Brumado: Psicóloga Perinatal e da Parentalidade escreve artigo sobre saúde mental materna

10 Mai 2021 - 07:30h

No mês de maio, além de comemorarmos o dia das mães, existe também uma campanha de conscientização sobre a saúde mental materna. Essa campanha surgiu devido ao grande número de adoecimentos psíquicos envolvendo mães, com a presença de sintomas de estresse, ansiedade e depressão na gestação e no pós-parto. Muitas mães carregam uma sobrecarga enorme devido à diversidade de tarefas diárias, que incluem dar atenção à casa, ao esposo, aos filhos, ao trabalho, à escola dos filhos (principalmente neste período de pandemia cujas aulas acontecem online).  Na maioria das vezes, essas mães não têm alguém para dividir tais funções, o que as deixam muito mais cansadas e estressadas. Com isso, a maioria das mães acaba achando que elas têm que ser perfeitas, não podem adoecer, tem que dar conta de tudo e ser eficiente sempre. No entanto, sabemos que não é bem assim que funciona, pois somos seres humanos e não máquinas. Sendo assim, é preciso dividir as tarefas e entender que não existe a mãe perfeita, pelo contrário, existe a mãe possível, que é aquela que vai cuidar do filho e cuidar dela também. Infelizmente, não temos a cultura de valorizar os cuidados com a saúde mental materna. Quando se pensa nisso, muitas vezes, a mãe é julgada e acaba silenciando bem como sofrendo sozinha, o que corrobora para o crescente número de transtornos psíquicos. Vale lembrar que cuidar da saúde deveria ser uma prioridade diariamente, a fim de não deixar chegar ao ponto de adoecer e só neste caso procurar ajuda. Portanto, mamães, vamos cuidar da saúde mental! É preciso estar bem para cuidar de quem amamos, é preciso estar bem para cuidar de nossa casa, do trabalho, da família. Seja mais flexível com você mesma, tire um tempo para cuidar de você. Não se esqueça: é necessário ter um equilíbrio emocional. É preciso cuidar de quem cuida.

Comentários

Aline Romano

"Parabéns Andréia, é necessário divulgar que as mães também adoecem e que precisam cuidar da saúde emocional para então cuidar do outro. Gostei muito da matéria."

Vanessa

"Parabéns Andréia!! Excelente profissional, muito competente no cuidado emocional da mulher. Super recomendo!"



Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixar comentário

Comentário

mais notícias