Um estudo americano concluiu que o custo de produção no Brasil é 23% mais caro que nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, em dez anos, de 2004 a 2014, o custo aumentou 26% em relação ao dos EUA - o país perdeu competitividade por conta do aumento de salários pagos na indústria sem acompanhar uma alta da produtividade dos brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, países como China, Índia, México e Rússia conseguem ter uma produção consideravelmente menos onerosa quando comparados ao Brasil. São considerados os fatores “salários da indústria”, “produtividade do trabalho”, “custo de energia” e “taxa de câmbio” para realizar o levantamento. Burocracia excessiva, falta de infraestrutura e falta de mão de obra qualificada também são apontados pelo grupo o motivo do alto dispêndio da indústria nacional.
93% da população brasileira considera os serviços públicos e privados de saúde no país regulares, ruins ou péssimos de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, feita a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Filas de espera, acesso aos serviços públicos e gestão de recursos são os principais problemas enfrentados no setor. O levantamento mostra que 87% dos brasileiros aponta a saúde como a área de maior importância - para 57%, o tema deve ser tratado como prioridade pelo governo federal. Os dados também revelam críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mais da metade dos entrevistados que buscaram atendimento na rede pública relataram ser difícil ou muito difícil conseguir o serviço pretendido, sobretudo cirurgias, atendimento domiciliar e procedimentos específicos como hemodiálise e quimioterapia. Em relação à qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos e atribuíram avaliações que variam de regular a péssimo. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências, emergências e em pronto-socorro. A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 10 de junho de 2014 e ouviu 2.418 homens e mulheres com idade mínima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Em Caetité, três elementos foram presos em flagrante após assaltar e espancar um idoso de 80 anos de idade na zona rural do município, na comunidade de Tanquinho. Segundo informações do Caetité Notícias, Mateus Alves Marques Correia, conhecido como Teteu, de 19 anos; Nivaldo Vilas Boas de Oliveira, de 21 anos; e João Batista Dantas da Silva, de 31 anos, foram localizados a partir de denúncia anônima na Fazenda Cangalha. Os três indivíduos são de alta periculosidade de acordo com a polícia. O trio procurava dinheiro, mas levaram do idoso uma TV de 20 polegadas. Na ação, os policiais civis recuperaram o televisor roubado, duas motos sem placas e documentos, peças de motos desmanchadas, uma pequena quantidade de maconha e armas brancas utilizadas no crime. Os acusados estão presos à disposição da justiça.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Realizado anualmente pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), o Campeonato Baiano de Mountain Bike XCM - Copa Alto Sertão será realizado em Caetité no próximo dia 31. A largada acontece na Praça da Catedral, às 08h. Nesta segunda edição do evento, o público estimado é de 200 participantes. Os vencedores receberão R$ 5.800 em prêmios. Os interessados já podem se inscrever através do site www.centraldacorrida.com.br/copaaltosertao2014. As vagas são limitadas. Vale lembrar que os atletas residentes nas regiões de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, além de seus respectivos distritos, terão condições especiais de inscrição mediante apresentação do comprovante de residência. O competidor deverá entregar 2 Kg de alimento não perecível na retirada do Kit Atleta, composto por ecobag, camisa em tecido tecnológico e squeeze, no dia 30, às 17h, em local a ser definido pela organização. Todos os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição local. Os parques eólicos da Renova Energia farão parte do circuito da competição. O campeonato é realizado pela ATP Run, com o apoio da Renova Energia e da prefeitura de Caetité.
Foto: Reprodução Até o final do ano, os hospitais do país devem se adequar para a realização do teste da linguinha em todos os bebês. Através do teste, é possível identificar problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação. O exame pode verificar inclusive se há a necessidade de cirurgia para corrigir possíveis irregularidades no frênulo lingual - a estrutura que liga a parte inferior da língua à boca. De acordo com a Agência Brasil, sancionada em junho, a lei nº 13.002/14, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini, obriga hospitais a fazerem o teste rotineiramente nos recém-nascidos. A criadora do exame, a fonoaudióloga Roberta Martinelli, diz que corrigir a língua presa já na maternidade pode evitar problemas sérios. “É uma das maiores causas de desmame precoce inicialmente. E, futuramente, é uma das maiores causas de problemas de fala”, explicou ela.
Após inúmeras denúncias e reclamações de ambientalistas, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Brumado, entraram em contato com a empresa Magnesita para saber sobre uma canalização instalada na nascente Alegria, do Riacho do Sapé. O equipamento teria sido instalado dentro da área de preservação ambiental pertencente à empresa na Serra das Éguas. Segundo o Inema, a canalização e uma barraginha estavam interrompendo o fluxo natural do riacho e afetando diretamente a biodiversidade nativa da região.
O site Brumado Notícias acompanhou a ação do coordenador de fiscalização e licença ambiental, Dailton Meira, no momento em que foi encontrada a tubulação na nascente do riacho. Dailton esclareceu que a tubulação foi colocada por donos de propriedades localizadas na encosta dos morros, que se sentiam prejudicados com o barramento da Magnesita. Por causa disso, segundo Meira, eles teriam buscado meios de captar a água para suas propriedades. Com a advertência do Inema, a comporta da barraginha no leito do riacho será mantida aberta, favorecendo os moradores antes prejudicados nas encostas.
Na manhã de ontem (20), o presidente da Lira Ceciliana Brumadense, Evilázio Nascimento dos Santos, o patrono, Lucílio Meira, e o vice-presidente, José Maria, estiveram na prefeitura municipal. Os representantes foram recebidos pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e pelo secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Miguel Lima Dias. A visita teve o objetivo de agradecer o apoio recebido e apresentar os instrumentos musicais com os quais o grupo foi contemplado em razão do prêmio “Funarte de Apoio a Banda de Música”. São 05 instrumentos: 01 Bombardino, 01 Saxofone tenor, 01 Saxofone Alto, 01 Trompete e 01 Trompa. A entrega dos instrumentos ocorreu no município de Cachoeira, na presença da coordenadora de bandas da Funarte, Rosana Lemos. O projeto da Fundação Nacional de Artes - Funarte/Centro da Música e do Ministério da Cultura atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”. O prêmio recebido pela Lira Ceciliana Brumadense se deve ao reconhecimento do trabalho desenvolvido junto à comunidade e em outros municípios.
Uma equipe de eletrificação e manutenção de rede que presta serviços para a Coelba atendeu a um chamado de emergência na Travessa Manoel Lima, no Bairro Mercado, em Brumado, na tarde da última quarta-feira (20), por conta de um curto circuito e queda de energia na região. O incidente foi provocado por uma linha de pipa com cerol, que ficou presa aos cabos de transmissão de energia. Os garotos que soltavam a pipa tentaram puxar a linha e acabaram rompendo os cabos. O blecaute afetou pelo menos 60% dos domicílios no bairro. Populares viram o momento em que os meninos que soltavam a pipa tentaram tirá-la dos fios, causando o curto circuito. Um técnico disse ao site Brumado notícias que as crianças correram risco. “Por pouco não se registra uma tragédia, pois os garotos correram o risco de receberem toda a descarga elétrica da rede, já que ao segurar a linha eles serviram de terra”, declarou.
O problema foi resolvido em menos de 30 minutos e a energia foi restabelecida na localidade. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Batista, afirmou que esse é o segundo acidente dessa natureza ocorrido esta semana no município - o outro foi registrado no domingo (17), na Rua Aureliano de Carvalho. No local, o incidente também ocasionou um blecaute na via, gerando prejuízos para os moradores da localidade e para a empresa que presta a manutenção. “Já falamos sobre o problema, e todos sabem dos riscos. Não estamos falando que a garotada não pode mais soltar pipa, mas que procurem locais seguros, longe das redes elétricas. Caso contrário, a diversão vai se transformar em uma grande tragédia e é isso que apelamos para que seja evitado”, alertou o gestor.
Neste ano, em Brumado, o desfile de 07 de Setembro terá como tema a “Escola Significativa: Acolhimento - Reconhecimento - Pertencimento”. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, que coordena o evento, a ideia central é conceber a escola como um espaço de significações para o aluno e, consequentemente, para a família. O desfile cívico acontecerá às 08h, com o hasteamento da bandeira na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Em seguida, acontece o desfile das escolas municipais (representadas pelas fanfarras), entidades, clubes, associações, igrejas e ONGs. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Polícia Rodoviária e o Tiro de Guerra 06/024 farão as suas respectivas apresentações saindo da Rua Coronel Paulino Chaves. Toda a comunidade brumadense está convidada para prestigiar as apresentações.
Foto: Reprodução Um protocolo de ação cível e penal foi ajuizado na Comarca de Caculé pelo ex-prefeito e pelo atual prefeito da cidade de Rio do Antônio, Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, e Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, em face do vereador Políbio Pereira Costa Júnior (PT), conhecido como Júnior do Tabuleiro. A ação se deve à denúncia feita pelo parlamentar em sua página pessoal no facebook referente a uma suposta máfia dos combustíveis formada pelos gestores. Júnior acusa os mesmos de crimes funcionais de responsabilidade e de improbidade administrativa. Diante das acusações, Zico e Celinho ajuizaram as ações alegando que o parlamentar estaria se utilizando de sua posição pública para denegrir a imagem de ambos com falsas denúncias. A ação penal trata-se de uma Interpelação Criminal, na qual se solicita que o vereador prove o que afirmou na denúncia sob pena de responder pelo crime de calúnia e difamação. Já a ação cível requer a indenização pelos danos morais causados pela denúncia.
Foto: Daily Mail Na Índia, um menino de 8 anos sofre com uma anomalia rara. Kaleem tem mãos gigantes que juntas pesam cerca de 13 quilos e medem mais ou menos 33 centímetros. De acordo com o Daily Mail, o menino já nasceu com as mãos maiores do que o normal, mas o problema tem piorado com o tempo. O menino diz que sofre bullying na escola e que não consegue fazer tarefas simples, como amarrar os sapatos, vestir as roupas e se alimentar. A doença ainda não foi diagnosticada, mas os médicos acreditam que o menino tenha uma grave inflamação no sistema linfático ou sofra de um tumor benigno que faz seu corpo produzir tecido em excesso. Apesar das mãos gigantes, ele tem boa saúde. Porém, se as suas mãos continuarem a crescer, o sistema cardiovascular pode ser sobrecarregado, abreviando a vida do indiano.
Foto: Daily Mail
Foto: Blog do Sigi Vilares Em Barreiras, no oeste baiano, a polícia prendeu dois indivíduos que tentavam furtar um carro por volta das 11h de ontem (20). Um deles, Joaquim Mariano dos Santos Pereira, é de Brumado. O comparsa, Jonatan Rodrigues dos Santos, de 29 anos, é natural de Irecê. Segundo informações do Blog do Sigi Vilares, ambos tentavam furtar um Fiat Uno quando o alarme do veículo disparou, chamando a atenção das pessoas que estavam na rua. Os populares desconfiaram da situação e acionaram a polícia. Ao chegar ao local, os policiais prenderam a dupla em flagrante e os dois foram conduzidos para o complexo policial. A porta do carro ficou danificada.
Foto: Divulgação A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o curso do “Programa Formação Pela Escola”, uma formação continuada, na modalidade à distância. O curso visa contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas de ações educacionais financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Os cursos são oferecidos em diversas modalidades e com a duração de 40h cada um. Em Brumado, o “Programa Formação Pela Escola” é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, através do FNDE. A tutora e professora Ednéia dos Santos Ataíde já realizou entre os meses de julho e agosto de 2014 o módulo Competências Básicas. Em setembro, ela dará início ao módulo do PDDE.
Termina nesta quinta (21) o prazo para que eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral nos dias do primeiro e do segundo turnos requeiram o direito de votar para presidente e vice-presidente da República em outras cidades. A habilitação para o voto em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral. No cartório, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto e informar o local onde pretende votar. Uma vez cadastrado para votar em trânsito, ele fica automaticamente habilitado para esse fim e impedido de votar na seção eleitoral de origem. Quem já se habilitou para votar em outra localidade e desistir disso tem também prazo até quinta-feira para pedir o cancelamento da habilitação. De acordo com Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano, o voto em trânsito poderá ser feito em uma das 92 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. As informações são da Agência Brasil.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Na última quarta-feira (20), no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Edson de Aragão foi preso em flagrante por contrabando e descaminho de cigarros provenientes do Paraguai. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, ele possuía em seu estabelecimento comercial dez maços de cigarros Broadway, além de onze pássaros silvestres. Após a abordagem, Edson tentou subornar o delegado, sendo então autuado por corrupção ativa. O acusado ainda está sendo investigado por exploração sexual. De acordo com a polícia, no bar de sua propriedade não foram encontrados mulheres. O estabelecimento foi fechado. As investigações foram comandadas pelo delegado Alex Wendel.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Filipe Matoso/G1 Após reunir a Comissão Executiva Nacional do partido, o PSB anunciou na noite desta quarta-feira (20) a ex-senadora Marina Silva como candidata a presidente da República e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como candidato a vice. O anúncio foi feito após a reunião, na sede do partido, em Brasília. Segundo Beto Albuquerque, a chapa recebeu aprovação unânime da executiva. Com a decisão, a legenda tem até o próximo sábado (23) para registrar a nova chapa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança na cabeça de chapa é anunciada uma semana depois da morte do candidato Eduardo Campos em um acidente aéreo, em Santos (SP) – Marina Silva era a candidata a vice. Além do ex-governador de Pernambuco, morreram outras seis pessoas, dos quais dois pilotos e quatro assessores de campanha. As informações são do G1.
Foto: Reprodução De acordo com decisão divulgada hoje (20), o Tribunal de Justiça (TJ) decretou a paralisação da polícia civil da Bahia ilegal. O movimento foi iniciado há dois dias. Segundo o TJ, a categoria deve retornar imediatamente às atividades. Os policiais declararam que o movimento será encerrado amanhã (21). Em caso de desobediência da decisão, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc), que lidera o movimento, deverá pagar multa de R$ 30 mil por dia. Segundo o presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, a paralisação foi iniciada após a onda de assassinatos a policiais que acontece no Eestado. O movimento foi acatado em assembleia no mês de julho. Os agentes também reivindicam publicação do plano de carreira para as classes I e II e a melhoria da estrutura dentro das unidades policiais.
Já chegando em Brumado na noite da última terça-feira (19), um homem teve sua motocicleta roubada na BR-030, próximo à subestação II da Coelba. Segundo relatou a vítima à policia, ele foi interceptado por elementos armados que estavam em um veículo. Além da motocicleta, os marginais levaram a quantia de R$ 450 e um aparelho celular. A polícia realizou buscas na região, mas não encontrou vestígios da moto roubada e nem dos assaltantes.
Cerca de trezentas comunidades, quase 20 mil pessoas, estão passando por dificuldades referentes ao abastecimento de água no meio rural, em Brumado. Há mais de uma década, a prefeitura vem mantendo o decreto de estado de emergência por conta da seca, que começou no final do mandato de Edmundo Pereira Santos e foi mantido durante os dois mandatos de Eduardo Vasconcelos. Agora, o documento foi renovado com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Desde então, as famílias nessas comunidades estão sendo assistidas através da Operação Pipa, do Exército Brasileiro, que mantém 23 caminhões levando água até as comunidades mais afetadas.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, informou ao site Brumado Notícias que neste ano o problema se amenizou por causa das fortes chuvas do final de 2013. Apesar disso, ele aponta que a criação animal e a lavoura estão totalmente comprometidas, o que afeta diretamente a agricultura e renda familiar, refletindo também na economia do município. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aroldo Meira, destacou que, mesmo com os avanços das políticas públicas voltadas ao homem do campo, a seca tem castigado as lavouras e provocado uma grande migração dos camponeses para as cidades. “Muitas comunidades estão zeradas de água e com isso muitos lavradores estão desistindo das suas plantações”, alertou o sindicalista.
O secretário de agricultura e recursos hídricos, Frederico Neves, prevê que o problema será agravado entre o mês de setembro e meados de outubro, quando a estiagem fica mais rigorosa com as altas temperaturas. Neves ressaltou que todo o empenho do município e de associações está sendo realizado em prol da melhor convivência com a seca. A manutenção e ampliação do sistema de abastecimento simplificado em algumas comunidades, através de poços artesianos e dessalinizadores, é um exemplo dessa política. Segundo o secretário, será iniciado o processo de limpeza de aguadas, cacimbas, barragens e rio para o abastecimento nas regiões mais afetadas.
Na sessão da última segunda-feira (20), o vereador Weliton Lopes falou sobre assuntos importantes para a população brumadense. Ele chamou a atenção para a importância da Apae e do Conselho da Juventude. Sobre este último, Lopes enfatizou que o mesmo precisa urgentemente ser implantado, pois será um espaço destinado aos jovens e adolescentes do município, os quais poderão participar mais ativamente da vida política e social da cidade. O vereador também voltou a cobrar da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo a realização de reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal, frisando que a não efetivação de ações está contribuindo para o sucateamento de locais importantes da história do município. Por fim, Lopes ainda parabenizou o professor, advogado e escritor José Walter Pires, que estará lançamento um livro na Bienal do Livro, na cidade de São Paulo.
As inscrições para o curso técnico em Administração (PROEJA), no CEEP, em Brumado, estarão abertas a partir desta sexta-feira (22). Somente alunos maiores de 18 anos e que tenham concluído o ensino fundamental podem se matricular. No total, serão oferecidas 70 vagas para o segundo semestre de 2014.
Um dos eventos mais tradicionais do futebol brumadense, o Campeonato do Bairro São Félix teve a final realizada entre as equipes do Boleiros e do Feirense. Com casa cheia, o Boleiros se sagrou campeão pelo placar apertado de 1X0, com o gol do centroavante Jojô. Na ocasião, o vereador Catoze se destacou em razão do apoio ao evento. Durante a premiação, o parlamentar foi bastante aplaudido em reconhecimento aos esforços em prol da tradição do campeonato. Ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), ele falou sobre o evento. “O Campeonato do São Félix é um marco histórico do esporte brumadense e temos a honra de ser um dos seus apoiadores já há muito anos”. O parlamentar garantiu que continuará apoiando o esporte local. “Vou continuar a dar o meu total apoio ao futebol local, pois sabemos que fazendo assim estamos dando a nossa parcela de contribuição para que muitos jovens fiquem longe do caminho dos vícios. Parabéns a toda a equipe organizadora, que demonstrou mais uma vez sua competência em realizar um campeonato de alto nível como esse”.
Foto: Reprodução/Facebook Por conta da votação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em que foi o mais votado para ocupar uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o advogado Maurício Vasconcelos não comparecerá a palestra sobre a importância do voto, que será realizada na Câmara Municipal de Brumado, hoje (20). O evento faz parte da campanha “Não venda, Não troque, Não negocie. Voto não tem preço, tem consciência”, promovida pela Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho. Maurício Vasconcelos informou ao site Brumado Notícias que o advogado José Manoel Viana de Castro Júnior, especialista em Direito Eleitoral, irá representá-lo no evento. “O doutor José Manoel é um excelente advogado eleitoral. Escolhi a dedo para me substituir nesse grande encontro que será promovido pelos maçons de Brumado. Agradeço o convite e espero poder participar em futuros eventos”, disse. Paulo César Martins também irá ministrar uma palestra no local.
Professores e alunos do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, voltaram às aulas na manhã desta quarta-feira (20), mesmo após o assassinato do estudante Carlos Vicente, de 15 anos, ocorrido na noite de ontem (19). O jovem estava uniformizado na porta da unidade escolar com outros colegas, que por pouco não foram atingidos pelos tiros. O retorno às aulas em menos de 24 horas depois do homicídio causou estranheza entre populares, que esperavam um dia de luto em memória do aluno. Nas redes sociais, vários alunos se manifestaram contra a direção da escola e a secretaria municipal de educação.
O site Brumado Notícias compareceu ao CMEAS, mas a direção se recusou a conceder entrevista e impediu nossa equipe de entrar no prédio. Sabendo da presença da nossa reportagem, os alunos abandonaram as salas de aula e realizaram um protesto no pátio da escola. Por cima do portão de entrada nos foi entregue uma folha de caderno na qual os colegas de Vicente externaram o pesar pela morte do amigo. Além disso, na porta do centro de ensino, um cartaz preto indicava o luto, porém alguns pais questionaram a validade do mesmo. “Se está de luto porque está funcionando, isso não é luto, é tapeação”, disseram. Um dos pais denunciou que traficantes estão se disfarçando de alunos para vender drogas dentro do prédio. Esta não é a primeira vez que a escola aparece nas páginas do noticiário policial no município. Em março deste ano, a direção puniu com suspensão vários alunos após uma briga generalizada dentro do prédio. Já em julho de 2013, foi registrada uma tentativa de homicídio contra um aluno, também na porta da escola. Na ocasião, um guarda municipal quase foi alvejado. As marcas dos disparos continuam desde então na parede da escola.
Gilvan Moreira, diretor da APLB-Sindicato, e professor no CMEAS falou que partiu da secretaria municipal de educação a decisão de não suspender as aulas. “Está faltando sensibilidade da nossa secretaria. Às vezes ficamos de luto por pessoas que nem conhecemos, mas por fazerem parte do alto escalão são lembradas pelas autoridades locais e respeita-se o luto. Mas como é que um aluno é assassinado a tiros diante dos colegas na porta da escola e não se suspende as aulas no dia seguinte? Nem 24 horas se passaram e a escola está em pleno funcionamento como se nada tivesse acontecido. Isso é o absurdo da frieza de coração e da falta de solidariedade”, declarou Gilvan. O delegado Marcos Torres disse a reportagem do jornal Correio da Bahia que o estudante morto já era investigado por suspeita de tráfico e participação em um estupro ocorrido durante a greve da polícia militar em abril deste ano. A nossa reportagem tentou contato com a secretária de educação, mas não obteve êxito.
