Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Malhada de Pedras: Bandidos sofrem acidente após roubar moto e são presos em Brumado Na moto estavam Charles Alves Paixão e um rapaz apelidado de Negão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã deste domingo (08), por volta das 11h30, dois homens em uma moto roubada sofreram um acidente na BR-030, próximo ao cemitério da Vila Presidente Vargas. Na moto estavam Charles Alves Paixão e um rapaz apelidado de Negão. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, a moto (de placa policial MQX 0092) foi tomada de assalto na cidade de Malhada de Pedras e então trazida para Brumado. De acordo com o próprio Charles, eles estavam voltando para Malhada de Pedras quando perdeu o controle da direção da moto. Pessoas que passavam no local acionaram o Samu 192 e a polícia. Quando o policial chamou Charles para aconselhar sobre a imprudência no acidente, ele foi logo dizendo que não tinha roubado a moto. Charles justificou que estava com a moto porque, seu companheiro, Negão, estava sentindo muitas dores e em estado grave. O policial respondeu que o homem teria muito tempo na delegacia pra explicar o caso e o prendeu.

Malhada de Pedras: Bandidos sofrem acidente após roubar moto e são presos em Brumado Os bandidos e a motocicleta foram levados para a delegacia da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Ex-vereador cobra ações em apoio dos produtores rurais Osmar Moura espera que os políticos tenham um olhar diferenciado para o homem do campo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Osmar Moura, ex-vereador brumadense, em entrevista ao site Brumado Notícias, fez um comentário diferente sobre a agricultura local. Para ele, a falta de investimentos no setor tem favorecido a criminalidade. “Nos últimos anos, Brumado não tem recebido, por parte dos administradores, atenção com a produção rural e com o homem do campo. E na verdade, isso ajudaria a combater a criminalidade”, asseverou Moura, sem explicar seu ponto de vista. De acordo com Osmar, o rebanho de caprinos já não existe no município e o de bovinos está indo pelo mesmo caminho. “Até a galinha caipira está sumindo na nossa região. Quem vê Brumado não sabe o que existe por dentro”, completou. Moura, que recentemente começou a cultivar algodão, afirmou não ter encontrado equipamentos para agricultura na cidade. “Isso é muito triste”, lamentou. Outra questão levantada por ele é o programa federal Garantia Safra, que serve para vender milho mais barato para o produtor. “Há dois anos era para o milho vir para Brumado, mas até hoje nada. Dizem que isso é por causa da falta de transporte, mas se vivemos em um governo democrático, porque não colocar um caminhão à disposição para trazer o milho para o agricultor?”, questionou. A solução para Moura é a Prefeitura Municipal se preocupar e arranjar uma forma de transportar o milho para Brumado. Sobre a seca, o ex-vereador disse também estar sofrendo seus efeitos. “Eu estava com 100 cabeças de gado, já baixou para 80. E a tendência é o gado acabar na região. Dos deputados federais votados em Brumado, nenhum se preocupou com a seca no município. Então não tem para onde o agricultor buscar socorro”, reclamou. Segundo Moura, quando os agricultores buscam os bancos, só encontram burocracia. “Já tem muita gente desejando a volta do regime militar, por que esse governo do PT não tem decisão e querem acabar com a classe do pequeno agricultor”, alegou.

Malhada: Presidente do PSL é preso por estelionato e foge da delegacia Waldemar Farias Filho, foi conduzido até a delegacia, mas os policiais são sabem como ele conseguiu fugir. (Foto: Reprodução/TSE).

O presidente do Partido Social Liberal (PSL) de Malhada, município do Vale do São Francisco, Waldemar Farias Filho, 31 anos, é acusado pela polícia da cidade de cometer estelionato. Ele foi abordado por policiais na tarde do último sábado (07) e conduzido até a delegacia. O que deixou os oficiais perplexos foi a fuga de Waldemar, feita com o veículo que estava apreendido. De acordo com a polícia, o também ex-candidato a vereador nas eleições 2012, comprou um veículo L200, em nome de Marta Almeida, servidora da prefeitura de Malhada. Waldemar se apoderou dos documentos pessoais da servidora em seu local de trabalho e financiou o veículo em 48 vezes de R$ 1.400. A polícia cumpriu o mandado de prisão expedido pela justiça criminal da cidade que ordenava que o ex-candidato a vereador fosse preso pelo crime de estelionato e o veículo apreendido.

Jota Lobo lembra os primórdios do rádio e da imprensa em Brumado José Lobo foi um dos pioneiros da locução esportiva na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um dos pioneiros da locução esportiva brumadense, José Lobo, em entrevista ao site Brumado Notícias, recordou os tempos de glória do início do rádio e da imprensa em Brumado entre as décadas de 1950 e 1960. Com 73 anos e aposentado, Lobo contou que naqueles anos o locutor oficial da cidade era o lendário José Maria Viana, quem ainda hoje faz anúncios em seu carro de propaganda volante. “Ele comandava as narrativas e anúncios nos altos falantes que chegavam aos principais logradouros da cidade, todas as informações para os populares passavam primeiro por Zé Maria”, lembrou Zé Lobo, como é conhecido. Enquanto o amigo comandava os alto falantes, Jota Lobo – outro dos apelidos do locutor – e Franklin Dias eram os trepidantes do rádio, onde comandavam a programação esportiva na extinta Rádio Perereca. “Mesmo sendo amadores, éramos encarados e respeitados como os profissionais da época, até porque nosso sinal chegava até Ibitira e tivemos o prazer de cobrir grandes partidas de futebol em nossa cidade. Um dos nossos grandes momentos foi entrevistar o Mané Garrincha quando o Botafogo do Rio veio fazer um amistoso em nossa cidade, foi um momento mágico para nós”, emocionou-se. O veterano não atua mais na locução, mas mantem sua paixão carregando sempre um radinho de pilha no bolso. Perguntado sobre sua torcida por Brumado, o ex-locutor não trepidou nas palavras.  “Hoje eu torço por uma cidade limpa, saudável e com mais segurança. É assim que eu quero a nossa querida Brumado para os meus netos e para as futuras gerações”, respondeu.

“A saúde está um caos”, diz Liu Vasconcelos cobrando atitude do secretário Vereadora disse que é insustentável a situação do secretário de saúde Cláudio Feres. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A vereadora Heliane Vasconcelos (PCdoB), em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã deste domingo (08), demonstrou sua indignação com a saúde pública do município. Segundo Liu, como é conhecida a parlamentar, o caos da saúde na gestão do secretário da pasta, Cláudio Feres, chegou ao limite. “A todo instante o descaso e o desmando com a saúde pública é manchete na imprensa local. Constantemente vemos reclamações no atendimento, roubo de aparelho e dinheiro de paciente dentro do hospital, péssima qualidade no transporte de pacientes para outras cidades, discriminação contra vereador situacionista, contratações de empresas para prestar serviço sem as devidas tramitações legais, longas filas na central de marcação de exames e PSF´s [Postos de Saúde da Família] sem a conclusão das obras são alguns dos desmandos”, assegurou a comunista. Mediante a tal situação, Vasconcelos garantiu reaver o seu requerimento para que o secretário Cláudio Feres seja convocado pela Câmara de Brumado e prestar os devidos esclarecimentos aos vereadores e à população. “A nossa população não pode ser prejudicada com esse caos instalado nessa importante pasta”, finalizou.

Violência: “Chiclete com Banana estava com receio em vir tocar em Brumado”, disseram produtores Déficit na segurança pública provoca cancelamento do Axé Brumado 2013. (Foto: Divulgação).

Por causa dos diversos acontecimentos relacionados à segurança pública do município, a produção do Axé Brumado optou por cancelar a edição 2013 da festa. Os empresários Edmilson Alves Matos, da Edy Show, e Gilson Porto, da Só Legal Produções, se reuniram na tarde do último sábado (07) e decidiram por não realizar o evento na data programada devido ao déficit na segurança em Brumado, conforme explicaram em nota enviada ao site Brumado Notícias. Segundo a organização do Axé Brumado, os membros da banda Chiclete com Banana estavam receosos em vir tocar em Brumado. “Tivemos que tomar essa decisão, pois, infelizmente, a onda de violência que atingiu Brumado vem causando grandes transtornos para a população e a área de entretenimento foi uma das que mais sofreu com isso, tanto que vários eventos tiveram que ser adiados ou cancelados”, declararam, comentando que os brumadenses estão com medo de sair de casa. Os empresários garantiram já estarem estudando uma nova data, no primeiro semestre de 2014, para a realização do Axé Brumado. Como forma de respeitar aqueles que já compraram os ingressos para a festa, os produtores irão disponibilizar três meios para ressarcir a todos. A primeira é a devolução do dinheiro pago, algo que ocorrerá prontamente a partir do próximo dia 11 de setembro nos postos de venda. Outra opção, especialmente para os fãs do Chiclete, é trocar as entradas compradas por ingressos do Axé Mix, no qual a banda irá tocar no próximo dia 13 em Guanambi. A terceira possibilidade é fazer a troca pelo show de Ivete Sangalo, que será dia 29 de dezembro, em Brumado.

Intermunicipal 2013: Brumado a um empate para classificação na próxima fase Antes do embarque para Tremedal, o técnico Paulo Sérgio declarou que a equipe está confiante e quer carimbar seu ingresso para a próxima fase. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com três pontos na tabela do grupo 15 do Intermunicipal de Futebol, a Seleção de Brumado embarcou para a cidade de Tremedal, onde jogará neste domingo (08) contra a seleção local. A partida é válida para a quinta rodada da competição. Antes do embarque, o técnico Paulo Sérgio declarou ao site Brumado Notícias que a equipe está confiante e quer carimbar seu ingresso para a fase mata, mata do campeonato. “A nossa posição é cômoda, dependemos apenas de um empate contra Tremedal para nos classificarmos para a próxima fase da competição. E mesmo se nós perdermos ainda terá o último jogo contra Macaúbas para garantirmos a nossa classificação. Mas vamos fazer de tudo para nos classificar no jogo deste domingo contra Tremedal”, assegurou o técnico. Mas mesmo com essa comodidade, Sérgio garantiu que sua equipe estará com força máxima para o jogo deste domingo. “Até aqui nossa maior dificuldade tem sido levar para os jogos todos os jogadores inscritos na competição, tendo em vista se tratar de atletas que já foram profissionais, mas só puderam ser alistados a partir do dia 04”, comentou. A equipe de Tremedal tem apenas um ponto na tabela e precisa vencer o jogo de hoje, às 15 horas, e ainda torcer para que Brumado perca seu jogo de volta contra Macaúbas no próximo domingo (15).

7 de setembro em Brumado: Desfile com retorno da GM e ausência da PM A polícia não pode desfilar por conta do baixo efetivo policial na cidade. Presente no evento, O Major Berlink, mas o mesmo preferiu não falar sobre o assunto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após três anos sem participar do desfile cívico da independência, a Guarda Municipal (GM) voltou a desfilar neste sábado (07). A GM acompanhou o Tiro Guerra (TG), que foi o único representante militar no evento, vez que, após vários anos marcando presença no desfile, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV) não desfilaram. O Major Berlink e demais oficiais estiveram no evento, mas a companhia não pode desfilar por conta do baixo efetivo policial na cidade. Havia poucos policiais até mesmo para promover a segurança do desfile nas praças onde o mesmo ocorreu. O público se decepcionou com a ausência da polícia. “Assim que acabou o desfile, comecei a sair da praça com meu filho chorando querendo ver a polícia desfilar. Foi uma decepção geral para nós não ter a presença da nossa gloriosa polícia militar no desfile, pois ela é o braço de força do estado”, declarou Renan Amorim ao site Brumado Notícias. A nossa reportagem tentou uma entrevista com o Major Berlink, mas o mesmo preferiu não falar sobre o assunto. Além da polícia, os três colégios estaduais do município também não participaram do desfile sinalizando a crise pela qual atravessa a administração pública estadual.

Brumado: Jovens com Jeep colidem em árvore O motorista perdeu o controle da direção do veículo que conduzia e subiu na calçada de um bar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A tranquilidade da Rua Hortelina Oliveira foi quebrada na noite do último sábado (07). A via, localizada no Bairro Baraúnas em Brumado, se movimentou quando um jovem de 19 anos perdeu o controle da direção do Jeep que conduzia e subiu na calçada de um bar. O veículo só parou ao bater em uma árvore. O motorista e outro jovem, que estava no banco passageiro, ficaram presos às ferragens do veículo e precisaram ser retirados pelos socorristas do Samu 192 com a ajuda da Polícia Militar e de populares.

Brumado: Jovens com Jeep colidem em árvore As vítimas ficaram presas às ferragens e foram retirados pelos socorristas do Samu 192 com a ajuda da Polícia Militar e de populares. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Como os rapazes reclamavam de muitas dores na região cervical, eles foram imobilizados antes de serem encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. O rapaz que dirigia havia levado o carro do pai para lavar no lava jato onde trabalha e depois pediu permissão ao mesmo para dar umas voltas com o amigo. A polícia ainda apura as possíveis causas do acidente.

Municípios se unem e realizam limpeza na Comunidade de Pancadão A iniciativa teve por finalidade proteger o meio ambiente local. (Foto: Divulgação).

Através de uma parceria firmada entre os municípios de Lagoa Real, Ibiassucê e Caculé, um mutirão de limpeza foi realizado na comunidade de Pancadão. A iniciativa teve por finalidade proteger o meio ambiente local e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores da localidade. Além disso, a limpeza oferece melhor condições de tráfego à comunidade.

Brumado: Secretário de Administração esclarece incidente envolvendo reunião do CMDRS Miguel Lima Dias lamentou o ocorrido e reforçou que o espaço cedido para as reuniões continuam à disposição do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de administração, Miguel Lima Dias, esclareceu o incidente ocorrido na última quarta-feira (04) sobre o local da realização da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Os participantes esperavam que o encontro fosse feito no auditório do SEMAC, mas isso não aconteceu. “Pedimos paciência e compreensão aos amigos produtores rurais quanto ao incidente da última quarta-feira por conta da reunião do CMDRS. Não foi algo intencionado ou de má fé da administração municipal, como alguns tem veiculado o fato. Mas foi um imprevisto de última hora por conta da zeladora do local estar em Vitória da Conquista cuidando da saúde de um membro da família e por isso a chave demorou a chegar”, explicou Miguel no texto. O secretário disse ainda na nota que ficou sentido com o ocorrido, “e mais sentido ainda pelo fato de termos sido rotulados como desatenciosos com os nossos irmãos das comunidades rurais, o que não é verídico levando em consideração que a administração cedeu o espaço para serem efetuadas as reuniões do Conselho”. Encerrando o comunicado, Dias lamentou o ocorrido e reforçou que o espaço cedido para as reuniões continuam à disposição do CMDRS.

Brumado: O antigo Brasília Hotel nos anos 70 No local, também funcionou por muitos anos a primeira agência de ônibus da cidade. (Foto: Liz Dantas/Brumado Notícias).

Na foto acima pode-se ver o Brasília Hotel nos anos 70, em Brumado. No local, também funcionou por muitos anos a primeira agência de ônibus da cidade, cuja responsável era a empresa Ita Cruz, pioneira neste segmento no município. A agência funcionava apenas com a linha Brumado x Itabuna, que saía todos os dias às 5h40. “A hora da chegada do ônibus era uma verdadeira festa. As moças se arrumavam e muitas pessoas vinham para porta do hotel esperar o desembarque dos passageiros”, relatou a brumadense Liz Dantas uma das líderes do Grupo Brumado no facebook. Atualmente, no mesmo local funciona o Banco do Brasil.

Brumado: O antigo Brasília Hotel nos anos 70 Atualmente, no mesmo local funciona o Banco do Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Cancelado show de Chiclete com Banana e confirmado para dezembro Ivete Sangalo O motivo do cancelamento da festa ainda não divulgado pela produtora do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O show de Chiclete com Banana que seria realizado no próximo domingo (15) em Brumado foi cancelado. Os motivos para o cancelamento do evento ainda não foram divulgados pela produção do evento. O site Brumado Notícias tentou contato via telefone com o empresário Gilson Porto, da Solegal Produções – empresa organizadora da festa, para maiores esclarecimentos, entretanto as ligações não foram atendidas. É possível que na próxima segunda-feira (09) a produção envie uma declaração oficial para a imprensa sobre o não acontecimento da festa. Já o show da rainha do axé, Ivete Sangalo, também cancelado anteriormente, foi confirmado e será realizado no dia 29 de dezembro, no Parque de Exposições Santa Inês.

São Gonçalo dos Campos: Brumadense é atropelado na BR-101 Telmar Oliveira Santos, 27 anos, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). (Foto: Central de Polícia).

O brumadense Dalmar Oliveira Santos, 36 anos, foi atropelado na noite da última sexta-feira (06), na BR-101, nas proximidades do município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Salvador. O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Após o acidente, inúmeros curiosos se aglomeraram no local enquanto o brumadense recebia os primeiros atendimentos. Não há maiores informações sobre as circunstâncias do acidente e sobre o estado de saúde da vítima.

Brasil joga bem e atropela a Austrália Jogadores festejam gol do Brasil: ao fundo, arquibancadas não tão cheias (Foto: Getty Images).

As apostas do técnico Luiz Felipe Scolari corresponderam e o Brasil venceu a Austrália por 6 a 0 neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foram quatro novidades no time titular, sem contar os que entraram no segundo tempo. O atacante Jô marcou duas vezes, enquanto Ramires, Luiz Gustavo, Pato e Neymar também deixaram os seus. Foi a maior goleada do técnico nesta sua segunda passagem pela seleção. Se dentro de campo foi uma festa, porém, nas arquibancadas o público foi decepcionante. Menos de 41 mil pessoas estiveram presentes no estádio e a renda foi de pouco mais de R$ 3 milhões. As informações são do Uol.

Sudoeste Baiano: Bancários podem decretar greve para o próximo dia 12 O indicativo é de paralisação em âmbito nacional por tempo indeterminado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 21 de julho, a 15ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou a estratégia, o calendário e as reivindicações da Campanha Salarial 2013. Após a realização da conferência, as reivindicações foram entregues à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pelo Comando Nacional dos Bancários. Em agosto, as reivindicações dos bancários começaram a ser negociadas com a Fenaban. A primeira rodada de negociações destacou o quanto os bancários estariam sendo afetados pela forma de gestão dos bancos. Segundo o Sindicato dos Bancários, dos mais de 21 mil bancários afastados das atividades, mais de 50% dos afastamentos foram causados por transtornos mentais e doenças como LER/Dort. Nas rodadas de negociações seguintes, durante as quais foram discutidos temas como o emprego, igualdade de oportunidades e a remuneração dos bancários, a Fenaban teria tratado os apelos dos bancários com descaso, segundo o Sindicato. Na última reunião entre a categoria e a Fenaban, realizada na última quinta-feira (05), a possibilidade de uma forte greve da categoria se consolidou. Para o Sindicato, a Fenaban demonstrou o desrespeito dos bancos com seus funcionários ao propor um reajuste de 6,1% sobre os salários, os pisos, a PLR e demais verbas de caráter salarial, o que nem sequer reporia a inflação do período. A greve pode ser decretada no próximo dia 12 de setembro. A assembleia que vai deliberar sobre a greve está marcada para o dia 12. O indicativo é de paralisação em âmbito nacional por tempo indeterminado.

‘Diga não à Corrupção’: Advogado brumadense participa de caminhada em Conquista Maurício Vasconcelos foi um dos trezentos participantes do evento promovido pela OAB/Conquista. (Foto: Reprodução/Facebook).

O advogado brumadense Maurício Vasconcelos participou na manhã deste sábado (07) da 1ª Corrida dos Advogados, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Com o tema ‘Diga não à Corrupção’, a caminhada foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. Segundo dados da organização, mais de 300 pessoas participaram do evento, que contou com corridas de 5 e 10 quilômetros, além de caminhada e corrida para crianças. Vasconcelos conseguiu correr cinco quilômetros. O presidente da OAB-Bahia, Luiz Viana Queiroz, também prestigiou a corrida. Viana elogiou a organização do evento e a ideia de promover a corrida. “É um momento, acima de tudo, de confraternização e conscientização. A OAB busca realizar esse tipo de projeto, trazendo os profissionais em um momento diferente e que traz uma temática tão atual”, disse. O presidente da OAB de Conquista, Gutemberg Macedo Júnior, destacou a importância da iniciativa e revelou que no próximo ano será realizada mais uma edição da corrida. “Além de promover o incentivo ao esporte, também buscamos levar um pouco do sentimento da sociedade brasileira com o tema Diga não à Corrupção. O resultado foi bastante satisfatório e estamos muito felizes com o sucesso da iniciativa”, concluiu Macedo.

Correntina: Juiz Maurício Kertzman concede liminar e Ezequiel deixa o comando da cidade Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB) ficou no cargo por apenas 16h. (Foto: Reprodução/Jornal O Expresso).

Apesar de ter sido empossado na noite de ontem (06) na prefeitura de Correntina, Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB) não pode permanecer no cargo. De acordo com o site Bahia Notícias, um mandado de segurança impetrado pela oposição desfez a decisão e Ezequiel foi novamente retirado do comando do município. O juiz plantonista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Maurício Kertzman Szporer, deferiu a liminar impetrada pelo advogado J. Pires até que o colegiado estadual possa tomar uma decisão definitiva. Ezequiel teve a sua candidatura impugnada por ter as contas rejeitadas no Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, o município é administrado por Laerte Caíres da Silva, o Laertão (PCdoB), segundo colocado no pleito. A determinação foi deferida neste sábado (07).

Brumado: Prefeito deixa praça antes da passagem do protesto dos excluídos “80% para meu irmão, 8% para a educação”; uma clara referência ao reajuste de 80% concedido de CET pelo prefeito ao seu irmão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quem compareceu ao desfile do 7 de setembro neste sábado em Brumado pode acompanhar a marcha dos excluídos. O evento foi formado pelo Movimento Libertário Unificado (MLU), professores municipais e ativistas. Com faixas e cartazes, o grupo de manifestantes levou para o desfile as cobranças do município como símbolo do clamor popular que também se propaga em todo o país. Entre os protestos, o que mais chamou a atenção foram as manifestações dos professores, que cobraram da administração municipal o cumprimento do piso salarial nacional. O prefeito não permaneceu na praça no momento em que o cortejo de protesto passava e, por isso, não pode ver a ciranda feita pelos professores. Em um dos cartazes confeccionados pela categoria estava escrito “80% para meu irmão, 8% para a educação”; uma clara referência ao reajuste de 80% concedido de CET pelo prefeito ao seu irmão, Raimundo Lima Dias, e aos 8% de reajuste oferecido aos docentes. Os professores ainda realizaram um minuto de silêncio em prol da professora municipal Elda Rocha Lima, que faleceu na manhã deste sábado em Salvador, vítima de um câncer. Pronunciando palavras de ordem, os manifestantes ganharam o coro popular. Os presentes vibraram a cada pronunciamento e aplaudiram os protestos. Todo o movimento transcorreu de forma pacífica, sem registro de incidentes ou de violência. A polícia só interferiu para pedir aos manifestantes que acelerassem o passo tendo em vista que ainda restava o Tiro de Guerra e outros grupos para se apresentarem durante o desfile.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07/Set/2013 - 15h01

O 7 de setembro em Brumado

O 7 de setembro em Brumado O desfile do 07 de setembro em Brumado começou por volta das 8h30 e se encerrou ao meio dia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Milhares de brumadenses compareceram as Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira para prestigiar o desfile cívico da independência. Acompanhado da primeira dama, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), juntamente com a juíza Leonor da Silva Abreu e o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), fez o hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, o gestor, todo o secretariado, demais autoridades políticas e militares acompanharam o Hino Nacional tocado pela Lira Ceciliana Brumadense. Escolas públicas municipais e particulares, maçonaria, clube da terceira idade, grupos religiosos, sociedade protetora dos animais, Ong AuAu, fanfarras, grupos de cavalgada, associação de ciclistas, clube do fusca, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, academias de karatê, desportistas e capoeiristas desfilaram pelo corredor principal do evento. Em cada apresentação, cartazes e faixas cobravam das autoridades melhorias na qualidade de vida da população nos campos da saúde, educação e segurança. O desfile do 07 de setembro em Brumado começou por volta das 8h30 e se encerrou ao meio dia. (Veja Fotos).

Prefeitura de Brumado abre Processo Seletivo para Operador de Máquina O concurso visa suprir a carência de profissional habilitado e a necessidade de operação das máquinas recebidas do Governo Federal através do PAC. (Foto: Reprodução).

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, acaba de abrir Processo Seletivo Simplificado para a função de Operador de Máquina. O profissional será contratado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e lotado nas referidas secretarias. O concurso visa suprir a carência de profissional habilitado e a necessidade de operação das máquinas recebidas do Governo Federal através do PAC, para realização de serviços de infraestrutura urbana e de implementação agrícola. As inscrições se encerram no próximo dia 11 de setembro. Para se inscrever, é preciso se dirigir à Secretaria Municipal de Infraestrutura, das 08h às 12h e das 14h às 18h, portando documentos pessoais. O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira consistente em análise curricular para avaliação da experiência e títulos. A segunda etapa refere-se à realização de uma prova prática. Para maiores informações, leia o edital na íntegra (Clique aqui).

Fotos: Desfile Cívico de 7 de setembro em Brumado População compareceu para prestigiar o desfile em comemoração a Independência do Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica realizada durante o desfile cívico de sete de setembro na capital do minério.

Castilho Viana busca melhorias para a zona rural de Brumado A limpeza da “Lagoa Suja” vai beneficiar não só Cacimbas, mas também as comunidades de Baixa Funda, Morros, Gameleiras, que ficam próximas ao local. (Foto: Divulgação).

As consequências da seca na zona rural de Brumado fizeram com que o vereador Castilho Viana (PSB) solicitou do prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias (PSL), a liberação de máquinas para a limpeza das aguadas. E nesta semana Viana acompanhou a realização do serviço na comunidade de Cacimbas, situada na região de Itaquaraí, para confirmar que a população local seja bem atendida. De acordo com o vereador, a limpeza da “Lagoa Suja” vai beneficiar não só Cacimbas, mas também as comunidades de Baixa Funda, Morros, Gameleiras, que ficam próximas ao local.

Caculé: Prefeitura cancela o 7 de setembro em protesto contra a violência Segundo o prefeito Beto Maradona, a cidade está em luto pela morte brutal da caculeense Jacira Carvalho dos Santos, 35 anos. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã deste sábado (07), o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), confirmou que o governo municipal cancelou a programação em comemoração a independência do Brasil. Segundo o gestor, o desfile de 7 de  setembro não será realizado em protesto contra a violência que aumenta na cidade. Na noite da última sexta-feira (06), a caculeense Jacira Carvalho dos Santos, 35 anos, morreu após o seu ex-namorado, Edivaldo Cardoso da Silva, 37 anos, mais conhecido como Vadinho, ter deflagrado um tiro de arma de fogo em sua cabeça. Jacira chegou a ser socorrida e encaminhada em estado grave para Vitória da Conquista, mas veio a óbito nesta madrugada. De acordo com amigos e familiares, o casal, que há poucos meses havia se separado, sempre teve um relacionamento inconstante, marcado por várias brigas e desentendimentos. “A cidade está muito comovida com a situação. Caculé está de luto”, disse Beto Maradona, justificando o cancelamento do desfile cívico. Jacira deixa dois filhos. Uma nova data para a comemoração da independência do país será marcada pelo governo de Caculé. A polícia continua realizando diligências na tentativa de prender Vadinho.

Caculé: Prefeitura cancela o 7 de setembro em protesto contra a violência Jacira deixa dois filhos.
Caetité: Aldo Emanuel embarca em UTI aérea para Salvador O voo até a capital baiana deve durar aproximadamente 1h20. (Foto: Divulgação).

O garoto Aldo Emanuel da Rocha Teodoro, 10 anos, já está seguindo rumo à cidade de Salvador acompanhado de sua mãe, Maria Rosa da Rocha Teodoro. O menino embarcou no Aeroporto de Caetité por volta das 10h15 deste sábado (07) para a capital baiana, onde será internado em uma UTI cedida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O aeroporto de Guanambi ainda está em interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, o voo deve partir da cidade de Caetité. Em telefonema ao site Brumado Notícias, Maria Rosa relatou que durante os exames realizados por novos médicos neurologistas ontem (06) em Guanambi foi apontado que o quadro do menino, apesar de crítico, pode ser revertido. O voo até a capital baiana deve durar aproximadamente 1h20. O pai de Aldo já está seguindo viagem de carro para Salvador para ajudar a esposa no acompanhamento e tratamento do filho.

Arquivo