Já está disponível a relação de candidatos da comunidade externa selecionados para a isenção no pagamento da taxa de inscrição do vestibular Uneb 2015. Segundo a Universidade, os candidatos selecionados deverão comparecer à Uneb até o dia 26 de setembro, das 08h às 12h ou das 13h às 17h, com originais e cópias do RG e históricos escolares dos Ensinos Fundamental e Médio oriundos de escolas públicas para análise e validação das notas no sistema. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2015 através do telefone (77) 3441-3278/2387.
A taxa de desemprego em agosto deste ano ficou em 5%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), anunciada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade também divulgou hoje as taxas médias completas de julho (4,9%), junho (4,8%) e maio (4,9%), que haviam sido informadas anteriormente sem os dados de todas as regiões metropolitanas, devido à greve dos servidores do instituto, que terminou em agosto. Normalmente, a PME é feita em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. No entanto, devido paralisação, os números divulgados em maio, junho e julho não incluíam as taxas de Salvador e Porto Alegre. Sem os dados das seis capitais, o IBGE não pôde divulgar uma média nacional. A taxa de desocupação de 5% é o menor índice para meses de agosto desde o início da série histórica, em 2002. Em agosto do ano passado, a taxa havia sido de 5,3%. Em agosto deste ano, a população desocupada - 1,2 milhão de pessoas, ficou estável nas comparações com julho deste ano e com agosto do ano passado. Já o contingente de ocupados - 23,1 milhões, cresceu 0,8% em relação a julho e manteve-se estável na comparação com agosto de 2013. O número de trabalhadores com carteira assinada (11,8 milhões) ficou estável em ambas as comparações. Entre os grupamentos de atividades, na comparação com julho, apenas o ramo da construção teve aumento da população ocupada (5,1%). Os serviços domésticos tiveram queda (-3,9%) e as demais atividades mantiveram-se estáveis. Já na comparação com agosto do ano passado, os serviços domésticos tiveram queda de 7,2%, enquanto as demais atividades mantiveram-se estáveis. As informações são da Agência Brasil.
Parte do projeto Caminhos do Cuidado, um Curso de Formação em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas foi ministrado a agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família de Caculé. O curso visa transmitir informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas. Segundo a agente comunitária de saúde, Eugênia, o curso é uma ótima estratégia para sair da rotina e adquirir conhecimento e novas experiências através das apresentações abordadas em sala. Já o projeto Caminhos do Cuidado objetiva melhorar a atenção ao usuário e seus familiares por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. A ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.
Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) informou que a área de estacionamento da Cesta do Povo será entregue à comunidade na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro. A urbanização da área foi uma articulação do mandato do parlamentar, que garantiu os recursos da ordem de R$ 630.000,00. A prefeitura municipal elaborou o projeto. Segundo o vereador, o atraso da inauguração ocorreu em função da tentativa de que o governador Jaques Wagner (PT) fizesse a entrega da praça, o que não será possível por falta de agenda. Estarão presentes na inauguração representantes do estado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), vereadores, e autoridades. “Aproveito para convidar a população brumadense para este grande ato de inauguração, pois esta obra é um presente do nosso mandado para Brumado, especialmente para os legistas, feirantes e comerciantes da região”, finalizou Pereira.
Duas brigadas do município de Rio de Contas e voluntários sob a liderança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INEMA/APA Serra do Barbado conseguiram controlar o incêndio que atingia a Serra das almas, Estrada Real e o Sítio Bonito, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no sudoeste baiano. O fogo atingia a região desde o último dia 13 e já ameaçava se alastrar para as casas vizinhas.
Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a situação se agravou e o Corpo de Bombeiros foi acionado. No total, a operação contou com 20 profissionais, os oficiais e duas aeronaves. A Prefeitura de Rio de Contas, em parceria com o governo estadual, forneceu carro pipa, colchões e outros itens de infraestrutura para acomodação dos bombeiros e apoio aos brigadistas. O secretário municipal de Meio Ambiente disse que estão sendo feitas investigações a fim de apurar as causas do incêndio.
A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) informa que na última quarta-feira (24) uma guarnição do T.O.R aprendeu diversos produtos sem nota fiscal. O material estava no porta-malas de um ônibus de uma empresa regular de transporte de passageiros, abordado na BR-030, no trecho entre Caetité e Guanambi, no sudoeste baiano. O motorista, as mercadorias e o veículo foram apresentados na delegacia de polícia civil de Caetité para as providências de praxe. O crime é caracterizado como contrabando.
Segundo informações do G1, a prefeitura da cidade de Pimenteiras, no Piauí, abriu uma licitação para construção de 38 cemitérios, gerando um gasto de quase R$ 1 milhão, valor previsto no edital. Levando em consideração os 11,7 mil habitantes, a cidade teria em média um cemitério para cada grupo de 300 pessoas. A capital Teresina, que possui quase 830 mil habitantes, dispõe de apenas 20 cemitérios. A licitação chamou a atenção do Ministério Público, que solicitou a suspensão do processo. De acordo com Sinobilino Pinheiro, promotor de justiça da 2ª promotoria de Valença, responsável por Pimenteiras, a medida é desproporcional e fere o princípio da razoabilidade na administração pública. O secretário de governo e presidente da comissão de Licitação, Alex Lacerda, explicou que os recursos serão utilizados para elevar muros nos cemitérios que já existem na cidade. Entretanto, conforme um levantamento feito pelo G1 no Diário dos Municípios, em nenhum momento a prefeitura menciona a palavra 'muros' no processo licitatório.
Uma antiga reivindicação das comunidades de Ubiraçaba e Lagoa Funda, a instalação do sistema de telefonia móvel, começa a ser concretizada. A conquista só foi possível em razão de solicitações do ex-deputado estadual João Bonfim junto à Secretaria De Ciência e Tecnologia (SECTI). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, nos próximos dias, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos estará em Brumado para dar início aos trabalhos. Após a conclusão dos mesmos, o sinal será liberado. O Diretor do Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brumado, Milton Caíres, destacou a importância da parceria entre o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o ex-deputado João Bonfim, responsáveis pelo atendimento da demanda. O gestor comemorou a notícia e adiantou que em breve as localidades de Itaquaraí e Cristalândia também serão beneficiadas.
Recentemente, o site Brumado Notícias informou sobre a possibilidade de fechamento da delegacia da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Bahia emitiu nota apontando que tudo não passava de rumores. A nossa reportagem conseguiu contato com o prefeito da cidade, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, e o mesmo confirmou que o proprietário da casa onde atualmente funciona a delegacia solicitou a entrega do imóvel. Ceará conseguiu um prazo de 60 dias até que a prefeitura, responsável pelo pagamento do aluguel e funcionamento da delegacia, possa adquirir um novo local. “Até a mudança, a delegacia continua funcionando normalmente no mesmo lugar”, garantiu o prefeito.
Dados da nova pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.
De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (24), Paulo Souto (DEM), continua na liderança na disputa ao cargo de governador do estado com 43% das intenções de voto. Em seguida aparecem Rui Costa (PT), com 27% e Lídice da Mata (PSB) 7%. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Da Luz (PRTB) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 10%, assim como os indecisos, em 11%. Os que não rejeitaram nenhum dos candidatos foram 13% e os que não souberam ou não opinaram foram 22%. O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 46%. Rui Costa tem 31%, brancos e nulos, 11%, e os que não sabem ou não responderam são 12%. Além disso, o levantamento indicou que 4% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 25% é bom. 41% creditam como regular, 12% como ruim e outros 14% como péssimo. 3% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.
A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.
Inaugurada na cidade de Barra da Estiva, na última sexta-feira (19), a loja Elétrica Luz tem tudo em material elétrico e em iluminação. No local, você encontra todos os itens necessários para modernizar o seu projeto. A Elétrica Luz trabalha com as melhores marcas, os menores preços e ótimo atendimento. Luminárias decorativas e comerciais, tomadas, lâmpadas, disjuntores, fios em geral e demais produtos elétricos para sua reforma ou construção. A loja atende em toda região. A unidade fica localizada na Rua São Bento, 118, Centro. Para informações sobre produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3450-1493/9968-9108/9995.
Com o objetivo de reconhecer o desempenho e esforço dos estudantes, além de estimular a participação das famílias, as escolas Professora Maria Sônia e Professora Sá Teles e a Magnesita deram início ao projeto “Com nossas mãos construímos nosso futuro”. O projeto visa promover o nivelamento de aprendizagem dos alunos, fortalecer a parceria entre escola e comunidade e premiar os estudantes de melhor desempenho. Na II unidade, foram premiados os alunos: Alessa dos Santos Souza, 9º ano (melhor desempenho, 01 tablet); Zilene Barbosa Meira, 8º ano (melhor avanço, 01 tablet); Gabrielle Alves Gomes, 4º ano (melhor desempenho, 01 micro system) e Doriel Gonçalves Meira (melhor avanço, 01 micro system).
Em breve, começará a implantação dos primeiros tapetes de grama no Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, antigo Campo dos Prazeres, em Brumado. Embora a obra tenha ganhado ritmo nos últimos meses, a mesma está atrasada há mais de um ano da data prevista para conclusão. A reforma do estádio começou no dia 05 de julho de 2012 com estimativa de ser concluída em julho de 2013. Porém, devido aos sucessivos atrasos nos repasses de verba, a obra seguiu em passos lentos. Como nos últimos meses o governo federal voltou a injetar a verba, a empreiteira responsável conseguiu acelerar o ritmo das atividades. Os desportistas locais estão na expectativa de que no próximo ano o estádio esteja pronto para retomada das atividades no local.
O palco onde vinte intérpretes apresentarão suas canções durante o Festival de Música Popular de Brumado (FEMP-B) já está montado no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite. Neste terceiro ano de resgate do festival, a cidade receberá artistas de diversas partes do país, entre as quais Espírito Santo, Macapá, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. As etapas eliminatórias do evento começam na noite da próxima quinta-feira (25). No sábado (27), as melhores vão concorrer a premiação de R$ 10 mil. “Esperamos um recorde de público nesta edição e quem for até a praça com certeza vibrará com as belas interpretações selecionadas”, comentou o músico Chiquinho Amorim, organizador do evento. Das vinte músicas selecionadas, seis são da cidade de Brumado.
Mesmo com o nome do candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), tendo sido envolvido em um suposto esquema de desvio de dinheiro público, denunciado pela presidente do Instituto Brasil, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) informou que não existe nenhuma investigação sobre o candidato. O órgão apresentou um certificado a partir de pedido do próprio postulante. Ao Bahia Notícias, Costa insinuou que a presidente do instituto estaria querendo prejudicá-lo. “A senhora Dalva Sele Paiva, do Instituto Brasil, está sob investigação do Ministério Público há quatro anos e durante esse tempo meu nome nunca foi citado”, disse Rui. “Só agora, há menos de 15 dias das eleições, ela procura a revista Veja para fazer denúncias. E, misteriosamente, antes da publicação da reportagem, essa senhora, que responde a 17 processos e acumula dívidas depois que seus bens foram bloqueados pela Justiça, consegue quitar todos seus atrasos financeiros e ainda ter dinheiro para viajar para a Europa”, declarou. O candidato protocolou na tarde dessa terça-feira (23) uma solicitação de apuração do caso pelo MP (MP-BA) e Polícia Federal, com o pedido de que a ex-presidente do Instituto Brasil seja ouvida e apresente provas.
Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (24), o vereador Márcio Moreira (PSB) confirmou que as ruas do Bairro Olhos D’água serão pavimentadas. O parlamentar havia apresentado diversas proposições na Câmara Municipal solicitando do poder executivo a realização de obras em diversas ruas que apresentam carências. Moreira ressaltou o empenho do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e do ex-deputado estadual João Bonfim no que se refere à liberação de uma emenda parlamentar. “O empenho de Aguiberto e João Bonfim foi essencial para a liberação dos recursos, os quais irão beneficiar os moradores da localidade, que terão também mais segurança no trânsito”, enfatizou. As obras serão iniciadas até a próxima segunda-feira (29).
Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei nº 101 de 04 de Maio de 2000), a Secretaria Municipal da Fazenda vai realizar na próxima terça-feira (30) uma Audiência Pública para Avaliação e Cumprimento de Metas Fiscais referente ao 2º Quadrimestre deste ano. A prefeitura municipal de Brumado convida empresários, cidadãos, organizações governamentais e não governamentais para participar da prestação de contas. A audiência será realizada às 09h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Brumado.
Apostando na melhoria da qualidade de vida dos brumadenses, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e sua equipe administrativa têm investido na construção e reforma de praças públicas na cidade. Em alguns locais em que há décadas a população sonhava com uma área de lazer a prefeitura abraçou o compromisso de construir áreas verdes. Um dos locais beneficiados foi o Bairro São José, antigo Urbis I, que está recebendo a Praça Edmundo Dantas Coelho, localizada na Avenida Osvaldo M. de Souza, em frente à Escola Municipal Élcio José Trigueiro. Nesta quarta-feira (24), ainda estão sendo dados os últimos retoques, mas a criançada já começou a fazer uso dos aparelhos de diversão instalados na nova praça, que contará ainda com quiosques, bancos, lixeiras, ampla área verde e boa iluminação. Nesta quinta-feira (25), o prefeito realizará o ato inaugural da nova área de lazer do município.
Após uma ação civil pública movida em novembro de 2013 pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Bahia, a juíza Maria Verônica Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, emitiu liminar suspendendo a blitz do IPVA, realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em parceria com o Detran. Com a decisão, o governo do estado não poderá apreender os veículos dos contribuintes que não pagaram o IPVA. Em caso de descumprimento, foi estabelecida uma multa de R$ 50 mil por blitz realizada. Na decisão, a juíza afirma “apreender veículo na via pública por débito de IPVA, é o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do IPTU”.
Quem sonha com a possibilidade de se profissionalizar através de um curso técnico está contando os dias para o início das atividades no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Brumado. A obra está na etapa final restando poucos itens para serem concluídos. O site Brumado Notícias apurou junto a um encarregado que em trinta dias o prédio será concluído. A data da inauguração ainda não foi confirmada. As salas de aula e a quadra de esportes já foram construídas, mas ainda faltam algumas etapas de pavimentação e implantação da área verde, bem como o acabamento da portaria e da recepção. O IFBA de Brumado contará com laboratórios para Química, Física e Biologia, salas de aula para cursos de Mineração, Informática e Edificações, salas administrativas, ginásio poliesportivo, refeitório, consultório médico, teatro com espaço para cadeirantes e subestação própria. Há ainda a possibilidade de implantação do curso de Engenharia Mecânica no campus. São mais de 5 mil metros de área construída com ruas pavimentadas e uma grande guarita na entrada.
No último domingo (21), o Tiro de Guerra de Brumado realizou uma atividade denominada Tiro de Instrução Básico. Participaram da mesma os atiradores matriculados neste ano e policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar. Segundo Jean Carlo, chefe de instrução do TG, o armamento utilizado foi o Mosquetão 7.62 mm M968, que tem um alcance máximo de 4.000 metros e uma cadência de tiro de 5 tiros por minuto. O atirador Iago alcançou a maior pontuação no tiro e conquistou o diploma de Melhor Atirador Combatente, que será entregue em novembro, durante a formatura de encerramento do ano de instrução dos atiradores.
Após os petistas terem acusado Dalva Sele Paiva, principal delatora de um suposto esquema de desvio público, de não ter provas documentais para atestar as denúncias, ela disse que pode comprovar tudo que disse à revista Veja. A presidente da ONG Instituto Brasil declarou que está sendo perseguida por militantes petistas e negou que tenha sido comprada pela oposição. Segundo a própria, ela está em Barcelona e só voltará ao país assim que tiverem asseguradas a sua segurança e integridade física. Paiva voltou a confirmar a presença do candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), no esquema de desvio de dinheiro. “Rui Costa nunca constou na folha de pagamento, mas recebeu algumas vezes”, disse. As informações são do Jornal Correio.
A partir da próxima quinta-feira (25), tem início a 3ª edição do Festival de Música Popular - Brumado (FEMP-B). O maior evento musical da cidade acontece no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, a partir das 20h. No local, vários artistas apresentarão composições próprias e vão disputar a preferência dos jurados. Toda a comunidade está convidada a participar do festival, que é inteiramente gratuito.