Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/Jan/2014 - 18h15

Brumado: Retrospectiva 2013

Brumado: Retrospectiva 2013 Confira os faros que marcaram a capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O ano de 2013 ficou marcado na história de Brumado. Com a força da imprensa local, o município se tornou manchete por diversas vezes nos principais veículos de comunicação do estado e do país. Confira o que o site Brumado Notícias destacou como os principais acontecimentos do ano na capital do minério.


Política


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

No primeiro dia de 2013 foram empossados prefeito, vice-prefeito e 13 novos vereadores. A Casa Legislativa ficou lotada de espectadores que acompanharam a solenidade de posse, na qual o novo gestor e os parlamentares fizeram votos de respeitar a lei e buscar melhorias para a população. Em seu segundo mês de mandato, o prefeito foi denunciado por abuso de poder econômico, político e dos meios de comunicação, além de captação ilícita de votos durante a campanha eleitoral de 2012. Outras denúncias da mesma natureza foram feitas e, por duas vezes, o juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, acatou as provas e cassou duas vezes o prefeito e sua vice, mas deixou a decisão final nas mãos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto à destituição dos gestores dos cargos. Um cansativo processo ainda está se arrastando na justiça eleitoral. Além do prefeito eleito, as denúncias também atingiram o antecessor Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que briga na justiça pelos direitos de elegibilidade. 2013 também foi um ano de muitas discussões no legislativo local. As aprovações de projetos polêmicos, que até contrariaram a opinião pública, ofuscaram o incêndio que ocorreu na garagem da Câmara, até hoje não elucidado.

 

Saúde


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado sofreu com uma epidemia de dengue no primeiro trimestre de 2013 quando mais de 1800 casos da doença foram confirmados. Duas pessoas também morreram com a doença ao longo do ano. A população se assustou com o alerta de descoberta da dengue tipo quatro na cidade. No último trimestre uma grande audiência foi realizada na Câmara de Vereadores a fim de conscientizar a população quanto à prevenção contra à proliferação do mosquito transmissor. No evento, um alerta vermelho foi dado: o município poderá ter uma epidemia ainda maior em 2014 por conta das condições favoráveis do clima local. A saúde pública comemorou a inauguração de um novo centro cirúrgico, mas a população ainda cobra melhorias no atendimento nas unidades básicas de saúde e no Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda é aguardada a conclusão de uma UTI Neonatal e de uma UTI com dez leitos, mas os vereadores apelam para que o estado ajude no término da obra e na manutenção das unidades avançadas, que terão um elevado custo para o município. Durante o ano que passou foram muitos os flagrantes no HPMN. O baixo contingente médico fez as cobranças aumentarem ainda mais as reclamações, principalmente na ala da pediatria, que segue sem um pediatra para atender as gestantes e as crianças.

 

Segurança


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado registrou em 2013 o ano mais violento de sua história. A mando do tráfico, o tribunal do crime executou 20 pessoas em Brumado e três morreram em confronto com a polícia. O primeiro homicídio foi registrado no segundo dia do ano, porém o que mais assustou a população foram as formas de execução. Duas mulheres foram apedrejadas, um homem morreu a pauladas e uma idosa foi violentada sexualmente antes de ser morta pelos assaltantes em uma comunidade rural. No mês de março houve cinco morte em menos de 24 horas. Pelo derramamento de sangue, o mês ficou conhecido como “março vermelho”. Além dos homicídios, vários assaltos foram registrados no comércio e nas residências. Até mesmo a polícia teve suas viaturas apedrejadas durante algumas operações. Houve também um aumento significativo nos roubos de veículos. Os bandidos se mostraram tão ousados que roubaram na porta da delegacia carne clandestina que havia sido apreendida para não ser comercializada em restaurantes da cidade. Mesmo com as caminhadas pela paz, audiências públicas e debates acalorados no parlamento local, o estado pouco fez para melhorar a segurança no município e as promessas de construção de uma unidade prisional ficaram esbarradas na morosidade das ações da administração do estado. Mesmo com todas as limitações, a polícia conseguiu recuperar muitos carros e motos roubados, apreendeu grandes quantidades de drogas e realizou duas grandes operações, a Malhada Branca, através da qual foram encontradas metralhadoras internacionais no quintal de uma residência na zona rural, e a BR-030, que envolveu denúncias contra a 18ª Ciretran.

 

Educação


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

O ano de 2013 começou bem para Brumado no setor de educação com o início das obras do campus da IFBA. A escola técnica profissionalizante renovou as expectativas para os mais jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Além disso, várias escolas foram reinauguradas após amplas reformas. No entanto, a classe docente não ficou satisfeita com a administração que, com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais, protelou as negociações de igualar os salários da categoria ao piso nacional. Por fim, a atual gestão concedeu apenas um aumento de pouco mais de 8% para os professores, que paralisaram as atividades, protestaram nas ruas e na Câmara de Vereadores, promoveram a marcha dos excluídos durante o 7 de setembro, mas não tiveram seus apelos atendidos pela administração. Esta se baseou na lei que rege o limite da folha de pagamento para explicar o percentual. Por outro lado, a gestão dobrou o próprio salário e dos muitos comissionados da prefeitura.

 

Economia


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

A seca que castigou a cidade durante oito anos atingiu em cheio a economia local. Plantações e criações morreram de sede e por conta do calor abrasador e o homem do campo migrou para outras cidade ao sul do país em busca de melhores condições de vida. A construção civil manteve o equilíbrio e a crise no município só não foi maior por causa das obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e das obras de construções habitacionais do governo federal, além de diversas reformas espalhadas pela cidade. As festas populares também impulsionaram a economia local, que fechou o ano com lojas lotadas e boas expectativas para este ano.

 

Protestos


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Além dos professores, os alunos também foram as ruas de Brumado protestar em 2013. Seguindo a onda que sacudiu o Brasil no mês de junho, a juventude brumadense pintou a cara e com faixas, cartazes e palavras de ordem promoveram grandes manifestações cobrando melhorias para saúde, educação, segurança e outros mais. Os protestos também ditaram o ritmo na área da saúde. No setor, os agentes de endemias cruzaram os braços cobrando melhores condições de trabalho, salários e respeito a classe. Houve protesto cobrando ações dos agentes financiadores dos produtores rurais e protestos em proteção ao meio ambiente. Também se protestou pelo valor dos combustíveis, que no município são os mais caros da região.

 

Saudades


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado chorou em 2013 a perda de muitos de seus filhos ilustres, entre os quais Agnelo Azevedo, que no dia do padroeiro da cidade, aos 105 anos de idade, deu adeus aos familiares e amigos em um leito de hospital na capital do estado. Já finalizando o ano, mais dois grandes nomes, os empresários Ramalho Machado Cerqueira e José Leal Ivo de Carvalho, deram adeus aos brumadenses. Os lamentos pelos mortos foram registrados também na redes sociais. Muitas vítimas também faleceram em tragédias ocorridas nas rodovias.


Tempo


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ano foi de muito calor em Brumado, um dos mais quentes de sua história. Por diversas vezes, os termômetros registraram mais de 40°C. As altas temperaturas e o tempo seco levaram crianças e idosos a precisar de atenção médica. O forte calor também atingiu negativamente as lavouras, que não produziam. Sem produção, o gado começou a morrer em muitas localidades. Após tantos lamentos, o sertanejo voltou a sorrir por conta das fortes chuvas que ocorreram nos meses de novembro e dezembro. Os mananciais se encheram e até o Rio do Antônio, dado como morto, ressuscitou, obrigando a Defesa Civil a buscar alojamento para várias famílias que tiveram suas casas inundadas.

 

Esporte


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os atletas do ciclismo foram os grandes destaques do esporte local. O município se orgulhou de Jocimar Novais, que consagrou-se campeão baiano do ano. Outros ciclistas também se destacaram durante o ano, finalizando a temporada entre os cinco melhores do estado. O ciclismo movimentou as atividades esportivas em Brumado com a Copa Mosso e a tradicional corrida ecológica Brumado/Rio de Contas. A cidade também levantou troféus em vários torneios estudantis realizados pelo estado. A Ibar consagrou-se campeã nos jogos empresariais do SESI de Futsal. O futsal também teve também grandes momentos com o campeonato sendo decidido em uma final emocionante, em que o Juventude tornou-se o melhor time do ano. Também houve destaques nas corridas de rua e no motocross. Mas nem tudo foi glória, pois por falta de um estádio a seleção de futebol teve que viajar para mandar seu jogos em Tanhaçu durante o Intermunicipal, ficando para trás nas quartas de final. Ainda surgiram muitas cobranças para desmembramento da Secretaria de Esportes, uma promessa de campanha do prefeito eleito. Este só apresentou o projeto no final de 2013, sendo o mesmo aprovado as pressas pela Casa Legislativa. Diante dos muitos atrasos nas obras ficou para o ano da copa a reinauguração do Estádio Gilberto Cardoso e Ginásio Esporte Antônio Alves Ribeiro.

 

Eventos Culturais e Entretenimentos


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Grandes nomes da música nacional passaram por Brumado em 2013 lotando as casas de shows. Começando com Jorge e Mateus e finalizando com o furacão do axé, Ivete Sangalo, que sacudiu a poeira no Parque de Exposições. Dois grandes eventos deixaram de ser realizados durante o ano por conta da seca prolongada na região: a exposição agropecuária teve que ser adiada por duas vezes, sendo por fim cancelada. Em um pronunciamento polêmico, o show de Chiclete com Banana, que seria o primeiro após o anúncio de saída de Bell Marques da banda, foi cancelado, mas a organização voltou atrás e se justificou dizendo que a baixa venda de ingressos teria sido o real motivo do cancelamento do show. Vários eventos culturais foram realizados nas escolas e nas praças públicas, culminando com o Abracadabra na Praça e o FEMP-B II.

 

Expectativas


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Com as chuvas que ocorreram no final de 2013, a população respirou aliviada e criou esperanças de um 2014 de melhorias na qualidade de vida, principalmente para o homem do campo. A população acredita que, mesmo com os preparativos para a Copa do Mundo e para as eleições, os poderes públicos não se esqueçam das necessidades básicas das áreas que foram mais afetadas no ano. O que se espera dos administradores é respeito com os recursos e direcionamento correto dos mesmos. Que 2014 seja realmente um ano novo para os brumadenses.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Gilberto Lima Dias (Giba)
Ao site Brumado Notícias: Brumado, todos os dias, ao amanhecer, ou, até mesmo antes do sol raiar, nós brumadenses, corremos ao encontro dos nossos aparelhos de acesso à internet, para saber das boas e más notícias publicadas neste importante e indispensável meio de comunicação de massa. O cidadão Giba e o Presidente do CMDS: Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, têm se valido desse importante veículo de comunicação, diariamente, para saber ou comunicar o que lhe interessa o que é importante para o órgão que representa, como também para os nossos conterrâneos e internautas de todo o universo. Quanta grandeza no trabalho desse grupo abnegado e vigilante. Por fim, meus parabéns, com o coração aberto, ao seu criador, o jovem amigo e destemido KAUÊ SOUZA assim como a toda a sua equipe. Feliz ano novo aos brumadenses e a todos os povos do mundo. Abraço a todos.
José Luiz Alves Ataide
Trabalho excelente. Aproveito e parabenizo este veículo de comunicação, que tem prestado um relevante serviço, nem só a Brumado como a Bahia e ao Brasil. Continuem primando pela seriedade, competência e serenidade ao levar a notícia e as informações ao povo brasileiro, pois vocês são formadores de opinião e carregam sobre os vossos ombros a responsabilidade de promoverem as mudanças e as transformações tão esperadas pelo povo de nossa terra. Continuem assumindo o compromisso somente com a verdade. Um próspero 2014 a toda equipe.
Carlos Alberto
O ano de 2013 ficou marcado na história de Brumado. Com a força da imprensa local, o município se tornou manchete por diversas vezes nos principais veículos de comunicação do estado e do país. Parabéns para toda equipe de reportagem e demais membros componentes do site Brumado Notícias, pelo comprometimento com a sociedade brumadense e em geral. Sempre levando ao conhecimento dos internautas as notícias, elas que de modo amplo ajuda a população a nortear-se, a partir de seu acontecimento. Parabéns! E que em 2014 todos do Brumado Notícias estejam imbuídos ainda mais no ofício de nos manter informados!

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo