Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Set/2017 - 12h00

Terreno no Campo Seco será o novo local para o aterro controlado do lixo de Brumado

Terreno no Campo Seco será o novo local para o aterro controlado do lixo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Processo Administrativo nº 336/2017, de 20 de julho de 2017, a Prefeitura de Brumado publicou no Diário Oficial do Município, no dia 14 de setembro de 2017, a locação por um ano de um terreno na Comunidade Fazenda Campo Seco para o despejo final dos resíduos sólidos e como novo aterro controlado do município. A locação da área ficou no valor de R$ 36 mil. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se limitou a dizer que foi necessária a locação de um novo terreno, uma vez que o local onde funcionava o aterro controlado terminou a sua vida útil. O local atual de destinação dos resíduos sólidos está localizado à margem da BR-030, próximo a uma fábrica de cimento, no sentido Brumado a Tanhaçu. Em 2010, o governo federal sancionou a lei nº 12.305/2010, que institui o plano de resíduos sólidos e a construção de aterros sanitários. 

Terreno no Campo Seco será o novo local para o aterro controlado do lixo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto ficou em tramitação no congresso nacional por 21 anos - desde que a proposta foi sancionada, o governos estipulou prazo para que os municípios se adequassem ao modelo, porém os mesmos sempre foram adiados diante das alegações dos governos municipais da falta de caixa para execução da obra. Sete anos se passaram e poucos municípios conseguiram lixões ou aterros controlados. Em Brumado, toda a coleta é jogada em valas, as quais são cobertas por camadas de terra. Na última gestão administrativa, foram feitos esforços com outra prefeitura da microrregião para se formar um consórcio regional para construção e manutenção de um aterro sanitário regional, o que a princípio foi aprovado pelos gestores, que esperavam pela liberação de uma Síntese do Projeto Aprovado (SPA) por parte da Caixa Econômica Federal. Apesar disso, o projeto não vingou e ficou apenas no campo dos debates.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo