Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

09/Nov/2017 - 17h00

Secretaria de Recursos Hídricos aciona Inema para fiscalizar barramento particular em Brumado

Secretaria de Recursos Hídricos aciona Inema para fiscalizar barramento particular em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores do povoado da Lagoa da Pedra, no município de Brumado, estão revoltados com a construção de um barramento para captar água de um rio que passa pela comunidade para uma propriedade particular. Com o barramento, os moradores acreditam que será cortado o fluxo do rio e, nos períodos de chuva, a comunidade ficará prejudicada. A captação também pode afetar os pequenos produtores e a biodiversidade da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, esclareceu que só tomou conhecimento da obra depois que a mesma já havia sido executada. Ele argumentou que o barramento em si não é o causador da atual seca na localidade, porém ressaltou que, devido ao seu dimensionamento, poderá causar um grave dano ambiental e até econômico às comunidades ribeirinhas da região. Diante das denúncias dos populares, a secretaria acionou o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema) com o intuito de verificar se existe licenciamento para execução da obra. “Já passamos as coordenadas ao Inema. O que esperamos agora é um posicionamento do órgão quanto ao dimensionamento da obra e a autorização para a mesma. É uma obra de grande monta e com grande movimentação de terra, o que pode agravar ainda mais as carências do meio ambiente, principalmente no que tange à captação de recursos hídricos”, pontuou o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo