Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
PCC planejou matar o governador Geraldo Alckmin de São Paulo, diz MP Além de Alckmin, outras autoridades políticas e policiais também estariam marcadas para morrer. (Foto: Reprodução).

A facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) estaria planejando a morte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A informação foi obtida através de uma investigação do Ministério Público de São Paulo. Os investigadores interceptaram em agosto de 2011 uma conferência telefônica entre os chefes do PCC durante a qual a morte do governador foi decretada. Além de Alckmin, outras autoridades políticas e policiais também estariam marcadas para morrer. A investigação sigilosa, que já é considerada a maior ofensiva contra o PCC desde a sua criação há 20 anos, começou em 2009 e resultou na denúncia de 175 suspeitos de pertencerem à facção pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico - também considerada maior denúncia contra qualquer grupo criminoso. A apuração concluiu que há criminosos do PCC espalhados por 22 unidades da federação, no Paraguai e na Bolívia. Só no Estado de São Paulo são 7.800 integrantes. Em uma das escutas telefônicas, o detento Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, principal líder da facção, diz que a criminalidade no Estado caiu por conta da ação do PCC e que o uso de crack nas cadeias também teria acabado graças à facção. As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

Sudoeste Baiano: Bancários aprovam fim da greve nos bancos privados Na capital do minério, o Bradesco e o Itaú estarão atendendo os clientes normalmente na próxima segunda-feira (14). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (11), os bancários dos bancos privados HSBC, Bradesco, Santander e Itaú do sudoeste baiano aprovaram o fim da paralisação após 23 dias de greve nacional. A partir da próxima segunda-feira (14), as atividades nas agências citadas serão retomadas nos 45 municípios que compõem a base do Sindicato. Segundo o diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários, Eduardo Moraes, apesar de considerarem a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aquém da expectativa - reajuste de 8% no salário base e demais verbas, mais acréscimo de 8,5% no piso salarial – os bancários dos bancos privados deliberaram pelo fim da greve por ampla maioria. A greve continua no Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, vez que as propostas das três instituições foram rejeitadas pelos bancários de Conquista e região. Novas assembleias serão realizadas na próxima segunda-feira (14), às 17h, para nova avaliação do movimento.

Brumado: Final do Campeonato de Futebol Infantil no Bairro Olhos D’Água O jogo será realizado neste sábado (12) a partir das 07h30. (Foto: Divulgação).

Neste sábado (12), serão realizadas a partir das 07h30 as finais do Campeonato de Futebol Infantil do Bairro Olhos D’água. O evento está sendo promovido pelo empresário Antônio Leite, que já vem realizando iniciativas como esta na cidade em prol das crianças e adolescentes carentes. Segundo Leite, o objetivo é dar uma oportunidade aos jovens de ingressarem na prática esportiva, tão importante para socialização e para a saúde. Amanhã (12), as finais serão iniciadas com a disputa do terceiro lugar entre Bom Lanche x Espinheiro, às 07h30. Depois, tem a grande final entre Esconso x Juventude. Os jogos estão sendo realizados no campo do Bairro Olhos D’Água. Vale a pena conferir e prestigiar a nova geração do esporte brumadense.

Eleições 2014: Luciano Ribeiro faz articulações com vistas à Assembleia Legislativa Segundo o democrata, o caminho está sendo pavimentado e a intenção é que no ano que vem seu nome esteja ainda mais popularizado para disputar as eleições. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), falou quais as suas projeções para as eleições de 2014. Ribeiro disse que, no momento, está conversando e formando algumas alianças na busca por criar o ambiente propício para que 2014 seja o ano que ele espera. Para o ex-prefeito, as eleições na região serão bem interessantes, tendo em vista a grande quantidade de candidatos na disputa. Ribeiro avalia a situação como positiva, pois demonstra que a região terá uma maior representatividade e legitimidade. O democrata também estará na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo ele, o caminho está sendo bem pavimentando e a intenção é que no ano que vem seu nome esteja ainda mais popularizado para disputar uma vaga na AL-BA. Quanto à possível formação de uma chapa majoritária única para disputar o governo baiano, Ribeiro disse que esse é o caminho natural. “Em reunião realizada entre os partidos da oposição, o pensamento foi um só: união das oposições. Esse é o sentimento de todas as lideranças e de todas as pessoas que compõem a oposição, de que todos devemos marchar unidos na próxima eleição”, concluiu o democrata.

