Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/Abr/2019 - 14h30

Cidade de Juazeiro manda artista plástico retirar obras das ruas

Cidade de Juazeiro manda artista plástico retirar obras das ruas Foto: Reprodução/TV São Francisco

O artista plástico Lêdo Ivo foi notificado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, no norte da Bahia, após expor quatro esculturas criadas por ele, em alguns pontos da cidade, sem autorização. O material foi colocado nas ruas nesta semana, e chamou a atenção da população. Em um bairro, o artista instalou um grande ovo rosa. Em outro, um jumento branco, com cascos vermelho. Já em um terceiro ponto, foram colocados um lampião e um vaqueiro ao lado de uma criança. “Eu prefiro fazer na população, sugerindo locais que convenham à história e ao espaço daquele local, valorizando. É como se fosse uma consulta popular”, conta Lêdo Ivo. De acordo com o artista, a intenção era de as obras ficassem expostas para os moradores da cidade por seis meses. Contudo, em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informou que Lêdo deve remover o material até a quinta-feira (3).

Cidade de Juazeiro manda artista plástico retirar obras das ruas Foto: Reprodução/TV São Francisco

Conforme a pasta, o artista deveria ter solicitado autorização para o uso do solo, antes de expor as esculturas, porque “existem regras e prazos a serem obedecidos para esta finalidade”. No comunicado, a Secretaria disse ainda que “o valor artístico das obras não está acima das leis de ordenamento urbano”. Lêdo contesta: “Minha obra é para ficar na rua. Eu tenho o direito, como artista, de investir neste espaço, e de me dirigir diretamente à população para perguntar: 'O que vocês pensam?'. E, depois, o poder público tá aí para pensar o que ele pense e tomar as atitudes que ele tenha para fazer. Mas eu acho que é desnecessário que a arte peça autorização para o poder público”. Questionado sobre a remoção das obras das ruas, o artista informou à reportagem, que está com problemas de saúde e não vai se pronunciar sobre o assunto no momento.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo