Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

10/Set/2018 - 11h00

Em Brumado, assessor do IBGE Bahia rebate críticas dos prefeitos após estimativa populacional

Em Brumado, assessor do IBGE Bahia rebate críticas dos prefeitos após estimativa populacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estimativa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto ao índice populacional dos municípios baianos em 2019 não agradou aos prefeitos, visto que quase todos tiveram decréscimo no número de habitantes. Com a diminuição estimada, os gestores reclamam que haverá queda de receita no orçamento dos municípios. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o assessor do IBGE Bahia, André Opia, esclareceu que a população dos municípios foi reposicionada para menos, tendo em vista a queda de natalidade em todo estado da Bahia. “O estado apresentava uma taxa acima da média do Brasil, mas agora a gente ficou bem abaixo dessa média nacional. Ou seja, hoje, a gente tem uma taxa de natalidade menor que o Rio de Janeiro e nós só temos outros cinco estados no país que têm taxa menores que a da Bahia”, explicou. O assessor afirmou que, diante dessa mudança de comportamento, o IBGE teve de reposicionar os municípios para ajustá-los à realidade. Quanto à reclamação dos gestores no que se refere a perda de receita nos municípios, Opia disse que, dos 416 municípios que tiveram decréscimo populacional, não chega nem a 60 o número daqueles que realmente sofreriam essa perda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por fim, ele resumiu que o IBGE se propõe apenas a gerar estimativa populacional.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo