Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Riacho de Santana: Caminhão da operação pipa com identificação adulterada Os militares do Exército ficaram surpresos com a denúncia e foram verificar a situação. (Foto: Divulgação).

A Polícia Militar de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, conseguiu evitar a fraude de um veículo integrante da Operação Pipa no último dia 04 de outubro. Um sargento da PM, à paisana, estava transitando próximo ao local onde o Exército – responsável pelo programa de combate à seca – fazia perícia nos veículos quando notou a adulteração grotesca do chassi e da placa de um deles. Os militares do Exército ficaram surpresos com a denúncia e foram verificar a situação. A consulta à Rede Infoseg mostrou que o veículo - Mercedes Benz 1113, com placa JLJ 6233 de Vitória da Conquista – realmente estava com a identificação adulterada. Por sorte o carro ainda não tinha sido contratado pelo Exército e foi logo encaminhado para investigação na delegacia local, juntamente com o condutor.

Riacho de Santana: Caminhão da operação pipa com identificação adulterada O caminhão tem a placa da cidade de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação).
Brumado: Polícia intensifica ações do Pacto pela Vida com blitz Cerca de mil motocicletas foram abordadas na tarde da última sexta-feira (04) durante cinco blitz simultâneas realizadas pela polícia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cerca de mil motocicletas foram abordadas na tarde da última sexta-feira (04) durante cinco blitz simultâneas realizadas em Brumado com participação de policiais militares da 34ª e 46ª CIPM. As blitz tiveram como alvo principal retirar de circulação armas e drogas. A equipe do site Brumado Notícias acompanhou uma das abordagens, realizada ao fundo da Igreja Matriz, no Centro. Nesse trecho cerca de 200 motocicletas foram paradas, resultando na apreensão de uma trouxinha de maconha e de três pessoas, as quais foram conduzidas à delegacia. Uma dessas pessoas era menor de idade e foi apreendida por estar pilotando uma motocicleta. O Tenente Francisco, que esteve à frente da equipe acompanhada pela nossa reportagem, declarou que esta é uma das muitas das ações que serão realizadas nas cidades de Brumado e Livramento de Nossa Senhora com intuito de intensificar o programa Pacto pela Vida.

Brumado: Polícia intensifica ações do Pacto pela Vida com blitz Em um dos trechos da blitz, a polícia apreendeu uma trouxinha de maconha e três pessoas foram conduzidas à delegacia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Palmas de Monte Alto: Acidente na BA-263 mata dois e deixa cinco feridos Os dois veículos trafegavam em alta velocidade e logo depois da colisão a Strada pegou fogo e explodiu. (Foto: Vilson Nunes).

Dois veículos se chocaram de forma violenta na tarde do último sábado (05) na BA-263, no trecho que liga Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. O acidente entre uma Strada branca, cuja placa não foi encontrada, e um Fiat Uno prata (placa NXX 5427, de Sebastião Laranjeiras) provocou a morte de duas pessoas e deixou outras cinco feridas. Cosme Couto Lopes, mais conhecido como Cosme de Nelim, 37 anos, de Palmas de Monte Alto, e Nelcino Alves de Almeida, apelidado de Nino, 66 anos, de Sebastião Laranjeiras, foram as vítimas fatais, sendo que o primeiro morreu carbonizado. No carro de cor branca estava, além de Cosme, Helder Cássios Laranjeira Ladeia, 42 anos, e Marcos Valério Magalhães, 42, ambos foram socorridos pelo Samu 192 e levados para o Hospital Municipal Milton Faria Dias Laranjeira, mas não correm risco de morte. 

Palmas de Monte Alto: Acidente na BA-263 mata dois e deixa cinco feridos O veículo de passeio com placa de Sebastião Laranjeiras ficou totalmente destruído. (Foto: Vilson Nunes).

No veículo Fiat Uno estava Nelcino e seus familiares: a filha Enir de Souza Almeida Teles, 34 anos, o genro Antônio da Silva Teles, 50 anos, e a neta Natália Almeida Teles, 17 anos. Os sobreviventes foram para o Hospital local e somente a Enir Teles ficou ferida de forma grave, mas, segundo o médico, seu quadro é estável e não corre o risco de morte. De acordo com o radialista Vilson Nunes do Programa Giro de Notícias, os dois veículos trafegavam em alta velocidade e logo depois da colisão a Strada pegou fogo e explodiu. “Ele estava naquela subdivisão atrás dos bancos, tentou sair, mas não conseguiu, e neste momento o carro explodiu e foi inevitável a tragédia que assistimos. Lamentavelmente ele morreu carbonizado, se o carro não tivesse explodido tenho certeza que estaria vivo, foi questão de segundos”, contou uma testemunha ocular. A polícia está investigando o caso.

Brumado: Homem fica preso às ferragens em acidente no Centro Um dos veículos ficou com muitas avarias, deixando vários estilhaços de vidro na via, a qual ficou escorregadia por causa do óleo derramado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma colisão entre dois veículos na noite do último sábado (06) parou o trânsito na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, no Centro de Brumado. O acidente ocorreu em frente ao escritório regional do Derba, e, segundo a polícia, testemunhas disseram que uma picape C 10 parou no sinal, mas o carro Fox que vinha logo atrás acabou batendo no da frente. O choque entre os veículos teve um impacto tão grande que a picape ficou distante cerca de 5 metros da colisão. O site Brumado Notícias esteve no local e acompanhou o trabalho da equipe de socorristas do Samu 192, que contou com a ajuda de populares, para retirar o condutor do Fox de dentro do veículo, pois estava preso às ferragens. O homem, de prenome Marcelo, sofreu algumas escoriações e reclamava de fortes dores na região torácica. O carro por ele dirigido ficou com muitas avarias, deixando vários estilhaços de vidro na via, a qual ficou escorregadia por causa do óleo derramado pelos dois veículos. Após ação do Samu, a polícia providenciou a retirada dos carros para liberação da avenida.

Brumado: Homem fica preso às ferragens em acidente no Centro O trabalho de resgate foi realizado pelos socorristas do Samu 192. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Morre o pai do vereador Catoze Florisvaldo Alves Meira, 88 anos, já estava internado há três dias em uma clínica particular da cidade com problemas pulmonares.

O pai do vereador José Carlos Alves Meira (PT), o popular Catoze, faleceu na noite do último sábado (05) em Brumado. Florisvaldo Alves Meira, 88 anos, já estava internado há três dias em uma clínica particular da cidade. Com problemas pulmonares, o idoso não resistiu à gravidade do seu estado de saúde. O velório está sendo realizado na Rua Sabino Lourenço de Carvalho, Nº 136, Bairro Malhada Branca e o sepultamento acontecerá neste domingo (06).

Brumado: Os registros históricos do fotógrafo Manoel Miranda Com 78 anos de vida, o profissional ainda continua no ofício e já registou muitas conquistas históricas da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A enchente de 1969 e muitas transformações em Brumado estão registradas no Casarão Memorial do Acervo Histórico de Brumado, em uma sala com inúmeras fotografias de autoria do fotógrafo Manoel Rodrigues Miranda. Com 78 anos de vida, o brumadense ainda continua no ofício. Durante décadas, o fotógrafo manteve um estúdio na Travessa Castro Alves, nos fundos da Igreja Matriz. Por sinal, a capela foi um dos principais cenários clicados por suas lentes, no dia a dia e nas novenas e missas que tinham o Padre Monsenhor Fagundes como grande referência. Sentado em um banquinho em frente a sua residência, o veterano fotógrafo concedeu entrevista ao site Brumado Notícias, ocasião em que relembrou muitos momentos por ele registrados, a exemplo da inauguração das agências do Banco do Brasil, Banco Econômico, Baneb, Bradesco, pavimentação de ruas e praças, construção da barragem do Rio do Antônio, construção do Hospital Professor Magalhães Neto, construção do Mercado Municipal, da BA-262 e muitos outros. Casado e pai de três filhos, Manoel Miranda já não está na ativa como nos tempos de juventude, mas disse que não abandona o ofício, que além de profissão é a sua maior paixão. “Sempre gostei de fotografar. Gosto do reconhecimento das pessoas por conta do trabalho que nós fotógrafos fazemos. Registrar as pessoas e a arquitetura do município é manter a memória de nosso povo. Espero que tanto os cidadãos como os poderes públicos se preocupem em manter o registro antigo e mais recente da nossa história”, destacou Manoel Miranda.


Fotos: Manoel Rodrigues Miranda

Brumado: TG 06/024 abraça o projeto De Mãos Dadas Para a Cidadania O programa é ministrado pelo contramestre Marreta, que vem buscando apoio dos poderes públicos e do comércio a fim de que o projeto seja firmado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Tiro de Guerra em Brumado cedeu espaço para o grupo União Capoeira Afro Bahia que mantem o projeto cultural De Mãos Dadas Para a Cidadania. O programa é ministrado pelo contramestre Marreta, que vem buscando apoio dos poderes públicos e do comércio local a fim de que o projeto seja firmado. O intuito é preservar a arte da capoeira e promover a socialização dos jovens no meio artístico e cultural. O contramestre declarou ao site Brumado Notícias que um dos objetivos do curso é direcionar os jovens dando a eles motivações para se formarem cidadãos de bem através da arte. Embora o alvo principal sejam os jovens, Marreta deixou claro que o projeto atenderá a todas as faixas etárias. “A cultura e o exercício da capoeira também trabalham com a saúde da mente e do corpo do indivíduo e é por isso que buscamos resgatar a cidadania através da capoeira. O objetivo é ajudar o país e as escolas de forma alternativa formando jovens cidadãos”, reforçou.

Brumado: Câmara aprova criação do Conselho Municipal da Juventude O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juremar Oliveira, parabenizou o parlamento pela aprovação do projeto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Agno Meira (PCdoB), que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude. Para reforçar a discussão, Meira apresentou aos demais parlamentares o vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juremar Oliveira, que na sessão da última segunda-feira (30) fez uso da palavra na tribuna livre do legislativo parabenizando o parlamento local por ter aprovado o projeto. Durante sua fala, Juremar destacou as ações do governo envolvendo projetos que deram, segundo ele, mais suporte aos direitos da juventude no país. Em um discurso de incentivo aos direitos juvenis, o palestrante fez citações históricas da participação dos jovens nos movimentos e mobilizações sociais que mudaram parte da legislação nacional e serviram de base para implantação de benefícios para as classes trabalhistas. Mesmo com os avanços, o vice-presidente asseverou que os jovens ainda são discriminados no mercado de trabalho. “Ao buscar o primeiro emprego, o jovem enfrenta preconceito no mercado de trabalho porque não apresenta experiência profissional. Como vão adquirir tal experiência se o preconceito não permite aos patrões abrirem as portas de oportunidade?”, questionou Juremar. O vice-presidente ainda apontou a necessidade de se cultivar o interesse dos jovens pela busca dos seus direitos e de se promover políticas públicas que atendam esses direitos. “A construção do Conselho da Juventude em Brumado busca quebrar uma página da democracia rasa que temos ainda aqui no Brasil, que é conquistada apenas através do interesse do voto. Não adianta agora só criar a lei, tem que aproximar os jovens dos seus direitos e trazê-los para o campo de interesse de conquista”, finalizou.

Professora brumadense participa de Simpósio realizado em Brasília Norma Lúcia Seles debateu questões educacionais junto aos mestres e doutores matemáticos presentes. (Foto: Divulgação).

A professora brumadense Norma Lúcia Seles participou do 1º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, que foi realizado na UNB, em Brasília, entre os dias 27 e 29 de setembro. Norma Lúcia, que leciona Física e Matemática no Colégio Getúlio Vargas, em Brumado, e também no Centro Educacional Rui Barbosa, da cidade de Malhada de Pedras, foi convidada a participar do evento pela instituição Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A entidade é um curso semipresencial com oferta nacional que concede aos egressos o título de Mestre e tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada, relevante e articulada com o exercício da docência no Ensino Básico. Durante o evento, a brumadense debateu questões educacionais junto aos mestres e doutores matemáticos presentes. Norma Lúcia também apresentou o projeto “O Ensino da Matemática e um Olhar Extensivo aos Anos Iniciais da Educação Básica do Município de Malhada de Pedras” no simpósio. A pesquisa envolve grupos de alunos do Centro Educacional Rui Barbosa, do 6° e 7° ano do ensino fundamental.

Aluno brumadense vence a 6ª edição do Festival Aberto de Canções Estudantis Wander Luiz Carvalho, aluno do CEEP, ficou em primeiro lugar com a canção Venha, Vamos Fazer. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dez municípios que fazem parte da regional da Direc 19 estiveram representados na noite do último sábado (04), em Brumado, durante a realização do Festival Aberto de Canções Estudantis (Face), que foi realizado no Colégio Estadual de Brumado (CEB). Ao todo, alunos de 15 colégios estiveram envolvidos no evento. Os jovens vibravam a cada canção apresentada pelos colegas. Os jurados consideraram as composições e interpretações de bom nível técnico. O brumadense Wander Luiz Carvalho, aluno do CEEP, ficou em primeiro lugar com a canção Venha, Vamos Fazer. Agora, Wander se prepara para a disputa estadual do Face, que será realizada em Salvador, no mês de novembro. Joel Teixeira de Ibicoara e Girlan Almeida de Tanhaçu ficaram com a segunda e terceira colocação.

Marina Silva acerta filiação ao PSB e se dispõe a ser vice A ex-senadora Marina Silva (Rede) e o governador Eduardo Campos (PSB), em conversa pela manhã registrada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Marina Silva decidiu se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) na manhã deste sábado (5). De acordo com informações do site da Folha de São Paulo, ela escolheu o partido do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, após conversas iniciadas ainda na noite de ontem, depois que a ex-senadora adiou a decisão sobre o futuro político em coletiva à imprensa. Na última quarta-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade, liderada pela ex-candidata à Presidência. Desde então, ela buscava uma sigla para definir o cargo que disputará em 2014. Os ministros do TSE entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o partido criado por ela não poderá participar das eleições do ano que vem. Eduardo Campos é pré-candidato à presidência pelo PSB e, segundo a Folha, o partido teria interesse em ter Marina Silva como candidata à vice na chapa do atual governador de Pernambuco. Em 2010, Marina teve 19,6 milhões de votos na disputa presidencial. A ex-senadora pelo Acre ainda não se pronunciou oficialmente sobre a filiação ao PSB. A união entre Marina e Campos consolida uma terceira via na corrida presidencial, fazendo oposição à reeleição de Dilma Rousseff (PT) e à candidatura de Aécio Neves (PSDB).

Agricultura familiar representa 77% dos empregos no setor agrícola Colheita de banana orgânica. (Foto: Organicosdopivas/Creative Commons).

De acordo com relatório lançado na última quinta-feira (26), a agricultura familiar é uma das principais atividades geradoras de novas fontes de trabalho na América Latina e Caribe. No Brasil, a participação da atividade nos empregos agrícolas é de 77%. Em 2012, houve aumento nas exportações de milho no país, que ainda se manteve como principal exportador de carne de ave na América Latina. O país também lidera as exportações de carne de porco e bovina – 71,6% e 51,7%, respectivamente. Apesar do crescimento em 2010 e 2011, o valor das exportações agrícolas na América Latina e Caribe diminuiu 1,8% em 2012. Já as importações continuaram a crescer, com 10% de crescimento no ano passado. A queda do valor em 2012 foi explicada pela redução em 20% das exportações de café – principalmente Brasil e Colômbia – e de oleaginosas, que produzem óleos e gorduras – com queda na Argentina e Paraguai. Segundo a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Carib (CEPAL), Alicia Bárcena, apesar da desaceleração agrícola da região em 2013, em 2014 se esperam condições econômicas que possam promover o crescimento econômico e agrícola regional. O documento estima que na próxima década os preços agrícolas vão cair em termos reais, de modo que devem ser tomadas medidas para aumentar o investimento, a produtividade e a eficiência da agricultura. As informações são da ONU BR.

Brumado celebrou o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Na última sexta-feira (04) foi comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Profissional de extrema importância para a comunidade, o agende de saúde tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Sempre vigilante, o agente de saúde tem a função de transmitir informações relevantes para comunidade no intuito de combater e prevenir doenças. Na oportunidade, site Brumado Notícias parabeniza toda a categoria e reconhece a relevância deste profissional.

Operação Escambo: Polícia desarticula quadrilha de roubo de motos em Conquista Um bandido morreu em confronto com a polícia e diversos veículos foram apreendidos. (Foto: Divulgação/PC).

Na noite da última sexta-feira (04), a Polícia Civil de Vitória da Conquista desarticulou uma quadrilha de roubo de motocicletas, que estava escondida em uma residência no Bairro Morada dos Pássaros 3. Denominada Escambo, a operação contou com a participação de investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos, Garcif, Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes e Delegacia de Homicídios, e do Grupo de Apoio Tático (GAT). Durante a operação, Itamar Féder Junior, 40 anos, morreu baleado pela polícia, pois reagiu a abordagem. Outras cinco pessoas - Osney Novais Oliveira, 32 anos, Gilberto Oliveira Chaves, 33 anos, Guilherme Rodrigues Silva, 18 anos, Weslley Jonhanns Matoso, 23 anos, e Jordane Alves dos Santos, 20 anos - foram presas por roubo e receptação de veículos. Com a quadrilha, foram encontradas ferramentas, material para adulteração de veículo, um revólver cal. 38, farta munição, três motocicletas e um veículo Santana. Todos os envolvidos foram encaminhados para o Presídio Nilton Gonçalves.

Brumado: Aguiberto recebe o ex-prefeito Juracy Pires Gomes em seu gabinete Aguiberto foi eleito em 2012 com o irrestrito apoio do líder, conselheiro e amigo Juracy Pires Gomes. (Foto: Divulgação).

O ex-prefeito Juracy Pires Gomes foi recebido no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última quarta-feira (02). Ao lado do secretário Miguel Lima Dias, a dupla de amigos relembrou os sucessos e fracassos que enfrentaram na construção de uma cidade melhor. Dr. Juracy foi prefeito por três mandatos e fez história na política local. Durante o encontro, o prefeito e o secretário ressaltaram a importância que o político teve na condução de suas carreiras políticas. Aguiberto foi eleito em 2012 com o irrestrito apoio do líder, conselheiro e amigo Juracy Pires Gomes.

Vitória da Conquista: Sessão da Câmara conta com intérprete de Libras O projeto foi implantado na sessão da última quarta-feira (02). (Foto: Blog do Rodrigo Ferraz).

A Câmara de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, agora conta com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na região, o projeto pioneiro foi elaborado pelo presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL). O mesmo vem sendo adotado em diversos parlamentos na Bahia e no Brasil. Na Câmara conquistense, o projeto foi implantado na sessão da última quarta-feira (02). De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, durante os discursos, um intérprete de Libras foi disponibilizado. Para quem acompanhou os trabalhos do legislativo, a novidade agrada e é importante para o crescimento de uma sociedade igualitária.

Manoel Vitorino: Prefeito é cassado por abuso de poder econômico Lenilton Pereira Lopes eria utilizado 12 veículos alugados pela prefeitura para transportar eleitores para um comício. (Foto: Divulgação).

Condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico, o prefeito reeleito de Manoel Vitorino, Lenilton Pereira Lopes (PDT), teve o mandato cassado. Durante a campanha eleitoral em que foi eleito com 48,82% dos votos válidos, o gestor teria utilizado 12 veículos alugados pela prefeitura para transportar eleitores para um comício. Segundo a juíza da 22ª zona eleitoral, Regianne Yukie Tiba Xavier, o prefeito afrontou a legislação eleitoral e abusou do poder econômico/político, maculando assim a vitória alcançada nas urnas. O gestor ainda pode recorrer da decisão.

Brumado: Morador denuncia poluição causada por padaria Os fornos do local são a lenha e a fumaça expelida estaria prejudicando a saúde dos moradores da região. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).

Um morador que não quis se identificar encaminhou denúncia ao site Brumado Notícias relatando a poluição que estaria sendo ocasionada no Bairro Tanque, em Brumado, pelos fornos de uma padaria da localidade. Segundo o morador, os fornos do local são a lenha e a fumaça expelida estaria prejudicando a saúde dos moradores da região, inclusive agravando problemas respiratórios. “Espero que os proprietários do estabelecimento tomem logo as providências porque senão vamos tomar as nossas. Já estou procurando a Secretaria do Meio Ambiente para que ela venha fiscalizar a padaria”, afirmou o brumadense.

