O vereador solicita do Departamento de Trânsito uma fiscalização para coibir a poluição sonora na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cidade de Brumado vem sofrendo com a poluição sonora, que, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), é hoje, depois do ar e da água, o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas. Pensando nisso, o vereador Weliton Lopes (PR) apresentará uma indicação na sessão legislativa desta segunda-feira (25). A indicação solicita do prefeito que, através da Secretaria Municipal de Planejamento e o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU), seja fiscalizado o cumprimento da Lei que regulamenta o serviço de propaganda volante, assim como o Decreto Municipal nº 4300/06. Lopes destacou que os veículos de propaganda volante devem obedecer ao volume máximo de 70 decibéis no horário das 8h às 19h, de segunda a sábado; assim como as lojas comerciais que fixam aparelhos de som com alto volume. “Por este motivo estamos solicitando do departamento que tais condutas sejam proibidas conforme a legislação, observando que os carros particulares tanto na zona rural quanto na urbana também devem ser fiscalizados, já que os proprietários instalam aparelhos de alta potência, incomodando aos transeuntes, ou mesmo aos vizinhos, afetando de forma direta a qualidade de vida destas pessoas”, ressaltou Lopes.

Brumado: Dona Dete parabeniza todas as baianas de acarajé Dona Dete é a baiana mais famosa da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia Nacional das Baianas de Acarajé e muita festa está sendo preparada para homenagear as baianas que preparam o prato mais famoso da Bahia - o acarajé, tombado como patrimônio da culinária baiana e do Brasil. Em Brumado, Dona Dete do Acarajé, a baiana mais famosa da cidade, fez questão de lembrar a data homenageando as filhas que seguem a tradição e as colegas de profissão. “Esse é um dia muito especial para nós, pois nos tornamos símbolos, referência de preservação da cultura dos nossos ancestrais africanos. Parabenizo todas as baianas da nossa cidade que estão sempre batalhando pelo pão de cada dia e mantendo a tradição de levar para as praças os bolinhos mais famosos do Brasil, o acarajé. Que o bom Jesus abençoe a todas as baianas nessa data especial”, disse Dona Dete ao site Brumado Notícias.

Brumado: Homem tem moto roubada e perna rasgada em arame farpado A motocicleta foi encontrada pela polícia na manhã desta segunda-feira (25) com dois jovens acusados de terem matado uma lavradora em Aracatu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Enquanto estava preparando a ração para alimentar os animais em um sítio da família, em Brumado, um homem foi abordado por dois elementos na tarde do último sábado (23). Um deles estava armado e anunciou o assalto. A dupla exigia que a vítima entregasse a chave do sitio. Sem conseguir roubar a chave, os bandidos tomaram o celular, R$ 90 e a moto do homem. Em seguida, mandaram que o mesmo corresse sem olhar para trás. Desesperada, a vítima entrou no mato e acabou cortando a perna em uma cerca de arame farpado. A motocicleta foi encontrada pela polícia na manhã desta segunda-feira (25) com dois jovens acusados de terem matado uma lavradora em Aracatu. Outra motocicleta que havia sido roubada na Fazenda Arrecife também estava com os suspeitos, que foram encaminhados à delegacia.

João Bonfim e Arthur Maia dialogam com lideranças de Rio do Antônio O encontro debateu as demandas da cidade, a exemplo da recuperação de estradas vicinais e o combate à seca. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) e o deputado federal Arthur Maia (SDD) estiveram reunidos no último domingo (24) com o vereador André Berkovitz (PT), o ex-prefeito Edgar Pereira (PV) e lideranças comunitárias do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Articulado pelo advogado André Vasconcelos, o encontro debateu as demandas da cidade, a exemplo da recuperação de estradas vicinais e o combate à seca. As lideranças comunitárias ouviram os pronunciamentos dos parlamentares, que firmaram o compromisso de trabalharem juntos pelo desenvolvimento de Rio do Antônio. A reunião contou ainda com a presença da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e dos ex-vereadores Leonardo Vasconcelos (SDD) e Marcelo Viana (PMDB), todos do município de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado João Bonfim falou sobre a sua história de trabalho em prol da cidade juntamente com o ex-prefeito Edgar Pereira. “Já atuei bastante em prol do município atendendo as demandas do meu amigo e ex-prefeito Edgar. Agora iremos trabalhar muito mais, pois estamos com um grupo bem focado no progresso da cidade”, disse o parlamentar, que já firmou compromisso com o grupo de oposição ao atual prefeito da cidade.

Brumado: Polícia detém suspeitos de terem matado idosa em Aracatu Dois suspeitos foram localizados no Bairro São Jorge na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dando continuidade às investigações sobre o crime ocorrido no último domingo (24), durante o qual uma idosa foi violentada e morta por dois elementos que invadiram sua residência na Fazenda Riachão, na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu, duas guarnições do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram buscas no Bairro São Jorge e encontraram duas motocicletas roubadas em uma residência. 

Brumado: Polícia detém suspeitos de terem matado idosa em Aracatu Com os homens, a PM encontrou celulares, dois pares de luva, e algemas de PVC. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No local também foram localizados dois rapazes suspeitos de terem praticado o crime na casa do casal de lavradores. Dentro da residência, a polícia ainda encontrou celulares, dois pares de luva, e algemas de PVC. O marido da vítima está sendo deslocado para a delegacia de Brumado a fim de fazer o reconhecimento dos acusados.

Brumado: Polícia detém suspeitos de terem matado idosa em Aracatu Duas motocicletas roubadas que possivelmente foram utilizadas no crime foram apreendidas pela polícia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Bahia: Rombo na Previdência chega a R$ 1,6 bi O governo informou que a dívida do fundo de aposentadoria contribuiu para a crise financeira deste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo informações do Jornal A Tarde, a fim de poder fazer uso dos royalties recebidos pelo estado e capitalizar o fundo previdenciário dos servidores aposentados, o governo da Bahia decidiu alterar a legislação estadual. Royalties são registros pagos pela exploração de energia hidráulica, petróleo, gás natural e minerais. O governo informou que a dívida de R$ 1,65 bilhão do fundo de aposentadoria contribuiu para a crise financeira deste ano. Nesse interesse, o  governador Jaques Wagner (PT) enviou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a Assembleia Legislativa. A PEC muda o artigo 204 da Constituição Estadual, que permitia o uso do dinheiro apenas no setor de energia e na gestão de recursos hídricos e minerais, com o objetivo de ampliar a utilização do recurso para a previdência. A PEC foi sugerida pelo deputado estadual Carlos Gaban (DEM), que faz oposição ao governo.

Palmas de Monte Alto: Duas novas celas foram construídas na cadeia local A prefeitura da cidade, comerciantes e advogados que militam na comarca também apoiaram a ampliação. (Foto: Vilson Nunes).

A ampliação da cadeia pública do município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, que previa a construção de duas novas celas, foi concluída. De iniciativa da juíza Adriana Silveira Bastos, a obra foi custeada pelo Poder Judiciário com recursos financeiros oriundos de arrecadações de sentenças judiciárias. De acordo com o radialista Vilson Nunes do programa Giro de Notícias, a prefeitura municipal, comerciantes e advogados que militam na comarca também apoiaram a ampliação. As novas celas possuem capacidade para seis presos cada uma. Além disso, a carceragem foi reforçada com concreto a fim de evitar fugas e atender às normas de higiene exigidas. As antigas celas foram construídas com adobão há mais de 100 anos e, além de não oferecerem condições de higiene, não atendiam aos requisitos mínimos de segurança, o que facilitava as constantes fugas registradas no local. Os presos detidos nas antigas celas serão transferidos para as novas instalações ainda nesta segunda-feira (25).

Palmas de Monte Alto: Duas novas celas foram construídas na cadeia local Os presos detidos nas antigas celas serão transferidos para as novas instalações ainda nesta segunda-feira (25). (Foto: Vilson Nunes).
TJ-BA: Jaques Wagner tenta retirar processo no CNJ contra sua esposa Fátima Mendonça, esposa do governador baiano, é funcionária do Tribunal de Justiça da Bahia com salário de R$ 13.619 sem nunca ter trabalhado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O governador Jaques Wagner (PT) estaria tentando retirar da pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um processo contra sua mulher, Maria de Fátima Carneiro de Mendonça. A primeira dama do estado tornou-se servidora efetiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sem fazer concurso público. De acordo com o site Cláudio Humberto, no órgão, Fátima Mendonça receberia um salário de R$ 13.619 sem nunca ter trabalhado. Enfermeira de profissão, a esposa do governador teve a petição para se tornar servidora estável aprovada pelo TJ-BA em apenas seis dias. O CNJ identificou através de uma inspeção realizada em julho deste ano que a primeira-dama nunca pisou no tribunal e acumula cargo de assessora de supervisão com outro de analista no Executivo.

Tanhaçu: Acidente com vítima fatal é registrado na BA-142 Wilson Aguiar, 23 anos, passageiro de uma motocicleta, morreu na hora. (Foto: Reprodução).

No último domingo (24), um acidente foi registrado na BA-142, no trecho entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma motocicleta e um carro, ambos com placa do estado de São Paulo, colidiram lateralmente. Wilson Aguiar, 23 anos, passageiro da motocicleta, morreu na hora. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Já o condutor da moto, Carlos Alexandre de Jesus Ribeiro, 18 anos, foi conduzido para o Hospital Municipal de Ituaçu com ferimentos leves. Os ocupantes do veículo não se feriram no acidente. Ainda não se sabe as causas da colisão.

Aracatu: Idosa é morta após ser roubada e violentada sexualmente Dorcilia Maria de Jesus, uma idosa de 79 anos foi agredida, violentada e morta durante um assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um crime bárbaro foi registrado na noite do último domingo (24), na Fazenda Riachão, zona rural que faz divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu. Dorcilia Maria de Jesus, uma idosa de 79 anos foi agredida, violentada e morta durante um assalto. Segundo informou a Polícia Militar ao site Brumado Notícias, por volta das 20h, dois bandidos invadiram a propriedade de um casal de lavradores e exigiram dinheiro. Como na casa só havia R$ 80, os criminosos agrediram o casal e em seguida os amarraram. Durante a fuga, os marginais teriam percebido que a mulher havia conseguido se desamarrar e estava tentando soltar o marido. Os bandidos então retornaram para a residência e violentaram e mataram a idosa. Em depoimento à polícia, o marido, o senhor Geracino Antônio de Souza disse que a esposa foi violentada sexualmente na sua frente e depois levada para o quarto, onde os bandidos a mataram. Os marginais ainda ameaçaram matar o lavrador, mas não o fizeram e fugiram. 

Aracatu: Idosa é morta após ser roubada e violentada sexualmente Um policial contou à nossa reportagem que viu a cena mais deplorável e humilhante de sua vida militar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Depois de encontrar a esposa morta com uma corda no pescoço, o idoso de 80 anos acionou a polícia uma hora mais tarde, quando conseguiu chegar à casa do vizinho mais próximo, que fica há 8 km de distância. “Vi a cena mais deplorável e humilhante de toda minha vida como policial. Fiquei abalado com o ato covarde e com a maneira como o crime foi cometido. Fizemos patrulhamento debaixo de chuva até as 2h da madrugada, mas não encontramos os animais que fizeram essa atrocidade”, contou um policial do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) à nossa reportagem. O corpo de Dorcilia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Já o marido precisou receber cuidados médicos, pois ainda está em choque. O crime chocou a população dos dois municípios.

Eleições 2014: João Bonfim e Arthur Maia conquistando votos no sudoeste e oeste baiano Os parlamentares se dão muito bem e pretendem traçar estratégias para conquistar novos municípios. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Apesar de não serem da mesma legenda partidária, o deputado estadual João Bonfim (PDT) e o deputado federal Arthur Maia (SDD) se dão muito bem e fazem dobradinhas em municípios do sudoeste e oeste baiano. Na manhã deste domingo (24), o site Brumado Notícias presenciou uma reunião com os parlamentares no município de Rio do Antônio. João e Arthur trocaram diversos elogios pelas atuações na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos Deputados. Bonfim e Maia ainda conversaram muito sobre as eleições de 2014 e disseram que pretendem traçar estratégias para conquistar novos municípios a fim de representá-los na próxima legislatura.

9º Batizado de Capoeira e Show Folclórico será realizado em Brumado O evento será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro será realizado em Brumado o 9º Batizado de Capoeira e Show Folclórico, uma produção do Grupo Topázio. O evento contará com a presença de um dos melhores capoeiristas do mundo, o Contra Mestre Rudson, além da participação de capoeiristas de Salvador e de várias cidades da Bahia. No dia 30 de novembro, haverá uma roda de capoeira na Praça Coronel Zeca Leite, às 19h. Já no dia 1º de dezembro, acontece o Batizado de Capoeira, às 09h, e um grande espetáculo cultural Show Folclórico na AABB. Dirigido pelo Grupo Topázio, o show folclórico foi um dos espetáculos mais aplaudidos da Bahia, realizado todas as noites por mais de 25 anos no Restaurante Coliseu, em Salvador. Com a experiência de 25 anos participando de shows folclóricos em apresentações realizadas em diversos países, o Grupo Topázio tem contribuído ao longo desses anos para a divulgação das manifestações culturais baianas. O show é composto por 18 participantes, entre percussionistas, capoeiristas e dançarinos. Em 2008, através do Professor Maxuell e dos Instrutores Boca e Edmundo, foi implantada uma filial do Balé Folclórico do Grupo Topázio em Brumado. Esta vem conquistando destaque no cenário cultural do município e da região. Todos os brumadenses estão convidados para participar e prestigiar o 9º Batizado de Capoeira e Show Folclórico.

Brumado: Chuva causou estragos na Vila Presidente Vargas Na manhã deste domingo (24), os moradores se uniram para tentar desfazer os estragos. (Foto: Jair Araújo/Brumado Notícias).

A chuva que caiu na noite do último sábado (23), em Brumado, provocou alguns estragos no município, principalmente na Vila Presidente Vargas. Logo no início da chuva houve um apagão que deixou a cidade às escuras, mas o mesmo durou pouco tempo. Na Vila Presidente Vargas, um muro de uma residência e uma árvore na Praça Saldino Lopes caíram. Além disso, um braço de iluminação de um poste também caiu. Na manhã deste domingo (24), os moradores se uniram para tentar desfazer os estragos. A previsão é de que continue chovendo na noite de hoje. A chuva deve continuar até quarta-feira (27), segundo diz a meteorologia.


Fotos: Jair Araújo/Brumado Notícias

Rio do Pires: Luciano Ribeiro prestigia Festa Cívica O ex-prefeito de Caculé participou da entrega de obras na cidade. (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (21), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve no município de Rio do Pires,  no sudoeste baiano, onde participou de uma festa cívica ao lado do prefeito da cidade e demais lideranças políticas. A festa teve por objetivo comemorar o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população. Na oportunidade, foram entregues rua calçada, uma patrol, além da assinatura de ordem de serviço para o calçamento de mais ruas no município, resultado de uma emenda parlamentar. Ribeiro prestigiou o evento e destacou a importância da transparência e vontade de fazer o melhor pelo município. “Através de uma boa política, podemos transformar a vida das pessoas. Apoiamos esta forma de governar. Rio do Pires está no caminho certo e tem motivos para comemorar importantes conquistas”, salientou Luciano.

Deputado Zé Raimundo diz que ministro exagerou em julgamento dos mensaleiros Para o petista é preciso moralizar a política com uma grande reforma. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) falou sobre a polêmica atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no julgamento dos “mensaleiros”. Para o deputado, embora seja preciso respeitar a lei, existe uma indignação por parte dos petistas com relação a certas atitudes do ministro, que, segundo Raimundo, foram exageradas e midiáticas. “O que o partido criticou foram as condenações de José Dirceu e José Genoíno, que foram condenados sem nenhuma prova, pois não há um rascunho de papel contra eles”, afirmou o parlamentar. O deputado disse que o partido errou, mas ponderou que o mensalão também está sendo apurado em outras legendas. Para ele, os partidos devem fazer uma reflexão sobre a política, sobre o financiamento de campanha e sobre as formas de garantir a independência do eleitorado, com o intuito de por fim a corrupção e a manipulação eleitoral. “Precisamos moralizar a política com uma grande reforma”, reiterou Zé Raimundo. 

Brumado: Corrida Off Road será realizada no próximo sábado (30) A comissão organizadora do evento divulgou o percurso da prova. (Foto: Divulgação).

Vai acontecer no próximo dia 30 de novembro 1ª Corrida Off Road de Brumado, com largada às 16h30, em frente à portaria da Magnesita. O evento é promovido pelos professores de educação física André Caires, André Luiz Azevedo e Cíntia Guimarães, que vão premiar o vencedor com R$ 1.000,00. Os três primeiros colocados receberão ainda troféus e todos os participantes que concluírem a prova – 7,5 km – ganharão medalhas. E a organização garante que a corrida terá pórtico de chegada, pódio, locução, DJ, stand, hidratação, alimentação e isolamento no percurso. 

Município de Lagoa Real participa de campanha Novembro Azul

Mundialmente, novembro é conhecido por ser o mês de combate ao câncer de próstata através da campanha intitulada Novembro Azul. Neste período, são desenvolvidas em todo mundo ações voltadas para a conscientização do homem no que diz respeito aos cuidados com sua saúde. No município de Lagoa Real, a equipe do Posto de Saúde da Família (PSF Sede - II), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal, irá promover um dia de atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre a saúde do homem. Uma importante palestra com o doutor Frederico Malheiros Mendes será realizada com esse fim. O evento acontecerá no dia 27 de novembro, a partir das 07h, no PSF Sede II. A secretaria municipal de Saúde convida a todos os homens a partir de 40 anos para participarem, pois não existe melhor cura do que a prevenção.

