Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Nov/2019 - 16h00

Brumado: Atendendo no Centro Médico São Gabriel, Ricardo Ferraz destaca a importância do exame de próstata

Brumado: Atendendo no Centro Médico São Gabriel, Ricardo Ferraz destaca a importância do exame de próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Centro Médico São Gabriel está engajado na campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico urologista Ricardo Ferraz destacou a importância de os homens realizaram, anualmente, o exame de próstata. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no mundo inteiro. São em torno de 60 mil casos de câncer de próstata ao ano e cerca de 13 mil mortes em decorrência da doença. Uma doença que é previsível, que você tem a capacidade de tratar desde quando descoberta precocemente”, afirmou. O médico reforçou que os pacientes acima de 45 anos, com histórico familiar, ou acima de 50 anos, caso não tenham histórico, devem procurar um urologista para fazer os exames preventivos. Sobre as causas da patologia, o especialista chamou a atenção para a questão genética e para o cultivo de hábitos não saudáveis, como o tabagismo. “A gente preconiza uma vida saudável: sair do sedentarismo, evitar gordura, principalmente de carne vermelha, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. O principal fator de câncer, não só de próstata, é o cigarro”, acrescentou. Ferraz ainda declarou que, se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem até 100% de chance de cura. “Portanto, procure um especialista e faça a sua prevenção”, reiterou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo