Achei Sudoeste

23 Out 2013 - 15:25h

Na noite de ontem, terça-feira (22), os professores do Universidade para Todos decidiram, em uma assembleia, paralisar suas atividades em Brumado. O programa de preparação para o vestibular é vinculado ao campus XX da Uneb (Universidade Estadual da Bahia) e à Secretaria de Educação do estado. A reivindicação dos docentes é pelo pagamento, que segundo eles, está atrasado há dois meses. “Por diversas vezes solicitamos a celeridade do pagamento de nossas bolsas e advertimos a coordenação local sobre a possibilidade de paralisar as atividades se nossas demandas não fossem atendidas”, informaram os professores em nota enviada ao site Brumado Notícias. De acordo com eles, como não houve avanço nas solicitações, resolveram paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (23) por tempo indeterminado.

23 Out 2013 - 14:55h

Nos primeiros minutos da tarde desta quarta-feira (23), a Polícia Militar foi acionada por conta de uma batida envolvendo um carro e uma motocicleta no cruzamento entre as Ruas Euclides da Cunha e Coronel Paulino Chaves, no Centro da cidade - um dos trechos mais movimentados do município. A colisão foi tão violenta que o piloto da moto foi arremessado a cerca de 5 metros de distância, sofrendo várias escoriações pelo corpo e na cabeça, com suspeita de fratura em uma das pernas. “Eu estava esperando a loja abrir quando ouvi a batida. Assim que eu olhei, o rapaz estava voando em minha direção, parecendo papel, e caiu aqui perto dos meus pés”, narrou um jovem que testemunhou o acidente ao site Brumado Notícias. 

Outra testemunha contou que o percebeu a aceleração do carro na curva tentando atravessar antes que a moto, mas o veículo acabou atingindo o motociclista. Tanto o carro quanto a moto sofreram muitas avarias, ao ponto do tanque da mesma se rasgar. Outro agravante que chamou a atenção foi o fato de o capacete do piloto ter se desprendido da cabeça, o que provocou um ferimento com sangramento no crânio da vítima. “O capacete, se não for utilizado de forma correta, não adianta de nada. Não posso afirmar, mas tudo indica que nesse caso o piloto não prendeu a jugular e por isso o equipamento de segurança saiu de sua cabeça”, disse um policial militar à nossa reportagem. Além da polícia, agentes de trânsito compareceram ao local, controlando o fluxo enquanto o Samu 192 prestava os primeiros ao jovem piloto. O acidentado foi levado para o Hospital Professor Magalhães Neto.

23 Out 2013 - 14:13h

Na última terça-feira (12), o assassino da jovem Daniela Florida Vieira, 20 anos, foi preso pela polícia civil de Caculé, no sudoeste baiano. Daniela estava desaparecida desde abril, mas a partir de denúncias anônimas a ossada foi localizada em um lugar conhecido como “curva do rio”. Alessandro Alves Ribeiro, 25 anos, confessou ter matado a jovem por causa do uso de crack. Em seu depoimento, o jovem contou que ambos compraram o entorpecente com R$ 500 e foram consumir a droga no local onde o corpo da vítima foi encontrado. Depois de terem consumido parte do crack, eles teriam começado a discutir porque, segundo ele, Alessandra não queria mais dividir o entorpecente comprado com dinheiro dos dois. 

Alessandro relatou à polícia que a jovem teria retirado uma faca de dentro da bolsa e o ameaçado. Com um tapa, ele teria conseguido tomar a arma da vítima e golpeá-la na região do tórax. Em seguida, a jovem foi esquartejada e o corpo foi jogado dentro de um córrego. “Fui pra casa, tomei um banho e consumi o restante da droga”, declarou Alessandro. Segundo o Informe Cidade, a faca foi encontrada pelos policiais no local do crime. Alessandro está preso na Delegacia de Polícia de Caculé e responderá pelo crime de homicídio.

