Achei Sudoeste

08 Ago 2013 - 19:27h

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) da Bahia enviou nesta quinta-feira (08) a sua manifestação acerca do recurso eleitoral impetrado pelo prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), pela vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) e pelo ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o procurador Sidney Madruga decidiu pela cassação dos diplomas do prefeito e da vice-prefeita da cidade. Madruga deferiu pela manutenção da decisão do juiz de 1º grau, que previa ainda a anulação dos votos recebidos pelo chefe do executivo brumadense. O prefeito e sua vice tiveram os seus mandatos cassados pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. Apesar da decisão, o magistrado preferiu não afastar o prefeito e a vice do cargo, deixando o feito para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia. Aguiberto, Cristina e Eduardo foram acusados pela candidata derrotada nas últimas eleições, Marizete Pereira (PT), de abuso de poder político e econômico. Os três ainda tiveram seus direitos políticos cassados por oito anos. O pleno do TRE-BA deverá julgar o recurso nos próximos dias.

08 Ago 2013 - 18:33h

Sob o comando do Major Berlink, 12 viaturas, entre carros e motos da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), e uma viatura da CIPE/Sudoeste, a antiga Caesg estão realizando um patrulhamento ostensivo em Brumado nesta quinta-feira (08). Ao todo, mais de 30 soldados e oficiais participam da operação. Por telefone, o Major Berlink disse ao site Brumado Notícias que o objetivo da operação é primariamente inibir a ação dos elementos que vêm promovendo uma onda de assaltos na cidade e ao mesmo tempo transmitir maior sensação de segurança à população. As motocicletas estão patrulhando o centro da cidade enquanto as viaturas percorrem os bairros periféricos. “Queremos dar uma resposta a nossa comunidade que clama por segurança e não podemos deixar que os criminosos contaminem os populares com o medo que estava sendo propagado com os constantes assaltos. A polícia é parceira da comunidade e vamos continuar trabalhando para coibir as ações delituosas”, afirmou Berlink.

08 Ago 2013 - 17:19h

Recentemente, o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) fixou várias placas de sinalização por todo o perímetro urbano do município, mas em algumas vias as placas ficaram inadvertidamente escondidas atrás de árvores. A reportagem do site Brumado Notícias registrou alguns desses pontos, a exemplo do que acontece na Travessa Alta dos Amorim, em frente à delegacia, na Avenida Mestre Eufrásio no encontro com a Praça Coronel Zeca Leite, e na Rua Tiradentes, ao lado do Derba. Nos três exemplos citados, as placas estão escondidas entre as árvores e não são percebidas pelos motoristas. Para os condutores, o erro foi um equívoco de marcação. “Como é que a gente respeita uma preferência ou sabe o que é mão ou contramão se o Departamento de Trânsito está nos escondendo essa informação? Apelo para que os responsáveis pelo setor deem atenção a essa gafe”, pediu o motociclista Euller Amorim.

08 Ago 2013 - 16:48h

O impasse nas negociações entre os professores e a prefeitura de Brumado com relação ao reajuste salarial da categoria continua. Os professores reivindicam 24% de aumento, mas na última rodada de negociações a prefeitura apresentou uma contraproposta de apenas 8%, o que deixou os educadores irritados. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb), Conceição Machado, disse que os docentes estão dispostos a paralisar as atividades caso a prefeitura não atenda a reivindicação da categoria. “Se a prefeitura pagar o que o sindicato e os professores estão pedindo, 24% do cumprimento do PIS, não haverá paralisação, mas, caso contrário, o assunto será deliberado em assembleia e poderemos ter sim uma paralisação de advertência nos dias 14 e 15 deste mês”, afirmou a sindicalista. Machado ainda apontou que não está descartada a possibilidade de uma greve dos professores no município.  “Ainda é cedo para falarmos em greve, pois também não queremos prejudicar o calendário letivo dos alunos, mas se houver necessidade faremos sim uma greve”, reforçou. Uma nova assembleia entre o sindicato e os professores ocorrerá na próxima segunda-feira (12).

08 Ago 2013 - 16:02h

Através de três preposições apresentadas ao Legislativo, o vereador Weliton Lopes (PR) busca reconhecer a importância da valorização das pessoas e suas ações em prol da comunidade. Uma das preposições é o titulo de cidadão brumadense que será entregue a Heliton Dias Araújo, proprietário de uma empresa de comercialização de produtos derivados de gás liquefeito que tem contribuído de forma bastante direta com o crescimento e o desenvolvimento da cidade de Brumado. A outra preposição, uma Moção de Aplauso, é endereçada a esportista Alexandra Cardoso Leite, que conquistou o vice-campeonato no Mundial de Jiu-Jítsu realizado em São Paulo. Além disso, o vereador realizou uma Moção de Pesar em reconhecimento a figura respeitável e exemplo de simplicidade e honestidade do senhor Agnelo Azevedo, que faleceu no último dia 06 de agosto aos 105 anos de idade. “Estas pessoas realizam suas ações por amor, mas cabe a nós demonstrarmos reconhecimento a estes feitos, pois desta forma também estaremos incentivando outras pessoas a buscarem a realização de seus sonhos nos oferecendo oportunidade de demonstramos nosso agradecimento”, ressaltou Lopes.    

08 Ago 2013 - 15:36h

O site Brumado Notícias acompanhou o vereador Castilho Viana (PSB) até a Vila Presidente Vargas para apurar as inúmeras reclamações dos moradores da localidade com relação à poluição causada pela Magnesita. Os moradores insistem em afirmar que durante a noite a empresa desliga os filtros dos fornos e, com isso, toneladas de poeira são lançadas na atmosfera atingindo o vilarejo e causando danos a saúde pública. A informação foi confirmada pela moradora Maria Geni da Silva Santos, 74 anos, que mora há 40 anos na Vila. Segundo a dona de casa, por conta da poluição, ela tem passado mais tempo na roça do que em casa. A idosa disse ainda que a Magnesita já se reuniu com a comunidade e prometeu resolver o problema até o mês de julho, mas a promessa não foi cumprida. Na residência de Dona Maria podem ser vistas as camadas de pó que se formaram nas telhas, nos baldes e na mobília, que tem de ser limpa pelo menos três vezes ao dia. “Meu filho e meu marido estão com sérios problemas de saúde por causa dessa poluição. Muitos moradores não comparecem as reuniões ou não denunciam porque trabalham ou tem algum parente trabalhando na empresa e temem perder o emprego”, denunciou a idosa. 

Situação parecida a nossa reportagem encontrou na casa do aposentado José Antônio de Lima, o popular Carrate, que mora há 33 anos na Vila. Segundo ele, já se tornou um hábito a família tomar remédios antialérgicos e ir ao hospital em função de problemas derivados da poluição no local. Para comprovar as queixas dos moradores, o aposentado mostrou a garagem de sua casa, onde, segundo ele, a poeira misturada com o óleo dos fornos da Magnesita danificou até a pintura do seu carro. No intuito de dar uma satisfação à população, a empresa instalou uma base de monitoramento do ar em frente a uma escola infantil, mas os populares reclamam que a Magnesita diz que o coletor não apresenta alto índice de poluição. O vereador adiantou durante entrevista que irá acionar o Ministério Público Federal para intervir na questão. “Ouvimos a empresa na Câmara e a mesma prometeu solucionar o problema entre os meses de junho e julho, mas a solução que prometeram ainda não chegou. Com isso a poluição continua afetando a saúde pública e degradando o meio ambiente. Acredito que vamos ter que somar forças com o Ministério Público Federal para resolver esse impasse”, destacou Viana.

08 Ago 2013 - 15:07h

De acordo com notícia divulgada pelo site Bocão News, no último domingo (4), uma discussão ocorrida entre o Ministro dos Transportes da Bahia, César Borges (PR), e um lancheiro quase terminou em tragédia. O desentendimento teria acontecido na Bahia Marina, em Salvador, quando o ministro foi passear em seu barco particular junto com a família. Por volta das 16h, o ministro, a esposa e o filho atracaram o barco na Bahia Marina e, antes de irem embora, Borges reclamou com o segurança do local afirmando que o dono de outra lancha estaria com som alto e fazendo algazarra, incomodando os frequentadores do espaço. Outros lancheiros já haviam reclamado com o segurança, que por isso já tinha conhecimento do fato. Segundo testemunhas, o dono da lancha de onde supostamente vinha o som alto ouviu o ministro se queixando com o segurança e ficou bastante irritado. O homem, que não teve a identidade revelada, teria xingado e dito palavras de baixo calão ao ministro e sua esposa. Na tentativa de defender o pai, o filho de Borges teria dado um soco no homem. Este correu para o barco e voltou com uma arma, com a qual ameaçou a família. Os seguranças da Marina foram chamados e conseguiram deter o homem, evitando assim uma tragédia. O ministro não foi localizado para comentar o caso. Já o homem prestou depoimento e foi liberado em seguida.

08 Ago 2013 - 14:48h

O secretário de Saúde de Brumado, farmacêutico Cláudio Feres, se encontrou com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, durante o 1º Encontro de Prefeitos da Chapada Diamantina, que está sendo realizado na cidade de Andaraí nesta quinta-feira (08). Ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), Feres tratou das principais demandas da área da saúde pública de Brumado, demonstrando otimismo quanto à busca por tornar o setor cada vez mais dinâmico e efetivo. O secretário brumadense ainda falou sobre a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída no Bairro Malhada Branca; a ampliação da saúde básica; e a parceria para ampliar a estrutura e a logística do Hospital Magalhães Neto. Visando melhorar o atendimento nos setores da saúde, Feres destacou que o encontro com Solla foi muito positivo. “O secretário foi muito atencioso e ouviu os nossos pleitos se comprometendo a continuar fortalecendo a parceria com o município”, disse.

08 Ago 2013 - 14:21h

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou no dia 25 de julho um relatório em que aponta uma diminuição de 10,8% no número de homicídios e latrocínios no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na contramão dos resultados do relatório, quatro municípios tiveram um aumento significativo nos índices de violência em seu quadro. Senhor do Bonfim e Seabra com 100% de aumento, Serrinha com 63,6%, e Brumado, na quarta colocação no que se refere ao crescimento da violência, com 62,5%. Só nesse primeiro semestre do ano, Brumado já registrou 13 homicídios, entre os quais três foram por apedrejamento. Além disso, o município também registrou inúmeros assaltos, roubos a mão armada e tentativas de homicídios. Os comerciantes estão assustados com os frequentes assaltos na capital do minério, tanto que, além das câmeras de segurança, muitos já instalaram grades em seus estabelecimentos com o intuito de inibir a ação dos assaltantes. O assunto faz parte das conversas do cotidiano dos munícipes, que cobram mais ações dos poderes públicos no sentido de promover mais segurança na cidade. “O relatório é do governo do estado, ele está a par da nossa situação, mas até então nada tem feito para mudar esse quadro em nossa cidade. Tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil receberam novas viaturas e outros equipamentos, mas os dois setores estão sem efetivo, o que tem sido um fardo para os comandantes, tomar conta de uma cidade com mais de 65 mil habitantes com efetivos tão reduzidos”, desabafou um policial civil que preferiu não se identificar.

08 Ago 2013 - 12:14h

Dois funcionários de empresas ligadas às obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) se envolveram em um acidente na BR-030, nas proximidades do Pancadão, na entrada do município de Ibiassucê, no sudoeste baiano, na manhã desta quinta-feira (08). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os funcionários, que são do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, seguiam de motocicleta para o canteiro de obras em Ibiassucê, quando foram surpreendidos por uma Hillux aparentemente desgovernada. De acordo com testemunhas, o motorista da Hillux teria dormido ao volante, atropelando os operários. Um morreu na hora e outro foi encaminhado a um hospital da região em estado grave. O motorista do veículo teve apenas escoriações e passa bem. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado está no local fazendo a perícia e o corpo do operário que faleceu será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

08 Ago 2013 - 11:02h

Pensando na segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária alerta para o perigo do uso de cerol. Feito de uma mistura de barbante com cola e vidro, o cerol é utilizado nas linhas de pipas com a intenção de cortar a linha de outras pipas, como em uma competição. Com a temporada de ventanias tendo sido iniciada, o costume de soltar pipas se intensifica e, por trás de uma inocente brincadeira, pode se esconder uma ameaça a todos. O uso do cerol pode provocar cortes graves no pescoço e membros das pessoas, que muitas vezes levam a morte, como já foi registrado em diversos acidentes. Existem no mercado as antenas anti-cerol, que custam em média R$ 20, e os protetores de pescoço, que custam em média R$ 70. Estes podem ser utilizados como forma de proteção contra esta ameaça.  A PRE orienta os ciclistas e motociclistas a se protegerem e pede aos pais e responsáveis que proíbam seus filhos de fazerem uso do cerol.

08 Ago 2013 - 10:49h

Um caminhão boiadeiro que presta serviço para a empresa Friboi pegou fogo na madrugada desta quinta-feira (08), na BA-262, próximo à entrada da Fazenda Sítio Novo, em Brumado. O motorista contou ao site Brumado Notícias que, por volta das 05h, ele percebeu as chamas na cabine e, de imediato, parou o veículo no acostamento. De longe, populares avistaram as chamas e conseguiram acionar dois caminhões pipas, que foram utilizados para apagar o fogo. Graças à ação rápida dos populares, o fogo atingiu apenas a cabine, não se alastrando para a carroceria. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência e a suspeita é de que o incêndio tenha acontecido por causa de uma pane elétrica no veículo. O caminhão tinha saído de Itapetinga e seguia viagem para Palmas de Monte Alto.

08 Ago 2013 - 10:01h

Após o recesso parlamentar, as sessões da Câmara de Vereadores de Brumado retornam nesta quinta-feira (08), às 18h30. Os trabalhos no Legislativo voltam à normalidade com a realização das sessões todas as segundas-feiras. Com as sessões, também voltam ao seu ritmo normal às apresentações e votações de projetos e as discussões acerca das necessidades do município. As sessões são abertas ao público e você pode exercer o seu direito de cidadão participando e comparecendo à Câmara.

08 Ago 2013 - 09:09h

No dia 20 de agosto, uma palestra com representantes de diversos órgãos de trânsito será realizada na Câmara de Vereadores de Brumado. A palestra visa chamar a atenção para as deficiências e a falta de estrutura do trânsito local, explicitadas pela quantidade de acidentes que são registrados todos os dias na cidade, especialmente em pontos críticos, a exemplo da Praça Senhor do Bonfim e das rótulas nas saídas para Vitória da Conquista e Caetité. A discussão também busca encontrar alternativas viáveis para solucionar a problemática. Organizado pela Loja Maçônica Manoel Carvalho, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Detran e do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), entre outras instituições. A palestra, que terá início às 20h, é aberta ao público.

08 Ago 2013 - 08:11h

Visando sempre oferecer os melhores produtos com os melhores preços, o Supermercado Super Bom Preço vai anunciar semanalmente as suas ofertas. Toda semana serão divulgados para seus clientes os produtos que vão estar em promoção no supermercado. Fique atento e compre no lugar que te oferece os melhores preços! O Super Bom Preço está na Rua Sargento Antenor Santos, nº 162, telefone (77) 3441-7490.

07 Ago 2013 - 19:05h

Vai ser realizada hoje, quarta-feira (07), a primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Reforma Política. Promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o evento será na sede do órgão em Brasília. O objetivo do encontro é elaborar proposições que serão encaminhadas ao Congresso Nacional. Representantes de nove estados participarão do debate, entre eles o deputado estadual João Bonfim (PDT), representando a Bahia. Aproveitando a visita à capital federal, Bonfim se reuniu no período matutino com o vice-presidente de governo do Banco do Brasil e presidente nacional do PTB, Benito Gama.

07 Ago 2013 - 18:36h

Após solicitação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) confirmou que vai elaborar o projeto de iluminação pública das margens BR-030, na altura do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. A resposta positiva foi dada à parlamentar na tarde de hoje, quarta-feira (07), pelo próprio secretário e vice-governador, Otto Alencar. A Seinfra já encaminhou a solicitação da obra – que tem orçamento aproximado de R$ 367 mil – para o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno. “Há muito tempo a população de Ibitira, tão importante distrito, espera por essa energia. Hoje nos sentimos muito gratos por poder fazer parte dessa luta e por termos o nosso pedido atendido pelo governo. O povo de Ibitira merece mais e mais conquistas”, disse Bastos durante audiência com Alencar e Ragno. Também participaram da audiência o prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), e pelo secretário de Administração e presidente municipal do Partido Social Democrático (PSD), Antônio de Souza Lima. Os representantes de Rio do Antônio aproveitaram a ocasião para agradecer à deputada e ao vice-governador pela energia e pela instalação do sinal de telefonia móvel no distrito.

07 Ago 2013 - 18:08h

No próximo dia 17 de agosto, a Prefeitura Municipal de Caculé e a Agência Fashion Model de Kezinha Produções vão realizar o 2º Caculé Fashion Day. O evento será um encontro de moda das boutiques mais conceituadas da cidade e terá a participação de modelos profissionais. O Fashion Day será na Praça Ramiro Xavier e fará parte dos festejos de comemoração dos 94 anos de emancipação política de Caculé. No aniversário da cidade terá ainda uma tenda eletrônica e shows de Max & Leo e Thiago Araújo e Banda.

07 Ago 2013 - 16:39h

Na tentativa de entrar na delegacia de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com drogas e outros objetos escondidos nas partes íntimas, duas mulheres foram presas na manhã de hoje, quarta-feira (07). Segundo a Portal 104 FM, a justificativa de que iriam visitar dois detentos deixaram os agentes da Polícia Civil desconfiados das jovens. Conforme as informações do delegado Edson Santos Souza, com uma delas, Jessica Maíra Souza Bispo (22 anos), foram encontrados uma bateria de celular e um cartão de memória. Moradora do Bairro Taquari, em Livramento, Jéssica confessou que já tinha entrado no local com drogas e celular. Com a outra jovem, Luana Resende de Souza (23 anos), os policiais encontraram uma porção de maconha e oito papelotes de um pó branco – possivelmente cocaína, os quais estavam em sua genitália. Natural de Brumado, a jovem de 23 anos foi autuada em flagrante e está detida pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Já a livramentense foi liberada após assinar um termo circunstanciado.

07 Ago 2013 - 15:55h

Por volta das 14h40 desta quarta-feira (07), um veículo, com placa policial do município de Birigui-SP, invadiu uma loja de produtos eletrônicos e manutenção de TV na Avenida Centenário, em Brumado. Segundo testemunhas, o motorista do carro alegou que havia um caminhão parado em sua frente, e quando percebeu que não daria tempo frear, tentou desviar e acabou invadindo a loja. O proprietário do local contou ao site Brumado Notícias que por pouco seus clientes não foram atingidos no acidente. “Apenas dois minutos antes havia dois fregueses aqui. Eles terminaram de sair e o carro invadiu a loja. Quando percebi que o motorista não parava, corri para dentro”, narrou o comerciante. O Departamento de Trânsito do município foi acionado para fazer perícia no local. Mesmo com a gravidade do acidente, ninguém se feriu, somente o balcão e vários aparelhos televisores foram danificados.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias