Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Mai/2021 - 07h30

Brumado: Psicóloga Perinatal e da Parentalidade escreve artigo sobre saúde mental materna

Brumado: Psicóloga Perinatal e da Parentalidade escreve artigo sobre saúde mental materna

No mês de maio, além de comemorarmos o dia das mães, existe também uma campanha de conscientização sobre a saúde mental materna. Essa campanha surgiu devido ao grande número de adoecimentos psíquicos envolvendo mães, com a presença de sintomas de estresse, ansiedade e depressão na gestação e no pós-parto. Muitas mães carregam uma sobrecarga enorme devido à diversidade de tarefas diárias, que incluem dar atenção à casa, ao esposo, aos filhos, ao trabalho, à escola dos filhos (principalmente neste período de pandemia cujas aulas acontecem online).  Na maioria das vezes, essas mães não têm alguém para dividir tais funções, o que as deixam muito mais cansadas e estressadas. Com isso, a maioria das mães acaba achando que elas têm que ser perfeitas, não podem adoecer, tem que dar conta de tudo e ser eficiente sempre. No entanto, sabemos que não é bem assim que funciona, pois somos seres humanos e não máquinas. Sendo assim, é preciso dividir as tarefas e entender que não existe a mãe perfeita, pelo contrário, existe a mãe possível, que é aquela que vai cuidar do filho e cuidar dela também. Infelizmente, não temos a cultura de valorizar os cuidados com a saúde mental materna. Quando se pensa nisso, muitas vezes, a mãe é julgada e acaba silenciando bem como sofrendo sozinha, o que corrobora para o crescente número de transtornos psíquicos. Vale lembrar que cuidar da saúde deveria ser uma prioridade diariamente, a fim de não deixar chegar ao ponto de adoecer e só neste caso procurar ajuda. Portanto, mamães, vamos cuidar da saúde mental! É preciso estar bem para cuidar de quem amamos, é preciso estar bem para cuidar de nossa casa, do trabalho, da família. Seja mais flexível com você mesma, tire um tempo para cuidar de você. Não se esqueça: é necessário ter um equilíbrio emocional. É preciso cuidar de quem cuida.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Aline Romano
Parabéns Andréia, é necessário divulgar que as mães também adoecem e que precisam cuidar da saúde emocional para então cuidar do outro. Gostei muito da matéria.
Vanessa
Parabéns Andréia!! Excelente profissional, muito competente no cuidado emocional da mulher. Super recomendo!

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo