Achei Sudoeste

16 Mai 2013 - 21:17h

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou a ação cautelar com pedido de liminar que foi protocolada por Rosana Cotrim de Carvalho Melo (PR) e seu vice José Suly Fagundes Netto (PMDB). A liminar, que foi publicada nesta quinta-feira (16), suspendeu a cassação do seu registro de candidatura, que havia sido interposta pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Rosana Cotrim substituiu o ex-prefeito e ex-candidato Deusdete Fagundes (PSB) a menos de 24 horas das eleições municipais de outubro do ano passado. Na época, Deusdete teve o pedido de registro de candidatura indeferido e esperou até as vésperas das eleições para indicar a substituta. Para a ministra, “a concessão da liminar pretendida é medida que se impõe, a fim de evitar a perda, ainda que temporária, do exercício do mandato eletivo. Isso porque o exame perfunctório das razões do recurso especial endossa a afirmação da Autora quanto à existência de plausibilidade jurídica, mormente no que tange à observância das normas que autorizam a substituição da candidatura majoritária antes da realização do pleito”. Com a decisão, Laurita deferiu o pedido de liminar e Cotrim foi reconduzida ao cargo de prefeita de Igaporã. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o clima na cidade é de muita euforia por parte dos correligionários políticos da republicana. O impasse jurídico parece que somente terá o seu fim após o julgamento do mérito pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

16 Mai 2013 - 21:15h

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na noite desta quinta-feira (16), o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse estar satisfeito com o resultado da audiência que teve com o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). De acordo com o deputado, o governador demonstrou mais uma vez o seu interesse em trabalhar em prol dos seus pleitos. “Reiteramos diversos pedidos que já tínhamos encaminhado ao governador e já tivemos respostas positivas de diversas obras que vão melhorar a qualidade de vida da população de Brumado”, declarou Bonfim assegurando que  Wagner garantiu a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a luta pela aprovação do projeto do Esgotamento Sanitário local. O parlamentar ressaltou ainda que o governador garantiu total apoio a administração do prefeito brumadense. “Wagner nos garantiu apoio incondicional para desenvolvermos uma ampla parceria com a administração do prefeito Aguiberto, o que significa que novas obras e grandes projetos serão realizados para alavancar ainda mais o progresso de nossa cidade”, afirmou. Por fim, Bonfim ressaltou que outros prefeitos de municípios os quais representa também participaram da audiência com o governador baiano.

16 Mai 2013 - 18:40h

Em visita realizada na obra do Estádio dos Prazeres na tarde desta quinta-feira (16), o Brumado Notícias foi informado pelo encarregado da reforma, Jair Leite, que as obras podem parar caso o governo federal não efetue o repasse da verba. Segundo o empreiteiro, durante a última semana funcionários foram dispensados, e os que ainda estão em atividade só não foram demitidos porque a empresa está utilizando os próprios recursos para dar continuidade à reforma. “Ainda estamos trabalhando com recursos próprios, com o dinheiro que ainda temos em caixa, por isso que estamos tocando o serviço, mas assim que o nosso dinheiro acabar, se a verba não tiver chegado, a obra irá parar”, alertou o encarregado, que conta apenas com 50% do efetivo operacional. A obra é uma parceria do Ministério dos Esportes com a Prefeitura de Brumado, cujo orçamento está estimado em mais de um milhão e meio de reais. A reforma, que teve início no dia 28 de junho de 2012, tinha previsão de término para o dia 28 de dezembro de 2012, mas por conta de falta de repasse, a entrega da obra está atrasada.

16 Mai 2013 - 18:00h

O vereador Weliton Lopes (PR) solicitou uma Moção de Aplauso e Congratulações em homenagem ao Senhor Agnelo dos Santos Azevedo. Segundo Lopes, a solicitação se justifica pelo exemplo de figura humana que o homem de 105 anos representa para a cidade e, em especial, para a juventude brumadense. Nascido em 14 de maio de 1908, em Bom Jesus dos Meiras, Agnelo é o último da prole dos filhos do casal Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo. Em 12 de abril de 1932, casou-se com Celcina Azevedo, e com ela teve 10 filhos. “Sr. Agnelo Azevedo, aos 105 anos, é um homem lúcido, consciente do dever cumprido, estribado no exercício pleno da cidadania, atento ao convívio social, civil e político, de invulgar qualidade moral e ilibada conduta. Orientou sua vida na direção dos bons exemplos de dignidade, fazendo prevalecer a justiça, o equilíbrio e a sensatez, sendo incapaz de ferir alguém. Preserva e honra a família a quem ama com a força que lhe brota do coração”, afirmou Lopes, que baseou-se na reputação exemplar do centenário para prestar a referida homenagem.

16 Mai 2013 - 16:57h

No último domingo (12), o Centro Educacional Monteiro Lobato comemorou o Dia das Mães com uma missa celebrada na Igreja Matriz. Pais, funcionários e alunos cantaram e louvaram em homenagem às mamães, em uma celebração marcada pela emoção e alegria. Durante a missa, os alunos também fizeram apresentações especialmente para todas as mães presentes. Clique aqui para visualizar as fotos da cerimônia.

16 Mai 2013 - 16:54h

Viver em uma cidade de ruas limpas e conservadas é desejo de todos os cidadãos. Neste dia 16 de maio, Dias dos Garis, a Comar aproveita a oportunidade para parabenizar todos os profissionais que trabalham na empresa e agradece a todos pelo empenho e dedicação com que realizam seu trabalho diário. A Comar parabeniza aos garis da cidade por levantarem cedo todos os dias e retirarem o lixo das ruas tornando-as mais belas e limpas. 

16 Mai 2013 - 13:53h

O poeta e músico Merion Alvares irá lançar na próxima sexta-feira (17) o livro Nostalgia, seu terceiro trabalho como escritor, que é uma homenagem a sua falecida mãe, Antônia Marcele. O lançamento acontecerá no Clube do Sindicado dos Mineradores de Brumado. Em entrevista ao Brumado Notícias, Merion disse que o livro é baseado em uma poesia de sua autoria, chamada Saudade Eterna, escrita após o falecimento de sua mãe. A publicação também fala sobre solidão, paixão e amor, com espaço para críticas à política moderna e a falta de incentivo à cultura. “Doei 31 anos da minha vida com trabalho voluntário com a fanfarra, tive muitas alegrias e também muitas decepções. Já fui campeão baiano no segmento em 2002. O que eu pude fazer eu fiz. Parei mais por uma decepção: a falta do apoio cultural”, completou. Alvares escreve poesias desde os 14 anos de idade e seu primeiro trabalho foi patrocinado por um amigo. Mesmo com o apoio de algumas empresas no custeio do lançamento do livro Nostalgia, Merion adiantou que a publicação terá uma tiragem reduzida. “Agradeço as empresas pelo apoio no lançamento desse exemplar, mas, se tivéssemos mais incentivo a nossa cultura, com certeza poderíamos nos desenvolver melhor nos diversos segmentos da nossa arte”, reafirmou. No lançamento, que acontecerá às 19h, 400 exemplares do livro de 52 poesias estarão à disposição do público. Futuramente, o escritor pretende lançar a publicação via internet.

16 Mai 2013 - 13:50h

16 Mai 2013 - 10:31h

Tentando burlar a segurança da delegacia de Brumado, um preso tentou entrar na custódia com um celular preso nas costas com esparadrapo, após ter recebido uma visita na última quarta-feira (15). Ao passar pela revista antes de retornar para a cela, os investigadores descobriram o aparelho, que era encoberto pela camisa do detento. Os policiais tentam agora descobrir quem passou o celular ao custodiado. A cadeia de Brumado tem capacidade para 16 pessoas, mas está abrigando 47 detentos.

16 Mai 2013 - 10:23h

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), está em Salvador reunido com sua equipe de advogados discutindo a melhor forma de resolver o impasse que teve início após a cassação de seu diploma e seus direitos políticos na última quarta-feira (15). A sua vice, a odontóloga Cristina Gondim (PSDB), também teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zonal Eleitoral. “Estou reunido com três advogados para tentar uma solução para esse caso. Ainda não posso me manifestar sobre o assunto, mas retorno para Brumado na próxima sexta-feira (17)”, disse o chefe do executivo brumadense ao Jornal Tribuna da Bahia. Aguiberto ainda irá se reunir com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), às 16h desta quinta-feira (16), acompanhado do deputado estadual João Bonfim (PDT). Nas eleições de 2012, o atual prefeito da cidade foi eleito com 53,88% dos votos, contra 44,14% da segunda colocada, a ex-deputada Marizete Pereira (PT), totalizando uma diferença de 3.504 dos 35.985 dos votos válidos.

16 Mai 2013 - 10:19h

No período de 06 a 10 de maio deste ano, um curso de atualização do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, e Rede de Proteção da Criança e do Adolescente foi ministrado no Centro de Treinamento para Professores de Lagoa Real, no sudoeste baiano. O evento foi coordenado pela Associação de Pais e Mestres da Comunidade de Saramandaia (APMS), com carga horária de 40 horas. Os municípios de Caculé, Caetité e Ibiassucê participaram do curso, supervisionado pelo secretário executivo do CECA, o professor Normando Batista Santos, e do coordenador da APMS, João da Silva Pereira. A política pública da criança e adolescente (direitos e deveres) foi o tema do curso, que contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários da cidade de Lagoa Real.

16 Mai 2013 - 10:16h

A Dibel, distribuidora de bebidas, está em busca de profissionais devidamente habilitados para ocupar vagas de Cobrador, Cadastrador e Vendedor. Além de boa comunicação, os candidatos precisam ter 2º grau completo. Também existem vagas para Motorista (habilitação D ou E) e Ajudante (não precisa ser habilitado). Os interessados devem se dirigir ao Departamento Pessoal da Disbel. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-8600.

16 Mai 2013 - 09:07h

De autoria do deputado estadual João Bonfim (PDT), o Projeto de Lei nº 20.277, propõe que organizações sem fins lucrativos sejam isentas do pagamento de taxas cobradas pelos cartórios para realização de alguns serviços, a exemplo de registro de atas e de documentos essenciais ao funcionamento destas organizações. Apresentado no último dia 13 na Assembleia Legislativa, o projeto apresenta algumas exigências que deverão ser cumpridas pelas entidades a serem beneficiadas pelo seu PL, dentre elas, práticas administrativas para reprimir a obtenção de vantagens pessoais, realização de auditorias, assim como a prestação de contas de todos os recursos de origem pública recebidos pelas mesmas, entre outras. Em sua justificativa, Bonfim defende que a isenção destas taxas representa o reconhecimento, por parte do Estado, da importante contribuição dada por estas organizações para a realização de ações em prol do bem comum e interesse coletivo, recompensando desta forma aqueles que trabalham para todos, com foco no desenvolvimento de projetos e ações demandadas pela comunidade.

16 Mai 2013 - 06:37h

Os servidores concursados do município de Guajeru, no sudoeste baiano, vão receber os salários atrasados referentes aos meses de novembro e dezembro de 2012, além do 13º salário. Isso porque a prefeitura da cidade firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público (MP) de Caculé nesta quarta-feira (15). O Termo foi assinado pelo prefeito da cidade, Gil Rocha (PT), na companhia de José Marcos Santos Amaral, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia (SINSERV), e do promotor de justiça Gean Carlos Leão. A dívida, que será paga em 23 parcelas, totaliza R$ 1 milhão de reais. Segundo o TAC, o governo municipal deverá quitar a dívida com os servidores em parcelas iguais a partir do mês de junho deste ano. Os pagamentos terão de ser feitos juntamente com a folha salarial mensal em conformidade com o valor que cada servidor tem a receber. De acordo com o gestor municipal, a prefeitura terá uma despesa adicional mensal de R$ 43.000,00 até abril de 2015. Diante dessa situação, uma das primeiras medidas tomadas pelo prefeito foi o cancelamento dos festejos juninos da cidade. As comemorações aconteceriam no São Pedro, nos dias 29 e 30 de junho.

15 Mai 2013 - 17:31h

Um caminhão com placa da cidade de Santa Maria da Vitória bateu contra um barranco nas proximidades da Vila Presidente Vargas, em Brumado, por volta das 07h desta quarta-feira (15). Segundo disseram testemunhas ao Brumado Notícias, o condutor tentou fazer uma ultrapassagem sem se dar conta do quebra-molas e acabou perdendo o controle da direção, só parando quando colidiu com o barranco. Motorista e passageiro ficaram presos às ferragens, mas foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto com suspeita de fraturas.

15 Mai 2013 - 17:15h

Em entrevista ao Brumado Notícias, Catarine Medeiros, coordenadora da 18ª Ciretran/Brumado, explicou que a justiça liberou o tráfego das motocicletas de 50 cilindradas, conhecidas como cinquentinhas. “Recebemos uma recomendação do diretor geral do Departamento de Trânsito (Detran), Maurício Boteiro, apontando uma proibição explícita de emplacamento, licenciamento e cobranças de impostos pelo Detran. Todos os municípios que estão integrados ao sistema nacional são obrigados a assumir essa demanda. Portanto, o Detran do estado da Bahia está proibido de proceder ao emplacamento e licenciamento dos ciclomotores”, disse a coordenadora. Medeiros ainda destacou que até que o município esteja preparado para atender essa demanda e criar a sua própria regulamentação, ela está liberada pelo estado. 

Isso significa que nem a Polícia Militar poderá fazer a apreensão do veículo e nem os agentes de trânsito poderão autuá-las por falta de documentação ou emplacamento. As motos apenas poderão ser autuadas em casos de infrações que ferem as regras normais de trânsito. No entanto, a coordenadora chamou a atenção para a necessidade de habilitação. “Vale ressaltar que a liberação se dá apenas com relação ao licenciamento do veículo, mas o condutor precisa estar habilitado para a condução do mesmo. Aguardamos que o município, que já está bem equipado com seu diretor de trânsito, em breve venha a assumir essa problemática das cinquentinhas, assim como a da moto frete e a da moto táxi”, pontuou Catarine.

15 Mai 2013 - 16:46h

O Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves, na Vila Catiboaba, está sendo transformado pela Magnesita em depósito. Na manhã desta quarta-feira (15), o Brumado Notícias flagrou o momento em que um caminhão carregado de material da empresa entrou no campo para descarregar. O Campo Catiboaba já recebeu grandes jogos tanto do campeonato municipal como do intermunicipal e até mesmo o time do Fluminense, do Rio de Janeiro, chegou a jogar no local há algumas décadas. Além disso, durante muitos anos, o campo foi a casa de treino do time da Magnesita, equipe que mais levantou o troféu de campeão municipal em Brumado. Os funcionários da Magnesita e moradores da Vila lamentam o abandono do estádio, que conta a história de muitas glórias do futebol na cidade. A nossa reportagem tentou contato com a direção da empresa para falar sobre o assunto, mas fomos informados de que só a assessoria de comunicação em Contagem, Minas Gerais, está autorizada a dar explicações acerca do caso.

15 Mai 2013 - 15:01h

Uma gestante ficou com a perna presa em um bueiro na Rua São Cristóvão, em Brumado. O mecânico Edvaldo Oliveira, com a ajuda de populares, conseguiu serrar parte de uma das barras de ferro e com um cano de aço moveu a barra e retirou a perna da mulher. Segundo disse o mecânico ao Brumado Notícias, por várias vezes ele já efetuou esse tipo de salvamento no local e a prefeitura já foi notificada, mas não tomou providências. “O perigo maior é que este bueiro fica no alinhamento da calçada e as pessoas desavisadas acabam pisando no mesmo com risco de terem uma fratura”, comentou Edivaldo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não pode estar presente ao local, pois estava em outra ocorrência.

15 Mai 2013 - 13:40h

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), e a vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) tiveram seus diplomas cassados e seus direitos políticos suspensos por oito anos na manhã desta quarta-feira (15) pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães. Embora os mandatos tenham sido cassados, em uma decisão incomum, o juiz não mandou, como na maioria dos casos, o presidente da câmara tomar posse do cargo e ainda não marcou a data de uma nova eleição. Em sua decisão, Guimarães relatou que “deixo registrado que, em se tratando de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos. É necessário que a sentença transite em julgado, ou seja, confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Cópia dos autos deverá ser encaminhada ao Representante do Ministério Público, com atuação na Comarca de Brumado, para adoção das medidas que entender cabíveis, em especial diante das fundadas suspeitas de cometimento de atos configuradores de improbidade administrativa”, sentenciou. Conforme explicado pelo magistrado, os efeitos da cassação não são imediatos e, por isso, Aguiberto e Cristina continuam nos cargos, aguardando apenas que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) defina sobre a decisão publicada pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral.

15 Mai 2013 - 11:46h

Um caminhão carregado de boi capotou acerca de 7 km da cidade Aracatu, na BA-262, sentido Anagé. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo era dirigido por um motorista da cidade de Caculé e a carga de boi era de Bom Jesus da Lapa, com destino a outras cidades do sudoeste baiano. Ainda segundo a PRE, o acidente ocorreu por volta das 04h da madrugada. De acordo com relato do motorista, o caminhão tombou por causa dos bois que ficaram agitados; o que tirou a estabilidade do veículo em uma curva. O caminhão foi totalmente destruído e o motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias