Achei Sudoeste

06 Jun 2013 - 15:29h

Desde a última terça-feira (04), milhares de pessoas se inscreveram para o processo seletivo em Brumado. O prazo de inscrição se encerra na próxima sexta-feira (07), mas durante toda essa quinta-feira (06) as filas que se formaram nos bancos, na Biblioteca Jarbas Passarinho e na Prefeitura Municipal irritaram centenas de candidatos vindos de diversos municípios da região, que ainda tentam se inscrever no processo seletivo. “Isso é uma tremenda falta de organização. Eles colocaram apenas uma pessoa para atender aqui e nós somos obrigados a ficar com fome, sede e ainda aguentar esse sol abrasador o dia todo na fila”, reclamaram alguns candidatos ao site Brumado Notícias enquanto esperavam na fila de atendimento. Na entrada da prefeitura, outra multidão reclamava da demora no atendimento, vez que ainda iriam pagar os boletos. A conquistense Rosimeire Souza chegou de madrugada na fila e ainda não havia sido atendida. “Chegamos aqui desde as 4 horas da manhã e ainda não fomos atendidos. Na fila, tem gestantes, mães amamentando e ainda nem pagamos o boleto bancário. Vamos ter que dormir aqui”, disse a candidata, que ainda reclamou da burocracia para realização da inscrição. “Estamos peregrinando de uma fila para outra. A primeira fila é a da prefeitura para fazer a inscrição e pegar o boleto; depois a fila é no banco para pagar o boleto e, por último, na Biblioteca. Além disso, ainda tem pessoas com procuração fazendo inscrições para outras dez. Isso não é justo”, reforçou.

06 Jun 2013 - 15:04h

Um cavalo em estado de decomposição apareceu às margens da BA-262, próximo à rótula do anel viário em Brumado, há cerca de dois dias. Embora não tenham sido registrados nos últimos dias acidentes no trecho envolvendo animais, segundo testemunhas, o bicho foi atropelado na última semana, na BA-148, nas proximidades do Cemitério Jardim Santa Inês. O condutor do veículo envolvido no acidente teria acionado a polícia, que não compareceu ao local para fazer o levantamento do caso. Com a ajuda de amigos, o dono do cavalo teria retirado o animal da pista e escondido o mesmo para não ser identificado. Algumas testemunhas do acidente informaram ao site Brumado Notícias que viram uma carroça parar durante a madrugada da última terça-feira (04) no trecho onde o animal se encontra. O mesmo teria sido desovado na BA-262 para confundir as investigações acerca do acidente. A nossa reportagem não encontrou registro da ocorrência do suposto acidente na delegacia.

06 Jun 2013 - 12:02h

Após vistoria realizada na custódia de Brumado na última quarta-feira (05), policiais civis e militares encontraram uma grade de uma das celas serrada e a barra de ferro escondida dentro do local. Ao perceber a tentativa de fuga, a polícia transferiu os presos de cela e os 44 custodiados ficaram divididos em três celas. Por conta do ocorrido, as visitas foram canceladas durante a quarta-feira, mas os alimentos levados pelas famílias foram entregues aos presos. Na manhã desta quinta-feira (06), a cela foi soldada novamente. Somente durante o mês de maio e nesse início de junho, a polícia conseguiu frustrar 11 tentativas de fuga na cadeia local. Desta vez, a tentativa foi interrompida por conta de uma ligação anônima que relatou aos investigadores da polícia civil sobre a cela serrada. Não foram encontradas as ferramentas utilizadas para serrar as barras de ferro.

06 Jun 2013 - 11:08h

A Comissão da Ferrovia de Integração Oeste Leste se reuniu na última quarta-feira (05). Na ocasião, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) parabenizou o jornal A Tarde pela produção de um caderno especial sobre a obra, veiculado e distribuído no dia 28 de maio. Bastos afirmou que, além de ser um trabalho primoroso, o material representa mais um impulso para a obra, que, segundo ela, é tão esperada pelo povo baiano. Durante a reunião da Comissão, também ficou agendada para o próximo dia 18 de julho, uma visita ao canteiro de obras de Brumado, no intuito de se acompanhar o avanço das obras no trecho. Entre as próximas atividades da Comissão, estão previstas a realização de uma audiência com a Valec Engenharia, empresa responsável pela obra, para tratar da proposta de mudança do traçado da Fiol para a cidade de Campinorte. A necessidade de retomada das obras nos lotes 5 (Guanambi) e lote 5A (Bom Jesus da Lapa) também foi debatida no encontro.

06 Jun 2013 - 10:48h

Morador da Fazenda Floresta, o brumadense, Dalji Ramos Machado, de 72 anos, há 22 anos faz parte da comitiva de tropeiros da Vaquejada de Lagoa Real. No último final de semana, o tropeiro apareceu no programa Globo Rural, da Rede Globo, como símbolo das comemorações no município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o sertanejo declarou que para ele foi uma surpresa e ao mesmo tempo a realização de um sonho poder participar de uma matéria que ficará como recordação para os seus descendentes. “Fico feliz de ter sido escolhido pela equipe de reportagem para representar os demais tropeiros do nosso tão sofrido sertão. Me sinto realizado em poder deixar essa recordação para meus filhos e meus netos e espero que algum deles possa seguir essa tradição”, disse Dalji. Emocionado, o sertanejo agradeceu a Deus pela oportunidade recebida. “Obrigado, meu Deus! Mande chuva ao nosso sertão para abençoar a nossa terra e regar as nossas plantações, e que essas deem o fruto do nosso sustento. Amém!”, finalizou.

06 Jun 2013 - 10:33h

O Procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga encaminhou ofício à Procuradoria Geral da União (AGU) na Bahia na busca por garantir o ressarcimento dos prejuízos decorrentes da realização de eleições suplementares nos municípios de Camamu e Muquém de São Francisco. As eleições foram realizadas respectivamente em março e abril deste ano. Para obter o ressarcimento, o procurador se baseou no acordo de cooperação técnica nº 1/2012, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a AGU, o qual estabelece a atuação conjunta entre os dois órgãos a fim de possibilitar que os valores gastos com a realização de eleições suplementares sejam ressarcidos ao patrimônio da União. Em Muquém de São Francisco foram realizadas novas eleições no dia 7 de abril, tendo em vista que o candidato que havia vencido o pleito no ano passado teve o registro de candidatura indeferido por não apresentar a certidão de 2º grau da Justiça Eleitoral. Em Camamu, o candidato que venceu as eleições em 2012, também teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE por ter as contas rejeitadas, o que configurou ato de improbidade administrativa. Novas eleições no município aconteceram em 3 de março.

06 Jun 2013 - 10:01h

O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), os vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), juntamente com o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), se encontraram com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, na última quarta-feira (05) para buscar a elevação da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. O grupo almeja a sustentabilidade da capital do minério. Além de beneficiar o município de Brumado, a elevação poderá ajudar no abastecimento de diversas cidades da região, a exemplo da cidade de Tanhaçu. O secretário afirmou que Brumado é prioridade, inclusive, no que se refere à implantação do sistema de esgotamento sanitário. Eduardo Vasconcelos disse que continuará empenhado para que o prefeito Aguiberto Lima Dais (PSL) tenha cada vez mais sucesso em sua administração.

06 Jun 2013 - 09:42h

Na última semana, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na Chapada Diamantina para compromissos de seu mandato parlamentar. No município de Andaraí, Viana participou da solenidade de inauguração da praça principal da cidade. Além deste, estiveram presentes no ato de inauguração o prefeito Wilson Paes Cardoso (PSB) e a prefeita do município de Mucugê, Ana Medrado (PP). A convite do prefeito de Andaraí, o parlamentar também participou da inauguração do Centro de Profissionalização do município, importante obra que promoverá muitos benefícios para a população.

06 Jun 2013 - 08:54h

A polícia de Condeúba, no sudoeste baiano, acaba de prender dois suspeitos de terem participado do assalto às agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco na última segunda-feira (03). A informação foi confirmada pelo delegado Sérgio Fabiano, que está interrogando os suspeitos neste momento. “Eles serão interrogados nesse momento e as buscas na região estão mantidas”, declarou. A polícia ainda conta com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) na operação de captura dos assaltantes.

06 Jun 2013 - 08:44h

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) realizou assembleia na manhã da última quarta-feira (05), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Na reunião, foi eleita a nova diretoria do órgão. Gilberto Lima Dias, presidente da Associação de Apicultores, foi eleito presidente do CMDRS, e Aroldo Meira, vice-presidente.  Como primeira e segunda secretárias foram eleitas Jucélia Leite e Euza dos Santos. Além da mesa diretora, também foram indicados novos membros do Conselho, sendo dois representantes de cada órgão, entre os quais da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Banco do Nordeste, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), STR, Cadeias Produtivas do Mel, Leite e Umbu e mais oito representantes de associações como suplentes. Durante o processo de eleição, o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, e o ex-presidente do CMDRS Cláudio Ribas discordaram quanto à apresentação de propostas. O novo presidente precisou intervir na discussão, pedindo ao secretário para não tumultuar o processo. Gilberto Lima Dias declarou que irá seguir o modelo de direção do seu antecessor. “Darei continuidade ao trabalho de Cláudio Ribas, pois ele tem coragem, tempo, formação, disposição e conhecimento nos diversos órgãos estaduais. Hoje, tenho uma vantagem por conta do atual gestor que é sensível às questões do homem do campo, coisas que o Ribas não teve com a administração passada”, disse.

05 Jun 2013 - 21:22h

O prefeito municipal de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), se reuniu nesta quarta-feira (05) com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, para buscar parceria do governo do estado para a reativação do Mercado Municipal. O local parou de funcionar após embargo da justiça há três anos. Durante contato telefônico com o Brumado Notícias, o gestor tanhaçuense explicou que a desativação ocorreu por causa de uma representação do Ministério Público, sob a justificativa de falta de condições e estrutura do Mercado. “A nossa audiência foi muito produtiva. O secretário Rui Costa estará ao nosso lado para nos ajudar a resolver esta questão que é de grande importância para o nosso município”, contou João. Para recuperar e colocar o local em funcionamento, a Prefeitura de Tanhaçu irá realizar uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O novo Mercado terá ainda uma Praça de Alimentação. João também fez outras reivindicações junto ao secretário como a reforma do Campo de Futebol da cidade, a construção de novas quadras poliesportivas para a zona rural e pavimentação de ruas na sede.

05 Jun 2013 - 19:21h

O programa Avante Sertanejo, criado pela administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, retorna para Brumado após indicação do vereador Weliton Lopes (PR). A confirmação aconteceu na manhã do último dia 04, dada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) durante um evento ocorrido na quadra do Caic. O programa, que foi suspenso por menos de um ano, tem a finalidade, segundo a administração municipal, de oferecer dignidade às famílias brumadenses em situação de vulnerabilidade social. O Avente Sertanejo consiste na entrega de cestas básicas, desde que os cadastrados no mesmo participem e sejam assíduos em cursos profissionalizantes. De acordo com o vereador republicano, a solicitação da volta do Avante Sertanejo foi pela grande importância que o programa tem junto às famílias carentes. “O programa não só melhora a alimentação, mas também oferece a oportunidade dos cadastrados aprenderem um ofício para a sua auto-sustentabilidade e aumento da autoestima”, explicou Lopes. Para o vereador, ter essa indicação atendida é muito gratificante, pois o programa atende mil famílias. Weliton finalizou dizendo esperar que todos aqueles que contribuíram para a suspensão do Avante Sertanejo possam entender agora a real importância do programa para a comunidade brumadense.

05 Jun 2013 - 19:11h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a emissão do parecer favorável, emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, para dois projetos de lei de sua autoria. O primeiro deles é o Projeto nº 20.223/2013, aprovado por unanimidade, que dispõe sobre a cobrança de meia-passagem para estudantes que utilizam o transporte aquaviário em todo território baiano. De acordo com a deputada, esse projeto visa beneficiar estudantes que fazem a travessia Salvador-Itaparica e que utilizam o terminal de Morro de São Paulo. O benefício será válido durante todos os dias do ano. O outro projeto (nº 20.001/2013) versa sobre a proibição do uso de “papel térmico” na impressão de recibos e comprovantes emitidos por instituições financeiras, empresas ou estabelecimentos comerciais, já que tais documentos necessitam, muitas vezes, ser guardados por longos períodos de tempo. A parlamentar considera que os dois projetos têm o objetivo de garantir os direitos básicos da população, no caso estudantes e consumidores. “A meia-passagem para estudantes é uma conquista histórica e que deve ser garantida em todos os meios de transportes. E a proibição do uso do papel térmico vem resguardar o consumidor de ter as informações impressas nesses documentos apagadas com o tempo”, detalhou Bastos. Os projetos ainda serão discutidos nas comissões, para então passarem para votação em plenário.

05 Jun 2013 - 18:20h

Um veículo da Secretaria Estadual de Agricultura da Bahia (Seagri) colidiu com uma carreta e em seguida capotou na BR-030, na tarde desta quarta-feira (05). O acidente foi próximo à comunidade Formosa, a cerca de 1 km do aeroporto Sócrates Bittencourt, em Brumado. De acordo com testemunhas que estavam no local, após a ultrapassagem feita pela carreta, perto de uma lombada, o carro do estado bateu nos pneus traseiros da mesma. Por consequência, os pneus do veículo longo – o qual seguia de Contagem (MG) para Feira de Santana (BA) – estouraram. Já o veículo da Seagri capotou, junto à ribanceira da pista, ficando com os pneus para cima. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. A Polícia Técnica e a Policia Rodoviária Estadual estiveram no local para prestar atendimento e apurar as causas do acidente.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

05 Jun 2013 - 11:32h

Ambientalistas, prefeitura, escolas, grupo da terceira idade, empresas e populares participaram na manhã desta quarta-feira (05), em Brumado, da passeata ecológica em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A manifestação começou na Praça Coronel Zeca Leite e percorreu as principais ruas do Centro da cidade. O ponto culminante da passeata foi o plantio de mudas de árvores às margens do Rio do Antônio. O principal apelo dos manifestantes foi a revitalização do Rio do Antônio, que há décadas está abandonado, poluído pelo esgoto da cidade e por entulhos jogados nas margens pela população. Além da caminhada, o grupo Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (Modera), em parceira com o Abracadabra, estará com stands e fará apresentações culturais durante a noite na Praça Coronel Zeca Leite. Os grupos também estarão distribuindo mudas de plantas.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

05 Jun 2013 - 11:13h

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (05), o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PMDB), demonstrou surpresa com as últimas declarações do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). O político se surpreendeu com forma como o gestor municipal rebateu a denúncia de um possível uso indevido do carro oficial da Prefeitura. “Somente depois de quatro anos que saí da presidência da Câmara é que Aguiberto [prefeito] vem fazendo denúncias contra minha administração. Por que só agora ele está denunciando? Será que quer aproveitar a mídia por causa do acidente que sofri com minha esposa?”, questionou o peemedebista. A dúvida do ex-presidente é porque tais denúncias não foram apresentadas anteriormente. Ao final do contato, Léo Vasconcelos, como é conhecido popularmente, comentou que o prefeito não pode esquecer-se do fato de estar cassado pela justiça eleitoral. “O que me deixa mais surpreso é um prefeito que está cassado por cometer irregularidades nas eleições 2012 se aparecer e se pousando de correto”, afirmou. Mas mesmo com tais declarações feitas pelo alcaide brumadense, Vasconcelos disse que o momento é apenas de buscar a recuperação da sua esposa, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB). A comunista sofreu um acidente de trânsito na madrugada da última terça-feira (04), quando ela, o marido e um assessor trafegavam pela BR-349, em Bom Jesus da Lapa. “Agora estou apenas preocupado com a reocupação da minha esposa”, assegurou.

05 Jun 2013 - 10:49h

Em pleno dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, a Prefeitura Municipal de Brumado derrubou um mandacaru. A planta, um dos grandes símbolos do sertão, estava plantada na Praça Coronel Zeca Leite desde meados da década de 1990, época da sua reconstrução. O ato desta quarta-feira revoltou os ambientalistas da cidade. No momento em que realizavam uma caminhada ecológica, eles flagraram a empresa responsável pela reforma do local serrando o mandacaru. Pessoas ligadas à Prefeitura tentaram explicar a situação, dizendo que a planta poderia provocar acidentes em crianças por causa dos espinhos. “Esse mandacaru estava dentro do canteiro há quase 20 anos e nunca ouvimos nenhum relato sobre alguém ter se machucado com ele”, discordou um estudante que acompanhava o movimento ambientalista. Revoltado, o estudante ainda foi irônico: “O mandacaru nunca saiu do seu canteiro para ferir ninguém, mas irresponsavelmente a Prefeitura invadiu o canteiro e agrediu a planta. Um crime em praça pública, então chamem a polícia e os peritos, pois além de matar, eles ainda esquartejaram a vítima”. Além da Prefeitura, a Paróquia do Bom Jesus também derrubou um mandacaru que estava plantado ao lado da Igreja Matriz. “Um ato lamentável para quem diz atuar em defesa do meio ambiente”, completou o estudante.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

05 Jun 2013 - 10:24h

Os funcionários da Andrade Gutierrez, empresa responsável pela construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) em Brumado, enfrentaram problemas para sacarem seus pagamentos na manhã de hoje, quarta-feira (05). Uma grande quantidade de operários da empresa foi aos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil para realizar a transação financeira, entretanto as máquinas só disponibilizava o saque parcial dos salários. Por conta desse transtorno, os trabalhadores da ferrovia foram buscar o serviço de saque nos caixas convencionais, gerando um grande tumulto na agência. Foi preciso acionar a polícia para controlar a situação e organizar a multidão revoltada com o atendimento da instituição financeira. “Se o banco assumiu a responsabilidade de efetuar os pagamentos, ele deveria se organizar melhor. Mas ele [o banco] foi ‘fominha’ e não quis repartir a fatia com as outras agências. Por isso agora está esse tumulto e muitos de nós só vamos sair daqui à noite”, comentaram revoltados os funcionários. Para que os trabalhadores pudessem sacar seus pagamentos, a empresa colocou o dia de hoje como folga.

05 Jun 2013 - 09:55h

Já é São João na Minas Calçados e Confecções! E para você que quer passar os festejos juninos na moda e com estilo, sem abrir mão da qualidade, o local certo para encontrar aquela roupa especial e aquele sapato bonito é a Minas Calçados e Confecções. A loja dispõe de uma linha completa em calçados femininos e masculinos, tanto para adultos quanto para crianças, e ainda oferece para os clientes confecções em geral. E se para curtir festa de São João a São Pedro é preciso tranquilidade e dinheiro no bolso, a loja ainda parcela suas compras em até 10 vezes no crediário, sem burocracia. Quer mais um motivo para visitar a Minas Calçados e Confecções? Quem comprar na loja ainda vai concorrer ao sorteio de três motos zero km! Então não perca tempo e vá para o São João da Minas Calçados e Confecções! A loja está na Rua Coronel Tibério Meira, 333 A, no Centro de Brumado, telefone (77) 3441-3319.

05 Jun 2013 - 09:09h

Por conta do assalto ocorrido na manhã da última segunda-feira (03), as duas agências bancárias de Condeúba, no sudoeste baiano, ficaram fechadas. Um grupo de oito bandidos, fortemente armados, atacou os dois locais e fugiu em três veículos. Toda essa situação provocou medo nos 16 funcionários dos bancos e a orientação do Sindicato dos Bancários foi que o trabalho só fosse retomado depois de passarem por atendimento psicoterápico. Os diretores do Sindicato ainda analisaram o estado da estrutura física das unidades, constatando que apenas a Agência do Banco do Brasil sofreu danos em uma das portas. O atendimento deve ser retomado nesta quarta-feira (05). “Todos os 16 colegas sofreram um acidente de trabalho. Por isso não havia condições de retomar o atendimento logo após tamanho trauma”, explicou o presidente do Sindicato, Delson Coêlho. O presidente também garantiu que o Sindicato irá continuar acompanhando as investigações acerca do assalto e vai cobrar medidas preventivas contra esse tipo de ação criminosa.