Bancários rejeitam proposta e mantêm greve A proposta de reajuste salarial de 7,1% oferecida pela Federação Nacional dos Bancos foi rejeitada na última sexta (04). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A proposta de reajuste salarial de 7,1% oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi rejeitada na última sexta-feira (04) pelo Comando Nacional dos Bancários. Com a decisão, a greve, que já dura 17 dias, será mantida. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, a proposta da Fenaban é muito baixa e decepcionante, pois o lucro dos bancos está em torno de R$ 60 bilhões, de acordo com o relatório do Banco Central. Segundo Cordeiro, apesar dos lucros altíssimos, os bancos estão oferecendo menos de 1% de reajuste real. “Rejeitamos e vamos orientar nossos sindicatos a fortalecer a greve para ver se a Fenaban melhora a proposta em mesa”, completou. Desde o dia 19 de setembro, esta foi a primeira oferta apresentada. Na Bahia, mais de 800 agências estão fechadas.

Brumado: Polícias Civil e Militar oficializam pacto pela vida na região A polícia se reuniu nesta sexta-feira (04) no auditório do Ceep para apresentar o programa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Oficiais, coordenadores, delegados, e policiais da 20ª Coorpin, 34ª e 46 ª CIPM se reuniram na manhã desta sexta-feira (04) no auditório do Centro de Estadual de Educação Profissional (CEEP) para debater a oficialização do programa Pacto Pela Vida na região. O programa já está em funcionamento no estado da Bahia desde 2012, mas só agora começa a ser oficializado em algumas regiões do interior, como aconteceu em Brumado. O Pacto tem como objetivo reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Os delegados e comandantes das polícias fizeram questão de ressaltar no evento que a parceria entre as unidades durante a operação Malhada Branca já era um indício da aplicação do pacto na cidade. Além disso, eles apresentaram também a planilha e gráficos sobre as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que irá integrar a polícia na região. De acordo com os policiais, o programa dará uma nova dinâmica de ação e investigação entre as unidades policias. 

Brumado: Polícias Civil e Militar oficializam pacto pela vida na região O programa tem como objetivo reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um dos palestrantes da reunião, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, falou ao site Brumado Notícias sobre o encontro e a oficialização do programa. “A cada trimestre temos essa reunião do Pacto Pela vida com a secretaria de segurança pública, na qual mostramos a incidência criminosa, se está abaixando ou aumentando. Aqui, com o trabalho intenso que fizemos no mês de agosto, colhemos bons resultados no mês de setembro, pois passamos o mês sem registro de homicídios, e tivemos uma grande baixa em roubo de veículos. Mas o melhor de tudo é o estabelecimento estrutural organizacional”, comentou o delegado Rabelo. Já o Tenente Coronel Salomão, que faz parte do Comando do Oeste da Polícia Militar, colocou o programa como base de apoio das polícias. “O programa envolve a preservação da vida e esse deve ser o mote das nossas atividades. É uma integração que envolve a continuidade das missões, e nisso nós temos que estar unidos, a polícia civil nas investigações e a militar dando subsídio nesse respeito, buscando a elucidação dos casos”, apontou o Tenente Coronel.

Bom Jesus da Lapa: Prefeito de Brumado acompanha visita do governador Aguiberto Lima Dias ressaltou a parceria com o governo baiano e busca novas parcerias para beneficiar a população. (Foto: Divulgação).

Para recepcionar o governador Jaques Wagner (PT) e sua comitiva, o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL) esteve na manhã desta sexta-feira (04) em Bom Jesus da Lapa. Querendo mostrar sintonia com as ações do Governo do Estado, Dias acompanhou a efetivação do Programa Saúde em Movimento no município. O Programa tem o objetivo de disponibilizar consultas e cirurgias oftalmológicas para moradores da região. Também participaram da solenidade o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. “É uma grande honra estarmos aqui em Bom Jesus da Lapa para acompanhar a visita do governador Wagner, que vem sendo um grande parceiro do povo de Brumado”, comentou Aguiberto, na busca pela continuidade da disponibilização de recursos para o município de Brumado. Para o gestor brumadense, a parceria entre o município e o estado na área de saúde vem alcançando resultados fantásticos. “Tanto que hoje iremos inaugurar o novo Centro Cirúrgico do Hospital Magalhães Neto, que foi construído em parceria com o Governo do Estado”, completou. Na oportunidade, o secretário Jorge Solla afirmou que a população de Brumado está de parabéns por essa importante conquista. “O Governo do Estado vem investindo sobremaneira na Saúde de Brumado e essa é mais uma etapa vencida. Vamos continuar solidificando essa parceria que vem obtendo avanços muito significativos para o setor, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida de milhares de habitantes da microrregião de Brumado”, garantiu Solla.