Tanhaçu: Prefeitura solicita à Embasa devolução da operação do sistema de distribuição de água O prefeito João Francisco Santos (PT) busca solucionar o problema de abastecimento na sede e zona rural do município. (Foto: Reprodução).

Através de ofício encaminhado a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o prefeito do município de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), solicitou melhorias nos serviços prestados pela empresa na sede municipal e na zona rural. Segundo Santos, já se encontra em fase de licitação o investimento para construção de uma barragem que abastecerá a cidade na busca por melhorar todo sistema de abastecimento. Além disso, para o Distrito de Sussuarana, o gestor solicitou à Embasa a devolução da operação do sistema de distribuição de água. O prefeito deixou claro a insatisfação dos moradores com relação à má qualidade dos serviços prestados e o alto valor pago nas contas de água. Santos se comprometeu a fazer os investimentos necessários para o melhoramento dos serviços de distribuição de água na sede e na zona rural, a exemplo da construção de um reservatório em local mais alto. Nesse sentido, a prefeitura já estaria providenciando o serviço de recuperação e revestimento da barragem, colocando 03 comportas e limpando toda a areia que esta aterrada no local. “Pensando nos problemas que toda a população irá passar com a falta de água, perfuramos neste final de semana quatro poços artesianos, com vazão de 5, 10 e 40 mil litros/hora na sede para prevenir um racionamento ou falta de água em nossa cidade”, explicou João Francisco em nota enviada ao site Brumado Notícias, adiantando que a prefeitura também se dispõe a arcar com todos os gastos executados pela Embasa no Distrito de Sussuarana até hoje. A Embasa recebeu a solicitação e afirmou que para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Tanhaçu serão necessários R$ 3.537.737,55 - valor passível de sofrer alteração.

Brumado: Loja Maçônica Manoel Carvalho realiza ação na Escola Oscarlina O ato foi em comemoração ao Dia das Crianças. (Foto: Divulgação).

A Loja Maçônica Manoel Carvalho realizou nesta sexta-feira (11), na Escola em Tempo Integral Oscarlina Silva, no Bairro Dr. Juracy, uma ação em comemoração ao Dia das Crianças. Além de distribuir diversos brinquedos aos alunos, os membros da Loja Maçônica ainda realizaram atividades educativas que fizeram a alegria das crianças durante todo o dia. A ação de solidariedade foi muito comemorada pela direção e alunos da escola.

Brumado: Tiro de Guerra realizará exercício de treinamento O Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) tem como objetivo preparar os atiradores no emprego de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). (Foto: Divulgação/TG).

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Tiro de Guerra 006/024, com sede em Brumado, realizará na Avenida João Paulo I um exercício de treinamento denominado Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), com o objetivo de preparar os atiradores no emprego de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo Jean Carlo Kagawa, Chefe de Instrução do TG, a possibilidade de emprego das Forças Armadas existe e constitui um instrumento de força do poder estatal, em última instância, para solucionar antagonismos de toda ordem. “Elas devem atuar conforme os limites impostos pela legislação nacional, sob a orientação e controle das autoridades políticas competentes e tendo sempre em vista seu compromisso com a Nação”, reforçou Kagawa. Em seu artigo 144, a Constituição Brasileira estabelece que a Segurança Pública é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares. Dessa forma, segundo Kagawa, somente em casos excepcionais, a Força Terrestre será empregada na Segurança Pública, pois esta é de competência primária dos órgãos acima nomeados.

Brumado: Ações da polícia garantem mais tranquilidade para a população As polícias Militar e Civil estão realizando diversas ações na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com pequeno efetivo à disposição, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) tem conseguido transmitir para a população maior sensação de segurança, principalmente no centro comercial, onde há patrulhamento ostensivo e blitz. A ação da polícia foi registrada pelo site Brumado Notícias na noite da última quinta-feira (10). Apesar do relativo período de tranquilidade por conta da reduzida nos registros de assaltos no comércio, os consumidores e comerciantes ainda estão em estado de alerta, dados os números alarmantes registrados no período entre maio e agosto. Durante o mês de setembro, a situação melhorou e os números da criminalidade diminuíram em razão da atuação conjunta entre as polícias, que tiraram de circulação muitas armas de fogo, drogas, carros e motos de procedência duvidosa. Já nesta primeira quinzena de outubro, algumas ocorrências foram registradas no comércio, o que levou a polícia a dobrar novamente as atividade e retornar com mais afinco aos trabalhos de patrulhamento ostensivo e blitz preventiva.

Brumado: Internauta reclama de falta de respeito à acessibilidade Hemersom Alves cobra mais fiscalização e rigor na fiscalização no município. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).

O internauta Hemersom Alves enviou para a Redação do site Brumado Notícias flagrantes registrados por ele em alguns logradouros da cidade, onde condutores ainda insistem em não respeitar faixas de pedestres e rampas de acessibilidade para cadeirantes. Em nota, o internauta expressou a sua indignação. “A cidade está se moldando a uma nova educação e uma nova cultura de acessibilidade e socialização do cidadão, tirando de dentro de casa os portadores de necessidades especiais e dando para estes um novo sentido na vida. Enquanto alguns condutores continuarem com essas atitudes grosseiras e mal educadas de não respeitar os espaços reservados, não só para os portadores de necessidades, mas também para os pedestres em geral, vai ser difícil chegarmos a um patamar decente de civilização”, reiterou Hemersom.
 

O leitor Hemersom Alves enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

Brumado: Populares reclamam de sujeira na Praça do Jurema A secretaria de infraestrutura informou que a Praça será revitalizada e garantiu que nos próximos dias uma limpeza será realizada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta sexta-feira (11), o site Brumado Notícias registrou a quantidade de lixo espalhado pela Praça Pompílio Leite, mais conhecida como Praça do Jurema, em Brumado. São copos descartáveis, guardanapos e até restos de alimentos jogados no local. A situação tem revoltado moradores da localidade. O eletricista Cláudio de Jesus falou sobre o problema, que já é antigo. “A praça já está toda deteriorada e ainda tem que virar terreno baldio de despejo de lixo? Isso é uma vergonha para a cidade.”, reclamou o eletricista. Comerciantes da localidade também reclamam da sujeira e apontam que o abandono da praça causa ainda mais indignação entre os mais saudosistas, que por muitos anos tinham o logradouro como ponto de referência. “Agora só nos restar lamentar”, disse o operário Denílson Souza ao contemplar a praça. Em resposta, a Secretaria de Infraestrutura declarou que um projeto de revitalização da praça está nos planos da atual administração municipal, porém a restauração do local deve ocorrer após a conclusão da reforma de outras praças que já está em andamento. Ainda de acordo com a secretaria, uma limpeza na Praça do Jurema será realizada nos próximos dias.

Brumado: Metalúrgicos vão parar em hospital após engolir vidro de garrafa térmica Os jovens de 18 e 19 anos foram atendidos no Hospital Magalhães Neto e passam bem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois jovens metalúrgicos de 18 e 19 anos, ambos da cidade de Brumado, foram parar no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), na manhã desta sexta-feira (11), após terem engolido cacos de vidro de uma garrafa térmica. O site Brumado Notícias acompanhou a angústia dos jovens na recepção do HPMN aguardando atendimento. Um dos metalúrgicos contou a nossa reportagem que levou a garrafa de café de casa para tomar com os colegas no trabalho. Os trabalhadores só perceberam que o vidro interno que mantém a temperatura da garrafa estava quebrado depois de terem ingerido o líquido. Pouco depois de tomarem o café, os jovens começaram a sentir fortes náuseas e foram encaminhados ao hospital. Mesmo com a gravidade da situação, ambos foram atendidos e passam bem.

Brumado: Lentamente, obras continuam no Campo dos Prazeres Ainda não se tem uma nova previsão para conclusão geral da obra, que já passa dos 22 meses. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por conta do pequeno número de operários comparado ao início das obras no Campo dos Prazeres, a reforma do local possivelmente não será entregue no prazo, que já havia sido prorrogado para o mês de dezembro. A obra, que foi iniciada no final de 2011 e tinha prazo de conclusão em dezembro de 2012, sofreu atrasos por conta da falta de repasse de verba do estado. Agora, com poucos homens trabalhando no canteiro de obras, a reforma segue lentamente. Segundo o setor de Infraestrutura da Prefeitura, outro fator que contribuiu para o atraso nas obras foram as rochas encontradas durante as escavações para construção dos banheiros e vestiários. As rochas dificultaram o trabalho das máquinas e retardaram a reforma. No momento, parte da arquibancada já começou a ser construída e uma pequena equipe se divide ente a construção da arquibancada e a construção dos vestiários. Ainda não se tem uma nova previsão para conclusão geral da obra, que já passa dos 22 meses.

Bancários chegam a acordo com bancos e greve pode ser encerrada O sindicato da categoria na região sudoeste deverá realizar uma assembleia ainda hoje. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após 22 dias de paralisação, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria. O próximo passo é levar a decisão para ser votada nas assembleias locais. Caso a proposta seja aprovada, a greve será encerrada. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), todos os sindicatos do país devem realizar assembleias para discutir o assunto até a próxima segunda-feira (14). O acordo prevê reajuste de 8% (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro. O presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, considerou a proposta patronal positiva e orientou os sindicatos da categoria a aceitar o acordo, finalizando a greve. No início do movimento, os bancários pediam reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860.

Cândido Sales: Polícia Civil prende golpista do INSS O estelionatário conseguiu transferir R$ 70 mil para a conta de terceiros, entre os quais Agnaldo Rodrigues Silva, chefe da quadrilha. (Foto: Divulgação/PC).

No município de Cândido Sales, no sudoeste baiano, investigadores da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam em flagrante Cláudio Freitas Lima, 23 anos, por fraudes cometidas junto ao INSS. A prisão foi efetuada por meio de investigações iniciados após recebimento de denúncias anônimas que davam conta que Cláudio estaria tentando sacar benefícios previdenciários como pensionista no banco Bradesco. O indivíduo foi localizado em sua residência na Rua João Francisco. Durante a abordagem policial, foram encontrados com o acusado documentos que comprovam o crime de estelionato. Cláudio conseguiu transferir R$ 70 mil para a conta de terceiros, entre os quais Agnaldo Rodrigues Silva, chefe da quadrilha. O acusado foi autuado em flagrante e encaminhado para a delegacia de Cândido Sales, onde se encontra à disposição da justiça.

Condeúba: Prefeito não libera alvará para construção de adutora que levaria água para Piripá José Augusto Ribeiro (PT) espera que o problema do município vizinho seja solucionado, mas que a opinião do povo de Condeúba deve ser respeitada. (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (10), uma reunião foi realizada na cidade de Condeúba, no sudoeste baiano, entre técnicos da Embasa, o prefeito municipal, vereadores locais e da cidade de Piripá e secretários municipais. O encontro teve por finalidade discutir a construção ou não de uma adutora que liga água do Açude do Champrão até a cidade de Piripá. Durante a reunião, o prefeito de Condeúba, José Augusto Ribeiro (PT), disse categoricamente que não concederá alvará para realização da obra dentro do município, apesar de esperar que o problema do abastecimento em Piripá seja solucionado. O gestor ainda dirigiu-se aos representantes da Embasa afirmando que a opinião do povo deve ser respeitada. Endossando o posicionamento do prefeito, os vereadores declararam que a construção de uma adutora na cidade nesse momento instalaria o caos e engavetaria o projeto de construção da Barragem dos Morrinhos. Além disso, fizeram críticas à empresa quanto à falta de investimentos no setor ao longo de anos. Ao final da reunião, o engenheiro da Embasa, Paulo Magalhães, disse que encaminhará a decisão das autoridades locais ao presidente da empresa. O representante salientou que não há como prosseguir com a obra sem um alvará e que todas as questões pertinentes ao assunto serão discutidas na sede da Embasa, em Salvador. Para ele, o assunto é bastante delicado.

Tanhaçu: Moradores fazem protesto por conta da falta de água no município Moradores atearam fogo em pneus para chamar a atenção das autoridades para a falta de água na cidade. (Foto: Chicão Trindade Freire).

Em protesto por conta da falta de água, moradores do município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, bloquearam a Rua Ituaçu e posicionaram-se em frente ao Fórum segurando contas de água. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os manifestantes reivindicam melhores condições de abastecimento de água, pois os moradores estão sofrendo há mais de dez dias com a falta de fornecimento na cidade, principalmente nos bairros mais distantes do centro, onde a situação é crítica. 

