Achei Sudoeste

28 Out 2013 - 11:00h

O distrito de Suçuarana, em Tanhaçu, pode se transformar em município caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione na íntegra a lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. De acordo com o Jornal A Tarde, atualmente, a Bahia possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados, mas apenas 20 superam o primeiro obstáculo imposto pela lei: ter uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. Além da população mínima, o distrito também terá de coletar assinaturas de pelo menos 20% do eleitorado local, provar que possui viabilidade econômica e ainda enfrentar um plebiscito que vai abranger toda a população. Presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse que a regras impostas pela lei são rígidas, o que impedirá a criação aleatória de municípios. O distrito de Suçuarana tem chances razoáveis no quesito população, pois tem a quantidade de habitantes quase igual à sede. Além deste, os distritos de Sambaíba (Itapicuru), Posto da Mata (Nova Viçosa), Vila do Café (Encruzilhada), Taboquinhas (Itacaré), Bom Sossego e Itubaça (Oliveira dos Brejinhos), Itabatã (Mucuri) e Salobro (Canarana) também têm chances reais de tornarem-se municípios futuramente.

28 Out 2013 - 10:30h

Dois bandidos armados com um revólver calibre 38 assaltavam um casal de namorados nas proximidades de uma faculdade, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, na última sexta-feira (25) quando foram surpreendidos por um policial à paisana. Segundo o radialista Radiola, o soldado reagiu à ação dos marginais e estes dispararam contra ele, que precisou revidar. O policial acertou um dos bandidos nas nádegas. Mesmo assim, a dupla conseguiu fugir e uma guarnição da polícia militar foi acionada, dando início a uma perseguição. Um dos bandidos, um menor de 17 anos, foi localizado e levado ao hospital por causa do tiro. Com ele foi encontrada a arma utilizada no assalto e a motocicleta usada pela dupla no assalto, que é produto de roubo. Na delegacia, o rapaz identificou seu comparsa como sendo Regiliano Lima Gomes, 23 anos, residente no Monte Pascoal. Ambos estão à disposição da justiça.

28 Out 2013 - 09:50h

O jovem Poliano Morais da Silva, 27 anos, morador do distrito de Itaquaraí, em Brumado, faleceu após o veículo que ocupava capotar na BA-148, no trecho próximo ao povoado de Patos, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do carro perdeu o controle da direção, capotou e caiu em uma ribanceira. Devido ao forte impacto, os dois jovens que ocupavam o veículo foram arremessados para fora. O Samu 192 foi acionado, mas Poliano Silva já estava sem vida quando os socorristas chegaram ao local. O motorista do carro fraturou a perna e foi hospitalizado no Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora.

28 Out 2013 - 09:30h

Ao tentar desviar de um buraco na Avenida Centenário, em Brumado, um motorista acabou colidindo em uma mureta com uma placa de preços de um posto de combustíveis. O acidente ocorreu na noite do último sábado (26). O condutor chegou a ficar desacordado por alguns minutos após a colisão, mas assim que recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recuperou a consciência e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com escoriações e suspeita de fraturas. O veículo ficou bastante danificado.

28 Out 2013 - 09:10h

O site oficial da Prefeitura de Brumado está fora do ar na manhã desta segunda-feira (28). Os motivos ainda não foram divulgados pela administração, pois hoje se comemora o Dia do Servidor Público e os serviços administrativos do paço municipal não estão funcionando. Links úteis como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Prestação de Contas e o Portal da Transparência estão indisponíveis. “Esta página da web não está disponível”, informa quando um internauta tenta acessar a home page

28 Out 2013 - 09:05h

O fim de semana não foi dos melhores para a equipe de futsal do Feirense, considerada a favorita para vencer o Zonal Semifinal de Futsal do Campeonato Baiano disputado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O time comandado pelo técnico Hozannar Risério foi surpreendido por seus adversários Tanhaçu e Barra da Estiva, que venceram os jogos contra a equipe brumadense no último sábado (26) por 5 x 3 e 5 x 4 respectivamente. Após empate de 6 x 6 na manhã deste domingo (27) não foi necessário que as equipes do Feirense e de Aracatu entrassem em quadra para realizarem a partida final, pois com os resultados negativos do sábado as duas equipes já estavam eliminadas da competição. O Feirense agora dará atenção às disputas do campeonato local com jogo decisivo na próxima sexta-feira (01) contra o Juventude pelas semifinais do brumadense de futsal.

28 Out 2013 - 08:47h

Após um carro capotar e pegar fogo na noite da última quinta-feira (24), na rótula do anel viário da BR-030, o local voltou a ser palco de outro acidente na noite de sábado (26). Por pouco não aconteceu uma tragédia, pois o veículo acabou invadindo o canteiro central da rótula e colidiu com um carro incendiado que ainda estava no local. O condutor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto. Em depoimento, o homem declarou que foi obrigado a invadir o canteiro para não bater de frente com outro veículo, já que ele estava na contramão devido à falha de sinalização da rótula. Mesmo com a placa de sinalização localizada acerca de 200 metros do local, os condutores reclamam que a mesma está muito próxima da curva e que ela é a única placa no trecho indicando o trevo. Além disso, os motoristas também reclamam da falta de iluminação no trecho. “A gente vem em alta velocidade e encontra apenas uma placa já em cima da curva. Não dá nem tempo de perceber do que se trata e quando menos se espera já estamos dentro da rótula, na contramão da direção”, reclamou o motorista ao site Brumado Notícias.

28 Out 2013 - 06:49h

Três pessoas morreram após dois carros baterem na Avenida Vereador Va do Nato, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com informações do delegado Joseberto Riberio Cruz, titular da unidade, o acidente aconteceu na noite do domingo (27) na saída para o município de Matina. De acordo com o G1, entre as vítimas estão dois homens (condutores do veículo) e uma mulher. Segundo informações da polícia, o acidente aconteceu nas proximidades da BA-573, após os dois veículos, conduzidos pelos dois homens, se chocarem. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a data e o local dos enterros.

28 Out 2013 - 05:40h

Menos de 10% dos candidatos foram aprovados na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (28) o resultado da etapa na internet. Segundo o órgão, 155 dos 1.595 médicos com diploma estrangeiro foram aprovados, 9,7% do total. De acordo com a Agência Brasil, os candidatos ainda terão que ser aprovados na segunda etapa para ganhar o direito de atuar livremente no país. Eles devem pagar, até 4 de novembro, uma taxa de R$ 300. O Revalida é aplicado anualmente desde 2011 e tem a participação 37 instituições de educação superior públicas. Este ano, o exame ganhou destaque com o Programa Mais Médicos do governo federal. Até então, todo profissional estrangeiro deveria ter o diploma revalidado. Pelo programa, no entanto, eles podem atuar apenas na atenção básica com registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde.

27 Out 2013 - 21:15h

Após o jogo que desclassificou a seleção de Brumado do Intermunicipal 2013, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, o Manelão, desabafou cobrando da secretária de Educação Acácia Gondim respeito ao esporte local. Ele também cobrou do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) a criação da Secretaria de Esporte. “Se a seleção de Brumado tivesse a estrutura que a seleção de Itamaraju tem teríamos outra realidade dentro dessa competição. Está faltando seriedade! Acácia pode continuar como Secretária de Educação, mas no esporte ela está deixando a desejar. Secretária, a senhora tem que ter respeito com o esporte de Brumado. Quem faz o esporte no município é Zitinho, Zuite e os meninos do São Félix, que tiram da boca para sustentar seus times. O esporte em Brumado acabou. O prefeito tem que cumprir logo sua promessa de campanha e desvincular a Secretaria de Esporte da pasta da Educação”, disparou Manelão.

27 Out 2013 - 20:30h

Mesmo com a vitória pelo placar de 2 x 0 sobre a seleção de Itamaraju na tarde do último domingo (27) em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção de Brumado deu adeus a competição. Na partida de ida realizada no dia 20 deste mês, o Itamaraju venceu de goleada por 4 x 0. Já na partida do último domingo (27), Brumado precisava ao menos repetir o placar para levar a decisão para os pênaltis, mas, mesmo pressionando, a seleção brumadense ficou presa na retranca do Itamaraju, que jogou com o regulamento debaixo do braço. 

27 Out 2013 - 19:30h

O aniversário surpresa que aconteceu na noite do último sábado (26), no espaço de eventos Celebrare, em Brumado, marcou a comemoração dos 55 anos de Maria do Livramento Miranda de Amorim, mais conhecida como Lilia. Amigos e familiares se emocionaram com a festa, durante a qual a aniversariante teve a oportunidade de comemorar a sua data em grande estilo, ao som do cover do rei Roberto Carlos conhecido como Solera. Lilia é fã de carteirinha do artista. O paulistano Solera interpretou por mais de três horas as principais músicas do rei da música brasileira. Com um timbre de voz idêntico ao do ídolo, o músico também faz questão de imitar a aparência do cantor, com cabelos compridos e grisalhos, e roupas azul e branco. A festa de gala foi marcada por muita emoção. A festa também contou com a participação da Banda Caso Contrário. O buffet e a decoração foram de Marcelo Araújo. (Veja Fotos).

27 Out 2013 - 18:05h

Na manhã do último domingo (27), um veículo HB20 ficou completamente destruído após colidir contra um poste, na Avenida Vasco da Gama, sentido Lucaia. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Reinaldo Júnior Queiroz Ramos saía da formatura da filha quando o acidente aconteceu. Segundo o site Bocão News, natural do município de Livramento de Nossa Senhora, onde residia, a vítima morreu ainda no local devido à intensidade do impacto, que chegou a derrubar o poste. Equipes da Coelba já fizeram a manutenção do equipamento.

27 Out 2013 - 13:00h

Até dezembro deste ano, o pagamento do 13º salário deverá injetar cerca de R$ 143 bilhões na economia brasileira, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor previsto para este ano indica um crescimento de 9,8% frente a 2012. Cerca de 82,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional de R$ 1.740, em média. Receberão o 13º salário os trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos; os beneficiários da Previdência Social e os aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados. Desse total de brasileiros que deverão receber o 13º salário, perto de 30,76 milhões (37,4%) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social. Os empregados formais (50,6 milhões de pessoas) correspondem a 61,4% do total. Dentro desse grupo, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada somam 1,760 milhão (2,2%). Além disso, 760 mil pessoas (1,2%) são aposentados e beneficiários de pensão da União (regime próprio). O número de pessoas que receberão o 13º salário em 2013 é quase 3% acima do calculado para 2012. “Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas passarão a receber o benefício, por terem requerido aposentadoria ou pensão, por se incorporarem ao mercado de trabalho ou ainda devido à formalização do vínculo empregatício”. As informações são do G1.

27 Out 2013 - 11:45h

Uma mulher de identidade não revelada deu à luz em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto na noite do último sábado (26), em Brumado. Segundo testemunhas relataram ao site Brumado Notícias, a mulher já estava em trabalho de parto quando chegou ao hospital conduzida por familiares. A gestante chegou a ser retirada do veículo a fim de ser encaminhada ao setor de emergência, mas o bebê nasceu ainda na parte de fora da unidade de saúde. Uma testemunha contou a nossa reportagem que viu toda a cena e que ficou muito aflito com a situação. Ainda de acordo com a testemunha, uma enfermeira fez o parto ali mesmo e em seguida levou a mãe e a criança para dentro do hospital. O hospital ainda não se pronunciou sobre o caso e não informou de saúde da mãe e do bebê.

27 Out 2013 - 11:30h

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Tanhaçu, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou no último sábado (26) a grande final do Campeonato de Futsal 2013. O ginásio, que estava lotado com 3 mil torcedores, recebeu as equipes da Madeireira Saúde e a Esquadra Azurra. No primeiro jogo, o time da Madeireira, que jogava pelo empate, ganhou pelo placar de 4 x 2. Na partida de sábado, porém a equipe da Esquadra Azurra levou a melhor e venceu a partida final por 4 x 3, levando a decisão para a prorrogação, que acabou empatada em 0 x 0. O time de Madeireira acabou assim conquistando o título do campeonato, que teve a participação de 12 equipes. Os troféus e medalhas para o 1º e 2º colocado, artilheiro, revelação, melhor goleiro e jogador destaque foram entregues ao final da partida. Para encerrar, ainda foram sorteados vários brindes e o prefeito João Francisco fez a entrega de duas bicicletas para um torcedor e uma torcedora. Em frente ao Ginásio, as Bandas Chica Baiana e Marcas de Batom fizeram a alegria dos torcedores durante toda madrugada.

27 Out 2013 - 11:30h

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou  uma parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Fundação Bill & Melinda Gates para formular a primeira vacina brasileira – contra sarampo e rubéola – para ser destinada a países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. Atualmente, essa dose é fabricada apenas por um laboratório indiano. A expectativa é que 30 milhões de doses estejam disponíveis no mercado até 2017. Segundo Padilha, cada uma delas será comercializada por US$ 0,54 (R$ 1,17), o menor preço do mercado mundial. O ministro disse que a parceria é a consolidação da terceira fase do Programa Nacional de Imunizações, que completa 40 anos. “O acordo que a gente assinou propicia mais investimentos e garantia de compra, o que possibilita ocupar o mercado externo pelo menor preço. O ministério está investindo R$ 1,6 bilhão e, com os investimentos no desenvolvimento de vacina dupla e o investimento da fundação, estaremos capazes de entregar a produção de 30 milhões de doses em 2017”, explicou.  As informações são do G1.

27 Out 2013 - 11:20h

O brumadense Jocimar Novais, popular Jojó, sagrou-se campeão baiano na categoria Master A de Mountain Bike em etapa realizada na cidade de Feira de Santana. A vitória foi obtida com uma etapa de antecedência. Jojó tornou-se o primeiro atleta da cidade a ser campeão estadual na categoria. 

27 Out 2013 - 11:10h

27 Out 2013 - 11:00h

No dia 26 de setembro de 1993, Alain Prost terminava o GP de Portugal em segundo e, aos 38 anos, conquistava seu quarto título mundial, algo raro na Fórmula 1. Vinte anos depois, neste domingo 27 de outubro, um “moleque” chamado Sebastian Vettel reescreve a história da categoria e iguala o renomado “Professor” em número de títulos. E tudo isso com apenas 26 anos. O alemão da RBR agora é o tetracampeão mais jovem da história, superando seu compatriota, o hepta Michael Schumacher, que levantou sua quarta taça aos 32, em 2001. A conquista veio com três etapas de antecedência, no GP da Índia deste domingo, válido pela 16ª etapa da temporada. E com mais uma vitória, a terceira em três corridas no Circuito Internacional de Buddh, a décima no ano, a sexta de forma consecutiva. Mas diferentemente das corridas anteriores na pista indiana, quando venceu de ponta a ponta e liderou todas as voltas, o triunfo desta vez foi de outra forma: na estratégia. As informações são do Globo Esporte.