23 Out 2013 - 13:40h

O vereador Márcio Moreira (PSB) encaminhou preposição à administração municipal solicitando a extensão do Programa Avante Sertanejo (PAS) para a zona rural. O PAS foi criado em 2007 com o objetivo de melhorar as condições de vida das famílias residentes na zona urbana, na medida em promove o desenvolvimento e a inclusão social dos cidadãos em situação de risco. Moreira destacou que as famílias da zona rural serão atendidas com acompanhamento sócio assistencial e oferta de cursos e atividades temáticas que elevarão o conhecimento dos seus integrantes, possibilitando assim o aumento da renda. O parlamentar também ressaltou a importância do auxílio alimentação, que é oferecido aos participantes em condições específicas, como por exemplo a obrigatoriedade de participação em cursos de qualificação profissional. 

23 Out 2013 - 12:00h

Quem mora nas proximidades e na Rua Israel Dias, principal via que liga os Bairros Santa Tereza, Monsenhor Fagundes e Olhos D’água, em Brumado, ainda convive com muita poeira nos dias secos ou com muita lama nos dias chuvosos. Isso porque há meses as obras no local foram paralisadas. No início da via, duas placas apontam que a pavimentação e a urbanização estão sendo realizadas pelo governo federal, através do Ministério das Cidades e da prefeitura municipal. O secretário de Infraestrutura André Cardoso explicou ao site Brumado Notícias que a parte da obra de responsabilidade do Ministério das Cidades já foi concluída. No entanto, a pavimentação da rua, que é de responsabilidade da prefeitura, não foi finalizada porque houve uma baixa na arrecadação e a administração está com dificuldade para concluir a obra. Cardoso garantiu que a prefeitura dará atenção ao local, mas primeiro irá concluir as reformas das praças da cidade e finalizar as obras de pavimentação em algumas ruas no Bairro Baraúnas.

23 Out 2013 - 11:30h

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV) acaba de receber novos armamentos, entre os quais submetralhadoras e pistolas, todas de calibre 40. Sob a supervisão do Comandante Major PM Souza Júnior, os policiais participaram durante a última terça-feira (22) de instruções objetivando proporcionar segurança aos usuários das rodovias. Segundo o soldado Antônio Filho, as instruções foram realizadas no stand de tiro da polícia militar.

23 Out 2013 - 11:00h

A ativista da causa animal Kátia Rodrigues esteve no Bairro Olhos D’água, em Brumado, para visitar a protetora de animais Edilene, que possui sob sua guarda 10 cães e 08 gatos. Segundo Edilene, todos foram recolhidos das ruas vítimas de acidentes, maus tratos ou abandono. Seu objetivo é cuidar dos bichos e depois soltá-los, mas ela acaba se apegando e ficando com eles. A ativista Kátia Rodrigues ficou feliz com tamanha dedicação, principalmente, segundo ela, em um momento em que se vê tantos animais sendo maltratados. Rodrigues afirmou que irá doar ração e medicamentos para a protetora.

23 Out 2013 - 10:30h

A polícia de Brumado deteve na última terça-feira (22) um homem acusado de cometer fraudes no comércio local. Segundo queixa registrada na delegacia, o homem teria se identificado em um estabelecimento comercial como funcionário da construtora Andrade Gutierrez e feito quatro compras em dias diferentes, totalizando o valor de R$ 4,321, que seria pago pela empresa. Uma segunda pessoa envolvida na fraude teria autorizado por telefone a realização da compra em nome da construtora. Após tentativa de cobrança, o proprietário do estabelecimento comercial fraudado ficou sabendo que o homem não fazia parte do quadro de funcionários da Andrade Gutierrez. O homem foi preso depois de diversas diligências e encontra-se na delegacia, onde responderá pela acusação de estelionato. O material roubado - uma lixadeira, uma balança de precisão, uma caixa de ferramentas e uma furadeira -, que já havia sido repassado, foi recuperado.

23 Out 2013 - 10:00h

Em visita ao município de Tabocas do Brejo Velho, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) e o deputado federal José Rocha (PR) participaram da inauguração do Ginásio de Esportes local, uma obra viabilizada pela prefeitura municipal. Ambos encontraram durante o evento o vereador e presidente da Câmara Municipal, Valdemir Almeida de Deus, além de outras lideranças locais. Ainda no município, os deputados também prestigiaram a partida final do Campeonato Municipal de Futebol e uma série de eventos.

Já em Brumado, à convite de Dona Cida, representante da comunidade de Lagoa da Barra, e do ex-vereador Gilberto Lima Dias, o Giba, Viana e Rocha conheceram as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e as demandas dos moradores  da localidade. Por último, a dupla esteve na residência do ex-vice prefeito do município, Dr. Marlúcio Abreu, onde almoçaram. O encontro, que contou com a presença do ex-vereador Leonardo Vasconcelos e outras lideranças e amigos, serviu para motivar uma possível aliança entre os deputados e as referidas lideranças políticas locais.

23 Out 2013 - 09:30h

O site Brumado Notícias acompanhou no final da tarde da última terça-feira (22) o treino de motocross da dupla Guilherme dos Santos, o Galego, e Nilton Júnior, que se preparam para disputar novos desafios a partir do mês de novembro, começando por um torneio na cidade de Guanambi. Com motocicletas especiais de 450 CC, preparadas exclusivamente para suportar os impactos do esporte, a dupla aproveitou bem a pista que ficou bastante molhada após a chuva do último domingo (20). Com manobras e saltos radicais de tirar o fôlego, os pilotos conseguiram bom desempenho durante o treino. Em entrevista, o Galego declarou que os resultados são alcançados através de muito esforço físico, boa alimentação e técnica. O atleta fez uma ressalva sobre a prática esportiva. “Isso que nós fazemos aqui não é para ser feito no dia a dia. Mesmo nós que já somos profissionais às vezes nos machucamos. Tem que ser feito no local reservado e com a máquina adequada como as que utilizamos aqui, se não pode ocorrer um acidente mais grave ou uma fatalidade, por isso peço a garotada que não tente fazer nas ruas ou praças para não colocarem em risco suas vidas e nem a de outras pessoas”, alertou o esportista.

23 Out 2013 - 09:00h

23 Out 2013 - 08:35h

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, encontrou uma motocicleta depenada na tarde da última terça-feira (22), nas proximidades da usina de beneficiamento de umbu, na comunidade de Umburanas. A guarnição chegou até o local através de uma denúncia anônima. A moto vermelha contendo só um pedaço da placa com o nome de Brumado já estava sem os faróis, sem acentos, sem os pneus e outros equipamentos, o que leva a polícia a suspeitar de que a mesma seja produto de roubo. O veículo foi conduzido para a delegacia a fim de ser periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os soldados que participaram da operação acreditam que possa existir uma base de desmanche de veículos na região.

22 Out 2013 - 20:40h

Durante os próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, o campus XX da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Brumado, vai realizar o IV SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. O evento tem como objetivo aproximar professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Letras, Educação e de outras que tenham afinidade com o tema, que é Democratização da leitura no Brasil: políticas públicas, mercado editorial, programas e projetos de atuação social. Os participantes irão debater e analisar a produção acadêmica relacionada às políticas de democratização e acesso à leitura no Brasil. As inscrições do IV SELL são gratuitas e poderão ser feitas na própria universidade, das 9h às 12h - das 13h às 20h, até o primeiro dia do evento, ou através do site http://www.sell.uneb.br. A universidade em Brumado está na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 1170 (Rodovia Brumado-Livramento). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3441-2387.

22 Out 2013 - 20:20h

Começaram nesta terça-feira (22) as obras de construção do Posto de Saúde da Família – PSF do Loteamento Malhada Branca. Nessa ação, a Prefeitura de Brumado entra com a compra dos equipamentos, e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde ficará responsável por construir a unidade. A previsão é que a obra seja finalizada em seis meses. A creche do Loteamento também é outro benefício da comunidade e já está em fase final de construção. Com mais esta ação, o prefeito Aguiberto Lima Dias coloca a saúde pública como uma das prioridades de seu governo.

22 Out 2013 - 20:05h

Lêda Cristina Brito dos Santos, servidora da 18ª Ciretran, em Brumado, foi solta nesta terça-feira (22). A servidora foi presa durante a Operação BR-030, acusada de facilitar a aprovação de pessoas nas provas teóricas dos exames para expedição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Leda irá responder o processo em liberdade, tendo em vista que ela já foi ouvida e não cometeu crimes de violência, nem oferece risco à segurança pública. A prisão preventiva da servidora e de outros presos na operação aconteceu para que as investigações das irregularidades praticadas não fossem afetadas. É possível ainda que alguns dos detidos na operação sejam soltos e respondam em liberdade. Lêda estava custodiada na delegacia de Presidente Jânio Quadros, outro motivo para que ela fosse solta, pois o local está superlotado. Caso a justiça veja necessidade, Lêda pode ter sua prisão novamente decretada.

22 Out 2013 - 19:25h

“Enquanto o governo federal tem o programa Mais Médicos, aqui nós convivemos com o ‘Menos médicos’”. Essa foi a queixa de Vânios José Gomes, presidente da Associação de Moradores do Bairro São José, ao site Brumado Notícias, na manhã desta terça-feira (22), enquanto acompanhava várias donas de casa que buscavam atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Segundo Vânios, há cerca de dois meses que a unidade está sem médico, obrigando os moradores a se deslocarem ao Hospital Professor Magalhães Neto em busca de atendimentos simples, ou então até outras unidades básicas. “Aqui são atendidos ainda moradores de mais dois bairros, e, para piorar, além do deslocamento até hospital, ainda tem a demora de espera no atendimento por conta da triagem, pois se trata de atendimentos que poderiam ser resolvidos em nossa unidade de saúde”, reclamou o presidente da associação. Por telefone, o secretário de Saúde Claudio Feres, apontou mais uma vez que o município ainda é carente de um contingente maior de médicos. “Faltam médicos para atender a demanda do hospital e das UBS´s, pois faltam profissionais interessados em trabalhar na rede municipal”, explicou Feres, garantindo que na próxima semana uma médica passará a atender na UBS do Bairro São José. 

22 Out 2013 - 17:40h

Assim que o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias, manifestou seu desejo de sair do Partido Social Liberal (PSL), o presidente da sigla na Bahia, Toninho Olívio, demonstrou ter ficado profundamente insatisfeito com a desfiliação do brumadense. As críticas de Olívio foram todas rebatidas por Aguiberto nesta terça-feira (22), em entrevista a uma rádio local. Sobre o presidente estadual do PSL ter dito que o prefeito de Brumado estava saindo do partido para atender ordem do governador Jaques Wagner, Dias foi enfático: “Isso não existiu”. “A minha vontade de sair do PSL vem de muito tempo. Quando recebemos o PSL, ele estava todo irregular, com documentação atrasada, então nós regularizamos tudo e mandamos para a sede em Salvador os nomes que iam compor a provisória do partido”, declarou Aguiberto. 

De acordo com o ex-PSL, até o momento de mandar a lista da provisória, seu nome ainda estava como presidente do partido. “Para minha surpresa, me tiraram da presidência e colocaram outro nome. E essa lista, que serviria para a regularização do meu registro de candidatura, só nos foi liberada no último dia permitido para registrar a candidatura”, reclamou. Outro ponto levantado por Aguiberto para motivar sua saída foi sobre quem ‘manda’ no PSL em Brumado. “Maurício Trindade (ex-PR e atual PROS) é quem manda no PSL em Brumado, hoje e antes também. Ele não faz parte da base aliada ao governo do estado e eu estou na base do governo de Jaques Wagner”, emendou, dizendo que não estava se sentindo no PSL por causa disso e preferiu sair. Sobre a sua nova filiação, o prefeito de Brumado contou que foi procurado pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, e pelo Partido da Solidariedade (SDD). “Eu preferi o Partido da Solidariedade e estamos providenciando documentação de filiação”, afirmou. No tocante exato às críticas de Toninho Olívio, o qual disse que Aguiberto é mentiroso e está torcendo para ele ser cassado, o gestor brumadense alegou não ter lido a matéria ainda. “Mas essas afirmações não vão me atingir em nada, porque o que vem de baixo não me atinge. Essas declarações de Toninho mostram a pessoa desqualificada que ele é, e eu não vou ficar em um partido que o presidente é da estirpe do senhor Toninho”, resumiu. 

E junto com Aguiberto, dois vereadores governistas também deixaram suas legendas para ingressar no SDD – Manoel Romar (ex-PSB) e Welinton Lopes (ex-PR). “Quando declarei que iria filiar no Partido da Solidariedade, os vereadores Romar e Welinton também quiseram filiar. Nós os aceitamos de braços abertos, assim como outras pessoas, e até mesmo vereadores, que quiserem filiar no SDD serão bem vindos”, falou. Um dos aliados de Aguiberto Lima Dias na Câmara Municipal, o vereador e presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo e Silva, ainda faz parte do PSL, tendo em vista que ele é amigo do deputado licenciado Maurício Trindade e não tem demonstrado intenção de mudar a sigla.

22 Out 2013 - 16:40h

O presidente da Casa Legislativa Brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), deixou claro na sessão da última segunda-feira (21) que a Câmara não recebeu convite para fazer parte do projeto de criação da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Sudoeste Baiano (AVCMSB). Lôbo garantiu que só ficou sabendo da criação da associação através de matéria publicada no site Brumado Notícias, em que o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré (PT), afirmou que o convite havia sido estendido ao parlamento brumadense. Segundo o presidente do Legislativo de Brumado, em contato com Jacaré, o mesmo teria dito que houve falha de comunicação. “Eu tive conhecimento do convite pela internet. Entrei em contanto com Fenando Jacaré, presidente da Câmara de Vitória Conquista, e ele disse que houve falha da sua assessoria em enviar o convite. Chegou sim um fax para Câmara em nome do vereador Édio Pereira e eu até pensei que fosse um convite individual”, explicou Lôbo. Alessandro disse que irá assistir uma reunião da comissão a fim de entender melhor a proposta e se a mesma condiz com os mesmos interesses da Câmara local. “Nós poderemos criar também uma associação das Câmaras no leito do Rio das Contas com o intuito de lutar pelos nossos interesses aqui, ao invés de lutar pelos interesses de cidades mais próximas a Vitória da Conquista. Temos um risco iminente com uma possível construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas, em Piatã, o que iria prejudicar toda a região e nós poderemos criar uma associação para lutar contra essa barragem. Isso sim é do nosso interesse”, reforçou o vereador.

22 Out 2013 - 16:10h

Na próxima quinta-feira (24), o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, das 07h às 12h, na Fazenda Amargosa, Fazenda Cachoeira, Fazenda Malhadinha, Fazenda Traíras, Fazenda Zuca, Povoado Formosa, Povoado Jurema e Povoado Roça Velha, todas localidades da zona rural de Brumado. O aviso foi feito pela Coelba, que garantiu que o desligamento é necessário para que sejam realizados com segurança serviços de melhoramento na rede elétrica. Para evitar acidentes, a empresa recomenda que os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas e a chave geral deve ser desligada durante o período de interrupção.

22 Out 2013 - 15:45h

As contas da Câmara Municipal de Brumado relativas ao exercício financeiro de 2012, sob responsabilidade do ex-presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na última quarta-feira (16). A decisão do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi divulgada nesta terça-feira (22).  As ressalvas levaram o TCM a multar ex-presidente em R$ 1 mil reais, mas a decisão ainda cabe recurso.