Tanhaçu: Moradores fazem protesto por conta da falta de água no município Populares foram às ruas segurando as contas de água e pedindo solução urgente. (Foto: Foto: Chicão Trindade Freire).

Os moradores ainda reclamam do descaso com que a Embasa estaria tratando o problema. O morador Danilo Pereira afirmou em uma rede social que a Embasa vem cobrando valores absurdos nas contas de águas e não se posiciona sobre a construção de uma barragem no município, o que, segundo ele, já deveria ter acontecido há muito tempo. Diversos moradores também se manifestaram sobre a falta de compromisso da empresa nas redes sociais. A manifestação começou às 19h e terminou às 21h.

Tanhaçu: Moradores fazem protesto por conta da falta de água no município A situação é tão delicada que populares pedem ajuda a todos os Santos para ajudar na seca que assola a cidade de Tanhaçu. (Foto: Chicão Trindade Freire).
Brumado: Quinta edição dos Jogos Escolares será realizada em novembro O evento esportivo será realizado nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro.

Vem aí a 5ª edição dos Jogos Escolares de Brumado (JEB). O evento esportivo será realizado nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Durante os jogos, as seleções das escolas do município se enfrentam em diversas modalidades até a grande final. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), com o apoio da Prefeitura Municipal. Todos estão convidados para assistir as partidas e torcer pelas suas equipes preferidas.

Manutenção na Estação de Tratamento afeta abastecimento em Malhada de Pedras A Embasa informou que está realizando uma correção de vazamentos e a distribuição de água voltará a operar no início da noite de hoje (11). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante esta sexta-feira (11), o abastecimento de água no município de Malhada de Pedras será afetado. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que explicou que a interrupção no fornecimento na cidade ocorre em decorrência de serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) para correção de vazamentos. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. No entanto, a Embasa alerta que é importante que toda a população economize. O sistema de distribuição voltará a operar no início da noite de hoje (11) e o abastecimento será normalizado gradativamente ao longo das próximas horas

Uneb: José Bites vence eleição, mas depende da aprovação de Wagner para ser reitor Foram mais de 14 mil pessoas votando, entre professores, técnicos e estudantes da universidade.

Embora tenha sido eleito com cerca de 60% dos votos válidos, o professor José Bites de Carvalho ainda não é o reitor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Bites venceu a eleição na última terça-feira (09) e aguarda agora a declaração do resultado pela Comissão Eleitoral, depois a homologação do Conselho Universitário, que envia uma lista ao governador com os nomes dos candidatos. Jaques Wagner (PT) pode escolher outro nome que não seja o de Bites, mas tradicionalmente sempre acata o resultado das eleições. O professor José derrotou nas urnas a professora Adriana Marmori, que teve 35% dos votos e era a candidata da atual administração. O professor José Cláudio Rocha foi o terceiro colocado, conseguindo apenas 5% do eleitorado. Foram mais de 14 mil pessoas votando, entre professores, técnicos e estudantes da universidade.

Contendas do Sincorá: Contas de ex-prefeito são rejeitadas Joad Teixeira foi multado em R$ 3 mil, e ainda mais R$ 29,7 mil por não ter adotado soluções para os problemas do exercício financeiro de 2011. (Foto: Reprodução).

Por causa de diversas irregularidades, que segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foram cometidas pelo ex-prefeito de Contendas do Sincorá, Joad Souza Teixeira (PP), a Prefeitura do município teve as contas de 2012 rejeitadas nesta quinta-feira (10). Entre as falhas cometidas está o gasto excessivo com os profissionais do magistério, já que o permitido é utilizar 60% dos recursos do Fundeb e o Teixeira utilizou 61,7%. Outros erros que levaram à reprovação foram: violação do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal devido à insuficiência de recursos para cobrir os restos a pagar; ausência de licitações e diversos certames contendo; e ausência de comprovação do recolhimento das multas imputadas ao gestor, e a não cobrança das multas aplicadas aos demais agentes políticos. Por conta dessas irregularidades, o ex-prefeito será multado em R$ 3 mil, e ainda mais R$ 29,7 mil por não ter adotado soluções para os problemas do exercício financeiro de 2011. Teixeira irá ainda que devolver R$ 10.528,59 aos cofres do município em decorrência do pagamento de juros e multas resultantes da inadimplência com INSS em setembro de 2012. Joad Teixeira pode recorrer da decisão do TCM.

Brumado: Motocicleta colide em carro na Avenida Centenário O condutor do veículo disse Notícias que seguia um filamento de carros quando sentiu a pancada na traseira do seu carro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Foi um tremendo susto, mas por pouco um acidente de grave proporção não foi registrado no início da noite desta quinta-feira (10) na Avenida Centenário em Brumado. Uma motocicleta pilotada por uma jovem foi parar debaixo do para-choque de um carro popular. O condutor do veículo contou ao site Brumado Notícias que seguia um filamento de carros quando sentiu a pancada na traseira do seu carro. “Quando saí para ver o que houve, me deparei com a moça caída ao chão e a moto grudada no fundo do meu carro”, narrou. A moça não sofreu nenhuma lesão e a polícia foi chamada ao local apenas para registrar ocorrência e controlar o trânsito, que ficou congestionado no trecho.

Dom Basílio: TCM rejeita contas da Prefeitura e aprova da Câmara de Vereadores O ex-prefeito Luciano Pereira da Silva foi multado em R$ 3,5 mil por conta de todas as falhas detectadas, mas ainda pode recorrer da sentença. (Foto: Divulgação).

As contas da Prefeitura Municipal de Dom Basílio referentes ao exercício de 2012 foram reprovadas nesta quinta-feira (10) pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. Na época, o prefeito era Luciano Pereira da Silva (PT). E na mesma sessão de votação dessas contas, o TCM votou também as da Câmara. Entretanto, as contas de 2012 do Poder Legislativo de Dom Basílio, sob a responsabilidade de José Caires Araújo, foram aprovadas com ressalvas. A reprovação da Prefeitura foi por causa de irregularidades cometidas em licitações; inserção de dados incorretos ou incompletos no sistema SIGA; utilização irregular das fontes de recursos; falhas na elaboração de demonstrativos contábeis; Controle Interno ineficaz; e ausência de comprovação de adoção de medidas relativas à transmissão de governo. De acordo com o Tribunal, a Prefeitura ainda teve problema de déficit orçamentário, já que arrecadou R$ 20.831.715,16 e gastou R$ 21.178.155,99. O ex-gestor Luciano foi multado em R$ 3.500,00 por conta de todas essas falhas, mas ainda pode recorrer da sentença. Já ao responsável pela Câmara em 2012, José Araújo, foi multado em 500 reais e também pode recorrer. As ressalvas da aprovação das contas do Legislativo foram por causa da inobservância ao princípio da economicidade com a contratação de consultoria, inserção de dados incorretos ou incompletos no sistema SIGA e falhas na apresentação de inventário patrimonial.

Brumado: Ultrapassagem mal sucedida provoca colisão de motos na BR-030 O Samu 192 prestou socorro aos dois pilotos e os encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Duas motocicletas se chocaram enquanto trafegavam pela BR-030 no perímetro urbano da Vila Presidente Vargas, em Brumado, na noite da desta quinta-feira (10). O Samu 192 prestou socorro aos dois pilotos e os encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto. Testemunhas narraram à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que um dos pilotos tentou ultrapassagem uma carreta em cima de um quebra molas. A ultrapassagem foi mal feita e a moto acabou batendo na outra, que trafegava em sentido contrário. Mas o que chamou mesmo a atenção dos policiais foi o desaparecimento dos veículos envolvidos no acidente. Quando a guarnição da PRE chegou ao local, os amigos dos pilotos já haviam escondido as motocicletas.

Brumado: Ultrapassagem mal sucedida provoca colisão de motos na BR-030 Mas o que chamou mesmo a atenção dos policiais foi o desaparecimento dos veículos envolvidos no acidente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Empregados dos Correios aceitam reajuste de 8% e terminam greve A agência dos Correios de Brumado não aderiu à greve. (Foto: Reprodução).

Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram hoje (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro. A decisão foi tomada após assembleias de ontem (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores. De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.Nas assembleias, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios. De acordo com a Fentect, não haverá descontos dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas. No máximo, duas horas por dia pelo período até 180 dias, destacou a Federação.

Arquivo