Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

06/Set/2018 - 14h30

Clínica Mais Vida: Entendendo um pouco sobre o autismo

Clínica Mais Vida: Entendendo um pouco sobre o autismo

O Autismo é um Transtorno Invasivo de Desenvolvimento que compromete a comunicação, a interação social e a imaginação. Na maior parte dos casos aparece nos 3 primeiros anos de vida, mas nem sempre os pais identificam. Pessoas com autismo apresentam sintomas como o desvio do olhar ao falar com outra pessoa, expressões comprometidas e dificuldade em utilizar das linguagens verbais e não-verbais para estabelecer uma comunicação. A linguagem de pessoas com autismo é sempre muito comprometida, as alterações variam de acordo com o caso. Para tratar distúrbios de linguagem, o fonoaudiólogo avalia, de acordo com o diagnóstico, o planejamento adequado de intervenção onde serão trabalhadas as dificuldades apresentadas durante a avaliação.

linguagem para se comunicar em um contexto, em iniciar a comunicação e mantê-la. Assim como dificuldades em formar sentenças, atrasar ou ter ausência de fala ou alterações de articulação e, repetição da fala dos outros. Outro aspecto que complica o diálogo e a interação social é a dificuldade em compreender a mente dos outros, não conseguindo se colocar no lugar da pessoa com quem se está falando e aceitar o ponto de vista dela. O profissional de fonoaudiologia também trabalha a percepção simbólica do autista. Em casos de autistas que não falam, o fonoaudiólogo e a família devem elaborar um sistema de comunicação alternativo.

Todos os tratamentos de distúrbios de Linguagem feitos pelo fonoaudiólogo, têm como objetivo adaptar a pessoa com autismo à educação e à sociedade, contando sempre com o auxílio da escola e família para completar o tratamento que não é só ministrado pelo fonoaudiólogo, mas sim por uma equipe multidisciplinar (fonoaudiologia, T.O, fisioterapia e psicologia).

O diagnóstico precoce possibilita intervenções fonoaudiológicas e educacionais mais produtivas, para que o quadro clínico apresentado desenvolva-se satisfatoriamente.

Como os pais também podem ajudar?

É de extrema importância a intervenção precoce de linguagem com crianças autistas e na habilitação dos pais para participar deste processo, já que eles proporcionam o ambiente em que a criança passa a maior parte do tempo. Os pais precisam aproveitar ao máximo as situações do dia a dia fazendo com que estas tornem a forma mais prazerosa e constante de estimulação da linguagem.

Estabelecer rotinas que facilitem a organização da criança, já que o autista tem a tendência de se fixar em rotinas. Trabalhar pela independência do filho, incentivando-o a vestir-se sozinho, beber, comer e servir. Elogiar cada avanço. Aproveitar momentos do dia a dia como, por exemplo, durante a refeição e banho, para ensinar e trabalhar conceitos. Abraçar as atividades no cotidiano da família, dentro e fora da casa, por exemplo, ir às compras, ajudar a guardá-las, preparar o almoço, lavar roupa, dentre outras.

Brincadeiras utilizando bola de sabão, brinquedos com sons, massinha de modelar, luzes, pintura, fantoches, músicas, livros, bonecos, bolas, devem estar presentes para aumentar a criatividade da criança.

A clínica Mais Vida conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Autismo e o ajudar na interação com a sociedade. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo