Na última sexta-feira (31), a prefeitura do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu do Programa Caminhos da Escola, do governo federal, dois ônibus que vão auxiliar no transporte de alunos da zona rural para sede da cidade. Além disso, os veículos vão oferecer outros benefícios aos alunos da rede municipal de ensino.
Quem mora no entorno do Estádio dos Prazeres, em Brumado, sofre por conta da formação de poças de lama na localidade em dias de chuva, como aconteceu na última semana. As ruas sem pavimentação geram muita poeira nos dias secos e muita lama nos dias de chuva. Sem uma proposta ou projeto de pavimentação por parte da prefeitura, os moradores se uniram e conseguiram junto a uma empresa várias caçambas de pó de brita e um trator para espalhar o material nas vias com a finalidade de minimizar o problema. “Não recebemos a atenção da prefeitura e decidimos nós mesmos tentar ao menos diminuir os efeitos da falta de pavimentação por aqui. Esperamos que com o novo estádio a administração nos dê mais atenção no tange à pavimentação”, disseram os moradores ao site Brumado Notícias.
No dia 22 deste mês acontece em Brumado a corrida de rua Habitus Run. Para participar, os interessados podem se inscrever através do site www.habitusrun.com.br ou pessoalmente no Shopping Bike, que fica localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 367. Monte o seu grupo e participe desse grande evento em prol da saúde.
Em cumprimento a mandado de busca domiciliar, foi apreendida grande quantidade de droga na residência de Lucas Oliveira Souza, mais conhecido como Pateta. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, a polícia apreendeu 9 tabletes de maconha (4.8 kg), 10 tabletes de pasta base de cocaína (5 kg), uma caderneta de anotações, R$ 1.660,50 em espécie, 12 cartuchos calibre 38, além de um estojo e um revólver do mesmo calibre, possivelmente utilizado em homicídios na cidade. Segundo informações da polícia, o proprietário da residência já está preso em razão de mandado de prisão preventiva pela prática de homicídio.
Na noite do último domingo (2), o Bahia foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, em plena Arena Fonte Nova. O resultado colocou o tricolor baiano muito próximo do rebaixamento. Segundo o site Chancedegol, que avalia e calcula as probabilidades de título, classificação e rebaixamento na competição nacional, o Esquadrão tem agora 87,7% de chances de cair de divisão. Já o Vitória, após perder para o Grêmio e ocupar a 16ª posição na tabela de classificação, é apontado pelo site como o 4º clube com maior possibilidade de ser rebaixado. O Leão desponta com 50% de chances de ir para a Série B do Brasileirão.
As eleições foram concluídas e os partidos políticos e candidatos têm a obrigação de devolver a cidade limpa à população. Em Brumado, foram muitas as reclamações por conta do despejo de santinhos nas vias públicas. A limpeza das ruas após os dois dias de votação no primeiro e segundo turno ficaram a cargo da prefeitura. No entanto, ainda restam muitos cartazes e paredes pintadas em diversas ruas da cidade. Por telefone ao site Brumado Notícias, o promotor Paulo Cézar Azevedo, que faz parte do Ministério Público Eleitoral no município, esclareceu que, a partir do enceramento do primeiro turno das eleições, candidatos a deputados e governador, além dos partidos envolvidos, têm o prazo de trinta dias para pintar novamente os muros e paredes para retirada das propagandas eleitorais, assim como a retirada de banners e cartazes fixados nas paredes. Como o mês de outubro foi de 31 dias, o prazo se esgota nesta terça-feira (04). O promotor declarou que irá notificar os partidos e candidatos dando aos mesmos mais 48 horas para cumprimento da determinação judicial. Caso ela não seja cumprida, serão aplicadas multas, com valor ainda a ser especificado pela justiça eleitoral.
A chuva que caiu nos três primeiros dias da última semana em Brumado foi suficiente para formar uma lagoa de lama na Rua Israel Alves de Oliveira. Uma retroescavadeira teve de ser utilizada para improvisar um canal de escoamento da lama acumulada. Insatisfeitos com a situação que se repete em todo período chuvoso, os moradores da região protestaram interditando a via com pedras e incendiando troncos de árvores. A polícia foi acionada para desbloquear o trecho. Após o episódio, o site Brumado Notícias entrevistou o secretário de infraestrutura André Cardoso e o mesmo esclareceu que o setor já havia programado o patrolamento da via antes mesmo do protesto. Além do patrolamento, realizado no dia seguinte, a prefeitura colocou mais terra no local a fim de nivelar o trecho e evitar a formação de novas poças de água.
Apesar disso, os moradores também reclamam da falta de pavimentação, vez que há uma placa no início da via apontado que os recursos do Ministério da Cidade, na ordem de R$ 573.106,29, para pavimentação de ruas no Bairro Santa Tereza, que também inclui a Israel Alves de Oliveira, já foram destinados. O secretário explicou que o projeto inicial da prefeitura apresentava apenas uma via de mão dupla, mas o projeto foi modificado para via dupla e, com isso, o convênio ficou defasado e a empresa contratada se recusou a executar a obra com o antigo valor. Segundo Cardoso, a prefeitura firmou um contrato de aditivo com a Caixa Econômica Federal e se responsabilizou em cobrir o ônus. Diante disso, será feita a qualificação do aditivo e espera-se que ainda este ano seja iniciada a pavimentação da via.
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo está se aproximando e o Ministério da Saúde informa que o aplicativo Vacinação em Dia, para tablets e smartphones, já foi atualizado. Lançada em 2013, a ferramenta ajuda a acompanhar o calendário vacinal. Segundo a pasta, na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas na rede pública e um único usuário pode cadastrar até dez carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem.
A americana Brittany Maynard, de 29 anos, ficou mundialmente conhecida após anunciar o seu suicídio assistido. Ela sofria com um dos tipos mais graves de tumor cerebral maligno, chamado glioblastoma, e a doença estava em estágio terminal. Em vídeo, ela anunciou que colocaria um ponto final em sua vida no dia 1º de novembro para não sofrer com os efeitos colaterais da doença. Na última terça-feira (28), contudo, ela avisou que ainda estava suficientemente bem e que não havia chegado o momento adequado. Ela contrariou o recado e se matou mesmo no último sábado (1º). A psicóloga começou a ter enxaquecas fortes no final de 2013, logo após se casar com o também americano Dan Diaz. Em janeiro deste ano ela soube do diagnóstico. Após ser submetidas a duas cirurgias, que lhe renderam um prognóstico de 10 anos de vida, os médicos constaram a volta mais agressiva da doença e deu somente 6 meses à americana. Maynard e seu marido decidiram se mudar da Califórnia para Oregon, um dos poucos estados que permitem a eutanásia.
No dia 23 de outubro, a Justiça Federal deferiu liminar acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista determinando que fossem tomadas providências para conclusão de obras do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) nos municípios de Ituaçu e Tanhaçu. Das 263 casas previstas, somente 80 foram construídas e, dentre elas, 17 estão inacabadas. O programa viabiliza a aquisição de casas populares para famílias de baixa renda, por meio de repasse de verbas feito pela União a instituições financeiras pré-selecionadas, as quais ficam responsáveis pela execução das obras. A ação civil pública foi ajuizada contra a União, o estado da Bahia, os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, além das instituições financeiras Economisa Crédito Imobilário S/A, Banco Industrial e Comercial S/A (BicBanco) e Banco Paulista S/A. Segundo apuração do órgão, as obras estavam inacabadas, mesmo após quase quatro anos da data limite para o seu término e com o total dos valores liberados. Segundo o procurador da República André Viana, autor da ação, o programa não foi gerido com seriedade. De acordo com a decisão da Justiça Federal, as três instituições financeiras têm o prazo de 15 dias para apresentar relatório e cronograma, apontando prazo para conclusão das obras, as providências para cessar as irregularidades, além da apresentação, em dez dias, da relação de beneficiários e atuais ocupantes irregulares das casas, sob pena de pagamento de dez mil reais de multa diária. Os municípios de Ituaçu e Tanhaçu deverão apresentar as autorizações para construção nos locais objeto do PSH, a forma de doação dos terrenos para o projeto, além de relatório das famílias que ocupam irregularmente as casas, no prazo máximo de 15 dias, também sob pena de multa diária de dez mil reais. A União e o estado da Bahia deverão, no prazo de 15 dias, apresentar, em juízo, as providências administrativas adotadas anteriormente e as que virão a ser adotadas para evitar o desperdício de dinheiro público já repassado aos agentes financeiros, além de relatório detalhado, baseado em fiscalização in loco, das infrações cometidas por essas instituições, sob pena de multa diária de cinco mil reais.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Caculé promoveu entre os dias 20 e 31 de outubro a Semana de Saúde Bucal, que tem como principal objetivo prevenir o câncer de boca, orientando a população a fazer o autoexame bucal. A semana contou com capacitações e palestras nas escolas municipais e setores municipais, cujo tema abordado foi "Prevenindo doenças e promovendo sorrisos”. Além das comunidades, os postos de saúde da família também foram envolvidos no evento. A Semana de Saúde Bucal é realizada para celebrar o Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro. Segundo a coordenadora da saúde bucal, Adonélia Lima, com dez profissionais atendendo em sete unidades de saúde, além dos atendimentos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, atualmente, Caculé tem um dos melhores índices de saúde bucal da microrregião.
Cumprindo mandado de prisão preventiva, a polícia civil do município de Paramirim, no sudoeste baiano, prendeu Cleidiomarcio Ramos Cruz, de 24 anos, por tentativa de homicídio. O crime aconteceu no dia 09 de agosto deste ano, quando Cleidiomarcio tentou matar Maísa Silva Reis com uma espingarda calibre 12. O tiro acabou atingindo Fábio da Silva Moreira. A investigação foi presidida pela delegada Maria Helena Tenório Teixeira.
Encontra-se detido na delegacia de Brumado Welington da Silva Dalbello, foragido do estado de São Paulo. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Welington mantinha residência no município de Anagé há cerca de quatro anos. Na época, ele saiu da custódia sob indulto de Dia dos Pais e não retornou ao presídio onde cumpria pena por assalto a mão armada. O foragido foi detido na rótula do anel rodoviário da BR-030, próximo a Magnesita. No momento da prisão, ele estava em uma motocicleta com outro homem. Ainda segundo a polícia, durante a abordagem, Welington tentou ludibriar a guarnição apresentando o documento de seu irmão, Washington Paulo da Silva. Porém, após buscas no sistema, foi constatada a verdadeira identidade do suspeito. Welinton foi conduzido à cadeia local, onde está detido à disposição da justiça. A operação foi comandada pelo delegado Cláudio Marques.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Estado seja civilmente responsável pelos danos morais causados a detentos em presídios superlotados ou em más condições. O órgão quer que o Supremo retire a interpretação do Código Civil que impede o direito a indenização por danos morais a detentos mantidos em presídios de condições insalubres, degradantes ou de superlotação. “O argumento para se promover a exclusão [da indenização] é o de que, ao invés de indenizar os presos submetidos a condições desumanas, o melhor seria aplicar os recursos públicos na melhoria dos presídios. Na verdade, porém, nem os presos são indenizados nem os presídios construídos. A responsabilização civil do Estado será um importante estímulo para que os governantes atuem no sentido de prover, nas prisões, condições adequadas a seres humanos”, afirma a OAB.
Há meses, a má qualidade dos serviços prestados pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) em Tanhaçu, no sudoeste baiano, tem gerado reclamações dos moradores. Os consumidores denunciam que a água, que deveria ser potável, está em condições impróprias para consumo. Segundo a população, o líquido possui uma coloração escura e cheiro forte. Apesar das inúmeras reclamações, a Embasa ainda não se manifestou sobre o problema.
No próximo final de semana, você tem um encontro marcado com a banda Tribo de Jah. O grupo se apresentará pela primeira vez em Brumado, no Planet Show II, no sábado (08). Os ingressos já estão sendo vendidos. Ingressos somente R$ 30. O camarote Open Bar, com direito a água, cerveja e vodka, está sendo vendido por R$ 80. A festa é uma realização da Rasta Show e da STJ Produções.
O pintor de automóveis, Ronaldo Oliveira Lima, de 47 anos, morreu afogado na Barragem de Poço do Magro, na cidade de Guanambi, na última sexta-feira (31). Segundo o irmão da vítima, Renan Oliveira Lima, ele havia ido pescar no local com três amigos. Os colegas passaram o dia pescando, comendo peixe, bebendo e tomando banho na barragem. Por volta das 17h, os amigos sentiram a falta de Ronaldo e, ao procurá-lo, encontraram suas roupas à margem da barragem. A polícia foi acionada e, somente no sábado (1º), por volta das 7h20, o corpo foi encontrado e retirado da água. O caso está sendo investigado.
Para ajudar na economia de água, diversos aplicativos e ferramentas online estão disponíveis para fazer a contagem e controlar o que é gasto de água em casa. Preocupado com a escassez de recursos hídricos, um grupo de alunos do Rio de Janeiro desenvolveu um aplicativo para combater o desperdício. O iWater.capile.net calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, um banho demorado, e carrega o histórico de consumo do usuário. O estudante Victor Capilé, de 16 anos, que desenvolveu o iWater, explica que, além da contagem, a ferramenta traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo. O aplicativo é gratuito e já está disponível na internet no iwater.capile.net. Os alunos agora querem aprimorá-lo e também estão arrecadando fundos para disponibilizar a versão para smartphones nas lojas de downloads. Além deste, o aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.
Um crime trágico ocorrido no último domingo (02) chocou a cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, onde um adolescente de 13 anos matou a tiros um empresário local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Jeanevan Vieira dos Santos, de 36 anos, foi atingido com três tiros disparados pelo filho do vizinho, durante uma discussão. Os dois vizinhos já se desentendiam há algum tempo. O motivo da briga que culminou na morte do empresário teria sido o uso de som automotivo. Na briga, testemunhas relataram que houve agressão física e a esposa da vítima teria levado um tapa no rosto. Durante a discussão, o menor teria aparecido com uma arma e atirado com o consentimento do pai. O empresário morreu na hora. O adolescente e os responsáveis foram encaminhados à delegacia. A polícia compareceu ao local do crime e conteve a população, que estava bastante revoltada. O delegado Nilo Ebrahim autuou em flagrante João Dias Costa por homicídio, lavrou o procedimento de ato infracional praticado pelo menor e determinou a realização de perícia na residência dos acusados.
Três homens seguiam viagem em um caminhão carregado com pedras de mármore quando o veículo saiu da pista, desceu uma ribanceira de aproximadamente trinta metros e tombou. Testemunhas relataram ao site Brumado Notícias que o caminhão perdeu o freio e o motorista, natural do estado de Minas Gerais, acabou perdendo o controle da direção. O acidente aconteceu no final da tarde do último domingo (02), no trecho da linha verde da BA-148, entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.
A nossa reportagem apurou que o mármore seria entregue na cidade de Livramento. Apesar de já ter chegado ao seu destino, o motorista e o ajudante teriam resolvido conhecer as belezas naturais do município vizinho. Ao retornarem, eles acabaram se acidentando. Não há registro de óbitos. Com a ajuda de populares, os três ocupantes do caminhão foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados ao hospital de Livramento de Nossa Senhora com suspeita de fraturas.
Na madrugada desta segunda-feira (03), as polícias civil e militar de Aracatu, no sudoeste baiano, deflagraram a Operação Aracatu Sem Drogas, através da qual estouraram uma boca de fumo localizada no Bairro Alto Maron. No local, os policiais detiveram Eliana Pereira Pires, natural da cidade de Vitória da Conquista, apontada como chefe do tráfico no município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, junto com ela, a polícia encontrou grande quantidade de maconha, cocaína e crack, além de armas de fogo, uma delas com a numeração raspada, dinheiro, anotações da contabilidade do crime e outros itens. O saldo da operação ainda está sendo contabilizando e a polícia continua fazendo buscas no intuito de realizar novas apreensões na cidade. A traficante e o material apreendido foram encaminhados à delegacia local. A polícia acredita que esta tenha sido a maior apreensão de drogas já realizada no município.
O site Brumado Notícias flagrou o momento em que uma família encontrou a sepultura de um ente querido aberta no cemitério Senhor do Bonfim. “Não fomos avisados sobre essa situação. Isso é uma falta de respeito. Como é que a gente vem prestar uma homenagem e encontramos a cova desse jeito?”, questionou o filho do falecido a nossa reportagem. A sepultura, que normalmente é coberta com uma laje, estava com um enorme buraco, tampado apenas com um pedaço de telha. Ao retirá-la era possível ver o caixão. A família declarou que irá cobrar explicações da coordenação do cemitério e da prefeitura. Outra reclamação dos visitantes ocorreu no Jardim Santa Inês, onde não havia banheiros disponíveis para uso público.
Seguindo a tradição do Dia de Finados, a Pax Nacional de Brumado compareceu aos cemitérios locais e entregou flores aos familiares em celebração ao dia. Muitos se emocionaram ao receber a homenagem em data tão marcante. A empresa também montou estandes com coroas de flores para serem depositadas nos túmulos. “Nosso objetivo é estar com as famílias em todos os momentos oferecendo a elas o mais simples dos consolos, ainda mais neste momento”, disse a direção da funerária.
Neste Dia de Finados, os brumadenses compareceram em grande número para visitar seus entes queridos nos cemitérios da cidade. Os dois cemitérios locais foram bastante movimentados, mas o maior aglomerado de pessoas ocorre no Cemitério Jardim Santa Inês, localizado à margem da BA-148.
Os familiares aproveitaram a ocasião para lavar os túmulos memoriais, além de acender velas e depositar flores. A prefeitura providenciou a montagem de estandes para servir água aos presentes no Jardim Santa Inês. Até o final da tarde a coordenação dos cemitérios acredita que vinte mil pessoas tenham passado pelos locais.