Brumado: Câmera de segurança vira alvo de vândalos e criminosos Segundo a polícia o vândalo retaliou a câmera que denunciou um ponto de distribuição de drogas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A polícia está analisando as imagens de diversas câmeras de segurança em Brumado a fim de identificar vândalos e criminosos que vem danificando os aparelhos, os quais acabam delatando muitos delitos na cidade. Uma das imagens do flagrante de destruição do equipamento instalado em uma clínica na Rua Cassimiro Pinheiro de Azevedo, no Centro, foi apresentada ao site Brumado Notícias. A cena registra o momento exato em que um rapaz com a camisa cobrindo a cabeça acerta a câmera com um pau. Um investigador da polícia declarou à nossa reportagem que nesta imagem específica a ação se deu como forma de retaliação ou vingança porque a câmera denunciou um ponto de distribuição de drogas. A polícia suspeita ainda que o autor do vandalismo pode ter sido um  usuário, tendo em vista que a imagem do suspeito aparece em diferentes gravações fazendo outras tentativas de danificar o aparelho. No final da tarde desta sexta-feira (04) a polícia conseguiu capturar o elemento que aparece na imagem danificando o aparelho e o mesmo terá que arcar com o custo do equipamento. 

Brumado: Empresário é assassinado na BR-030 Zildo Rocha de Souza, 74 anos, trafegava com seu carro pelo Bairro São Jorge, à margem do anel viário da BR-030, antes de morrer. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O empresário brumadense Zildo Rocha de Souza foi assassinado na tarde desta sexta-feira (04). Zizinho, como era mais conhecido o proprietário de uma farmácia, trafegava com seu carro pelo Bairro São Jorge, à margem do anel viário da BR-030, em Brumado, antes de morrer. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias com a polícia, o idoso de 74 anos pode ter sido vítima de uma tentativa de assalto. Na cena do crime, policiais observaram que um disparo de arma de fogo foi efetuado do lado da janela do motorista, perfurando o vidro e atingindo o crânio do empresário. Pelas marcas de pneus encontradas no trajeto, depois do tiro, o carro continuou a andar e atravessou a pista, só parando após colisão com postes de uma fábrica em frente.

Brumado: Empresário é assassinado na BR-030 Um disparo de arma de fogo foi efetuado do lado da janela do motorista, perfurando o vidro e atingindo o crânio do empresário. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Testemunhas afirmaram à polícia ter ouvido tanto o momento disparo quanto da colisão. O Samu 192 foi chamado ao local, mas o homem já estava sem vida quando o socorro chegou. Embora haja suspeita do assalto, a polícia está ouvindo os familiares para tentar descobrir se haveria outra motivação para o crime. O corpo da vítima foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica. Este assassinato quebra o intervalo de 30 dias sem homicídio no município, faz com que o número de mortes suba para 19 neste ano.

Brumado: Empresário é assassinado na BR-030 Após o tiro o carro atravessou a pista, só parando após colisão com postes de uma fábrica em frente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
 
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: pavimentação da Avenida Elias Ataíde começa sem esgotamento O logradouro já está recebendo os meios-fios e a pavimentação será de bloquetes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo sem as obras de esgotamento sanitário terem início, a Avenida Elias Ataíde, no Bairro São José, em Brumado começou a ser pavimentada. A via, que tem como referência o Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, se tornará um dos principias acessos a unidade do IFBA na cidade. O logradouro já está recebendo os meios-fios e a pavimentação será de bloquetes. A via está sendo preparada para a reinauguração do ginásio assim como para a inauguração da unidade do IFBA.

Arquivo