Brumado: Polícia encontra desmanche de motos roubadas O desmanche foi localizado durante ronda de rotina na manhã do último sábado (23). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou um local que era utilizado como desmanche de motocicletas roubadas no Loteamento Malhada Branca, em Brumado. O desmanche foi localizado durante ronda de rotina na manhã do último sábado (23). Os soldados que estavam na patrulha relataram ao site Brumado Notícias que as peças encontradas no local eram da motocicleta de um açougueiro que foi roubada no mês de agosto. Após a descoberta, os policiais realizaram buscas nas imediações, mas não prenderam nenhum suspeito de atuar no desmanche. 

UFBA: Brumadenses festejam 25 anos de formatura em Direito Maurício Vasconcelos e Fernanda Carvalho Azevedo faziam parte da turma de 1988.2 da Universidade Federal da Bahia. (Foto: Reprodução/Facebook).

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na noite deste sábado (23), o conselheiro federal da Ordem dos Advogados da Bahia, Maurício Vasconcelos, falou sobre a satisfação em comemorar os 25 anos de Formatura em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), turma de 1988.2, no Boi Preto Grill, em Salvador. Acompanhado da conterrânea brumadense, a Juíza Federal do Trabalho Fernanda Carvalho Azevedo, e demais colegas, Vasconcelos disse que todos estão realizados pela grande sucesso em que a turma se transformou. “Nossa turma deu à Bahia e ao Brasil grandes juízes e juízas, promotores e promotoras, delegados e delegadas, advogadas e advogados, professores e professoras, funcionários e funcionárias públicas. De fato, marcamos época na velha faculdade”, reiterou o renomado advogado. Maurício ainda lembrou-se do colega e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior, que também fez parte da turma. “Na época era o vestibular mais difícil em Direito”, recordou Vasconcelos. Esse é o jubileu de prata da turma.

UFBA: Brumadenses festejam 25 anos de formatura em Direito A comemoração aconteceu no Boi Preto Grill, em Salvador. (Foto: Reprodução/Facebook).
Após forte calor de 42°C, brumadenses comemoram noite de chuva Alguns populares saíram às ruas para comemorar a chegada da chuva. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O calor foi intenso durante todo dia de sábado (23), em Brumado, onde os termômetros marcaram 42°C. Chove nesse momento no município. A chuva veio acompanhada de muitos relâmpagos e trovões, o que ajudou a melhorar a umidade relativa do ar, que estava bem abaixo da média. A previsão de chuva foi antecipada, pois os institutos de meteorologia previam a ocorrência de precipitações somente para noite de segunda-feira. Alguns populares saíram às ruas para comemorar a chegada da chuva.

Eleições 2014: Vanderlito Souza confirma apoio ao deputado Marquinho Viana Durante um almoço neste sábado (23) em sua residência, o empresário firmou compromisso com o parlamentar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O empresário brumadense Vanderlito Alves de Souza (PCdoB) recepcionou o deputado estadual Marquinho Viana (PV) em Brumado, neste sábado (23). Durante um almoço, que contou com a presença do ex-vereador Marcelo Viana (PMDB), Souza confirmou o seu apoio ao deputado nas próximas eleições. Vanderlito ressaltou a pujança do parlamentar, que é natural da vizinha cidade de Barra da Estiva, e o conhecimento do mesmo sobre as principais carências da região. “O deputado Marquinho Viana é um político moderno, que tem uma visão futurista, e por isso merece o meu apoio e de todos os meus companheiros para construirmos o progresso da cidade e região”, disse o empresário. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Viana agradeceu o apoio de Vanderlito e de seu grupo, para os quais foi apresentado pelo ex-vereador e presidente do Partido Solidariedade, Leonardo Vasconcelos. “Agradeço ao meu amigo Léo [Vasconcelos] por ter me concedido esse espaço para buscarmos o desenvolvimento de Brumado. Ao empresário Vanderlito Souza, que tem uma grande trajetória de vida, às minhas considerações e a certeza de uma parceria longa”, declarou o parlamentar. Marquinho ainda enalteceu a liderança do empresário e disse que estará ao seu lado para construir um grande grupo político nas eleições municipais de 2016.

Eleições 2014: Vanderlito Souza confirma apoio ao deputado Marquinho Viana Marquinho enalteceu a liderança do empresário e disse que estará ao seu lado para construir um grande grupo político nas eleições em 2016. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Arquivo